Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudar nutrição por conta


Henrique...

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bom?

 

Gostaria de saber como eu, que sou totalmente leigo no assunto, poderia começar a estudar sobre nutrição. 

 

Gosto bastante deste assunto e de como uma dieta bem estruturada (Macro e micronutrientes, suplementação, hidratação, fitoterápicos, etc...) influencia muito positivamente na saúde e nos resultados.

 

Estou pensando em me preparar (E não faço ideia como) durante o ano de 2022, e dependendo de como for minha aptidão em aprender sobre os assuntos que envolvem a nutrição, talvez fazer uma faculdade de nutrição em 2023.

 

Mas como eu poderia fazer isso? 

 

Na minha visão de leigo, pensei no seguinte:

 

-Aprender a cozinhar bem e montar sozinho a própria dieta(Acredito que seja obrigatório para alguém com este interesse)

 

-E começar a estudar sobre o assunto em livros, principalmente:

 

Lista de sugestões do Leandro Twin:

- Nutrição comportamental

- Nutrição moderna de Shils

- Nutrição para o treinamento de força

- Dieta das 8 horas

- Nutrição para leigos

- Nutrição e suplementação esportiva

- Nutrição esportiva e do exercício físico

 

Algumas sugestões do Paulo Muzy:

 

- Tratado de Nutrologia - Durval Ribas Filho

- Nutrição do Exercício Físico ao Esporte - Lancha Junior

- Nutrição para o Esporte e o Exercício

 

Alguns livros que eu mesmo selecionei:

- Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia (Uma alternativa ao "Nutrição moderna de Shils")
- Interpretação de Exames Bioquímicos para o Nutricionista (Para interpretar exames - obvio)
- Intestino - Onde tudo começa e não onde tudo termina (Para entender sobre a microbiota intestinal)
- Nutrição em psiquiatria (Para entender a importância da alimentação na saúde mental)
- ALERGIA ALIMENTAR: ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E TERAPIA NUTRICIONAL (Para entender sobre as alergias alimentares - obvio)
- Manual de Prescrição de Fitoterápicos pelo Nutricionista (Para entender sobre os fitoterápicos - obvio)
- Nutrição Clinica Funcional dos Princípios à Prática (Não sei nem mesmo a diferença entre nutrição e nutrição funcional, mas me pareceu importante)

 

Como podem ver, estou um pouco perdido, sem saber por onde começar.

 

Se alguém com conhecimento, sendo ou não da área (Tem gente com muito conhecimento aqui que não é nutricionista) puder me ajudar com um direcionamento...

 

É isso, desde já muito obrigado e que Deus abençoe vocês.

 

 

 

Editado por Luiz Menegheti
correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Irmão, eu sou novo, tenho apenas 16 anos (caso você queira ver como eu me desenvolvi, tenho um tópico em que eu mostro minha evolução com fotos e vídeos recentes), sai de 49 kilos pra 62 atualmente (é pouco, mas com um BF controlado.) em 7/8 meses com uma '''''''dieta'''''''' (entre muitas aspas, não vou chamar de dieta porque não foi feita por um nutricionista) que eu mesmo montei pra mim mesmo. Eu apenas coloquei bastante carboidrato, pelo fato de eu precisar ganhar massa muscular e não estar numa fase de cutting, proteínas altas e desde sempre eu ingeria MUITA pouca gordura, já coloquei no my fitness pal meus macros diários e eu chegava a bater apenas 15g de gordura diariamente, era bem pouco, mesmo. Quando eu percebi que eu tava consumindo bem pouca gordura, eu comecei a comer 6 ovos INTEIROS, gema e clara e isso me fez evoluir absurdamente. Eu nem li livros sobre nutrição e tal, foi tudo na base do teste, quando eu comecei a perceber o que estava me fazendo evoluir, eu só continuei, até porque não se mexe em time que está ganhando. Quando eu quero ganhar massa e meu peso na balança não está subindo, eu geralmente adiciono 100 calorias e continuo. Caso você esteja disposto a ler livros, você com certeza vai adquirir mais conhecimento do que eu, mas eu te garanto, mesmo caso você tenha interesse em montar sua própria dieta, isso pode sim trazer resultados relativamente rápido, mas ai é que tá, você também precisa estar disposto a errar, é com o erro que vem o acerto. Caso opte por uma nutricionista (o que é mais indicado), você provavelmente vai notar resultados rápidos sem contar com muitos erros, mas acho que é interessante, como no meu caso e no seu (também tenho interesse em ser nutricionista) ir montando a própria dieta e fazendo testes.

 

Montar sua própria dieta pode te trazer muitos benefícios, vai em frente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 12:23, Vinícius Alb disse:

Irmão, eu sou novo, tenho apenas 16 anos (caso você queira ver como eu me desenvolvi, tenho um tópico em que eu mostro minha evolução com fotos e vídeos recentes), sai de 49 kilos pra 62 atualmente (é pouco, mas com um BF controlado.) em 7/8 meses com uma '''''''dieta'''''''' (entre muitas aspas, não vou chamar de dieta porque não foi feita por um nutricionista) que eu mesmo montei pra mim mesmo. Eu apenas coloquei bastante carboidrato, pelo fato de eu precisar ganhar massa muscular e não estar numa fase de cutting, proteínas altas e desde sempre eu ingeria MUITA pouca gordura, já coloquei no my fitness pal meus macros diários e eu chegava a bater apenas 15g de gordura diariamente, era bem pouco, mesmo. Quando eu percebi que eu tava consumindo bem pouca gordura, eu comecei a comer 6 ovos INTEIROS, gema e clara e isso me fez evoluir absurdamente. Eu nem li livros sobre nutrição e tal, foi tudo na base do teste, quando eu comecei a perceber o que estava me fazendo evoluir, eu só continuei, até porque não se mexe em time que está ganhando. Quando eu quero ganhar massa e meu peso na balança não está subindo, eu geralmente adiciono 100 calorias e continuo. Caso você esteja disposto a ler livros, você com certeza vai adquirir mais conhecimento do que eu, mas eu te garanto, mesmo caso você tenha interesse em montar sua própria dieta, isso pode sim trazer resultados relativamente rápido, mas ai é que tá, você também precisa estar disposto a errar, é com o erro que vem o acerto. Caso opte por uma nutricionista (o que é mais indicado), você provavelmente vai notar resultados rápidos sem contar com muitos erros, mas acho que é interessante, como no meu caso e no seu (também tenho interesse em ser nutricionista) ir montando a própria dieta e fazendo testes.

 

Montar sua própria dieta pode te trazer muitos benefícios, vai em frente!

Tudo isso que eu disse é em relação a dieta pra obter resultados, seja em bulking ou em cutting, você pode montar sua dieta por conta própria e acho que existem vários tópicos aqui no forum que podem te ajudar a montar sua dieta, mas agora eu lembrei do começo do seu tópico, você tem interesse em se preparar como atleta? Pelo que eu entendi foi isso, caso seja isso, ai o buraco é um pouco mais em baixo, ciclo de carbo, manipulação de sódio e água precisam ser muito bem pesquisados, nesse caso, mesmo caso você entenda MUITO sobre o assunto, recomendo buscar um coach.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu fiz isso...e acabei com flacidez na região abdominal. Perdi peso, mas esteticamente virou uma m...

Eu saí de um consumo de 3000 cal/dia para 1400 cal/dia em dois meses. 

Eu sou um pouco refratário a dietas feitas por outras pessoas...mas acho legal você contratar um profissional pra te dar um norte que seja (quantidade de macronutrientes etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 12:34, RenatoRockeiro disse:

Cara, eu fiz isso...e acabei com flacidez na região abdominal. Perdi peso, mas esteticamente virou uma m...

Eu saí de um consumo de 3000 cal/dia para 1400 cal/dia em dois meses. 

Eu sou um pouco refratário a dietas feitas por outras pessoas...mas acho legal você contratar um profissional pra te dar um norte que seja (quantidade de macronutrientes etc)

Ai é foda mano, mas acho que você acabou reduzindo demais as calorias...

 

Quanto maior o corte calórico você faz no seu corpo, seu metabolismo fica cada vez mais lento, se adaptando, porque ele quer sobreviver, tenha isso em mente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique... mudou o título para Estudar nutrição por conta

Boa tarde amigos.

 

Titulo do tópico mudado para um melhor entendimento.

 

Eu gostaria de saber como iniciar meus estudos de nutrição por conta própria.

 

Não tenho intenção (E nem físico) para ser atleta. 

 

Quando eu disse "me preparar" eu quis dizer me preparar para quem sabe no ano que vem, fazer uma faculdade de nutrição.

Editado por Luiz Menegheti
correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 12:57, Luiz Menegheti disse:

Boa tarde amigos.

 

Titulo do tópico mudado para um melhor entendimento.

 

Eu gostaria de saber como iniciar meus estudos de nutrição por conta própria.

 

Não tenho intenção (E nem físico) para ser atleta. 

 

Quando eu disse "me preparar" eu quis dizer me preparar para quem sabe no ano que vem, fazer uma faculdade de nutrição.

Ah, sim, foi falta de interpretação minha, perdão pelo meu erro.

 

Bons estudos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...