Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, o que eleva a LEPTINA?


rodrigo.neves95

Posts Recomendados

Uma vez li que pra elevar os níveis de leptina em dietas restritivas como as low carb, o ideal era fazer um carb up nos fins de semana. Mas afinal, se é apenas o saldo calórico positivo que eleva os níveis de leptina, não seria mais fácil elevar o saldo calórico apenas com gordura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Moderador
3 minutos atrás, rodrigo.neves95 disse:

Uma vez li que pra elevar os níveis de leptina em dietas restritivas como as low carb, o ideal era fazer um carb up nos fins de semana. Mas afinal, se é apenas o saldo calórico positivo que eleva os níveis de leptina, não seria mais fácil elevar o saldo calórico apenas com gordura?

 

E quem foi que te disse que CARB UP é saldo calórico? Releia sua frase e terás sua resposta... Carb up é carb up, ou seja, CARBO PARA CIMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra acrescentar, normalmente em CarUp, diminui-se as gorduras quando se desejar manter o saldo calórico negativo, sempre vai depender da estratégia da dieta.
Quando se deseja usar Insulina pra fazer a 'regulação' da mesma, Gordura não é eficiente, sendo Carbo melhor :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Leptina é modulada por dois fatores: tecido adiposo do teu corpo e ingestão de carboidratos.

 

Eu entendi a tua ideia do saldo calórico, se você me passar a teoria por traz dessa afirmação fica mais fácil de eu te explicar o motivo dela ser falsa. Acredito que o embasamento dessa teoria é no fato de que 10% das calorias do lipídio e 48-52% das calorias da proteína podem passar a se tornar glicose(neoglicogênese) no fígado. Porém, não necessariamente, em um ambiente low carb, o excesso de fat e proteína levam a um aumento da neoglicogênese. Além disso, a teoria por trás do saldo alimentar não vai na raiz da compreensão desse hormônio, veja que em uma dieta sem exclusão de carboidratos com um saldo negativo leva a depleção do mesmo nas tuas reservas(fígado e músculo) e, independente do contexto em que teu corpo está inserido, o teu sistema nervoso demanda de glicose(fazendo com que o carbo da dieta não exerça a sua atividade moduladora da Leptina), por isso que um saldo negativo em uma dieta leva a uma queda de Leptina.

 

 

Editado por Peuzinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Peuzinho disse:

A Leptina é modulada por dois fatores: tecido adiposo do teu corpo e ingestão de carboidratos.

 

Eu entendi a tua ideia do saldo calórico, se você me passar a teoria por traz dessa afirmação fica mais fácil de eu te explicar o motivo dela ser falsa. Acredito que o embasamento dessa teoria é no fato de que 10% das calorias do lipídio e 48-52% das calorias da proteína podem passar a se tornar glicose(neoglicogênese) no fígado. Porém, não necessariamente, em um ambiente low carb, o excesso de fat e proteína levam a um aumento da neoglicogênese. Além disso, a teoria por trás do saldo alimentar não vai na raiz da compreensão desse hormônio, veja que em uma dieta sem exclusão de carboidratos com um saldo negativo leva a depleção do mesmo nas tuas reservas(fígado e músculo) e, independente do contexto em que teu corpo está inserido, o teu sistema nervoso demanda de glicose(fazendo com que o carbo da dieta não exerça a sua atividade moduladora da Leptina), por isso que um saldo negativo em uma dieta leva a uma queda de Leptina.

 

 

Na verdade onde eu li isso não havia embasamento científico, e foi em vários lugares. Por isso mesmo fiz o tópico, sempre achei que a leptina e a insulina andavam lado a lado e a ausência de insulina intereferia na produção de leptina. Só que ai derrepente me bateu a dúvida. Se insulina e leptina andam lado a lado, isso não vai totalmente contra as dietas low-carb no que se diz a respeito de perda de peso?

2 minutos atrás, rodrigo.neves95 disse:

Na verdade onde eu li isso não havia embasamento científico, e foi em vários lugares. Na verdade por isso mesmo fiz o tópico, sempre achei que a leptina e a insulina andavam lado a lado e a ausência de insulina intereferia na produção de leptina. Só que ai derrepente me bateu a dúvida. Se insulina e leptina andam lado a lado, isso não vai totalmente contra as dietas low-carb no que se diz a respeito de perda de peso?

Na verdade o objetivo desses carb-ups em dietas low carb seria justamente atingir um saldo calórico positivo. Mas a minha dúvida é única e exclusivamente sobre a produção de leptina, se ela é influenciada pelo saldo calórico ou pela produção de insulina.

Editado por rodrigo.neves95
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, rodrigo.neves95 disse:

Na verdade onde eu li isso não havia embasamento científico, e foi em vários lugares. Por isso mesmo fiz o tópico, sempre achei que a leptina e a insulina andavam lado a lado e a ausência de insulina intereferia na produção de leptina. Só que ai derrepente me bateu a dúvida. Se insulina e leptina andam lado a lado, isso não vai totalmente contra as dietas low-carb no que se diz a respeito de perda de peso?

Na verdade o objetivo desses carb-ups em dietas low carb seria justamente atingir um saldo calórico positivo. Mas a minha dúvida é única e exclusivamente sobre a produção de leptina, se ela é influenciada pelo saldo calórico ou pela produção de insulina.

Bom, não se deve analisar o processo de emagrecimento em uma única ótica, toda abordagem dietética vai inibir algum eixo de emagrecimento, sempre escolha a abordagem que te dar mais resultados. Exemplo: jejum intermitente (pode aumentar o t3 reverso), comer de 3hem3h(grelina e resistência a insulina)...

Eu já li os textos de @Ricardo Queiroz, são ótimos, também recomendo a leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Peuzinho disse:

 Exemplo: jejum intermitente (pode aumentar o t3 reverso) ERRADO, JEJUM NÃO FAZ ISSO, O QUE FAZ É DIETA CETOGÊNICA, deve ter confundido.

comer de 3hem3h(grelina e resistência a insulina)... Errado, isso é pra iniciantes, que não conseguem fazer o determinado controle do carboidrato, em determinados momentos do dia.

 

 

28 minutos atrás, rodrigo.neves95 disse:

Na verdade onde eu li isso não havia embasamento científico, e foi em vários lugares. Por isso mesmo fiz o tópico, sempre achei que a leptina e a insulina andavam lado a lado e a ausência de insulina intereferia na produção de leptina. Só que ai derrepente me bateu a dúvida. Se insulina e leptina andam lado a lado, isso não vai totalmente contra as dietas low-carb no que se diz a respeito de perda de peso?

 

não.

Vc acha que carboidrato é o único liberador de insulina?

Filho, proteína libera insulina, gordura libera... tudo libera, não pense que é só o carbo, e mesmo se vc ficasse em "deficiência" de leptina durante uma dieta low carb, não vai ser um refeed que vai mudar isso, não vai ser uma única refeição... isso é conversa pra gordo comer pizza no domingo a noite.

e quando vc quer perca de peso, leptina é um dos últimos hormonios que vc deve se preocupar... primeiro vem outros muito mais importante.

 

 

edit, o que pode acontecer em baixo carbo, é a alta quantidade de gordura no organismo... assim "bloqueando o hipotálamo. isso acontece tbm quando a liberação de insulina é grande, não sei da onde tiraram que leptina é melhor amiga da insulina... isso não existe, uma precisa da outra, mas nada em excesso, e isso vc consegue em baixo carbo tbm.

Editado por lucasf21
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A leptina é bem importante num cenário de restrição calórica, junto com vários outros hormônios. Via de regra, são necessários 2-3 dias pra regularizar em um primeiro momento (nos refeeds), mas é recomendável uma pausa total (full diet breaks) de 1-2 semanas pra regularizar por completo (não só a leptina).

 

Vou colar aqui um trecho do tópico Protocolo Rapid Fat Loss, que fala de refeeds estruturados:

 

Citar

 

Refeeds Estruturados

 

Os refeeds de carboidratos tem alguns objetivos: (1) repletar glicogênio muscular; (2) normalizar hormônios como grelina, leptina, insulina...; (3) "resetar" a TMB; (4) reverter a condição catabólica do corpo; (5) dar uma folga mental pra dieta.

 

Importante notar que um aumento na ingestão de proteínas e gorduras não tem o mesmo efeito que os carboidratos em relação aos itens 1, 2.

 

(Há algumas discussões acerca da eficácia de refeeds curtos - 1 dia ou menos - quanto aos itens 2 e 3).

 

Segue tabela associando as quantidades de carboidratos e a duração dos refeeds:

Duração do refeed           Quantidade de Carboidratos

     5 horas                       3-6 g/kg de massa magra

     1 dia                          8-12 g/kg de massa magra

     2 dias                         4-6 g/kg de massa magra

 

Vale ressaltar que durante o refeed a ingestão de gordura deve ficar abaixo de 50g por dia (ou ~15% da ingestão calórica).

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 minutos atrás, lucasf21 disse:

não vai ser um refeed que vai mudar isso, não vai ser uma única refeição...

 

isso é conversa pra gordo comer pizza no domingo a noite.

 

e quando vc quer perca de peso, leptina é um dos últimos hormonios que vc deve se preocupar... primeiro vem outros muito mais 

 

Aí falou besteirassa amigo, das grandes. E leptina é importante sim na perca de peso, pode não ser na SUA opinião, mas no processo ela interfere e saber modular ela muda muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...