Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

obviamente que dei um curtir

cara, isso entrou mais em fisiologia do que em qualquer coisa HAHAHA

microvilosidades, o professor já nos falou por cima, acredito que terei mais desse conteudo

"o sabe tudo da aula"

HAHAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

ficou mais Fisiologia por que utilizei um livro de Fisiologia para fazer a postagem, ehauehueahue.

Na aula, ela só apresentou dados como esses de absorção.



Galera, vu mudar minha grade horária ali. Agora cancelei Patologia e vou fazer Farmacologia na segunda-Feira. Logo, estou com a SEMANA inteira de aulas e ainda tenho o laboratório e aula na quarta à noite.

Não sei como vencer. Sei que vou vencer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Tesão de estágio, cara, e acho que agora chegou a hora de você parar com os seus posts aqui. Sinceramente mas você precisa dar atenção a esse trabalho e aos seus estudos, não acho que vale a pena você se dedicar tanto em fazer um post com um bom conteúdo que leva algumas horas do seu dia, para só alguns aproveitarem, sendo que o que mais vai aproveitar vai ser você. Acho que se você manter esse tópico, ao longo dos dias você provavelmente ficará cansado, estressado, enfim, agora é a hora de ser egoísta e pensar em você. Dedicar-se ao seu estágio e mais ainda na sala de aula e nos estudos extracurriculares. Esta na hora de agregar ainda mais conteúdo e não disseminá-lo.

Esse post de bioquimica ficou bem legal, vou até marca-lo. Depois me chama no facebook que vou te dar umas ideias sobre jejum pro seu doutorado que você irá gostar, se é que você já não pensou nisso. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

querendo ou não

as postagens dele aqui, é uma forma que ele mesmo encontra de estudar também

eu entendo bem mais as paradas postando...

mas enfim, puxa um tempo danado, acho que deve rever as suas prioridades

but...

volte assim que puder :ph34r_anim:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dones: terei tempo no laboratório da leituras e estudo. Desde que isso não atrapalhe o meu trabalho. A técnica já falou que alguns tardes são tranquilas e que eu poderei estudar, logo, poderei postar. Eu gosto de postar por que o conteúdo daqui ajudará também meus amigos que estão no semestre anterior ao meu. Já passei o Nutrition 101 para eles e a galera se pilha estudar. Inclusive me chamaram para um grupo de estudos de bioquímica, do qual não sei se poderei participar. Montei até grupo de xadrez para os sábados à tarde... to meio atolado, eahueahuea.

Dones, conversamos assim que possível. quero saber dessas tuas ideias aí.

Saint: Você está certo. Eu estudo enquanto escrevo, logo, é uma forma que tenho de raciocinar. O que demora são as fotos. Vou fazer postagens mais cruas, sem muito detalhe de cor ou muitas imagens, isso é algo que toma um tempo útil. As explicações permanecem.

Farei Farmacologia com a Fisioterapia... tive que cancelar Patologia.

Bom, ao menos entenderei bem de antiinflamatórios

HAUHEuaheu

abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 13/03 - Fisiologia.

Mais do mesmo.

No post anterior eu falei sobre trato gastrointestinal e etc. A aula de bioquímica foi realmente muito... fisiológica. De modo que nessa aula de fisiologia, apenas revemos alguns conteúdos que eu já havia lhes mostrado, mas o sistema nervoso entérico foi bem mais aprofundado. Então, com vocês: Fisiologia da Nutrição - Controle nervoso do trato gastrointestinal.

Uma razão pela qual tetraplégicos continuam alimentando-se e absorvendo nutrientes naturalmente é por que o sistema nervoso do trato GI é basicamente independente do sistema nervoso Autônomo é por que ele possui um sistema Intrínseco, com neurônios e fibras próprias, e é alimentando pelo nervo Vago (Nervo craniano camisa 10). Vou tentar ligar todos os pontos enquanto escrevo isso.

Antes de tudo, olhe isso:

intestinostuff.png

Esse sistema nervoso entérico começa no esôfago e assina todo o tratado gastrointestinal.

Há 2 plexos que o compõem, basicamente. Um é o muscular, chamado de Plexo Mioentérico ou Plexo de Auerbach, que é um nome muito mais descolado. O outro é o Plexo submucoso, ou Plexo de Meissner. Para todos os efeitos, utilizarei os nomes descolados.

Enteric_nervous_system.jpg

O Plexo de Auerbach aumenta o peristaltismo, e não é só excitatório como também é inibitório, pois além dos neurônios que liberam acetilcolina, há neurônios que liberam Proteína Inibidora Vasoativa (VIP). Os neurônios inibitórios dos esfíncteres do óstio pilórico na ''boca'' inferior do estômago, e na válvula ílio-cecal fazem controle da quantidade de quimo a ser liberada para seguir o seu caminho pela digestão e o ílio-cecal você já sabe.

Embora peristaltismo seja uma matéria chata de ensino médio, tem umas coisas interessantes sobre ela: ocorre em qualquer tubo do trato gastrointestinal. A bile, por exemplo, sai da vesícula biliar pelo ducto colédoco e biliar através de peristalse. Ductos glandulares e ureteres fazem a mesma coisa. O mecanismo é uma coisinha bem inteligente até. Existe uma "Lei do Intestino" aqui, aonde o plexo mioentérico funciona mais como um Juiz que como um comandante.

O peristaltismo consegue mover entre 5cm e 10cm de comida por vez, e então ele descansa, e a musculatura se contrai entre uns 5 e 30 segundos, de forma a revirar o alimento.

A contração do musculo liso é fraca aonde não há plexo de Auerbach, mas parte dessa contração muscular ocorre por distensão do músculo mesmo, isto é, quando o tubo recebe comida e distende, o músculo liso sente essa distensão e contrai (um reflexo muscular já explicado ano passado). Só que, por que a contração ocorre numa parte da musculatura de modo a empurrar o quimo para baixo? poderia acontecer no lado oposto e colocar tudo para cima. Não se sabe exatamente por que (além do por que não faria sentido passar a vida vomitando), mas da mesma forma, quando esse troço que já foi o seu alimento chega próximo ao reto, há um relaxamento voluntário pelo plexo de Auerbach para facilitar a passagem do revirado.

O plexo de Meissner funciona de uma forma muito mais "micro". A absorção de nutrientes, a secreção de líquido, enzimas e a contração de partes muito pequenas do músculo liso da camada submucosa. Isso e útil, quando o objetivo não é mais quebrar a comida, mas sim o de revira-la para captar os nutrientes que entrarem em contato com a parede do intestino.

Tá legal, eu exagerei, o SN Entérico pode funcionar sem o SN Simpático e Parassimpático, mas a regulação mesmo da coisa só vem com os outros 2.


Outra coisa importante aqui é que a informação chegue até o SNC. Para isso, há quimioceptores e mecanoceptores no epitélio intestinal que enviam através de fibras Aferentes, como a situação da digestão está lá em baixo. Quimioceptores podem controlar pH, por exemplo, e mecanoceptores o estiramento do músculo liso.

Parte dessa conexão ocorre através do SN Simpático e parassimpático, que é o controle Extrínseco da coisa, através dos gânglios que ficam próximos à medula (no caso dos simpáticos), e também através do nervo vago.

Como de costume: Info comes and goes.

É um sistema de reflexos gastrointestinais. As conexões dos plexo de Auerbach (o muscular) pode se refletir em outras áreas do trato gastrointestinal, que respondem com outras contrações musculares, de acordo com a necessidade.

Os reflexos do intestino com os gânglios simpáticos próximos à medula espinal, refletem em outras áreas (ou ao plexo de Meissner, o submucoso) para ajudar a aumentar/reduzir as secreções.

Alguns reflexos não ficam só nesse giro entre o próprio intestino, mas podem chegar até o tronco cerebral, que retornam ao estômago pelo nervo Vago para controlar tudo que escrevi aí em cima.

O sistema nervoso Simpático, que inibe o estímulo (seja lá qual for), possui 4 gânglios principais, o celíaco, o mesentérico superior e inferior e o hipogástrico. Nele, as fibras pré-ganglionares são curtas e "alimentam os gânglios", enquanto as pós-ganglionares é que são longas e transferem a informação para o órgão alvo. No Parassimpático, tanto as terminações pré e pós liberam acetil-colina, enquanto no Simpático as pré-ganglionares são acetil-colina e nas pós-ganglionares são noradrenalina.


Esse esquema de pré longo nas Pré ganglionares do parassimpático se explicam de forma simples: o nervo vago (10º par craniano) não faz conexão próxima com um gânglio, assim como outros nervos do SNC. Da mesma forma, o nervo sacral (ou Pélvico, entre região sacral S2 até S4 não possuem gânglios próximos. Esses gânglios só estão localizados próximos à medula na região Toracolombar entre T5 e L2.


A diferença entre o nervo Vago e o nervo Pélvico, é que as fibras aferentes (da periferia para o tronco cerebral) do nervo Vago são 75% dos fibras nervosas, enquanto as eferentes formam só 25%. Faz sentido, pois já há fibras o suficiente controlando tudo lá em baixo, e o nervo vago só precisa se comunicar realmente com algumas delas para a informação ser redistribuída. Maaaas, o curioso é que esse nervo craniano controla o trato gastrointestinal do esôfago até o colo ascendente do intestino grosso (que é uns 85% do TGI todo). No nervo sacral é diferente. São 50% aferentes e 50% eferentes, pois a quantidade de conexões nervosas são maiores e fazem parte de uma coisa chamada "Contração em massa", na qual a musculatura que elimina as fezes é controlada. Mesmo assim, em termos de "quantidade de intestino controlado", é só do colo transverso até o reto (que você pode contar como os 15% restantes do TGI).

Viu a diferença? se não entender eu explico de novo.

Não precisa decorar quem fica aonde, assim é mais fácil entender.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 15/05 - Bioquímica.


Intolerância a lactose virou modinha...

Antes de partir para a lactose, vou primeiro explicar como funciona a digestão dos dissacarídeos (açúcares formados por 2 moléculas de 1 açúcar).

Na boca temos a alfa-amilase que já dá uma quebrada nos amidos, mas isso é só uma introdução. Na real, não há "Digestão" na boca ou estômago, a coisa começa mesmo no duodeno e no primeiro metro do Jejuno. As dissacaridases que digerem a sacarose, lactose, e maltose ficam nas bordas em escova das microvilosidades intestinais (a grande maioria). As enzimas que ficam na parede do epitélio que mencionei são a Sacarase, Lactase, Maltase e Isomaltase.

Sacarase cliva a sacarose em Frutose & Glicose

Lactase cliva a lactose em Galactose & Glicose

Maltase cliva a maltose em Glicose & Glicose

Isomaltase cliva Dextrina para produzir Maltose, depois a Maltase faz o resto.

Sabe quanta glicose seu intestino pode absorver por dia? 5.400g. Frutose são só 4.800g. A digestão de carboidratos é tão eficiente que tudo é absorvido antes de entrar no íleo, e cada um dos dissacarídeos possui uma enzima específica para sua hidrólise.

Então, vamos à intolerância à lactose, que eu acredito que a galera aqui não tenha... e se tem se fu, por que leite a gente toma em galões.

A lactose possui uma ligação Beta-1,4 entre a glicose e a galactose, e só é quebrada pela lactase, que em crianças ainda é produzida "muito bem obrigado", mas que vai perdendo as forças conforme a pessoa cresce. Essa redução, é claro, é o que provoca a intolerância à lactose, ou a sua má absorção.

lactose.gif

A absorção da galactose (glicose também) se dá por transporte ativo através de um transportador chamado Sodium-GLucose Transporter 1 (SGLT1), que é uma molécula que depende de uma bomba de sódio/potássio para funcionar, e gasta ATP para isso.

Funciona assim: como é por transporte ativo, essa SGLT1 precisa de duas moléculas de sódio e uma de glicose para ser transportada para dentro da célula do epitélio intestinal por vez. Se você possui uma mutação, uma lesão intestinal ou uma deficiência dessa SGLT1, você pode ter má absorção de lactose e glicose.

As formas de desenvolver essa deficiência enzimática são várias, e a principal delas, é justamente deixar de consumir lactose.

Na deficiência, a lactose permanece no lúmen intestinal sem ser absorvida. Se ela for consumida pelos lactobacilos, vai gerar gases, e gases provocam cólica e barrigão. Diarréia é resultante do desequilíbrio osmótico

Tem um teste que se faz para determinar isso. Não é só dizer “sou intolerante, to me cagando todo”. No teste é dado 50g de lactose (1 litro de leite) e então exames de sangue são retirados durante as próximas 2 horas. Se a glicemia não subir mais que 20mg/dL, ou até abaixar da normalidade, é indicativo de intolerância.


Ex.: Glicemia comum, em jejum, é para ser uns 82mg/dL. Aí o cara tomas as 50g da lactose e tem o sangue medido 20min depois: 92mg/dL. 40min depois: 97mg/dL. 1h depois: 75mg/dL.

Temos aí o diagnóstico.

Existem cápsulas de Lactase que podem ser tomadas junto com os produtos lácteos, e na real quem tem baixa atividade da lactase não precisa (nem deve) eliminar totalmente o leite. Os sintomas aparecem após 12g de lactose, que dá 1 copo. Se o sujeito pretende voltar a tomar leite, só precisa pegar, ex., metade dessa quantidade e ir aos poucos (aos poucos mesmo) aumentando a quantidade. Isso, teoricamente, induz o corpo a voltar a fabricar essas enzimas.

Outra coisa: quem tem o problema com o leite, não quer dizer que vai te com o iogurte, na real o iogurte é muito bem tolerado. Mas aí vai de você (ou do seu nutricionista, que eu espero que um dia seja eu).

Agora, outra encrenca que podem levar alguém a ser intolerante à lactose.

Galactosemia.

Isso é um defeito na hora de metabolizar a Galactose, que vem da quebra da Lactose. Tipo, lactose entrou de boa, mas o produto dela não. Saca?

Existe 3 coisas que levam à galactosemia, e elas são todas por causa da deficiência de enzimas que convertem a galactose em glicose:

-Galactoquinase, galactose-1-fosfato uridiltransferase e a uridina difosfato-4-epimerase.

A reação da transformação ocorre envolvendo as 3 enzimas. Se 1 delas tá faltando, a reação não ocorre.

A galactoquinase é a primeira delas, e faz a catálise de Galactose com ATP em Galactose-1-fosfato, liberando ADP e H+.

A Galactose-1-fosfato é CONDENSADA pela Galactose-1-fosfato uridiltransferase com UDP-glicose (UDP é justamente de uridina-difosfatato). A reação libera Glicose-1-fosfato (uma molécula inicial do Ciclo de Krebs) e UDP-Galactose.

A glicose-1-fosfato e a UDP-galactose são condensadas pela Uridil difosfato-4-epimerase em UDP-Glicose novamente.

O UDP é uma molécula carreadora da Glicose e da Galactose. A reação envolve a conjugação das moléculas com esse UDP e restituição da UDP-glicose no final para que ela volte para o início da reação e novamente possa ser condensada com a galactose-1-fosfato.

semttulougz.jpg

Galera, quem não entendeu eu explico de novo e tento arrumar a imagem.

Uma das encrencas que ocorrem por causa da galactosemia é cataratas. Por quê? Quando ocorre acumulo de galactose por deficiência dessas enzimas aí, ela é convertida em galactitol, que é uma poliálcool muito tóxico para o organismo.

Não é o único efeito. Hepatomegalia (hipertrofia do fígado por acúmulo de galactitol), retardo mental, problemas renais. Mas isso é mais frequente pela deficiência de galactoquinase que pelas outras 2 enzimas..

O mais comum é a deficiência de galactose-1-fosfato uridil transferase (que condensa glicose-1-fosfato com UDP-glicose). Os primeiros sintomas começam a ocorrer logo após o nascimento, já no desmame. Os sintomas podem ser confundidos com aqueles da intolerância comum. Cabe ao nutricionista (não ao médico, por que eu já sei que não vai olhar para esse lado) reconhecer as diferenças. Nesse caso tem hepatomegalia, retardo do crescimento, ascite (barrigão de água), e até icterícia (que pode ser confundida com muita, muita coisa), anemia hemolítica e as usuais dores de barriga, vômito e hipoglicemia.

A deficiência de Uridina-difosato-4-epimerase (condensação de Glicose-1-fosfato com UDP-galactose para restituir a UDP-glicose) é a menos maléfica.

Na galactosemia não dá para ir aumentando a quantidade de lactose na dieta. Quando a doença é um erro inato do metabolismo não dá para forçar o metabolismo à normalidade. Tem que cortar a lactose e pronto.

Sem falar que é até difícil de você ter uma.

teach_2.gif

Gene recessivo. Fique tranquilo.

O diagnóstico de galactosemia vem também através de um exame para detecção de açúcares não redutores na urina.

Explicando: um açúcar redutor é aquele que possui uma das extremidades da cadeia capaz de se ligar à outro açúcar. Como o galactitol é um álcool, ele não possui extremidade livre. Eliminação pela urina de galactitol indica acúmulo de galactose, pois parte do excesso dela é convertida a galactitol.

Há muitos alimentos que possuem galactose além dos lacteos. As quandidades são pequenas. Alguns pacientes toleram no máximo 12mg de galactose por dia sem sofrimento. Mas é interessante, pois a abóbora possui altas quantidades de galactose, e a pessoa pode consumí-la, ficar com icterícia e culpar o betacaroteno. Interessante né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Eu tenho intolerância :(

Chato isso.

Lembrando que chocolates e vários alimentos gostosos são 'enriquecidos' com lactose também. Eu compro uns grãozinhos de chocolate por aqui que se não tomar a minha lactase junto, sai de perto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...