Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantidade De Fish Oil

GoPuPi

Posts Recomendados

Postado

É muito trabalho voce dar uma olhadinha no que foi dito por aqui e o que voce tem nas folhas ai, para ver se foge muito do que a gente já sabe marc? :D as vezes tem algo de relevancia que ainda nao foi postado... sei que voce já ta bem ocupado com as traducoes lá, mas se sobrar um tempinho depois, eu e varios agradeceriamos :D

Opa, posso sim... so da um tempo pq a maioria ta em ingles, para reler da um trabalhinho heheheh

A maior parte ja foi discutida aqui (nas 3 primeiras pags pelo menos, pq o desenrolar do topico eu nao vi ainda nao), mas se tiver alguma coisa extra eu posto sim.

Abraço

Postado (editado)

vcs se lembram do "emulsao scott", aquele oleo com gosto horrivel?

olha so

Fórmula e composição - EMULSÃO SCOTT

Regular

Por colher de Por colher de

sobremesa sopa (15 ml)

(10 ml)

Óleo de fígado1 de bacalhau 0,588g 0,882g

Óleo de soja 2,060g 3.090g

Fosfato monossódico 0,022g 0,033g

Fosfato dicálcico 0,054g 0,081g

Hipofosfíto de sódio 0,040g 0,060g

Óleos essenciais 0,014g 0,021 g

Veículos q.s.p. 10,000 ml 15,000 ml

embora eu veja que tem muito oleo de soja na composicao, em cada colher eu tenho .6~.8g de oleo de bacalhau, sera que tomando umas 3 colheres nao vale a pena nao, alem do mais eh muito barato(uns 10 reais 400ml)

edit-ficou meio baguncado os dados, se alguem quiser ver melhor o link eh https://www.bulas.med.br/bula/4984/emulsao+scott.htm

Editado por geomancer
Postado

Sobre efeito de anti coagulação, descobri esse final de semana sobre os efeitos da aspirina. E foi ao vivo. Cardiologista do meu avô (83 anos) mandou ele tomar aspirina todos os dias. Ele toma, e domingo, ele cortou o dedo. Demorou quase 24h pra parar de sangrar. E o corte era bem pequenininho.

Mas voltando ao omega-3. Eu tenho aqui nos favoritos um estudo sobre o efeito anti coagulante dele, mas infelizmente não é muito preciso, já que os sujeitos não tomaram somente omega-3. Pra quem quiser dar uma olhada:

https://www.springerlink.com/content/r82660un30884073/

Também achei uma patente no Google (nem sabia que existia Google Patents), sobre Vitamina E para normalizar coagulação sanguinea durante o uso de altas doses de omega-3. Não li tudo, então não vou fazer nenhuma afirmação. O link é esse: https://www.google.com.br/patents?hl=pt-BR&lr=&vid=USPAT4874603&id=vhQrAAAAEBAJ&oi=fnd&dq=omega+3+blood+anti+coagulation&printsec=abstract#v=onepage&q=omega%203%20blood%20anti%20coagulation&f=false

Se alguém tiver mais informações e quiser compartilhar conosco, por favor, sinta-se a vontade :D

Abraço!

Postado

Vou atualizar(ando) com o que eu encontrei ontem/hoje:

1) Um estudo dividiu 3 grupos de pessoas: 4g/dia de EPA, 4g/dia de DHA e placebo. Apenas o grupo que usava DHA teve diminuicao notavel na pressao e batimentos cardiacos. Esse resultado é semelhante ao de outros estudos, apontando que DHA é mais importante do que EPA para quem quer diminuir pressao sanguinea e frequencia cardiaca;

2) Apesar de nao ser algo conclusivo, encontrei alguns estudos e diversos relatos demonstrando que EPA é supressor do eixo HPA, enquanto DHA nao (nao tanto, pelo menos). Apesar de ser complicado entrar em detalhes pois todos teriam que entender o que isso significa (supressao HPA), o que é importante saber: pessoas com depressao, baixo cortisol, fadiga cronica ou fadiga adrenal e outros problemas que resultem por causa de uma baixa atividade do eixo HPA provavelmente irao ter beneficios com o uso maior de DHA, já que EPA apenas aumentaria o problema. Por outro lado, pessoas que sofrem com doencas como esquizofrenia ou sintomas de alto cortisol* irao se beneficiar do uso de maiores dosagens de EPA.

* = vale lembrar que, pela mídia meter o pau no cortisol, muitas pessoas o veem como um hormonio demoniaco. O problema é que muitas pessoas que acreditam ter alto cortisol, na verdade tem o oposto: baixo. Uma pessoa que ande estressada o dia inteiro, por exemplo, pode acreditar que isso está causando altos niveis de cortisol, quando na verdade ela anda estressada o dia inteiro justamente pela falta deste hormonio. De qualquer forma, a aplicacao pratica é: para quem tem ou deseja diminuir alto cortisol, a principio EPA é mais importante; para quem já tem cortisol baixo ou sintomas semelhantes a este problema (geralmente sao problemas relacionados com fadiga), provavelmente mais DHA é uma melhor ideia;

3) Apenas por curiosidade, peixes geralmente tem uma quantia de DHA maior do que EPA;

4) Ainda estou verificando bem esta informacao, mas li alguns pontos afirmando que aquele gosto de peixe (aka arrota peixe) é um bom indicativo do fish oil nao ser de qualidade. Infelizmente com a maioria dos Fish Oils isso ocorre, mas ainda vou estudar melhor para ver se é um problema.

Lembrando que nada disto é conclusivo, sao estudos e informacoes que encontrei recentemente e ainda preciso me aprofundar muito para tirar conclusoes. Estou postando apenas para já ir adiantando alguma coisa e instigar outros membros a pesquisarem o que lhes interessar.

Abracos

Postado

Vlw pela contribuiçao craw,

quanto ao resumao que fiquei de fazer, relaxa que sai.... vou trocar alguns artigos da pasta ai vou reler todos e resumir. Posto tudo resumido aqui (vcs estao com sorte que estou de bom humor =])

Abraço

Postado

Valeu craw e valeu marc (já to adiantando o "valeu") pela contribuição.

Nem todo mundo tem acesso a suplementos de fish oil, e nem todos comem peixe. Por isso, muitos procuram alternativas, como a linhaça dourada, rica em ALA (alpha-linolenic acid). Então resolvi colocar algumas informações sobre o assunto. Vou tentar fazer um post organizado, apresentando informações que encontrei em algumas pesquisas. Vamos lá.

1) Acho que a maior questão sobre ALA é se ela é convertida em EPA e DHA pelo nosso organismo e qual a quantidade que é realmente convertida. Nesse quesito, achei várias informações que apontavam pro mesmo rumo, porém com números diferentes. Primeiramente, uma imagem que achei interessante, explicando como é feita essa conversão:

conversion3.jpg

Infelizmente as letras estão pequenas, mas acho que dá pra ter uma noção...

A quantidade de ALA que acaba sendo convertida para EPA/DHA depende de algumas variáveis, tais como: sexo, relação omega3:omega6. Mulheres têm melhor capacidade de converter ALA em EPA/DHA, provavelmente devido a influências de estrógeno e outros fatores hormonais. Os primeiros estudos, feitos em 1994 mostraram que homens adultos conseguem converter 4% de ALA em DHA e 12% de ALA em EPA + DHA.

Outros estudos mais recentes mostraram que um sujeito com uma dieta rica em gorduras saturadas consegue converter em média 6% de ALA em EPA e 3.8% de ALA em DHA. Enquanto que um indivíduo que tem uma dieta rica em ômega6 (provavelmente causando um desbalanço grande entre omega3-6), consegue converter 40~50% menos que o indivíduo da dieta rica em gord. saturada.

Pesquisas:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9637947

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11844977

2) Mesmo com a quantidade de ALA convertida em EPA/DHA sendo pequena, o ALA trás benefícios para a saúde. Em uma pesquisa com 45.000 homens americanos acompanhados por 14 anos com ingestão progressiva de 1g/dia de ALA mostrou redução em 16% as chances de CHD (coronary heart disease). E em sujeitos que pouco comiam ou não comiam comida marinha (sea food), fazer o aumento de 1g/dia de ALA foi associado com redução de 47% de risco de CHD.

Pesquisas:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15890766?dopt=Citation

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15630029?dopt=Abstract

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10232627?dopt=Abstract

Por outro lado, dois estudos europeus não encontraram relação entre ALA e redução de risco de doenças cardíacas. São eles:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9149659?dopt=Abstract

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11566643?dopt=Abstract

- O "problema" do primeiro é que foram analisados homens fumantes com idades entre 50 e 69 anos. Os pesquisadores acharam relação entre ingestão de gorduras trans e mortes coronárias, mas outros tipos de gordura não tiveram influência em "mortes coronárias": "

There was no association between intakes of saturated or cis-monounsaturated fatty acids, linoleic or linolenic acid, or dietary cholesterol and the risk of coronary deaths."

- O segundo estudo não achou relação entre o consumo de ALA e doenças coronárias em homens mais velhos (64-84 anos): "

We did not observe a beneficial effect of dietary alpha-linolenic acid intake on the risk of 10-y CAD incidence. Investigating this hypothesis was complicated by the association between intakes of alpha-linolenic acid and trans fatty acids. Given the results of current prospective studies, a protective cardiac effect of alpha-linolenic acid is questionable"

Qualquer crítica/sugestão/informação adicional é muito bem vinda.

Abraço!

Postado

4) Ainda estou verificando bem esta informacao, mas li alguns pontos afirmando que aquele gosto de peixe (aka arrota peixe) é um bom indicativo do fish oil nao ser de qualidade. Infelizmente com a maioria dos Fish Oils isso ocorre, mas ainda vou estudar melhor para ver se é um problema.

Será mesmo? tomei de uma marca nacional qualquer e não arrotava gosto de peixe... mudei para o Super Epa da Now Foods e no no segundo dia já comecei a arrotar gosto de peixe.. (dai fiquei pensando... será que eu comi peixe ontem a noite e não lembro? kkkkkkk)

E será que o da fonte natural, no caso peixe, o omega 3 não seria de melhor qualidade do que o em forma de suplemento?

Postado

@2drafael

Pois é cara, a conversao de ALA em EPA/DHA é tida como péssima mesmo. Eu já vi gente defendendo o uso de ALA ao invés de Fish Oil baseado no raciocinio "Paleo": a quantidade de Omega-3 que eles comiam era muito mais ALA e DHA de peixes, ao contrario do atual que é muito mais comum ingerir EPA em proporcoes bem maiores que DHA.

Infelizmente faltam estudos controlados comprovando a utilidade real do ALA na dieta, e por isso eu ainda prefiro nao incluir (nao que eu evite, apenas nao corro atrás de conseguir) na minha dieta... mas a questao da alta ingestao de EPA se comparado com a ingestao de ALA e DHA realmente é algo a se pensar, amanha vou dar uma corrida atrás para ver se tem sentido ou nao.

@JulioSonic

Mas voce ingeriu ambos fish oils na mesma situacao brother? A mesma quantidade de capsula, no mesmo momento da refeicao, com a mesma quantidade e tipo de comida? Porque essas quatro coisas influenciam: se voce tomava 1 e passou a tomar 3 caps, o gosto de peixe é maior; o mesmo pode acontecer se antes voce tomava com arroz e carne e agora toma com atum e aveia (por ex), ou entao se tomava antes da ref e agora toma depois, ou ainda se antes tomava com 1kg de comida e agora toma com 200g.

Se for tudo igual, ai realmente é estranho... mas se mudou alguma coisa, provavelmente foi isso.

Abracos

Postado

Cara não sei te afirmar q acima de 4g faça mau, apesar de q ache 4g não é mto, mas o excesso de ômega 3 retarda a coagulação sanguínea, infecções pois ele possui alto poder de oxidação.

Que tipo de infecções?

Postado

@2drafael

Pois é cara, a conversao de ALA em EPA/DHA é tida como péssima mesmo. Eu já vi gente defendendo o uso de ALA ao invés de Fish Oil baseado no raciocinio "Paleo": a quantidade de Omega-3 que eles comiam era muito mais ALA e DHA de peixes, ao contrario do atual que é muito mais comum ingerir EPA em proporcoes bem maiores que DHA.

Infelizmente faltam estudos controlados comprovando a utilidade real do ALA na dieta, e por isso eu ainda prefiro nao incluir (nao que eu evite, apenas nao corro atrás de conseguir) na minha dieta... mas a questao da alta ingestao de EPA se comparado com a ingestao de ALA e DHA realmente é algo a se pensar, amanha vou dar uma corrida atrás para ver se tem sentido ou nao.

Pois é. Esse pensamento Paleo eu até acho interessante. Só não concordo com quem substitui peixe/fish oil por semente de linhaça, por exemplo. Eu consumo em média 3~4,5g de ALA por dia através de linhaça dourada, mas também suplemento com fish oil...

Opa, achando mais coisa, compartilhe conosco :D

Abraço!

Postado

@2drafael

@JulioSonic

Mas voce ingeriu ambos fish oils na mesma situacao brother? A mesma quantidade de capsula, no mesmo momento da refeicao, com a mesma quantidade e tipo de comida? Porque essas quatro coisas influenciam: se voce tomava 1 e passou a tomar 3 caps, o gosto de peixe é maior; o mesmo pode acontecer se antes voce tomava com arroz e carne e agora toma com atum e aveia (por ex), ou entao se tomava antes da ref e agora toma depois, ou ainda se antes tomava com 1kg de comida e agora toma com 200g.

Se for tudo igual, ai realmente é estranho... mas se mudou alguma coisa, provavelmente foi isso.

Abracos

É talvez seja algum desses fatores mesmo, porque foi só no primeiro dia, não estou arrotando mais gosto de peixe. No entanto, esse negócio de arrotar gosto de peixe pra ver a qualidade do oil fish se torna meio irrelevante dentre todos esse fatores.

Postado

Pois é. Esse pensamento Paleo eu até acho interessante. Só não concordo com quem substitui peixe/fish oil por semente de linhaça, por exemplo. Eu consumo em média 3~4,5g de ALA por dia através de linhaça dourada, mas também suplemento com fish oil...

Opa, achando mais coisa, compartilhe conosco :D

Abraço!

Com certeza, eu tambem nao vejo porque substituir. Adicionar está ótimo já :D

E pode deixar, até amanha eu posto com outras coisas que encontrei.

É talvez seja algum desses fatores mesmo, porque foi só no primeiro dia, não estou arrotando mais gosto de peixe. No entanto, esse negócio de arrotar gosto de peixe pra ver a qualidade do oil fish se torna meio irrelevante dentre todos esse fatores.

A ideia seria usar o óleo de peixe em jejum para ver este ponto; mas como eu disse, nao é nada garantido, é apenas um teste prático/barato (e testes práticos/baratos geralmente nao sao 100% confiaveis :P). Encontrei diversos estudos provando que existe sim diferenca na qualidade do Fish Oil, mas ainda nao fui atrás de ver se essa diferenca gera algo na pratica ou nao (se o FO perde os beneficios, por exemplo).

Abracos

• Supermoderador
Postado

Pessoal, encontrei um oil fish numa farmácia aqui perto de casa que era suspeitamente barato. Cada cápsula tem 1g de EPA+DHA e tem 50 cápsulas. Não lembro do valor, mas era entre R$20 e R$30. Vou comprar um e olhar o fabricante e os detalhes e postar aqui. Pelo que eu vi, nem os oil fish fabricados pelos gringos são tão acessíveis assim. Será que é furada ou por ser vendido em farmácia teria disconto de imposto, já que as empresas nacionais cobram caro por quase nada?

Postado

1g de EPA+DHA por capsula? A nao ser que a capsula tenha mais do que 1g (o que nao é comum), até onde eu sei é impossível. A Minami Nutrition com uns procedimentos especiais (e que tornam o Fish Oil deles carissimo) consegue ter 85-90% da capsula em EPA+DHA, agora uma empresa nacional cobrando R$20-30 em 50g de EPA+DHA... com certeza tem algo de errado ai cara, ou entao voce achou a mina de ouro O.O

• Supermoderador
Postado (editado)

Só pode ser 1g de ômega-3.... com 180mg de EPA e 120mg de DHA, como é tradicional.

Craw, depois explique melhor essa relação do arroto de peixe x qualidade do fish oil. Eu uso da NOW, e só não fico assim quando deixo para ingerir o fish oil depois da minha última refeição.

(ou melhor, coloque o link para os estudos, se puder)

Abraços

Editado por mpcosta82
  • Supermoderador
Postado

Dei um pulo em caso e estou de volta. ômega 3 Sunflower - https://www.sunflower.com.br/

Contém 50 cápsulas de 1000mg

Porção de 3g (3 cápsulas)

Valor energético 20Kcal

Gorduras totais 2,0g

Gorduras saturadas 0,5g

Gorduras monoinsaturadas 0,5g

Gord. Poliinsaturadas 0,9g

Ac. Eicosapentanóico (EPA) 540mg

Ac. Decosahexanóico (DHA) 360mg

Colesterol 15mg

E não é que o mpcosta82 acertou exatamente as medidas? Se for considerar cada cápsula, de 1g, teremos exatamente os valores que ele mencionou. Mas ainda assim é barato, paguei R$22,79. 3 cápsulas têm 0,9g, logo precisamos de 6 para ter 1,8g de EPA+DHA. Isso significa R$2,75 por dia...

Craw, espero que colocar o site deles não seja propaganda, se for, me avise :P

Postado

Deixar minha exp aqui.

Mudei do meu Fish Oil normal para o DHA-250 da Now Foods, tomei 6 caps/dia ( 3,75g de Fish Oil ) durante alguns dias da semana passada. Hoje, cortei meu dedo às 13h e até agora não coagulo direito..............

Isso nunca aconteceu com o meu da Carlson Lab, tomava 3g/dia. Alguém tem alguma dica? Já voltei a tomar o carlson, mas estragar esse da Now...seria foda.

Postado

@mpcosta82

Pode deixar cara, vou comecar a salvar os links das pesquisas sim; hoje e amanha eu dou mais uma olhada nesse ponto da relacao arrotar peixe = fish oil oxidado = nao ser tao bom e atualizo com o que eu encontrar :)

@aless

Agora sim HAHA :P

@-Intense-

Simplesmente diminui a dosagem brother.

Abracos

Postado (editado)

Putz...to achando que vô no hospital. Até meio molhado até agora : /

Tem alguma coisa que eu possa usar para ajudar a cicatrizar? Sem querer poluir o tópico...mas não tem como te mandar MP.

Editado por -Intense-
Postado

@-Intense-

Como ficou cara? Engracado voce ter tido essa reacao, eu já usei 3g+ priorizando DHA e nunca tive nada parecido, já vi varios relatos de pessoas usando 4-5g EPA+DHA/dia e nao tendo problemas tambem... foi fora do normal mesmo? Será que voce nao se assustou por ter lido recentemente aqui?

@Kaio_Maia

Cara, o que eu encontrei ontem era sobre diminuir batimentos cardiacos/pressao, nao era sobre beneficios cardiovasculares no geral. Os estudos apontam que DHA > EPA nesses dois pontos (pressao/batimentos), mas no geral eu nao sei te dizer.

Depois atualizo com o que encontrei nos ultimos dias.

Abracos

Postado

Atualizando...

1) Fish Oil oxidado/gosto de peixe após ingestao

Dentre os vários artigos que encontrei, aparentemente existe um consenso que realmente o Fish Oil é facilmente oxidado, o que resulta na formacao de radicais livres. O debate é: isso significa algo? Segundo uma linha extremista de médicos, sim: isso é um problema gravissimo e estes inclusive acreditam que as pessoas nao deveriam buscar EPA/DHA através do Fish Oil. Segundo a outra linha extremista: isso nao significa absolutamente nada para as pessoas saudaveis, já que os antioxidantes da dieta/organismo sao mais do que o suficiente para anularem qualquer tipo de problema. A terceira, como sempre, é a intermediaria: sim, é um problema, porém nao grave e por isso nao precisamos entrar em panico, apenas evitar se possivel.

O unico estudo controlado que achei [1] nao encontrou diferencas, a médio prazo (7 semanas) no consumo de doses iguais (8g) de FO oxidado ou nao. Outros estudos [2] [3] [4], apesar de nao serem 100% relacionados, apontam tambem para o sentido de nao ser um problema. Como dificilmente as teorias extremistas estao certas, e existem indicios de nao ser um problema (nao grave, pelo menos), vou me satisfazer com a pequena pesquisa que fiz e largar de lado esse ponto. Quem ficar interessado e quiser se aprofundar, fique a vontade :P

2) Biodisponibilidade do Fish Oil Ethil Ester vs FO Triglicerideo

Apesar de a galera estar sempre atenta a quantidade de EPA e DHA por capsula, pouco se comenta sobre as formas do omega-3 presentes na formula. Ao ser extraido, o omega-3 pode estar na capsula de tres diferentes formas (pelo menos estas sao as mais citadas): 1) ethyl ester; 2) triglicerideo; 3) triglicerideo reconstituido. Tambem é unanime que a biodisponibilidade do Ethyl Ester é significantemente inferior as outras duas [5], o que leva alguns a justificarem a melhor biodisponibilidade dos triglicerideos pelo fato de estes serem "semelhantes" ao que é encontrado no organismo. Estudos os quais comparam a absorcao de Omega-3 naturalmente presente em peixes e doses semelhantes de N-3 vindas da suplementacao com Ethyl Esters concluem a mesma coisa [6]: ingerir Fish Oil natural (triglicerideo) é muito mais bem aproveitado do que a suplementacao com Fish Oil EE. Porém, outros estudos [7] [8] nao encontram diferencas caso o Fish Oil Ethyl Ester seja administrado junto de uma refeicao rica em gordura.

Como poucas marcas citam qual tipo de Fish Oil está sendo vendido, na pratica o que pode ser feito é: tomar Fish Oil sempre com refeicoes ricas em gorduras para garantir a boa absorcao/aproveitamento.

3) Krill Oil vs Fish Oil

Krill Oil, para os que nao conhecem, é um outro tipo de óleo rico em EPA e DHA retirado dos Krills (sei lá o nome disso em portugues). Apesar de eu sugerir uma leitura mais aprofundada, as diferencas entre Krill e Fish Oil sao especialmente duas: 1) o Krill Oil, ao contrario do Fish Oil, é rico em fosfolipideos que, além dos diversos beneficios para o organismo, elevam a biodisponibilidade do Omega-3; 2) a presenca de Astaxanthin, um anti-oxidante que vem recebendo bastante atencao recentemente, tanto na area de saude quanto performance. Apesar de eu conhecer o KO há bastante tempo, apenas agora parei para estudar o mesmo e alguns estudos me chamaram a atencao:

Um deles, que cita outros estudos [9], aponta trials controlados nos quais a ingestao de KO elevava mais os niveis de EPA/DHA sanguineos e melhorava saude no geral, mesmo ingerindo doses semelhantes ou inferiores de FO. Outro estudo [10], no mesmo cenario (KO em dosagens semelhantes ou inferiores ao FO), trouxe os mesmos resultados: 2g de Krill Oil reduziu significantemente mais LDL/triglicerideos do que 3g padroes (180mg/120mg EPA:DHA por capsula) de Fish Oil. Um terceiro estudo [11] conclui a mesma coisa (Krill Oil > Fish Oil), apesar de nao citar especificamente a dosagem de Fish Oil e EPA/DHA.

O interessante é que, para aqueles que forem verificar, o Krill Oil tem uma quantidade consideravelmente menor de EPA/DHA se comparado com Fish Oil, e mesmo assim vem conseguindo, no minimo, se igualar a este. Parece que a presenca dos fosfolipideos realmente melhora a absorcao do Omega-3.

OBS: Nao estou recomendando Krill Oil e muito menos querendo concluir, vou citar novamente para evitar confusao: é tudo estudo em andamento, estou apenas postando conforme vou encontrando coisas interessantes. Caso alguem encontre alguma falha nos estudos que seja o suficiente para invalidar algum deles, tambem faca o favor de citar :D

Abracos

• Supermoderador
Postado

Muito interessante Craw. Me apeguei bastante na recomendação de ingerir o oil fish com refeições que tenham bastante gordura, isso já é uma diretriz para conseguirmos ter um aproveitamento melhor do mesmo. E isso justifica porque algumas pesquisas dizem que a mesma quantidade de ômega-3 vindo do peixe (grelhado, por exemplo) será melhor: o peixe possui bastante gordura.

Também em relação a essa parte de gordura e quantidade de ômega-3, eu vi que algumas entidades de médicos recomendam uma grande quantidade de ômega-3 por semana, e essa quantidade podendo ser dividida em 2 dias ou em todos os dias. Ou seja, você poderia muito bem comer boas quantidades de peixe 2x por semana e não se preocupar com não ter ingerido nada nos outros dias.

Postado

Putz...to achando que vô no hospital. Até meio molhado até agora : /

Tem alguma coisa que eu possa usar para ajudar a cicatrizar? Sem querer poluir o tópico...mas não tem como te mandar MP.

Tenta Fitoscar da Apsen....dizem ser um ótimo cicatrizante fitoterápico.

Postado

Excelentes informações, craw!

Talvez agente até consiga economizar um pouco e ganhar mais saúde com uma nova abordagem: menor consumo de suplementos de fish oil e adicionar algum peixe (salmão seria uma boa) 1 ou 2 vezes na semana.

Abraço!

• 2 semanas depois...
Postado (editado)

Vamos lá, como eu havia falado nao tinha nada demais nos "meus arquivos", nada que fuja do que jah foi discutido aqui, mas como prometido, um resumo em tópicos:

- Quanto maior a cadeia de ácidos graxos e mais ligações duplas de carbono, melhor para a saude (caso do omega 3)

- Foca é uma boa fonte de omega 3

- Melhora as dores nas juntas de pacientes com reumatismo

- Diminui o risco de ataque cardíaco

- Diminui os triglicerídeos

- Diminui a arritmia cardíaca

- Diminui a formação de placas nas artérias

- Bom contra acne, asma, resistência a insulina, diabetes, diversos tipos de cancer

- Pode ajudar na depressão e outros disturbios psicológicos

- Diminui o progresso da nefropatia por IgA (doença comum nos rins)

- Diminui a pressão arterial

- Possui ação anti-inflamatório (eficiente contra tendinites)

- Melhora a mobilidade das articulações

- Aumenta o tonus muscular

- Diminui a ocorrencia de doenças cardiovasculares

- DHA > EPA (Como o craw postou, alguns estudos dizem o contrário)

- O DHA é responsável pelo desenvolvimento do cérebro, além de ser importante para a memória e visão

- O EPA é o maior responsável pelo diminuição da inflamação

- Diminui o LDL e aumenta o HDL

- A conversão de ALA em EPA/DHA é muito pouco eficiente

- Krill parece ser uma fonte superior ao óleo de peixe

- Tomar cuidado com os metais pesados, especialmente o mercúrio

- O grande problema está no desequilíbrio na ingestão de omega 3 e 6

- O ratio de 2:1 DHA para EPA parece ser o ideal

- A maioria dos suplementos possuem mais EPA (por ser mais barato)

- Alguns produtos contem Vit E para prevenir a oxidação do óleo na capsula e para mante-lo mais freco

- O consumo de Fish Oil requer maior ingestão de antioxidantes, por possuir alto poder de oxidação

- Os arrotos são causado por peixes rançosos, ou seja, quanto melhor a qualidade do suple menos arrotos

- Melhora a pele

Dosagem

- 2 a 3g/dia

- 2 a 4g/dia

- Mínimo de 1,8g

- 1 a 3g/dia

- 1,8 a 2,5g/dia

Efeitos colaterais

- Problemas estomacais

- Diminuição da coagulação sanguinea

Nada demais

Abraço

Editado por marc01
Postado

Opa, valeu pela contribuicao marc01 :D eu só nao concordo em afirmar que DHA é superior a EPA porque isso depende do contexto; tem bastante estudo na area neuro (para quem tem depressao e afins) que DHA é praticamente inutil, enquanto EPA mostra resultados excelentes, por exemplo. De resto, só enriqueceu o tópico ;)

Postado

Muito bom, marc. Só vi agora. Realmente foi um bom resumão.

Não sei se vocês já viram esse site, mas tem bastante informação interessante, e várias pesquisas: https://lpi.oregonstate.edu/infocenter/othernuts/omega3fa/

Opa, valeu pela contribuicao marc01 :D eu só nao concordo em afirmar que EPA é superior a DHA porque isso depende do contexto; tem bastante estudo na area neuro (para quem tem depressao e afins) que DHA é praticamente inutil, enquanto EPA mostra resultados excelentes, por exemplo. De resto, só enriqueceu o tópico ;)

Não seria "afirmar que DHA é superior a EPA" ?

Abraço!

Postado

Opa, valeu pela contribuicao marc01 :D eu só nao concordo em afirmar que DHA é superior a EPA porque isso depende do contexto; tem bastante estudo na area neuro (para quem tem depressao e afins) que DHA é praticamente inutil, enquanto EPA mostra resultados excelentes, por exemplo. De resto, só enriqueceu o tópico ;)

Apenas coloquei exatamente como estava no artigo.... posso até procurar em qual estava para ver se tinha um "parece ser superior" ou "tende a ser superior"

Rafael,

Artigo bem completo mesmo, quando tiver atoa do uma lida. Vlw

Postado

Boa Marc01, Craw e Rafael!

Tiraram varias duvidas minhas.

Uma pena a maioria dos oilfish ter mais EPA do que DHA somente por ser mais barato...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...