Ir para conteúdo

Dúvida Quanto A Mudança De Treino

faelhpt

Posts Recomendados

Postado

Boa noite a todos ~

Já li em muitos lugares que é necessário e vantajoso alterar o treino a cada X tempo. Bom, vejo muito por aí também a famosa frase "em time que está ganhando, não se mexe".

A minha dúvida não é exatamente se deve-se ou não mudar de treino depois de certo tempo mas sim o que é realmente necessário mudar: a divisão de treinamento ou a composição do treino?

Por exemplo: se um indivíduo realiza um treino ABC clássico por 6 meses, fará diferença, digo, poderá se considerar um novo estímulo ele (que treina costas+bíceps), passar a treinar costas e bíceps separados ou com outros músculos?

Acho que a resposta pra isso é sim. Mudar de um ABC para um ABCD pode-se considerar um novo estímulo, mas o mais importante e interessante não seria mudar apenas os exercícios, a sua ordem, o número de séries e repetições e as técnicas avançadas aplicadas ao treino? Até que ponto a mudança da divisão de treinamento influencia na questão 'hipertrofia'?

Eu, mais um exemplo, estou em um AC OFF BC (sendo C, pernas (2x)); Estou gostando da divisão mas já estou com ela faz tempo. Mudar o conteúdo do treino eu irei fazer, pois sinto que está na hora. Mas mudar a divisão de treinamento seria vantajoso e eficiente o suficiente para valer a pena?

Agradeço antecipadamente ~

Abraços!

Postado

Não é necessário mudar a divisão do treino. Tem gente q faz ABCD há mais de 5 anos !

O importante é fazer um rodízio de exercicios. Eu troco a cada 3 meses, não todos, mas 1 ou 2 por grupamento, outra coisa q faço a cada 2 semanas é mudar a ordem dos exercícios, por exemplo, se em 2 semanas comecei peito com supino reto, nas proximas 2 iniciarei pelo supino inclinado com halteres.

Realizo muita mudança também nas repetições, tem semanas q faço piramide, outra q começo com pre-exaustão, semana q incluo força nas últimas séries tipo 3/2/1 repetição após a série normal. E o mais importante PROGRESSÃO DE CARGA Nem q seja pras colocar 0,5kg de cada lado da barra ou aumentar 1 repetição do treino anterior, só assim vc cresce.

Não mude a divisão, mas sempre varie a ordem, os exercícios, as repetições, angulações, pesos e métodos, assim, seu corpo sempre estará se adaptando a formas diferentes de estímulo e crescendo.

Postado

Obrigado pelas respostas.

Hoje começarei um treino totalmente novo. Por enquanto não mudarei a divisão. Apenas os exercícios, sua ordem, as repetições e séries e as técnicas aplicadas.

Creio que mudar a divisão pode sim ajudar, mas quero ver até que ponto ela é importante. Se eu ver que tá na mesma, vou mudar a divisão e verificar.

@Genshi

Faz muito sentido o que você falou ~ manterei a divisão e mudarei apenas o conteúdo do treino motivado por suas palavras, rs.

@TiBa123

Não tinha pensado sobre mudar o estilo. Isso sim pode ser um boa. Muito mais efetivo do que mudar a divisão. Pode ser que eu venha a experimentar isso mais pra frente.

Obrigado e abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...