Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bianca Anchieta, Sera?


Breno Holanda

Posts Recomendados

Publicidade

Meu discurso é moralista?

E daí?

No mais, o que falei não tem em vista um caso concreto, se vc acha que me referi à discussão do tópico, está redondamente enganado.

Fiz apenas um comentário ao post do Danilo.

Se é isso que vc acha de Roma, está faltando estudar história.

Ou será que está baseando a moralidade de Roma pelo que viu na série Spartacus?

Cara, recomendo ler o livro "Os doze césares" de Suetônio. É um livro escrito por um historiador da roma antiga, ele conta com muitos detalhas a vida dos doze primeiro césares.

A Roma possuía sim imoralidade no seu auge, principalmente na esfera da elite, havia muita corrupção e mortes encomendadas. E também tinha a moralidade da classe baixa do sociedade, talvez as pessoas fossem mais éticas e cidadãs, mas isto não significa a sociedade estava ruindo devido à moralidade. É possível entender a "imoralidade" da sociedade em geral, como o declínio do poder dos césares. Mas como podemos atribuir o declínio de uma sociedade por causa da imoralidade? Isto sendo esta já praticada na fase de auge?

E outra coisa que não entendo. Não sei porque as pessoas falam da imoralidade x declínio da sociedade(você não é a primeira que fala disso) usando os costumes cristões como padrão.Os romanos e os cristões têm pouco em comum, no máximo, o patriarcalismo. E talvez, o conceito de honra, que na verdade foi bem romantizado, pois era apenas o espírito do guerreiro e não uma conduta com várias regras, como se tornou na idade média.

Sem contar que o império romano declinou de vez quando o catolicismo se tornou a religião oficial, mais um indício de que a moralidade não tem nada a ver com uma sociedade próspera.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@e outros...

Antes de mais nada, desculpem por desviar o foco do tópico, só quero deixar claros alguns pontos.

A moralidade - ou melhor dizer ética, pois esta é o estudo da moral e é ela que faz juízos positivos ou negativos acerca das condutas humanas - a que me referi não tem como paradigma o modelo pregado pelo cristianismo e sim a ética grega que foi absorvida e estudada pelos romanos. Valores como justiça, prudência, caridade, civilidade, lealdade, virtude, dentre outras. Quem se interessar sobre a ética grega é só procurar as obras de Sócrates, Platão e Aristóteles.

E de fato é muito forçado atribuir o declínio de um povo somente a um fator, que no caso do assunto em questão seria a ética do mesmo. Logicamente outras coisas como a ruptura do modelo econômico da época só pra citar como exemplo, foram decisivas. Mas ignorar que a decadência moral - pois estou me referindo as condutas - do povo romano não contribuiu para o seu declínio também não é razoável. Marco Túlio Cícero, nos seus últimos anos de ditadura e na época em que a república romana já estava agonizando escreveu um ensaio sobre como as instituições romanas estavam fragilizadas e sucumbindo perante o poder e as riquezas.

Edit: Eu estudei bem por cima isso em alguma matérias dos meus 3 primeiros semestres da faculdade. Como não é o foco de estudos do meu curso, outra pessoa das filosofias pode me corrigir/complementar/xingar e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando a imoralidade se espalha demais as pessoas se tornam cada vez mais controladas apenas pelas suas paixões e desejos

assim elas cada vez mais apenas pensam nas gratificações imediatas, e se esquecem do trabalho de longo prazo... de pensar nas consequencias dos seus atos, etc.

fazem ou pensam apenas visando satisfazer seus desejos, sexo, comida e outros luxos

e deixam de prestar atenção no resto

tudo tem um limite

sexo é bom?

quando o corpo controla o ser, e não o cérebro, os homens são apenas animais, como outros animais, e os outros animais não tem muita capacidade para criar e manter coisas complexas, ou tem?

nunca vi um império liderado por um cachorro

sou moralista?

um cachorro com certeza não é.

Editado por planeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...