Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os benefícios da beterraba


Torf

Posts Recomendados

Odiada por uns, adorada por outros, a beterraba é considerada um super alimento cheia de benefícios para a sua saúde. Descubra o que ela pode fazer por si!

?W=900&H=450&crop=face&tv=1&delay_optim=

A beterraba é um tubérculo levemente adocicado que possui várias propriedades nutritivas e medicinais. Cada vez mais consumido, este alimento pode ser consumido em cru, grelhado, cozido ou até em sumos. As suas folhas também podem ser consumidas de forma a aproveitar todos os benefícios.

Com poucas calorias, é rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, vitaminas e minerais como o zinco, magnésio, vitamina B e C.

 

Com uma cor avermelhada devido à presença de betaína, é responsável pela fundamental retenção hídrica celular.  Protege ainda as enzimas intracelulares de se detiorarem pela alta temperatura.

Diminui os níveis de pressão alta: contém nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos;

Melhora o rendimento do treino: por relaxar os vasos sanguíneos permite que mais nutrientes cheguem aos músculos;

Fortalece o sistema imune: é rica em zinco que ativa um hormônio que aumenta a produção de células de defesa do organismo;

Previne e combate anemia: por conter ferro e vitaminas do complexo B evita e trata esse tipo de anemia;

Mantém a saúde dos músculos: contém potássio e cálcio, importantes para a manutenção de fibras musculares saudáveis;

Protege o sistema nervoso: por ser rica em vitamina B1 e B2;

Previne o envelhecimento precoce: contém elevados níveis de vitamina C, que é um potente antioxidante que evita o envelhecimento das células;

Controla o colesterol e protege o coração: tem alto teor de fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino;

Previne o cancro: além da vitamina C, é rica noutros antioxidantes. Por exemplo a betalaína que diminui o risco de cancro;

Mantém a saúde dos olhos e previne cataratas: contém vitamina A, importante na manutenção da saúde ocular;

Concordam? Discordam? Comentários?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

6 minutos atrás, Gris disse:

Concordo mas acho que há melhores. (você pediu comentários)

De fato é um alimento que simplifica a dieta e aglutina vários benefícios,

daria 7 em uma escala de 10.

Gris, pra vitamina C que alimentos você acha interessante consumir além da beterraba?

Compensa tomar apenas um bom e velho Redoxon que já contém 1g de Vit C?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gris disse:

Concordo mas acho que há melhores. (você pediu comentários)

De fato é um alimento que simplifica a dieta e aglutina vários benefícios,

daria 7 em uma escala de 10.

 

Qual alimento você daria um 10?

@topic Odeio o gosto da beterraba. Lembro-me até hoje que minha mãe tinha a mania de bater tudo quanto era fruta com beterraba no liquidificador. Olhar para um suco de laranja que poderia ser delicioso com aquela cor derivada de vermelho/roxo me dava náuseas!   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu suplemento 6 gramas de vitamina C com arginina, aqui na minha região o alimento que mais tem vitamina C é a acerola. 

3 minutos atrás, vizerdrix disse:

Gris, pra vitamina C que alimentos você acha interessante consumir além da beterraba?

Compensa tomar apenas um bom e velho Redoxon que já contém 1g de Vit C?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vizerdrix disse:

Gris, pra vitamina C que alimentos você acha interessante consumir além da beterraba?

Compensa tomar apenas um bom e velho Redoxon que já contém 1g de Vit C?

 

1 hora atrás, Daniel Sevla disse:

 

Qual alimento você daria um 10?

@topic Odeio o gosto da beterraba. Lembro-me até hoje que minha mãe tinha a mania de bater tudo quanto era fruta com beterraba no liquidificador. Olhar para um suco de laranja que poderia ser delicioso com aquela cor derivada de vermelho/roxo me dava náuseas!   

Vitamina C, gosto bastante de abacaxi e salsinha, eu não vejo real necessidade de mega dosar se ja tiver alguma quantia substancial de vitamina C na dieta, acho mais produtivo se virar para outros horizontes, mas aqui ou no exterior o possível alimento mais rico do planeta em vitamina C é a acerola.

 

Não sei qual eu daria 10 pois não existe perfeição, alem de claro fatores que podem não contar para mim podem contar para outras pessoas como custo x beneficio por exemplo, se determinado alimento for caro e inacessível, não seria injusto se a pessoa o julgasse mal.

 

9,5 - ex: ovos e corações em geral.

9 - ex: quinoa e abacaxi

8- ex: batatas

 

Não levo em consideração alimentos gratuitos para a dieta (sem calorias expressivas) pois são impossíveis de encaixar.

 

Editado por Gris
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...