Ir para conteúdo

Como treinar barra fixa

p-fh

Posts Recomendados

Postado

Comecei a treinar em 15/03 e conseguia fazer 0 barra fixa, hoje estou conseguindo fazer 4 antes de falhar.

O que é melhor para evoluir nas barras? Fazer 1 série até a falha (no caso 4 hahhah) ou tipo 3x de 3, ou 4x de 2.

Obrigado

Postado

Isso não é nem baseado em planilhas ou algo do tipo 

Mas o que eu fiz para conseguir aprender a fazer barra fixa foi:

Ficar pendurado lá na barra - e ficava fazendo o movimento com as escapulas de "subir e descer" umas 2 séries de 15 disso 

Fazia mais umas 2 séries de tentando um máximo de reps (No início fazia 2 ou 3) 

E tentava todos os dias - Eu estava treinando para o TAF então não tinha muito tempo para aprender métodos 

Conforme foi se passando os dias, automaticamente foram saindo as repetições - Daí fui melhorando a execução 

Mas tem de ter uma paciência mesmo, alguns tem mais facilidades que outros ... não me lembro quanto tempo demorei pois faz um pouquinho de tempo 

Melhorar a execução na puxada frente ajuda tambem 

Postado

Parece simples, Mas basicamente é fazendo mais barras.

Tem video na net de calistenia e até sobre o TAF ensinando essas coisas. Se for só barra fixa, é basicamente fazer mais e melhorar os pontos fracos.

Pontos a se analisar :

- Entender se a sua falha é pq não consegue mais subir com as costas ou se a falha é nos braços. Muitas vezes as costas tem força pro exercício, contudo a força de pegada não acompanha e você acaba soltando a barra antes da hora. (Nesse caso treinar antebraço, ficar pendurado na barra e exercicio de escapula na barra podem ajudar)

- Falta de força nas costas: Dessa vez é o contrario do ponto anterior. Seus braços acompanham, você faz as repetições , falha e consegue ficar ali pendurado por mais um tempo, porém não consegue subir. Neste caso é treino especifico de puxadas e ir fazendo mais barras, 3 séries ou mais. Pessoal que faz calistenia faz diversas séries muitas vezes, já que o intuito é ganhar força e não hipertrofia em si.

- Entender seu ponto de partida, não só sobre sua execução ou quantidade de barras, mas avaliar seu peso, BF, etc. Tudo isso conta na hora de fazer um planejamento realista em cima do objetivo que você quer chegar.

- Fazer dieta, treinos de força, etc. Você precisa de mais força pra fazer barras, mas também precisa estar leve, quanto mais leve mais fácil executar.

Avalie onde você está hoje e os pontos que precisa melhorar, se juntar tudo, conseguir ficar mais leve, melhorar seu cardio, melhorar sua força e manter treino constante as barras vão sair. No demais se você não tiver pressa é só ir fazendo. Quando comecei na academia eu só conseguia fazer 5 ou 6 rep e tinha 20kg a menos. Hoje em dia depois de anos eu consigo fazer 10 ou mais e estou bem mais pesado, além de fazer uma execução mais voltada para hipertrofia.

Obs: Isso tudo é so minha experiência própria como personal e como alguém que treina a anos e já fez calistenia. Provavelmente tem pessoas mais aptas para te ajudar e talvez eu até tenha cometido um erro na explicação. Mas espero ter contribuído para lhe ajudar a se preparar para seu objetivo.

Postado

Teve um estudo um dia desses testando fazer três séries em três dias na semana e longe da falha (acho que era RPE 5) contra um grupo que fazia alta frequência também, mas com RPE no talo. A conclusão foi que o grupo "RPE 5" progrediu mais que o outro. Infelizmente não li e não lembro os detalhes.

Estou fazendo um teste parecido pra ver se saio da estagnação em força absoluta na barra fixa. Devo testar início de agosto.

Resumindo: eu experimentaria seis a nove séries semanais, todas longe da falha (faz um teste de força em alguma uma vez ou outra no mês, sei lá), distribuídas por uns três dias na semana. Se o volume ficar excessivo pra sua recuperação (e creio que não vai ser, se o RPE ficar realmente entre 5 ou pouco mais), tira outros exercícios "concorrentes", como alguma outra puxada ou algo do tipo.

Enfim, são coisas a experimentar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...