Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Duvida] Dieta Gracie


Kadosh

Posts Recomendados

Bom comecei a estudar cinesiologia e veio ca necessidade de estudar nutrição de uma forma mais aprofundada.

concerteza todos ouviram falar na dieta gracie ,eu tentei comprar o livro e achar na internet mas unica coisa que achei foi a tabela e etc alguem pdoe contrubuir caso tenha em maos o livro ou e-book ? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 10 meses depois...

Comprei o livro. Achei bem interessante. porém esqueça seguir aquela dieta a risca se você busca hipertrofia.

Resumindo o livro:

- Os alimentos são divididos em grupos

- Os grupos possuem certas combinações entre si

- O intervalo entre suas refeições deve ser de 4h30min

- Entre as refeições você só pode ingerir água ou água de coco

- Todos os alimentos que você consumir devem ser naturais. Suplementos são industrializados e a dieta não contempla uso de suplementos

O foco da Dieta Gracie é energia e longevidade. Eles dizem que comendo muitas vezes ao dia o nosso corpo gasta energia demais digerindo os alimentos e que essa energia devia ser aproveitada melhor para nós, por isso o intervalo de 4,5 horas entre refeições. Os alimentos devem ser combinados de forma correta, pois se não isso causa fermentação dentro do nosso corpo tornando nosso sangue mais ácido e a acidez no corpo o torna um ambiente que propicia envelhecimento celular e mais propício a doenças, além de que, combinando os alimentos de forma correta, o nosso sistema digestivo gastará menos energia para digerir o que comemos, aproveitando melhor os nutrientes dos alimentos e guardando mais energia para o corpo.

O que eu mais gostei do livro e procuro seguir são as combinações sugeridas. Seguindo a dieta, naturalmente você passa a preferir alimentos mais saudáveis e passa a gostar disso.

Minha experiência foi: perda de peso. Não senti nenhuma diferença ao treinar musculação, mas assumo que senti fome para respeitar o intervalo entre refeições.

Hoje continuo seguindo as combinações da dieta Gracie, porém como de 3 em 3 horas. Vale a pena pelo menos ler o livro, não me custo nem quinze reais e foi uma leitura proveitosa, principalmente pra quem ama Jiu Jitsu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, eu não conheço essa dieta, mas vou dar minha opinião sobre o que você postou.

nosso sistema digestivo gastará menos energia para digerir o que comemos, aproveitando melhor os nutrientes dos alimentos e guardando mais energia para o corpo.

Isso é besteira, não faz diferença se você come tudo em uma refeição ou em dez, o que importa é o saldo calórico no final do dia, seu corpo absorve quase todos os nutrientes que você come (se não me engano ~97%)

Entre as refeições você só pode ingerir água ou água de coco

Água de coco é altamente calórica, se você tomar muito, vai engordar também, se fosse só água/café/chá verde/limonada sem açúcar, até que teria algum sentido.

O que eu gostei é que a dieta não usa suplementos. Nada contra suplementos, eu uso e gosto, mas sei o papel dele, sei que eles não são nada mais do que comida em pó, pelo menos com uma dieta 0 suplementos ninguém põe o mérito no 'mágico whey protein optimun nutrition' como eu já escutei na academia e já li aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, eu não conheço essa dieta, mas vou dar minha opinião sobre o que você postou.

nosso sistema digestivo gastará menos energia para digerir o que comemos, aproveitando melhor os nutrientes dos alimentos e guardando mais energia para o corpo.

Isso é besteira, não faz diferença se você come tudo em uma refeição ou em dez, o que importa é o saldo calórico no final do dia, seu corpo absorve quase todos os nutrientes que você come (se não me engano ~97%)

Entre as refeições você só pode ingerir água ou água de coco

Água de coco é altamente calórica, se você tomar muito, vai engordar também, se fosse só água/café/chá verde/limonada sem açúcar, até que teria algum sentido.

O que eu gostei é que a dieta não usa suplementos. Nada contra suplementos, eu uso e gosto, mas sei o papel dele, sei que eles não são nada mais do que comida em pó, pelo menos com uma dieta 0 suplementos ninguém põe o mérito no 'mágico whey protein optimun nutrition' como eu já escutei na academia e já li aqui no fórum.

Um dos motivos pelos quais os nutricionistas são contra essa dieta é que não tem especificação de caloria, então o papo da água de coco ser liberada é porque nas pesquisas e experiência do Carlos Gracie ser muito semelhante a água.

Vale lembrar uma coisa. Quem escreveu o livro foi o Rorion Gracie, filho mais velho do Hélio Gracie. Quem criou a Dieta Gracie foi o Carlos Gracie, que era autodidata, pesquisador e fazia muitos experimentos. Ele nunca foi formado em nutrição ou medicina. A Dieta Gracie veio com anos e anos de pesquisas e experimentos do Carlos.

Um dos principais motivos que me levou a testar foi que o Helio Gracie era adepto da dieta, e o mesmo tinha problemas seríssimos de saúde (não relacionados à alimentação) e conseguiu viver até os 95 anos, lutando e ganhando de adversários com peso bem acima do dele mesmo com recomendação médica de nunca fazer qualquer tipo de atividade física.

Mas basta ver o shape dos Gracie e concluir que o foco não era ser monstro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está em busca de que?

Hipertrofia ou qualidade de vida?

Se for qualidade de vida não discordo que comendo alimentos 'naturais', seguindo uma dieta sem contar calorias você tenha os resultados que você espera.

Não posso opinar mais pois não conheço essa dieta, eu não usaria pra hipertrofia.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está em busca de que?

Hipertrofia ou qualidade de vida?

Se for qualidade de vida não discordo que comendo alimentos 'naturais', seguindo uma dieta sem contar calorias você tenha os resultados que você espera.

Não posso opinar mais pois não conheço essa dieta, eu não usaria pra hipertrofia.

Abraços.

Se essa fosse "A dieta ideal" como o Rorion quer nos fazer acreditar, teria milhares de seguidores. Hoje os que seguem são porque são do Jiu Jitsu e respeitam muito a família Gracie. Eu particularmente vou buscar um "meio-termo" entre as combinações de alimentos e a nutrição esportiva moderna. Meu objetivo é hipertrofia moderada voltada aos esportes.

Eu mesmo gosto das combinações de alimentos porque antes de começar a segui-las eu tinha muita dor de estomago. Isso é um ponto positivo, parece que as refeições "agridem" menos o sistema digestivo. Pode ser efeito placebo também...mas funcionou nessa parte. Mas acho interessante ler a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...