Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crescendo Com Somente 4 Exercícios: Duvidas E Avaliação


sanjuro

Posts Recomendados

Publicidade

Ausência de pump elevado e dores musculares não são indicativo de que o treino não surtiu efeito. Paciência é uma característica importante num treino para naturais. É ano após ano e não dia após dia.

Concordo em partes.

Não é bem assim que natural não terá ganhos ou que não poderá fazer um treino decente ou testar coisas novas, naturais podem obter ganhos rápidos, e também podem realizar progressões de cargas ou treinos mais avançados, tudo dependerá de uma série de fatores que resumidamente poderia dizer "estudo, experiência, condicionamento físico."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabenizo a todos os colegas que postaram. Esse tópico é daqueles que a gente passa por aqui e sai melhor, com mais conhecimento, dispensando contraprovas, pois diversos comentários não requerem tal esforço, isto é, intuitivamente é possível de se deduzir, para quem pratica o exercício resistido.

A primeira dúvida que eu tinha se desfez ao ler todas as páginas. Tratava-se da confirmação de que tal método, musculação através de séries minimalistas básicas, era eficaz para quem fosse natural. Como li pelo menos um dos relatos de alguém que afirmou ser natural em outro tópico, fiquei animado.

A segunda não se trata de dúvida exatamente. É somente um relato. Como postaram que esse tipo de treino trata-se de um modismo, eu me senti na obrigação de contar uma curta historinha: em Curitiba, pelos idos de 1984, havia algumas academias de 'halterofilismo', entre as quais: ginásios Hércules e Apollo, ambos pertencentes ao "seu Arturzinho". Havia outros (Ulisses Physical Center, ginásio Atlas, academia do Braguinha, do Jorge Zadhi, entre outras). Pois bem: nessa época havia um competidor cujo apelido era "Luisinho". O Luisinho, pra ganhar força, treinava por três meses seguidos agachamento, terra e supino. E SÓ. Aquilo dava um nó na cabeça de muita gente. Eu, já em 1989, frango, supinando com 100 kg e achando muito, sempre desdenhei de tal façanha. Eram dez a doze séries em cada um destes três exercícios. Luisinho "copiou" de um alienígena que veio do futuro que estava praticando o GVT.

Pra não ficar no Luisinho: havia um taxista, em 1986, que a gente, "entendedor de todas as modinhas", zoava pra kct, pois ele fazia uns exercícios malucos. Devia ser outro que sonhou com o mesmo alienígena para "copiar" os exercícios compostos.

Portanto, pra quem acha que seja modismo, isso sempre existiu. Portanto, prefiro declarar que tais métodos, sejam eles o funcional, o SL, o GVT ou esse do vídeo, são re-leituras do que sempre foi praticado até a década de 80, pedaço de tempo que, mesmo franguinho, guri, eu vivi pessoalmente.

Um abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em partes.

Não é bem assim que natural não terá ganhos ou que não poderá fazer um treino decente ou testar coisas novas, naturais podem obter ganhos rápidos, e também podem realizar progressões de cargas ou treinos mais avançados, tudo dependerá de uma série de fatores que resumidamente poderia dizer "estudo, experiência, condicionamento físico."

No início dos treinos concordo contigo que os ganhos são rápidos mas depois paciência e frequência nos treinos são importantes. Vejo sempre nas bancas revistas que prometem treinos com ganhos expressivos de massa magra em 20, 30 dias. Pode ser que tenha uns caboclos que consigam isso, mas a maioria de nós precisa de persistência nos treinos e os ganhos vem com bem mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu não entendi direito o que você quis expressar.

O que quer dizer com "treino decente"?

Dá a entender que um treino de baixo volume não é decente.

 

É claro que naturais podem fazer treinos avançados.

O problema é o cara começar a fazer treino avançado desde o primeiro dia em que entra na academia.

E, infelizmente, esta é a regra que observo, a maioria dos iniciantes está fazendo treinos para avançados.

 

Coloca na cabeça o seguinte:

Já viu alguém fazer agachamento com 200%, supino com 150%, desenvolvimento com 80%, terra com 300% de seu peso corporal e mais barra fixa e paralelas com uns 50kg amarrados na cintura ser pequeno e fraco?

Mas, por outro lado, ninguém alcança essas marcas com poucos meses de treino, serão necessários alguns anos.

 

Pump e dores tardias nada significam.

Conheço essa sensação que você teve de parecer que nem treinou, já passei por isso.

Mas é assim só no começo, porque seu corpo está acostumado com o volume, quando você alcançar boas cargas, a sensação vai mudar.

Vai dar graças a Deus de o treino ser curto e vai sair arrebentado da academia.

 

Mas ainda acho que seu treino tem exercícios inúteis (inúteis neste momento).

Tira extensora, crucifixo e tríceps testa, inclua mergulho em paralelas (se não for forte o suficiente para fazer em paralelas, faça entre bancos).

Onde está o agachamento? Qualquer treino que priorize baixo volume precisa de agachamento.

Tira a flexora e só mantenha rosca punho se for realmente necessário.

 

Reduza o volume, faça, no máximo, 4x6 em cada exercício, mas pode ser até menos, como 5x5 ou 6x4.

É isso que o Ice falou, o problema que o cara faz esse treino durante um mês , nem chega perto da sua RM, e fala que não deu resultado , acho que o mínimo tem que ser quatro meses de treino.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Não sei se eu deveria entrar nessa discussão porque existem pencas de tópicos discutindo a mesma coisa, mas vamos lá.

O Eliot fala da importância dos 4 exercícios e formas de progredir eles. Ele fala também que trabalhando APENAS o levantamento terra fará com que você seja forte pra cacete, se focar em praticar ele corretamente. O levantamento terra pode levar anos para a pessoa dorminar a ter a técnica perfeita. Isso tudo é verdade e olhando as explicações e as progressões, tudo deveria funcionar muito bem.

Bem, qual o problema com isso?

O problema é que o Elit provavelmente não colocou ninguém para seguir esse programa. Esse é um problema que muita gente tem, tanto no YouTube quanto em fóruns, ou até pessoas sérias, como o Lyle. Pegam todo o conhecimento empírico e de estudos, fazem uma mistura e sugerem uma coisa nova que ninguém nunca testou com se fosse o ideal, mas ninguém testou de fato. Como que tu vai oferecer um programa para o grande público quando tu não teve cobaias testando ele para ver os possíveis problemas?

Nós aqui no fórum recomendamos várias coisas genéricas e um dos programas que pregam isso, o StrongLifts, ficou famoso por seguir esses requisitos. Ele é um programa excelente para iniciantes pela simplifidade e por não precisar pensar, apesar de ele não ser nada fácil de seguir. Aprender a agachar e a seguir os outros exercícios sozinhos quando se tem problemas posturais é um problema. Seguir um treino cheio de máquinas é muito mais fácil. Mas esse não é o único programa que tem por aí que é testado, existem vários resultados e treinadores conhecidos e respeitados recomendam. Alguns exemplos:

StrongLifts 5x5

Starting Strength 5x5

Texas

WSB4SB

General Bulking Routine (não tão testado)

Existem outros modelos disponíveis na internet que vão fornecer resultados bons até a pessoa ter que variar. O GBR é o treino que dá mais flexibilidade para quem está montando, o que é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo.

Tirando algumas exceções aqui no fórum que começaram a treinar depois da onda do SL5x5, a maioria que recomenda 'apenas os básicos' não pode recomendar eles como verdade absoluta por que não usaram isso em alguém e nem neles mesmos como iniciantes. Talvez usem hoje sendo intermediários/avançados mas não iniciaram o programa quando começaram a treinar. Isso não invalida completamente. Um exemplo que eu tenho aqui é a namorada de um cara aqui do fórum, que começou apenas o SL e em alguns meses já tem cargas avançadas e mudança estética significativa (usando esse site).

Outra coisa: a maioria está dizendo nos comentários: 'ah, eu tô treinando assim', mas e a 3 meses atrás? E a 6 meses atrás? O que o Elit propõe no vídeo é que a pessoa poderia ficar ANOS treinando com os mesmos 4 exercícios, variando apenas repetições, intensidades e volumes. Poucas pessoas seguem um programa por 6 meses a fio. Eu não sigo mais diários, mas quem relata ter seguido consistentemente é o Gremista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Falando em consistência Aless:

Estou nesse esquema desde o segundo trimestre de 2012.

Tive uma pausa de 10/12 à 04/2013 (lesão).

Fiquei inconsistente entre 04/2013 à 02/2014 (desleixo).

Mas extrema consistência de 02/2014 até o dia de hoje (+ de 4 meses).

* no meu diário tem mais detalhes.

Fotos durante o processo:

*Lembrando que é um processo de emagrecimento (restrição calórica), imagine os resultados em uma dieta que faz uma boa manutenção diária de glicogênio.

mmpop.jpg

Editado por L.C.DaLux
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi direito o que você quis expressar.

O que quer dizer com "treino decente"?

Dá a entender que um treino de baixo volume não é decente.

É claro que naturais podem fazer treinos avançados.

O problema é o cara começar a fazer treino avançado desde o primeiro dia em que entra na academia.

E, infelizmente, esta é a regra que observo, a maioria dos iniciantes está fazendo treinos para avançados.

Coloca na cabeça o seguinte:

Já viu alguém fazer agachamento com 200%, supino com 150%, desenvolvimento com 80%, terra com 300% de seu peso corporal e mais barra fixa e paralelas com uns 50kg amarrados na cintura ser pequeno e fraco?

Mas, por outro lado, ninguém alcança essas marcas com poucos meses de treino, serão necessários alguns anos.

Pump e dores tardias nada significam.

Conheço essa sensação que você teve de parecer que nem treinou, já passei por isso.

Mas é assim só no começo, porque seu corpo está acostumado com o volume, quando você alcançar boas cargas, a sensação vai mudar.

Vai dar graças a Deus de o treino ser curto e vai sair arrebentado da academia.

Mas ainda acho que seu treino tem exercícios inúteis (inúteis neste momento).

Tira extensora, crucifixo e tríceps testa, inclua mergulho em paralelas (se não for forte o suficiente para fazer em paralelas, faça entre bancos).

Onde está o agachamento? Qualquer treino que priorize baixo volume precisa de agachamento.

Tira a flexora e só mantenha rosca punho se for realmente necessário.

Reduza o volume, faça, no máximo, 4x6 em cada exercício, mas pode ser até menos, como 5x5 ou 6x4.

O que eu quis dizer Ice, é que vários iniciantes começam achando que treinos 3x10 repleto de isoladores irão faze-los crescer e trazer bons resultados, que vários naturais acabam negligenciando a dieta, descanso e qualidade de vida que por conseguinte afetara seus ganhos diretamente, e acabam culpando a "genética" e afirmando que é impossível obter um shape decente em pouco tempo ou que somente utilizando esteroides, que a maioria das pessoas prefere fugir de uma verdade, e afirmar ser endo/ecto morfo ao invés de pesquisar e mudar a rotina por algo que faça mais sentido.

Entre outras coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um exemplo que eu tenho aqui é a namorada de um cara aqui do fórum, que começou apenas o SL e em alguns meses já tem cargas avançadas e mudança estética significativa (usando esse site).

Incrível, treino há 7 anos e descobri que estou pior que um novato no levantamento terra. E eu pensando que estava pegando muito peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...