Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jejum Intermitente + Tênis+Treino

alcantara26

Posts Recomendados

Postado

Salve galera, beleza? Não sei se to postando no board certo, mas vamos la.

Estou habituado ao J.I, estava aplicando no cutting, treinando de manhã cedo 7:00 am e comendo lá pelas 16h ou 18 (estava mandando 2000 kcal)

A questão é que voltei a jogar tênis de 2 a 3x por semana. O treino é das 7am as 9am, e quando acaba vou pra academia.

Minha pergunta é: se eu não comer nada antes do tênis, fazer o treino com pesos e passar o dia em jejum, corre o risco de catabolizar? O treino de tênis é de intensidade média a alta.

Ou o ideal seria comer um pouco de carbo+prot antes do tênis (6:30am), pra "garantir"? Acredito que comendo nesse horário, usaria esses nutrientes pro treino (de tênis + pesos) e entraria no estado do jejum antes das 10 am. E no final do dia mandaria as 2400kcal? (vou começar a subir de novo, entrando em off)

Ou não muda nada, posso fazer tudo em jejum mesmo que se no final do dia eu bater as kcal não catabolizo?

Valeu ai galeres

é nois

• Supermoderador
Postado
6 minutos atrás, alcantara26 disse:

Minha pergunta é: se eu não comer nada antes do tênis, fazer o treino com pesos e passar o dia em jejum, corre o risco de catabolizar? 

Sim.

Adapte a dieta à sua rotina, não o contrário.

Postado
9 horas atrás, mpcosta82 disse:

Sim.

valeu cara... fiz isso nessas últimas duas semanas e me senti mais murcho mesmo. Vou comer antes nos dias que tenho os dois treinos e aumentar as kcal

nozes

Postado (editado)
Em 08/05/2018 em 11:58, mpcosta82 disse:

Sim.

Não , de onde voce tirou isso ? 

Cara é só bater voce bater suas metas de proteina , carbo e gordura diarias que vc não cataboliza , catabolizar é muito mas muitooo mais dificil do que pensam 

16 horas atrás, alcantara26 disse:

valeu cara... fiz isso nessas últimas duas semanas e me senti mais murcho mesmo. Vou comer antes nos dias que tenho os dois treinos e aumentar as kcal

nozes

Em jejum voce fica murcho pq vc ta gastando glicogenio , não tem nada a ver com catabolismo , pode fazer seu jejum tranquilo 

Editado por joao das neves
Postado

Acho muito tosco a forma que alguns marombeiros ainda pensam que voce tem que comer de 3 em 3 horas e comer tudo no horario certinho , é só estudar um pouco sobre bases moleculares e metabólicas e entender como funciona a produção e quebra de ATP 

• Supermoderador
Postado
6 horas atrás, joao das neves disse:

Não , de onde voce tirou isso ? 

Cara é só bater voce bater suas metas de proteina , carbo e gordura diarias que vc não cataboliza , catabolizar é muito mas muitooo mais dificil do que pensam 

Não, não é. Vai lá fazer atividades intensas em jejum por horas e só se alimentar 10 horas depois para ver se você não vai perder massa magra.

6 horas atrás, joao das neves disse:

Em jejum voce fica murcho pq vc ta depletando glicogenio , não tem nada a ver com catabolismo , pode fazer seu jejum tranquilo 

Jejum não depleta glicogênio muscular. De onde você tirou isso?

Postado

Não sei muito bem, mas essa rotina que ele escreveu me lembrou bem a Warrior Diet, onde a pessoa come apenas no fim de tarde, lá pras 18hrs ás 22hrs por exemplo batendo todos os macros, e depois passa o dia inteiro na correria, treinando no horário do jejum, fazendo todas as atividades sem se alimentar pra novamente no fim da tarde, em uma janela de 4 horas, mandar todas as refeições diárias...
Já fiz algumas vezes, em dias de prova, gostei bastante, mas como eu fico atoa o dia todo é difícil não comer nada, e estudando à noite é mais fácil não comer nada kkk.

Postado

Não tem problema algum treinar em jejum. A questão é ficar várias horas e mais horas sem se alimentar após uma atividade física, seja ela qual for.

12 horas atrás, joao das neves disse:

Em jejum voce fica murcho pq vc ta depletando glicogenio , não tem nada a ver com catabolismo , pode fazer seu jejum tranquilo 

Não entendi. Como assim ficar em jejum depleta glicogênio muscular?

• Supermoderador
Postado
2 horas atrás, Kyle35200 disse:

Não sei muito bem, mas essa rotina que ele escreveu me lembrou bem a Warrior Diet, onde a pessoa come apenas no fim de tarde, lá pras 18hrs ás 22hrs por exemplo batendo todos os macros, e depois passa o dia inteiro na correria, treinando no horário do jejum, fazendo todas as atividades sem se alimentar pra novamente no fim da tarde, em uma janela de 4 horas, mandar todas as refeições diárias...
Já fiz algumas vezes, em dias de prova, gostei bastante, mas como eu fico atoa o dia todo é difícil não comer nada, e estudando à noite é mais fácil não comer nada kkk.

A Warrior Diet não é exatamente uma dieta com base científica (o livro do Ori era cheio de suposições sem referências científicas). 

Aumentar o período de jejum em si não é problemático; no momento, eu estou fazendo isso, só me alimento à noite, porque assim consigo controlar melhor meu apetite (estou passando um tempo em casa por licença e férias, e em casa a tentação é grande... se eu comer algo, o apetite aumenta muito, por isso estou comendo só à noite). O problema é treinar em jejum sem se alimentar logo após.

O próprio Martin Berkhan, defensor do jejum 16/8, falava, há quase 10 anos, que não é interessante treinar em jejum. Isso para treino com pesos; dependendo da intensidade, é possível realizar um treino em jejum - por exemplo, um aeróbico de baixa intensidade.

Para exercícios de alta intensidade, é provavelmente ideal realizar uma refeição antes do treino.

Postado (editado)
13 minutos atrás, mpcosta82 disse:

A Warrior Diet não é exatamente uma dieta com base científica (o livro do Ori era cheio de suposições sem referências científicas). 

Aumentar o período de jejum em si não é problemático; no momento, eu estou fazendo isso, só me alimento à noite, porque assim consigo controlar melhor meu apetite (estou passando um tempo em casa por licença e férias, e em casa a tentação é grande... se eu comer algo, o apetite aumenta muito, por isso estou comendo só à noite). O problema é treinar em jejum sem se alimentar logo após.

O próprio Martin Berkhan, defensor do jejum 16/8, falava, há quase 10 anos, que não é interessante treinar em jejum. Isso para treino com pesos; dependendo da intensidade, é possível realizar um treino em jejum - por exemplo, um aeróbico de baixa intensidade.

Para exercícios de alta intensidade, é provavelmente ideal realizar uma refeição antes do treino.

Pois é, eu sei que a WD não tem base científica e não podemos utilizar apenas exemplos de pessoas que fazem a dieta e se dão bem com ela, talvez pra quem faça a Warrior Diet e treine na última hora do undereating seja bom, pois se alimenta logo depois, mas pra quem treinar horas e horas antes do overeating pode não ser legal, embora exista muito cara forte que faça isso, acho que eles se dão bem pela questão da individualidade mesmo, eu, que sou chaci de grilo vou provavelmente perder mais massa ainda se fizer isso todos os dias. Como eu não trabalho eu também tenho/tinha esse problema da fome pela tentação de ficar em casa, mas comigo é o contrário, eu acordo com fome, mas depois de 12:00 eu não sinto tanta fome assim e anoite é só faculdade, então eu normalmente acordo, faço uma refeição pré treino, espero um tempo, treino, chego, faço o pós treino e depois de algumas horas eu faço a última refeição. Mas por motivos de ansiedade eu odeio esperar as horas pra próxima refeição então simplesmente somo o pós treino com a última refeição do dia, mas tô afim de regular meus horários pra passar a treinar em jejum e me alimentar após o treino, e deixar pro pré treino ser minha última refeição do dia, que atualmente é a primeira.

Editado por Kyle35200
Postado (editado)

Pelo que eu li/estudei o jejum não depleta glicogênio muscular... Segundo o Fred do canal treino pesado, nos vídeos que ele explica o a dieta, ele um estudo que acho que os atletas/navy seals mostraram o contrário, mais glicogênio muscular. O que depleta o glicogênio é o próprio exercício físico, correto? Principalmente os de endurance.

Quanto a minha questão... perguntei pois achei que seria muito exercício seguido, de alta intensidade, combinado com jejum e poucas calorias totais no final do dia. To comendo muito próximo da minha manutenção, pra ir avaliando (2400kcal). Além de ser natural e não estar suplementando com nada. 

Acho que o esquema é comer um pouquinho antes dos treinos e depois, nada muito "pesado"... creio que em lá pelo 12:00 ou 13:00 já estaria em jejum de novo e aproveitaria os benefícios do jejum até umas oito ou nove da noite. Depois disso é só destruir 

Editado por alcantara26
Postado
13 horas atrás, JSFREAK disse:

Água, chá ou café e ponto, jejum é jejum.

sim, mano... eu perguntei se havia chance de catabolizar com muitos exercícios seguidos e jejum prolongado (16-18h)

Postado (editado)
1 hora atrás, lucasbkes disse:

Não tem problema algum treinar em jejum. A questão é ficar várias horas e mais horas sem se alimentar após uma atividade física, seja ela qual for.

Não entendi. Como assim ficar em jejum depleta glicogênio muscular?

boto fé, man...

já que minha última refeição (22h) é a maior, talvez se eu comesse após o treino com peso apenas já estaria suave. Isso seria lá pelas 9-10am. Não necessitando comer antes do tênis

Editado por alcantara26
  • Supermoderador
Postado (editado)
24 minutos atrás, alcantara26 disse:

Pelo que eu li/estudei o jejum não depleta glicogênio muscular... Segundo o Fred do canal treino pesado, nos vídeos que ele explica o a dieta, ele um estudo que acho que os atletas/navy seals mostraram o contrário, mais glicogênio muscular. O que depleta o glicogênio é o próprio exercício físico, correto? Principalmente os de endurance.

Sim. A glicose, após entrar na célula muscular, não consegue sair. Só reduzem os estoques de glicose (glicogênio) com a contração muscular.

Quanto a minha questão... perguntei pois achei que seria muito exercício seguido, de alta intensidade, combinado com jejum e poucas calorias totais no final do dia. To comendo muito próximo da minha manutenção, pra ir avaliando (2400kcal). Além de ser natural e não estar suplementando com nada.  

Como você começou a fazer exercícios aeróbicos intensos, deve considerar as calorias gastas no exercício e aumentar a sua ingestão calórica, para compensar o gasto extra.

Acho que o esquema é comer um pouquinho antes dos treinos e depois, nada muito "pesado"...

Como você preferir.

creio que em lá pelo 12:00 ou 13:00 já estaria em jejum de novo e aproveitaria os benefícios do jejum até umas oito ou nove da noite. Depois disso é só destruir 

Quais benefícios do jejum?

Editado por mpcosta82
Postado (editado)

Usei a palavra errada , o seu corpo em jejum ''usa'' o glicogenio no seu musculo e figado para produção de atp 

''Não, não é. Vai lá fazer atividades intensas em jejum por horas e só se alimentar 10 horas depois para ver se você não vai perder massa magra.''

Errado ,  o importante é bater os macros , seu corpo é extremamente eficiente em utilizar o estoque de energia 

Editado por joao das neves
  • Supermoderador
Postado
28 minutos atrás, joao das neves disse:

Seu corpo é extremamente eficiente em utilizar o estoque de energia 

Com certeza, o corpo utiliza de forma muito eficiente os seus estoques de energia - que são a gordura, o glicogênio e a massa muscular.

Postado
42 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Com certeza, o corpo utiliza de forma muito eficiente os seus estoques de energia - que são a gordura, o glicogênio e a massa muscular.

Sim cara , mas não é tão facil assim catabolizar não , o povo pensa q se voce nao comer de 3 em 3 horas já cataboliza , é isso que ta errado 

Postado (editado)

Valeu ai man.. ah, a disposição, foco, aumento dos níveis de G.H, testosterona, autofagia celular (prevenção de doenças crônicas), aumento da sensibilidade a insulina. E o mais importante, o fato de eu poder comer 3kg de comida hahaha

Editado por alcantara26
Postado
2 minutos atrás, alcantara26 disse:

Valeu ai man.. ah, a disposição, foco, aumento dos níveis de G.H, testosterona, autofagia celular (prevenção de doenças crônicas), aumento da sensibilidade a insulina. E o mais importante, o fato de eu poder comer 3kg de comida hahaha

Sou adepto do jejum de 20 horas , cara melhor coisa , como pra caralho e não preciso ficar esquentando cabeça com marmita , shake e essas porras kkkkkkkkkkkk

Postado
1 minuto atrás, joao das neves disse:

Sou adepto do jejum de 20 horas , cara melhor coisa , como pra caralho e não preciso ficar esquentando cabeça com marmita , shake e essas porras kkkkkkkkkkkk

hahahahhaa certeza velho, manda tudo a noite e dorme que nem um bebê. No inicio pensava que não ia conseguir comer tudo, mas vai que vai

• Supermoderador
Postado
55 minutos atrás, joao das neves disse:

Sim cara , mas não é tão facil assim catabolizar não , o povo pensa q se voce nao comer de 3 em 3 horas já cataboliza , é isso que ta errado 

Quem está falando de comer de 3 em 3 horas?

Eu entendo que não faz diferença fazer uma ou 6 refeições por dia, e que o mais importante é o saldo diário. Mas isso não signifca que nada mais importe.

Qualquer treino de alta intensidade, por si só, é catabólico. O treino ser feito em jejum pode não trazer perda de performance, devido às reservas existentes de glicogênio, porém após o treino o estado catabólico permanece, e a ingestão calórica ajuda a reverter este estado.

Não vejo problema em treinar em jejum e fazer uma refeição depois - a não ser que o treino seja muito longo, neste caso provavelmente deverá ocorrer reposição de glicogênio durante o exercício (como é comum em maratonas, por exemplo).

59 minutos atrás, alcantara26 disse:

Valeu ai man.. ah, a disposição, foco, aumento dos níveis de G.H, testosterona, autofagia celular (prevenção de doenças crônicas), aumento da sensibilidade a insulina. 

Disposição e foco, tudo bem. Já o restante...

- testosterona aumenta em jejum... Após alguns dias de jejum.

- aumento dos níveis de GH é irrelevante

- autofagia não tem nada a ver com jejum intermitente. O estudo do vencedor do Nobel, que fala de autofagia, em nenhum momento cita jejum (fasting). Ele fala, sim, de starvation, que seria um estado de jejum prolongado, vários dias. Não há nenhuma comprovação dos citados benefícios para quem faz jejum intermitente.

- aumento da sensibilidade à insulina - poderia esclarecer este ponto? Desconheço que a frequência de refeições melhore a sensibilidade à insulina, sem restrição calórica.

59 minutos atrás, joao das neves disse:

Eu também. Eu já faço jejum intermitente há 8 anos, 16/8, e desde o último mês passei a fazer 22/2. Tem me ajudado muito a perder peso neste período.

Postado (editado)
3 horas atrás, alcantara26 disse:

sim, mano... eu perguntei se havia chance de catabolizar com muitos exercícios seguidos e jejum prolongado (16-18h)

Lembre-se que dependendo do tipo de proteína que vc ingeriu na última refeição, a disponibilidade destas no processo metabólico, após quebra em aminoácidos, será de 10hs ou mais (proteína animal). Ou seja quando vc fechar a boca vc ainda terá uma período longo pra que esses alimentos sejam disponibilizados para o organismo. Logo mesmo sem alimento no estômago ao iniciar suas atividades seu corpo estará cheio de proteínas para serem metabolizadas, então não se preocupe com catabolismo. Jejum curto não cataboliza, todavia os longos de 24hs em diante eu já não garanto.

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8263048

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2405701

Editado por JSFREAK
Esqueci a outra fonte.
Postado (editado)

Queria aproveitar o tópico porque acho que minha dúvida bate um pouco com o conteúdo daqui:
Hoje acordei meio indisposto e com mais fome, daí saí da rotina e não fui  malhar de manhã e devido a fome consumi todos os meus macros em duas refeições na parte da manhã, não tenho dificuldade nenhuma de ficar até amanhã sem comer, aliás, nem com fome eu tô agora, porém, acabei de voltar da academia, e como consumi todos os meus macros não quero ingerir nada de pós treino, mas minha preocupação é quanto ao catabolismo muscular: Ele pode ocorrer agora? Ou o fato de eu ter batido meus macros do cutting hoje cedo já é suficiente pra não perder massa muscular? Na dúvida, eu fiz uma corrida sem parar de 1,5km antes do treino de musculação pois estava mais disposto, sendo assim meu gasto calórico hoje é maior. Dúvida: Uma colherzinha de dextrose ou não? Haha.

Edit: Na dúvida e com a consciência limpa de ter tido um gasto calórico maior hoje, utilizei essa planilha do gorgonoid -https://docs.google.com/spreadsheets/d/1G-VHnZAI1rO_IvVznUs0uQGMgNlU1n83x2MY7BCgulM/edit#gid=739972189-
Pra ter uma noção de quantas kcals gastei nesse aeróbico, deu mais ou menos 58 kcals, o que dariam 14,5g de carboídratos e por coincidência é o que tem em uma colher de sopa da minha dextrose, então mesmo sem fome mandei pra dentro e o déficit ficou o mesmo que se eu não tivesse feito aeróbico...

Editado por Kyle35200
  • Supermoderador
Postado
21 minutos atrás, Kyle35200 disse:

Queria aproveitar o tópico porque acho que minha dúvida bate um pouco com o conteúdo daqui:
Hoje acordei meio indisposto e com mais fome, daí saí da rotina e não fui  malhar de manhã e devido a fome consumi todos os meus macros em duas refeições na parte da manhã, não tenho dificuldade nenhuma de ficar até amanhã sem comer, aliás, nem com fome eu tô agora, porém, acabei de voltar da academia, e como consumi todos os meus macros não quero ingerir nada de pós treino, mas minha preocupação é quanto ao catabolismo muscular: Ele pode ocorrer agora? Ou o fato de eu ter batido meus macros do cutting hoje cedo já é suficiente pra não perder massa muscular? Na dúvida, eu fiz uma corrida sem parar de 1,5km antes do treino de musculação pois estava mais disposto, sendo assim meu gasto calórico hoje é maior. Dúvida: Uma colherzinha de dextrose ou não? Haha.

Edit: Na dúvida e com a consciência limpa de ter tido um gasto calórico maior hoje, utilizei essa planilha do gorgonoid -https://docs.google.com/spreadsheets/d/1G-VHnZAI1rO_IvVznUs0uQGMgNlU1n83x2MY7BCgulM/edit#gid=739972189-
Pra ter uma noção de quantas kcals gastei nesse aeróbico, deu mais ou menos 58 kcals, o que dariam 14,5g de carboídratos e por coincidência é o que tem em uma colher de sopa da minha dextrose, então mesmo sem fome mandei pra dentro e o déficit ficou o mesmo que se eu não tivesse feito aeróbico...

Pode, sim, causar perda de massa muscular. Porém, como foi apenas um dia, será um valor irrisório.

Da mesma forma, tomar apenas um pouco de dextrose também não faria muita diferença.

Sugiro que você pare de se preocupar...

Postado
2 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Pode, sim, causar perda de massa muscular. Porém, como foi apenas um dia, será um valor irrisório.

Da mesma forma, tomar apenas um pouco de dextrose também não faria muita diferença.

Sugiro que você pare de se preocupar...

No caso os 14,5g de dextrose não faria diferença nem em ''parar o catabolismo'' nem na lipólise, certo?
Beleza, acho que tô ficando muito na neura...Kkk

• Supermoderador
Postado
1 hora atrás, Kyle35200 disse:

No caso os 14,5g de dextrose não faria diferença nem em ''parar o catabolismo'' nem na lipólise, certo?
Beleza, acho que tô ficando muito na neura...Kkk

A dextrose iria gerar um aumento temporário de insulina, que pararia temporariamente o catabolismo muscular e o catabolismo de ácidos graxos (lipólise).

Postado
2 horas atrás, mpcosta82 disse:

A dextrose iria gerar um aumento temporário de insulina, que pararia temporariamente o catabolismo muscular e o catabolismo de ácidos graxos (lipólise).

Entendi, mas como o que vale é o saldo calórico no final do dia e eu apenas repus um gasto calórico a mais que não tava planejado, o déficit ficou o mesmo e no fim do dia perdi a mesma coisa que nos outros dias, teoricamente né?

• Supermoderador
Postado
59 minutos atrás, Kyle35200 disse:

Entendi, mas como o que vale é o saldo calórico no final do dia e eu apenas repus um gasto calórico a mais que não tava planejado, o déficit ficou o mesmo e no fim do dia perdi a mesma coisa que nos outros dias, teoricamente né?

sim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...