Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Investimentos & Bolsa De Valores

Broly75

Posts Recomendados

Postado

Vi em posts anteriores dúvidas sobre como começar em renda variável. Meses atrás eu recomendaria começar em renda fixa, títulos do tesouro direto, LCA, LCI, etc, e só depois migrar aos poucos parte dos recursos para renda variável. Hoje digo sem dúvida que a melhor entrada em renda variável são Fundos de Investimento Imobiliários (FII). Além de ter os rendimentos mensais dos alugueis, isentos de IR, você é dono de parte de um imóvel real. Baixa volatilidade, mesmo que a cotação caia muito você tem um lastro real, o imóvel. Bem mais fácil de estudar quais os fundos que valem a pena investir. E vc pode montar uma carteira bem conservadora que vai se comportar quase como renda fixa.

Silver, não bate um receio quanto a eter não? Eu olhei ela no fundamentus, sei la acho q a coração cai a uns cinco anos seguidos. Sei q temos q diferenciar valor de preço, mas eh q tem q ter mt auto controle,pra segurar uma ação assim. E msm pelos dividendos teu patrimônio qts a ele ta reduzindo mt, pelo menos tu ainda ta baixando o preço médio dela

Obs: eles fizeram propaganda no jogo do brasil ontem hahahaha tava o nome naqueles.banners do campo

Nenhum receio até agora. Posso dar com os burros na água mas tenho ela como buy and hold. Atualmente tenho 3400 ações dela com preço médio de 2,70. O pessoal tá especulando que a próxima distribuição de dividendos dela vai trazer uma grata surpresa.

Postado

Fii vai render menos q os 1.x mês q da pra conseguir mensalmente com a renda fixa. Mas logico se o valor da cota subir teu rendimento será melhor, mas no cenário atual acho q tds fii tão caindo e não sei se vai parar tão cedo. O ideal seria estudar os melhores e diversificar em uns 15/20 por proteção e diversificar por seguimentos de fii tb

Postado

Deixa eu ver se entendi:

- Você tem um apto financiado que te rende cerca de R$ 50,00 por mês, fora a amortização da divida e a valorização do imóvel;

- Você tem um emprego fixo, com direito a FGTS;

- Sua esposa é universitária, cursa pedagogia;

- Você mora "de aluguel";

- A sua cidade talvez aprove lei obrigando o município a bancar vagas em creches privadas quando faltar vagas nas públicas.

Certo?

Bem;

- Seu apartamento rende mensalmente, é algo para poucos, a maioria, nos dias de hoje, sequer consegue empatar a prestação com o aluguel. EU não mexeria. Concordo, não tenho perfil tão agressivo para isso.

- Você já deu uma olhada na legislação aplicada as creches? Tem idéia do custo inicial e do fixo mensal? Legislação não vi nada. Vou pesquisar. Inicial 30~40K mensal depende da quantidade de turmas, mas no geral uns 8k pra começar minimalista

- Tem experiência com gestão de pessoas? Há boa disponibilidade de mão de obra por ai? Você vai precisar de, no mínimo, alguém formado para assumir a responsabilidade pedagógica, assistentes, cozinheira, nutricionista, etc... Não conversei com ninguém, mas dentro da minha rede tem 4 pedagogas e 2 nutri, aprincipio elas iriam só assinar mesmo

- Tem certeza que a legislação permite morar na creche? Preciso verificar isso. IMPORANTE!

- Tem expectativa de alunos no caso (provável) de a lei não ser aprovada ou, se for, contar com artigos que limitem / impeçam a sua participação? No imóvel que estou vendo já teve um escola a um tempo atráz. Minha mulher trabalhou lá, mas a escola fechou pq a dona era uma preguiçosa, não foi atraz de alvará nem fez os planejamentos que a secretaria de educação pede. Sem fazer esforço ela conseguiu 8 alunos! Isso que me deixou alerta pro negócio.

- Qual o ponto de equilibrio (em número de alunos) para um negocio deste? 15 alunos contando com sobra.

Em resumo, há um plano de negócios bem detalhado? Se sim, qual a expectativa de valor a investir / prazo para amortizar? E, o principal, fez uma análise de riscos (simplificada mesmo, envolvendo probabilidade X consequência X medidas paliativas)?

Estou montando ainda. Fiz as contas de padeiro mesmo. Investiria uns 40k, quanto a linha de crédito um dos melhores é do fomento PR, o problema é que precisa de no mínimo 6 meses do negócio aberto.

Com 20 alunos o negócio já fica com rentabilidade decente.

As escolas da cidade estão lotadas e a lista de espera de creche é gigante. Quanto a formação de preço é tranquilo, pq a concorrência tem o valor +- padrão na faixa de 500-550 o integral. Nenhuma é fora disso.

• Supermoderador
Postado

Bem, eu sugiro que você comece pelas Diretrizes Básicas de Educação e pelo PNE. As resoluções do CONAE também ajudam. Depois veja as questões estaduais.

Para 8 alunos você precisa de, pelo menos, uma pedagoga, uma auxiliar, cozinheira e nutricionista. O ponto de equilíbrio é, com certeza, bem mais alto que 8 alunos...

Para as turmas da educação inicial, pré escolar, (berçário - a partir de 4 meses - até os 6 anos você precisa de bastante material didático, além de espaço e brinquedos (os externos - custam caro).

A vigilância sanitária costuma ser bastante rígida com cozinha e refeitório de escolas, é bom pensar nisso também. As vezes só a reforma destes dois ambientes já passa dos 8k que você aponta como inicial. 

Outro detalhe importante é a segurança e acessibilidade (escadas, janelas, banheiros, pias, tomadas, etc).

MAS, na minha opinião, o ponto mais importante a considerar é: Há suporte (procura) suficiente para manter o negocio acima do ponto de equilíbrio SEM contar com a hipótese do pagamento de vagas pelo poder publico?

Postado

Fii vai render menos q os 1.x mês q da pra conseguir mensalmente com a renda fixa. Mas logico se o valor da cota subir teu rendimento será melhor, mas no cenário atual acho q tds fii tão caindo e não sei se vai parar tão cedo. O ideal seria estudar os melhores e diversificar em uns 15/20 por proteção e diversificar por seguimentos de fii tb

Atualmente minha carteira de FII tem 8 ativos e pretendo chegar a 10. A rentabilidade atual é de 1,01% calculada pelo meu preço médio. Tenho agências bancárias, shoppings, prédios de escritório, campus de faculdades. Pretendo pegar um de hospital em breve.

Postado

Boaa! Já deve tá ganhando uns dividendos legais. Eu quero dar uma balanceada nas.minhas e ficar com 33% com cada uma das minhas três. Depois pretendo adicionar mais uma q eu estou com dúvidas entre a seguradora porto seguro pelos motivos citados antes e tb apareceu uma q achei mt maneira mas tá mt cara q eh a multiplus. Eu comprei a infomoney ai veio umaexplicaçao de como a smiles funciona q eh msm esquema da múltiplas. Cara, elas fazem mt dinheiro nas transações e ainda ganham qd ngm troca os pontos e paga bons dividendos dps da uma olhada e mande uma crítica a respeito dela

Postado

Tudo que vc falou da smiles é verdade mas ela tem um problema que para mim é critério para nunca entrar na ação. Tem ligação com empresa aérea. Forte ligação. Já viu setor mais instável que esse no Brasil? Outra coisa, geralmente minoritário se ferra nesse tipo de ativo. Tô fora. Quanto a Porto Seguro vejo como muito boa para ser sócio, assim como SULA e BBSE. Questão de avaliar e ver em qual vai entrar. Quanto a dividendos entre FII e ações tô com uma média de R$ 400,00 a R$ 500,00 mensais.

Fosse mais corajoso eu teria dado um "butada" maior em ETER3. Comprei 1000 ações a R$ 1,85 tem poucos dias. Hj ela está a 2,20 e existe uma expectativa de bom pagamento de dividendos. Dia 5/11 a gente fica sabendo. Ao todo fiquei com 3400 ações.

Postado

Poo tu tá com um bom dinheiro investido então pra tirar 400/500. Eu tenho mais da metade em tesouro então dividendos e aluguéis vem pouco ainda.. Merreca tp dez reais mês. To aumentando participação pra dar moral mas vou tentar alocar bem nessas três ações e dps q tiver bem posicionado ai sim cogitar entrar numa nova ,q provavelmente será porto seguro. To economizando firme pra chegar na meta dos dez k e me dar um presente por chegar lá, foda q aportes ficam na faixa de 400/500 ai demora... Hahaha

Postado

Tu é determinado e disciplinado, isso já é uma riqueza. Quanto aos investimentos estou me desfazendo de imóveis que comprei ao longo dos últimos 20 anos e investindo no tesouro, em letras de crédito, em ações e em fii.

Postado
17 horas atrás, silversurfer disse:

Top, conhece esse site:

https://tetzner.wordpress.com/

Melhor site sobre FII.

Tô estudando NSLU11B e HGRE11 para novos aportes. BBPO11 fechei 106 cotas com minha última compra.

Eu já tinha visto esse site em blogs de investimentos. Eu particularmente uso o fiis.com.br , esse ai tem algum diferencial? Vou dar uma olhada nele dps. 

Eu fui ver minha rentabilidade em fii, e to com mais ou menos 0,88% mês. Tá até razoavel, vou olhar esses que você citou tb.. Outro dia me bateu a ideia de fii de shopping, tem uns mto bons, tp bem sólidos e seguros mas o rendimento não é lá tão bom. Fica abaixo de 0,77 quase sempre

Postado
4 horas atrás, toptorrent disse:

Eu já tinha visto esse site em blogs de investimentos. Eu particularmente uso o fiis.com.br , esse ai tem algum diferencial? Vou dar uma olhada nele dps. 

Eu fui ver minha rentabilidade em fii, e to com mais ou menos 0,88% mês. Tá até razoavel, vou olhar esses que você citou tb.. Outro dia me bateu a ideia de fii de shopping, tem uns mto bons, tp bem sólidos e seguros mas o rendimento não é lá tão bom. Fica abaixo de 0,77 quase sempre

As discussões lá são divididas por fundo e são muito boas. Tem uns caras lá bem informados. Uso o fiis.com.br para pegar dados dos fundos, mas no tetzner tem uma discussão de boa qualidade.

FII de shopping tenho o figs11. Ele é o único que foge de uma regra que tenho de não pegar fundo com rmg. Ele tá com um yeld de quase 1,3%. É um risco mas como ainda tem quase quatro anos de rmg até lá posso repensar e sair ou continuar.

Postado

Top, viu a subida de Eter3? Valorização de 20% em algumas semanas. Algumas pessoas achando que é uma correção do mercado, outras que é a velha distribuição de dividendos voltando no 3T15, ou seja 0,10 por ação. Se continuar 0,05 por ação vou receber R$ 170,00 de dividendos. Se voltar a 0,10 aí são 340,00.

Postado
20 horas atrás, silversurfer disse:

Top, viu a subida de Eter3? Valorização de 20% em algumas semanas. Algumas pessoas achando que é uma correção do mercado, outras que é a velha distribuição de dividendos voltando no 3T15, ou seja 0,10 por ação. Se continuar 0,05 por ação vou receber R$ 170,00 de dividendos. Se voltar a 0,10 aí são 340,00.

Eu li isso! 20% é bom demais pro curto periodo que foi, vai conseguir tirar um dividendo maneiro se realmente aumentar. Mas eu sei lá, não sei se é pq eu nao conheço muito a empresa, tenho um pouco de receio dela. Ainda mais pq o setor que ela atua EU acho que eh diretamente afetado com uma economia ruim e fraca que se encontra agora. Mas pelo que andei lendo em blogs e talz alguma galera realmente defende bem a ETER3, tão dizendo que os resultados tão ruins mas que poderia ser mt pior  mas que não é pq a governança é boa. Por enquanto acompanho por fora, mas tomara que suba mais, teu preço médio nela é de quanto?

Postado

hmm, desvalorizou mto ela então. Mas se o balanço/gestão é interessante igual voce diz, ela já já recupera. Ainda mais por ter fama já que o Barsi e senão me engano o parisoto adoram ela.  Po, outro dia comece a ler sobre outra empresa CTIP3 , sério. Saporra vicia! Quero compra tudo cara e falta dinheiro ahahahah. Meus pais aqui  falando que gasto dinheiro com isso, já mando logo "minha irma vai na porra do shopping e compra roupa, eu vou na bolsa de valores e compro ações"

Postado

Bom dia pessoal, tenho investido muito na bolsa nos últimos tempos, atualmente 100% de meus investimentos estão no tesouro direto, a taxa de juros das aplicações variam de 7 á 8% + a inflação ao ano, ou seja com a inflação nos 10% estou tendo um rendimento de 17% a.a, existe alguma outra aplicação que renda algo parecido com isso ou até mais para que eu possa diversificar?

Postado

Esse rendimento não é líquido Bruno. Tem que tirar IR e taxas de custódia. Uma boa carteira de Fundos Imobiliários consegue superar Tesouro IPCA+ se juntar os rendimentos que são isentos de IR mais a valorização das cotas. A questão é que FII é renda variável e existe riscos. No tesouro se você aguardar até o vencimento dos títulos o rendimento está garantido.

Se você for investidor qualificado pode ter acesso a debentures incentivadas que também conseguem superar Tesouro IPCA+.

• Supermoderador
Postado

Bom dia pessoal, tenho investido muito na bolsa nos últimos tempos, atualmente 100% de meus investimentos estão no tesouro direto, a taxa de juros das aplicações variam de 7 á 8% + a inflação ao ano, ou seja com a inflação nos 10% estou tendo um rendimento de 17% a.a, existe alguma outra aplicação que renda algo parecido com isso ou até mais para que eu possa diversificar?

Há alguns fundos batendo mais do que isso no acumulado de 12 meses. Lembrando que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

No tópico há exemplos de FIIs gerando algo perto de 1% ao mes, fora a valorização do proprio fundo.

Um portifolio de ações pensando em rendimentos, outro assunto bem discutido no topico, é outra boa opção. É relativamente simples montar uma carteira gerando mais do que 0,7% em dividendos, fora a valorização dos ativos.

Os 17% ao ano que você tem, ou melhor, espera ter já que lucro / prejuízo só se apura na realização, são baseados na inflação. SE o governo trouxer a inflação ao centro da meta, conforme prometido para 2017, a SELIC vai baixar e, consequentemente, sua rentabilidade também.

OBS.: Tesouro Direto não é " investir na bolsa"...

Postado

Esse renda algo parecido é relativo, o maior investidor do mundo (buffet) consegue 20% a.a com ações o que é algo mto dificil. Nós mortais temos que brincar de ganhar o CDI. Com segurança fique nisso msm ou tente cdb da vida. Se tiver apetite ao risco vá para ações mas saiba que o negócio tá nervoso, oscilaçoes escrotas todos os dias.

Obs: hj comprei mais abev e mais ffci

Postado

Se quiser diversificar em renda fixa tem boas opções de CDB em bancos médios e pequenos, com FGC. No Sofisa direto tem um CDB com vencimento em dois anos com rendimento líquido de quase 28%. O rendimento bruto é de 15,50% ao ano pré-fixado. Tem banco com opções de até 16% a.a. para depósitos de 10K com vencimento em dois anos. 

Postado

Balanço da CMIG veio bom, aumentou o lucro e talz mas a divida tb tá alta.. mas esse setor é sempre alto. E eles vao disputar licitação esse mês ainda, caso ganhem pode voltar a subir. O foda eh a politica de dividendos que esse ano não pagaram, mas era pra fazer caixa tão certos. Por ser a q tenho maior exposição ainda não devo comprar mais agora, to aumentando exposição em itub e abev ai quando igualar volto a comprar

• 2 semanas depois...
Postado (editado)

Cara, eu posso estar errado mas amanha acho que a bolsa desaba

https://g1.globo.com/politica/noticia/2015/12/eduardo-cunha-informa-que-autorizou-processo-de-impeachment-de-dilma.html

Sinceramente, acho péssimo para o Brasil o impeachment. Eu não gosto e nem apoio o PT mas se ela sair vai mostrar fragilidade do país (mais do que já estava), nego vai correr pra tirar dinheiro daqui. Espero que não de em nada esse processo mas vamos esperar e ver no q q dá

Editado por toptorrent
erro de ortografia
Postado
17 minutos atrás, toptorrent disse:

Cara, eu posso estar errado mas amanha acho que a bolsa desaba

https://g1.globo.com/politica/noticia/2015/12/eduardo-cunha-informa-que-autorizou-processo-de-impeachment-de-dilma.html

Sinceramente, acho péssimo para o Brasil o impeachment. Eu não gosto e nem apoio o PT mas se ela sair vai mostrar fragilidade do país (mais do que já estava), nego vai correr pra tirar dinheiro daqui. Espero que não de em nada esse processo mas vamos esperar e ver no q q dá

Ótimo, melhor modo do brasil sair da crise politica e econômica e dar fim a este desgoverno, a continuação dele só prolongará a crise. Espero que o congresso seja rápido, faça o impeachment e deixe o país seguir em frente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...