Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clique aqui

Avalie este tópico:

Posts Recomendados

Eu calculava os net carbs da seguinte fórmula:

NET CARBS = CARBOIDRATOS - FIBRAS

Porém, ao me deparar com um rótulo contendo 1,5 g de carboidratos e 3,0 g de fibras e pedi uma ajuda ao SAC de um produto, a nutricionista me esclareceu o seguinte, com base na Recomendação RDC de 23 de dezembro de 2003 da ANVISA:

2.5. Carboidratos ou hidratos de carbono ou glicídios: são todos os mono, di e polissacarídeos, incluídos os polióis presentes no alimento, que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano.

2.6. Fibra alimentar: é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano.

A resolução também menciona como deve ser realizado o cálculo dos carboidratos:

3.3.3. Cálculo de carboidratos: É calculado como a diferença entre 100 e a soma do conteúdo de proteínas, gorduras, fibra alimentar, umidade e cinzas.

Ou seja, a quantidade de fibras alimentares presentes nos alimentos não entram no cálculo de carboidratos e calorias, por não serem digeridas e absorvidas pelo nosso organismo

Logo, produtos que obedeçam às leis aqui do BR já informam o que chamamos aqui de net carbs. É isso mesmo? Alguém que tenha pesquisado sobre esse assunto poderia confirmar ou acrescentar mais alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conteúdo continua após a publicidade.

6 horas atrás, luk4s_ disse:

Também gostaria de saber! 🤔

Conversei com um colega daqui do fórum agora há pouco.

Sim, a norma está correta. 

Mas a conclusão mais prática a ser tomada é --> decida de acordo com seu objetivo. Explico a seguir o motivo:

• Ocorre que, há exemplos contrários a este que eu elenquei (quantidade de carboidratos menor que o de fibras).
  • No seu caso, com base lá na nossa prosa sobre salada, parece-me que seu objetivo é o cutt. Logo, você não irá arder no inferno se usar a continha prática "net carbs = carbos - fibras".
  • No meu caso, que é um tratamento do diabetes tipo 2, eu não posso vacilar e, por esse motivo, a quantidade de carboidratos que considero é a que segue a legislação, isto é, eu uso como net carbs o que consta lá no total de carboidratos (venho procurando manter o consumo de carbos abaixo de 50 g pra controlar a taxa de açúcar no sangue).

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um update que esse meu colega, @Ricardo Queiroz, me passou e que dá pra fazer uma ilação básica.

Se você estiver comprando um produto daqui, do Brasil e estiver coletando estes dados do rótulo - e esse produto estiver em conformidade com a legislação vigente - o que lá consta como carboidratos é o que chamamos aqui de net carbs.

Se o produto for americano, aí dá pra fazer a continha manjada numa boa.

Editado por Vecchio (veja o histórico de edições)

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Vecchio disse:

Conversei com um colega daqui do fórum agora há pouco.

Sim, a norma está correta. 

Mas a conclusão mais prática a ser tomada é --> decida de acordo com seu objetivo. Explico a seguir o motivo:

• Ocorre que, há exemplos contrários a este que eu elenquei (quantidade de carboidratos menor que o de fibras).
  • No seu caso, com base lá na nossa prosa sobre salada, parece-me que seu objetivo é o cutt. Logo, você não irá arder no inferno se usar a continha prática "net carbs = carbos - fibras".
  • No meu caso, que é um tratamento do diabetes tipo 2, eu não posso vacilar e, por esse motivo, a quantidade de carboidratos que considero é a que segue a legislação, isto é, eu uso como net carbs o que consta lá no total de carboidratos (venho procurando manter o consumo de carbos abaixo de 50 g pra controlar a taxa de açúcar no sangue).

Muito boa explicação!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...