-
Total de itens
124 -
Registro em
-
Última visita
Histórico de Reputação
-
RConstantino recebeu reputação de Mr Frango em Tudo Sobre Cutting - Bodyrecomposition.com (Traduções)
Muito legal fazer as tradução de artigos estrangeiros, o fórum ganha muito com essa adição.
Parece ser bem interessante esses links, no aguardo das traduções!
-
RConstantino recebeu reputação de planeta em Rconstantino, O Futebol Americano E O Crossfit
Isso, eu faço o treino do dia que eles postam.
Tenho certeza que vai gostar bastante.
Os exercícios em geral não são muito complexos (tirando os LPO e outros que requerem técnica mais apurada)... O que complica mesmo, e o que deixa legal demais é a intensidade dos treinos.
-
RConstantino recebeu reputação de Hudson Felipe em Tudo Sobre Cutting - Bodyrecomposition.com (Traduções)
Muito legal fazer as tradução de artigos estrangeiros, o fórum ganha muito com essa adição.
Parece ser bem interessante esses links, no aguardo das traduções!
-
RConstantino deu reputação a Aleeh em Discussão Sobre Power Rack (Materiais, Espessuras, Tamanho Dos Furos, Modelos, Compra, Etc).
Fala pessoal, vo comentar novamente oq eu disse umas pgs pra trás, segundo às conclusões q eu cheguei qnd meu power rack ficou pronto...
-> Modelo
Modelo q eu me baseei e oq eu acho mais simples (dos quais eu vi até agora) foi o Rogue R4, principalmente em relação a forma com que é parafusado.
-> Metalon
3mm é muita coisa mesmo, vcs subestimam a resistência dele rsrs, mas mesmo assim eu recomendaria o uso dos 3mm pq faz com o rack inteiro fique bem pesado e isso é uma vantagem caso vc não parafuse ele no chão (mas isso depende tb das medidas, mas para o R4 fico bom).
Em relação a quantidade de furos e perda de resistência - os meus pilares principais tem cerca de 2,35m (metalon 3mm/50x50) e são furados de cabo a rabo com distância entre extremidades de furos de 4cm (diâmetro dos furos levemente maior que 1/2 polegada), deu uns 41 furos se não me engano, ja testei cerca de 261kg nos J-hooks (261kg totais p/ os 2 J-hooks juntos rs) e não apresentou nenhum princípio de problema.
E eu acho q se desabar a laje da minha quitinete, eu to salvo, pq a parada é robusta mesmo.
-> Barras de segurança
Tarugo 1/2 polegada com cano de aprox. 1mm de espessura (era pra ser um cano mais espesso, mas até hj n troquei), o par delas com o cano aguentaram +-261kg, envergam bastante mas aguentam tranquilamente.
-> Número de furos
Acho q vcs deveriam perguntar a empresa/serralheiro o quão mais barato sairia se fosse feito 20 furos ao invés de 40 com a furadeira por ex., pq acredito que fazer os furos com oxicorte para esses nossos racks caseiros é inviável. Sei lá eu sou da opinião de quantos mais furos melhor auhahu (isso em relação ao metalon de 3mm, menor q isso já n posso opinar), pq aí não tem problema com refinamento da altura da barra de segurança/J-hook e além do que, como já disse, dá pra inventar muita coisa nesses racks ai, q a gente nem imagina, e pra isso os furos são importantes (como por exemplo barras paralelas). O meu é furado quase igual ao Rogue R4, furo pa caraio kkk.
-> Largura externa do rack (referência: largura e profundidade olhando de frente)
Eu acho q o negócio é fazer com pouco menos de 1,30m e imitar uma barra olímpica mesmo (sendo o essencial 1,30m entre colarinhos), se não tiver/não achar pra comprar uma barra tradicional com essas medidas, tente mandar fazer com as dicas do Away sei lá, pq quem diz que algum dia vc n vai comprar um olímpica bonitinha né.
-> J-hooks
Como meu rack não ta comigo aqui no momento, não vo falar dos j-hooks pq n lembro da espessura da chapa, mas eu mostro eles no meu video, umas boas pgs pra trás.
É isso ai, o dia q eu tiver com uma câmera top eu faço mais um video daí com ele torado de anilhas kkk.
Lembrando q eu não sou nenhum especialista, essas foram apenas as conclusões q eu cheguei.
Abraçoss
-
RConstantino deu reputação a GuitarndIron em Guitar Is Back (Total Raw Atual: 530 Kgs, Bw: 80Kgs)
Últimos treinos e as respectivas datas:
23-05
Terra:
180x1x10
24-05
BTN Press:
40x5
50x3
60x1
BTN Push-Press:
80x3
88x1x2
90x1x2 (PR)
88x1x7-8
80x3x2
Front Squat:
90x4
29-05-2013
Agachamento (com cinto):
170x5 (PR)
180x1
190x1 (PR)
Supino:
120x1
130x1
Essa semana treinei apenas uma vez, pois senti que precisa descansar pra haver a supercompensação e poder ir PRs. Deu de compreender como vou fazer para os campeonatos: causar um stress grande 2 semanas antes, fazer algo BEM leve uma antes e depois ir nas marcas.
Nova PR no agacho, depois de ir PR pra 5 reps. Realmente, foi bem fácil. Creio que até meu aniversário de 2 anos de treinos, em agosto, chegarei nos 200 kgs. Estou bem perto. Chutaria que sairia 195 kgs se tivesse forçado mais.
Igualei a PR antiga no supino, DEPOIS do agachamento. O que é bem mais difícil.
Logo tô mudando com uma academia com gaiola e vou mudar o foco do meu treino. Antes estava treinando visando uma competição estadual de push-pull. Ainda vou fazer ela, mas conversando com o pessoal da ANF e contando minhas marcas eles me coagiram a participar do próximo brasileiro RAW pela IPL (não é IPF). Será entre julho-novembro desse ano. O Recorde estadual adulto no meu peso na categoria ABERTA (sou júnior) no agacho são 185 kgs e 220 kgs na até 93 kgs.
Vou mudar o foco, então, para ao agachamento. 3x na semana ou mais se der. Sinto que para o total é mais benefíco o foco no agacho, já que tem um melhor carry-over para o terro que o inverso. Sem conta que, modéstia parte, sou uma máquina no agachamento. Sempre vem alguém me falar "porra, nunca vi um a cara agachar com tanto, isso que tu nem é tão grande" e coisas do tipo; além do fato de ter feito um recorde não oficial com menos de 2 anos de treino e contra gente que treina há mais de uma década. Resumindo, coloco fé que tenho o que é preciso pra me destacar no esporte.
Também quero priorizar os ombros, que têm dado um up no meu supino já que, proporcionalmente, são bem fracos. Espero logo chegar nos x1BW no OHP.
Aviso: caso alguém tenha interesse em uma consultoria (treino e alimentação) minha, me digam. Já vieram alguns usuários do fórum me propôr que fosso o técnico/consultor deles. Se ver que há um número legal de interessados, passo a oferecer esse serviço. Modéstia parte meus resultados falam por si, não vejo muitos caras com 80 kgs agachando com quase 200 kgs por aqui. Ainda mais considerando o tempo que treino.
-
RConstantino recebeu reputação de ciskPypePoesk em Diário Do Esquimó - Lg + Iifym (Clean Bulk)
Ah, essas sobremesas!
Cada dia é uma melhor que a outra! kk
Segue firme ai!
-
RConstantino deu reputação a Aless em Então Você Acha Que Sabe Agachar
Veja também: Entao Voce Acha Que Pode Supinar? e Então Você Acha Que Pode Deadliftar
Vi esse link no Facebook que alguem o Bassitos postou e achei interessante compartilhar. Eu pretendo aos poucos ir traduzindo os videos. Ja vi os videos e cada vez eu 'cato' uma coisa nova.
https://train.eliteft...quat-parts-1-5/
Ele comeca o video contando um pouco dele. Ai ele explica dizendo que vai pegar um cara que tem pouca experiencia na academia e ensinar a agachar. Primeiro ele vai olhar o cara agachar da forma que ele sabe, sem nenhuma instrucao e achar onde ele vai comecar a pecar na tecnica, ver quais musculos ele precisa treinar e achar qualquer outro problema e talvez tenha durante o agachamento.
0:40 - vamos pegar um cara que eh bem alto, ele tem pouca experiencia com o agachamento, nao em competicao nem nada do tipo, e vamos tentar melhorar a tecnica dele.
0:50 - A razao disso eh tentar pegar as manhas do powerlifting e tentar conseguir um agachamento melhor. Voce pode agachmar melhor depois de ver powerlifters, voce pode fazer coisas que irao fazer com que voce agache melhor, com mais peso e mais seguranca, e voce pode fazer o seu progresso mais longo e duradouro, nao importa quais os objetivos. Assim voce pode ficar mais forte.
1:19 - a primeira coisa a fazer eh olhar como ele agacha da forma dele e ver o que fazemos depois disso. Voce nao precisa de nenhuma barra especifica ou aparelho, tudo que precisa eh um rack ou gaiola e espaco para agachar. Vamos trazer esse cara, ver ele agachar, ver onde ele erra, e vamos falar como arrumar.
O cara agacha.
2:01 - Olhe para os pes dele
2:07 - Olhe para a lombar dele
2:12 - Bem, o que estamos vendo aqui eh uma inclinacao pelvica (pelvic tilt), bem na parte de baixo (do agachamento), a bunda dele ficando abaixo das costas, os dedos fazendo pressao nos pes e saindo da posicao, e estamos vendo os olhos dele olhando para baixo, o que esta fazendo com que ele arredonde as costas devido a pressao
2:33 - tambem estamos vendo uma grande predominancia dos quadriceps, o que esta escondendo as fraquezas da lombar e isquiotibiais (musculos que fazem a flexao da perna e extencao da coxa)
2:43 - entao o que nos faremos agora eh usar uma caixa para ajudar a forma, vamos ensinar ele a se arrumar/preparar corretamente, e isso ja deve levar a um bom progresso.
2:53 - Box squat eh a melhor forma de se aprender como agachar.
Ai os caras arrumam a caixa
3:06 - Box squat eh a melhor forma de ensinar alguem sentar para tras, o que da um ponto de referencia quando se esta agachando, e tambem te ensina como usar os musculos quando voce fica parado
3:18 - Entao como nos vimos antes, ele esta usando muito a forca das pernas, o que deixa frago os isquiotibiais, gluteos e lombar. Isso (a caixa) ira ensinar como agachar correto economizando tempo no processo.
3:34 - Quando voce comeca a aprender a agachar tem que ser um processo da cabeca para os dedos ou dos dedos para a cabeca, voce tem que comecar do comeco e ir ate o fim, e ir arrumando os problemas. Quando eu agacho pesado eu comeco com a pressao dos meus pes e entao vou subindo cuidando dos pontos (ele descreve todos). Eu faco tudo isso em baixo da barra para garantir que o meu corpo esta perfeitamente preparado. Para ficar mais facil, vamos comecar com ele por cima.
4:06 - A primeira coisa que voce vai querer fazer eh garantir que as suas maos estejam sempre na mesma posicao toda vez que voce agacha, nao importa o nivel.
Entao ele explica que um lado pode ficar mais pesado que outro... meio obvio isso entao eu vou pular
5:16 - A proxima coisa que iremos fazer eh arrumar daqui (topo da cabeca) para a barra. A maioria das pessoas vao olhar para baixo ou neutro. O que nos queremos arrumar eh a cabeca olhando para cima. Eu quero os olhos um pouco acima do que seja neutro. Ao inves de olhar para frente ele deve olhar 25 a 30 graus para cima.
5:55 - Agora com essa posicao voce pode ver que a parte superior das costas nao vai cair para frente quando estiver com muito peso. O corpo vai continuar 'para cima', e o peito 'aberto' apenas se a cabeca continuar para cima. A coisa mais importante importante de entender no agachamento eh que a cabeca mantem o corpo. Se a cabeca baixar, o peso ira para a frente e tera problemas. Entao a coisa mais importante eh que a cabeca continue olhando para cima.
Vou tentar traduzir 1 video por dia e com sorte sexta-feira teremos todos eles traduzidos
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5 Se gostou da matéria, aperta o "Curtir" ali do lado
-
RConstantino deu reputação a GuitarndIron em 7 Modos De Aumentar Seu Supino - Por Mike Wesrterdal
Recentemente me cadastrei no SL Inner Circle, e lá existe uma série de materiais e entrevistas exclusivos. Assim sendo, resolvi partilhar um ebook que achei muito interessante. Tomei a liberdade de traduzi-lo e dar uma resumida, visto que original contém cerca de 12 páginas escritas (fora as fotos, capa, etc).
Espero que gostem.
7 FASTEST WAYS TO INCREASE YOUR BENCH - by Mike Westerdal (630 lbs - 285 kgs raw bench press)
Pularei a parte introdutória e autobiográfica, irei logo ao que interessa.
1- Cotovelos voltados para dentro
Praticamente todo mundo fala: "eu quero aumentar meu supino". Porém poucos supinam de verdade; a maioria possuí uma forma horrível e que causa dor nos ombros. Eu também assim fazia-o, até o dia em que encontrei um técnico de Powerlifting para corrigir o meu erro.
Quando supinar, mantenha seus cotovelos voltados para dentro. Assim, o padrão de movimento da barra mudará um pouco: ela tocará ligeiramente abaixo dos mamilos, diminuindo a pressão nos ombros.
https://encrypted-tb...e5eWL-_5PWINUqA
Exempo do que fora supradito.
Tanto mais longe do centro corporal, menor é a alavanca de potência. Com os cotovelos voltados para dentro, a força é transferida para o tríceps ao invés dos ombros. Com a barra tocando mais em baixo e com os cotovelos para dentro, a barra irá viajar em uma linha reta. E não há como negar que a maneira mais eficiente de ir de A a B é em linha reta.
2- Diminua a amplitude do movimento
Existem algumas maneira de fazer isso. A primeira é aumentar a abertura da pegada. Mas faço o devagar, aumente a pegada em um dedo por treino. Dentro de um a dois meses a transição para uma pega mais aberta estará feita.
A próxima medida a tomar é a adução das escapulas. Isso diminuirá o trajeto em alguns centímetros e manterá o corpo mais rígido, o que aumenta a estabilidade e o peso levantado. O supino deve começar com as escápulas abduzidas.
https://encrypted-tb...BykN5tQKfMAvDk6
Escápulas em adução.
Arque suas costas. Glúteos, escápulas e cabeça devem estar sempre em contato com o banco, no entanto está certo arquear suas costas e fazer uma grande ponte. Se isso não é natural para você, coloque um foam roller para forçar a posição da ponte. Novamente, isso trás o peito mais perto da barra, o que diminui o trajeto a ser feito.
https://encrypted-tb...e4A3dMsKrRr679w
Como mostra a foto (créditos ao Júlio que a postou no diário do Luis), glúteos, escápulas e cabeça estão em contato com o banco.
3- Segure o ar
Existem duas maneiras de fazer isso: pegar um grande folego, tirar a barra do suporte e terminar o levantamento, respirando quando completar o lockout; outra maneira seria pegar ar, tirar do suporte, exalar e pegar o ar no início da parte negativa do levantamento. As duas opções são válidas, uma vez que aumentam a estabilidade durante o levantamento. Use a que faça você se sentir mais confortável e confiante.
4- A faixa de repetições
Quando um cara me diz que não consegue aumentar seu supino, eu sempre aconselho a baixar a faixa de repetições. Sair da faixa das 6-10 repetições e ir, inicialmente, para 5 repetições. Ainda queca essência do treinamento de força sejam as séries de 3 repetições. Se você já tem o tamanho que deseja, então as repetições em uma faixa de 3 a singles são ideal. Não só seus músculos, mas ossos, tendões e sistema nervoso irão se adaptar as novas cargas. E a mágica acontece, seu supino, depois da adaptação inicial, decola! Você não precisa ficar maior para que o ganho de força ocorra.
5- Parceiros de treino
A menos que você treine em alguma máquina Hammer, não tente treinar sem ajuda. Parceiros de treinos são essenciais e até a ajuda de um estranho pode ser bem vinda. Caso não haja como treinar com alguém, tenha certeza de fazer isso de uma forma segura. Uma gaiola com pinos de segurança deve dar conta do recado.
Além disso, com um parceiro há mais motivação e falta-se menos treinos. Fóruns da internet são uma faca de dois lados: uma ótima fonte de informação, mas ao mesmo tempo um lugar onde os "trolls" estão espalhados. Estes preferem criticar e tentar desencorajar os outros. O fórum Critical Bench Muscle, que criamos, é um exemplo como esse tipo de local pode servir como um encorajador para atletas de todo mundo.
Outro ponto positivo, em fóruns e afins, é a possibilidade de ter diários de treinos (training logs) e ter seus progressos marcados em algum lugar.
Vá em frente, cadastre-se em algum fórum e aproveite essa ferramenta.
6- Aperte a barra
Você notará que grandes supinadores tem antebraços enormes. Estes ajudam a controlar a barra. Segure a barra sobre a parte baixa da palma e mantenha os pulsos retos, isso ajudará na transferência de força. Com a barra no meio da palma, há a tendência de os pulsos dobrarem e, assim, deixar o supino menos eficiente e machucar seus pulsos. Um par de munhequeiras pode ajudar a mantê-los retos com grandes cargas.
Apertando a barra o mais forte que você puder, mais unidades motoras serão recrutadas. Quanto mais forte é a contração em um músculo, mais forte será a força que você poderá impor nele. Agora aperte a barra o mais forte que puder, mantenha o corpo rígido e contraído. Pronto, um supino monstruoso não será algo tão distante.
7- Não negligencie outros músculos
Você cresce e fica mais forte quando descansa. Certo. Porém não se fica mais forte somente no supino somente o executando. Além do peitoral, tríceps são muito importantes para um bom supino. Ombros e músculos antagonistas também são de grande valia. É sobre suas costas que você se estabiliza para supinar. Exercícios aliados de um bom supino são: extensões com barra ou halteres para tríceps, remadas com barra e pulldowns para o latíssimo.
Esse é um ebook sobre supino, então não precisarei fazer agachamentos e levantamentos terra? Errado! Estes dois são exercícios que liberam altas taxas de testosterona no sangue, o que é de grande valia para ganho de massa muscular e força. Sem contar que ninguém quer ter um físico de lâmpada. Não há nada mais cômico do que um cara com a parte superior super desenvolvida e pernas de galinha. Você precisa de massa no corpo inteiro!
P.S: Dei uma revisada rápida, se ver outro erro corrijo. As fotos procurei por mim mesmo, pois as dos ebook estavam no pdf. Depois adiciono as fotos, deu um erro aqui.
Notas do tradutor: além do Foam Roller, o "peanut" (amendoim) pode ajudar muito a melhorar a mobilidade da coluna e aumentar a ponte. Amendoim é feito com duas bolas de tênis, ou algo parecido, juntas com alguma fita adesiva (eu uso silver tape). Com ela no chão, role sobre os eretores da espinha, do começo ao fim. É pra doer pra caramba, se não doer deve ter algo errado. Eu uso o amendoim 2x por dia e os resultados são muito bons. Também ajuda a se sentir mais confortável com a postura em geral. Só pesquisar "peanut mwods", "t-spine mwods".
Eretores da espinha são os músculos que estão localizados ao lado de toda a extensão da espinha:
No mais é isso pessoal,
Bora pôr os conselhos em prática!
-
RConstantino deu reputação a 2drafael em Mobilitywod - Tópico Oficial
- MWods focados nos ombros:
Best Shoulder Mob Ever
Recovering Overhead/Press Shoulder
Free Your Ribs (esse é fantástico)
Free your Scaps
Shoulder Fix - Internal Rotation Tack and Stretch
Change the way you think about Shoulders
Overhead Squat/Snatch prep
Shoulders and the Back Squat Rack
Improve dip/bench
Pullup Shoulder Clonking Fix
Donnie Thompson Shoulder Recovery:
e
- MWods focados nos quadris/lower body:
Open your hips and squat
Improving botton position of squat/snatch/clean
Working the deep squat
Up Against the wall - Snatch prep
Pre-Squat (Hip Opener)
Hip Demands of Upright Torso
Open your hips for better squating
Improving Squatting Mechanics
Outros:
Overhead Wrist Disfunction
Hips and Seppuku: Psoas and Hip Soft Tissue Mob
Necking
World Rowing Champs Need Thoracic Mobility Too
Load Sequencing Fault: Deadlift
Esses são os que eu tenho favoritados. É óbvio que tem muito mais coisa, isso é só um "resuminho", se é que podemos dizer assim.
Abraço!
-
RConstantino recebeu reputação de Tibissa em Diário Do Rconstantino
Treino A - 22/02
Agachamento 3x5 (80Kg) PR
Supino Plano 3x5 (66Kg) PR
Levantamento Terra 1x4 (100Kg)
Mergulho nas Paralelas 3x5 (14Kg)
Fiz 4 séries de aquecimento com cargas progressivas em cada exercício, exceto Mergulho nas Paralelas.
Treino com duração em média de 45min.
No Agachamento foi tranquilo, tenho vídeos pra vocês avaliarem a técnica, que hoje foi meio relaxada, o cara que tava filmando ficou me tirando a concentração no descanso, aí não me concentrei 100% na série de carga kkkk.
Visão de Frente
Visão Lateral
No Supino, a progressão de carga ocorreu, mas ao contrário da semana passada, não tive muita facilidade. Segue o vídeo da execução pra vocês avaliarem também. A execução saiu meio estranha, pareço estar movendo a barra na diagonal.
Supino
No Levantamento Terra, a técnica não saiu nem 90% na minha concepção, as costas ficaram meio estranhas e ao fazer o lockout também, mas consegui manter a barra junto ao corpo durante a execução. Infelizmente não saiu a progressão também, mas foi por causa do antebraço, na 4 repetição, a barra saiu da minha mão bem antes de tocar o solo, e na ultima não tive confiança pra subir, pois a barra já estava na ponta dos dedos, talvez comece a usar straps pra não prejudicar a progressão de carga. Segue o vídeo a ser avaliado também.
Levantamento Terra
No Mergulho nas Paralelas, não houve progressão.
No mais, achei que o treino poderia com certeza ter rendido muito mais, a força caiu abruptamente, pareço estar mais fraco que em cutting, não sei o por que.
Dieta 0%, hoje aqui em casa foi um dia "diferente", é de tradição da minha família não consumir carne nas Quartas-feiras de cinzas, então a dieta não foi legal não, nem sei quantas Kcal eu bati. Sei que fiz uma receita que vi no diário do Ney.
Era pra ser tipo um Frozen Yogurte de Banana. A receita é:
Bata no liquidificador 200ml Leite + 1/2 Banana congelada + 4 pedras de gelo + 30g Whey.
Simples a receita, mas não deu a consistência que eu queria, ficou a parte da banana + gelo com uma consistência legal, estilo açaí semi congelado, mas o leite e o Whey não corresponderam e ficaram só uma mistura liquida, vou pesquisar mais um pouco e descobrir como faço pra por uma consistencia mais legal nele kkk. Mas o gosto fica muito bom. kkk
Também gravei na academia, o vídeo de um Power Clean, com uma repetição só, foi só pra guardar a barra no suporte, mas lembrei que o Aless tinha pedido pra eu postar aqui, então o fiz. Como a carga é bem parecida (50Kg usei lá, e a carga de treino é 60Kg).
Power Clean
Notem que já que na minha academia não tem gaiola, tenho que utilizar 2 pedestais não conectados entre si, então eles costumam balançar demais quando ponho ou tiro a barra dele. Um perigo quando as minhas cargas estiverem mais altas.
Peço desculpas por só passar o link dos vídeos, eu tentei postar eles aqui como todos postam mas não consegui.
Se alguém puder me ensinar, ficarei grato! kkkk
Abraço pra vocês!
-
RConstantino recebeu reputação de Tibissa em Diário Do Rconstantino
Então, mas eu acho que o bulking, como o cutting também tem uma hora que estagna (os ganhos de MM), aí tem que incorporar outra estratégia e tudo mais, pra não ficar só ganhando gordura em uma taxa menor de MM.
Mas nessa situação, passa a ser muito tempo, por que eu tenho um cutting a ser feito, que é minha prioridade. Então é melhor um bulking curto e um cutting bem feito (demore o que demorar) do que um bulking longo e um cutting incompleto e tudo mais.
Eu acho que bulkar mais de 10-12 semanas faz um mal psicológico, pelo menos no meu kkk, na hora de voltar pro Cutt, você acostuma a comer bastante, dar umas escapadinhas na dieta e tal, mas aí chega no cutt onde nada (ou a maioria) disso é válido, aí o cara sofre kkk
-
RConstantino recebeu reputação de Tibissa em Diário Do Tibissa - Veggie Diet
Tanto o Martin como o RTiago já falaram tudo.
Em questão de CxB o BCAA em pó e importado é bem legal. Um exemplo é esse que o Martin falou (com dose de 10g por mais ou menos R$1,00).
Tem gente que gosta de "montar" BCAA com ratio 4:1:1, já que fica mais barato e os benefícios como aumento da síntese proteica que é causado pela Leucina e quebra de catabolismo continuam.
Pra fazer isso é só pegar um BCAA com ratio 2:1:1 por exemplo e manipular a dose misturando Leucina até atingir a dose desejada em 4:1:1.
Exemplo usando esse BCAA: Dose 10g 4:1:1 - 6,8g BCAA 2:1:1 + 3,2g Leucina Isolada.
E claro que não é necessário tomar BCAA, mas há benefícios em usá-lo, pode treinar em 100% jejum se quiser, o efeito não vai ser o mesmo de com o BCAA mas não vai ficar "muito pior".
Boa sorte com esse treino de manha cara!
Abração!
-
RConstantino deu reputação a craw69 em Bcaa: Você Está Usando Errado [2014]
Atualização Julho/2014 (v. 3.0)
- Texto inteiramente revisado, atualizado e ampliado;
- Acréscimo inicial de algumas pesquisas relevantes;
- Acréscimo de algumas conclusões retiradas ao longo do tópico;
- Acréscimo da opinião do site Examine.com sobre os BCAAs;
- Correção de erros gramaticais para facilitar a leitura.
Inegavelmente, os BCAAs - Branch Chain Amino Acids, ou aminoácidos de cadeia ramificada - sempre foram, e ainda são, um dos principais suplementos utilizados por atletas amadores e profissionais que buscam uma melhora na composição física (aumento de massa muscular e redução de gordura) e recuperação muscular.
A base científica que legitima o uso destes aminoácidos, entretanto, não é tão sólida quanto alguns podem afirmar. Este breve texto procura apontar algumas questões referentes ao uso deste místico suplemento, trazendo algumas informações que nem sempre são facilmente encontradas na internet ou nos círculos de conversa.
I - Da dosagem e as influências do mercado de suplementos nesse quesito
O principal problema em relação ao uso dos BCAAs encontra-se na dosagem recomendada para o uso do mesmo: não é raro (alias, é o mais comum) ver recomendações de rótulos citando: "dosagem recomendada: 2 cápsulas antes e 2 cápsulas depois do treino" e muito menos (raro) ver pessoas citando que usam este tipo de dosagem, supostamente com excelentes benefícios. Mas qual o problema com ela? Explico: ela é completamente inútil. Ok, não expliquei nada; mas vamos lá. Nesta primeira parte, irei apoiar minha argumentação na relação existente entre o preço e quantidade de BCAAs presentes nos principais suplementos vendidos no mercado nacional.
Primeiramente, cabe citar a necessidade do mercado de suplementação desenvolver suplementos apelativos não apenas na parte dos resultados, mas também no quesito financeiro. Vamos supor que uma empresa desenvolvesse um BCAA que dure 5 dias de uso com um custo de R$100,00. Alguem compraria? Não, fim de papo. Portanto a primeira coisa que a indústria deve fazer é: criar um suplemento que dure algo entre 21-30 dias, pelo menos, para que o custo x benefício torne-se minimamente aceitável.
O segundo ponto é: eles precisam mexer com o psicológico da pessoa; mais especificamente, eles não podem fazer um pó que não dure nada. Qual a saída? Cápsulas. Cápsulas são muito mais efetivas em mexer com o psicológico do cliente do que suplementos em pó. A maioria dos BCAAs possuem cápsulas de 750mg a 1.000mg, o que significa que para atingir 5g de BCAA são necessárias algo entre 5 a 7 cápsulas, aproximadamente. Veja: é a mesma coisa dizer que você toma 7 cápsulas ou 5g de BCAA. Porém, o uso de 5g de BCAA antes e depois do treino resultaria no término do produto em um tempo extremamente curto; e as pessoas não iriam se sentir "assustadas" por estarem tomando 10g de um suplemento. Transforme esta quantia em cápsulas e as pessoas se apavoram: imagine que alguém vai tomar 14 caps por treino? Isso é um absurdo! MEU DEUS, VAMOS TODOS MORRER! Percebem? É mais fácil enfiar na cabeça do cliente que ela deve tomar 10g de um suplemento ou 14 cápsulas do mesmo? Obviamente, 10 gramas; o que não é bom para a empresa já que o pote acabaria rápido demais. Você usa 30g de whey, qual o problema em usar 10g de BCAA? Agora, cápsulas... cápsulas lembram remédios, remédios lembram problemas que devem ser evitados, logo cápsulas devem ser evitadas... imagine sua mãe chegando em casa e te ver tomando 14 capsulas de uma vez? Ela vai te matar, com certeza. Por outro lado, imagine sua mãe te ver tomando uma ou duas colherzinhas de chá: provavelmente ela irá mandar você tomar mais para ver se faz algum efeito e você deixa de parecer esse frango raquítico que é atualmente.
Na prática:
(1) basta analisar o custo de qualquer BCAA vendido atualmente no mercado e comparar a quantidade de suplemento presente no pote em relação a outros suplementos proteicos, como o Whey: utilizando a (excelente) marca da Growth Supplements, por exemplo, temos que o pote de BCAA custa R$25,00. Cada pote contém cerca de 77,5g de BCAA (30 x 4 cápsulas que possuem 2,58g de BCAA); por outro lado, o Whey da mesma marca custa R$64,00, porém possui 1.000g por embalagem. Isto significa que, com R$65,00 é possível comprar aproximadamente 200g de BCAA, enquanto o mesmo valor permite a compra de 1kg de Whey. O que isto significa é que, naturalmente, o suplemento BCAA tem um custo muito superior ao de outras fontes proteicas completas, como o Whey ou Albumina, o que torna necessário realizar a recomendação de uma quantia inferior sob pena de cair no problema mencionado anteriormente: recomende 10g por dia de BCAA e o pote de BCAA, que inicialmente custaria R$25,00 por mês, passa para aproximadamente R$100,00 por mês.
(2) A somatória dos pontos até aqui mencionados conduzem para uma conclusão: com a recomendação padrão de 2 a 4 cápsulas por dia de BCAA, temos um suplemento que dura o tempo padrão (30 dias), sendo que a baixa dosagem é responsável por compensar o alto preço do produto, e ainda sem ninguém questionar os efeitos principalmente pelo psicológico, já que o marketing pesa, a fé no produto é grande, a quantia de 2-4 cápsulas é uma quantia razoável para a maioria dos clientes... e sim, se o efeito placebo atinge até mesmo competidores de alto nível[1] [2], obviamente para você, mero mortal, ele será ainda mais influente.
II - Das dosagens necessárias para atingir seus respectivo efeitos
Resumidamente, existem três principais motivos para o uso dos BCAAs:
(1) modulação da síntese proteica[3][4], já que esta é uma das principais funções das proteínas e, por consequência, dos aminoácidos (especialmente da leucina) - o aumento da síntese proteica, de uma forma didática, significa a construção de novas celulas, ou, de certa forma, o aumento do próprio músculo ("pronto corpo, aqui estão os tijolos que você precisa para construir a minha muralha chamada bíceps");
(2) minimizar o efeito do catabolismo[5][6] - novamente, de forma didática, ao invés do organismo tentar utilizar os próprios músculos como fonte de energia, a ingestão dos aminoácidos faria tanto a função de já recuperar este eventual uso quanto de fornecer outra fonte de energia que não seja os próprios aminoácidos já sintetizados pelo corpo ("pronto corpo, use esses aminoácidos que eu engoli, mas não meu músculo");
(3) auxiliar a recuperação muscular [7], assim como eventualmente obter propriedades anabólicas[8] (possível aumento de força, maior facilidade no aumento da massa muscular etc).
A questao é: o quanto é efetivo para atingir cada objetivo?
Quanto ao aumento de síntese proteica, a vasta maioria dos estudos demonstram que algo entre 2 a 3g de leucina é o suficiente para estimular o MPS (muscle protein synthesis) até o seu "limite" - ingerir mais leucina do que isto, na ocasião dos estudos realizados, não costuma resultar em aumentos signficativos da síntese proteica, embora geralmente os estudos não utilizem atletas como base. Como a maioria dos BCAAs possuem uma formulação 2:1:1 (duas gramas de leucina para cada grama de isoleucina e valina), ingerir algo entre 4 a 6 gramas de BCAA seria o suficiente para iniciar o aumento de síntese proteica; entretanto, como afirmarei depois, esta dosagem pode ser obtida de forma mais barata com o uso separado de leucina e, de qualquer forma, o aumento na síntese proteica ainda é um assunto extremamente controverso.
A quebra do catabolismo é tranquilamente realizada por qualquer ingestão calórica: a gluconeogênese[9] (didaticamente: transformar músculo ou proteínas em energia) ocorre essencialmente em dois casos: primeiro, durante jejuns excessivamente prolongados, (embora não exista consenso, menos do que 24 horas geralmente não é considerado um perigo) nos quais o músculo precisa de energia e não a obtém de alimentos; segundo, quando há uma ingestão massiva de alguma fonte proteica que não será sintetizada (tentar tomar 1kg de Whey em 15 minutos, por exemplo). Assim, o catabolismo é um mecanismo muito menos perigoso do que alguns pregram - basta ingerir uma quantidade equilibrada de carboidratos e/ou proteínas antes e/ou depois do treino para que qualquer risco seja eliminado, igualmente assegurando que ao término do dia exista uma ingestão adequada de proteína total (média de 2g/kg, embora seja uma quantia controversa) e não exista um déficit calórico notável (não ingerir muito menos calorias do que a taxa metabólica basal do indivíduo);
Os efeitos anabólicos é o ponto onde reside o maior problema. Os raros estudos realizados em indivíduos que treinam com pesos e utilizam BCAA dificilmente seguem metodologias rígidas. As falhas metodológicas presentes nos estudos de BCAA são o maior impasse para assumir uma posição otimista sobre o uso dos mesmos: embora inúmeros estudos apresentem resultados positivos sobre uso de BCAAs, eles, em geral, (1) não estão estudando o BCAA em uma situação de equivalência calórica (por exemplo, comparam a ingestão de Xg de BCAA contra apenas água, o que interfere nos resultados já que o adequado seria comparar Xg de BCAA contra Xg de carboidrato ou Xg de Whey, por exemplo); (2) não estão estudando o BCAA em uma situação de ingestão proteica adequada (a vasta maioria dos estudos em BCAA utilizam pessoas que raramente chegam perto de ingerir, diariamente, 1.5g/kg de proteína; considerando que os BodyBuilders geralmente ingerem no mínimo 2g/kg, os efeitos são drasticamente outros). De qualquer forma, os poucos estudos que mostram resultados promissores com os BCAAs utilizam dosagens excessivamente altas[10], como 300mg/kg de BCAA (para uma pessoa de 75kgs, isso significaria ingerir 22.5g de BCAA por dia - lembra do BCAA que possui 77,5g por R$25,00? Pois é, ele agora não aguenta nem quatro dias).
III - Da quantidade de BCAA em outros suplementos/alimentos
Abrindo um rápido parênteses, vale mencionar que os BCAAs estão presentes em quaisquer proteínas que possuam um perfil completo dos aminoácidos essenciais. Simplesmente porque os Wheys costumam citar quantas gramas possuem de BCAA, alguns acreditam que Whey é a única fonte de BCAA do mundo. Chega a ser engraçado ver afirmações como "meu whey já tem 5.5g de BCAA então já tenho bastante e não preciso suplementar!".
A maioria das carnes possuem algo entre 15-20% de suas proteínas compostas por BCAA. Isso significa que a cada 20g de proteína de carne, há algo entre 3-4g de BCAA (um bife de 100g de carne geralmente possui algo entre 25 a 35g de proteína; ou seja, algo entre 3.75g e 7g de BCAA, o equivalente a 7 a 10 cápsulas de BCAAs). Dois ovos bem cozidos (com a gema bem sólida) tem 2.5g BCAA. Até amendoim tem estes aminoácidos; e por que ninguém fica dizendo "minha carne ja tem bastante BCAA então não preciso usar suplementos"?
Isso reflete em duas coisas: custo x benefício e BCAAs não são nada de especial. Supondo que você compre um BCAA e use 2 a 4 cápsulas (3 ou 4g de BCAA por treino), o custo será alto, sendo possível substituí-lo por um simples scoop de Whey que possui a mesma quantidade (o único problema seria o pequeno aumento calórico: 4 cápsulas de BCAA possuem algo entre 15 a 20 calorias, enquanto o scoop pode variar entre 90 a 150kcals). Da mesma forma, embora muita gente pense "ah se eu pudesse usar BCAA...", elas simplesmente estão ignorando que qualquer proteína decente (Whey, Caseína, Leite, Ovos, Carnes, Peixes algumas fontes vegetais como Quinoa...) terá uma quantia consideravelmente alta de BCAA.
IV - Vale a pena usar BCAA?
Em uma simples resposta: não.
Em uma resposta levemente mais demorada...
(1) O aumento de síntese proteica através do uso de BCAA (e, especialmente, leucina) é comprovado. Nisto não há divergências; a síntese proteica aumenta e ponto. A questão é: essa síntese proteica resulta em alguma melhoria prática? Ou ainda: faz qualquer diferença? Ela aumenta o necessário, e pelo tempo necessário? Para fins de ganhos de massa muscular, uma simples elevação da síntese proteica não é garantia de maiores ganhos de músculos. O aumento da massa muscular depende de uma série de fatores, como quadro hormonal, ingestão calórica, treinos e recuperação adequados... logo, estabelecer uma relação entre síntese proteica + aumento de massa muscular não é algo tão simples.
Imagine o seguinte exemplo (extremo, porém elucidativo): se ingerir um pouco de BCAA/Leucina é o suficiente para aumentar síntese proteica e, por consequência, aumentar o músculo, isso significa que posso ingerir apenas 3 ou 4g de BCAA/Leucina a cada 3 horas para me transformar em um monstro? Parece-me óbvio que a maioria das pessoas entenderiam que não. "Ah, mas e se eu ingerir tudo certinho e ainda acrescentar o BCAA/Leucina?" - boa pergunta meu caro, porque não existem estudos sólidos sobre isso a ponto de garantir nada. De um lado, temos os que defendem a hipótese de que haveria um aumento por conta do estímulo a síntese proteica; de outro, temos a ideia (que é a minha posição, e por isso darei destaque sem qualquer tipo de imparcialidade), de que o adicionar pequenas quantidades de BCAA no dia é o mesmo que adicionar algumas gotas de água em uma piscina: a adição de algumas gramas de aminoácidos (BCAA/Leucina) na dieta de alguém que já consome altas quantias de proteína (2g/kg+) não representaria qualquer benefício direto e prático.
Alguns estudos já vem apontando nesta direção: este[11], por exemplo, analisou o aumento de síntese proteica entre a ingestão de 25g de Whey x 6.25g Whey + leucina até atingir o total de leucina presente em 25g de Whey x 6.25g de Whey + EAAs, exceto leucina, até atingir o total de EAAs presentes em 25g de Whey. Se a teoria que o aumento de BCAA/Leucina resulta em síntese proteica fosse verdadeira, obviamente estudos nestas condições observariam que ingerir 25g de Whey ou 6.25g de Whey + leucina trariam os mesmos resultados, ou algo próximo disso. Não é o caso: somente o grupo que ingeriu 25g de Whey teve um aumento de síntese proteica significativo após 3 a 5 horas (184% contra apenas 55% no grupo Whey + Leucina).
(2) Para prevenção do catabolismo, basta seguir as recomendações anteriores: ingira uma quantidade adequada de proteínas ao longo do dia + não entre em déficits calóricos exagerados + realize treinos com um mínimo de bom senso. Aqui, entretanto, fica a eventual exceção para os BCAAs: treinos em jejum. Para aqueles que treinam com pesos logo após acordar (sem café da manhã) ou seguem alguma rotina de Jejum Intermitente, a ingestão de 10g de BCAA antes e/ou durante do treino pode ser útil para evitar o catabolismo. Note que: não estamos falando de exercícios aeróbicos em jejum, os quais costumam ser realizados em baixa intensidade e não precisam de aminoácidos para este fim; como não existem estudos suficientes na área, não há como afirmar que 10g seja, de fato, a melhor dosagem; da mesma forma, caso a pessoa ingira proteínas imediatamente após o treino (Whey, por exemplo), possivelmente o uso de BCAAs antes/durante os exercícios com peso em jejum torna-se desnecessário.
(3) Quanto aos efeitos anabólicos, é a parte mais difícil de falar sobre. A base científica, como dita, sofre de sérios problemas em analisar esta parte como deveria. São raríssimos os estudos realizados a médio/longo prazo (4 ou mais semanas), que estudam indivíduos treinados e que já ingerem altas quantias de proteína (2g/kg+) tendo resultados significativos. Por isso, do ponto de vista da (melhor) ciência, adicionar pequenas quantias de BCAA não garante melhores resultados.
Há, entretanto, outra possível exceção: a mega dosagem. Embora não seja um método validado cientificamente, entre os BodyBuilders existe uma prática que possui ampla aceitação - o uso de altas dosagens de BCAAs ao longo do treino. Por altas dosagens entenda pelo menos 20g/treino, divididos, geralmente em 25-50% antes do treino (5 a 10g, por ex) seguidos por 50-75% (10 a 15g, por ex) durante o mesmo. Algumas pessoas elevam essa dosagem para até 30-40g, quando não mais, e costumam obter bons resultados. Entretanto, separar o que é efeito placebo do que é efeito real sempre será um problema.
V - Conclusão
Em síntese:
- Não existem motivos (científicos ou práticos) aparentes para utilizar uma baixa dosagem de BCAA (como menos que 5 ou 10 cápsulas por dia), eis que, como dito, trata-se de apenas uma gota dentro de uma piscina (supondo um indivíduo de 75kgs que ingira 150g de proteína por dia, acrescentar 2 cápsulas antes e 2 cápsulas depois do treino de BCAA representaria, no máximo, um aumento de 4g de proteína, ou menos de 3%);
- Não há vantagem econômica, pois, como citado, pode-se atingir a mesma quantidade de BCAA com outras fontes muito mais baratas;
- Como exceções, cabe mencionar tanto a hipótese de quem treina com pesos e em jejum, que poderia utilizar 10g/treino por cautela; e a mega dosagem, que embora não possua uma base científica sólida, é bem vista na prática.
Vale adicionar a opinião do (agora popular) Examine.com, site independente responsável por analisar os estudos científicos de inúmeros suplementos: na página sobre BCAAs, a qual contém referências a quase 140 estudos sobre o suplemento, menciona-se como dose padrão de Leucina algo entre 2 a 10g; como combinação total, 20g de BCAA; uso da leucina para aumento do MPS e isoleucina para retenção de glucose (não há estudos sobre a dosagem ou eficácia da valina); expressa menção sobre os BCAAs não serem necessários caso já sejam adequadamente ingeridos pela dieta (em outras palavras, para uma dieta rica em proteínas, não há motivos para o uso destes aminoácidos).
No Examine Stack Guide para Ganho Muscular e Performance nos Exercícios, os BCAAs estão listados como uma opção não comprovada, que "possuem uma pequena participação na melhora da performance física, mas que o marketing fez sua eficácia explodir fora de proporção"; que "BCAAs participam no aumento do músculo, já que sempre que você consumir proteína, estará consumindo BCAAs"; que "as evidências sugerem que BCAA tem um efeito muito limitado na performance dos exercícios", apontando, por exemplo, os benefícios para reduzir a sensação de fadiga em aeróbicos de longa duração (2 horas ou mais); que "BCAAs não aumentam força, reduzem fadiga ou aumentam a resistência muscular. Consumo de proteínas na dieta possui os mesmos efeitos da suplementação dos BCAAs, exceto que a ingestão de proteínas durante o treino são mais suscetíveis de causar náuseas ou câimbras".
Abraços