Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Dia Do Lixo X Refeição Do Lixo!


xitoka

Posts Recomendados

Publicidade

Impressionante como as pessoas preferem privar-se do que aceitar idéias novas...

Baixar percentual de gordura é, no fim das contas, questão de matemática: ingerir menos calorias do que gasta. De quebra, uma boa divisão de macros.

Isso (privação calórica) é estressante e, portanto, causa algum desbalanço hormonal. Uma refeição "fora da dieta", de vez em quando, ajuda inclusive neste desbalanço. É óbvio que uma única refeição não vai regular tudo, mas a "sensação" de stress diminui e, por conseqüência, os próximos dias são mais simples. (a simplicidade é o último grau de sofisticação).

Voltemos à questão dos números:

Suponha uma dieta com déficit calórico diário de 500 calorias. Em uma semana (7 dias) o indivíduo acumulou um déficit de 3500 calorias.

Continuando, nosso "average joe" resolve comer uma besteira no dia 7 e acrescenta (neste dia), 800 calorias ao seu consumo diário. Ou seja, NESTE DIA ele teve um superávit de 300 calorias em relação a sua TMB estimada. Menos de 10% do que ele "perdeu" np resto da semana anterior.

Simplificando, nossa refeição lixo de 800 calorias levou nosso deficit semanal de 3500 calorias para 2700 calorias.

Nosso "average joe" obteve, nesta semana, 77% das perdas que a dieta proporcionaria (2700/3500) e vai passar a próxima semana menos estressado.

Notem que eu exagerei um pouco no tamanho da "besteira" que nosso amigo comeu:

Por este site 800 calorias representa uma fatia de bolo de 223 gramas, mais ou menos.

Ou 440 gramas de sorvete de chocolate de uma marca famosa.

É bastante, acreditem (eu gosto muito de bolo e sorvete...).

Olhemos a questão por outro lado.

Suponha que a dieta do nosso "average joe" tenha 150 gramas de proteína, 80 gramas de gordura e 120 gramas de carbo. Fecha em 1800 calorias "mais ou menos". Então no "fatídico dia do lixo" nosso "average joe" troca alguns dos carbos dele por uma fatia de bolo de chocolate. Pequena, coisa de 50 gramas. E faz alguns ajustes para baixar um pouco as gorduras (menos castanha, menos azeite, whatever). Fecha o dia com 1900 calorias, vamos supor. PROVAVELMENTE ele ainda está em déficit calórico, embora menor que o pretendido. MAS está mais contente...

Ou seja, exceto para profissionais, competidores, etc, a questão é muito mais de auto controle do que de nutrição em sí.

Se o indivíduo não consegue "conter-se" em uma fatia de bolo ou, pior, não consegue abster-se dos carbos do dia para "gasta-los" em uma fatia de bolo mais tarde, então, como já dito, ele não tem estrutura psicológica para o que se propôs a fazer. E, neste caso, não adianta "não fazer dia do lixo". Porque a "dieta", cedo ou tarde, acaba. E o descontrole recomeça...

Muito boa a sua colocação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opnião, acho interessante a cada 7~15 dias mandar um dia excedendo (ciclar os carbos) para nao estagnar, se você é ectomorfo é indiferente o IG dos alimentos, comendo doces ou não ...

Eu faço assim e comigo funciona muito bem ...

Segue abaixo um texto que achei aqui no forum mesmo do leandro twin falando sobre isso

Dia do lixo = Chutar o balde, esquecer tudo e comer o que der vontade?
Se sim, ai sou contra.

Agora, fazer um "dia do lixo consciente", um refeed... um recharge de carboidratos.. ai sim, é ótimo.

Eu gosto de fazer assim, 1 dia a cada 7-14 dias (vai muito de como o corpo ta respondendo ao cutting) eu faço um recharge.
Nesse recharge eu abaixo as proteínas pra 2g/kg (geralmente em cutting uso 3g/kg);
Gorduras apenas do omega-3 (cerca de 8g de fish oil) e as que não tem como evitar (tipo de carne, ou da aveia.. coisas míninas), mas sempre me esforçando o máximo pra não passar de 20g diárias (to pesando 100kgs, isso daria 0,2g/kg pra mim).
Não uso nada de frutose, nada.

Motivo dessas restrições: Proteína, gordura e frutose não atiçam a leptina e portanto não tem impacto num aumento de metabolismo. Então não gasto calorias com isso.
Proteína em 2g/kg pois a síntese proteíca já fica mais alta pelas calorias altas, então não precisa de muita pois o excesso será oxidado e sem nenhum lucro (leptina novamente).
Gordura é o macrontriente mais fácil de virar gordura corporal! Como o metabolismo ta baixo e as calorias ficaram altas nesse dia, mandar muita gordura = pedir pro corpo recuperar gordura que vc vem perdendo no cutting. E o corpo ta doido pra fazer isso.. perder estoques de energia é uma agressão e ele tenta contornar isso.
Frutose além de não ativar leptina se estoca no fígado, quando o fígado lotar de glicogenio (e ele vai, provavelmente), vai começar a acumular gordura.

Então o foco das calorias fica em qualquer carboidrato que não seja frutose. Esses carbos sim são MUITO IMPORTANTES, pois vão ativar a leptina e virar GLICOGENICO MUSCULAR (vc vai estar depletado, então definitivamente o corpo vai puxar esses carbos pro músculo), portanto sempre depois do dia do lixo vc vai recuperar peso, talvez até uns 2-3kgs, mas tem que ver DO QUE foi esse peso. Se foi glicogenio e um pouco de retenção, ta no lucro demais!
No outro dia (as vezes, nem sempre acontece comigo), vc acorda mais denso, maior e mais definido.. claro que não é algo surpreendente, mas da pra notar sim. E, é claro, que com mais força no próximo treino. Ai eu sei que deu certo rs

Geralmente faço esse recharge no mesmo dia que treino quadriceps e/ou costas, que devem causar ai uns 500-800kcal de deficit e que me permite comer mais sem peso nenhum na consciencia hehe.
Calorias não costumo contar muito... mas se eu to num cutting de 2000-2500kcal, devo bater umas 3500-4000kcal nesse dia. Parece pouca comida/caloria, mas as proteínas dão 800kcal (2g/kg) e as gorduras 180kcal (0,2g/kg), então sobra 2500-3500kcal pra comer só de carbo, da pra aproveitar bem.

O chato dessa técnica é que tem muitos alimentos que nao da pra consumir, então não fica muito livre. Pizza, Mc Donalds, etc. não da, pois tem gordura demais. Geralmente mando sucrilhos, leite desnatado, hamburgues caseiros (pao de hamburguer + harmburgue caseiro com carne de verdade), goiabada com queijo magro, bolo, espigas de milho, arroz/feijão/farinha... vou no mercado e saio vendo as tabelas nutricionais de tudo quanto é lixo, o que é só carbo vai pro carrinho hahah

Abraço

"LEANDRO TWIN"

Editado por smurf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa fui muito objetiva na minha resposta sobre o dia do lixo e nem citei a refeição.

Tbm não consegui explicar o motivo .. .

Na minha opinião não é legal fazer, uma refeição ou dia do lixo.

Claro, existem exceções! Há casos e casos.. No caso do Xatoka, pelo que ele relatou ali em cima não apoiaria o lixo em nenhuma circunstância.
Aparentemente ele não esta muito preparado para encarar um cutting.. Daí se ele não consegue ficar na dieta, eu indicaria uma reeducação alimentar. Desta forma, não se prenderia a tantos parâmetros e nem ficar com a consciência pesada se saísse um pouco da linha.

Não podemos ser totalmente escravos da dieta sempre, mas em Cutting a disciplina é fundamental para vermos mais resultados.

No relato ali em cima o Xatoka pareceu não se controlar no dia do lixo, isso me leva a crer que na refeição do lixo não seria diferente. Daí alguns membros indicaram a refeição do lixo e controlando os macros e sempre mantendo o Déficit.

Só que como eu disse no primeiro comentário, você não deve ver a sua dieta como algo desprazeroso, e precisar do dia/refeição para estar mais feliz. Se você marca o lixo na sua agenda, seja semanal, de 10/10 dias ou mensal, fica mais ansioso.

Você se programa com amigos ou familiares que não fazem dieta. Eles vão te convidar pra comer besteira a semana toda e você vai dizer: “Não posso hoje porque estou na dieta, mas DIA TAL eu posso porque é o dia do lixo”. Não se programe para este dia, talvez você necessite muito disso, mas se esse dia chegar você saberá e por não ter programado não vai passar tanto dos limites. Talvez não tenha companhia o que influencia muito no tipo de lixo que você vai ter, e quem sabe coma apenas um doce (sempre mantendo seu déficit).

Mas..

Se você quer bons resultados tem que ser focado e manter a sua dieta. Tem que pensar que a resistência não faz bem só pro seu corpo, faz bem também para a autoestima.
Porque não sei vocês, mas quando eu deixo de comer algo que não posso comer, o prazer que eu sinto depois por me sentir forte é muito maior do que o prazer momentâneo de me empanturrar com coisas que não são legais para o meu objetivo.

Outra, já que nossos colegas trabalharam em cima de exemplos, que alias foram muito bem elaborados para defender o ponto de vista deles, vou exemplificar também para defender o meu ponto de vista:

Digamos que o Xatoka faça uma refeição do lixo uma vez por semana, me baseando no relato que ele deu informando que já teve ocasião de não consegui dormir por comer muito e que nos dias de lixo chutava o pau da barraca, posso considerar que na refeição do lixo ele não vai comer mais “arroz que deveria, salpicão e carne”. Ele vai querer comer “O Lixo” provavelmente Fast Food, cachorro quente blá.. blá.. blá

Vamos imaginar Xatoka precise comer 3000 Kcal e esta com Déficit de 600 Kcal – Logo seu consumo diário é de 2400 Kcal

Se ele precisa fazer 5 refeições/ dia, sendo 2 grandes e 3 pequenas vamos dividir 25% kcal para as grandes e 1 de 20% e duas de 15%. Daí a refeição do lixo neste exemplo caracterizará uma grande refeição

25% = 600 Kcal Mas o Xatoka na nas refeições grandes geralmente comia:

100g arroz = 111 kcal

100g Feijão = 77 Kcal

Bife Grelhado (Magro) = +/- 200 kcal

Algum legume ou verdura para completar / talvez um suco da fruta = 212 Kcal (Restantes)

Mas na refeição do lixo o Xatoka decida comer um fast food do Mc Donalds

Coca Média = 200 Kcal

Big Mac = 540 Kcal

Batata Média = 200 Kcal

Uma casquinha 192 Kcal

Total de Kcal = 1132 equivale a 47,6% do consumo diário.

O grande ponto que deve ser frisado, é a diferença da propriedades dos alimentos.

· Além da qualidade, a primeira refeição o deixaria muito mais saciado e ia atender a necessidade nutricional que você precisa, já a segunda cheia de carbos simples ia te empanturrar na hora, mas sentiria fome muito mais rápido.

· Um lanche do Mc como o do exemplo ultrapassa a quantidade de gordura saturada recomendada/dia

· O lanche do Mc, Burgue King, Bobs, Hamburguer da barraquinha na sua esquina possuem gorduras trans

· Essa escolha poderá prejudicar a demanda nutricional diária, porque você terá que diminuir o consumo ou pular alguma refeição.

· Haverá picos dos níveis de hormonais na corrente sanguínea (Insulina, Colesterol/LDL ..)

Caso neste dia você não treine, o fato de você comer tantas calorias em uma única refeição pode elevar os seus níveis de Glicose, ATP .. que não estão sendo gastos na mesma proporção, isso poderá aumentar o armazenamento de lipídeos (Gordura).

O resultado final dessa travessura periódica, te afastará um pouco do seu objetivo principal = SECAR GORDURA

Não posso generalizar, existem pessoas que sabem fazer o dia/ refeição do lixo consciente, o que aparentemente não é o caso do Xatoka

Editado por Veve Nutri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso estou em bulk, estou fazendo entre 1-2 refeição do lixo por semana, troco apenas 1 refeição da dieta no dia, pelo o que eu quiser. estou sendo assessorado, ele me orientou a fazer isto. comer o que quiser, tudo liberado, nestas refeições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso estou em bulk, estou fazendo entre 1-2 refeição do lixo por semana, troco apenas 1 refeição da dieta no dia, pelo o que eu quiser. estou sendo assessorado, ele me orientou a fazer isto. comer o que quiser, tudo liberado, nestas refeições.

É só que ele estava em Cutting..

seu assessor permite dia/refeição do lixo em cutting?

Se permite refeição, qual é o procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só que ele estava em Cutting..

seu assessor permite dia/refeição do lixo em cutting?

Se permite refeição, qual é o procedimento?

Veve ainda não sei como ele irá proceder, pois vai fazer 1 mês que estou em bulk, vou fazer + 8 semanas. dai iniciaremos o cutt ja com um protocolo.

por isso ainda não sei como ele ira trabalhar em cima disso. pois a cada semana ele vai fazendo uns ajustes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veve ainda não sei como ele irá proceder, pois vai fazer 1 mês que estou em bulk, vou fazer + 8 semanas. dai iniciaremos o cutt ja com um protocolo.

por isso ainda não sei como ele ira trabalhar em cima disso. pois a cada semana ele vai fazendo uns ajustes.

Entendi ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande ponto que deve ser frisado, é a diferença da propriedades dos alimentos.

· Além da qualidade, a primeira refeição o deixaria muito mais saciado e ia atender a necessidade nutricional que você precisa, já a segunda cheia de carbos simples ia te empanturrar na hora, mas sentiria fome muito mais rápido.

· Um lanche do Mc como o do exemplo ultrapassa a quantidade de gordura saturada recomendada/dia

· O lanche do Mc, Burgue King, Bobs, Hamburguer da barraquinha na sua esquina possuem gorduras trans

· Essa escolha poderá prejudicar a demanda nutricional diária, porque você terá que diminuir o consumo ou pular alguma refeição.

· Se pular alguma refeição isso poderá "prejudicar" o seu metabolismo

· Haverá picos dos níveis de hormonais na corrente sanguínea (Insulina, Colesterol..)

Caso neste dia você não treine, o fato de você comer tantas calorias em uma única refeição pode elevar os seus níveis de Glicose, ATP .. que não estão sendo gastos na mesma proporção, isso poderá aumentar o armazenamento de lipídeos (Gordura).

O resultado final dessa travessura periódica, te afastará um pouco do seu objetivo principal = SECAR GORDURA

Não posso generalizar, existem pessoas que sabem fazer o dia/ refeição do lixo consciente, o que aparentemente não é o caso do Xatoka

1-Além da qualidade, a primeira refeição o deixaria muito mais saciado e ia atender a necessidade nutricional que você precisa, já a segunda cheia de carbos simples ia te empanturrar na hora, mas sentiria fome muito mais rápido.

É um fato bem conhecido que a insulina de forma aguda suprime o apetite. Isto tem sido demonstrado em dezenas e dezenas de experimentos .

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17923862?ordinalpos=4&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17610996?ordinalpos=6&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum

2-Um lanche do Mc como o do exemplo ultrapassa a quantidade de gordura saturada recomendada/dia

Sobre a gordura saturada, não vai ser um dia que vá da problema em sua saúde, e não tem provas que gordura saturada causem mais ou menos acumulo de gordura corporal do que por exemplo gordura poli e mono, com exceção de gordura trans, essa deve ser evitada, mas não quer dizer que comer 3g de gordura trans em um dia na semana será um problema, visto que 3g de gordura trans revertiriam se virasse toda em gordura apenas 3g de gordura corporal. E dependendo do sanduiche no MC Donalds a gordura saturada não chega a 25%, os que tem muito, tem uns 40% da gordura, sendo saturada. http://www.mcdonalds.com.br/sub-secciones/nutricion/include/tabla/09_restaurante.pdf

3- O lanche do Mc, Burgue King, Bobs, Hamburguer da barraquinha na sua esquina possuem gorduras trans

Como disse, acho que se vc comer uma promo do angus, que é o maior, tem nem 2g de gordura trans na promo total, sera que realmente isso afetaria uma hipertrofia ou ajudaria a um acumulo de gordura?

4- Essa escolha poderá prejudicar a demanda nutricional diária, porque você terá que diminuir o consumo ou pular alguma refeição.

Pular uma refeição e compensar na outra não muda. O negocio é se prender as macros e calorias diárias. Se você trocar um lanche e uma janta por uma refeição igual porém de "lixo" as 20h não vai te da nenhum problema. Eu particularmente nos fds que sempre vou ao MC contabilizo o as macros do MC que irei pedir e o resto do dia eu como o que falta para bater as macros necessárias.

5- Se pular alguma refeição isso poderá "prejudicar" o seu metabolismo

Não existe qualquer comprovação que diga que comer de x em x hora acarretara em redução metabólica, http://fitnfly.com/learn-about-food/eat-6-meals-day#_

"Pergunta: 6 refeições, 3 refeições, uma refeição gigante (jejum intermitente): existe uma maneira ideal para comer ou se o seu corpo se adaptar a tudo o que você lhe dá, enquanto você cumprir suas necessidades de macro e calóricos?
Alan Aragon: A linha inferior é que a freqüência de refeição deve ser definida de acordo com a preferência pessoal, tolerância, e objetivos. Não há vantagem metabólica a uma maior frequência das refeições. Isto tem sido repetidamente demonstrado na pesquisa bem controlado."
6- Haverá picos dos níveis de hormonais na corrente sanguínea (Insulina, Colesterol..)
E qual seria o problema disso para hipertrofiar ou acumlo de gordura? Até por que lembre-se que a alimentação sera composta por gordura, liquido e proteina, retardando MUITO a absorção do carboidrato, sendo assim o IG diminuiria drasticamente. Lembre-se que o IG dos alimentos é medido com pessoas em jejum, se vc ingerir carb com agua ou com algum alimento, o IG diminuirá. E mesmo que o pico ocorresse, temos que lembrar que proteina também da pico de insulina, e pico de insulina não quer dizer acumulo de gordura ou dificuldade em perder peso.

7- Caso neste dia você não treine, o fato de você comer tantas calorias em uma única refeição pode elevar os seus níveis de Glicose, ATP .. que não estão sendo gastos na mesma proporção, isso poderá aumentar o armazenamento de lipídeos (Gordura).
Não é bem assim Veve, o corpo não constroi e gasta tudo na exata hora, tudo é equilibrio, se vc comer 2000kcal só pela manhã e o resto do dia jejuar, não tera problema, seria tipo "estoquei de manhã mas queimei a tarde a noite, logo, o resultado é a média". Minhas refeições hoje eu tento controlar por outros poréns, como 500~700kcal por ref, café, almoço, janta e pós. Mas por exemplo hoje, ingeri 369kcal no café da manha, 447kcal no almoço, a janta sera 152kcal e a noite comerei 1935kcal (sorvete e brownie), e isso com toda certeza, não atrapalhará meus objetivos :P
8- O resultado final dessa travessura periódica, te afastará um pouco do seu objetivo principal = SECAR GORDURA
Se você der uma olhada no meu relato, vera que eu perdi gordura sim e minha dieta foi totalmente IIFYM e com vários dias de jejum intermitente, ingerindo completamente todas as kcal as vezes só a noite.
Editado por marcelorc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E sobre a homeostase na dieta, postei um texto que o leandro twin fez muito itneressante sobre o dia do lixo, queria saber a opnião de vocês sobre ...

Acho muito interessante pelo menos 1x a cada 7~10 dias subir os carbos (alto ou baixo ig) ficando com um superavit de 500 em média

comigo funciona ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...