Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Verdade Sobre O Colágeno.


LAD

Posts Recomendados

A um bom tempo que eu estou querendo fazer um tópico sobre esse assunto, pois estou cansado de ver a quantidade de pessoas (na maioria mulheres) que fazem uso do colágeno, e sempre quando alguém vem ao fórum perguntar sobre o assunto a melhor resposta que consigo encontrar é: Não funciona !

Tentarei explicar de uma maneira bem detalhada e completa, que esse suplemento não ajuda como muitos pensam.

Primeiramente o que é colágeno?

Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos).

Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágenos e esses compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.

No mercado existem produtos prontos de colágeno com alegação de melhorar a firmeza da pele, textura do cabelo, e até a osteoporose, já que o colágeno constitui o osso.

Mas, será que o suplemento de Colágeno ISOLADO auxilia mesmo tudo isso? REALMENTE o Colágeno serve para tudo isso, MAS, os suplementos vendidos ISOLADAMENTE (sem os micronutrientes), não.

O que acontece é o seguinte:

O nosso corpo sabe produzir o colágeno, para isso usa os aminoácidos: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina,

As vitaminas: C, E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina,

E os minerais: manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício.

Sim, é preciso de tudo isso para a síntese de colágeno, e mais uma coisinha: a NECESSIDADE DO CORPO, que é o que estimula o corpo a produzir. E lembre-se, que existem váarios tipos de colágeno, então se o corpo achar melhor produzir colágeno para melhorar a elasticidade dos vasos do que para a firmeza da pele, a síntese será para os vasos!

Será que para a "sobrevivência" é melhor ter vasos sanguíneos funcionantes ou ter uma pele bonita? Por isso, temos que dar todos. os nutrientes para o corpo funcionar, pois assim ele não selecionará o que é mais importante para ele produzir.

Voltando...

É sabido que consumir somente o colágeno não funciona por dois motivos:

1º: Colágeno é uma proteína = um monte de aminoácidos ligados! Para absorvemos temos que digeri-la = quebrá-la em aminoácidos.

Então, isso significa que não adianta consumirmos a colágeno pronto, pois iremos digeri-lo (quebrá-lo) e absorveremos somente os aminoácidos.

2º: é continuação do primeiro: depois de absorver os aminoácidos, se o nosso corpo achar necessário produzir o colágeno ele terá somente os aminoácidos, faltarão às vitaminas e os minerais para a síntese.

ATENÇÃO: Não digo que a suplementação não funciona e sim digo que para o corpo usar o colágeno tudo isso precisa acontecerá ANTES.

Mercado de Colágeno:

No mercado há o colágeno hidrolisado, que é um colágeno já pré-digerido, dizendo que é melhor que o outro, pois facilita a sua utilização. MITO, pois ainda tem o segundo problema...

Mais recentemente lançaram aqueles com alegação de conter a vitamina C. Mas, eu pergunto: É somente essa vitamina necessária para a síntese do colágeno?

A novidade é o produto que contêm todos os nutrientes (vitaminas, minerais e aminoácidos) necessários para a síntese de colágeno, o que realmente ajuda, mas vale ressaltar que o que determina a síntese de qualquer proteína no nosso corpo não é somente a presença da matéria-prima, mas sim a necessidade do corpo daquele composto, o momento e a quantidade que esses nutrientes entram no corpo, e toda a alimentação equilibrada.

Resumindo, para a síntese de colágeno é necessário vários nutrientes e o estímulo interno alertando a necessidade do composto. A suplementação do colágeno, ou colágeno hidrolisado, ou ainda colágeno hidrolisado com vitamina C não resolve o problema de flacidez da pele.

Espero que ajude aqueles que não dispõe dessas informações, pois conheço muitas pessoas que fazem ou já fizeram o uso do colágeno achando que iria ser uma maravilha e melhorar a pele em 600% :oneeyed01:

Abraços !

Editado por LAD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Verdade, concordo com o texto. O colageno provavelmente eh quebrado em aminoacidos no intestino delgado, assim como qualquer proteina, utilizado pelo intestino e o restante dos AA sendo absorvidos pela corrente sanguinea. Neste ponto, nao interessa de onde veio o AA, ele faz parte da 'pool' e pronto.

Colageno, caso seja mais barato, pode ser utilizado substituindo outras proteinas no dia, desde que a pessoa tenha outras fontes de proteinas completas (carne, leite e derivados, ovos). Caso ela consuma colageno demais em detrimento de outras fontes de proteina, ela tera uma grande deficiencia em AAs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pois é, mas deem uma olhada neste artigo:

The Effect of Collagen Supplementation from Pork Skin on Serum Collagen, Serum Sex Steroid Hormone, Serum Lipid and Skin Crack in Korean Middle-aged Women.

Han CJ, Kang SM.

Department of Microbial Engineering, Konkuk University, Seoul, Korea. [email protected]

Department of Beauty and art, Youngsan University, Busan, Korea.

Abstract

This study was performed to examine if the effects of collagen supplementation from pork skin could improve the sex steroid hormone, serum lipid and skin crack in Korean middle-aged women. Middle-aged women (40-55 years) who were not diagnosed with any type of disease were included in this study and thirty subjects were randomly assigned to a control group (n = 15) or a collagen supplemented group (n = 15). The collagen supplemented group ingested collagen flour 2 g, 3 times a day for 12 weeks. We measured serum collagen, estrogen, estradiol, estriol, progesterone, total cholesterol, triglyceride, HDL-cholesterol and LDL-cholesterol concentration. The collagen supplementation group had significantly increased serum collagen (p < 0.05) compared with the control group. In addition, skin crack was improved. But, there were no differences for sex steroid hormone and lipid profile in control and collagen supplemented groups. The result of the present study demonstrated that supplementation of 6 g collagen per day for 12 weeks can give beneficial effects on skin crack reduction and serum collagen concentration.

http://www.koreamed....8.13.6.912&DT=1

Será que o colágeno, se suplementado 6g por dia pode ajudar na qualidade da pele?

Editado por Taels
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante esse estudo, Taels. Será que tem algum do tipo que não seja com mulheres que estão no perído perto da menopausa?

Tem algum dado sobre a dieta delas?

Poxa, não tenho porque o artigo não tem full text grátis.

Discutindo em grupos no facebook, agora estou muito mais inclinado a pensar que colágeno (hidrolisado ou não, com hidroxiprolina ou não), não presta pra nada.

Na discussão, fizeram de tudo para tentar forçar a idéia que colágeno é algo necessário. Falaram que o corpo não sintetiza hidroxiprolina (o que não é verdade), depois falaram que só sintetiza no osso, mas nos outros tecidos não (continua mentira), depois falaram que suplementação com colágeno hidrolisado melhora aspecto ósseo e postaram o nome de um pesquisador, mas os artigos dele concluem que não há efeito algum...

Fora que além da capacidade que o corpo tem de sintetizar todos os aminoácidos necessários para a síntese de colágeno, a hidroxiprolina e hidroxilisina que consumimos com o colágeno hidrolisado (ou não) não participa da síntese de colágeno, pois apenas as prolinas e lisinas livres são utilizadas na síntese protéica, sendo hidroxiladas a posteriori. Ou seja, já na teoria a suplementação de colágeno não faz sentido.

Editado por Taels
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...