Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Supermoderador

mesma coisa, tudo vira aminoácidos.

diferena é que colágeno tem pouquíssima fenilalanina.

ontem atingi o limite de ingestão de nutrientes.

Comi 30+ pedaços de pizza ontem, sem contar as massas, a carne, a maionese com catch-up e o azeite de oliva e as 2 repetições de sobremesa, mas não consigo calcular quantas calorias devo ter ingerido. meu estÕmago chegou ao limite de 1500mL, ou até mais.

Mesmo assim, hoje após 18h sem comer nada, já estou vazio.

Isso ocorre por que o balanço entre os homrõnios que regulam permanencia/saída de nutrientes do estômago acabam por previlegiar a saida. O estÕmago suporta 1,5L, só que ele não consegue contrair corretamente se está cheio, da mesma forma que você não consegue apertar um valão que esteja quase estourando.

Putz, meu record na pizzaria foram 42 pedaços no rodízio, quando eu tinha 18 anos. Hoje eu acho que não consigo mais... mais meus jantares são sempre em torno de 1 a 1,5Kg de comida :party:

Amanda, tem mais sobre o colágeno aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/86730-a-verdade-sobre-o-colageno/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Putz, meu record na pizzaria foram 42 pedaços no rodízio, quando eu tinha 18 anos. Hoje eu acho que não consigo mais... mais meus jantares são sempre em torno de 1 a 1,5Kg de comida :party:

Amanda, tem mais sobre o colágeno aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/86730-a-verdade-sobre-o-colageno/

1 a 1,5kg de comida dá quantos litros mais ou menos? porque alguns dos meus jantares são por aí também

vou ler, valeu Aless!!

edit: então o colágeno conta como proteína, tipo, a quebra resulta em aminoácidos que vão poder ser usados na função estrutural? sempre achei que ia virar energia, tipo uma proteína que não serve como estrutural e por isso nem contava como proteína rs

Editado por amandarun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amanda, e é isso que gera o marketing em cima do colágeno. Sabedoria fisiológica é a indiscriminação da proteína digerida. Por esse motivo a gente deve contar a proteína vegetal ao monta ruma dieta, até aquela da cenoura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 22/04 - Farmacologia.

Sinalização química entre as células. Now I'm getting where I wanted to!

Histamina é um vaso dilatador que é liberado por uma célula e tem ação parácrina, ou seja, nas células que estão próximas. A histamina é uma prostaglandina, e prostaglandinas são assuntos extensos. Mediadores químicos locais, como essa prostaglandina, são diferentes de neurotransmissores, que fazem comunicação entre um neurônio e outro através de uma sinapse. Quando um potencial de ação chega por um botão terminal de um axônio, há um encapsulamento de moléculas em vesículas (uns saquinhos, tipo) que são liberados no espaço entre o botão terminal de um axônio, e o dendrito de outro neurônio, que recebe essas moléculas e receptores específicos, e a mensagem continua, de um neurônio para outro, até que o órgão/célula-alvo sejam atingidos

No vídeo abaixo tem uma explicação MUITO BOA sobre como ocorre uma neurotransmissão.

http://highered.mcgraw-hill.com/olc/dl/120107/anim0015.swf

Muito raro uma molécula neurotransmissora não ser hidrofílica (afinidade com água), e isso torna difícil para que essa molécula ultrapasse livremente a membrana lipidica do neurônio seguinte. Por isso existem os receptores. E receptores são na maioria proteínas.

Existe uma penca de neurotransmissores, mas vamos nos concentrar nos principais aqui, pois são aqueles mais relacionados com o que queremos aprender: receptores colinérgicos (muscarínicos e nicotínicos) e adrenérgicos.

Receptores Colinérgicos.

No SN simpático e parassimpático, os neurônios pré-ganglionares sempre liberam acetilcolina como neurotransmissor. Acetilcolina é sinônimo de receptor colinérgico.

acetylcholine_3.gif

Os receptores colinergicos são divididos em dois tipos: os nicotínicos que tem afinidade pela nicotina e os muscarínicos que tem afinidade pela muscarina.

Como regra, após o gânglio, o próximo neurônio do SN Parassimpático também secreta acetilcolina, que é recebida pelos receptores Muscarínicos e Nicotínicos, exceto em todos os órgãos relacionados ao trato Gastrointestinal, que são adrenérgicos.

Essa divisão confunde, pois, se receptores colinérgicos são muscarínicos e nicotínicos, por que eles não respondem somente à muscarina e nicotina?

Isso é um esquema de afinidade. A acetilcolina, ao se conectar ao receptor muscarínico tem a mesma afinidade que tem pelo receptor nicotínico, só que a Nicotina e Muscarina tem muuuuuuito mais afinidade pelo seu próprio receptor que se a gente inverter as coisas (tentar por a nicotina no receptor muscarínico, por exemplo). Não que não haja conexão, só que ela é instável.

Como a acetilcolina é liberada pelos neurônios pós ganglionares parassimpático (exceto sistema digestório), os seus receptores agonistas colinérgicos (muscarínico e nicotínico) diminuem o estimulo dos órgãos. No coração os receptores colinérgicos reduzem o débito cardíaco (quanto sangue sai do ventrículo por sístole), no olho eles causam miose (contração da pupila) para você enxergar melhor de perto. São muitas coisas envolvendo sistema nervoso Autônomo simpático e parassimpático e eu vou me focar mais na farmacologia que na fisiologia.

A acetilcolina, por ser constantemente liberada, precisa ser reciclada. A acetilcolinesterase é uma enzima que faz a clivagem da molécula em Colina e Acetato. AcetilColina é uma molécula que se forma pela condensação de Colina com a Acetil-Coenzima A, que é a molécula inicial do ciclo de Krebs. Logo após a liberação a acetilcolina é hidrolisada pela acetilcolinesterase em Acetato e Colina. O acetato é tóxico para o organismo e é excretado.

09_ChE_inhib.gif

Quando a colinesterase (AChE) é inibida por algum fármaco, a acetilcolina permanece conectada por mais tempo ao receptor, e continua fazendo efeito.

Receptores Adrenérgicos.

Adrenalina e Noradrenalina são outros nomes que damos para Epinefrina e Norepinefrina. Na real pouco se fala de adrenalina por aqui, sempre usamos epinefrina. We're special, I know.

Receptores e Epinefrina (adrenalina) são Adrenérgicos por causa disso. No sistema nervoso Simpático, as fibras Pós ganglionares são adrenérgicas, e o órgão que recebe o impulso nervoso em seus receptores adrenérgicos é que fazem o órgão ''se acender''.

A síntese de Norepinefrina/epinefrina ocorre nas mesmas etapas que a de acetilcolina. A partir da hidroxilação da tirosina (um aminoácido não essencial produzido da fenilalanina), produz-se DOPA (di-hidroxifenialanina) e daí forma-se Dopamina. A partir de Dopamina se produz norepinefrina e da norepinefrina se produz epinefrina.

Hidroxilação da tirosina -> di-hidroxifenialanina (DOPA) -> Dopamina -> Norepinefrina -> Epinefrina.

Receptores Alfa e Beta adrenérgicos (Adrenorreceptores)

A gente sempre acaba ouvindo falar em algum lugar sobre receptor beta-adrenérgico e coisa e tal. Se você já leu sobre AMPc deve ter visto sobre receptores Beta-Adrenérgicos em alguma parte da leitura.

Os receptores Alfa-Adrenérgicos são aqueles relacionados ao órgão efetor quando estimulado pelo sistema nervoso Simpático. A norepinefrina tem mais afinidade por ele que a epinefrina. Existem várias subdivisões de receptores alfa, e é isso que dita por uma droga funciona somente em um órgão alvo, caso contrário uma droga simpaticomimética acabaria funcionando em todo órgão que possui inervação simpática.

Os receptores Beta-Adrenérgicos são subdivididos também. Em B1, B2 e B3, e a afinidade com norepinefrina e epinefrina muda de um para o outro. Os receptores B1 tem a mesma afinidade pela norepinefrina quanto pela epinefrina, enquanto os B2 tem mais afinidade pela Norepinefrina. Quando você está fazendo uma série do agachamento, os músculos, que possuem maior quantidade de receptores B2, recebem altas doses de Epinefrina, e a reação dominó envolvendo aquele caminho da AMPc (adenilciclase) faz com que haja maior dilatação dos vasos sanguíneos e mais energia circule e você consiga aumentar os pesos.

Uma coisa interessante que interfere na resposta é a quantidade de norepinefrina que se conecta aos receptores. Uma baixa dose de epinefrina conecta-se mais nos receptores B e aumenta a vasodilatação, já ao contrário, uma alta dose de epinefrina faz maior conexão com os receptores Alfa e causa vasoconstrição. Logo, a quantidade da catecolamina também influencia para qual receptores ela irá se conectar mais.

E no músculo?

Músculo possui um sistema nervoso próprio, o somático, que é voluntário. O receptor de acetilcolina no músculo é o Receptores Nicotínico. Na glândula supra-renal, o receptor de acetilcolina também é o Nicotínico.

Não sei se essa imagem deveria estar no início, mas eu achei mto bem representativa:

ba.JPG

D=DOPA.

No músculo há receptores nicotínicos para acetilcolina. Assim como há receptores B2 para Epinefrina.

Na Medula adrenal, o sistema Parassimpático tem o gânglio DENTRO do órgão, e é lá que os neurotransmissores que falamos até agora são produzidos.

Vou voltar editar umas imagens ainda hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o estomago por estar muito cheio não liberaria os alimentos mais rapidos ? perdendo assim a absorção de alguns nutriente que no caso se ele não estivesse cheio absorveria ?

Libera mais rápido sim, como o Lourensini falou se não me enganoi em algum post anterior. Mas ocorre que a absorção não se dá no estômago, e sim no intestino delgado. Se, no caso, algum alimento não foi corretamente ou melhor, não foi pré-digerido pelos ácidos estomacais, quando chegar no intestino, pode ser que ele irá ser absorvido mesmo assim, se suas moléculas forem "absorvíveis" na forma atual, ou então as bactérias presentes no intestino se darão ao trabalho de terminar a digestão através de um processo de fermentação, causando gases extras normalmente. No final das contas, a comida toda foi digerida de um jeito ou de outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plano pras férias de julho: IF com over a noite. Acho que vou fazer com 2 refs, umas 4 horas de over que nem na WD

só não sei como vou fazer pra correr.... tenho receio de correr em jejum

corre em jejum é muito de boa,em cutting eu corria 5km em jejum todos os dias pela manha,nunca tive hipoglicemia nem tontura nem nada, só tive dor de estomago quando tava mandando 500mg de cafeina antes de correr e quando dor no peito quando comecei a mandar 50g de albumina antes de dormir "gases"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

corre em jejum é muito de boa,em cutting eu corria 5km em jejum todos os dias pela manha,nunca tive hipoglicemia nem tontura nem nada, só tive dor de estomago quando tava mandando 500mg de cafeina antes de correr e quando dor no peito quando comecei a mandar 50g de albumina antes de dormir "gases"

nossa, bom saber...

eu vou tentar sim, mas acho que vou comer uma fruta antes, pra garantir rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...