Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porque Não Usar A Dieta Do Jejum Intermitente.


GabrielCastro

Posts Recomendados

Nao vejo, neste topico, um embate cientifico (apesar de ja ter citado, por alto, dois motivos pelos quais acho a dieta "marketeira"), e sim, uma discussao de OPINIOES, cada hora um alfinetando o outro (o que e ridiculo de ambas as partes). Nao quero discutir porque nao tenho conhecimento (pois sei muito bem da minha capacidade), mas para nao gerar atritos e acabar falando alguma bobagem (como ja fiz alguns dias atras) e ser punido.

Eu ia falar mais um monte de coisa, mas acho melhor ficar quieto.

Abracos!

Kiki, eu tambem ia te responder, mas realmente seria mais questao de alfinetadas à lá "assuma que voce nao tem como provar que a dieta seja ruim" do que qualquer outra coisa. Nao é util nem pra discussao nem pra ninguem, entao concordo em parar por aqui.

Agora, dando continuidade à discussão. Eu sempre lia gente falando que IF era melhor porque aumenta sensibilidade a insulina, aumenta metabolismo proteico etc. Ontem me deparei com esse estudo: http://www.ajcn.org/...b6-899ab5bb1bcb. Minha questão é: IF realmente é mais saudável do que comer de 3 em 3h? Em contrapartida, vejo matérias como essa: http://serendip.bryn...hange/node/1834, falando que IF é mais saudável.

O primeiro estudo tem algumas varias particularidades. Primeiramente, nao era o objetivo dele analisar o impacto do jejum na saude como um todo, mas sim principalmente na sensibilidade a insulina. Nao vou falar tudo porque se nao o post fica gigantesco, mas um ponto do estudo é a dimensao dele ser bem reduzida, tanto no lapso temporal (2 semanas) quanto na quantidade de individuos (8 homens). A dieta de IF seguida tambem era uma WD alternada, ou seja, dieta padrao um dia, estilo WD no outro, o que resultou no periodo de 2 semanas de IF sendo apenas 7 dias de jejum e os outros 7 com alimentacao frequente. Aqui eu ja vejo como uma possivel limitacao, nao pelo pequeno numero de pessoas estudadas, mas pelo pequeno espaco de tempo. Se o estudo tivesse sido feito por 6 semanas com WD diariamente, por ex, o resultado seria mais confiavel ao meu ver.

Em resumo, o principal motivo para nao ter como utilizar esse estudo como argumento contrario ao jejum promover melhor saude é por ele nao ter analisado os principais marcadores que costumam evoluir nesse estilo de dieta, como homocisteina, marcador inflamatorio cardiovascular. Nao estou dizendo que o estudo nao prova nada, porque prova sim... mas é limitado na area de insulina basicamente, e talvez metabolismo de gorduras. Na discussao, os proprios pesquisadores citam, por ex, que algumas substancias relacionadas com a expectativa de vida (tipo mTOR) comecaram a apresentar mudancas a favor, o que aponta para a possibilidade de IF aumentar sim expectativa de vida, por exemplo. Enfim, nao estou querendo defender piamente o jejum, mas sim selecionar bem a base cientifica para nao assumir posicoes erradas (como eu tinha assumido no ano passado ao achar que IF era superior para estetica do que dieta 3 em 3h).

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Fiquei magoado em ter criado o topico, é foda... Eu exponho algo aqui pra ver se alguem pode mostrar o porque desse topico ser VERDADEIRO ou FALSO e vem uma cambada de gente mal informada que NUNCA fez uma dieta tipo LG ou WD, ou sem embasamento algum pra mostrar argumentos convincentes, DIZENDO que o jejum intermitente é algo ridiculo que iria causar doenças gastrointestinais, fraquezas no treino, catabolismo e o escambal a quatro sem nem ao mesmo ter feito uma dessas dietas.

Algum de vcs que estão criticando o Jejum intermitente sequer ja o experimentaram?

Que eu me lembre, eu citei no inicio do topico que o criei no intuito de termos uma conversação saudável se era ou não verdade o que o cara escreveu criticando o jejum intermitente... :\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A distenção gástrica piora e esse é um lado negativo das dietas de IF.

De alguma força a musculatura fica mais flácida depois de um tempo, além do mais, o estômago é um musculo que não "diminui". Naõ existe essa do "fiquei muito tempo de dieta e meu estômago reduziu". Na verdde ele só pode aumentar.

WD pra Bulking para quem já não tem uma barriga muito firme, não parece uma boa idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro estudo tem algumas varias particularidades. Primeiramente, nao era o objetivo dele analisar o impacto do jejum na saude como um todo, mas sim principalmente na sensibilidade a insulina. Nao vou falar tudo porque se nao o post fica gigantesco, mas um ponto do estudo é a dimensao dele ser bem reduzida, tanto no lapso temporal (2 semanas) quanto na quantidade de individuos (8 homens). A dieta de IF seguida tambem era uma WD alternada, ou seja, dieta padrao um dia, estilo WD no outro, o que resultou no periodo de 2 semanas de IF sendo apenas 7 dias de jejum e os outros 7 com alimentacao frequente. Aqui eu ja vejo como uma possivel limitacao, nao pelo pequeno numero de pessoas estudadas, mas pelo pequeno espaco de tempo. Se o estudo tivesse sido feito por 6 semanas com WD diariamente, por ex, o resultado seria mais confiavel ao meu ver.

Em resumo, o principal motivo para nao ter como utilizar esse estudo como argumento contrario ao jejum promover melhor saude é por ele nao ter analisado os principais marcadores que costumam evoluir nesse estilo de dieta, como homocisteina, marcador inflamatorio cardiovascular. Nao estou dizendo que o estudo nao prova nada, porque prova sim... mas é limitado na area de insulina basicamente, e talvez metabolismo de gorduras. Na discussao, os proprios pesquisadores citam, por ex, que algumas substancias relacionadas com a expectativa de vida (tipo mTOR) comecaram a apresentar mudancas a favor, o que aponta para a possibilidade de IF aumentar sim expectativa de vida, por exemplo. Enfim, nao estou querendo defender piamente o jejum, mas sim selecionar bem a base cientifica para nao assumir posicoes erradas (como eu tinha assumido no ano passado ao achar que IF era superior para estetica do que dieta 3 em 3h).

Abracos

Eu fiquei pensando sobre a duração do estudo. E quando comentei sobre ele com alguns amigos, eles fizeram o mesmo comentário: pouco período de tempo. E realmente, você tem razão, 2 semanas com 8 pessoas é muito pouco.

Seria interessantíssimo achar algum estudo feito com seguidores da LG, mas eu não achei nada. Outro assunto que acho interessante é a relação entre resistência à leptina e pesos extremos (obesos e "magrelos"). Inclusive, Dr Jack Kruse (sempre leio o blog dele), cita LG no protocolo dele: http://jackkruse.com...ing-and-leptin/. Mas isso não é assunto pra esse tópico, acredito eu...

No mais, craw, agradeço pelos esclarecimentos.

Abraço!

Justamente, ele falou que essa conclusão foi um erro dele.

Mas até que faz sentido... Não sei vocês, mas quando eu como minha barriga fica 3x maior. Então fico o dia inteiro inchada, com a barriga saliente. Se eu ficar a maior parte do dia em jejum, vai ser melhor pra minha estética, afinal, só ficarei barriguda e inchada na hora de ir dormir :smile_anim:

hehe... perdoem meu post inútil :(

É bem isso que acontece, Pa Prut. Eu como só a noite, então como fico o dia inteiro em jejum, fico com a barriga até que bem definida. De noite, depois de comer, ai a coisa muda.... parece que eu to grávido. hahahaa

Editado por 2drafael
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a duração do estudo ser curta e com poucos participantes:

Desde qundo entrei na faculdade, já planejo meu TCC sobre Jejum Intermitente.

E arranjar parceiros que se submetam a ficar 18 horas sem comidas não é fácil, e o tempo de experiência também costuma ser curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei pensando sobre a duração do estudo. E quando comentei sobre ele com alguns amigos, eles fizeram o mesmo comentário: pouco período de tempo. E realmente, você tem razão, 2 semanas com 8 pessoas é muito pouco.

Seria interessantíssimo achar algum estudo feito com seguidores da LG, mas eu não achei nada. Outro assunto que acho interessante é a relação entre resistência à leptina e pesos extremos (obesos e "magrelos"). Inclusive, Dr Jack Kruse (sempre leio o blog dele), cita LG no protocolo dele: http://jackkruse.com...ing-and-leptin/. Mas isso não é assunto pra esse tópico, acredito eu...

No mais, craw, agradeço pelos esclarecimentos.

Abraço!

É bem isso que acontece, Pa Prut. Eu como só a noite, então como fico o dia inteiro em jejum, fico com a barriga até que bem definida. De noite, depois de comer, ai a coisa muda.... parece que eu to grávido. hahahaa

fica muito mais facil de gerenciar as kcals (pelomenos pra mim) com 2 refs dia, fora os N beneficios que tem de bonus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a duração do estudo ser curta e com poucos participantes:

Desde qundo entrei na faculdade, já planejo meu TCC sobre Jejum Intermitente.

E arranjar parceiros que se submetam a ficar 18 horas sem comidas não é fácil, e o tempo de experiência também costuma ser curto.

Não deve ser fácil mesmo. Se precisar de voluntários, chama a galera do fórum. Acho que você conseguiria bastante gente. Dependendo de onde você mora, eu toparia fácil :D

Em relação à distensão gástrica que você citou, você acha que pode se tornar um problema sério pra quem pratica LG/WD por bastante tempo? Nunca tinha lido sobre isso...

E por curiosidade, quando você se forma?

fica muito mais facil de gerenciar as kcals (pelomenos pra mim) com 2 refs dia, fora os N beneficios que tem de bonus

Também acho mais fácil de gerenciar as kcal. Apesar de que gerenciar kcal não é tarefa difícil...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve ser fácil mesmo. Se precisar de voluntários, chama a galera do fórum. Acho que você conseguiria bastante gente. Dependendo de onde você mora, eu toparia fácil :D

Se pudesse ser feito a distância sim, mas para isso é necessário exames quinzenais em laboratório, antropometria e etc. Por isso terei que convencer o pessoal da academia e alguns parentes a entrar no grupo.

Em relação à distensão gástrica que você citou, você acha que pode se tornar um problema sério pra quem pratica LG/WD por bastante tempo? Nunca tinha lido sobre isso...

Bem provável que sim, a minha já não era muito firme, depois da WD só piorou. Mas eu usei WD para bulking, em um cutting de 2000 kcal não deve ser problema.

E por curiosidade, quando você se forma?

Daqui uns 6...

Também acho mais fácil de gerenciar as kcal. Apesar de que gerenciar kcal não é tarefa difícil...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá a todos,

O tópico é antigo, e eu sou novo aqui. Mas vou resumir minha experiência pessoal.

Perdi 30KG na balança em 7 meses. Bati 79kg com 87cm de circunferencia abdominal, sendo que atualmente cerca de 90% da minha gordura está na barriga.

Depois que encerrei a dieta low carb, subi para 82,5kg em 3 meses. Minha circunferencia abdominal foi de 87 para 90cm.

Iniciei o Jejum intermitente e em 3 semanas fui de 82.5 para 79kg com 84 cm de circunferência. Mesmo peso de antes, mas com a barriga menor. Ou seja, queimei mais gordura, e mantive ou ganhei massa magra.

Meu esquema de Jejum é 6x18. Como durante 6 horas(12 às 18hrs) e faço o jejum das 18hrs até meio-dia do dia seguinte. Sendo que na maioria dos dias malho durante o período de jejum. Aeróbico 3 vezes por semana (futebol sabado e domingo, e corrida na segunda). Malhor ABC 6 dias da semana. A única coisa que consumo no jejum é whey isolado antes de malhar.

Quanto aos pesos, aumentei quase todos da minha série, para todos os músculos. Fiz isso de propósito justamente para ver se o jejum me deixaria mais fraco.

Até o momento não tive tonturas, enjôos ou dores de estômago. No começo foi difícil controlar a fome no período da noite. Mas o nosso corpo é fantástico e se adapta fácil. Hoje eu não sinto nenhuma fome no jejum, e durante o período onde posso comer, confesso que como praticamente forçado pq tbm nao sinto muita fome(até pq comer 2500kcal em 6 horas, com comida limpa, é complicado kkkk ).

Não preciso nem dizer que a minha alimentação é perfeita! Muito legume e verdura. Carne magra e Whey para obter proteina. Para os carbs como feijão, soja e aveia. Gordura de azeite e óleo de coco. E, claro, muita água. 4L no mínimo. De resto, ZERO bebidas alcoolicas, refrigerantes, frituras, doces, bolos, sorvetes, arroz branco, batata, etc.

No mais é isso. Estou com 16% BF e pretendo cair até os 12%...

Abraços a todos,

André.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...