Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Batata Doce X Mandioca


Alexssandro Roberts

Posts Recomendados

Hmmm mandioca é bom pra krlho!

Bem melhor que batata doce. Mas tem mais carbo mesmo.

E brother, insulina é a coisa mais anabólica do mundo, você sabia disso?

Só não via ficar com a dieta cheia de carbos de alto IG e sem nada de baixo IG, pois aí vc vai acabar comendo muitom ais do que deve. Tem que ter equilíbrio, só isso.

No pós treino por exemplo você pode mandar um cup-cake e uma porção de nutella por exemplo na boa hahhahaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Galera, quando disse que me preocupava com o IG e a CG dos alimentos é justamente porque me preocupo com algumas coisas que julgo importantes, como por exemplo:

1 - Saciedade;

2 - Controle da Insulina, pois como todos sabem ela é a grande vilã e a grande aliada dos marombas, pois como mencionado anteriormente ele é um dos hormônios mais anabólicos que produzimos mas também suspende a lipase e inibe a utilização da gordura como energia. Isto prejudicaria o intem 3 logo abaixo;

3 - Faço aeróbico pela manhã, ultilizo o HIIT (High Intensity Interval Trainning) afim de mudar meu estado metabólico promovendo assim o aumento de sua taxa em relação a taxa de repouso (Meu organismo fica queimando gordura o resto do dia inteiro devido ao EPOC);

4 - O controle da glicemia (quantidade de glicose no sangue) me ajuda a utilizar as reservas de glicogênio hepático e muscular dando margem assim para qualquer "escorregada" na dieta não virar gordura;

5 - Sendo a glicemia baixa o estado normal do meu organismo, promovo mais facilmente picos glicêmicos e isto me ajuda na construção muscular. Promovo o pico glicêmico no pré e pós treino (Dextrose + Whey) afim de promover a hipertrofia ultilizando os muitos benefícios da Insulina.

No meu ponto de vista, preocupar-se apenas com o déficit calórico é levar "nas coxas" algo tão importante (a nutrição) para a hipertrofia muscular.

Galera, escrevi por cima os motivos pelos quais acho importante se preocupar com o IG e com a Insulina, tanto para queima de gordura quanto para hipertrofia. Posso estar errado, e se estiver peço gentilmente que me corrijam, mas esta estratégia me fez emagrecer 35kg em pouco mais de 1 ano e construir uma quantidade significativa de massa muscular (isso que malho apenas 7 meses).

Abraço e bons treinos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Alexssandro, com relação aos seus pontos:

1) a saciedade normalmente é maior com alimentos de baixo IG, mas nem sempre isso acontece. Se você quer alimentos mais saciantes, consuma mais verduras e legumes.

2) A insulina não irá te atrapalhar. Se você estiver em déficit calórico você irá perder peso, independente da insulina.

3) O gasto calórico após um HIIT não é intenso. É da ordem de 14% do gasto calórico do exercício - por exemplo, se você gastar 200 kcal em um HIIT, irá gastar outras míseras 28 kcal ao longo do restante do dia.

4) Não faz diferença consumir um carbo de alto ou baixo IG para controle do glicogênio, se você está em déficit calórico. E, se você está em déficit calórico, você NÃO irá transformar carboidrato em gordura.

5) Da mesma forma você NÃO irá "construir músculos" estando em déficit calórico. Hipertrofia não combina com déficit, você precisa ter uma sobra de energia para isso. Quando se é iniciante E se tem sobrepeso, você até consegue isso, mas é só no início. Por isso é importante focar em um objetivo: ou perda de gordura (tentando manter a massa muscular) ou ganho de massa muscular (tentando minimizar o ganho de gordura).

Mais uma vez, não se preocupe com a insulina. Ah, sugiro que leia a série sobre insulina do site weightology.net, para saber mais a respeito dela. O primeiro artigo da série está aqui: http://weightology.net/weightologyweekly/?page_id=319

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexssandro, com relação aos seus pontos:

1) a saciedade normalmente é maior com alimentos de baixo IG, mas nem sempre isso acontece. Se você quer alimentos mais saciantes, consuma mais verduras e legumes.

2) A insulina não irá te atrapalhar. Se você estiver em déficit calórico você irá perder peso, independente da insulina.

3) O gasto calórico após um HIIT não é intenso. É da ordem de 14% do gasto calórico do exercício - por exemplo, se você gastar 200 kcal em um HIIT, irá gastar outras míseras 28 kcal ao longo do restante do dia.

4) Não faz diferença consumir um carbo de alto ou baixo IG para controle do glicogênio, se você está em déficit calórico. E, se você está em déficit calórico, você NÃO irá transformar carboidrato em gordura.

5) Da mesma forma você NÃO irá "construir músculos" estando em déficit calórico. Hipertrofia não combina com déficit, você precisa ter uma sobra de energia para isso. Quando se é iniciante E se tem sobrepeso, você até consegue isso, mas é só no início. Por isso é importante focar em um objetivo: ou perda de gordura (tentando manter a massa muscular) ou ganho de massa muscular (tentando minimizar o ganho de gordura).

Mais uma vez, não se preocupe com a insulina. Ah, sugiro que leia a série sobre insulina do site weightology.net, para saber mais a respeito dela. O primeiro artigo da série está aqui: http://weightology.n...ly/?page_id=319

abraços

Colega, obrigado pelas informações! Estou lendo o artigo mas por ser extenso e existir muitas contra-argumentações postarei depois com mais calma o que penso a respeito.

Quanto ao ao fato do controle ou não da insulina e do déficit calórico, no resumo da história trata-se apenas de uma otimização da perda de gordura, se puder perder 14% ou um pouco a mais por dia de calorias para mim esta ótimo, pois a jornada é longa e ao final de 1 ano serão alguns quilos a menos!!

Concordo que a quantidade de calorias esta intimamente ligada a construção muscular, no entanto, é possível construir músculos mesmo estando em déficit. Não crescerei tanto quanto se pudesse comer como um louco mas é possível conseguir bons resultados com déficit adequado!! Atualmente, acredito que meu déficit esteja em torno de 500 a 800 calorias com a proporção de 50/30/20 de proteínas, carbs e gorduras!

Fiz da seguinte forma:

TMB + Nível de atividade = 3.900 Kcal/dia - Segundo o método de Sterling - Pasmore cuja a equação leva em consideração a composição corporal do indivíduo.

Link da Calculadora: http://www.bodybuilding.com/fun/calorie-know-how-get-equation-right-to-get-results.htm

O que fiz foi tirar da minha faixa de manutenção (3.900) 500 kcal, o que está me permitindo perder peso sem comprometer o ganho de massa muscular. Focar em apenas um, ou seja, perder peso ou ganhar massa não acho interessante pra mim pois preciso perder peso aos poucos e ao mesmo tempo ir cuidando da flacidez através do ganho de massa muscular e da readaptação do meu corpo.

Bom... acho que esse é um tema longo e interessante de ser discutido pois sempre surgem novas perspectivas!!! ;))

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você já tem uma perspectiva bem legal então. E parabéns pelo sucesso. Então fica assim, simplificando a questão:

IG Mandioca - 81

IG Batata doce = 77

Ou seja, mesma coisa na prática

Só que mandioca é mais rica em carbos, e portanto mais calórica.

Ambos possuem o mesmo tipo de carbo: amido, que é complexo.

Então a mandioca provavelmente deve elevar a taxa glicêmica um pouco mais lentamente.

Mas sinceramente...isso não vai mudar nada.

A sua interpretação das coisas tá certa, mas tem que ver a que nível estamos falando. De alguém que só come merdas com alto ig, ou de alguém que faz uma dieta saudável? pois é, no segundo caso, o IG não importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O que diferencia é a quantidade de vitaminas presentes no carbo, haha. Se você mandar 30g de carboidrato vindo do açucar você vai ter provavelmente uma linda anemia, perda de massa e acumulo de gordura (se o resto da sua dieta for a mesma coisa, e tiver deficiencia de nutrientes)... http://nutricaoolist...beneficios.html

http://www.mundodast...ra-a-saude.html Os dois são ótimos carbos, com muitas vitaminas e minerais... Se quiser alternar, melhor ainda haha.

Editado por Yas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

COSTA SO UMA PERGUNTA:a algum proble em consumir carboidratos junto com gorduras?ou tambem os carb+gord+prot ?

Não, Sávio.

O que diferencia é a quantidade de vitaminas presentes no carbo, haha. Se você mandar 30g de carboidrato vindo do açucar você vai ter provavelmente uma linda anemia, perda de massa e acumulo de gordura (se o resto da sua dieta for a mesma coisa, e tiver deficiencia de nutrientes)... http://nutricaoolist...beneficios.html

http://www.mundodast...ra-a-saude.html Os dois são ótimos carbos, com muitas vitaminas e minerais... Se quiser alternar, melhor ainda haha.

Yas, você está dizendo que, se no restante da sua dieta tiver deficiência de nutrientes, consumir 30 gramas de açúcar te fará ter anemia, perda de massa e acúmulo de gordura.... e consumindo 30 gramas de mandioca/batata doce não vai ter nada?

Espero que não seja isso :D

30 gramas de açúcar não farão cócegas no restante da dieta, são apenas 120 calorias. Nunca que vai ser isso que vai te causar perder massa magra e acumular gordura (aliás isso nunca vai acontecer ao mesmo tempo para uma pessoa que não tenha sérios problemas metabólicos).

Da mesma forma, se a sua dieta é deficiente em nutrientes, 30 gramas de mandioca ou batata doce não farão a dieta ser rica em nutrientes, não tem tanto nutriente assim em uma quantidade tão pequena.

Com certeza mandioca/batata doce são mais saudáveis do que açúcar, ninguém discute isso. Mas o impacto de uma quantidade pequena de qualquer um dos 3 será igualmente pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, Sávio.

Yas, você está dizendo que, se no restante da sua dieta tiver deficiência de nutrientes, consumir 30 gramas de açúcar te fará ter anemia, perda de massa e acúmulo de gordura.... e consumindo 30 gramas de mandioca/batata doce não vai ter nada?

Espero que não seja isso :D

30 gramas de açúcar não farão cócegas no restante da dieta, são apenas 120 calorias. Nunca que vai ser isso que vai te causar perder massa magra e acumular gordura (aliás isso nunca vai acontecer ao mesmo tempo para uma pessoa que não tenha sérios problemas metabólicos).

Da mesma forma, se a sua dieta é deficiente em nutrientes, 30 gramas de mandioca ou batata doce não farão a dieta ser rica em nutrientes, não tem tanto nutriente assim em uma quantidade tão pequena.

Com certeza mandioca/batata doce são mais saudáveis do que açúcar, ninguém discute isso. Mas o impacto de uma quantidade pequena de qualquer um dos 3 será igualmente pequeno.

Disse entre parêntese que se sua dieta for uma merda você terá tudo isso "(se o resto da sua dieta for a mesma coisa)"... Quis dizer que se você só comer besteira sem nenhum nutriente bom, provavelmente isso causará deficiencia de vitaminas e se você tiver deficiencia de vitaminas não vai ter um corpo saudável... Eu acredito que a ausencia de alguma vitamina pode influenciar muitooooo no ganho de massa, e na perda de gordura. Concordo com você, 120 calorias não fará muita diferença se o resto da dieta for boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, Sávio.

Yas, você está dizendo que, se no restante da sua dieta tiver deficiência de nutrientes, consumir 30 gramas de açúcar te fará ter anemia, perda de massa e acúmulo de gordura.... e consumindo 30 gramas de mandioca/batata doce não vai ter nada?

Espero que não seja isso :D

30 gramas de açúcar não farão cócegas no restante da dieta, são apenas 120 calorias. Nunca que vai ser isso que vai te causar perder massa magra e acumular gordura (aliás isso nunca vai acontecer ao mesmo tempo para uma pessoa que não tenha sérios problemas metabólicos).

Da mesma forma, se a sua dieta é deficiente em nutrientes, 30 gramas de mandioca ou batata doce não farão a dieta ser rica em nutrientes, não tem tanto nutriente assim em uma quantidade tão pequena.

Com certeza mandioca/batata doce são mais saudáveis do que açúcar, ninguém discute isso. Mas o impacto de uma quantidade pequena de qualquer um dos 3 será igualmente pequeno.

mas afinal o que diferencia 30g de açucar de 30g de mandioca/batata doce? Pois você diz que mandioca/batata doce são mais saudáveis do que açúcar, mas também diz que IG alto ou baixo não afeta em nada quem tem uma alimentação equilibrada. Não entendi!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...