Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Do Tipo Sanguineo


G_Bastos

Posts Recomendados

Publicidade

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

dieta do tipo sangüíneo

Trata-se de uma idéia pseudocientífica, fruto da imaginação do naturopata James D'Adamo: a dieta das pessoas deve ser determinada pelo seu tipo sangüíneo. Assim como vários charlatães que o antecederam, D'Adamo apelou para a intuição para elaborar suas descobertas ("ao longo dos anos, percebeu que cada um dos 4 tipos de sangue progredia com determinados alimentos e atividades físicas") e para relatos em lugar de estudos controlados para corroborar a validade de suas idéias. Seu filho, o também naturopata Peter J. D'Adamo (a quem se refere o restante deste verbete) seguiu os caminhos do pai. Escreveu vários livros e viaja pelo mundo promovendo a dieta do tipo sangüíneo.

Não há nenhuma base científica razoável para a alegação de que o tipo de sangue deveria determinar a dieta das pessoas, embora Peter alegue ter reunido "mais de 1.000 artigos científicos sobre tipos sangüíneos e sua correlação com doenças, bioquímica, nutrição e antropologia."* Nunca executou um estudo controlado sobre dietas de tipos sangüíneos. Ainda assim, afirma que o tipo de sangue determina a quiímica do organismo a tal ponto que aqueles que têm sangue do tipo A devem tornar-se vegetarianos e meditar, e os que têm tipo O devem eliminar os grãos e praticar aeróbica. Sugere bobagens semelhantes para os tipos B e AB.

Segundo Michael Klaper, médico,

D'Adamo ancora grande parte de suas teorias na ação das lectinas, proteínas encontradas na superfície de certos alimentos, que podem fazer com que diversas moléculas e alguns tipos de células se aglutinem. Culpa as lectinas por graves problemas do organismo, desde a aglutinação do sangue à cirrose e à falência renal....

Como a maioria das pessoas desconhece seu tipo sangüíneo, e mais ainda quais alimentos seriam "evolutivamente inadequados" para elas, é razoável assumir que, na maior parte do tempo, a maioria das pessoas coma os "alimentos errados" para o seu tipo de sangue (por exemplo, tipo O ingerindo trigo, tipo A ingerindo carne, etc.). Assim, de acordo com a teoria de D'Adamo, praticamente todo o mundo sofre repetidas torrentes de células vermelhas aglutinadas através da circulação após praticamente toda refeiçao - dia após dia, mês após mês, ano após ano. Se os capilares do coração, pulmões, rins, cérebro, olhos e outros órgãos essenciais estão sujeitos a bombardeio após bombardeio de células vermelhas aglutinadas, irão acabar entupindo. Essas micro-áreas de fluxo de sangue reduzido iriam inicialmente provocar áreas dispersas, depois mais concentradas de danos teciduais - mais tarde com vários micro-infartos espalhados por essas estruturas vitais. O cérebro, coração, pulmões, rins e supra-renais logo estariam irreparavelmente danificadas por esses processos, resultando em conseqüências potencialmente fatais para milhões de pessoas.

Uma síndrome de falência de órgãos como essa, devido a micro-infartos induzidos pela lectina, no cérebro, coração, rins, retina e supra-renais seria muito bem conhecida pelos patologistas e outros cientistas da área médica. Não seria uma doença sutil. Nos textos sobre patologia haveria descrições claras - com fotografias tiradas com microscópios eletrônicos, assim como microscópios ópticos de alta potência - dos danos causados pelos depósitos de lectina e aglutinação do sangue na maioria dos principais sistemas de órgãos. A existência e as complexidades uma doença tão amplamente difundida seriam de conhecimento tão comum entre médicos e citologistas como a aterosclerose o é atualmente. Apesar disso, não tenho conhecimento de tais descrições na literatura de patologia. Nenhum patologista que eu conheça jamais mencionou o infarto de tecidos causado por aglutinação de células vermelhas induzida por lectina como causa de qualquer doença em seres humanos.

O raciocínio de Peter D'Adamo é baseado em inferências especulativas com origem em fatos como o de que o tipo O é o mais antigo dos grupos sangüíneos. A partir disso, D'Adamo conclui que as pessoas com tipo O deveriam ter o tipo de dieta com que os primeiros seres humanos se alimentavam: rica em gorduras e proteínas.

"O grupo A é o segundo grupo mais antigo, surgindo em torno de 25.000 - 15.000 A.C., quando maiores assentamentos humanos apareceram pela primeira vez como desenvolvidos na agricultura." * A partir deste fato, D'Adamo infere que as pessoas com sangue do tipo A deveriam comer verdurinhas.

O grupo B "surgiu entre 15.000 e 10.000 A.C. à medida que as tribos migraram da África para a Europa, Ásia e Américas, e se misturaram com outras populações" * Assim, conclui D'Adamo, pessoas com sangue tipo B devem comer uma "dieta balanceada".

O tipo sangüíneo tem pouca relação com a digestão ou com a química do organismo. Se você tem sangue do grupo A, tem antígenos A cobrindo suas células vermelhas e anti-B no plasma. Antígenos são substâncias que provocam uma resposta imunológica. Como as pessoas no grupo sangüíneo B têm antígenos B e carregam anti-A no plasma, o sangue tipo A não deve ser dado a essas pessoas, e vice-versa (o grupo O não tem nenhum dos antígenos e o grupo AB tem um puco de ambos). Além disso, cerca de 85% das pessoas, independentemente do tipo sangüíneo, portam o antígeno Rh, ao passo que 15% são Rh negativas. Cerca de 90 a 95 por cento dos afro-americanos e 98 a 99 por cento dos asiáticos são Rh positivos. * Além disso, desde que o patologista Karl Landsteiner identificou os grupos sangüíneos no século dezenove, já foram descobertos cerca de 276 antígenos discretos de células vermelhas.*

Talvez D'Adamo devesse ter 276 dietas, uma para cada A+ e A-, B+ e B-, e assim por diante.

Além disso, como observa Edward Blonz em sua resenha do livro Eat Right 4 Your Type [no Brasil, Viva Melhor com a Dieta do Tipo Sangüíneo] de D'Adamo:

O tipo sangüíneo não é uma coisa totalmente benigna. Por muitos anos os cientistas se perguntaram por que pessoas do tipo O eram mais propensas que as de outros tipos a desenvolver úlcera e câncer no estômago. Em 1993, os cientistas descobriram que a úlcera era causada pela Helycobacter pylori, uma bactéria que tinha afinidade especial com uma das proteínas exclusivas do tipo O. Um geneticista da Universidade de Oxford, que procurou por outras associações significativas entre os tipos ABO e a inciência de doenças, relatou que havia apenas sete. As correlações eram geralmente fracas e a maioria, como as úlceras, tinham origem em algum lugar ao longo do trato digestivo. Se o tipo sangüíneo ABO fosse tão crucial, como propõe D'Adamo, as correlações seriam fortes e abundantes. *

O Dr. Victor Herbert, hematologista que estudou sobre sangue e nutrição no Mount Sinai Medical Center de Nova York antes de sua morte, certa vez disse, a respeito da teoria que ligava tipo sangüíneo e dieta, que tratava-se de "pura besteira. Ela não tem qualquer relação com a realidade. Os genes do tipo de sangue não têm nada a ver com os que lidam com os alimentos que comemos". *

No entanto, D'Adamo não está sozinho neste charlatanismo do tipo sangüíneo. O ginecologista e obstetra Steven M. Weissberg e Joseph Christiano, um personal trainer, são co-autores de The Answer is in Your Bloodtype: Research Linking Your Blood Type to Life Span, Love and Compatibility, Your Likely Illness Profile, Diet and Exercise for Maximum Life [A Resposta está no seu Tipo Sangüíneo: Pesquisas que Ligam seu Tipo Sangüíneo à Longevidade, Amor e Compatibilidade, seu Provável Perfil de Doenças, Dietas e Exrcícios para uma Vida Maximizada] (1996). Esta dupla alega que "Você é o que você come, mas você deve 'COMER O QUE VOCÊ É'. Isso significa que cada um de nós deve se alimentar com a dieta otimizada compatível com seu tipo sangüíneo". * Eles têm vários testemunhos para dar apoio a suas crenças.

Como as dietas desenvolvidas por Peter de um modo geral não são intrinsecamente nocivas, seria surpreendente que ele não encontrasse muitos clientes satisfeitos, dispostos a testemunhar a seu favor. Tudo o que ele precisa fazer é ignorar todos os casos em que não auxiliou com suas dietas, a fim de fazer suas provas parecerem mais fortes do que realmente são. Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.

Entretanto, alguns dos conselhos dietéticos de Peter D'Adamo podem ser prejudiciais. Como observa o Dr. Klaper: "a despeito do conhecimento amplamente difundido de que muitos não-caucasianos são intolerantes a laticínios devido ao desparecimento normal das enzimas de lactase das células intestinais, D'Adamo recomenda que 'os tipo B de origem asiática podem ter de incorporá-los (os laticínios) mais lentamente à dieta, à medida que ajustam seu sistema a eles'". Leitores com deficiência de lactase que seguirem esse conselho provavelmente acabarão tendo "graves crises de cólicas abdominais e diarréia".

Não satisfeito em limitar seus conselhos pseudocientíficos a questões de nutrição, D'Adamo alega que o tipo sangüíneo afeta a personalidade e o caráter. Oference o que o Dr. Kepler chama de "astrologia do tipo sangüíneo".

No livro Viva Melhor com a Dieta do Tipo Sangüíneo, aos que são Tipo O e que comem carne ele diz que possuem uma "memória genética de força, resistência, auto-confiança, ousadia, intuição e otimismo inato...", "a epítome da concentração, determinação...", "rijos e fortes, impulsionados por uma dieta rica em proteínas" (estaria ele descrevendo uma "raça superior" Tipo O?), enquanto pinta os "mais vegetarianos" do Tipo A como submissos comedores de tofu, "biologicamente predispostos a doenças cardíacas, câncer e diabetes" (p. 97). Rotula os do Tipo A com personalidades "pouco adequadas para as posições de liderança sujeitas a altas pressões, nas quais os do Tipo O se destacam", (p.142), dito isso, em situações de pressão, as pessoas com sangue do Tipo A "tendem a ceder" e "tornar-se ansiosas e paranóicas, levando tudo para o lado pessoal". Finalmente, na página 143, o autor denigre o grupo com a imagem de Adolph Hitler, "... uma personalidade Tipo A mutante". O sistema de D'Adamo parece criar uma "astrologia do tipo sangüíneo" ("Qual é o seu tipo? O positivo? Eu sabia! Também sou!") que impõe estereótipos estranhos e limitantes aos complexos seres humanos *

Para concluir, muitas pessoas, sem dúvida, porão fé na dieta do tipo sangüíneo. Por exemplo, um vegetariano que come muito trigo poderá achar que as recomendações da dieta de D'Adamo aliviaram seus problemas digestivos e muitas outras queixas. Pode atribuir seus problemas anteriores à ingestão da dieta errada para o tipo O. No entanto, muitas pessoas com sangue do tipo O são vegetarianas ou comem trigo sem apresentar qualquer problema digestivo. Por outro lado, algumas pessoas têm intolerância ao glúten e algumas têm colite. Seus médicos provavelmente as aconselharão a não comer trigo, independentemente de seu tipo de sangue.

leitura adicional

A 'Dieta do Tipo Sangüíneo': Fato ou Ficção? de Michael Klaper, médico

Resenha de Edward Blonz, Ph.D. para o livro Eat Right 4 Your Type (1996) de Peter J. D'Adamo

Raso, Jack. Mystical Diets : Paranormal, Spiritual, and Occult Nutrition Practices (Consumer Health Library) (Amherst, NY: Prometheus Books, 1993).

fonte http://skepdic.com/brazil/dietatiposang.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo amigos.

Valeww gaspar pela sua boa vontadee de proucurar na net alguma critica sobre a dieta do tipo sanguineo só pra contrarar minha informação e acharr que tudo isso é besteira ;).

MAS . me diz uma coisa irmão.

Comoo um professor podee ser SORTUDOO o bastante afim de aplicar um treinoo de acordo com os objetivos do respectivo aluno ( no caso Hipertrofia) e em cima desse treino uma dieta tÃO DESCONHECIDA e IGNORADA( A dieta do tipo sanguineo) afimm de reporr e tornar todas as fibras musculares partidas no treino em fibras Maiores cada vez mais com sucesso( PQ PRA quem não sabe , esse é o processo de hipertrofia muscular) em um curtoo periodo de tempo , digamos uns 2 meses ?

Sera que o resultado deste aluno ( Nome Marcelo Novaes , um dos alunos de Fernando ARGORO, que estar sendo citado ) , com o aumento de 5cm de braço durante esse curto periodo de tempo, foi um milagre de Deus? Uma macumba bem feita?

Não mano , isso foi a ciencia. TESTADA. COMPROVADA.

E eu aqui de otario , querendo entrar no assunto da dieta do tipo sanguineo para eu ajudar meus companheros do forum HIPERTROFIA.ORG , enquanto tem gente que prefere proucurar alguma informação que contradiza as informações que eu quero passar por aqui.

vc tem duas opções gaspar;1º acreditar na materia que vc encontrou no http://skepdic.com/brazil/dietatiposang.html, desmoralizar a dieta do tipo sanguineo e seguir com sua respectiva dieta a qula vc ja estar adaptado dia-a-dia.

Ou 2ª opção . Ter em mente que vc encontrou mais um metodo eficiente de alcançar os seus objetivos , e proucurar saber mais sobre essa tal dieta , em vez de ficar proucurando informações que contradiza tal teoria.

E se não quiser confiar ( COM TODO DIREITO QUE VC TEM) ,continuar com a dieta do seu dia-a-dia.

Eu não quero contrariar o conceito nem a ideia de ninguem daki, apenas ajudar e ser ajudado :).

Abraço Brother.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ainda vc esqueceu do Leite....=/

Tb sou do tipo A e vou ter que restringirr um bucado de coisaa!

Em compensaçãoo , seu organismo vai reagir muito melhorrr!

;)

( e falando em proteina....o Frango pra mim....é a melhor proteina animal qu eexiste..e compatvel com nosso tipo sanguineo =D)

E depois sou eu que acredito em qualquer coisa....dieta do grupo sanguíneo??? Me ajuda ae ow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...