Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Conspiração Das Academias


Roberto

Posts Recomendados

A CONSPIRAÇÃO DAS ACADEMIAS

Fred Azevedo

Finalmente você criou coragem, arrumou disposição, se encheu da aparência do seu corpo e resolveu mudar. Agora direto para a academia! Simples não ? É, não é não. Agora você está prestes a se tornar mais uma vítima da conspiração das academias. Mas não se preocupe. Vamos mostrar algumas das artimanhas que a maioria dessas instituições estão usando pra levar seu dinheiro e te manter por lá pelos próximos dez anos sem que você chegue nos resultados desejados.

1. VENDA CASADA

Chegando na academia você pergunta pela mensalidade para a musculação. A recepcionista educadíssima responde: R$ 150,00 (o preço médio das academias dos grandes centros). Espera um pouco, mas é só musculação - você diz - assustado com o preço. Ah - diz a recepcionista mais uma vez - mas o senhor terá direito a várias modalidades, como o Pula-pula, a Cambalhota-Pump, o Cardio-Karatê, o Eletro-Fitness, tudo já incluído no preço! Aí, você, ingênuo, com medo de parecer ignorante diante dessas opções fantásticas acaba cedendo, e faz a matrícula. Dançou. Acabou de cair no golpe da venda casada. Ilegal.

No final dos anos 70, quando começaram a surgir as primeiras academias com mais de uma atividade, era comum que se oferecessem DESCONTOS para quem se matriculasse em mais de uma opção. Mas caso o cliente desejasse, poderia manter somente uma atividade, pagando o preço proporcional. Por exemplo, a academia tinha musculação, natação e judô. Somente uma atividade saía por R$ 50,00 (claro que essa não era a moeda da época), mas caso você quisesse fazer as três, para não cobrar R$ 150, 00, as academias ofereciam descontos e o pacote acabava custando R$ 90,00. Nada mais justo. Só que alguns espertos perceberam aí a chance de aplicar um golpe, e assim começou essa prática do“CLUBE”. Você acaba pagando por atividades que NUNCA fará lá dentro, até porque você tem uma vida fora da academia, e não dispõe de mais de uma hora, uma hora e meia por dia para se exercitar. E que saber do que mais? A grande maioria dessas opções não passa de modismo, vem e vão, às vezes só voltando com um nome novo, uma roupagem nova, e claro, EFICIÊNCIA ZERO !

Se esta procurando musculação, tente achar uma academia de musculação, ou que pelo menos de ênfase a essa atividade. Caso contrário, denuncie a academia que insistir em empurrar esse golpe do clube.

2. OS SUPER APARELHOS

Outra conversa que veio importada dos EUA. Academia boa tem que ser superbem

equipada. Máquinas eletrônicas, cheias de lâmpadas, com barulhos, umas até falam com você (nesse caso em particular você deve é procurar um psicólogo. Academia é para treinar, não conversar com aparelho). A recepcionista te leva para uma turnê pela academia para que você conheça o super equipamento que vai te ajudar, e claro, justificar a grana que vai deixar lá dentro. Nossa - você pensa - vou ter que fazer um curso para poder usar toda essa tecnologia. Está convencido. Fez a matrícula. É amigo, dançou de novo. Toda essa tralha NÃO SUBSTITUI os tradicionais equipamentos, os chamados pesos-livres. Podem ajudar? Podem. Se você estiver com alguma lesão, se for um trabalho de fisioterapia. Ou até complementar parte do treino com pesos. Para hipertrofiar? Esqueça. O que funciona é o tradicional mesmo, ponto final.

Mas como a academia precisa do retorno financeiro dos equipamentos que comprou (é, o dono da academia, assim como você, também caiu na conversa dos fabricantes americanos) eles agora vão ter que cobrar a mensalidade salgada. Acaba sendo um círculo vicioso, em que o grande culpado não é, de fato, o proprietário da academia, mas esse esquema de marketing agressivo, que induz a venda desses equipamentos, e ainda faz com que todos acreditem ser essa a solução para os que procuram por uma melhor aparência física.

3. OS INSTRUTORES EXPERIENTES

Ah, o meu favorito. Bom, você ainda desconfiado do preço do pacote de várias modalidades e do maquinário high-tech, vai ser agora levado a presença de quem? De quem? Do instrutor! Isso mesmo, aquele sujeito preparadíssimo, corpo esculpido por anos e anos de musculação. Pode ser grande, na linha do Arnold Schwarzenegger, ou menor, uma coisa mais atlética, com aquele físico musculoso e sem gordura de proporções mais normais. Beleza, finalmente alguém capacitado para te ajudar. Pronto, eis o cara, a recepcionista te apresenta para ele. Peraí - você pensa - esse cara treina? Magrelo, barrigudo, pequeninho. Ah, mas o cara te recita uma série de teorias e metodologias. Poxa, esse sujeito sabe muito. E daí que ele dá a impressão de ter passado a vida jogando golfe ?

Aparência não é nada, o que interessa é o conteúdo. E ele é formado em Educação Física.

Ele é demais! Vou fazer minha matrícula.

É meu amigo, de novo, dançou mais uma vez. Primeiro, o curso de Educação Física

não prepara especificamente para a musculação. Tanto que o nome do curso é “Licenciatura em Educação Física”. Lembra daquele seu professor barrigudo nos seus tempos de colégio, aquele de futebol, do vôlei? É para isso que é o curso. Aula no colégio! Algumas faculdades já incluíram aulas específicas de musculação em seus cursos, mas elas são superficiais demais. Claro que, como toda faculdade, o aluno é que faz o curso. E sempre existem aqueles realmente interessados, que procuram por cursos técnicos voltados para área da musculação. Mas, infelizmente, eles são minoria. A maioria dos estudantes NUNCA entrou em uma academia. Estão lá simplesmente por falta de opção, e na esperança de fazer um curso fácil. Aí, depois de quatro anos, saem com notas boas e entram em uma academia para serem instrutores de musculação.

Claro que a teoria é importante, mas a prática, em uma atividade física é essencial.

Prática de verdade. E isso a faculdade não dá mesmo!

Bom, mas se você não se incomodar em aprender a dirigir com um instrutor de auto-escola que nunca dirigiu um carro, ou se tratar com um dentista banguela, siga em frente, afinal, o que interessa a pratica?

Esses são alguns dos golpes que estão aí pelas academias. Existem outros, que abordaremos em futuros artigos. Mas com esses exemplos você já conseguirá distinguir a conversa mole da recepcionista treinada da academia, e quando for por lá gastar seu dinheiro suado, lembre-se bem disso tudo. Vai uma dica: procure por um amigo que já treina e peça orientação. Sempre existe um, no trabalho, na faculdade, no seu prédio. Os chamados marombeiros, embora assustem pela aparência, estão sempre dispostos a ajudar a alguém que esteja interessado em um treino sério. E pode ter certeza, que nós, praticantes de musculação de verdade, estamos de saco cheio dessas armações das academias, e sempre haverá um de nós para ajudar com a maior boa vontade a você não cair nessas arapucas.

Boa Sorte !

Fonte - http://www.treinopesado.com.br/

Li este artigo achei legal e resolvi postar aqui.

Em relação ao que foi dito, aqui na minha cidade existe uma academia que é completamente igual ao que foi falado no texto. Acho completamente absurdo, pois no meu caso que frenquento a academia apenas para musculação, teria de pagar por algo que não irei fazer. Por sorte existem outras que eu me "encaixo" melhor (no preço, estilo da academia, etc...)

E vocês, concordam com o texto?

Espero que gostem, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

realmente, academia tah virando modismo, e os donos tão se aproveitando desse povo que não sabe nada.

Na minha o esquema VENDA CASADA rola agora, sorte que eu entrei na epoca que aceitavam pagamento separado, entao pago 35 reais soh pra musculação '' ao meu ver, preço justo''

agora cobram 50 pra fazer musculaçao, e esses caralho a 4. mas as pessoas antigas tem ainda a opçao de 35.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma raiva, todas as academias que procurei aqui perto de casa é essa "putaria". Esse mês paguei 90 reais e sequer pisei na área com esteiras e aparelhos aeróbios. Se tivesse um preço só para musculação eu duvido que passaria dos 40~50.

O mais engraçado é ver os gordinhos lá se matando nas aulas de abdominais com 570 exercícios diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paguei 150 3 meses, 60 se for 1 mes só

tem tudo q eu preciso, menos instrutor bom... mas isso é o de menos, ja q tenho esse forum

apesar de depois que você pegar pratica um instrutor não ser necessário, por um tempo é bom sim

fiquei uns 3 meses fazendo academia na faculdade, lá é de graça mas não tem instrutor, quando vim para minha cidade passar as férias paguei uma academia. Na maioria dos exercícios tinha um erro ou outro, mesmo não sendo grande coisa pode acabar prejudicando ganhos ou até levando a alguma contusão :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...