Ir para conteúdo

Paulo Muzzy Falando Sobre O Tribulus


Carcacinha

Posts Recomendados

Postado

Vi q compartilharam isso no meu Face e resolvi mostra a vcs

para vcs, qual seria então a porcetagem ideal para esses efeito secundarios ?! 45% ja seria uma boa ?? por mais q os estudos estejam ai ainda tenho uma certa desconfiança com esse suplemento, tomei um e nao senti absolutamente nada, mais tbm nao sabia a % de saponinas..bom pelo menos pra testo nao tem pra onde corre, nao aumenta nada

segue o texto:

--------------------------------------------------------------------------------------------

TRIBULUS TERRESTRIS: ATUALIZAÇÃO

é... pois é...

to eu aqui no "domingão" dividindo com vocês algo que tem sido muito discutido desde que o mercado americano decidiu encher as lojas de suplementos que teoricamente aumentariam a quantidade de testosterona circulante.

No consultório o que tenho visto crescentemente são pessoas que retornam de viagem com compras de 3, 4 e às vezes 5 produtos diferentes com nomes sugestivos de compostos que dariam um Boost na testosterona de quem os utilizasse.

Então vamos às considerações sobre testosterona e performance e depois vamos a alguns dados sobre o Tribulus e o que tem sido estudado mais recentemente....

Primeiro,
Testosterona não faz mágica. No consultório vemos pacientes com testosterona no terço inferior do "range" da normalidade que tem um desempenho superior a pacientes com níveis de testosterona no 1/3 superior do intervalo de normalidade. Apesar de não gostar de comparar indivíduos diferentes, depois de ver algumas centenas de padrões de exames e observar seus respectivos donos, é impossível não se fazer algumas correlações.

Ainda sobre a testosterona, o que podemos dizer tendo por base a experiência de consultório é que, pelo fato de estimular a amígdala e a ponte - estruturas arcaicas do sistema nervoso central que cuidam de atributos como a agressividade - estes pacientes acabam tendo menos "paciência"de levar um treino volumoso a cabo, bem como de suportar a sensação dolorosa provocada pela fadiga nas séries de alta repetição para realização de pump (já falamos disso: recrutamento vascular periférico localizado). Fora os outros efeitos sobre o humor, e humor pessoal, é uma coisa delicada, em que delicadas mudanças fazem a diferença entre a falta de disposição/perda do prazer de treinar e a sensação boa de estar indo à sala de pesos para se fazer algo de que gosta. Fiquem muito atentos...
Testosterona alta também leva a estrogênios altos, ou seja, hormônios são equilibrados dinamicamente, sendo impossível de se ter exclusivamente a testosterona elevada. No caso de pacientes que vem ao nosso encontro depois de terem usado grandes quantidades de testosterona sem o resultado esperado e com uma série de complicações o que observamos é que apesar de terem usado anti-estrogênicos, bloqueadores de receptores e inibidores de ateromatose, o desequilíbrio se torna maior ainda, acumulando estradiol ou estrona mas nunca bloqueando os dois estrogenios ao mesmo tempo... Assim: não se apegue a leituras de bula. Quando você tem acesso a uma medicação, ela está balanceada para uma situação patológica, portanto, usá-la é aceitar o alto risco de se desequilibrar completamente e não conseguir o efeito desejado independente do que está escrito.

O uso de testosterona ainda está associado a um aumento alto da resistência periférica à insulina, fato que faz com que a própria insulina torne-se uma competidora do IGF1 em seus receptores específicos por estes aceitarem ambos peptídeos devido a estruturas terciárias semelhantes causando um bloqueio na síntese proteica muscular, e com o devido tempo, uma estabilização do ganho de massa seca o que me faz lembra-los que, este mecanismo é tão delicado que inclusive dietas de alto teor de carboidrato sem a devida correção de quantidades proteicas (que em geral variam entre 2 e 4g proteína por kg de peso corporal - mas que se alteram devido ao perfil físico do paciente - em obesos preferimos dosar pela quantidade de massa magra...) fazem com que a aquisição de massa seca seja um processo moroso e o ganho de gordura um processo expansivo..

Muitos percalços no caminho de quem deseja mais músculos, não é mesmo? No final de contas, mesmo as pessoas com os mais modestos objetivos físicos acabam enfrentando a mesma batalha pelos detalhes como os atletas de primeira linha - mais que isso - como estes detalhes são em gramas de alimento por dia divididos em 6 a 11 refeições diárias, a sensação que temos é que cada dia é uma prova a ser vencida, tal qual um atleta de qualquer modalidade que disputa medalhas por centésimos de segundo. A diferença é que o sujeito da academia disputa contra si próprio em vez de disputar com outros... (o que talvez torne o processo ainda mais difícil).

Bom, e o que sabemos do tríbulos então?

O tribulus terrestris, ou abre-os-olhos ou ainda sua forma abreviada Abrolhos, é uma erva daninha da família das Zygophilaceae que é usada na Europa desde os tempo s da Grécia antiga, quando sua era consumida como um laxante leve ou um tônico geral, até que um laboratório químico farmacêutico em Sofia, na Bulgária, decidiu conduzir estudos sob suas hipotéticas funções positivas na libido e fertilidade a partir do uso na China antiga onde seus usos eram para tratar problemas no fígado, doenças cardiovasculares, dores de cabeça e exaustão nervosa.

Na odisséia científica que os pesquisadores travaram com o Tribulus t. houve uma primeira fase onde os estudos sugeriram que suas saponinas ricas em furostanos (algo como esteróide vegetal) chegaram a concluir que ele aumentava níveis de LH e por conseguinte a testosterona. Outros chegaram a apontar o Tribulus como um precursor de testosterona, mas com o avanço dos métodos de analise e pesquisas metodologicamente mais rigorosas observou-se que esta ação hormonal não acontecia.
Os estudos mais recentes a este respeito relatam que não há aumento de nenhum hormônio por ação do Tribulus.

Mas nem tudo estava perdido...

Os pesquisadores chineses, continuaram a pesquisar sobre o assunto e começaram a elucidar papéis secundários do Tribulus e realmente descobriram que os principais efeitos das saponinas deste são:

1. diminuidor da hepatotoxicidade induzida por paracetamol;
2. fator de melhora importante em eventos cardiovasculares a ponto de ser indicado como parte do tratamento sendo um importante diminuidor de angina pectoris e recuperador muscular cardíaco no infarto agudo do miocárdio;
3. terapia auxiliar para diminuição de hemólise - ele diminui valores de bilirrubinas - o que pode também estar relacionado com melhora da função hepática;
4. diminuição da incidência de cálculos renais e parte importante do tratamento para nefrolitíase;
5. como antifúngico e adjuvante de tratamentos fungicidas associado ao fluconazol;
6. e por último, pasmem vocês, em estudos multicêntricos na Bulgária, China e Alemanha o Tribulus tem sido responsável por induzir a apoptose (morte celular) de linhagens de uma série de tipos de câncer.

Surpreendente...
quem diria que uma erva daninha que em algum momento deixou um grego um pouco mais "bem disposto" poderia ter tanta empregabilidade? Ou ainda que uma cultura de 5 mil anos já conhecia em seus tempos remotos tais propriedades?

Nos esportes o Tribulus foi pesquisado também e o que foi descoberto é controverto, TAMBÉM.
O que é consenso é que existe um ganho inicial de capacidade física que se estabiliza sem maiores desenvolvimentos, mas apenas caso tenha seu uso prolongado por mais de 3 semanas - antes disso nada, nem mesmo nenhum tipo de mudança na composição corporal dos atletas.

Outro consenso é sobre doping. O uso de Tribulus terrestris NÃO muda a relação Testosterona/Epitestosterona dos indivíduos que o utilizam, portanto não representa doping positivo caso o atleta faça uso do extrato desta planta.

Na rotina do trabalho:

O tribulus de fato não modifica padrões de exame mas promove melhora da disposição geral e da disposição para o treino. Ainda, é capaz de melhora a resistência a fadiga durante treinos de alto volume. O inconveniente é que normalmente as doses preconizadas podem ser desvantajosas pelo grande número de cápsulas que determinam e pelas 3 a 4 dosagens que acabam sendo necessárias para atingir estes níveis de resultados. Devido ao sabor, é inviável fazer preparações em sachês para serem diluídos. A dica final fica sobre as formas de obtenção: as preparações com grades farmacêuticos são capazes de oferecer quantidades de saponinas (ativos) superiores dos produtos industrializados, alem da maior segurança, devido à grande frequência de associações que são submetidas nos compostos, principalmente importados. Há vantagens sobre o uso de estimulantes, nítidas. Principalmente porque não recomendo o uso de estimulantes devido aos efeitos catabolizantes que estes acabam proporcionando e que detectamos pela ausência de variação positiva da composição corporal e invariavelmente aumentos nos níveis de ureia que sinalizam perda de massa muscular as custas da gliconeogênese (transformação de proteínas em energia) que provocam - assim como já abordamos anteriormente.

Bom pessoal, é isso para o domingo a noite.

Ótima semana, com muita performance e muita saúde, sempre...

Abração!

Muzy

  • Supermoderador
Postado

Só há um problema no texto dele, falta fontes para pesquisas cientificas demonstrando essas partes:

1. diminuidor da hepatotoxicidade induzida por paracetamol;
2. fator de melhora importante em eventos cardiovasculares a ponto de ser indicado como parte do tratamento sendo um importante diminuidor de angina pectoris e recuperador muscular cardíaco no infarto agudo do miocárdio;
3. terapia auxiliar para diminuição de hemólise - ele diminui valores de bilirrubinas - o que pode também estar relacionado com melhora da função hepática;
4. diminuição da incidência de cálculos renais e parte importante do tratamento para nefrolitíase;
5. como antifúngico e adjuvante de tratamentos fungicidas associado ao fluconazol;
6. e por último, pasmem vocês, em estudos multicêntricos na Bulgária, China e Alemanha o Tribulus tem sido responsável por induzir a apoptose (morte celular) de linhagens de uma série de tipos de câncer.

E

O que é consenso é que existe um ganho inicial de capacidade física que se estabiliza sem maiores desenvolvimentos, mas apenas caso tenha seu uso prolongado por mais de 3 semanas - antes disso nada, nem mesmo nenhum tipo de mudança na composição corporal dos atletas.

O tribulus de fato não modifica padrões de exame mas promove melhora da disposição geral e da disposição para o treino.

Que consenso é esse? Melhora na disposição baseado em relatos ou pesquisas cientificias? Me cheira broscience....

Postado

Só há um problema no texto dele, falta fontes para pesquisas cientificas demonstrando essas partes:

E

Que consenso é esse? Melhora na disposição baseado em relatos ou pesquisas cientificias? Me cheira broscience....

Krebz não sei se isso vai ajudar

mais esqueci de colocar as referencias, onde só estava no blog dele

segue abaixo:

REFERÊNCIAS:

Total de referências : 14

1/14

[PMID]: 20095389

[Au] Autor: Milasius K; Dadeliene R; Skernevicius J

[Ad] Endereço: Vilnius Pedagogical University, Lithuania.

[Ti] Título: The influence of the Tribulus terrestris extract on the parameters of the functional

preparedness and athletes' organism homeostasis.

[so] Source: Fiziol Zh;55(5):89-96, 2009.

[Cp] País de publicação: [La] Idioma:

[Ab] Resumo:

Ukraine

JOURNAL ARTICLE

0 (Plant Extracts); 50-21-5 (Lactic Acid) 1005

IM

2/14
100125 MEDLINE
18282674

Saudan C; Baume N; Emery C; Strahm E; Saugy M

Swiss Laboratory for Doping Analyses, Institut Universitaire de Médecine Légale, Centre Hospitalier Universitaire Vaudois and University of Lausanne, Chemin des Croisettes 22, 1066 Epalinges, Switzerland.

Short term impact of Tribulus terrestris intake on doping control analysis of endogenous steroids.

Forensic Sci Int;178(1):e7-10, 2008 Jun 10.

1872-6283

Ireland

eng

3/14

CASE REPORTS; JOURNAL ARTICLE

0 (Androstenols); 53-41-8 (Androsterone); 53-42-9 (Etiocholanolone); 53-43-0 (Dehydroepiandrosterone); 9002-67-9 (Luteinizing Hormone)

0807 IM

080512 MEDLINE

18257138

Al-Bayati FA; Al-Mola HF

Department of Biology, College of Education, University of Mosul, Mosul-00964, Iraq. firas.bayati@gmail.com

Antibacterial and antifungal activities of different parts of Tribulus terrestris L. growing in Iraq.

J Zhejiang Univ Sci B;9(2):154-9, 2008 Feb. 1673-1581

China

eng

JOURNAL ARTICLE

0 (Anti-Bacterial Agents); 0 (Anti-Infective Agents); 0 (Antifungal Agents); 0 (Plant Extracts)

0803 091118 091118 IM

080207 MEDLINE

4/14
17530942

Rogerson S; Riches CJ; Jennings C; Weatherby RP; Meir RA; Marshall-Gradisnik SM

School of Exercise Science and Sport Management, Southern Cross University Lismore, New South Wales, Australia. srogerson10@bigpond.com

The effect of five weeks of Tribulus terrestris supplementation on muscle strength and body composition during preseason training in elite rugby league players.

J Strength Cond Res;21(2):348-53, 2007 May.

1064-8011

United States

eng

JOURNAL ARTICLE; RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL 0707

IM; S

070528 MEDLINE

4 de 15 19/08/12 15:54

5/14

[PMID]: 17202593

[Au] Autor: Neychev VK; Nikolova E; Zhelev N; Mitev VI

[Ad] Endereço: Department of Chemistry and Biochemistry, Medical University, Sofia 1431, Bulgaria. neychev@dir.bg

[Ti] Título: Saponins from Tribulus terrestris L are less toxic for normal human fibroblasts than for many cancer lines: influence on apoptosis and proliferation.

[so] Source: Exp Biol Med (Maywood);232(1):126-33, 2007 Jan.

[is] ISSN:

[Cp] País de publicação: [La] Idioma:

[Ab] Resumo:

1535-3702 United States

6/14

COMPARATIVE STUDY; JOURNAL ARTICLE; RESEARCH SUPPORT, NON-U.S. GOV'T

0701 091119 091119 IM

070104 MEDLINE

16327151

Zhang JD; Cao YB; Xu Z; Sun HH; An MM; Yan L; Chen HS; Gao PH; Wang Y; Jia XM; Jiang YY

Department of Pharmacology, College of Pharmacy, Second Military Medical University, Shanghai, PR China.

In vitro and in vivo antifungal activities of the eight steroid saponins from Tribulus terrestris L. with potent activity against fluconazole-resistant fungal pathogens. Biol Pharm Bull;28(12):2211-5, 2005 Dec.

0918-6158

Japan

eng

Antifungal activity of natural products is being studied widely. Saponins are known to

be antifungal and antibacterial. We have isolated eight steroid saponins from Tribulus terrestris L., namely TTS-8, TTS-9, TTS-10, TTS-11, TTS-12, TTS-13, TTS-14 and TTS-15. TTS-12 and TTS-15 were identified as tigogenin-3-O-beta- D-xylopyranosyl(1-->2)-[beta-D-xylopyranosyl(1-->3)]-beta- D-glucopyranosyl(1-->4)-[alpha-L-rhamnopyranosyl(1-->2)]-beta-D-galactopyranoside and tigogenin-3-O-beta-D-glucopyranosyl(1-->2)-[beta-D-xylopyranosyl(1-->3)]-beta- D-glucopyranosyl(1-->4)-beta-D-galactopyranoside, respectively. The in vitro

7/14
[PMID]: 16245908

[Au] Autor: Yang HJ; Qu WJ; Sun B

[Ad] Endereço: School of Life Sciences, East China Normal University, Shanghai 200062, China.

[Ti] Título: [Experimental study of saponins from Tribulus terrestris on renal carcinoma cell line].

[so] Source: Zhongguo Zhong Yao Za Zhi;30(16):1271-4, 2005 Aug.

ENGLISH ABSTRACT; JOURNAL ARTICLE; RESEARCH SUPPORT, NON-U.S. GOV'T

0 (Antineoplastic Agents, Phytogenic); 0 (Drugs, Chinese Herbal); 0 (Proto-Oncogene Proteins c-bcl-2); 0 (Saponins); 136601-57-5 (Cyclin D1)

0702 080206 080206 IM

051025 MEDLINE

8/14
[PMID]: 15994038

[Au] Autor: Neychev VK; Mitev VI

[Ad] Endereço: Department of Chemistry and Biochemistry, Medical University, 2 Zdrave str., Sofia-1431, Bulgaria. neychev@dir.bg

[Ti] Título: The aphrodisiac herb Tribulus terrestris does not influence the androgen production in young men.

[so] Source: J Ethnopharmacol;101(1-3):319-23, 2005 Oct 3.

[is] ISSN:

[Cp] País de publicação: [La] Idioma:

[Ab] Resumo:

0378-8741 Ireland

eng

JOURNAL ARTICLE; RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL

0 (Androgens); 0 (Plant Extracts); 58-22-0 (Testosterone); 63-05-8 (Androstenedione); 9002-67-9 (Luteinizing Hormone)

0512 IM

050912 MEDLINE

9/14
[PMID]: 15503780

[Au] Autor: Sun B; Qu WJ; Zhang XL; Yang HJ; Zhuang XY; Zhang P

[Ad] Endereço: Life Science School, East China Normal University, Shanghai 200062, China.

[Ti] Título: [investigation on inhibitory and apoptosis-inducing effects of saponins from Tribulus

terrestris on hepatoma cell line BEL-7402].

[so] Source: Zhongguo Zhong Yao Za Zhi;29(7):681-4, 2004 Jul.

[is] ISSN:

[Cp] País de publicação: [La] Idioma:

[Ab] Resumo:

[Mh] Termos MeSH primário:

[Mh] Termos MeSH secundário:

[Pt] Tipo de

publicação: [Nm] Nome de substância: [Em] Mês de entrada: [Cu] Atualização por classe: [Lr] Data última revisão: [sb] Subgrupo de revista: [Da] Data de entrada para processamento: [st] Status:

10/14

1001-5302 China

chi

ENGLISH ABSTRACT; JOURNAL ARTICLE

0 (Drugs, Chinese Herbal); 0 (Proto-Oncogene Proteins c-bcl-2); 0 (Saponins) 0502

080206

080206

IM

041026 MEDLINE

12795220

Sun B; Qu W; Bai Z

Life Science School of East China Normal University, Shanghai 200062.

10 de 15 19/08/12 15:54
[Ti] Título: [The inhibitory effect of saponins from Tribulus terrestris on Bcap-37 breast cancer cell line in vitro].

[so] Source: Zhong Yao Cai;26(2):104-6, 2003 Feb.

11/14

1001-4454 China

chi

ENGLISH ABSTRACT; JOURNAL ARTICLE

0 (Antineoplastic Agents, Phytogenic); 0 (Drugs, Chinese Herbal); 0 (Neoplasm Proteins); 0 (Saponins)

0312 061115 061115 IM

030610 MEDLINE

12168535

Bedir E; Khan IA; Walker LA

National Center for Natural Products Research, University of Mississippi, USA. Biologically active steroidal glycosides from Tribulus terrestris. Pharmazie;57(7):491-3, 2002 Jul.

0031-7144

Germany

eng

The steroidal saponin constituents obtained from Tribulus terrestris were tested for

their antimicrobial and cytotoxic effects. The spirostanol-based steroidal saponins 1-3 exhibited remarkable activity against fungal organisms (Candida albicans and

JOURNAL ARTICLE; RESEARCH SUPPORT, U.S. GOV'T, NON-P.H.S.

0 (Anti-Bacterial Agents); 0 (Anti-Infective Agents); 0 (Antifungal Agents); 0 (Antineoplastic Agents, Phytogenic); 0 (Glycosides); 0 (Steroids)

0209 070129 070129 IM

020809 MEDLINE

10861339

Antonio J; Uelmen J; Rodriguez R; Earnest C

Human Performance Laboratory, University of Nebraska, Kearney, NE 68849-3101, USA.

The effects of Tribulus terrestris on body composition and exercise performance in resistance-trained males.

Int J Sport Nutr Exerc Metab;10(2):208-15, 2000 Jun. 1526-484X

12/14
12 de 15 19/08/12 15:54
iAH Interface de pesquisa - Lista https://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/:

UNITED STATES

CLINICAL TRIAL; JOURNAL ARTICLE; RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL 0 (Saponins); 83047-17-0 (tribestan)

0008

041117

041117 IM

000801 MEDLINE

8957307

Achenbach H; Hübner H; Reiter M

Department of Pharmaceutical Chemistry, University of Erlangen, Germany. New cardioactive steroid saponins and other glycosides from Mexican Tribulus cistoides.

Adv Exp Med Biol;404:357-70, 1996.

0065-2598

UNITED STATES

eng

13/14

[PMID]: [Au] Autor: [Ad] Endereço: [Ti] Título:

[so] Source:

[is] ISSN:

[Cp] País de publicação: [La] Idioma:

[Mh] Termos MeSH primário:

13 de 15 19/08/12 15:54
[Mh] Termos MeSH secundário:

[Pt] Tipo de

publicação: [Nm] Nome de substância: [Em] Mês de entrada: [Cu] Atualização por classe: [Lr] Data última revisão: [sb] Subgrupo de revista: [Da] Data de entrada para processamento: [st] Status:

14/14

JOURNAL ARTICLE; RESEARCH SUPPORT, NON-U.S. GOV'T; REVIEW 0 (Cardiac Glycosides); 0 (Saponins); 0 (Steroids)

9703

061115

061115 IM

970318 MEDLINE

2364467

Wang B; Ma L; Liu T

Research Unit of Cardiovascular Disease, Jilin Medical College.

[406 cases of angina pectoris in coronary heart disease treated with saponin of Tribulus terrestris].

Zhong Xi Yi Jie He Za Zhi;10(2):85-7, 68, 1990 Feb.

0254-9034

CHINA

chi:

19/08/12 15:54
ENGLISH ABSTRACT; JOURNAL ARTICLE 0 (Drugs, Chinese Herbal); 0 (Saponins) 9008

061115

061115 IM

900816 MEDLINE

  • Supermoderador
Postado

Ajuda com certeza!

Quando eu tiver tempo dou uma lida nessas pesquisas chinesas para dar uma olhada sobre o que foi feito (sou bem cético com pesquisas desconhecidas) sobre aquele monte de beneficio que ele cita e o que elas falam :happystrange:

Mas a parte do "consenso" na "melhora no desempenho" foi viagem dele ou baseado em relato sem pesquisa, pois no meio das referencias há pesquisa mostrando que isso não ocorre (essa pesquisa ao menos eu já tinha visto, até no wikipedia foi postada por sinal)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...