Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Onde obter informações sobre alimentos?


Simple Guy

Posts Recomendados

Percebo que o MyFitnessPal pode ter uns dados nada a ver as vezes.

Então achei uma tabela da USP que tem informações sobre alimentos, a TBCA.

Porém, comparei 100g de batata doce da TBCA com 100g numa pesquisa rápida no Google, e as diferenças são significantes.

http://www.tbca.net.br/base-dados/int_composicao_alimentos.php?cod_produto=C0042B

Por exemplo, uma diz que contém 29,9 mg de Vitamina C, já o Google, que tem como fonte um tal de "USDA" diz que 100g de batata doce tem 2,4 mg. Uma diferença grande.

Que base de dados vocês usam para saber a informação nutricional? Uma confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

29 minutos atrás, EMD disse:

Pesquise por "Tabela Taco".

E quando inserir informações no myfitnesspal use, por exemplo "arroz cozido taco".

Consultei ela agora no PDF, e a quantidade de Vitamina C é mais próxima da tabela da USP (TBCA), 23,8 e 29,9. Acha que essa USDA pode ser uma fonte ruim? Já que mostrou 2,4, valor bem distante das outras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Simple Guy disse:

Consultei ela agora no PDF, e a quantidade de Vitamina C é mais próxima da tabela da USP (TBCA), 23,8 e 29,9. Acha que essa USDA pode ser uma fonte ruim? Já que mostrou 2,4, valor bem distante das outras

Porque contar macros da vitamina C? Rsrs

 

Cara, usa a da taco e pronto, não adianta tu usar a da taco para arroz, a da usp para banana e a da USDA para frango, tem que ter uma base. A taco é a que a grande maioria usa, vai nela e sejá feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Fatsecret para registrar os alimentos. Se for alimentos personalizados, você pode cadastrá-los ou seus ingredientes pela tabela que você achar melhor.

Sinceramente, qualquer tabela é aproximada. Afinal, alimento mais cozido, menos cozido, mais maduro, menos maduro, etc. vai ter variações nos nutrientes, no IG, etc.

Eu uso a 4 anos e consegui me habituar, fazer as adaptações ne gerar um padrão que atende minhas necessidades. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Caio Augusto forte disse:

Contando macros de vitamina c amigo?

 

3 horas atrás, EMD disse:

Porque contar macros da vitamina C? Rsrs

 

Cara, usa a da taco e pronto, não adianta tu usar a da taco para arroz, a da usp para banana e a da USDA para frango, tem que ter uma base. A taco é a que a grande maioria usa, vai nela e sejá feliz.

Eu na verdade só quero saber a qntd desse micronutriente mesmo, pra contar a batata doce como uma das minhas fontes de vitamina c, caso eu tenha um dia que eu fique sem laranja, por exemplo; não ponho muita fé em sites genéricos que postam benefícios de alimentos etc.

Mas não tô contabilizando  não kkk, boa ideia até, quem sabe um dia eu chegue nesse nível. Só fico bravo com essas discrepâncias de valores, pq me confunde se posso confiar, e imagina achar que tá fazendo a dieta certinho mas na verdade ter se enganado, seria desesperador. 

 

3 horas atrás, mathiasadm disse:

Eu uso o Fatsecret para registrar os alimentos. Se for alimentos personalizados, você pode cadastrá-los ou seus ingredientes pela tabela que você achar melhor.

Sinceramente, qualquer tabela é aproximada. Afinal, alimento mais cozido, menos cozido, mais maduro, menos maduro, etc. vai ter variações nos nutrientes, no IG, etc.

Eu uso a 4 anos e consegui me habituar, fazer as adaptações ne gerar um padrão que atende minhas necessidades. 

sim, concordo, sempre é aproximado. Eu acho dahora comparar 2 ou 3 tabelas pra se ter uma noção média, ajuda nesse quesito.

Nunca ouvi falar do Fatsecret, vou ver sobre. Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A USDA é uma tabela do ministério da agricultura dos Estados Unidos, cujos dados também podem ser encontrados em https://fdc.nal.usda.gov

 

A tabela TACO segue praticamente os mesmos protocolos que são seguidos no USDA, isto é, é de lá que copiamos as coisas. O problema é que neste link aí, você encontrará batata doce crua, cozida, com casca sem casca, enfim, uma série de alterações. Logo, se algo está em disparidade com o que a tabela da USDA informa, é interessante se saber o que fizeram de diferente. No pdf da TACO, por exemplo, lá no final, mostra como que se faz o arroz cozido deles (sem graça pra kralho), da mesma forma "a feijoada" deles. E por aí vai.

 

No final das contas é meio tenso a gente confiar demais nas informações referentes a vitaminas, pois plantação, inseticidas agrícolas, tempo de transporte, tempo de manutenção na seção de hortigranjeiros do supermercado, tudo isso acaba formando um conjunto de elementos que não ajudam muito manutenção do frescor dos produtos.

 

Eu moro no interior e, sábado pela manhã, dá pra sentir o cheiro e o brilho dos vegetais. Ajuda um pouco.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...