Postado 11/11/2010 às 13:13 11/11, 2010 Oi Gente!! Á partir de hj vou registrar aqui meus treinos, minhas conquistas, minhas derrotas, enfim tudo q ando fazendo pra conseguir melhorar meu corpo!! Sobre mim: 30 anos, casada, uma filha de 5. Comecei a treinar pra me distrair, pois esse ano tô passando por uma situação extremamente complicada, e acreditem: a musculação vem me ajudando demais, além de estar conseguindo mudar meu corpo, está me servindo como válvula de escape, pq na situação q ando tenho que manter minha cabeça fria o tempo todo!! Espero q alguem apareça aqui pra acompanhar!! Bjuxx O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 11/11/2010 às 13:15 11/11, 2010 Oi Lizzy, vou te acompanhar sempre. Se começou não para não hein!!!! não deixe seus leitores na mão!!! :lol: Beijão e conte comigo ae! - Má Conduta - Usuários que atrapalharem o bom andamento do fórum através de brigas, flames, provocações e coisas do gênero poderão ter suas contas banidas ou suspensas por tempo determinado pela moderação. - Decisões da Moderação - Em caso de erro ou abuso por parte da moderação, o administrador deverá ser contatado via Mensagem Particular. Contestações públicas a respeito das decisões da moderação poderão ser excluídas imediatamente. O Fórum é um benefício e não um direito. A administração e moderação não recebem nenhum tipo de estímulo financeiro para cuidar do fórum. Muito pelo contrário, para manter o fórum online existem gastos.
Postado 11/11/2010 às 13:45 11/11, 2010 Tou acompanhando também hein?? Sempre que possível estarei comentando Abraços e tudo de bom Meu primeiro ciclo com oxandrolona- Acompanhem
Postado 11/11/2010 às 13:53 11/11, 2010 Autor Oi Pingo, oi Virck!! Q bom ver vcs por aqui!! Pode deixar q não deixar meus leitores na mão não!! Vou começar postando sobre meu treino de ontem: peito, triceps, ombros e abs Ontem cheguei na academia animadinha, pq não tava tão quente ontem!! Tava chuvendo (graças a Deus)!! na minha academia tem ar condicionado, ventilador, é bem agradável lá, além disso lá tem um máximo de seis alunos por horário, então a gente tem total atenção lá!! No horário q eu vou geralmente tem eu e mais um casal. Então, mas vamos voltar ao treino: fiz 10 min de aquecimento no transport, daí fui pra barra guiada fazer supino! Nossa quase morri, pq semana passada tava meio gripada e acabei indo treinar só nos dias de inferiores! Fiz supino reto com 10 kg, consegui fazer 4 séries com 10 repetições cada uma. Daí fui pro supino inclinado com 10kg tb... aff... fiz quase morrendo 4 séries com 8 repetições! Ahh... minhas séries são assim: as duas primeiras são bem lentas e as duas ultimas meus instrutor me manda fazer o mais rápido possivel. Depois do supino fui pro cruxifixo, esse tô fazendo com alteres de 3kg, ainda não aumentei pq tava me esforçando pra fazer o movimento bem completo, abrindo bem os braços mesmo e já tõ conseguindo!! Depois fui fazer triceps na corda, e consegui aumentar a carga dele!! daí depois fui pro tricps testa.. esse qdo faço me dá uma tremedeira no peito, acho q é pq treino peito antes né?!! daí veio a vez dos deltóides: prmeito fiz adução (ou será abdução??) sempre confundo, mas é aquele q a gente fica em pé e levanta os braços esticados ao mesmo tempo até a altura do ombro.. daí depois foi o desenvolvimento, nessa altura meu ombro já tava doendo, daí terminei de detonar ele Bom, daí fiz abdominal reto no solo com caneleiras de 3kg nos braços e depois fiz abdominal invertido. Por fim, fui praquela maquina q chama wave (uma q parece q a gente tá patinando) e fiz 20 min de aero moderados!! ia fazer 30min, mas minha filha terminou a aula de natação dela e começou a brigar pq tava com fome (natação dá fome mesmo tadinha), daí terminei e fui embora! Bom gente hj tem meu treino de inferiores q amo!! amanhã venho aqui contar como foi!! bjuxx Editado 11/11/2010 às 13:54 11/11, 2010 por Lizzy O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 11/11/2010 às 14:04 11/11, 2010 Oi Lizzy Bem vinda! Acompanhando Bjs O que não nos mata torna-nos mais fortes... No Pain No Gain Diário de treino Receitas de doces proteícos
Postado 11/11/2010 às 15:23 11/11, 2010 Lizzy, muito legal seu treino e bastante carregado por sinal, afinal são muitos exercicios. Mas como está a intensidade dos treinos(superiores, pq sei que nos inferiores deve estar mais que alta né? )? Tah muito alta? Ou moderada? Cuidado no aeróbico para não se impolgar na intensidade e correr o risco de perder MM Abraços! Editado 11/11/2010 às 15:23 11/11, 2010 por Virck Meu primeiro ciclo com oxandrolona- Acompanhem
Postado 11/11/2010 às 15:49 11/11, 2010 Lizzy,estou de olho, realmente a musculção levado a serio preenche qualquer vazio dentro de nós! Boa sorte, pelas fotos vc está no caminho certo!
Postado 11/11/2010 às 16:27 11/11, 2010 Oi Lizzy, Gostei do seu treino. Q ótimo ter atenção na acadêmia. Eu não tenho, só o povo querendo papear hshshshshs treinar q é bom necas. bjs Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha. Confúcio De centímentro em centímetro rumo aos 65. Campanha Janinha 2011 - colaborem kkkk
Postado 11/11/2010 às 17:42 11/11, 2010 Autor @Yuna: obrigada por passar por aqui!! Eu comecei a ler seu diário mas tem tantas paginas!! Vou tentar acompanhar daqui pra frente!! @Virck: realmente meus treinos todos são meio longos, conforme eu for postando aqui vc ver... mas eu faço um lanche pre-treino caprichado pra aguentar o tranco!! Então qtos aos aeros, eu faço com pouca intensidade e nunca passo de 25min não, pq sempre acaba a aula de natação da minha filha na hora q tô fazendo e tb é só duas vezes por semana!! @garru: vc não tem noção como a musculução me ajudou!! tenho amigos q falam q estou descontando meus problemas nos ferros!! mas pior q é verdade, pelo menos assim eu não saio descontando nos outros q não nada haver com isso né?!! @Janinha: oi lindona!! Realmente é muito bom ter atenção na academia!! Lembro q na outra eu tinha q elaborar os treinos, tinha q ficar arrumando os aparelhos, tinha q fazer tudo!! Nessa q estou agora qdo eu termino um exercício, o outro já tá prontinho pra eu fazer!! Bjuxx gente!! amanhã posto meu treino de hj aqui!! O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 12/11/2010 às 12:34 11/12, 2010 Autor Bom dia gente!! Ontem cheguei na academia meio P da vida, mas com muita vontade de descontar tudo nos ferros!! Ontem foi treino de inferiores e foi assim: Primeiro fiz meus 10min de aquecimento do transport, daí dela fui direto meu terror: cadeira extensora!! Gente tenho muita dificuldade em aumentar pesos nela... aff... mas ontem rendeu: fiz duas séries de 12 bem devagar, segurando bem principalmente da subida, daí depois fiz mais 2 séries só q com movimentos unilaterias e bem rápido!! saí da extensora com os quadriceps travando e fui pra flexora: fiz primeira série com 30kg, mas tava acahndo tão leve q consegui fazer 15 rep., descansei e fui pra segunda série, mas aumentei uma plaquinha e dessa vez doeu!! consegui fazer 10 quase morrendo!! daí nas duas ultimas foram movimentos unilaterais... gente doeu muito!! Saindo da flexora fui pro LEG, na minha academia o Leg é daqueles q a gente faz sentada sabe? Não gostvo muito não pois acho q o movimento não é muito completo, mas é o q temos né?!! Então no Leg tb aumentei uma plaquinha e fiz como nos outros: 2 séries bem lentas e mais 2 unilaterias. Depois desse foi a vez do agachamento 90°, esse eu faço em cima de uma daquelas mini-cama elásticas de fazer jump, daí fiz 4 séries 2 bem devagar e 2 bem rápidas. Depois desse fui pra cadeira adutora e fiz mais 4 séries de 12 e depois fiz mais 4 séries de adução com caneleira no solo... Cansaram?? Pois ainda não acabou!! Por fim fui pra Polia e fiz reto abdominal e depois e tb abdominal com movimentos laterais pra trabalhar os oblicos, de cada uma fiz 4 series de 15... Agora acabou tá gente!! Saí da academia tranquila, calminha!! Hj eu teria treino de costas, biceps e lombar, mas não vou pois vou viajar agora depois almoço!! Bom feriado pra vcs e tenham um ótimo FDS!! Bjuxx Editado 12/11/2010 às 12:35 11/12, 2010 por Lizzy O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 12/11/2010 às 12:37 11/12, 2010 mas leg press se faz sentado sempre, não? o que se faz em pé é hack, certo? ou eu entendi errado? Bom feriado e ótima viagem, descanse bastante! beijão. Editado 12/11/2010 às 12:38 11/12, 2010 por Pingo - Má Conduta - Usuários que atrapalharem o bom andamento do fórum através de brigas, flames, provocações e coisas do gênero poderão ter suas contas banidas ou suspensas por tempo determinado pela moderação. - Decisões da Moderação - Em caso de erro ou abuso por parte da moderação, o administrador deverá ser contatado via Mensagem Particular. Contestações públicas a respeito das decisões da moderação poderão ser excluídas imediatamente. O Fórum é um benefício e não um direito. A administração e moderação não recebem nenhum tipo de estímulo financeiro para cuidar do fórum. Muito pelo contrário, para manter o fórum online existem gastos.
Postado 12/11/2010 às 13:19 11/12, 2010 Autor mas leg press se faz sentado sempre, não? o que se faz em pé é hack, certo? ou eu entendi errado? Bom feriado e ótima viagem, descanse bastante! beijão. Então, na minha antiga academia o Leg era diferente: a gente ficava meio deitada e as pernas ficavam meio inclinadas, daí a gente colocava os pesos com anilhas... Nesse leg de agora, a gente fica sentada mesmo e as pernas ficam retas.. Bjuxx O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 12/11/2010 às 13:24 11/12, 2010 ah o leg press 45°!!! entendi rsrsrss. também prefiro o 45... - Má Conduta - Usuários que atrapalharem o bom andamento do fórum através de brigas, flames, provocações e coisas do gênero poderão ter suas contas banidas ou suspensas por tempo determinado pela moderação. - Decisões da Moderação - Em caso de erro ou abuso por parte da moderação, o administrador deverá ser contatado via Mensagem Particular. Contestações públicas a respeito das decisões da moderação poderão ser excluídas imediatamente. O Fórum é um benefício e não um direito. A administração e moderação não recebem nenhum tipo de estímulo financeiro para cuidar do fórum. Muito pelo contrário, para manter o fórum online existem gastos.
Postado 12/11/2010 às 21:44 11/12, 2010 Oi Gente!! Á partir de hj vou registrar aqui meus treinos, minhas conquistas, minhas derrotas, enfim tudo q ando fazendo pra conseguir melhorar meu corpo!! Sobre mim: 30 anos, casada, uma filha de 5. Comecei a treinar pra me distrair, pois esse ano tô passando por uma situação extremamente complicada, e acreditem: a musculação vem me ajudando demais, além de estar conseguindo mudar meu corpo, está me servindo como válvula de escape, pq na situação q ando tenho que manter minha cabeça fria o tempo todo!! Espero q alguem apareça aqui pra acompanhar!! Bjuxx oi Lizzy conta comigo!!! te acompanho, te apio e te admiro desde já, vc é guerreira e sei que terá exito! conte comigo se precisar de algo!!!! vou passar aqui sempre pra ver como vc esta indo ! lembre-se: a vida sem desafios nao vale a pena ser vivida!!!!! bjinhussssssssssssssss Editado 12/11/2010 às 21:44 11/12, 2010 por personal2011
Postado 13/11/2010 às 00:58 11/13, 2010 oi Lizzy conta comigo!!! te acompanho, te apio e te admiro desde já, vc é guerreira e sei que terá exito! conte comigo se precisar de algo!!!! vou passar aqui sempre pra ver como vc esta indo ! lembre-se: a vida sem desafios nao vale a pena ser vivida!!!!! bjinhussssssssssssssss Agora que vi seu díário Lizzy!!! QUe legal!!! Vou acompanhar também!! Beijãoo
Postado 13/11/2010 às 01:23 11/13, 2010 Oi Lizzy também vo acompanha teu diario, to gostando de ver os teus treinos bjs
Postado 13/11/2010 às 02:19 11/13, 2010 Eu não malho perna tem mais de 7 meses kkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas é pq tenho mta genética pras pernas... tenho soh 1,62 de altura e estou com 64 de perna(e quando parei de malhar perna tinha uns 62)... Imagina se elas engrossarem mais?? Boa viagem Lizzy! Segue firma ai viu?? Abraços a todos e bom feriado!! Editado 13/11/2010 às 02:20 11/13, 2010 por Virck Meu primeiro ciclo com oxandrolona- Acompanhem
Postado 15/11/2010 às 18:11 11/15, 2010 Autor Personal, Renatinha, Cacau, sejam bem vindas ao meu humilde diário!! Virk: tem q treinas pernas menino!! Nem q for só pra manter!! Gente, cheguei de viajem hj e vim aqui só pq estava com saudades!! A viajem, foi bem tranquila, só a dieta q não ficou legal, pq qdo a gente fica hospedada na casa da avó é fogo!! Tõ com uma vontade louca de treinar!! Se minha academia estivesse aberta, com certeza iria correndo treinar hj, mas amanhã vou matar minha vontade e fazer meu treino mais cansativo: inferior com ênfaze nos gluteos!! Aguardem....... Bjuxx gente e até amanhã!! Editado 15/11/2010 às 18:12 11/15, 2010 por Lizzy O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 17/11/2010 às 11:29 11/17, 2010 Autor Bom dia gente! Ontem finalmente matei minha vontade de treinar, foi tão bom!! Confesso q cheguei na academia com um pouco de preguiça, pois tinha passado a tarde toda calculando uns projetos e tava mega cansada, mas depois q fiz meus 10 min de aquecimento animei um pouquinho. primeiro fiz recuo no Smith, 4 x 10... muito cansativo esse exercício, á cada série q eu fazia qdo terminava meu coração parecia q ia sair pela boca e isso pq eu faço os movimentos bem devagar!! Depois foi a vez do 4 apoios... fiz 4x12, depois desse meu bumbum já tava começando a gritar!! daì fui fazer gluteos na polia, mas eu não faço aquele q a polia fica lá embaixo e a gente só estica a perna pra tras não! o q eu faço a polia fica um pouco acima do meio e daí eu tenho q descer a perrna e jogar ela pra tras! pega muito esse, fiz 4x10 pq aumentei a carga pra 45kg. meu bumbum depois desse exercício ficou tão lindo, redondinho mesmo!! até falei pro meu instrutor q meu bumbum podioa ser sempre assim!! Depois desse, fiz abdução com caneleiras 4x10 e depois fiz abdução na máquina 4x12 e nesse aumentei a carga tb!! Daí, foi a vez do exercício q mais odeio e mais amo ao mesmo tempo: agachamento afundo no smith!! eu demorei quase um mês pra conseguir fazer o movimento correto nele!! verdade mesmo!! no começo eu conseguia descer, mas aí pra subis me entortava toda!! mas agora faço ele bem direitinho e já consegui aumentar a carga tb!! Tõ amando!! nele fiz 4x10 tb!! Por último fiz panturrilha no leg e aumentei pra 10 plaquinhaS!! Bom gente, o treino foi esse!! hj só pra variar tô com dor no bumbum e posterior!! Hj vou treinar costas, lombar e biceps!! amanhã descrevo aqui pra vcs!! Bjuxx Editado 17/11/2010 às 11:32 11/17, 2010 por Lizzy O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 17/11/2010 às 11:49 11/17, 2010 Bom dia gente! Ontem finalmente matei minha vontade de treinar, foi tão bom!! Confesso q cheguei na academia com um pouco de preguiça, pois tinha passado a tarde toda calculando uns projetos e tava mega cansada, mas depois q fiz meus 10 min de aquecimento animei um pouquinho. primeiro fiz recuo no Smith, 4 x 10... muito cansativo esse exercício, á cada série q eu fazia qdo terminava meu coração parecia q ia sair pela boca e isso pq eu faço os movimentos bem devagar!! Depois foi a vez do 4 apoios... fiz 4x12, depois desse meu bumbum já tava começando a gritar!! daì fui fazer gluteos na polia, mas eu não faço aquele q a polia fica lá embaixo e a gente só estica a perna pra tras não! o q eu faço a polia fica um pouco acima do meio e daí eu tenho q descer a perrna e jogar ela pra tras! pega muito esse, fiz 4x10 pq aumentei a carga pra 45kg. meu bumbum depois desse exercício ficou tão lindo, redondinho mesmo!! até falei pro meu instrutor q meu bumbum podioa ser sempre assim!! Depois desse, fiz abdução com caneleiras 4x10 e depois fiz abdução na máquina 4x12 e nesse aumentei a carga tb!! Daí, foi a vez do exercício q mais odeio e mais amo ao mesmo tempo: agachamento afundo no smith!! eu demorei quase um mês pra conseguir fazer o movimento correto nele!! verdade mesmo!! no começo eu conseguia descer, mas aí pra subis me entortava toda!! mas agora faço ele bem direitinho e já consegui aumentar a carga tb!! Tõ amando!! nele fiz 4x10 tb!! Por último fiz panturrilha no leg e aumentei pra 10 plaquinhaS!! Bom gente, o treino foi esse!! hj só pra variar tô com dor no bumbum e posterior!! Hj vou treinar costas, lombar e biceps!! amanhã descrevo aqui pra vcs!! Bjuxx Oii Lizzy!! O afundo tb é um dos exercícios que mais gosto e odeio ao mesmo tempo!! Porque dá pra sentir queimar e dói tanto!!! Só não entendi como é esse recuo no smith... Beijão e bom treino hj!!
Postado 17/11/2010 às 12:03 11/17, 2010 Lizzy justamente por fazer devagarzinho que dá essa sensação de coração saindo pela boca rsrsrsrsr - Má Conduta - Usuários que atrapalharem o bom andamento do fórum através de brigas, flames, provocações e coisas do gênero poderão ter suas contas banidas ou suspensas por tempo determinado pela moderação. - Decisões da Moderação - Em caso de erro ou abuso por parte da moderação, o administrador deverá ser contatado via Mensagem Particular. Contestações públicas a respeito das decisões da moderação poderão ser excluídas imediatamente. O Fórum é um benefício e não um direito. A administração e moderação não recebem nenhum tipo de estímulo financeiro para cuidar do fórum. Muito pelo contrário, para manter o fórum online existem gastos.
Postado 17/11/2010 às 12:17 11/17, 2010 Autor Renatinha, tentei achar alguma imagem ou vídeo pra te mostrar como é o recuo mas não achei!! depois vou ver se tiro uma foto e coloco aqui ok?!! Pois é Pingo, acho q é bem isso mesmo... o esforço é bem maior qdo a gente faz devagar!! Bjuxx O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 17/11/2010 às 12:23 11/17, 2010 Depois desse foi a vez do agachamento 90°, esse eu faço em cima de uma daquelas mini-cama elásticas de fazer jump, daí fiz 4 séries 2 bem devagar e 2 bem rápidas. Heloo Lizy. Estou um pouco atrasada aqui... Fiquei imaginando como vc consegue vc o 90º em cima do jump... Seu diário ta muito bom. bjs Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha. Confúcio De centímentro em centímetro rumo aos 65. Campanha Janinha 2011 - colaborem kkkk
Postado 17/11/2010 às 13:26 11/17, 2010 Autor Oi Janinha, obrigada!! Então, foi complicado conseguir executar o agachamento em cima da mini cama elástica, pois na minha antiga academia ñão tinha a barra guiada (smith), daí eu fazia o agachamento livre mesmo!! Demorei pra conseguir "pegar" o movimento correto pra fazer na barra guiada, meu instrutor só colocou a mini cama elastica qdo o meu movimento já estava 100%! Tenta fazer, acho q vc vai gostar, pq com pouco peso a gente sente muito!! Só cuidado com a posição!! bjuxx O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 17/11/2010 às 16:42 11/17, 2010 Fiquei imaginando como vc consegue vc o 90º em cima do jump... [2] Nem me atrevo a tentar! Vou virar cambalhota! Tem que ter um baita equilíbrio né? Bjoos* A diferença entre o possível e o impossível está na determinação de cada um!
Postado 17/11/2010 às 16:57 11/17, 2010 Oi Janinha, obrigada!! Então, foi complicado conseguir executar o agachamento em cima da mini cama elástica, pois na minha antiga academia ñão tinha a barra guiada (smith), daí eu fazia o agachamento livre mesmo!! Demorei pra conseguir "pegar" o movimento correto pra fazer na barra guiada, meu instrutor só colocou a mini cama elastica qdo o meu movimento já estava 100%! Tenta fazer, acho q vc vai gostar, pq com pouco peso a gente sente muito!! Só cuidado com a posição!! bjuxx gostei da ideia!!! parabens pelo diario e pela dedicação! vc tem fotos suas? bjinhus
Postado 17/11/2010 às 17:47 11/17, 2010 Oi Janinha, obrigada!! Então, foi complicado conseguir executar o agachamento em cima da mini cama elástica, pois na minha antiga academia ñão tinha a barra guiada (smith), daí eu fazia o agachamento livre mesmo!! Demorei pra conseguir "pegar" o movimento correto pra fazer na barra guiada, meu instrutor só colocou a mini cama elastica qdo o meu movimento já estava 100%! Tenta fazer, acho q vc vai gostar, pq com pouco peso a gente sente muito!! Só cuidado com a posição!! bjuxx Se eu falar q não entendi nada vc fica brava? Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha. Confúcio De centímentro em centímetro rumo aos 65. Campanha Janinha 2011 - colaborem kkkk
Postado 17/11/2010 às 19:06 11/17, 2010 Autor @Kiaa: Pode tentar q vc vai fazer cambalhota não!! Tenho certeza q consegue tb!! @Personal: Obrigada!! Então quase não tenho fotos minha!! No meu relato tem algumas e no perfil tem essa q estou em cima jump!! Bjuxx @Janinha: Brincadeira, não tô brava não!! O movimento é o mesmo mulher!! Só q ao inves de ficar com os pés no chão vc vai ficar em cima do Jump!! Eu tava tentando explicar q demorei pra me entender com o smith e acabei foi te confundindo!! Meninas, na sexta vou fazer o treino q faço esse exercício, daí se a academia estiver vazia, peço pra estagiária filmar com meu cel e post aqui pra vcs!! Bjuxx O grande prazer da vida é fazer o impossível!!! Acompanhem o Diário secreto da Lizzy!!
Postado 17/11/2010 às 22:30 11/17, 2010 OI! Sai do banquinho e vim dizer q to acompanhando tmb! Beijos! .:Diario da Mone:. Treinando para as competicoes NPC 2014 3 de Maio 2014 Ronnie Coleman GASP Classic - Mesquite - TX"Do or do not, there is no try" - Yoda
Postado 18/11/2010 às 02:49 11/18, 2010 Lizzy... Não sei se já conhece esse site, mas tem vários exercícios para todos os músculos Os exercicios são separados por músculo e o legal é que ele diz qual o musculo principal e os sinergistas que trabalham junto. https://www.exrx.net/Lists/Directory.html Abraços Editado 18/11/2010 às 02:50 11/18, 2010 por Virck Meu primeiro ciclo com oxandrolona- Acompanhem
Crie uma conta ou entre para comentar