Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo do gasto energético total em obesos

morkez
Ir para solução Solucionado por Beerus ,

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, comecei a academia e pretendo iniciar uma dieta para perda de peso. Minha dúvida é relacionada ao cálculo das calorias diárias considerando a obesidade (IMC = 45). De acordo com a calculadora de macros do fórum, meu GET seria 3200 kcal (sedentário/musculação 4x/cardio 4x) logo a dieta ficaria em 2200~2700. No entanto, fui em um nutricionista e ele me falou que o ideal seria fazer uma dieta de 1500 a 1800 kcal (que ele passou, inclusive). Com a experiência dos senhores, eu deveria optar por qual abordagem? 

• Solução
Postado (editado)
Em 28/03/2025 em 22:40, morkez disse:

Com a experiência dos senhores, eu deveria optar por qual abordagem?

A melhor abordagem é um pouco mais trabalhosa, faço o cálculo de ats calorias vc come hj pra manter o peso q tem, comece a pesar os alimentos livremente e no final de alguns dias tire a média diária q vc consome. A partir desse valor comece abaixar as calorias.

Dieta é algo q sempre precisa ser ajustada por isso o número inicial não é tão relevante apenas comece.

Mas se hj por exemplo vc come 4mil kcal e baixa pra 1800kcal é a receita pra dar errado, tem q ser passo a passo, se tá consumindo 4 mil kcal começa a consumir 3800, depois baixa pra 3600 e por aí vai.

Editado por Beerus
Postado

Esse nutricionista tá levando em consideração somente os números de calorias, esqueceu completamente o fator mais importante de qualquer processo de emagrecimento: o fator humano.

Dieta muito restritiva é mais chances de dar errado justamente pelo fator psicológico, a pessoa começa a ficar com mais fome e acaba se sabotando. 

A estratégia que o Beerus passou é muito melhor. Ou se quiser pular a parte inicial simplesmente começa com as calorias que a calculadora do fórum te passou, e conforme for ocorrendo perda de peso você vai refazendo o cálculo. Mas eu particularmente jamais iria de 3000 kcal para 1500 kcal de uma vez só, iria me dar muita fome.

Postado (editado)

Cara, fui desses de fazer essas dietas restritivas demais, abaixo de 2000 kcal. Resultado = Compulsao alimentar toda semana, furava dieta com gosto.

Hoje nao como menos de 2100 Kcal pra perder peso, gosto muito do esquema 30/60/10 = 30% proteina 60% carbo 10% gordura.

Levou tempo até encontrar o equilibrio, mas quando vc acha, tudo fica mais facil, e vc percebe que nao tem que ficar nessa restrição louca que só acaba com seu corpo e psicologico.

Editado por Polaco88
Postado
Em 28/03/2025 em 22:40, morkez disse:

Pessoal, comecei a academia e pretendo iniciar uma dieta para perda de peso. Minha dúvida é relacionada ao cálculo das calorias diárias considerando a obesidade (IMC = 45). De acordo com a calculadora de macros do fórum, meu GET seria 3200 kcal (sedentário/musculação 4x/cardio 4x) logo a dieta ficaria em 2200~2700. No entanto, fui em um nutricionista e ele me falou que o ideal seria fazer uma dieta de 1500 a 1800 kcal (que ele passou, inclusive). Com a experiência dos senhores, eu deveria optar por qual abordagem? 

Se você vai no Nutricionista o normal é ele conversar com você, e explicar o motivo de uma abordagem tão restritiva. existem casos onde é vantagem, e podem existir grandes benefícios uma rápida perda de peso inicial, pessoas com obesidade preservam mais massa magra com mais facilidade e você vendo um progresso rápido tende a se animar mais, contudo sim, existe uma chance de falhar na adesão em restrições mais severas, vai ditar é a composição da dieta, se está balanceada e equilibrada, com alimentos saciantes em boas quantidades, se seu ambiente vai te auxiliar no processo de emagrecimento, se as pessoas do seu convívio não vão interferir também.

Se você não vai seguir a dieta de acordo com o Nutricionista, nem volta mais nesse, procura outro se for o caso, se você confia nesse Nutricionista, segue a abordagem que ele te deu, ele é o único que te avaliou pessoalmente, aqui não sabemos nem o seu peso e altura, ou medidas corporais.

Para o Cálculo da taxa metabólica em Obesos recomenda-se a fórmula de Mifflin St. Jeor, que costuma ser mais precisa nesse caso, aqui uma calculadora que faz uso dela:
https://www.inchcalculator.com/mifflin-st-jeor-calculator/

Postado
Em 29/03/2025 em 06:32, natalliacarv disse:

Esse nutricionista tá levando em consideração somente os números de calorias, esqueceu completamente o fator mais importante de qualquer processo de emagrecimento: o fator humano.

Oi só gostaria de pontuar uma coisa, tem alguns e pode ser ou não nesse caso q já sabem q a pessoa vai furar no fds ou em algum momento, a dieta mais restrita assim serve meio q pra compensar esses furos, q podem ser até do dia todo, pq eles sabem q quem realmente vai seguir a dieta a risca todos os dias é uma porcentagem baixa dos clientes, por isso é difícil julgar, são estratégias diferentes.

Postado
Em 29/03/2025 em 10:19, kkmultes disse:

Se você não vai seguir a dieta de acordo com o Nutricionista, nem volta mais nesse, procura outro se for o caso, se você confia nesse Nutricionista, segue a abordagem que ele te deu, ele é o único que te avaliou pessoalmente, aqui não sabemos nem o seu peso e altura, ou medidas corporais.

Pois é, esse nutricionista que eu fui foi pelo plano. A consulta durou cerca de 30 minutos, eu expliquei que meu peso ficou assim por conta de anos de compulsão alimentar descontrolada, mas que nas refeições "normais" eu não exagerava. Ele pareceu entender mas a dieta que recebi por e-mail parece bem genérica kkkk enfim, vou começar com 2400 e ver o que acontece

Postado
Em 29/03/2025 em 10:22, Beerus disse:

Oi só gostaria de pontuar uma coisa, tem alguns e pode ser ou não nesse caso q já sabem q a pessoa vai furar no fds ou em algum momento, a dieta mais restrita assim serve meio q pra compensar esses furos

É um bom ponto, só olhar a quantidade de obeso que aparece no fórum jurando de pé junto que tá seguindo a risca dieta de 2000 kcal e não emagrece. Imagina se estivessem "seguindo" uma de 3000, 3500 kcal...

Postado (editado)
Em 29/03/2025 em 10:40, morkez disse:

anos de compulsão alimentar descontrolada, mas que nas refeições "normais" eu não exagerava.

Me desculpa então nao é compulsão infelizmente é gula comum compulsão é comer comida normal é ruim até passar mal comer apenas comida gostosa não é compulsão.

Compulsão é comer td q estiver pela frente sem se importar com q seja vc só quer comer, por isso se chama compulsão.

Se vc se programa pra ir no rodízio vai até lá isso não é compulsão, se vc fica escolhendo algo no iFood compra espera chegar tb não é.

Editado por Beerus
Postado
Em 29/03/2025 em 17:03, Beerus disse:

Me desculpa então nao é compulsão infelizmente é gula comum compulsão é comer comida normal é ruim até passar mal comer apenas comida gostosa não é compulsão.

Compulsão é comer td q estiver pela frente sem se importar com q seja vc só quer comer, por isso se chama compulsão.

Se vc se programa pra ir no rodízio vai até lá isso não é compulsão, se vc fica escolhendo algo no iFood compra espera chegar tb não é.

Normal que eu quis dizer são as refeições corriqueiras que a gente faz todo dia, não o tipo de alimento

Postado
Em 29/03/2025 em 17:03, Beerus disse:

compulsão é comer comida normal é ruim até passar mal comer apenas comida gostosa não é compulsão.

Caiu isso no DSM-5, Doug. Agora os profissionais admitem que gordos (e não gordos... conheço uma galerinha do zape com quem eu troco umas ideia aí) têm alimentos disparadores.

É foda esse troço, bicho.

Postado
Em 29/03/2025 em 17:46, morkez disse:

Normal que eu quis dizer são as refeições corriqueiras que a gente faz todo dia, não o tipo de alimento

Meu ponto é se vc nunca comeu uma panela de feijão ou um saco de pão seco vc não tem compulsão alimentar.

Comer coisas gostosas ao exagero quase todo mundo faz

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...