Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calistenia É Mais Efetivo Que O Convencional?


Dovakin

Posts Recomendados

Eu sei que muitos podem ser contra e etc. Mas é que sinto que ultimamente, calistenia anda sendo mais efetivo que ir em uma academia convencional, pra mim. O que eu gostaria de saber se é realmente e as opiniões do pessoal por aqui!

Antigamente, treinei 1 ano e 8 meses em uma academia convencional, até pratiquei powerlifting por alguns meses (9 meses) e foi a única coisa que eu realmente gostei, mas eu estava sempre retido, não totalmente para parecer um "roliço" e sim com aquele aspecto não definido. Eu estava cansado também de outra coisa, que era o benedito "bulk e cutting", outra coisa que muitos podem ver meu tópico agora com olhos de "Ah! Mais um novato ignorante." mas não é bem assim, mas também irei entender quem pensa assim.

No final da história eu tive que viajar para uma fazenda (fim de ano) e passei todo o mês lá passando comemorações, lá tem alguns gols e vendo a necessidade de fazer algo, eu comecei a fazer barra fixa em circuito, flexão, agachamentos e etc. Notei que peito, ombros e costas principalmente, deram uma mudada drastica e eu sequei, finalmente conseguindo ver os 6 pack, sendo que antes eu conseguia ver apenas 4 (todo o liquido se foi).

Algo que me deixou com o pensamento de "como eu era menininha" era que em 1 ano e 8 meses eu não conseguia fazer nem mesmo 6 barras fixas seguidas, imagina um circuito 6 pullups e 6 chinups ? Impossivel na epoca, e hoje eu faço 12 de cada e ainda mais algumas variações, mesmo assim eu chego nas 12 sofrendo haha, mas irei melhorar.

Agora minha pergunta. Consegui sair dos miseros 36 de braço e ir para os 40 (definidos parecem até maiores) e gostaria de saber se tem como alguém evoluir bastante com a calistenia, digo, chegar por exemplo aos 41cm de braço relaxado... peito ... pernas ? (costas nem pergunto, pois melhoraram 100%)

Algo que eu tenho em mente chegar algum dia com calistenios é esse cara abaixo, tendo em vista que minha estrutura ossea e etc. Tem tendencias parecidas.

10402693_694763687247770_788893313770607

1948240_664291306961675_1335423003_n.jpg

Só lembrando que essa ultima foto foi muito editada, como o cara vive fazendo, sombras e contraste. E ele tem 5 anos de treinos calistenios seguindo uma dieta paleolitica. É o mesmo que estou usando como avatar e ele faz parte dos BarBrothers (Lazar Novovic)

Então, tem como ?

PS: Sigo ultimamente uma dieta paleolitica, nem é para secar mais e sim que hoje me sinto melhor que antes em vários aspectos, não só fisicos.

Desculpem se tudo pareceu uma besteira, mas é que vai fazer um ano daqui 2 meses que estou nos calistenio e tenho essa duvida. E conhecendo um pouco desse "mundo", acho tenso quando temos como inspiração alguém que para se chegar até lá, precisa de "algo a mais" (sendo que não penso nisso).

PS²: Aqui eu gostaria de discutir e efetividade dos calistenios, pois em outros tópicos apenas tem falando de grupos, de exercicios que se podem fazer e etc. Mas não um falando da efetividade em si (se tiver, eu não vi).

Editado por Dovakin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

@off: cara, fiquei entusiasmado quando você disse que conseguir evoluir na barra fixa. Eu sou uma lástima nesse exercício, mas pelo visto pode ter solução também.

@on: eu sinceramente acho bastante dificil chegar em um shape grande apenas com calistenicos, isso é porque há pouco aumento de carga durante a execução dos exercicios que são obviamente realizados com o peso do próprio corpo.

Costas, como aconteceu com você, é o que tem mais potencial de evoluir com esses exercicios, graças as barras fixas, peito e ombros precisarão de bastantes paralelas para se desenvolverem mas também de bastante esforço.

Pernas ao meu ver é o ponto fraco, eu não conheço/não consigo imaginar como desenvolver pernas sem agachar com PESO nelas, porque o do corpo é insuficiente.

a depender da sua genética, se já chegou aos 40 de braço apenas dessa forma eu imagino que de pra melhorar um pouco mais ainda, mas a dificuldade que vejo é que: a partir do momento que você fica "bom" num exercicio como a barra fixa, por exemplo, é que em certo ponto fazer mais repetições irão apenas aumentar sua resistencia, e não mais gerar os estimulos para a hipertrofia.

A dieta, obviamente deve estar adequada aos seus objetivos, sejam BULK ou CUTT (infelizmente é assim).

No shape do cara da foto, eu acho que dá pra chegar, porém minha opinião é que ele é um magro definido, e não um grande definido.

isso não é um empecilho, afinal é só minha opinião.

acho que você pode sim alcançar a sua meta!

um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vc pediu opiniões então vou opinar...

Eu particularmente acho foda fazer calistênicos, acho muito maneiro, conseguir fazer + de 20 barras fixas é algo que pouca gente consegue fazer, sem falar em consegui fazer human flag e essas outras aberrações que exigem que vc tenha um core super forte, eu acho que é uma otima forma pra desenvolver a parte superior do corpo ja as pernas eu acho complicado, agachar com o próprio peso progredindo reps não parece ser muito efetivo né? Acho que seria legal ter alguns pesos pra agachar fazer variações do agacho pra dar um foco nas pernas.

Sobre progredir com o shape, na minha visão da pra chegar num porte físico maneiro sem falar no controle corporal que se adquire, sobre medidas de braço etc isso é muito relativo, a minha dica é se ta funcionando continua, se estagnou tenta variar um pouco mas em quanto ta dando resultado não tem porque parar.

Editado por Silva B
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um estudo que fala sobre o uso de Calistenicos e a liberaçao hormonal, sendo bem sincero, nao acho que seja algo impossivel ser grande com treinos assim, porem certamente e algo dificilimo, pelo seguinte motivo, oque faz musculos grandes e a progressao das cargas, sem limitar o numero de reps para a hipertrofia e sim tendo em mente que as reps iriam diminuindo seu potencial de hipertrofia pos 6, fazer 50 Barras, 50 paralelas, teria um impacto muito pequeno na hipertrofia, porem conforme voce fosse ficando mais pesado maior seria a dificuldade, logo haveria uma evoluçao. Na minha leiga mentalidade sobre o assunto especifico, eu diria que apos um certo nivel aonde os movimentos mais avançados se tornem os mais ridiculos, o ideal seria com um peso Y bater um peso de Y+x, com o ganho de umpouco de gordura claro, e depois manter esses Y+x com um ganho de qualidade, basicamente voce voltaria ao bom e velho Bulk e Cutt, so que seriam ciclos menores de Bulk, mais sujos que os convencionais, e "Cutts" que no caso nao seriam voltados para a perda de peso, e sim ao julgado impossivel perda de gordura somada ao ganho de massa, que possivelmente os calostenicos te proporcionarao...

Digamos que o movimento dentre os calistenicos mais dificil seja remada sem apoios na barra ai no caso voce consegue bater um certo numero de Reps que estipulou como 20 por exemplo, com peso corporal de 60Kg, ai voce jogaria seu peso para por exemplo para 70Kg, suas reps cairiam drasticamente, e voce estabeleceria como meta novamente 20 Reps, mantendo o peso corporal de 70Kg

Imagino que poderia ter resultados assim, o ideal seriam os tradicionais bulk e cutt, porem voce perderia completamente a noçao de progressao com pesos subindo e descendo o tempo todo...

Em questao do treino de pernas, a um tempo me mandaram o canal da Dr Ritz no youtube la tem um video aonde ela faz treino de pernas em paralelas... so dar uma pesquisada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa coisa de não ser eficiente por ter um limite de progressão de cargas é balela. Sempre há uma maneira de dificultar um exercício.

Agachamento, por ex, dá pra brincar muito com os de uma perna, como o bulgarian split squat, e além disso ainda dá pra jogar um agachamento pilométrico.

Eu acho que calistênia é melhor p/ quem procura um corpo antes de tudo funcional. Os movimentos são mais naturais e recrutam mais estabilizadores. Não há carga externa, então o risco de lesões, principalmente as de coluna, é mais baixo. Fora isso, como o Silva B falou, alguns exercícios calistênicos exigem bastante do core e de mobilidade.

Além de tudo é a coisa mais simples p/ "progredir carga" e o ganho de força é bruto logo no começo.

Abraço

Editado por Aroma
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@off: cara, fiquei entusiasmado quando você disse que conseguir evoluir na barra fixa. Eu sou uma lástima nesse exercício, mas pelo visto pode ter solução também.

@on: eu sinceramente acho bastante dificil chegar em um shape grande apenas com calistenicos, isso é porque há pouco aumento de carga durante a execução dos exercicios que são obviamente realizados com o peso do próprio corpo.

Costas, como aconteceu com você, é o que tem mais potencial de evoluir com esses exercicios, graças as barras fixas, peito e ombros precisarão de bastantes paralelas para se desenvolverem mas também de bastante esforço.

Pernas ao meu ver é o ponto fraco, eu não conheço/não consigo imaginar como desenvolver pernas sem agachar com PESO nelas, porque o do corpo é insuficiente.

a depender da sua genética, se já chegou aos 40 de braço apenas dessa forma eu imagino que de pra melhorar um pouco mais ainda, mas a dificuldade que vejo é que: a partir do momento que você fica "bom" num exercicio como a barra fixa, por exemplo, é que em certo ponto fazer mais repetições irão apenas aumentar sua resistencia, e não mais gerar os estimulos para a hipertrofia.

A dieta, obviamente deve estar adequada aos seus objetivos, sejam BULK ou CUTT (infelizmente é assim).

No shape do cara da foto, eu acho que dá pra chegar, porém minha opinião é que ele é um magro definido, e não um grande definido.

isso não é um empecilho, afinal é só minha opinião.

acho que você pode sim alcançar a sua meta!

um grande abraço

Olá Darknite, como está ? Espero que bem

O interessante é que o cara da foto no mesmo tempo que eu de calistenios, tinha 38cm referente ao braço. Mas braço eu só falo como referencia, dou preferencia ultimamente para o core (objetivo é fazer um dragon flag haha)

Não sei dizer brother, só comentei pra te elogiar haha parabéns!

Tudo bem FutureNutri ? Espero que esteja!

Obrigado pelo elogio.

Bom vc pediu opiniões então vou opinar...

Eu particularmente acho foda fazer calistênicos, acho muito maneiro, conseguir fazer + de 20 barras fixas é algo que pouca gente consegue fazer, sem falar em consegui fazer human flag e essas outras aberrações que exigem que vc tenha um core super forte, eu acho que é uma otima forma pra desenvolver a parte superior do corpo ja as pernas eu acho complicado, agachar com o próprio peso progredindo reps não parece ser muito efetivo né? Acho que seria legal ter alguns pesos pra agachar fazer variações do agacho pra dar um foco nas pernas.

Sobre progredir com o shape, na minha visão da pra chegar num porte físico maneiro sem falar no controle corporal que se adquire, sobre medidas de braço etc isso é muito relativo, a minha dica é se ta funcionando continua, se estagnou tenta variar um pouco mas em quanto ta dando resultado não tem porque parar.

Olá Silva B.

Bom, as pernas eu penso em fazer one lag e se não funcionar como a parte superior (desigual) começarei a ir na academia apenas para agachamento, mas atualmente quando olho para os halteres, eu não sei o que há, simplesmente me bate um "desanimo" e quando penso em calistenia eu me animo novamente, acho que fui feito para isso haha.

------------------

@FrangoGainer

Também tem a opção de comprar coletes ou pesos para colocar em uma mochila, assim aumentando o peso e dificultando o movimento. Sobre as pernas, se fazer o one lag por exemplo, é o mesmo que fazer agachamento com 1bw.

Mas sinceramente, vou demorar a usar tais, até porque eu quero atingir 2+ muscle-ups e sair do misero 1 e ainda "gritando" haha

@Aroma

Pois então, um corpo funcional é tudo. Algo que me impressionava e que agora vejo que é verdade, é o abs, eu ficava com inveja dos "definidos" só ficavam com o calistenio, mas depois de começar a fazer e pensar que "L-sit" ou "V-sit" é facil, você começa a ver porque eram tão hipertrofiados (abs).

Editado por Dovakin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já tive uma meta com calistênicos também, mas por ser muito fraco eu desisti deles kkk

e também tem a questão de que quando entro na academia, já vejo a galera agachando, supinando, eu vejo alteres e meu coração já começa a acelerar na hora hahahaha

não pare com os exercicios. só tente modificalos para deixa-los mais dificeis com o tempo e controle teu peso na dieta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao consigo fazer nem 4 minutos de esteira que ja fico aguniado, quem dira BW kkkkkk

Isso eu deixo pros ectos rs

Editado por Gabriel De Souza Menezes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao consigo fazer nem 4 minutos de esteira que ja fico aguniado, quem dira BW kkkkkk

Isso eu deixo pros ectos rs

Olá Gabriel, outro endomorfo como eu ou estou enganado ? Haha

Eu não dava conta de correr na esteira, eu começava e parecia que ia cair, para quem provavelmente assistia podia até ser engraçado, mas pra mim era ruim d+, até que desisti de esteira e fui para bicicleta do qual nem 10 minutos aguentava.

Calistenios me ajudaram nesse quesito, os tais burpess que são obras de satanas, fez com que meu cardio fosse as alturas e por alguns motivos obvios, minhas veias ficaram mais largas e aparentes, algo que todo endo creio eu sonha haha... Principalmente no biceps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...