Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Triptofano E Desejo Por Doces - Restrição Calórica X Serotonina


Saintgraal

Posts Recomendados

Dietas de restrição calórica apetite por doces e serotonina
monthly-cravings.jpg
Não é fácil manter uma dieta de restrição calórica, e o andar de cima (cérebro) é um dos mais afetados quando decidimos entrar em privação por livre e espontânea vontade. Aquelas crises por açúcar e hidratos de carbono refinados, irritabilidade, ansiedade...
Tudo isto são sintomas comuns que ouvimos muitas vezes relatados. Será apenas uma questão de força de vontade? Ou haverá algo de neurofisiológico em tudo isto? Um estudo acabadinho de sair do forno traz uma possível explicação para a mesa. A privação energética provoca reduções nos níveis plasmáticos de leptina, nada de novo [link], e também de triptofano.
Este último é o aminoácido percursor da serotonina, um neurotransmissor de relaxamento e bem-estar .
240px-Amminoacido_triptofano_formula.svg

O que é:

O triptofano é um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, o "hormônio do prazer", e por isso está associado ao tratamento e prevenção da depressão, ansiedade e até auxiliar no processo de emagrecimento.

Pode-se encontrar triptofano nos alimentos ou comprar como suplemento nutricional em capsulas na farmácia.

Benefícios do triptofano

Os benefícios do triptofano podem ser:

combater a depressão,

controlar a ansiedade,

aumentar o humor,

melhorar a memória,

regular o sono,

ajudar a controlar o peso.

Os benefícios do triptofano surgem porque este aminoácido ajuda a formar o hormônio serotonina que é essencial para evitar distúrbios resultantes do stress como depressão e ansiedade. O hormônio serotonina ajuda na formação do hormônio melatonina que regula o ritmo o relógio biológico interno organismo.

Onde encontrar triptofano

O triptofano pode ser encontrado em alimentos como queijo, castanha-do-pará, abacate ou ervilha ou em suplementos nutricionais.

Os suplementos de triptofano podem ser encontrados em forma de comprimidos, cápsulas e pó que se vendem em lojas de produtos naturais ou farmácias.

Triptofano emagrece

O triptofano emagrece porque, por produzir serotonina, ajuda a controlar a ansiedade que conduz muitas vezes ao consumo compulsivo e descontrolado de alimentos. A redução da síntese de serotonina tem sido associada ao aumento do apetite por carboidratos.

A alimentação está muitas vezes associada aos sentimentos, assim em estados de ansiedade e depressão podem se consumir alimentos que dão mais prazer e que são mais calóricos como o chocolate que ajuda a elevar a produção de serotonina e a sensação de prazer.

Se durante a alimentação diária ingerirmos alimentos de fonte de triptofano, a necessidade de compensar a produção de serotonina com a ingestão exagerada de chocolate ou outros alimentos que aumentam o prazer é menor e é por isso que se relaciona a ingestão de triptofano ao emagrecimento.

Para muitos isto é uma situação familiar, especialmente para as mulheres que são mais afetadas por esta redução de serotonina [link]. E se a serotonina baixa, o organismo "deseja" demais os alimentos que estimulem a sua produção (hidratos de carbono e algo que eleve a insulina na Lua), de forma a devolver aquela sensação de bem-estar e prazer. E nada melhor para isto do que um pacote de oreos, chocolate, ou coisa do gênero...
E o que fazer para minimizar isto? Bom, uma coisa é certa... Não se encher de proteínas ricas em ricas em BCAAs que só vão piorar a situação. Isto inclui o whey, embora este possa estar incluso em um programa de redução de peso no contexto de uma dieta "equilibrada". Equilibrada aqui significa com as corretas proporções de aminoácidos, e não 5 porções de fruta por dia, torradas integrais e queijo fresco. Lembrem-se de os BCAAs competem com o Triptofano pela passagem através da barreira hemato-encefálica. Já chegava ele ser pouco, não queremos que não consiga chegar até ao cérebro.
Uma outra porta aberta é a suplementação com Triptofano, ou o seu derivado 5-HTP. Apesar da literatura ser controversa relativamente a este último, algumas pessoas reportam de fato uma redução das crises e compulsões/pensamentos por doces e ansiedade enquanto estão em dieta restrita. A suplementação vai compensar a redução na concentração que se verifica em dieta, e a menor produção de serotonina. Mas na verdade, não existem ainda estudos que comprovem a eficácia do 5-HTP, e para já fica na prateleira dos suplementos "experimentar para ver".
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Achei muito legal essa parte que fala sobre o BCAA. Eu nunca fui fä de suplementos durante dietas de cutting e acho que ingerir calorias líquidas é um vacilo.

Eu lembro que uma vez escutei um filho falando pro pai fumante, que relatava a dificuldade em parar de fumar, quando o filho indagou: "Pai, mas quem coloca o cigarro na sua boca é você!". Acho que o mesmo se aplica à comida. O primeiro passo é a pessoa querer. Quem coloca a comida na sua boca é você. Depois que a pessoa está decidida, talvez algo como o triptofano possa ajudar a pessoa a ter uma luta mais fácil contra si mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também acho que o desejo é totalmente psicologico

já a fome tem dois estados fisiologico e psicologico

Concordo com você... O cara que disser que a fome é apenas psicológica merece uma passagem só dia ida para a Somália.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Sou viciada em chocolate e essa é a única fissura atual.

Contudo, em fases anteriores da minha vida nas quais a dieta estava muito mal elaborada (alta ingestão de carbo simples e pouca pro e gordura), a fissura era MUITO MAIOR.

Nessa epoca fui a uma nutri que colocou chocolate 70 por cento a tarde na dieta (na cacau show tem uns tabletinhos de cinco gramas). Hoje, , de vez em quando, como um ou dos nesse horário e, é impressionante, funciona igual remédio pra mim.

Então é isso, não sei se a fissura por doces é apenas psicológica. Acho que depende sim de uma boa dieta para fornecer ao corpo o que ele precisa e ele não gritar desesperado por algum nutriente.

Outra coisa, triptofano é um precursos da serotonina e ajuda sim na sensação de bem estar, e outras coisas. exemplo, ajuda na qualidade do sono e até em casos de depressão. Se não me engano, a maior fonte 'limpa' dele é semente de abóbora.

Ainda sobre fissuras e tal, existe uma tabela que mostra uma relaçao entre fissuras e prováveis deficiências de micronutrientes. Exemplo, fissura por isso, deficiência daquilo.

exemplo: fissura por doces > deficiência de magnésio. Procurei no google para postar , mas nao achei a tabela, só textos gigantes. Vale uma pesquisa. Uma coisa 'boba' pode significar uma real demanda fisiológica.

Editado por jcarol
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa saint, mas vale ressaltar que o L-triptofano é muito instável quando metabolizado, e o 5-HTP tem muito mais afinidade de ultrapassar a barreira hemato encefálica, sendo um precursor muito mais estável para serotonina, e já vi estudos referenciando o uso em 2x ao dia, pode ser de 50mg cada, sendo mais beneficiado mais pelos receptores serotoninérgicos, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por informações assim que não deixo de visitar o fórum. Obrigado Saint.

"oreos, chocolate, ou coisa do gênero..." só de ler deu Vontade.

sobre a comparação com BCAA, até estranho eu ler isso, visto que contabilizo 72g de Whey por dia pra comer antes de dormir (hora que mais preciso de doce kk) com um pouquinho de leite ou agua pra formar uma papá e que mata a vontade de comer doce! Então, psicológico ou não, os BCAA's do Whey nesse momento não me atrapalham em nada, fico zen e sem vontade de mais doces.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...