Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Discussão] Dieta Cutting Realmente Gera Perda De Massa Muscular?


Carbonera

Posts Recomendados

Olá Marombas, vocês podem ver que eu quase nunca apareço muito para criar tópicos, principalmente na área de nutrição. mas hoje eu entrei em uma discussão interessante com uma professora de fisiologia do exercício.

apresentei um trabalho sobre treinamento esportivo, e minha parte foi fatores que afetam o treinamento. o trabalho foi bom, pelo menos foi o que eu achei, mas após o termino da apresentação, os alunos começaram a fazer algumas perguntas, e nós do grupo e a professora iriamos respondendo, até mesmo com alguns colegas. POREM uma colega falou que em uma avaliação de bio impedância feita em uma aluna dela, ouve perda de massa magra e aumento de gordura. até ai tudo bem, a professora explicou o que poderia ter acontecido, pois a mulher tem que fazer as avaliações sempre no mesmo período do ciclo menstrual, por que o ciclo menstrual da mulher mexe muito a questão hormonal e altera e muito os resultados (ai a explicações do porque existem poucas pesquisas e testes com mulheres, os cientistas tem muita dificuldade em fazer pesquisas por essa questão do ciclo menstrual). então eu pedi para a professora, se a perda de massa magra não poderia ser tida por uma dieta com um déficit calórico, foi ai então minha surpresa, ela falou que é impossível ter uma perda de massa muscular com uma dieta com déficit calórico de apenas 500kcal, ainda mais uma dieta mais regrada com uma boa quantidade de proteínas.

Ai então ela me lembrou das primeiras aulas da cadeira da faculdade, aonde os combustíveis utilizados pelo corpo são: Creatina Fosfato -> Glicose -> Gordura -> Proteinas.

Sendo assim somente após acabar todas as gorduras do nosso corpo nós utilizaríamos as proteínas do nossos músculos (catabolismo), sendo que antes de utilizarmos as proteínas o corpo entra em "modo de emergência" e podendo desmaiar e ter problemas sérios.

Sendo assim a unica solução que encontrei com ela então, são que a unica maneira desta explicação é que ao fazer uma dieta com um déficit calórico, as fibras musculares de tipo II podem ter uma pequena alteração e serem mudadas para fibras do tipo I, ou então fibras do tipo II B mudarem para fibras do tipo II A, que são fibras menos hipertróficas e de menor largura, e maior comprimento, assim parecendo que a nossa massa muscular diminuiu.

E ai galera o que vocês acham? eu achei bem interessante essa questão e decidi vir aqui ver com vocês e discutir com vocês também.

PS: essa professora tem doutorado em fisiologia do exercício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

cara, nao entendo mt sobre o assunto mas eu tb sempre desconfiei dessa "perda de MM" da mesma forma que digo da tal janela logo apos o treino, do uso do Whey APENAS pela PRATICIDADE e nao pela rapida absorçao.

também não acredito nessa questão de janela após o treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Carbonera, a resposta para essa menina que 'perdeu massa muscular e ganhou gordura' é muito simples. Bioimpedância é um PÉSSIMO método para avaliação de gordura corporal.

Leia esse tópico aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

Uma parte do texto mostra um caso parecido com esse que você citou:

Minha própria experiência clínica com a BIA verificou isso. Na clínica onde eu trabalhava nós tínhamos grandes perdas de peso. Nossos clientes perdiam em média 20 kg, e tínhamos em torno de 400 pessoas no nosso programa uma vez. Ainda assim, ocasionalmente nós tínhamos um cliente que perdia uma grande quantidade de peso, uma redução significativa na circunferência abdominal, mas mostrava um aumento no percentual de gordura corporal de acordo com a BIA. Isto não acontecia com muita frequência, mas acontecia. E quando acontecia, era psicologicamente devastante para o cliente: alguns chegavam a chorar. Tentávamos explicar que a precisão da BIA poderia ser baixa, mas o cliente se focava no valor medido e esquecia a variação de peso e circunferência abdominal (que mostravam o que realmente tinha acontecido). A maior parcela dos clientes era de empregados da Microsoft, e com isso eles eram indivíduos que se apegavam a números. Eu cheguei a fazer ‘campanha’ para não utilizar mais BIA, mas a Microsoft (cujo seguro cobria o nosso programa) nos obrigava a medir a composição corporal. Então uma mudança que fizemos foi reduzir drasticamente a frequência de medições por BIA, fazendo medições apenas no início e no final do programa, ao invés de fazer uma medição a cada 5 semanas. Isso ajudou a diminuir o problema, mas não o eliminou completamente.

E quanto à perda de massa magra... É claro que dá pra perder massa muscular com qualquer déficit. Pensa da seguinte forma: se você não perde massa magra com déficit, também não perde com uma dieta de manutenção. Sendo assim, basta você ganhar massa muscular com anos de treino com pesos, depois nunca mais treinar na vida, mantendo o peso, e você terá a mesma quantidade de massa muscular quando tiver 80 anos. Legal, né? só que não. Se você pode perder massa magra em manutenção, logicamente também pode perder com déficit. Basta parar de treinar (ou treinar de forma errada).

Para manter a massa muscular é preciso um estímulo. Esse estímulo vem do treino resistido. O Lyle Mcdonald explica isso brilhantemente neste artigo em duas partes:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/66262-tudo-sobre-cutting-bodyrecompositioncom-traducoes/page__st__20#entry869973

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/66262-tudo-sobre-cutting-bodyrecompositioncom-traducoes/page__st__20#entry871462

É simples assim: para não perder massa magra em cutting você precisa de 1) estímulo muscular no treino resistido e 2) proteína em quantidade suficiente (ah, e 3) um déficit calórico moderado). Ficar pensando em coisas mais complexas como fibras mudarem de tipo é querer encontrar pêlo em ovo, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carbonera, a resposta para essa menina que 'perdeu massa muscular e ganhou gordura' é muito simples. Bioimpedância é um PÉSSIMO método para avaliação de gordura corporal.

Leia esse tópico aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

Uma parte do texto mostra um caso parecido com esse que você citou:

Minha própria experiência clínica com a BIA verificou isso. Na clínica onde eu trabalhava nós tínhamos grandes perdas de peso. Nossos clientes perdiam em média 20 kg, e tínhamos em torno de 400 pessoas no nosso programa uma vez. Ainda assim, ocasionalmente nós tínhamos um cliente que perdia uma grande quantidade de peso, uma redução significativa na circunferência abdominal, mas mostrava um aumento no percentual de gordura corporal de acordo com a BIA. Isto não acontecia com muita frequência, mas acontecia. E quando acontecia, era psicologicamente devastante para o cliente: alguns chegavam a chorar. Tentávamos explicar que a precisão da BIA poderia ser baixa, mas o cliente se focava no valor medido e esquecia a variação de peso e circunferência abdominal (que mostravam o que realmente tinha acontecido). A maior parcela dos clientes era de empregados da Microsoft, e com isso eles eram indivíduos que se apegavam a números. Eu cheguei a fazer ‘campanha’ para não utilizar mais BIA, mas a Microsoft (cujo seguro cobria o nosso programa) nos obrigava a medir a composição corporal. Então uma mudança que fizemos foi reduzir drasticamente a frequência de medições por BIA, fazendo medições apenas no início e no final do programa, ao invés de fazer uma medição a cada 5 semanas. Isso ajudou a diminuir o problema, mas não o eliminou completamente.

E quanto à perda de massa magra... É claro que dá pra perder massa muscular com qualquer déficit. Pensa da seguinte forma: se você não perde massa magra com déficit, também não perde com uma dieta de manutenção. Sendo assim, basta você ganhar massa muscular com anos de treino com pesos, depois nunca mais treinar na vida, mantendo o peso, e você terá a mesma quantidade de massa muscular quando tiver 80 anos. Legal, né? só que não. Se você pode perder massa magra em manutenção, logicamente também pode perder com déficit. Basta parar de treinar (ou treinar de forma errada).

Para manter a massa muscular é preciso um estímulo. Esse estímulo vem do treino resistido. O Lyle Mcdonald explica isso brilhantemente neste artigo em duas partes:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/66262-tudo-sobre-cutting-bodyrecompositioncom-traducoes/page__st__20#entry869973

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/66262-tudo-sobre-cutting-bodyrecompositioncom-traducoes/page__st__20#entry871462

É simples assim: para não perder massa magra em cutting você precisa de 1) estímulo muscular no treino resistido e 2) proteína em quantidade suficiente (ah, e 3) um déficit calórico moderado). Ficar pensando em coisas mais complexas como fibras mudarem de tipo é querer encontrar pêlo em ovo, hehe

Esqueci de citar, nós estávamos falando sobre pessoas que treinam e dão estímulos, é muito óbvio que uma pessoa que não treina vai ter perda de massa magra, mesmo com uma dieta bem regrada, mas a discussão que estávamos fazendo era sobre a questão que vejo muito aqui no fórum, falar que uma dieta de cutting terá perda de gordura, mas perda de massa magra também.

sobre a questão de mudança de fibras, isso pode acontecer, mas com uma pessoa que faça bastante exercícios aeróbios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Esqueci de citar, nós estávamos falando sobre pessoas que treinam e dão estímulos, é muito óbvio que uma pessoa que não treina vai ter perda de massa magra, mesmo com uma dieta bem regrada, mas a discussão que estávamos fazendo era sobre a questão que vejo muito aqui no fórum, falar que uma dieta de cutting terá perda de gordura, mas perda de massa magra também.

ah, faltou explicar :D

como o Lyle fala, SE você treinar corretamente, aí sim é difícil perder massa magra.

sobre a questão de mudança de fibras, isso pode acontecer, mas com uma pessoa que faça bastante exercícios aeróbios.

Sim, mas ainda assim é um processo lento, de adaptação (como a hipertrofia). E ainda assim imagino que não seja muito significativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, faltou explicar :D

como o Lyle fala, SE você treinar corretamente, aí sim é difícil perder massa magra.

Sim, mas ainda assim é um processo lento, de adaptação (como a hipertrofia). E ainda assim imagino que não seja muito significativo.

Pois é, mas a maior discussão era sobre essa questão da perda de massa magra, que segundo ela, e com a explicações dela até concordei, que para uma pessoa que treina, um deficit de apenas 500kcal é basicamente impossível a perda de massa muscular.

EDIT: e caso aconteça a mudança de fibra, é visível um pouco até, pela questão das fibras lentas, serem bem menos hipertróficas.

Até na questão de treino, nós estávamos conversando, e as fibras lentas tem uma maior hipertrofia com maiores repetições, e a nossa musculatura é bem relevante, tendo os 2 tipos de fibras no corpo todo, sendo assim, ela entrou na questão de fazer exercícios também com um numero de exercícios mais altos para a questão dessas fibras.

Editado por Carbonera
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Sendo assim somente após acabar todas as gorduras do nosso corpo nós utilizaríamos as proteínas do nossos músculos (catabolismo), sendo que antes de utilizarmos as proteínas o corpo entra em "modo de emergência" e podendo desmaiar e ter problemas sérios."

Isso está completamente enganado...O corpo utiliza constantemente ambos os combustíveis pra abastecer as células. Proteínas inclusive.

Mas em muito pouca quantidade, representa tipo uns 5% do gasto energético apenas. Gordura queima o dia inteiro, todo santo dia, e glicose também, mas esta em muito maior quantidade. Na prática, nós somos FLEX. Não tem essa de acabar um pra usar o outro.

O que ocorre é que o aumento da intensidade durante os exercícios muda a proporção, pois em repouso usamos mais gordura e menos glicogênio e proteínas, mas em alta intensidade, aumenta-se a utilização de gordura, glicogênio E proteínas. Porém, como o aumento na utilização de glicogênio aumenta bem mais em comparação com o aumento do uso de gordura (que já vinha sendo utilizado em baixa intensidade), a proporção entre gordura e glicogênio é invertida.

Então, perder massa magra com déficit é fácil, só não faer qualquer uma das coisas que o Martin postou aí: Não comer proteínas direito, não treinar direito e/ou fazer um déficit muito grande.

No meu primeiro cutting eu perdi um monte de massa magra por causa disso. Treinei bem, comi bastante proteína, perddi peso que nem louco, mas claro, porque além de estar perdendo gordura, estava perdendo uma quantia significativa de massa magra também. Foram-se uns 2 cm de braço em 3 meses. Ness novo cutting que to fazendo, já to quase a 2 meses e ainda não perdi nada de massa magra, justamente porque diminuí o déficit. Perdi menos gordura em relação ao outro cutting no mesmo tempo, claro, mas isso se resolve simplesmente mantendo o cutting por mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou totalmente de acordo com o mpcosta.

Outra coisa que podemos mencionar é que mesmo em treino pesado e com um boa dieta é possivel perder LBM, porém essa perda não será de massa muscular mas tem a ver com a diminuição do sangue no corpo ou algo assim. É algo que apenas ouvi falar à dias quando estava a ver uns vídeos do Eric Helms.

Alguém de vocês sabe algo sobre isso? Achei muito interessante, pena estar no final do semestre e estar sem tempo para fazer pesquisa.

Quando tiver de férias vou fazer a minha pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...