Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

L-Glutamina Vs. Glutamina Peptídeo


baianoricardo

Posts Recomendados

Apesar de eu saber que vc falou debochando, este é sim um super site. As fontes são CIENTÍFICAS. Não é comunidade de orkut não, camarada. De qualquer forma trouxe fonte, informação, não achismo. Acreditar em fatos com embasamento científico ou no rótulo do produto e seus vendedores, vai de cada um.

E não, não acho que todo suplemento é placebo, mas alguns são. Glutamina é. Cromo é. Phs são. Dentre outros.

O que mais vejo onde treino é nego, inclusive alguns caras bastante grandes, falando coisas do tipo como "não dá pra treinar sem malto no pré", por que dá "aquele gás". Eles crescem fazendo várias coisas que são inprodutivas, porém atrapalham em nada, ou quase nada. Já pensou se tamanho de braço significasse mesmo conhecimento?

Abraço, grandão, bons ganhos pra vc, com ou sem glutamina...

dexa eu ve se eu intendi certo, PHs sao Placebo ?????????????????????????

parei ai... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Nem na recuperação. Totalmente inefetivo.

Cara, só tenho em inglês, mas quem tiver um ingles mediano vai tirar tranquilo..

Glutamine

Glutamine is the most plentiful non-essential amino acid in the body and plays a number of important physiological roles [31,108,109] Glutamine has been reported to increase cell volume and stimulate protein [151,152] and glycogen synthesis [153]. Despite its important role in physiological roles, there is no compelling evidence to support glutamine supplementation in terms of increasing lean body mass. One study that is often cited in support of glutamine supplementation and its role in increasing muscle mass was published by Colker and associates [154]. It was reported that subjects who supplemented their diet with glutamine (5 grams) and BCAA (3 grams) enriched whey protein during training promoted about a 2 pound greater gain in muscle mass and greater gains in strength than ingesting whey protein alone. While a 2 pound increase in lean body mass was observed, it is likely that these gains were due to the BCAAs that were added to the whey protein. In a well-designed investigation, Candow and co-workers [155] studied the effects of oral glutamine supplementation combined with resistance training in young adults. Thirty-one participants were randomly allocated to receive either glutamine (0.9 g/kg of lean tissue mass) or a maltodextrin placebo (0.9 g/kg of lean tissue mass) during 6 weeks of total body resistance training. At the end of the 6-week intervention, the authors concluded glutamine supplementation during resistance training had no significant effect on muscle performance, body composition or muscle protein degradation in young healthy adults. While there may be other beneficial uses for glutamine supplementation, there does not appear to be any scientific evidence that it supports increases in lean body mass or muscular performance.

Tá interessante o debate, entao vou dar meu pitaco.

Primeiramente, está tendo um erro BRUTO de interpretacao aqui: auxiliar recuperacao muscular e promover ganhos de massa muscular sao duas coisas completamente diferentes (quando estamos falando de efeitos realizados pelos suplementos).

Uma rapida analise dos estudos contidos no post do amigo Carlos:

1) O primeiro estudo cita que foi feito o uso de 5g glutamina + 3g bcaa. Nao sei qual a intencao de citar um estudo desse naipe, mas enfim, é obvio que nao iria trazer ganhos de massa. Nem mesmo 3g de BCAA trazem esses ganhos; a nao ser que alguem aqui realmente acredite que 12-20 cals a mais, intra treino, faca a diferenca. O grupo placebo pode ter ingerido 3x essa quantidade de calorias em uma simples refeicao a qual nao foi pesada corretamente ou teve variacoes na forma de preparo... portanto eu acho totalmente ridiculo querer fundamentar um estudo desse tipo.

2) O segundo eu nao li a integra, entao nao vou garantir minha argumentacao; mas a dosagem de glutamina era alta, porem foi administrada 100% intra treino o que é debativel por varios motivos.

Glutamina, comprovadamente (e o proprio texto cita isso; apenas o faz de uma forma evasiva), influencia na regeneracao/reparo do sistema digestivo; melhora sistema imunologico; auxilia na liberacao de GH quando ingerida em jejum. Todos os tres participam nos ganhos: um sistema digestivo mais efetivo obviamente aumenta os ganhos; sistema imunologico tem uma participacao absurda na capacidade de recuperacao do organismo e a liberacao de GH dispensa comentarios. Diversos estudos tambem citam que, em estado de proteolise, glutamina é o maior aminoacido encontrado na corrente sanguinea; portanto a suplementacao com este AA é anti-catabolico e, indiretamente, anabolico. Só porque nao houve ganhos de massa, nao significa que nao houve beneficio. Ex classico: alguem que esteja em uma dieta que administra jejuns intermitentes, como a Warrior Diet, ao usar 20-30g de glutamina no periodo do semi-jejum, vai ganhar peso? Obvio que nao. Isso significa que a glutamina nao auxiliou em nada pra evitar uma maior perda de aminoacidos/metabolicos, que nao aumentou GH proporcionando maior queima de gordura e que nao reparou sistema digestivo preparando para o overeating? Novamente, obvio que nao.

Concordo que ela nao aumente sintese proteica, e nem que as dosagens utilizadas em estudos sejam suficientes pra se ver ganhos de massa. Alias, ninguem usa glutamina visando o ganho de massa como objetivo. Porem, cientificamente, é comprovado SIM que ela nao é placebo, pelo contrario. Só porque um punhado de pessoas quaisquer usaram 5-10g de glutamina por dia e terminaram no mesmo peso depois de X tempo (o que, ao meu ver, é esperar milagre de um simples suplemento), nao significa absolutamente nada. Quero ver eles pegarem um bodybuilder profissional, o qual tem desgaste muscular muito mais notavel, administrarem 30-40g diarias e concluirem que realmente foi "placebo". Respeito a opiniao de cada um, mas acho que é questao de bom senso tomar cuidado com algumas frases.

Quanto a aplicar na pratica, nao quero dizer que sou O exemplo, mas ja fiz uso sim de 20-40g diarias de glutamina e senti a diferenca na pele; da mesma forma que sinto ao usar 30g BCAA 4-6:1:1 intra treino. Existem estudos que comprovem 100% que isso funciona de fato? Nao, nao que eu conheca pelo menos. Importa pra mim? Nao, porque eu uso e sinto a diferenca. Apesar de ser novo, ja tive um bom contato com diversos suplementos e sei diferenciar o "placebo" do que realmente funciona; e, pelo menos no meu organismo, 20g+ glutaminas diarias fazem sim uma boa diferenca; até por isso voltei a fazer uso dessa dosagem atualmente. Se vale o preco é outra conversa.

Pra finalizar, acho que o mais importante do meu post é retomar o ponto: pegar um punhado de pessoas, joga-las em um treino qualquer, em uma dieta qualquer e administrar 5g de glutamina/dia de treino, afim de dizer os efeitos daquele aminoacido (mais especificamente, querer provar que ela aumenta o peso dos participantes)... está MUITO longe de provar algo. Quero ver um estudo (como citado) provando que um punhado de atletas experientes, fazendo treinos completos e pesados (geralmente os estudos submetem pessoas "comuns" a treinos extremamente leves), nao tem beneficio algum ao administrar glutamina em altas doses diarias.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Lets post então:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11822473

The purpose of this study was to assess the effect of oral glutamine supplementation combined with resistance training in young adults. A group of 31 subjects, aged 18-24 years, were randomly allocated to groups (double blind) to receive either glutamine (0.9 g x kg lean tissue mass(-1) x day(-1); n = 17) or a placebo (0.9 g maltodextrin x kg lean tissue mass(-1) x day(-1); n = 14 during 6 weeks of total body resistance training. Exercises were performed for four to five sets of 6-12 repetitions at intensities ranging from 60% to 90% 1 repetition maximum (1 RM). Before and after training, measurements were taken of 1 RM squat and bench press strength, peak knee extension torque (using an isokinetic dynamometer), lean tissue mass (dual energy X-ray absorptiometry) and muscle protein degradation (urinary 3-methylhistidine by high performance liquid chromatography). Repeated measures ANOVA showed that strength, torque, lean tissue mass and 3-methylhistidine increased with training (P < 0.05), with no significant difference between groups. Both groups increased their 1 RM squat by approximately 30% and 1 RM bench press by approximately 14%. The glutamine group showed increases of 6% for knee extension torque, 2% for lean tissue mass and 41% for urinary levels of 3-methylhistidine. The placebo group increased knee extension torque by 5%, lean tissue mass by 1.7% and 3-methylhistidine by 56%. We conclude that glutamine supplementation during resistance training has no significant effect on muscle performance, body composition or muscle protein degradation in young healthy adults.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11834123

The purpose of this study was to determine if high-dose glutamine ingestion affected weightlifting performance. In a double-blind, placebo-controlled, crossover study, 6 resistance-trained men (mean +/- SE: age, 21.5 +/- 0.3 years; weight, 76.5 +/- 2.8 kg(-1)) performed weightlifting exercises after the ingestion of glutamine or glycine (0.3 g x kg(-1)) mixed with calorie-free fruit juice or placebo (calorie-free fruit juice only). Each subject underwent each of the 3 treatments in a randomized order. One hour after ingestion, subjects performed 4 total sets of exercise to momentary muscular failure (2 sets of leg presses at 200% of body weight, 2 sets of bench presses at 100% of body weight). There were no differences in the average number of maximal repetitions performed in the leg press or bench press exercises among the 3 groups. These data indicate that the short-term ingestion of glutamine does not enhance weightlifting performance in resistance-trained men.

Nesse caso nem doses grandes de glutamima (+40g) fizeram alguma coisa pra composição corporal =/ Acho que so sobra recuperação muscular e imunidade mesmo, mas nada do que as propagandas falam de ganhos de massa magra

Editado por krebz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thirty-one participants were randomly allocated to receive either glutamine (0.9 g/kg of lean tissue mass) or a maltodextrin placebo (0.9 g/kg of lean tissue mass) during 6 weeks of total body resistance training. At the end of the 6-week intervention, the authors concluded glutamine supplementation during resistance training had no significant effect on muscle performance, body composition or muscle protein degradation in young healthy adults. While there may be other beneficial uses for glutamine supplementation, there does not appear to be any scientific evidence that it supports increases in lean body mass or muscular performance.

Gostaria de citar de novo esta parte, frisando a última frase. Vejam bem, como dito aqui, podem haver outros benefícios da suplementação de glutamina, mas você quer ficar hipertrofiado, é inefetivo. Glutamina ajuda na recuperação? Sim. Em indivíduos saudáveis? Não, pois não há estrago algum para a glutamina recuperar. Sobre uso da glutamina em outras situações, posso citar o caso do nutricionista com o qual me consulto. Ele treina há bastante tempo, se lesionou feio, teve que ser operado. No pós cirúrgico ele mandou glutamina.

Só esclarecendo mais uma vez, não é UM estudo que diz isso, são vários. Diversos. Mais de um até mesmo no site da ISSN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lets post então:

Nesse caso nem doses grandes de glutamima (+40g) fizeram alguma coisa pra composição corporal =/ Acho que so sobra recuperação muscular e imunidade mesmo, mas nada do que as propagandas falam de ganhos de massa magra

Krebz, voce tem o link pro estudo na integra do primeiro post? Queria ver quantos treinos foram feitos etc, mais detalhado. A principio tem algumas falhas, como citar que os membros fizeram 6-12 repeticoes usando até 90% 1RM (o que é praticamente impossivel, visto que nem mesmo um PL profissional consegue sustentar 6 reps ou mais com 90% 1RM), testes 1RM antes/pós treino etc...

Já o segundo, um trecho dele na integra cita que provavelmente os efeitos nao surgiram pois o volume total de treino feito pelos membros/estado em que eles estavam nao foi o suficiente pra depletar o tanto necessario de glicogenio e a glutamina participar "significantemente". Enfim, de qualquer forma, tambem nao vejo grande valor na aplicacao pratica desse estudo, nao é uma funcao da glutamina aumentar a resistencia muscular intra treino; e o estudo tambem nao é láááá aquelas coisas, mandaram os caras fazer 4 series até falha neuro, em geral galera faz 4-5x isso em um dia; e o timing da glutamina (1h pré treino) nao está de acordo com as outras citacoes cientificas (deveria ter sido feito o uso 10mins/intra treino).

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Krebz, voce tem o link pro estudo na integra do primeiro post? Queria ver quantos treinos foram feitos etc, mais detalhado. A principio tem algumas falhas, como citar que os membros fizeram 6-12 repeticoes usando até 90% 1RM (o que é praticamente impossivel, visto que nem mesmo um PL profissional consegue sustentar 6 reps ou mais com 90% 1RM), testes 1RM antes/pós treino etc...

Já o segundo, um trecho dele na integra cita que provavelmente os efeitos nao surgiram pois o volume total de treino feito pelos membros/estado em que eles estavam nao foi o suficiente pra depletar o tanto necessario de glicogenio e a glutamina participar "significantemente". Enfim, de qualquer forma, tambem nao vejo grande valor na aplicacao pratica desse estudo, nao é uma funcao da glutamina aumentar a resistencia muscular intra treino; e o estudo tambem nao é láááá aquelas coisas, mandaram os caras fazer 4 series até falha neuro, em geral galera faz 4-5x isso em um dia; e o timing da glutamina (1h pré treino) nao está de acordo com as outras citacoes cientificas (deveria ter sido feito o uso 10mins/intra treino).

Abracos

Eu tb n tinha visto o estudo inteiro (raramente eu vejo) mas acabei achando:

http://sportperformance.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/glutaminesupplementation.pdf

Ainda não li nada ali do pdf pois to morrendo de sono já, amanha eu leio e vejo tb se vc achou algo interessante e postou aqui =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thirty-one participants were randomly allocated to receive either glutamine (0.9 g/kg of lean tissue mass) or a maltodextrin placebo (0.9 g/kg of lean tissue mass) during 6 weeks of total body resistance training. At the end of the 6-week intervention, the authors concluded glutamine supplementation during resistance training had no significant effect on muscle performance, body composition or muscle protein degradation in young healthy adults. While there may be other beneficial uses for glutamine supplementation, there does not appear to be any scientific evidence that it supports increases in lean body mass or muscular performance.

Gostaria de citar de novo esta parte, frisando a última frase. Vejam bem, como dito aqui, podem haver outros benefícios da suplementação de glutamina, mas você quer ficar hipertrofiado, é inefetivo. Glutamina ajuda na recuperação? Sim. Em indivíduos saudáveis? Não, pois não há estrago algum para a glutamina recuperar. Sobre uso da glutamina em outras situações, posso citar o caso do nutricionista com o qual me consulto. Ele treina há bastante tempo, se lesionou feio, teve que ser operado. No pós cirúrgico ele mandou glutamina.

Só esclarecendo mais uma vez, não é UM estudo que diz isso, são vários. Diversos. Mais de um até mesmo no site da ISSN.

Continuo a discordar, pelo menos em boa parte.

"... podem haver outros benefícios da suplementação de glutamina, mas você quer ficar hipertrofiado, é inefetivo." Isso significa, portanto, que aumentar GH (link) é inefetivo para os ganhos?

A citacao "Glutamina ajuda na recuperação? Sim. Em indivíduos saudáveis? Não, pois não há estrago algum para a glutamina recuperar." tambem é equivocada, pois existem sim diversos estudos provando melhoras no sistema imunologico, digestivo e recuperacao geral do organismo em atletas (link). Infelizmente nao estou com tempo (leia-se, vontade) de pesquisar a fundo, mas nao precisei de 5 mins pra encontrar esses links; portanto garanto que pesquisas profundadas mostraram que existem sim provas contrarias ao que voce está citando amigo :) tambem é de conhecimento basico que qualquer exercicio, na intensidade correta, coloca o orgaismo em estado "danoso"; é o principio basico das microlesoes por exemplo. Dizer que a glutamina nao tem participacao alguma "pois não há estrago algum para a glutamina reparar" nao tem o menor sentido ao meu ver. Se a glutamina, que é o aminoacido mais abundante e é o em maior concentracao ao ocorrer proteolise nao tem o que reparar, qual aminoacido tem entao? Nenhum certo?

Quanto aos efeitos gerais, tanto o link na integra que o Krebz postou quanto outras compilhacoes de estudos (link) mostram diversas pesquisas comprovando os beneficios da suplementacao de glutamina para atletas saudaveis.

O que está me motivando a postar é o tom de prépotencia em seus posts Carlos, ao citar que, garantidamente, é inefetivo, placebo e afins. Espero que nao entenda errado.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, agora eu to meio sem tempo, prometo voltar e ler na íntegra sua resposta, mas por alto, Gh não tem contribuição significante para hipertrofia muscular em indivíduos adultos. Posso até procurar material falando sobre isso depois se for o caso...

Sobre a abundância da glutamina em proteolise (é isso mesmo, acertei a palavra?), etc, a abundância de colágeno nos tecidos conjuntivos não indica por exemplo que suplementação com a mesma seria efetiva para por exemplo, combate a flacidez. E olha que faz todo sentido. Uma coisa que aprendi é que tem milhões de coisas no mundo que fazem sentido mas não necessariamente são verdade. Motivo para o lance do colágeno estar errado é de que aminoácidos seriam digeridos e absorvidos normalmente pelo organismo.

Acho sinceramente que vc se entupir de um aminoácido em especial (no caso da glutamina, um aminoácido não essencial) seja ele abundante ou não, não será vantajoso em relação a consumir proteínas completas, com aminograma diversificado. A glutamina que seu corpo precisa é a que vc já consome da sua comida/suplemento protéico. Por isso reitero e saliento que "NÃO DISSE QUE GLUTAMINA É INEFETIVA, DISSE QUE EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS, A SUPLEMENTAÇÃO, REPITO, A SUPLEMENTAÇÃO COM GLUTAMINA, É INEFETIVA."

De qualquer forma, desculpe se pareci prepotente em minhas afirmações, não era esta a intenção. Só queria contribuir com informação para o fórum. Se eu estiver incomodando, por favor, avisem que paro por aqui.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar meu pitaco aqui já que estou postando bastante no tópico oficial de Gluta...

Eu confio nesse site citado pelo Carlos, já conheço o mesmo desde que tinha a versão impressa e lia em Toronto e foi eles que fizeram as pesquisas para por o ponto final no assunto que a creatina não fazia mal se fosse administrada por longos períodos.

MAS, eu também confio muito em sites como o simply shredded e eles realmente entendem do que estão falando e só para postar um simples artigo deles sobre a Glutamina:

Along with creatine, glutamine is one of the best bodybuilding supplements on the market. Glutamine is the most abundant amino acid in the body, and as such it’s used for myriad physiological processes. Among these, glutamine offers the following advantages for bodybuilders: it improves digestion, enhances immunity and promotes recovery. Glutamine also provides energy by supplying muscles with important metabolic intermediates. In addition, it aids in the production of bicarbonate, which buffers fatigue-producing chemicals formed during intense exercise. Glutamine helps muscles to load up better with glycogen after exercise. These reasons make it important to take the supplement both before and after exercise. Your body can manufacture this amino from other aminos in your body, but to do so, it pulls them from storage, breaking down muscle mass in the process. Supplementing with glutamine gives your body what it needs without tearing apart the muscles you’ve worked so hard to build.

Prescription:

Take 5-10 g of glutamine before training and the same amount afterward. Add glutamine to whey shakes or drink it with water at other times of the day. Build up the dosage slowly, and keep your total daily dose under 40 g.

Desde que treinei na UoT nunca me ministraram gluta para ganho de massa e sim para outros fins...

Oq eu posso falar que em mim dá resultado, meu corpo é minha pesquisa científica ;):lol:

Mas posso falar tranquilamente, treino 3 horas por dias e 6 dias por semana e se não fosse a gluta eu estaria em overtraining faz tempo... :smile_anim:

Editado por Nosferatu_Doido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto a afirmação encontrada em outro tópico de 2008 de um dos usuários aqui do forum

A L-glutamina, alem de ser absorvida em torno de 95% pelo proprio intestino (chegando so 5% no sangue), produz um metabolito toxico ao organismo.

Alguém já leu algo a respeito deste "metabolito toxico"?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...