Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Vish, tem que fazer backup desse cérebro aí Zé, e conseguir um novo. Memory Buffer Overflow da vida real...

Muito bom essa parte de absorção dos nutrientes, eu estava vendo uns vídeos hoje sobre isso, especialmente depois do teu post lá no Face. Os vídeos desse cara aqui são bem didáticos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

professora larga uma folha com perguntas e vc pesquisa para responder...

só isso.

mas corrigir com ela é mto bom, pois há discussão e eu não calo a boca



Aless.

Cheguei num ponto crítico essa semana.

Só hoje voltei a estudar um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não saint. Não é vício. Mas é consciencia da necessidade de estudar. Eu sei o que preciso fazer para atingir meus objetivos, e se e deixo de fazê-los eu começo a me sentir down.

Em ordem de atingir tais objetivos, precisei abdicar de algumas atividades qe eu tinha Com o tempo acumulei muita coisa que não estava conseguindo dar conta.

Estou reduzindo pracaralho o meu tempo de facebook que, embora me ajude muito a melhorar minha vida social (que era uma merda) ele me atrasava demais em todo resto.

AInda hoje, post sobre esôfago e estomago. Galera vai começar a entender que fisiologia do trato gastrointestinal não é assim tão intediante (eu não vou deixar que seja, qp as aulas são).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 17/04 - Fisiologia.

Como comer?

Você pode ouvir dizer que é necessário mastigar mil vezes antes de engolir e blábláblá. Bullshit. O estômago contém todos os mecanismos necessários para que a digestão ocorra, e muito bem. E vou dar uma dica, após um churrasco, ou um rodízio do pizzas, masque chicletes.

Vamos lá. Controle nervoso de engolir a sua pizza.

O ato de engolir é complexo. Ele dura em média 2~3s, mas estudá-lo demora mais. Muito mais.

A parte nervosa da coisa dá um trabalho de aluns meses para a turma da fonoaudiologia.

O nervo trigêmio (V) e o glossofaríngeo (IX) são os nervos que recebem informação das fibras aferentes da laringe pelo centro reticular do bulbo através do trato solitário.

cranial-nerves-12.jpg

Isso significa dizer que para engolir seu tronco cerebral precisa primeiro receber a informação que tem algo na boca para ser engolido... e não que você somente pensar que tem algo e de cara todo o sistema funciona para que você engula.

Como tudo que vai volta, o centro controlador da deglutição no bulbo processa essa info e retribui através de outros nervos cranianos. A deglutição, muscularmente falando, depende de muito mais nervos cranianos. O nervo trigêmio (V), glossofaríngeo (IX), vago (X) e hipoglosso (XII) é que tratarão dos músculos envolvidos na deglutição.

figura%201.jpg

Sistema reticular é quem processa as informações recebidas pelos nervos cranianos sobre a necessidade de engolir o alimento. O "trato solitário" é quem media o processo.

Você tá lá comendo, mastiga e engole. Beleza, funcionou. Essa é o que se chama de Peristaltismo Primário, que dura uns 8~10s até que o alimento seja levado da laringe ao estômago. Só que nem sempre é o suficiente. As vezes é necessário uma segunda onda, o Peristaltismo Secundário, que se inicia do esôfago até o estômago. É uma "deglutição reserva".

faringe1.jpg

Uns nome meio estranho, mas só para você saber aonde estão cada parte da faringe.

O primeiro terço da faringe é formada de músculo esquelético, e são porções motoras dos nervos cranianos já mencionados que controlam ela, os 2/3 restantes são fibras musculares lisas e involuntárias. Se você tentar forçar aí, até consegue contrair essa musculatura sem completar a deglutição.

esofago.jpg

Bom, o bolo alimentar tá no fim do esôfago, legal. Com essa área é mais musculosa que as anteriores, ela é até apertada, só que aí ela relaxa e o alimento adentra o estômago pelo esfíncter esofágico inferior. Essa válvula te impede de sentir toda a dor do refluxo gástrico (o que é difícil depois da pizzaria).

Quando eu faço meu overeating, meu estômago atinge o limite de 1,5L de comida (tenho dúvidas se esse valor não é maior). Esse alimento todo (quimo) passa a receber altas doses de ácido clorídrico produzido pelas glândulas oxínticas. Só que o foco aqui é a função motora:

o estômago se contrai em anéis, como se você pegasse um balão meio cheio e apertasse no meio, tudo que tem nos lados se revira. O esvaziamento dele depende de receptores que detectam a fluidez desse quimo e então hormônios que controlarão o antro pilórico e o esfincter pilórico para ir liberando esse alimento aos poucos. A colecistoquinina e o peptídio inibidor gástrico controlam se dá para segurar o rango lá detro ou não. Com a informação de que o alimento pode seguir o seu curso, a bomba pilórica trata de enviar o alimento a partir da metade do órgão, em direção do antro pilórico.

Tipo, se tem comida ele contrai para revirar a comida. E se não tem comida?

Quando eu estou de jejum, sei que um hormônio chamado motilina faz "contrações de fome" após várias horas de jejum para que meu estômago se contraia. Isso é em uma situação normal. Em um jejum prolongado, tipo, mais de 24h existem as contrações que geram umas pontadas, que dizem doer demais. Eu já fiz jejum de 32 h e não senti dor alguma. E durante minhas 16~18h eu só sinto roncar mesmo após 12h.

Na hora de esvaziar a coisa, o duodeno também tem parte para controlar o estomago. Se você tenta enviar algo de um cano de 100 para um cano de 40, é claro que ele vai ficar mais lento e segurar o que tá vindo atras. Pensa que o duodeno, jejuno e o íleo possuem grossuras que vão diminuindo, enquanto alimento vai ficando mais fluido. Mesmo assim, quanto mais você come, mais rápido o alimento é liberado do estômago. O processo se acelera se o estômago tá enchendo demais.

Mas vamos dizer que o quimo que tá entrando no duodeno está estirando a musculatura duodenal, isso significa dizer que tem muita comida. O sistema nervoso entérico mesmo envia essa informação para o estômago e o estômago passa a segurar mais alimento. O sistema nervoso central, através do Nervo Vago (x) pode receber essa informação e devolver o estímulo aumentando o tonus sobre o esfíncter pilórico, ou isso fica a cargo do sistema nervoso simpático e parasimpático. Independente e qual via nervosa isso acontece, o que acontece é a mesma coisa.

O duodeno não é burro e pode detectar variações de pH. Quando o pH do duodeno cai abaixo xe 3,5, o esvaziamento gástrico é reduzido, já que o quimo é ácido pacas.

Agora uma parte que nos interessa muito mais: como segurar a fome através da regulação hormonal?

Quando você consome gorduras e proteínas, libera mais colecistoquinina e PYY (respectivamente), que reduzem o esvaziamento estomacal. As gorduras que estimulam o aumento a secreção de colecistoquinina parecem ser muito mais importantes, já que a digestão de gordura, diferente de todo o resto, é mais demorada. A colecistoquinina também inibe a gastrina (que faz a liberação do alimento do estomago. Logo, dietas cetogênicas tem uma razão para funcionar.

Outra coisa: coma alimentos batidos no liquidificador. Uma vez vi um documentário que mostrava que alimentos batidos no liquidificador demoravam o dobro do tempo para serem liberados pelo estômago. Talvez por isso sopa segure bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 19/04 - Bioquímica.

Digestão de Proteínas.

Seu bife como ele é.

Seu bife como ele vai ficar.

Galera, aqui a coisa fica interessante. A gente come carne e não sabe como a coisa funciona, na real. Mas é bem bacana.

Todas as ligações peptídicas que são quebradas possuem enzimas específicas para os determinados tipos de proteínas e liberam água.

Uma ligação peptídica (entre um amino e outro) ocorre entre o OH- (Hidroxila) e o H+ do grupo Amino (HN2) dos aminoácidos.

peptidase.gif
A ptialina inicia a digestão das amido já na boca.é a mesma coisa que a Amilase salivar... só muda o nome. Vou me direcionar logo para o estômago.

No estômago, temos as glândulas oxínticas que produzem ácido clorídrico (HCl) à um pH de 0,8!!!! Cara, isso é muito ácido. Só que a pepsina funciona só com pH entre 2,0 e 3,0 e é inativa quando o pH é maior que 5,0. Quando você come algo, o pH é sempre maior que isso, e aí tu junta a comida com outras secreções enzimáticas e terá o pH ideal para o bom funcionamento da pepsina.

O colágeno que forma o tecido conjuntivo da carne é inicialmente digerido pela pepsina e isso não faz mais que 30% da digestão, mesmo por que você geralmente corta fora os nervos da carne, mas o que sobra ainda é o que liga uma fibra muscular à outra.

Proteína é quebrada e absorvida mesmo no Duodeno e Jejuno, logo que sai do estômago, pois são as enzimas pancreáticas que fazem a maior parte do processo de quebrar os polipeptídeos. O pâncreas produz tripsina, quimiotripsina, carboxipeptidades e elastase.

Em uma ordem de atuação, a tripsina e a quimiotripsina clivam as proteínas e polipeptideos, as carboxilares removem as "pontas" dos polipetídeos e a elastase se encarrega digere a elastina (como o nome diz, é uma proteína que dá elasticidade ao tecido). Quando essa parte de quebrar proteína em polipeptídeos cada vez menores, é preciso deixar tudo em unidades separadas de aminoácidos que serão absorvidos pelas células do intestino. As aminopeptidades e dipeptidases clivam moléculas de 3 e 2 aminoácidos, e aí sim eles são absorvidos.

Activate.jpg

Enteropeptidases são enzimas produzidas pela membrana apical daquelas células do intestino que possue "borda em escova". É o que fica em contato com o alimento que passa. As exopeptidases são secretadas no lúmem intestinal e quebram proteinas também.

É muito difícil o corpo absorver uma proteína inteira ou polipeptídeos. Isso pode gerar alergias severas depois.

Catabolismo de BCAA. Uma razão para não usar.

Quando o BCAA é quebrado, cada um dos aminoácidos vira um componente do ciclo de Krebs.

A remoção do grupo Amino do BCAA precisa de B6 pra acontecer e no final das contas, acetil-Coa ou Succinil-Coa são produzidos.

A leucina é um aminoácido cetogênico também, pois pode ser catabolizado à acetoacetato (um corpo cetônico). Isso só tem a te mostrar que tomar 5~6g BCAA pouco farão pela tua vida.

fig1.jpg

Fenilcetonúria e Albinismo.

Se você nunca assistiu o filme "Energia pura", eu recomendo, pois a coisa é foda demais.

O albinismo surge pois algumas raras pessoas (1:15000) não possuem a enzima fenilalanina-hidroxilase, que converte a fenilalanina em tirosina, e aí a fenilalanina começa a acumular-se no organismo. Como a fenilalanina não é metabolizada, a tirosina fica deficiente também.

O acumulo de fenilalanina pode vir decorrente de outras enzimas que sintetizam BH4 (tetrahidroborato), uma coenzima que se complexa com a fenilalanina-hidroxilase para converter a fenilalanina em tirosina.
Quando falta tirosina, catecolaminas não podem ser produzidas, nem neurotransmissores. Se faltam neurotransmissores há um retardo mental, que não pode ser revertido nem com remoção da fenilalanina da dieta.

Energia+Pura+2.jpg

Coke.

Se você assistiu ao filme Energia Pura vai lembrar que o personagem principal era branco. Albinos são brancos.

Se a tirosina não é hidroxilada pela Tirosinase, não há formação de melanina (ou mto pouco) e aí não há pigmentação da pele.

Um albino precisa de suplementação com vit D, já que o cara não pode pegar sol algum.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Tô gostando dessas aulas... ainda vou ler a última, mas na anterior tu disse:

"Na hora de esvaziar a coisa, o duodeno também tem parte para controlar o estomago. Se você tenta enviar algo de um cano de 100 para um cano de 40, é claro que ele vai ficar mais lento e segurar o que tá vindo atras. Pensa que o duodeno, jejuno e o íleo possuem grossuras que vão diminuindo, enquanto alimento vai ficando mais fluido. Mesmo assim, quanto mais você come, mais rápido o alimento é liberado do estômago. O processo se acelera se o estômago tá enchendo demais."

Pode explicar a parte em negrito melhor?

Só compartilhando um vídeo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesma coisa, tudo vira aminoácidos.

diferena é que colágeno tem pouquíssima fenilalanina.



ontem atingi o limite de ingestão de nutrientes.

Comi 30+ pedaços de pizza ontem, sem contar as massas, a carne, a maionese com catch-up e o azeite de oliva e as 2 repetições de sobremesa, mas não consigo calcular quantas calorias devo ter ingerido. meu estÕmago chegou ao limite de 1500mL, ou até mais.

Mesmo assim, hoje após 18h sem comer nada, já estou vazio.

Isso ocorre por que o balanço entre os homrõnios que regulam permanencia/saída de nutrientes do estômago acabam por previlegiar a saida. O estÕmago suporta 1,5L, só que ele não consegue contrair corretamente se está cheio, da mesma forma que você não consegue apertar um valão que esteja quase estourando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...