Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Comer De 3 Em 3 Horas, Defesas E Criticas Sobre Esse Sistema

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Comer de 3 em 3 horas: (chamamos isso de respeitar os Ciclos Gástricos)

Esse é talvez o fundamento mais importante a ser entendido: A distribuição correta dos ciclos gástricos. Chamamos de ciclo gástrico o processo desde a ingestão e absorção dos nutrientes bem como de aproveitamento de energia.Cada ciclo gástrico é uma “requisição” por parte do organismo de energia e nutrientes para manter o sistema em correto funcionamento e acontece dependendo do organismo de cada 2 horas a no máximo 4 horas. Isso quer dizer que um Ser Humano passa por 4 a 6 ciclos gástricos diariamente, exatamente como um recém nascido, que deve ser amamentado por sua mãe dentro destes mesmos períodos de tempo (mais um indício natural da regularidade dos ciclos).

O tempo em que os alimentos não aproveitados permanecem no intestino não tem ligação direta com a duração dos ciclos gástricos pois em situação normal, ou seja, se nos alimentássemos corretamente, não ingeriríamos os alimentos que ficam um longo período no intestino, então teríamos um fluxo de funcionamento intestinal bem mais ativo.

Inclusive a maior pesquisa já relacionada ao assunto aponta a ligação direta entre o tempo de permanência das fezes no intestino com a quantidade de doenças e males que sobrecarrega e aflige esse organismo. (Quanto maior o tempo e a retenção do trânsito fecal, maior o índice de aparecimento de distúrbios, males e doenças.)

Foi a revolução industrial e a padronização dos horários de trabalho que fizeram com que se fixassem horários para as refeições, mas até então era comum respeitar os ciclos naturais de fome do organismo. Antes de 1960, quando a maioria das pessoas trabalhavam em casa (costureiras, cozinheiras, pequenas oficinas, artesãos, manufaturas, etc) , em suas propriedades (agricultura, pecuária) ou até mesmo em armazéns ou vendas, o que acontecia é que não se distanciavam muito de onde eram guardados os alimentos, então, quando a fome avisava essas pessoas não tinham grandes outros compromissos ou obrigações que não os permitissem pegar algo para se alimentar. Dessa forma, não acumulavam tanta fome que os fizesse extrapolar em outros horários.

Devemos considerar que apesar de termos um estilo de vida completamente diferente de nossos ancestrais, ainda mantemos exatamente as mesmas características fisiológicas, ou seja, o sistema de funcionamento ainda é o mesmo. E aí nos cabe analisar que apesar do organismo humano lentamente mudar sua morfologia (forma) ao decorrer das gerações para adaptar-se ao advento da era moderna, (bebês nascendo com menos dentes e alguns sem o apêndice, tendência a diminuir os pelos do corpo, etc.), a nossa fisiologia (sistema de funcionamento do metabolismo e dos órgãos internos) continua a mesma de milhares de anos atrás. Aliás, fisiologia essa compartilhada não só pelo Homo Sapiens, mas por outros mamíferos também. E é por este mesmo motivo é que podemos estudar os efeitos de drogas e remédios em chipanzés e ratos para tentar determinar os efeitos sobre o metabolismo e sobre a fisiologia humana com altos índices de sucesso.

Desequilíbrios gerados pelo não respeito aos ciclos gástricos & Alguns motivos para não deixar de se alimentar pela manhã

a) Falta de fome e indisposição ao acordar:

Quando os primeiros ciclos do dia não são respeitados, principalmente a alimentação pela manhã, (quando a pessoa não toma café da manha), e também não respeita os ciclos intermediários (não come nada do almoço até o jantar, por exemplo), é comum o corpo querer “resgatar” e “cobrar” essa energia no período da noite (quando as pessoas comem mais), o que não deveria acontecer, pois é no período noturno (durante o sono) que acontecem os processos que revigoram e rejuvenescem o nosso físico. Quando a pessoa não respeita os ciclos diurnos e acaba por compensar comendo mais a noite ela acaba por atrapalhar esse processo revigorativo do corpo, pois o sistema passa a noite inteira ocupado em digerir o excesso noturno, não sobrando energia para que os processos de revitalização aconteçam, e, desta forma, a pessoa acorda cansada e sem fome no outro dia. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que não tomam café da manha por não terem fome. Isso não é normal e indica um desvio do padrão fisiológico natural do corpo humano. No ato da reeducação alimentar verdadeira, o profissional deve alertar ao paciente/cliente que este encontra-se em desequilibro e que a alimentação pela manhã não é uma questão de opção, mas sim de necessidade, e é normal as pessoas demorarem algum tempo (semanas) para se adaptarem à alimentação matinal, e quando isso acontecer, terão fome pela manhã e não terão tanta fome nos períodos noturnos, já que respeitaram corretamente a distribuição dos ciclos desde o inicio do ciclo.

B) Alterações na composição corporal / Perda de massa magra e acumulo de gordura

Quando a pessoa não respeita os primeiros ciclos do dia (café da manhã), geralmente sua primeira refeição acaba sendo o almoço, e nesta hora, é normal a pessoa pensar “já que eu não comi nada pela manhã, posso ter um almoço mais reforçado”. Isso em si só já é um pensamento totalmente errôneo, pois não se pode ignorar um ciclo e compensar no outro, pois a cada intervalo regular (como já mencionado acima) o corpo necessita de uma fração pertinente de energia/nutrientes (já mencionado e exemplificado acima). Analisando mais de perto a situação e aprofundando ainda um pouco mais, devemos ter em mente que as 6 a 8 horas que ficamos dormindo já são suficientes para “depletar” (esgotar) todo a nossa reserva de energia para a correta recuperação e reparação do corpo no período do sono, então, ao levantarmos, se faz necessária a ingestão de energia/nutrientes não só para iniciar um novo dia, mas para principalmente repor a energia gasta durante o período noturno. Quando isso não acontece e o organismo não encontra nenhuma energia/nutriente disponível no sistema digestivo, acaba por mobilizar as próprias reservas do organismo, reservas essas de aminoácidos através da gliconeogênese( conversão de músculos em energia), situação essa denominada catabolismo muscular (perda de massa magra). Então, essa mesma pessoa, ao enganosamente achar que deve comer mais no almoço, desconhecendo o fato que o corpo trabalha um ciclo por vez e que o que foi perdido foi perdido, compensa a situação ingerindo uma quantidade muito maior de alimento e calorias que o corpo consegue assimilar, gerando assim uma tendência para que todo esse excedente seja armazenado dentro dos adipócitos (células de gordura). Dessa forma dentro de um mesmo dia a pessoa consegue perder massa muscular e acumular gordura. E muitas vezes isso não é observado, já que o que está havendo é uma “troca”. Sai o tecido muscular que é rijo e acumulam-se líquidos e gorduras que são flácidos e sem tônus.

Geralmente as pessoas não se dão conta deste processo pois fazem seu controle apenas pelo peso corporal, que muitas vezes não é alterado neste processo de troca, pois o que se observa não são as diferenças na balança mas a falta generalizada de tônus (rigidez) no corpo inteiro, fazendo com que o corpo perca sustentação e alem do sistema esquelético (coluna, joelhos) sofrer uma sobrecarga, também as vísceras abdominais se projetam para a frente (pitose abdominal/ barriga “dura”) pela perda da pressão intraabdominal exercida pelos músculos que continham as vísceras mas que perderam o tônus.

c) Sono e vontade de doces após as refeições

Ainda levando em consideração a situação anterior (quando o indivíduo não se alimenta pela manhã), podemos gerar ainda outras situações que refletem diretamente o desequilibro dos ciclos gástricos. Dentro destas situações encontram-se o sono após o almoço e também a vontade quase obrigatória de um doce após a refeição.

E por que isso ocorre?

Como já mencionado anteriormente, no período de repouso noturno, nosso organismo utiliza um grande aporte energético/nutritivo para recuperar toda aquela canseira e para que amanheçamos prontos para iniciar um novo dia. (este processo refere-se à remoção de restos metabólicos, toxinas, e também à ressíntese [fabricação/reparação] dos tecidos estruturais e musculares através dos ciclos metabólicos/hormonais que acontecem nos períodos de sono).

Não conhecendo esses princípios básicos de sua própria fisiologia, este indivíduo acorda, não come nada e vai trabalhar. Ao identificar que o corpo não esta mais em repouso, nossos centros de controle se “dirigem ao estômago” e perguntam: - “...temos energia e nutrientes necessários para iniciar um novo dia?” Caso a resposta do estomago seja algo parecido com: “...não, até agora não fomos informados de nada e não recebemos nenhuma fonte de energia (alimento) para processar e mandar para todo o corpo...”, a contra-resposta dos centros de controle será “infelizmente teremos que utilizar o mecanismo de converter músculos em energia (gliconeogênese) a todo vapor!!! Quando isso passa a ocorrer com mais freqüência, o corpo se acostuma tanto a captar a energia das próprias reservas musculares que a pessoa passa a acordar cada vez mais sem vontade de se alimentar, pois o corpo já aprendeu de onde deve “desviar” essa energia. Então, esse individuo vai trabalhar ou cuidar de suas atividades normalmente, e a medida que a hora do almoço se aproxima ele começa a sentir fome, e chegada a hora do almoço ele aproveita para “compensar” o que não comeu pela manhã. Como já discutido anteriormente essa estratégia é completamente infeliz pelo fato do corpo considerar cada ciclo de forma singular, ou seja, o que foi deixado de ingerir de manhã já ocasionou instantaneamente a necessidade de usar a massa magra (catabolismo), e na hora do almoço o corpo necessita da mesma quantidade equilibrada dos outros ciclos (como explicado no inicio desse documento). E nosso individuo não sabendo disso acaba por realmente “compensar” ingerindo até o dobro do que seu corpo é capaz de processar a cada ciclo gástrico.

Pois bem, e aí?

E aí o corpo que estava sem nutrientes, recebe uma grande quantidade de alimentos de digestão longa (massas com gordura, carne, etc.). Como não é na hora imediata que o corpo consegue se “servir” da energia do almoço, e como a pessoa não comia já há muitas horas, seu organismo não tinha energia suficiente para começar um processo de digestão. (Nota: O processo da digestão como um todo utiliza até 70% de toda a energia do metabolismo basal diária, e é exatamente por isso que comer frequentemente emagrece). Então o metabolismo é obrigado a movimentar todo o fluxo sanguíneo para o trato digestivo a fim de concentrar mais energia para a digestão, fazendo com que os outros sistemas sejam mais afetados do que deveriam, o que gera sono, apatia, falta de disposição, etc. (Sentimos esse peso e esse défict de energia após uma refeição pesada) e também em muitos casos o que ocorre nesse momento é um pedido de ajuda por parte do organismo, que parece falar: “... – Ei..., você está louco? Não me manda recursos durante tanto tempo e de uma hora para outra resolve nos sobrecarregar dessa maneira? De onde acha que eu vou tirar energia para começar a digerir esses alimentos pesados e que demoram no mínimo 2 horas para me “retornar” alguma energia?Essa energia que terei que pagar “à vista” para começar a digestão virá de sua musculatura, que é cheia de vida, e não desse depósito de gordura e líquidos que sua sobrecarga e seus maus hábitos colocaram sobre mim, quer dizer, sobre nós...”

E o organismo às vezes diz mais ainda:

- “... agora que você terminou de almoçar, não está sentindo que ainda falta alguma coisa? Que tal um docinho para fechar?...”

Por que o organismo pede doces depois das refeições?

Aquele que prestou atenção na lógica da fisiologia durante esse documento já saberá a resposta: - Por que ele precisa de energia rápida (carboidratos simples/Glicose em alta quantidade e instantânea) para ajudar a movimentar o processo da digestão

Quando isso ocorre, a bagunça está completa, pois o nosso corpo é obrigado a liberar a Insulina para controlar a glicemia que é liberada ao sangue pelos doces, o que faz com que a maioria dessa refeição seja armazenada sob a pele na forma de gordura. Há também outras substâncias relacionadas ao metabolismo dos doces que são liberadas, como a melatonina e a serotonina, o que acabam aumentando ainda mais o estado sonolento e apático do indivíduo nesse período pós-refeição.

Nota: Lembre-se que cafezinhos com açúcar e quaisquer bolachinhas também são fontes de alto Índice Glicêmico, e portanto, também são considerados doces.

Agora que você ja sabe da importância de se respeitar os ciclos gástricos, o próximo passo é colocar em prática.

Grande Abraço

André

Arbitro Internacional IFBB

Diretor Nacional de Arbitragem  IFBB Brasil

  • Respostas 287
  • Visualizações 116,5k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

  • Veja, a questao nao é se o que os fisiculturistas seguiram ou seguem valem ou nao nada, a questao é contexto. A questao de um ser humano ter que comer a cada 3h ou entao ele cataboliza/nao perde gordu

  • O que importa é o saldo final, mas quando já se tem muito tempo consolidada uma base coerente respeitando a fisiologia dos ciclos gástricos depois que ja se adquire uma homeostase, e vc cria in

  • Galera, seguinte..estive com o André hoje de manhã e vou dizer dar pra voces um conselho. Se é que eu posso dar um. Atualmente tenho sido mais cientista do que nutricionista, pois voces procurarem a

Postado
  • Moderador

André,

Isso tudo é tão simples, mas as pessoas têm tanta dificuldade de entender e de se enquadrar nesse esquema, pelo q vejo na minha rotina.

Aliás, aprendi isso mto cedo, observando meu pp organismo. Qdo eu era criança, ficava horas s/ me alimentar e caía em perfeita apatia, c/ mto sono. Depois comia tanto q nova apatia se instalava e novamente tinha sono. C/ o tempo, descobri q tinha de fazer diferente.

Hoje em dia, tenho consciência de q minha alimentação deve anteceder o período de 3 horas, pq meu funcionamento é bem acelerado. Dou conta de tudo q como c/ mta rapidez e tenho de repor as energias.

Em tempo: acordo sempre morrendo de fome!

Postado

É de tua autoria André?

Muito bom meeeesmo

Muito obrigado.

Agora me surgiu uma curiosidade.Qual tua opinião a respeito da dieta do guerreiro?Abraço e obrigado novamente..

Postado
  • Autor

Então, é de minha autoria porque vi que esse é o lance principal e que as pessoas tem mais dificuldade, uso isso com meus alunos e no pessoal que dou treinamento, em relacao a dieta do guerreiro ainda nao olhei direito, vou olhar e te falo o que eu acho sim com certeza,

Esses lances dos ciclos todo mundo que fica bem aprende a escutar o proprio corpo e a regular esse sistema, exemplo a Fefe que disse que aprendeu isso com o proprio autoconhecimento dela e o outro amigo que também falou da fome quando acorda

grande abraço

andré

Arbitro Internacional IFBB

Diretor Nacional de Arbitragem  IFBB Brasil

Postado

Muito bom André. Mas isso contraria totalmente a dieta que estou fazendo. A dieta do guerreiro. O que tem a dizer?

Os últimos três ou quatro movimentos é que fazem os músculos crescer. Esta área de dor difere o campeão de alguém que não é um campeão. É disso que a maioria das pessoas carece, ter culhões para seguir em frente e dizer que elas enfrentarão a dor não importa o que aconteça. Arnold Schwarzenegger

Concurso Miss e Mister Hipertrofia.org. Confira: http://www.hipertrofia.org/forum/index.php...ic=7452&hl=

Postado
  • Moderador

Já sabia a importância de me alimentar de 3 em 3 horas ... as vezes até antes um pouco. Meu metabolismo é aceleradissimo, e qdo não sabia destas coisas todas não entendia o pq não crescia, não conseguia comer pela manhã etc etc etc ...

Hoje em dia acostumei meu organismo a comer, e acordo c fome! ;)

Ótimo tópico André!

"A vida começa depois dos 60 ... de perna!"

Vamos evitar infrações no fórum. Leiam as regras!

Nanny

Atenção: Não adiciono no Msn, Orkut, nem passo meu e-mail.

Postado
  • Autor

Analisando assim superficialmente o que vc me falou, acredito que vc pode colocar normalmente a sua porção de carbo as 10h pelos seguintes motivos:

1) Porque logico a gente fala de 3 em 3 horas mas isso pode ser abreviado no caso de quem treina para 2:30h ou até 2h, ou as vezes esticar para 3:30 ou no máximo 4, depende muito da pessoa, no seu caso como vc treina, acho que vc pode fazer isso sim

2) porque o carbo que vc come de manha nao é para começar um novo dia, mas para repor o glicogenio que vc gastou a noite com o processo de sintese e recuperacao do corpo, entao vc nao vai estar com muito carbo armazenado na hora das 10h, assim como acredito que também nao vai sobrar na proxima refeição na hora do almoço...

acho que é mais ou menos isso, o q vc acha?

em relacao a dieta do guerreiro, como ja havia falado ainda nao conheço esse titulo, nao sei muito bem do que se trata, mas o que passei de 3 em 3 horas serve para a pessoa entrar em equilibrio, uma vez nesse equilibrio e puxando pesado, aconselho a alterar esse balanco eu mesmo as vezes fico em jejum quando sinto que preciso ou até supercompenso comendo mais quando vejo que estou muito depletado, ai eu também contrario muito esse lance, mas o que passei aqui é para regular o sistema, quando pego uma pessoa desregulada, primeiro tem que regular nesse sentido para depois poder oscilar carbo, calorias e outras coisas, nao adianta passar flutuacoes para quem já esta oscilando bastante, entao essa pessoa tem que regular primeiro

quando pego um cara que ja ta regulado e faz tempo que faz esse lance de comer certinho de 3 em 3 horas, as vezes é preciso quebrar esse lance e passar flutuacoes e outros cortes, depende muito do caso

abração mas vou analisar melhor a dieta do guerreiro,

andré

Arbitro Internacional IFBB

Diretor Nacional de Arbitragem  IFBB Brasil

Postado
Muito bom André. Mas isso contraria totalmente a dieta que estou fazendo. A dieta do guerreiro. O que tem a dizer?

Cara, o normal, natural, saudável, etc etc é não passar fome!

Dieta do guerreiro não é coisa para a vida toda...

Jah disse isso no seu tópico, o q acho mais preocupante é nego de 16 anos (uma cara q postou por lah) inventar de não comer nada até às 18h! Brincadeira! A dieta deve ser boa, mas não pra quem está na fase de crescimento e não é útil pro resto da vida.

Evidente q o natural é se alimentar durante o dia.

Postado

Andre, sou seu fã ja cara aushaushuahs

eu ja adotava a um bom tempo o habito de me alimentar bem, respeitando os ciclos e tudo mais...treinei durante 8 meses sem dar importancia nenhuma na dieta, foi em março que resolvi dar um basta a começar a mudar meus habitos...resultado, em 1 mes me alimentando bem ganhei muito mais do que nos outros 8 meses, em que nao me alimentava direito, ou sequer me alimentava...

topico EXCELENTE! Merece fixo com CERTEZA!

Postado

SHow cara belo artigo

Nenhuma orientação recebida por outros usuários substitui a orientação de um profissional, que sempre deverá ser consultado, seja nutricionista, personal trainer, endocrinologista, etc.

ONLINE !

Postado

Nossa.. excelente texto! Tirou muitas duvidas

Agora mesmo que vou voltar a tomar um bom café da manha, tava esquecendo de me alimentar pela manha

Ai vai a pergunta:

Quais alimentos tu acha necessario no café da manha, o que comer na verdade

Grande abraco, Andre!

Postado

Uma pergunta rapida, o texto tenta afirmar que a cada 'ciclo gastrico' que ele chama, o corpo requer uma certa quantiadde de nutrientes e pa..

Entao porque cortar o carbo na ultima refeição? Meio obvio, mas se for pensar bem, contraditório

Postado

Gostei também; depois que eu levei ao pé da letra come

de 3 e 3 horas estou tendo ótimos ganhos. Realmente merece

fixo esse conteúdo parabéns.

Não e a toa que meu nome e chester...

Postado

FIXO! Obrigado pela colaboração andré, cada vez acrescentando mais ao nosso conhecimento!

Abraços...

Treine intensamente, como um animal, como se aquele fosse o último treino da sua vida...

No Pain, No Gain-(Watch "Branch Warren" videos for more information)

Postado

belo artigo andre!

acredito também que a melhor maneira de se fazer uma dieta hipercalórica é comendo de 3 em 3 ou ateh de 2 em 2 horas, dessa forma iremos ingerir uma maior quantidade de calorias do que se dessemos um intervalo grande entre alguma refeição.

Tabela de Alimentos saudáveis para montar uma dieta: http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=12258

Exemplo de dieta: http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=121

Você é o que você come

Postado
  • Autor

Amigos,

Me perguntaram quais alimentos acho interessante incluir nos ciclos, já tive que fazer um resumo sobre isso tbm, lá vai:

Considerações alimentares diárias visando a melhoria da saúde e performance atlética

Revisão geral das necessidades em cada período do dia:

Café da Manhã:

Logo ao acordar, é de extrema importância a ingestão de proteínas de alta qualidade e de fácil e rápida absorção. Para isso, recomenda-se o uso de shakes de proteína, ou 3 colheres de aminoácidos líquido junto com o café da manhã. Também faz-se necessário a ingestão de 3x mais carboidratos de boa qualidade (baixo índice glicêmico/ demora para converter em açúcar e liberar insulina).

Exemplos desses carboidratos para o café da manhã são (banana+aveia+mel ou / sanduíche magro feito com pão integral autêntico ou / suco de laranja fresco natural e sem açúcar+torradas integrais+1/2 mamão papaya)

Lanche da Manhã:

Observações para o lanche da manhã:

- Quando se vai almoçar tarde o lanche da manhã é extremamente importante para manter nosso metabolismo acelerado e não entrar em processo de catabolismo por deixar o estomago vazio.

Sugestões para o lanche da manhã: De preferências frutas de Índice Glicêmico abaixo de 70 (IG < 70) (Consultar a tabela de Índice Glicêmico)

Almoço: Deve ser tratado como um ciclo normal, sem sobrecargas para o organismo

Observações para o almoço:

A hora do almoço tem que estar regulada conforme a hora do ciclo anterior (cerca de 2,5 a 3,5 horas após a última refeição) e deve conter uma fração de:

- aproximadamente 20g de proteínas de alto valor biológico (2 files de peito de frango ou1 omelete de 4 claras e 2 gemas/ ou 2/3 de uma lata de atum/ ou 2 filés de peixe, ou 1 shake/ ou 1 barra de proteína / ou / 3 colheres de aminoácido/ ).

- uma fração 3x maior (60g) de carboidratos complexos integrais: (arroz integral, macarrão integral, milho,ervilha, grão de bico, lentilha, salada de grãos de trigo, ensopados de legumes em geral, batatas assadas, batata doce)

- uma micro fração de gorduras essenciais (azeite de oliva extravirgem, castanha, nozes, cápsulas de óleo de peixe e de CLA)

Atenção:

- 2 ciclos por dia (recomenda-se almoço e janta) devem conter ingredientes provenientes de vegetais (saladas, legumes). São necessárias 3 porções e que os legumes sejam cozidos de preferência ao vapor ou crus para evitar a perda de nutrientes.

Recomendações para o período da tarde:

- Deve-se compreender de uma vez por todas como funciona a fisiologia dos ciclos gástricos e respeita-la, principalmente no período da tarde, independente de nossos outros compromissos. Isso quer dizer que 3 a 4 horas após o almoço deve-se ingerir mais uma fração de nutrientes de um ciclo gástrico.

- Algumas boas opções equilibradas para este período são: (barrinha de proteína + mate diet + 1 maçã ou pêra) / ou / (suco de laranja+barrinha de proteína) ou / (shake de proteína +sanduíche magro) ou / (tigela de salada de frutas + 3 colheres de aminoácido).

Recomendações para antes do treino:

Aproximadamente 20 minutos antes do início do treinamento, é necessário fornecer ao corpo uma pequena quantidade de carboidratos de índices glicêmicos variados para fornecer energias estáveis e sem picos durante o treino. Essa manobra visa maximizar o uso da gordura bem como maximizar a capacidade de aumento de tônus muscular.

Opções para esse período: ( 3 colheres de maltodextrina diluída em 500ml água gelada/ ou / 1 banana+2 colher de aveia + 1colher de mel)

Recomendações para o período Pós-Treino:

Nesse momento, a capacidade do corpo em assimilar as proteínas fica aumentada por aproximadamente 45 minutos após o treinamento. Então, deve-se ingerir uma quantidade de proteína 2x maior do que a usada no café da manhã ou no ciclo da tarde, e deve ser de rápida absorção: Shake comWhey Protein ou/ Barra de proteína a base de whey protein ou/ aminoácido líquido.

Recomendações para o período da noite:

No período da noite, o dia que tiver treinado a tardinha realizar uma refeição com as mesmas diretrizes do almoço

Caso não se tenha treinado comer carboidratos 2x a mais que as proteínas e não 3x.

Sugestões para o período da noite: (arroz integral+atum+salada) ou (omelete ou atum+pão integral c/ saladas) ou (macarrão integral+ salada + atum ou omelete) ou (granola+frutas+aminoácido) ou (shake de whey + sanduíche magro)

galera, logico que varia as quantidade dependendo do objetivo, peso e bf da pessoa, isso é só um roteirinho geral

abração

Arbitro Internacional IFBB

Diretor Nacional de Arbitragem  IFBB Brasil

Postado

A dieta do guerreiro só tem benefícios para quem já está com o metabolismo alto ou normalizado, pq se uma pessoa de metabolismo lento e sedentária tentar ficar em jejum como na dieta do guerreiro (comendo só a noite) fatalmente vai só armazenar gordura.

Então a importância de comer de 3 em 3 horas tá bem definida como o Andre disse: serve para normalizar o metabolismo do indivíduo.

Quem já tem o metabolismo alto por natureza como os ectomorfos pode se beneficiar mais fazendo a dieta do guerreiro mesmo comendo o que quiser. Já quem é de natureza mais redonda deve respeitar o esquema de comer de 3 em 3 horas e comendo coisas proveitosas, se conseguir ficar com o metabolismo mais estável também pode se beneficiar do jejum em um horário definido para aumentar a produção dos hormônios anabólicos do organismo como na dieta do guerreiro.

Eu tô fazendo uma meia boca entre 3 em 3 horas e dieta do guerreiro invertido (ninja hehe^^) e acho uma dieta boa.

"A esperança adiada entristece o coração; mas o desejo cumprido é uma árvore de vida."

Provérbios 13:12

edcorney-190x300.jpg

"A VIDA É CURTA DEMAIS PARA SER PEQUENO."Benjamin Disraeli - adaptado

"O que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem-feito." Nicolas Poussin

Postado

Se todos lessem esse tópico,mais da metade das perguntas sobre dietas estariam respondidas.Parabens pelo estudo,e pela humildade em passar um bom tempo em frente ao computador só para dividir seus conhecimentos com a galera,mesmo sem ganhar nada em troca.

Valeu André vc é um Campeão e no futuro será um grande mestre.

JESSE MONSTRO TREINANDO

TREINANDO TRÍCEPS

Se quer moleza vá procurar outro esporte, musculação é pra quem leva o corpo ao extremo e acredita que o treino de amanhã vai ser muito mais pesado e intenso que o de hoje ,se concorda vem comigo,se não CAIA FORA SEU RATO . tttttttttttttttttttttttx.jpg

Postado
  • Autor

Que isso grande Jesse,

como vc mesmo já disse, a gente um dia também já foi pequeno e sonhou ter músculos maiores, eu nao tive acesso a informação desse jeito que a galera tem hj e garanto que vc tambem não, mas acho que foi justamente essa falta de informação que fez eu querer continuar estudando e evoluindo, hj eu nao sei te responder se é muito mais benéfico ter tantas informações ao mesmo tempo, porque acho que a galera pode querer colocar tudo em pratica e nao seguir nada ao mesmo tempo,

mas sinto que ao dar essas contribuiçõeszinhas minimas o nosso carma em ser tao narcizista fica um pouco compartilhado né hehehehehehe

valeu meu grande Irmao, fica na Paz

André

Arbitro Internacional IFBB

Diretor Nacional de Arbitragem  IFBB Brasil

Postado
  • Autor

Fefe,

Sou um espelho e uma esponja, apensa reflito e armazeno informações, e procuro dar vidas a elas em meu universo mental para que briguem bastante entre si e assim saem idéias mais polidas,

nao é por acaso que escrevo aqui, tenho uma divida a pagar, pois sei que tudo o que sei só vem até mim porque eu permito que continue indo para as pessoas, a cada post que escrevo, mais 10 eu leio e aprendo,

agradeço por seus elogios, principalmente vindos de vc, acho q vc é uma Musa aqui no site e a Rapaziada fica muito feliz com sua participação, e todo mundo sabe que vc tem também uma personalidade bem forte,

um dia nós nao estaremos mais aqui e nossos corpos terão voltado ao pó, mas de outras formas todos continuaremos interagindo, somos um grupo que curte treinar, mas também somos honrosos e temos nossos ideais, acho sinceramente que um dia teremos que usar nossos corpos fortes para defender nossas proprias vidas, tenho motivos para acreditar que a nossa geracao ainda enfrentará problemas que a muito e muito tempo nao sao enfrentados na Terra,

bem, é isso, adoro todos vc (sem viadagem)

andré

Arbitro Internacional IFBB

Diretor Nacional de Arbitragem  IFBB Brasil

Postado

Concordo com a Fefe, é ótimo tê-lo conosco. Não só pelo seu conhecimento, mas muito mais por sua personalidade e índole. Admiro muito você André. Agora, se eu comer só isso que você recomendou eu passo fome o dia todo e emagreço, tenho que comer umas 3 vezes mais.

Os últimos três ou quatro movimentos é que fazem os músculos crescer. Esta área de dor difere o campeão de alguém que não é um campeão. É disso que a maioria das pessoas carece, ter culhões para seguir em frente e dizer que elas enfrentarão a dor não importa o que aconteça. Arnold Schwarzenegger

Concurso Miss e Mister Hipertrofia.org. Confira: http://www.hipertrofia.org/forum/index.php...ic=7452&hl=

Postado

Andre, sobre os ciclos, encurta-los demias pode ser um problema? Pois vou para aula, e tenho 2 intervalos, um de 8:50 e outro de 10:30. Como tomo café da manhã de 6:30, e almoço de 01:00 da tarde, nenhum dos 2 horários ficaria bom para mim, então mando 1 sanduíche de peito de peru em cada um dos 2 horários.

ogrodancerscopy.jpg

Postado
  • Autor

Bruno,

acho que dessa forma fica legal, vc que tem que responder isso, vc acha que está indo bem assim de 2 em 2h? 1 sanduiche nao é muito, vc chega em casa com fome para almoçar? vc está treinando para crescer? se for assim va em frente, sómente mexa nisso se ver que nao esta absorvendo legal, ai vc pode colocar uma fruta no lugar de um dos sanduiches...

Ruan

esse guia realmente foi feito para a galerinha que tá meio com BF alto (veja, a maoria do pessoal hj em dia), um cara em fase de treino pesado precisa muito mais sim, aquilo ali, digamos, é o minimo que vc pode comer de carbo sem perder massa magra e com os ajustes proteicos o cara ainda pode ganhar uma massa magra enquanto baixa o Bf, no seu caso aquilo ali nao vale muito nao, tem que jogar mais coisas mesmo, esse é apenas um roteiro para equilibrio, curto BodyBuilding mas a realidade é q a populacao ainda ta muito obesa, pelo menos aqui em CTBA,

valeu irmao, parabéns por seus posts ai, vc é um cara impar aqui, admiro mto vc tbm!

André

Arbitro Internacional IFBB

Diretor Nacional de Arbitragem  IFBB Brasil

Postado

Então andré, vlw pela dica.

Tou querendo crescer mesmo, to ingerindo 296gr de carbo, 275gr de proteina e 74gr de gordura (praticamente toda insaturada, e só uso gord+prot, nunca gord+carbo). Minha ultima refeicao com carboidratos é de 16:30 da tarde, o resto do dia é proteina+gorduras. Comecei a fazer isso segunda feira apenas, então não posso dizer se está dando resultados.

Sobre fome, eu sempre consigo comer, sou endomorfo e comer pra mim é o problema e não a solução, hehe. Quando chego em casa não tou com fome não, mas acho que se eu ficasse mais uns meia hora sem comer começaria sentir fome.

ogrodancerscopy.jpg

Postado
Então andré, vlw pela dica.

Tou querendo crescer mesmo, to ingerindo 296gr de carbo, 275gr de proteina e 74gr de gordura (praticamente toda insaturada, e só uso gord+prot, nunca gord+carbo). Minha ultima refeicao com carboidratos é de 16:30 da tarde, o resto do dia é proteina+gorduras. Comecei a fazer isso segunda feira apenas, então não posso dizer se está dando resultados.

Sobre fome, eu sempre consigo comer, sou endomorfo e comer pra mim é o problema e não a solução, hehe. Quando chego em casa não tou com fome não, mas acho que se eu ficasse mais uns meia hora sem comer começaria sentir fome.

Bruno vc tem 66kg neh? acho que ta faltando um pouco de carbo, prot ta legal 4g/kg mais ou menos...

e a todos que que falam bem do André, eu sou mais um, admiro muito, entende muito mesmo, acompanho desde o seu primeiro post. Quando postou as fotos pra competição, parabéns amigo por todas informações e conhecimentos que vc nos fornece, obrigado e um grande abraço, vc é um exemplo e um grande Campeão.

"Somos seres duais, vivendo experiências que precisam ser aprendidas. Não é necessário ficar julgando se fez ou não o que deveria, pois o que foi feito era o possível na hora. Livre-se da culpa, pois além de engessar, não traz nada de inteligente em nossa vida. Pare de perseguir modelos que não são seus. Você é único, portanto fará do seu jeito. Deixe as emoções fluírem, pois elas represadas quando saem, são perigosas. Não fique preocupado com o que os outros pensarão de você, pois não viemos aqui para sermos avaliados por ninguém..."

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.