Este é um post popular. Lucas Postado Março 12, 2025 às 19:10 Este é um post popular. Postado Março 12, 2025 às 19:10 COMO FAZER UM TREINO POWERBUILDING Neste post, serão dadas recomendações baseadas em evidências sobre como praticar powerbuilding (PMIDs: 38652410, 33671664, 38970765, 32077380, 39205815). Powerbuilding é a busca simultânea por força e tamanho muscular. Embora existam diferenças na melhor forma de treinar para cada objetivo, a boa notícia é que, a longo prazo, ganhar massa muscular potencializa o ganho de força. Os dois objetivos trabalham juntos, e não de forma oposta. Volume Para força, conseguimos a maior parte dos ganhos com apenas 5 a 10 séries semanais por exercício principal. Para hipertrofia, por outro lado, são necessários pelo menos 20 séries diretas por grupo muscular por semana para maximizar o crescimento. Recomenda-se 5 a 10 séries dos levantamentos principais por semana e 10 a 20 séries por grupo muscular maior por semana. Faixas de Repetição O melhor treino para força máxima é pesado. Treine os exercícios principais na faixa de 1 a 5 repetições. Para hipertrofia, ainda é bom manter uma certa especificidade, então treinos com repetições ultra-altas não são ideais. Felizmente, a faixa de 5 a 10 repetições maximiza a hipertrofia enquanto ainda mantém a carga elevada. RPE (Nível de Esforço) Chegar mais perto da falha não melhora os ganhos de força, mas aumenta a fadiga. - Para os exercícios principais e auxiliares, treinar com RPE 5-8 é provavelmente o melhor caminho. - Para hipertrofia, treinar mais perto da falha traz mais benefícios, então use RPE 7-9 para os exercícios focados em crescimento muscular. Frequência Frequências mais altas parecem melhorar levemente os ganhos de força. Treinar os exercícios principais e auxiliares de duas a quatro vezes por semana é uma boa estratégia. Para hipertrofia, a frequência tem um papel menor. Apenas garantir que cada músculo seja treinado pelo menos duas vezes na semana já é suficiente. Ordem dos Exercícios Começar o treino com um exercício gera maiores ganhos de força nesse movimento. Por outro lado, a ordem dos exercícios não parece influenciar muito a hipertrofia. Portanto, a melhor abordagem é: 1. Comece os treinos com os levantamentos principais. 2. Depois, faça os exercícios auxiliares. 3. Finalize com o trabalho de hipertrofia. Tempo de Descanso - Para hipertrofia, o ideal é descansar 1 a 2 minutos entre séries. - Para força, como a carga na barra é um fator crucial, é melhor descansar mais tempo para otimizar o desempenho em cada série. Conclusão Entender como as variáveis de treino influenciam os ganhos de força e tamanho permite fazer escolhas inteligentes na sua programação. Felizmente, é possível perseguir ambos os objetivos de forma eficiente! Baseado em um texto do Strongerbyscience jonathan viana, Renan Henrique, CDR e 7 outros reagiu a isso 6 4
jonathan viana Postado Março 12, 2025 às 20:31 Postado Março 12, 2025 às 20:31 Meus parabéns pelo post! Vou encher de perguntas, como sempre. Lucas, no volume semanal para força você especificou "por exercício principal"(3 a 10) e para hipertrofia "por grupo muscular"(10 a 20). Como fica essa soma no final?
Lucas Postado Março 12, 2025 às 20:38 Autor Postado Março 12, 2025 às 20:38 Em 12/03/2025 em 17:31, jonathan viana disse: Meus parabéns pelo post! Vou encher de perguntas, como sempre. Lucas, no volume semanal para força você especificou "por exercício principal"(3 a 10) e para hipertrofia "por grupo muscular"(10 a 20). Como fica essa soma no final? O texto não é exatamente meu, mas vou tentar responder kkkk Poderia ter algo como 10 séries de agachamento. Isso contabiliza 10 séries de quadríceps. Aí vc pode de repente fazer mais 5 séries de búlgaro ou afundo, que tb contabilizariam 5 séries pra quadríceps, mas não entram como sets do exercício principal (agachamento). Pra fechar pode ter mais 5 séries de extensora, que é um isolador de quadríceps. Nesse exemplo teriam 10 séries do movimento principal (agachamento) e 20 séries de quadríceps. jonathan viana reagiu a isso 1
sneeky Postado Março 12, 2025 às 20:54 Postado Março 12, 2025 às 20:54 Uma coisa que tenho dúvida, dentro dessas séries por exemplo de um supino, você procura fazer aquecimentos, ir subindo a carga aos poucos ou já coloca o máximo que consegue? Eu normalmente vou subindo as cargas mas não sei se é a forma mais efetiva de aumentar a força. Dando um exemplo: Começando um supino com halteres com 20kg cada lado, depois 24kg, depois 28kg, até chegar no meu máximo que seria 32kg. Ou deveria fazer um aquecimento ali e já partir pros 30kg?
Super Ogro Postado Março 12, 2025 às 20:58 Postado Março 12, 2025 às 20:58 (editado) Em 12/03/2025 em 17:54, sneeky disse: você procura fazer aquecimentos, ir subindo a carga aos poucos Impossível fazer de outro jeito pra qualquer um que treina pesado. Nessas séries de aquecimento você faz poucas repetições (algo tipo 1 a 3 tá legal), com grande distância da falha e não conta elas como séries válidas. Editado Março 12, 2025 às 20:59 por Super Ogro T. Wall e Debew reagiu a isso 2
Lucas Postado Março 12, 2025 às 20:58 Autor Postado Março 12, 2025 às 20:58 Em 12/03/2025 em 17:54, sneeky disse: Uma coisa que tenho dúvida, dentro dessas séries por exemplo de um supino, você procura fazer aquecimentos, ir subindo a carga aos poucos ou já coloca o máximo que consegue? Eu normalmente vou subindo as cargas mas não sei se é a forma mais efetiva de aumentar a força. Dando um exemplo: Começando um supino com halteres com 20kg cada lado, depois 24kg, depois 28kg, até chegar no meu máximo que seria 32kg. Ou deveria fazer um aquecimento ali e já partir pros 30kg? Sempre importante aquecer.
FR86 Postado Abril 26, 2025 às 14:15 Postado Abril 26, 2025 às 14:15 Boa tarde eu estou a seguir esse modelo de treino ,tem um plano a 3 meses aqui no site :https://www.hipertrofia.org/blog/2023/09/29/treino-powerbuilding/ Posso dizer com excelentes resultados veio me tirar da estagnação que tinha ,mas estou na ultima semana dos 3 meses.Alguem me poderia ajudar a continuar com o plano?poos ele esta acabar e eu nao sei como montar um novo plano seguindo esta metodologia de treino que para mim uma das melhores.Treino ha cerca de 20 anos Agradecido 😊
Lucas Postado Abril 26, 2025 às 16:07 Autor Postado Abril 26, 2025 às 16:07 Em 26/04/2025 em 11:15, FR86 disse: Boa tarde eu estou a seguir esse modelo de treino ,tem um plano a 3 meses aqui no site :https://www.hipertrofia.org/blog/2023/09/29/treino-powerbuilding/ Posso dizer com excelentes resultados veio me tirar da estagnação que tinha ,mas estou na ultima semana dos 3 meses.Alguem me poderia ajudar a continuar com o plano?poos ele esta acabar e eu nao sei como montar um novo plano seguindo esta metodologia de treino que para mim uma das melhores.Treino ha cerca de 20 anos Agradecido 😊 Repete oq deu certo. FR86 reagiu a isso 1
FR86 Postado Maio 6, 2025 às 14:32 Postado Maio 6, 2025 às 14:32 Obrigado de coracao ,começarei de novo maos 3 meses voltando ao principio🥰.Abraço Rambaoretorno e Lucas reagiu a isso 2
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora