Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Na Sua Opinião, O Que Mais Influencia Na Intensidade Do Treinamento?


RV415

Posts Recomendados

Publicidade

@Julio

Sendo algo que acrescente ao tópico, podem discutir tranquilamente. O critério de "off topic" nao é necessariamente fugir uma letra do proposto no primeiro post, e sim postar coisas as quais nao adicionem em nada para quem estiver acompanhando.

@topic

Só lembrando que, para evitar as mesmas confusoes que já aconteceram em outros tópicos semelhantes, vale lembrar que o importante é a progressao de cargas, e nao as cargas em si. Se uma pessoa faz 3x10 no supino com 20kgs/lado e leva tres meses para subir pra 22kgs/lado, ai troca para 5x5 e faz com 35kgs/lado mas ainda leva tres meses para subir pra 37kgs/lado, ela está com o mesmo problema. Nao é porque a carga aumentou, as repeticoes diminuiram e o treino ficou focado em forca que ela resolveu o problema. Ela ainda nao está progredindo como deveria.

O importante é - seja treinando com 5, 10 ou 15 repeticoes por série - ter um aumento continuo nas cargas, de forma coerente, estrategica e segura. Progressao de cargas NAO é desculpa para piorar a execucao. Progressao de cargas NAO é aumentar 15kgs um dia e levar dois meses para aumentar outros 2kgs. Progressao de cargas é tentar um aumento frequente no peso utilizado, pensando a médio/longo prazo e treinando de uma forma segura.

Muitos escolhem o uso de baixas repeticoes simplesmente porque estas sao as que mais favorecem a ativacao de fibras explosivas (novamente: as que tem maior potencial de hipertrofia; e para ativa-las de maneira ótima é necessario o uso de 80%+ 1RM, o que para a maioria das pessoas fica na faixa de 6 repeticoes para menos) assim como sao as repeticoes nas quais é mais facil progredir carga (é mais facil sair dos 20kgs/lado para 60kgs/lado no supino treinando 3-5 reps do que treinando 10-12 reps).

Para os que treinam com 8, 10, 12 ou 15 repeticoes, nao se sintam obrigados a treinar com menos repeticoes do que isso, apenas pensem duas vezes na proxima vez que forem tentar evoluir o treino. Existe uma quantidade absurda de bullshitagem no mundo BodyBuilding neste sentido de como melhorar um treino (grande parte sendo culpa dos usuarios de EAs, os quais hipertrofiam só de flexionar o musculo e ai acreditam terem conhecimento o suficiente para empurrar o que fazem para qualquer um; e tambem em grande parte dos amadores que tentam copiar as estrategias de profissionais por acreditarem que estao, de alguma forma, no mesmo patamar). Nao é nada fora do comum ouvir "diminua o descanso", "aumente os dias OFF", "utilize técnicas avancadas", "mude os exercicios" etc. Simplesmente afirmar "melhore suas cargas, fique mais forte" é muito simples e nao vende tao bem quanto "use o método X que o Arnold usava para dar aquela finalizada no musculo", mas felizmente é nessa simples técnica que os segredos para ter ganhos naturais reside para 99% das pessoas. Como muito bem resumiu o Quenca em um outro tópico... "treine para ser forte, coma para ficar grande".

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando aqui para agradecer a todos que deram mas uma aula HP.org

Julio, craw69, iceman vcs são os caras! hahaha

Acompanhando atento! (foi mal por não acrescentar nada ao topico)

Mas eu tbm queria saber como manter a progressão, ja que treinando pra hipertrofia, fica limitado o uso de auxiliares pros basicos.

Diferente do WSB que utiliza de um monte de artifícios para melhorar os problemas do TErra, agacho, supino. Então em um determinado nivel de treinamento ficará difícil continuar a progressão utilizando de treinos SS, SL, TEXAS, etc, que são treinos com uma quantidade pequena de auxiliares pra determinados pontos fracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Craw, se tu estiver mesmo com vontade de responder como tu consegue manter as progressões, já responde isso aqui também: como manter as progressões e não ficar o ano inteiro com o mesmo treino? Não deveríamos tirar os 5 exercícios básicos da nossa rotina, mas é recomendado por muitos preparadores uma periodização do treino, focando-se em hipertrofia, força, resistência, recuperação... aí o cara trabalha hipertrofia e força junto por 2 meses e um treino específico, depois foca um pouco em resistência, maior número de repetições... como fica a força nesse período onde as cargas são mais baixas? Tu trabalha com esse tipo de ciclo ou apenas com deloads?

Tu disse uma coisa em outro tópico que eu gostei muito: não adianta ser forte e não conseguir correr 2 quarteirões, poder ser rápido e dar um soco, por exemplo, pular, etc. Ficar forte apenas pela força sem nada funcional é meio que sem nexo, mas como conseguir essas habilidades sem comprometer a progressão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando aqui pra parabenizar todos que fizeram parte dessa bela discussão que só vem acrescentar conhecimento ao fórum....

Obs: Sei que não é consultoria Craw, mas irá ajudar e muito, portanto, estou no aguardo da resposta tb.....rsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou gostando bastante do 5x5. Só sinto que perdi um pouco de volume em alguns pontos...mas nada que me encomode.

Por exemplo, minhas costas estão com um pouco menos de densidade e o trapézio deu uma reduzida.

O que mais incomoda é ter que parar o pullover...o exercício que mais gosto.

Mas por outro lado...os ganhos são muito mais sólidos.

Explico:

Ano passado, na viagem de carnaval...tive uma dieta bem lixo regada a muito álcool. Resultado : 6 a 7kg de perda de peso.

Esse ano eu não perdi nada de peso no carnaval...esgraçado que, apesar de estar menos volumoso, o peso não reduziu na balança :o

Ontem medi o braço e continua 36cm...ou seja, a impressão de redução que me deu foi psicológico. Maldita lavagem cerebral que sofremos nas academias --'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando o tópico também.

@Julio

julio, eu acredito que uma das manerias de focar nos pontos fracos, por exemplo treinando full body, é alternar os exercicios.

Eu por exemplo treino squat/push/pull 3x por semana. E sempre alterno os exercicios, por exemplo, um dia eu faço box squat com caixa alta(fortalecendo mais o lockout), outro dia com caixa baixa(pra tentar ganhar mais força na saida da caixa), um dia supino normal, outro dia supino com halteres(focando estabilizadores+maior amplitude), um dia deadlift normal, outro dia deadlift sumo, outro pull ups.

Acredito que essa variação não seja a melhor pra fortalecer pontos fracos, mas funciona bem.

Tem a outra teoria de que treinando com básicos sempre pesados, o corpo automaticamente vai fortalecendo os pontos fracos, pois carga pesada+execução correta = recrutamento correto de musculos + recrutamento correto de unidades motoras.

Não deve ser o ideal pra um atleta que queria ser powerlifting por exemplo, mas pra meros mortais... quem sabe.

Isso tudo é o que eu acredito, mas deve ser bullshitagem.

O que voce e companhia acham?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...