Ir para conteúdo

LucianoQP

Membro
  • Total de itens

    32
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    LucianoQP deu reputação a Stockton em Passo A Passo: Montando Sua Dieta [Com Vídeo Explicativo]   
    Exatamente, a outra alternativa que sugeri.
  2. Gostei
    LucianoQP deu reputação a Stockton em As Perguntas Mais Frequentes Sobre Suplementação   
    Não, ganhar massa não reduz necessariamente o BF, isso vai depender se você não está ganhando gordura também.

    Não, ganhar massa não reduz sua barriga, mas a torna mais "musculosa" e menos flácida.

    Não, se você não tem ainda um mínimo de músculo, por mais que seque não terá uma barriga "legal".

    Não, esse tópico não é para tirar esse tipo de dúvida, é para falar sobre suplementos, então favor procurar um mais adequado da próxima vez.
  3. Gostei
    LucianoQP deu reputação a krebz em As Perguntas Mais Frequentes Sobre Suplementação   
    4.7
    https://examine.com/supplements/Creatine/
  4. Gostei
    LucianoQP recebeu reputação de Neto Manaíra em As Perguntas Mais Frequentes Sobre Suplementação   
    Verifiquei a tabela nutricional desse BCAA que você está tomando e nessa porção (4 caps), que é a recomendada por eles por dia, só tem 3,3g de bcaa. Aqui no fórum tem diversos posts explicando a forma/quantidade correta de tomar bcaa e se é válido ou não o consumo dele. E essa quantidade e nada, é a mesma coisa.
    Na minha opinião, você teria que tomar umas 12 caps dessas pra 'começar' a ter algum resultado.
    Quando eu tomei bcaa, comprei um em pó importado, onde 5g do produto é 5g de bcaa. Tomava duas porções por dia (10g) mais o bcaa que geralmente vem no whey.

    Seu pensamento sobre o shake no pré é válido. Mas isso vai depender muito da sua resposta durante o treino. Tem pessoas que não conseguem treinar de barriga cheia ou tem problemas por causa da lactose. Outras só tem problema se o pré for sólido. Sendo liquido, treinam normalmente. Eu mesmo tomo um pré liquido de whey e glutamina.
    A primeira coisa que iria lhe aconselhar era tomar o hiper antes do treino ou o whey (com aveia) no pré e no pós manteria o hiper.

    Seu objetivo é aumento de peso, e saber só a suplementação fica difícil entender todo o quadro. Nesse caso, a alimentação também contaria bastante.
  5. Gostei
    LucianoQP deu reputação a Stockton em Passo A Passo: Montando Sua Dieta [Com Vídeo Explicativo]   
    Não existe uma REGRA, e é natural que quanto menor seu gasto diário, maior o percentual de déficit necessário para trazer resultados, mas acho que 30% é um limite do qual não deve passar, na verdade acho mesmo que deveria ficar entre 20% a 25%.
  6. Gostei
    LucianoQP deu reputação a carloslr em Tabela De Alimentos   
    Esse site aqui tem trocentros alimentos com suas diferentes formas de preparo, caso ajude....
    https://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/
  7. Gostei
    LucianoQP deu reputação a fernandows em Tabela De Alimentos   
    ATUALIZAÇÃO 30/11/2010: Temos no momento 10.700 alimentos cadastrados, destes 10.700: 3 Mil Alimentos contem preços e 6 Mil alimentos são detalhados com quantidades de vitaminas, sódio e etc..
    Quero agradecer a todas as pessoas que ajudaram informando novos alimentos e divulgaram esta tabela para que mais pessoas consigam montar uma dieta de forma mais Pratica.

    Atualização 07/10/2011: Foi adicionada a função sugestão/auto-completar ao pesquisar um alimento.

    Link: www.tabeladealimentos.com.br

    Vocês irão encontrar praticamentes todos os alimentos, e caso não encontrar algum, me mandem um email informando algum que voce deseja que seje adicionado, sendo assim, podemos montar uma tabela bem completa.

    Explicando: Você seleciona o alimento na aba esquerda e apos selecionar ele é carregado na aba direita.
    Ali você pode ver a porcentagem de carboidratos, proteína e gordura do alimento.
    Como pode tambem calcular por gramas.

    Exemplo: Tenho no Prato (30g) de arroz, eu coloco no sistema la (30g) e ele ira mostrar a tabela nutricional desta quantidade.


    Motivo: O motivo no qual fizemos a tabela é que temos varias outras na internet e muito completas, porém não temos como adicionar mais alimentos que não constam na mesma, sendo assim criamos a nossa tabela e estaremos adicionando mais alimentos e alguns suplementos conforme vocês solicitarem.



    OBS: Nao encontrou algum alimento? Poste aqui para que possamos melhorar cada vez mais a tabela!
  8. Gostei
    LucianoQP deu reputação a Stockton em Passo A Passo: Montando Sua Dieta [Com Vídeo Explicativo]   
    Opção 1, no atual, e ir adaptando conforme for perdendo.
  9. Gostei
    LucianoQP deu reputação a IceCreamGuy em Tabela Excel Para Dietas Atualizada   
    ULTIMA ATUALIZAÇÃO 20/06/2013
    -Bug importante corrigido, leia o final do tópico para saber mais, não deixe de atualizar sua tabela.


    Meus caros, prazer.
    Primeiro post meu depois de um mês apenas lendo e me informando por aqui. Melhor que seja algo útil, não?
    Pois bem, sinto que a Tabela excel para dietas no tópico fixo estava precisando de uns "ganhos" se é que vcs me entendem rsrsrs.
    Depois de algumas horas lembrando minhas aulas básicas de excel, aqui está.

    Link (download)

    https://www.4shared.com/file/kTHnaeEj/Tabela_Dieta_e_nutrio_ATUALIZA.html


    "O que essa tabela tem de melhor, afinal?"

    - De longe a melhor implementação é a Tabela Nutricional inteligente. Mudei a Tabela Nutricional antiga para que fique mais intuitivo adicionar alimentos e seus valores nutricionais. Agora, uma vez "cadastrando" um alimento nessa tabela, todo o serviço chato é feito pra você. Basta escrever o nome do alimento na sua planilha de dieta, e se ele bater com algum nome na sua Tabela nutricional, os macros serão preenchidos na planilha da Dieta automaticamente, e convertidos pra dosagem que você preenche ao lado. Sem mais essa de ficar decorando valores ou copiando/colando/convertendo toda vez que quiser tirar ou botar algo na sua dieta, principalmente na "Dieta OFF".
    -ATUALIZAÇÃO 15/06/13: Esta tabela agora tem um campo de "medidas", no qual você preenche com a medida mais prática pra você de cada alimento. Antes disso só dava pra usar como medida-padrão 100g ou ml do que você cadastrava. Fiz isso porque vi que muita gente que posta sua dieta aqui no fórum usa medidas diferentes pra coisas como Whey, Azeite, leite (copo), etc. Acho que agora não dá pra ser mais prático e rápido que isso.

    - ATUALIZAÇÂO 15/06/13: Adicionada a TACO, tabela de alimentos da Unicamp, no mesmo formato da Tabela Nutricional Inteligente para você achar e copiar as informações nutricionais muito mais rápido.

    - Adicionada a fórmula Katch-McArdle, mais precisa, que usa seu BF%. Se não souber seu BF por enquanto, vc ainda pode usar a fórmula antiga, que aliás, modifiquei para a Mifflin-St Jeor.
    - Campo de "Sexo" para modificar a fórmula que precisa dela.
    - Cálculo de massa magra e gordura, diferentes métricas.
    - Cálculo de bulk/cutting/maintenance. Você pode dizer quantos % a mais ou a menos do gasto calórico diário você quer como meta para gerar um novo número. Esse número é informado e é usado como base na planilha de dieta. Você não precisa mais usar o método arcaico de exceder ou faltar 500 calorias nas planilhas de dieta e nem ficar perdendo tempo calculando porcentagem, é só chegar o mais perto possível de "bater" o gasto (perto de 0 excedentes).

    ATUALIZAÇÂO 15/06/13: Agora você tem um campo para escolher se suas g/kg serão por peso total ou massa magra.
    16/06/13: Adicionado o campo "GCD Manual", no qual você pode informar seu Gasto Calórico Diário manualmente caso você saiba o número exato por meio de um teste médico ou calibrando sua dieta.

    -"Fat" adicionado ao quadro que calcula quantas gramas de cada macro você precisa na dieta, tal quadro chama agora "Macros (meta)".
    -Carbs necessários por dia são calculados automaticamente. Segue a fórmula simplificada:

    "(A-B)/4/C" em que:
    A: Calorias necessárias para atingir seu objetivo (Exceto Bulk, leia abaixo)
    B: Calorias vindas das proteínas e fat necessários na sua dieta
    4: Quantas calorias cada grama de carbs tem
    C: Seu peso (massa magra ou total) em Kgs.
    No Bulk, usa-se o GCD, pra assim você preencher o excesso de calorias com os macros que quiser.

    - Instruções na própria Tabela em uma planilha separada, bem detalhada e com imagens, amigável pra quem é novo tanto em Dieta quanto no Excel.
    - Pequenos ajustes de nomenclatura e organização para o usuário identificar melhor as coisas.

    FAQ:

    1- "POR QUE VOCÊ JÁ NÃO PEGOU A TABELA DA UNICAMP E PREENCHEU A PLANILHA "TABELA NUTRICIONAL" PRA GENTE, CARA? #chatiado #preguiça #nopainnogain"

    Porque os nomes que a unicamp usa pros alimentos são muito ruins pra se digitar nas planilhas Dieta mais tarde. Você vai ver quando abrir a tabela deles. Mas o mais importante, é que nomear e organizar as coisas é algo pessoal. O que funciona pra mim pode não funcionar pra você. Além disso, olha o tanto de comida que tem nisso aí! Imagina o trabalho que eu teria deixando tudo bonitinho.
    2- "Eu acho que buguei sua tabela."
    - Verifique nas instruções se você não preencheu ou modificou alguma coisa do jeito errado, principalmente os campos em que você, dadas certas circunstâncias, precisa deixar em branco.
    -Verifique se deixou os espaços DE FATO em branco.
    -Veja se modificou alguma cédula que não podia, mantenha uma cópia de backup dessa Tabela para verificar se alguma fórmula foi apagada.
    Nas planilhas de Dieta, certifique-se que não digitou algum nome de alimento errado.
    -Ao lado do campo onde se digitam as fórmulas, tem o campo "caixa de nome", vá pra planilha Tabela Nutricional, selecione a caixa de nome "Nutr" e verifique se as colunas A/B/C/D/E e F estão selecionadas ad infinitum (infinitamente).
    Verifique se você escreveu outra coisa que não seja a instruída em certos bancos, principalmente nos bancos "Sexo" e "g/Lean ou g/Total? (L/T)"

    3- "Ela ainda está bugada."
    -Pegue uma cópia original ou backup da tabela, copie tudo que preencheu até agora na planilha "Tabela Nutricional" da sua tabela bugada e cole na nova Tabela, preencha seus dados na planilha TBM de novo, copie e cole os nomes dos alimentos e a quantia em gramas UMA REFEIÇÃO DE CADA VEZ na nova tabela, veja se o erro persiste. Caso sim, reporte aqui que eu e algum outro chará no tópico que manje um pouco de excel vai tentar descobrir o que é.

    4- "Você tem algum plano para implementar mais a tabela?"
    Estou pensando em fazer uma versão só para Jejum intermitente e seus diferentes caloric intakes e macro intakes pelos dias de treino e de não-treino, algo que automatize sua gordura e carbs dependendo dos seus parâmetros e do dia. Mas eu preciso estudar para a prova de TI agora e vou precisar saber um pouco mais do que eu treinei melhorando essa tabela aqui rsrsrs.


    Por enquanto é isso. Apoie o tópico se você gostou da nova tabela para que os outros vejam. Sinta-se livre para sugestões.

    Só peço que se copiarem ou usarem ela para outros fins, dêem o devido crédito pro junior_dnz , que criou a tabela,
    e para mim, que a atualizou. Se for personal trainer e ganhar grana usando ela com seus clientes eu vou querer meus 10% também RSRSRSRSRS (tá que alguém vai usar ou contar pra alguem que tá usando).

    Abraços.
  10. Gostei
    LucianoQP deu reputação a AnaCarol em Diário Da Ana Carol   
    Como assim, ainda? hauahuahauha

    Sério, vc acha que o ciclinho merreca de oxan que eu fiz me virilizou?
    Eu não vi diferença, mas, enfim, sei lá né? Pelo menos nada cresceu de diferente kkkkkkkkk
    "Os cabelos mudaram mas a voz continua a mesma".

    É verdade, acho que é isso mesmo Bruno, é que eu sou capricorniana (tenho tendência ao pessimismo e ao conservadorismo hauahuahauhauh).

    Foto que tirei hoje na minha Gym no fim do treino.
    Tinha tomado 2l de água antes, então a barriga tava meio estufada ahuahauhauhauhauh



  11. Gostei
    LucianoQP deu reputação a Aless em As Perguntas Mais Frequentes Sobre Suplementação   
    Oi,

    Depende da quantidade de gordura que está restando. Se for bem pouca, às vezes é melhor mudar a estratégia. Esse tópico aqui explica como: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/68613-gordura-teimosa-e-ioimbina/
  12. Gostei
    LucianoQP recebeu reputação de Lanfranchip em Qual É O Melhor No2 (Óxido Nítrico) ?   
    To tomando e é isso mesmo Lanfranchip. Consegui uma promoção e comprei pra testar. O único benefício, pelo menos para mim, foi estético. Não tenho um BF muito baixo, mas mesmo assim minhas veias do braço nunca estiveram tão salientes  :thumbsup_anim:
  13. Gostei
    LucianoQP deu reputação a cyberots em Importação De Suplementos ( Operação Maré Vermelha )   
    Vc foi taxado em euros, essa loja aí (não pode citar nomes) tem costume de não declarar a moeda, e como as enconmendas passam pela europa acabam sendo taxadas em euros... Se achar que compensa tente pedir revisão, leve a invoice e a fatura do seu cartão pra tentar comprovar o valor correto, geralmente demora um tempo.
  14. Gostei
    LucianoQP deu reputação a LeandroTwin em Passo A Passo: Montando Seu Treino [Com Vídeo Explicativo]   
    Introdução
    E ae galera! Como eu vi que não tinha nada compacto sobre como montar um treino, resolvi criar um pra ficar mais fácil! Só lembrando que tem vários jeito de montar um treino, esse aqui é só mais um!


    Avisos
    O tópico está aberto para dúvidas, sugestões, críticas, etc.


    Links úteis
    Tabela do excel pra montar um treino
    Por que seus músculos ficam doloridos
    Exercícios e SUPOSTO recrutamento de fibras


    Passo 1: Escolhendo divisão de treinamento
    Divisão de treinamento é como os músculos do seu corpo serão distribuídos nos treinos. Geralmente usa-se letras e cada letra representa um dia de treinamento. Existem vários divisões pra cada estágio que o atleta se encontra, vou deixar 1 exemplo de cada (os mais famosos/recomendados).

    Geralmente atletas iniciantes tem pouca massa muscular e a recuperação das fibras é mais rápido, portanto compensa mais treinar mais frequente e mais leve. Atletas mais avançados tem bastante massa muscular, portanto precisam de mais tempo pra recuperação, então compensa um treino muito mais pesado (pra atingir as fibras mais difícies) e depois bastante tempo pra recuperar tudo.
    Como puderam perceber, o nível do atleta não se da exatamente por tempo de treino e sim por volume muscular.

    Divisões

    Embaixo da divisão tem como ela pode ser distribuida (dia1-dia2-dia3-dia4-dia5-dia6-dia7 e repete).
    Os números entre parênteses na frente dos músculos representa o número de séries RECOMENDADO.

    Iniciantes -> ABC 2x
    A - Peito (9~12), triceps (6~8) e ombros (6~8)
    B - Costas (9~12), biceps (6~8) e trapézio (6~8)
    C - Coxa (12~16) e panturrilha (6~8)
    [Pode ser feito ABCABC-off ou mais recomendado ABC-off-ABC]

    Intermediários -> ABCD
    A - Peito (12~16) e ombros (9~12)
    B - Costas (12~16) e trapézios (9~12)
    C - Coxas (15~20) e panturrilhas (9~12)
    D - Bíceps (9~12), tríceps (9~12) e antebraços (6~8)
    [Pode ser feito AB-off-CD-off-off, AB-off-C-off-D-off, etc.]

    Avançados -> ABCDE
    A - Peito (12~16) e panturrilhas (9~12)
    B - Costas (12~16) e antebraços (6~8)
    C - Coxas (15~20)
    D -Ombros (9~12) e trapézio (9~12)
    E - Bíceps (9~12) e tríceps (9~12)
    [Pode ser feito AB-off-CDE-off, ABCDE-off-off, etc.]


    Clique aqui e veja outras divisões de treinamento.
    Devo trocar de treino pro corpo não se acostumar?


    Passo 2: Colocando os exercícios
    Agora que você já tem a divisão de treinamento e o total de séries por grupo muscular vamos colocar os exercícios. Pra quem não conhece muito dos exercícios existem sites database, ou seja, sites com vários exercícios separados por categoria e ensinando a execução correta.

    Recomendado: https://translate.goo...ises%2F&act=url

    Outros sites do mesmo tipo:
    https://muscul.az.free.fr/pt/index.html
    https://www.exrx.net/.../Directory.html
    https://www.bodybuilding.com/exercises/ (é o mesmo do link recomendado só que sem o google tradutor)

    O ideal é usar exercícios multiarticulares (exercícios que envolvam mais de uma articulação para serem executados, ex: supino, remada curvada, agachamento, desenvolvimento, etc.) e isoladores (exercícios que envolvam uma articulação para serem executados, ex: voador, pull-down, cadeira extensora, elevação lateral, etc.)

    Quanto ao número de exercícios, digamos que você está montando um treino de algum grupo muscular e precisa de 12 séries. Você pode dividir essas 12 séries em 3 exercícios de 4 séries ou 4 exercícios de 3 séries. Tambem nada impede fazer, por exemplo, 3 exercícios com 2 séries cada + 2 exercícios com 3 séries cada. O que importa é total de séries daquele grupo, não o tanto de exercícios. Portanto escolha aqueles que mais te agrada pra cada músculo.

    Se você não tem ideia de exercícios bons pro seu corpo, é melhor começar com os básicos:
    Peito -> Supinos, crucifixos (aqui envolve voador e cross)
    Costas-> Levantamento terra, barra fixa, remadas (livre, máquina, halteres), exercícios no pulley
    Triceps -> Paralelas, supino fechado, rosca testa, pulley triceps
    Biceps -> Rosca direta, alternada, concentrada, scott
    Ombros -> Desenvolvimentos, elevações
    Trapézio -> Remada alta, encolhimentos
    Antebraços -> Rosca punho, extensão de punho
    Pescoço -> Elevação de pescoço, flexão de pescoço
    Coxas (quadriceps, posterior, glúteos, etc.) -> Agachamentos, leg press, cadeira extensora, cadeira flexora, stiff
    Panturrilha -> Em pé, sentado, no leg press


    Passo 3: Repetições
    Agora você vai colocar as repetições. Cientificamente falando o número de repetições fica algo em torno de 6 a 15, no geral. Isso não quer dizer que menos de 6 ou mais de 15 não vai acontecer a hipertrofia, afinal seu músculo não sabe contar. é apenas uma recomendação!
    Pra parte superior uma média é ficar entre 6 e 12 repetições. Pra coxa algo em torno de 10 a 15 repetições. E pra panturrilha 12 a 20.

    Uma recomendação também é que os exercícios multarticulares podem ser com menos repetições e os isoladores com mais repetições.

    Preencha usando essa média.


    Passo 4: Técnicas avançadas
    Para aumentar a intensidade do treinamento é interessante usar técnicas avaçandas. Porém não use e abuse 100% a vontade por que quanto mais intenso um treino, mais descanso é necessário, portanto um treino muito intenso com pouco descanso = overtraining.
    Pra quem treina mais espaçado (ABCD, ABCDE, etc.) pode colocar mais técnicas sem medo. Pra quem treina mais frequente (AB 2x, ABC2x) é necessário mais cuidado.
    Só lembrando que essa parte é extremamente pessoal, tanto pra escolher as técnicas como a quantidade delas, tudo é questão de TESTE e possívelmente falha.

    As técnicas avançadas pra hipertrofia mais famosas:

    Método da Pirâmide - (força e hipertrofia)




    Pirâmide Decrescente




    Método Bi-Set - (hipertrofia)




    Método Tri-Set - (hipertrofia)




    Método Super-Set - (hipertrofia)




    Agonísta / Antagonista - (força e hipertrofia)




    Método da Pré-Exaustão - (força e hipertrofia)




    Método de Repetições Forçadas (Excêntrica) - (força e hipertrofia)




    Método Drop-Set - (força e hipertrofia)




    Método de Repetições Roubada - (força e hipertrofia)




    Método da Pausa/Descanso - (força e resistência a fadiga)





    Passo 5: Abdomên
    O abdomên é treinado de 2 a 3 vezes por semana no final dos treinos. Ele é um músculo com alta capacidade de recuperação, portanto pode treiná-lo mais frequente. Se for treinar ele 2 vezes por semana, faça um treino mais volumoso/intenso do que 3 vezes.
    A faixa de repetições pode ser algo em torno de 10 a 25.
    Varie entre supra, infra e obliquos.
    Não é recomendado treinar ele e depois ir pro treino daquele dia pelo simples motivo do abdomên ser um músculo estabilizador, se você treinar ele e depois ir pra outro treino você acaba ficando mais suscetível a lesões. Se for pra por ele no começo deve ser feito cuidadosamente.


    Clique aqui e veja 2 exemplos de treino de abdomên


    Passo 6: Aeróbicos
    Se você procura ganhar massa muscular evite os aeróbicos, eles PODEM (não quer dizer que vão) atrapalhar parte dos seus ganhos.

    Se procurar redução de gordura, adicione na sua rotina. Existem várias maneiras:
    1 - Pegar os dias que você não treina e fazer 45-60 minutos;
    2 - Colocar nos dias que se treina 45-60 minutos em outro horário (de preferência o treino vem antes para maior rendimento);
    3 - Colocar logo após o treino com pesos 20-30 minutos;
    4 - Fazer aeróbicos em jejum;
    5 - Fazer guerrila cardio;
    6 - Praticar algum esporte (artes marciais, futebol, natação, etc.)
    7 - Etc.

    Leia sobre a zona de treinamento.
    Aeróbico, antes ou depois do treino?
    Aeróbico com blusão de frio é mais eficaz?


    Passo 7: Alongamento e aquecimento
    Alongamento estático e o aquecimento são procedimentos distintos, e não devem ser empregados como sinônimos de uma mesma prática. O aquecimento causa diversas mudanças no organismo, entre elas aumento na temperatura muscular (5) e maior recrutamento neuromuscular (5, 21), fatores preponderantes para melhora na performance e diminuição na ocorrência de lesões. O alongamento estático não parece causar nenhum efeito que melhore as condições musculares para a prática da atividade física, já que seus efeitos, quando ocorrem, são agudos e de pouca duração, além de existir pouca comprovação científica de que ocorra mudanças viscoelásticas em longo prazo. Parece não haver estudo na literatura que comprove que a realização apenas de alongamento estático é capaz de evitar lesões, pois todos os trabalhos utilizam pelo menos algum outro tipo de intervenção. Acrescente-se que o alongamento, quando utilizado sozinho, interfere negativamente sobre as propriedades mecânicas nas fibras musculares e sobre o input neural, causando uma diminuição na produção de força pelo músculo quando o esforço é realizado imediatamente após o alongamento.

    Logo, é importante que ambos os termos sejam definidos clara e objetivamente. Uma das únicas mudanças crônicas causadas pelo alongamento, o aumento da amplitude articular, não é um fator definitivo na diminuição de lesões, já que o nível ótimo de flexibilidade de um indivíduo está diretamente ligado à modalidade praticada, isto é, muita ou pouca flexibilidade contribuem da mesma forma para o aumento de lesões. Apesar de o alongamento ser capaz de diminuir, em alguns sujeitos, cerca de 5% o risco relativo de lesões musculares, sua eficácia em valores absolutos sugere que um indivíduo deveria se alongar por 23 anos para evitar uma única lesão (28, 29).
    Restou claro, enfim, que o alongamento estático praticado no pré-exercício não é responsável pelos efeitos atribuídos à sua prática, sendo inclusive prejudicial na produção de força em algumas situações, não sendo útil, portanto, para integrar um protocolo de aquecimento, enquanto este último, por provocar as alterações fisiológicas supra destacadas, é mais eficiente na melhora da performance muscular e diminuição de lesões.

    Leia mais: https://www.hipertrof...o-de-conceitos/





    Feito por LeandroTwin
×
×
  • Criar Novo...