Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Physical Culture - A Era De Antes Dos Suplementos E Das Drogas


Visitante Víkingr

Posts Recomendados

Galera, a fome tem vários mecanismos, eu vou citar os principais e explicar o porquê de cada coisa:

1 - Grelina. Hormônio produzido por células da parede do estômago. Quando o estômago está vazio, há intensificação da produção de grelina. Esse hormônio causa fome. Esse é um dos principais envolvidos na fome. É o motivo de refeições líquidas (que passam mais rápido pelo estômago) não gerarem tanta saciedade quanto refeições sólidas. Obviamente, o contrário é verdadeiro: é o hormônio envolvido com a perda de fome, quando há distensão do estômago.

2- PYY. Hormônio produzido na parede do trato gastrointestinal como um todo, mas, especialmente (quase exclusivamente), no íleo e na porção inicial do cólon. Sua secreção é estimulada pela presença de alimento na parede do intestino delgado. Sabe aquela sensação que você sente quando tá comendo muito rápido, de, no meio do nada, bater uma saciedade (as vezes até vontade de vomitar)? Tá ai a explicação. Alimento atingindo o intestino delgado. Por isso, se alimentar devagar faz com que você coma menos antes de atingir a saciedade.

3- Insulina. Esse é bem conhecido por nós, né? A insulina induz saciedade. Por isso, uma ingestão de carboidratos simples vai gerar uma certa saciedade bem momentânea. O efeito da insulina na saciedade é fraco e pouco duradouro (alguém consegue ficar muito tempo sem comer depois de tomar 1 suco de laranja?). De qualquer forma, é um incremento. Ai também está uma das explicações de porque sentimos muita fome em dietas com pouco carboidrato.

4- Glucagon. Oposto da insulina, induz a fome quando estamos em jejum há mais tempo.

5- Leptina. Produzida por adipócitos, é um dos principais hormônios que atuam na manutenção de peso. Induz saciedade e lipólise. O problema é que a secreção de leptina vai sendo reduzida à medida que se perde gordura. Ou seja, quanto mais você emagrece, menos esse hormônio vai fazer efeito e menor vai ser a sensação de saciedade. Vários estudos mostram que este é um dos principais hormônios envolvidos com a obesidade: a maioria dos obesos têm déficit em sua produção.

Por que em dietas sentimos fome? Acho que ficou fácil perceber né. Comemos menos, então a distensão do estômago é menor (aumenta grelina, aumenta fome). Ingerimos menos carbos, então a taxa de insulina fica reduzida (menos saciedade). Glucagon predomina (mais fome). Leptina vai ter sua secreção inibida com o tempo (menos saciedade).

Como podemos contornar um pouco esses mecanismos hormonais?

Obviamente, é impossível não sentir fome em dieta. Mas dá pra mexer um pouco com esses hormônios de acordo com o tipo de refeição.

1- Ingerir refeições líquidas faz com que o esvaziamento gástrico seja acelerado e, consequentemente, aumenta-se a produção de grelina. Isso gera um aumento rápido na fome. Ou seja, se está de dieta, o ideal é reduzir as refeições líquidas e dar prioridade às sólidas. Isso iria manter os níveis de grelina um pouco mais elevados por mais tempo, reduzindo a fome.

2- Embora reduzir bastante os carboidratos possa ser bom para algumas pessoas, mudanças drásticas na dieta pode ser complicado. Uma ingestão muito baixa de carboidratos tem se mostrado pouco eficaz na manutenção de massa muscular, mesmo que a ingestão de proteínas seja bem elevada. Além disso, principalmente nos primeiros dias de dieta, a fome é bem grande. Isso por causa da relação insulina baixa - glucagon alto. Dessa forma, seria interessante manter um certo nível de carboidratos para não haver tanta fome. A ingestão de carboidratos com carga glicêmica baixa é importante para manter um nível médio de insulina por mais tempo e, ao mesmo tempo, evitando a elevação do glucagon.

3- Comer lentamente aumenta a saciedade na hora das refeições. Ficou nítido isso quando falei do PYY.

4- Evitar carbos com carga glicêmica alta. Meio óbvio em todos os sentidos né. Esse tipo de carboidratos eleva a insulina por tempo curto, ou seja, gera uma saciedade momentânea, seguida de muita fome. Além disso, todos sabem que insulina é um hormônio bastante anabólico, tanto para células musculares quant para adipócitos (estimula a síntese proteica, mas também de triglicerídeos).

5- Alimentos ricos em fibras promovem enchimento gástrico e ao mesmo tempo possuem pouquíssimas calorias.

Muito interessante. Mas não achei ai a relação da dieta rica em gordura com menos fome

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Está certo, envolve principalmente a velocidade de digestão. Caso interesse, veja este link:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK53550/

"The chemical composition of fatty acids affects the physical properties of the triacylglycerol molecule. For example, the melting point of the fatty acid is inversely related to its degree of unsaturation (Table 15.1). Therefore, the degree of unsaturation is likely to affect the ease of emulsification of the triacylglycerol in the digestive tract, which is predicted to markedly affect the ease of digestion and absorption of fatty acids. The result is modulation of the rate of interaction between fatty acids and satiety signals on the intestinal wall (Small, 1991)."

Há outros mecanismos envolvidos, embora ainda não estejam tão bem elucidados:

"Regulation of appetite upon fat consumption has been shown to be mediated by a number of gut hormones. Administration of the CCK-A receptor antagonist loxiglumide suppressed the reduction of food intake resulting from intraduodenal fat administration; suggesting that CCK is a candidate mediator of this interaction (Matzinger et al., 2000). Duodenal fat administration in animals has been shown to result in elevated concentrations of plasma CCK (Schwartz et al., 1999). Another candidate peptide is enterostatin, which is produced from pancreatic colipase in equimolar amounts to colipase in the intestine (Erlanson-Albertsson and York, 1997). Furthermore, long-chain triglycerides have been shown to suppress plasma ghrelin (Heath et al., 2004) and stimulate secretion of CCK, GIP, neurotensin, PP, and PYY in humans (Spiller et al., 1984; Maas et al., 1998; Barbera et al., 2000) and ApoA-IV (Liu et al., 2003) in rats. PUFA stimulated the release of plasma GLP-1 in mice (Hirasawa et al., 2005)."

CCK é colecistocinina, um hormônio que promove contração da vesícula biliar e também está relacionado com a saciedade. Esse hormônio tem sua liberação estimulada pela presença de triglicerídeos na luz duodenal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra galerinha da LIFYM, essa é pra vcs:
Calorias…

500kcal de um fast food são muito diferentes de 500kcal de comida de verdade. O velho disco furado das recomendações de emagrecimento ainda repete coisas do tipo: “coma 500kcal a menos por dia e perca aprox. meio quilo de gordura a cada semana”.

Já comentei aqui que por irresponsabilidade daqueles que sugerem este tipo de coisa, a população está morrendo e se frustrando cada vez mais. Se a matemática fosse tão simples, os problemas já estariam resolvidos.

A visão de muita gente está míope e focada mais na quantidade dos alimentos (calorias) do que na qualidade deles. Quando a qualidade é ajustada, a quantidade se torna, virtualmente, irrelevante já que é controlada automaticamente pelos sistemas regulatórios do corpo (fome, por exemplo).

Enfim, o que quero comentar hoje é que recentemente foi publicado um novo estudo que vem pra reforçar a idéia de que as calorias não são todas iguais.

O estudo clínico, publicado no jornal americano de nutrição clínica no mês de Junho, testou e comparou os efeitos do consumo de uma refeição de alto índice glicêmico com uma de mais baixo índice glicêmico.

Nota: Quanto mais alto o índice glicêmico de um alimento, mais rapidamente ele será digerido e mais rapidamente se elevará o nível de açúcar no sangue e, consequentemente, a ação da insulina (que leva ao armazenamento de gordura).

O Estudo E Os Resultados

Resumindo pra ti, foi o seguinte:

  • 12 homens (18-35 anos) obesos foram testados e divididos em 2 grupos.
  • 2 refeições diferentes foram elaboradas. Ambas com a mesma quantidade calórica, mesmo gosto e mesma proporção de macronutrientes. A única diferença é que a refeição A era composta de carboidratos de alto índice glicêmico e a refeição B, de baixo índice glicêmico.

Resultados:

Após a refeição, observou-se que o grupo que consumiu a refeição A (maior índice glicêmico) teve os níveis de glicose no sangue 2.4 vezes mais elevados do que o grupo B e, também, reportou que sentia mais fome 4 horas depois da refeição, em comparação com o grupo B.

4 horas depois da refeição, observou-se também que o grupo A teve um estímulo cerebral maior nas partes específicas associadas à “gula e fome emocional” do que o grupo B.

Coincidentemente, 4h depois da refeição, seria mais ou menos a hora de ter uma próxima refeição. Isso sugere que o grupo A tenderia a comer mais na próxima refeição do que o grupo B.

Conclusão:

Carboidratos de rápida absorção (alto índice glicêmico) como, arroz, massas, pães, doces, batata, etc, como já sabemos, favorecem a sensação de fome, gula e armazenamento de gordura.

Mano use seu raciocinio...

Ingiro 700 kcal de pao frances...depois de 5 horas apos essa refeição tenho um gasto de 1000kcal.

Eu ganhei ou perdi gordura /massa magra ?

@edit: sobre qualidade alimentar... muita gente são extremistas... é muito mais que óbvio ingerir 2000kcal de junk food mesmo tendo deficit que acarretara prejuizos na saude...

O segredo de tudo é o equilibrio.

Editado por Junior_maromba2013
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas imagens do Halterofilismo no Brasil na década de 50.

Membros do Ginásio Hércules.

rp2_zpsmxvj3p58.jpeg

gfs003a_zpsgtdietj7.jpggfs004a_zpshptzo3rl.jpg

propag0_zpsqdp1f5ex.jpg242655_940_zpsgb6sx74u.jpgforsaud1_zpst7dashzs.jpg

Muito legal essas imagens. Fiquei curioso sobre aquele texto de propaganda ai, não tens e melhor qualidade pra dar de ler? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas imagens do Halterofilismo no Brasil na década de 50.

Membros do Ginásio Hércules.

rp2_zpsmxvj3p58.jpeg

gfs003a_zpsgtdietj7.jpggfs004a_zpshptzo3rl.jpg

propag0_zpsqdp1f5ex.jpg242655_940_zpsgb6sx74u.jpgforsaud1_zpst7dashzs.jpg

Aeewww..To orgulhoso dos BR!

Bem que podia ter na net esse livro ae de halterofilismo pelo método hercules...deve ser bem interressante..

(EDIT:Achei uma foto aqui dos caras aqui do brasil de 1982 do Campeonato Norte e Nordeste de Fisiculturismo apoiado pela Coca-Cola e tal, tavam bem sinistros já...olhem...

euiboca1.jpg

Editado por TarzanBW
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal essas imagens. Fiquei curioso sobre aquele texto de propaganda ai, não tens e melhor qualidade pra dar de ler? rs

E de uma revista Joe Weider dos 50, realmente só tenho essa imagem pequena, se sua cidade tiver sebos e capaz de você achar algumas delas da época

toooooooooooop felmg , voce tem links sobre os treinamentos dessa academia hercules ?

Olha não tenho, infelizmente, essa época do haterofilismo no Brasil além de pouco conhecida não se tem quase nada, tem um usuário aqui no forum, o Califrer ele e basista das antigas, ele com certeza deve ter algo.

A única fonte no caso seria o livro do Renato Peace do método Hércules, minha irmã arrumou esse livro para mim em um sebo aonde ela mora, comprou barato e vai me mandar, assim que chegar dou um jeito de escanear.

Mais algumas fotos:

os-primordios-do-halterofilismo-no-brasios-primordios-do-halterofilismo-no-brasi

Concurso de fisiculturismo e levantamento de peso no Rio de Janeiro em 1949.

FundoAcademiaPequeno_zpsjchuvbnd.jpg

Acadêmia no Brasil na década de 60.

Primeira_Tronco_Clareada_zpsplpx3a2c.jpgdd6620698eea36841a32de23674ee5be_zpstiz0

João Sidney Figueiredo, fisiculturista brasileiro nos 60, atualmente na foto com 75 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E de uma revista Joe Weider dos 50, realmente só tenho essa imagem pequena, se sua cidade tiver sebos e capaz de você achar algumas delas da época

Olha não tenho, infelizmente, essa época do haterofilismo no Brasil além de pouco conhecida não se tem quase nada, tem um usuário aqui no forum, o Califrer ele e basista das antigas, ele com certeza deve ter algo.

A única fonte no caso seria o livro do Renato Peace do método Hércules, minha irmã arrumou esse livro para mim em um sebo aonde ela mora, comprou barato e vai me mandar, assim que chegar dou um jeito de escanear.

Mais algumas fotos:

os-primordios-do-halterofilismo-no-brasios-primordios-do-halterofilismo-no-brasi

Concurso de fisiculturismo e levantamento de peso no Rio de Janeiro em 1949.

FundoAcademiaPequeno_zpsjchuvbnd.jpg

Acadêmia no Brasil na década de 60.

Primeira_Tronco_Clareada_zpsplpx3a2c.jpgdd6620698eea36841a32de23674ee5be_zpstiz0

João Sidney Figueiredo, fisiculturista brasileiro nos 60, atualmente na foto com 75 anos.

Achei legal, é tipo uma chamada da polishop, bem marketing forçado e tal, pra musculação rs.

"ELES LERAM UM ANUNCIO WEIDER E ENVIARAM O CUPÃO" kkkkkkk

Achei legal, é tipo uma chamada da polishop, bem marketing forçado e tal, pra musculação rs.

"ELES LERAM UM ANUNCIO WEIDER E ENVIARAM O CUPÃO" kkkkkkk

e se olhar aquelas fotos ali, eles parecem ter a cintura mais larga que hoje em dia, ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...