Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Cutting - Kg X Bf

Rapha20

Posts Recomendados

Postado (editado)

Fala galera, tudo bem?

Bom, gostaria de tirar algumas dúvidas, que me preocupam. Espero que possam me ajudar :medieval:

Seguinte, estou em cutting desde Janeiro e atualmente estou com:

- 84 Kg

- 1,74m

- 17,8% BF

Minhas metas:

- 80 Kg

- 12~14% BF

Minha dúvida:

- Tenho receio de que ao chegar nos 80 Kg eu não atinja quantidade de BF que eu desejo, sendo assim, gostaria de manter meus 80 Kgs e diminuir o BF, isso é possível? Exemplo hipotético:

- Abril= 80kg/BF16%

- Maio= 80kg/BF15%

- Junho= 80kg/BF14%

É possível fazer isso? diminuir o BF sem que mexa significativamente os Kgs?

Se sim, como? rs

Vlw

Editado por Rapha20
Postado

se a sua genética for favorável para isso

e ja possuir uma boa MM

pode ser que perca uns 2-3 kgs nesse processo de abaixar o bf

porque você não vai manter o peso de maneira alguma

manteria se: trocasse gordura por MM

e isso não acontece sem hormonios

Postado

Reduzir BF é tanto possível perdendo gordura, quanto mantendo a mesma gordura e ganhando massa muscular.

Ñ vou bater na tecla dos hormônios, no entanto, se vc conhecer muito bem seu corpo e seu metabolismo a ponto de fazer uma dieta bulking extremamente limpa, com excedentes de no máximo 100 ou 200 kcals, vc consegue alcançar oq quer...ou até melhor do que isso, ganhar peso baixando BF.

parece uma realidade distante, mas acontece exatamente isso, inclusive tenho dedicado a achar esse ponto referente a minha dieta. Caso queira um exemplo prático, no facebook tem uma fanpage chamada projeto Zyzz, lá o cara faz 4 semanas de bulk e 8 semanas de cutting, veja vc mesmo a foto das primeiras 4 semanas, aonde o cara aumenta a musculatura sem alterar o bf, logo fica mais definido.

Postado

se a sua genética for favorável para isso

e ja possuir uma boa MM

pode ser que perca uns 2-3 kgs nesse processo de abaixar o bf

porque você não vai manter o peso de maneira alguma

manteria se: trocasse gordura por MM

e isso não acontece sem hormonios

Na teoria eh bem isso...

Mas isso sempre me gera um certo ceticismo, veja se estou equivocado em algo:

Dieta hipercalorica gera ganho de Massa, tanto magra quanto gordura dependendo do excedente para essa proporçao.

Dieta hipocalorica gera perda de Massa, tanto gordura quanto magra dependendo do deficit para essa proporçao.

Dieta de manutençao ou seja, kcals = gasto calorico, mantem sua mm....

Segundo essa teoria de que nao se perde gordura ganhando mm, acho mto radical... pois por ex uma dieta hipercalorica com excedente de 100~200kcal/dia nao acredito que traria gordura junto... e seria possivel sim manter o peso e baixar gordura(perder gordura e ganhar mm).

Acho mais coerente dizer que para ver resultado em um tempo medio tem que aumentar essa proporçao pra hiper/hipocalorica de acordo com o objetivo, no caso de fazer uma hipercalorica como disse de excedente de 100kcals/dia o resultado para essa perda de gordura/ganho de MM iria demorar MTO mais para ocorrer do que fazer o classico bulk com maior excedente para quando adquirir uma boa qtd de mm fazer um cutting.

Viajei s ou n? rs

Postado

Na teoria eh bem isso...

Dieta hipercalorica gera ganho de Massa, tanto magra quanto gordura dependendo do excedente para essa proporçao.

Dieta hipocalorica gera perda de Massa, tanto gordura quanto magra dependendo do deficit para essa proporçao.

está perfeito seu raciocínio Rafaw

e eu também concordo com você!

fazer isso, demoraria muito mais para ver algum resultado do que o classico bulk/cutt

esse negócio de kcals ingeridas iguais ao gasto (manutenção) isso é recomposição corporal, e a galera faz isso para consolidar algum cutt

• Supermoderador
Postado

Na teoria eh bem isso...

Segundo essa teoria de que nao se perde gordura ganhando mm, acho mto radical... pois por ex uma dieta hipercalorica com excedente de 100~200kcal/dia nao acredito que traria gordura junto... e seria possivel sim manter o peso e baixar gordura(perder gordura e ganhar mm).

Acho mais coerente dizer que para ver resultado em um tempo medio tem que aumentar essa proporçao pra hiper/hipocalorica de acordo com o objetivo, no caso de fazer uma hipercalorica como disse de excedente de 100kcals/dia o resultado para essa perda de gordura/ganho de MM iria demorar MTO mais para ocorrer do que fazer o classico bulk com maior excedente para quando adquirir uma boa qtd de mm fazer um cutting.

Viajei s ou n? rs

Rafaw, como você mesmo falou, dieta hipercalórica gera acúmulo de gordura e massa magra. Diminuir o excedente calórico vai apenas reduzir o ganho de gordura e massa magra... não é pelo excedente calórico ser pequeno que você irá deixar de ganhar gordura.

Pense assim. Digamos que você ganha 50% de gordura e 50% de massa magra, e que seu limite de ganho de massa magra em um mês é de 1 kg.

Se você utilizar um excedente suficiente para ganhar 2 kg por mês, irá ganhar 1 kg de gordura e 1 kg de massa magra. Se usar um excedente menor, para ganhar metade, ou seja, 1 kg de peso, será 0.5 kg de gordura e 0.5 kg de massa magra. Se utilizar um excedente ainda menor, para ganhar digamos 0.4 kg no mês, serão 0.2 kg de gordura e 0.2 kg de massa magra.

E se utilizar um excedente maior, para ganhar por exemplo 4 kg no mês, serão 3 kg de gordura e 1 kg de massa magra.

Em casos especiais (iniciantes com sobrepeso, por exemplo) é possível reduzir o peso e ainda ganhar massa magra. Em outros casos eu não vejo como, talvez existam exceções, mas é aquele negócio, a chance de você ser a exceção é sempre baixa :D

Postado

Entendi, mas funciona assim msmo?? na questao de limite de mm em um periodo de digamos 1 mes eu entendo, mas independente do excedente sera sempre na msma proporçao o ganho de mm e gordura?? achei que quanto maior o excedente maior a quantidade de gordura independente do limite para mm, ate o ponto em que o excedente so geraria gordura a mais e nada de mm... essa proporçao de 50/50 seria exemplo ou eh mais ou menos nessa proporçao para a maioria msmo?

Postado

Então na lógica mais simples eu deveria:

- Fazer cutting até os 14% de bf sem me preocupar com os Kgs e atingindo os 14% de bf, fazer bulking para ganho de massa.

Conclusão: Quero algo que seja definido (não totalmente trincado) com uns 40 de braço..

E a quantidade de gordura.. Já vi gente sugerindo 0,8g/kg e até 2g/kg.. Porém ja falaram que quando se busca definição, deve-se reduzir os carbos e não a gordura, MAAAS, carbos em pouca quantidade também pode fazer com que você perca massa durante a prática de atividades físicas, ou seja, estou perdido hahah devo diminui carbos ou gordura?

Vlw pela ajuda :)

Postado

Eu desde que comecei a treinar (fazem uns 7 meses, por aê, nem isso) tava com 78kg, 24% de bf.

Desde então meu peso só diminuiu e eu fui aumentando sempre a MM, não perdi em nenhum caso.

Faço avaliações constantes, minha ultima avaliação foi com 70kg e 11% de bf, pretendo fazer uma nova daqui 2 meses e se quiserem eu posto pra vocês.

Acredito que você consiga fazer isso tranquilamente, com uma dieta chata pra caralho de se seguir (pelo menos a minha tá sendo). E o mais perto de um dia do lixo que eu fiz, foi usar o IIFYM bom senso [que eu uso em alguns sábados]

Mas acho que um bulk + cut pode te trazer mais resultados do que ficar sempre nessa de crescer 100% limpo.

Abraços!

• Supermoderador
Postado

Entendi, mas funciona assim msmo?? na questao de limite de mm em um periodo de digamos 1 mes eu entendo, mas independente do excedente sera sempre na msma proporçao o ganho de mm e gordura?? achei que quanto maior o excedente maior a quantidade de gordura independente do limite para mm, ate o ponto em que o excedente so geraria gordura a mais e nada de mm... essa proporçao de 50/50 seria exemplo ou eh mais ou menos nessa proporçao para a maioria msmo?

Rafaw, a proporção vai depender do treino, dieta, descanso etc. Considerando esses outros fatores constantes, eu entendo que sim, a proporção será a mesma. Por isso em tese o ideal é você tentar ganhar massa magra na maior quantidade possível (ou seja, no exemplo acima, tentar ganhar 1 kg de massa magra por mês). Difícil é descobrir o quanto é o seu limite.

De acordo com o Lyle, 50/50 é a média para quem treina e se alimenta corretamente. Há exceções (ele fala de adolescentes abaixo do peso, cheios de hormônios, por exemplo), mas na média seria esse 50/50, com um limite médio de 1 kg de massa magra para homens iniciantes e metade disso para mulheres iniciantes.

Então na lógica mais simples eu deveria:

- Fazer cutting até os 14% de bf sem me preocupar com os Kgs e atingindo os 14% de bf, fazer bulking para ganho de massa.

Conclusão: Quero algo que seja definido (não totalmente trincado) com uns 40 de braço..

E a quantidade de gordura.. Já vi gente sugerindo 0,8g/kg e até 2g/kg.. Porém ja falaram que quando se busca definição, deve-se reduzir os carbos e não a gordura, MAAAS, carbos em pouca quantidade também pode fazer com que você perca massa durante a prática de atividades físicas, ou seja, estou perdido hahah devo diminui carbos ou gordura?

Vlw pela ajuda :)

Isso, abaixe o seu BF antes de começar um bulking. O processo de redução de BF já deve aumentar um pouco a sua massa magra (como o falange comentou), é só não reduzir muito rapidamente.

Quanto à gordura, 0.8 g/kg é um bom limite inferior. Poderia até ser um pouco menos, talvez 0.7 g/kg. Pode usar 0.7, 0.8, 1, 1.2, ou mais, fica a seu critério. Não precisa cortar carboidratos para perder gordura, precisa cortar calorias. Tanto faz reduzir carboidratos ou gorduras, faça o que você se sentir melhor (desde que mantenha proteína em um valor decente - eu diria pelo menos 1.5 g/kg para o seu caso - e gorduras acima de um valor mínimo, pode ser aqueles 0.7 g/kg).

Postado (editado)

Entendi... entao nao existe tanta vantagem em um bulk limpo, vale mais a pena bater os macros/kcals independente do alimento praticamente(praticamente pois ai nao levamos em conta os micronutrientes :) ). E sempre com maior excedente possivel com ganhos de mm.

Vlw mpcosta, mais uma vez ajudando mto.

Editado por rafAw
Postado

Rafaw, a proporção vai depender do treino, dieta, descanso etc. Considerando esses outros fatores constantes, eu entendo que sim, a proporção será a mesma. Por isso em tese o ideal é você tentar ganhar massa magra na maior quantidade possível (ou seja, no exemplo acima, tentar ganhar 1 kg de massa magra por mês). Difícil é descobrir o quanto é o seu limite.

De acordo com o Lyle, 50/50 é a média para quem treina e se alimenta corretamente. Há exceções (ele fala de adolescentes abaixo do peso, cheios de hormônios, por exemplo), mas na média seria esse 50/50, com um limite médio de 1 kg de massa magra para homens iniciantes e metade disso para mulheres iniciantes.

Isso, abaixe o seu BF antes de começar um bulking. O processo de redução de BF já deve aumentar um pouco a sua massa magra (como o falange comentou), é só não reduzir muito rapidamente.

Quanto à gordura, 0.8 g/kg é um bom limite inferior. Poderia até ser um pouco menos, talvez 0.7 g/kg. Pode usar 0.7, 0.8, 1, 1.2, ou mais, fica a seu critério. Não precisa cortar carboidratos para perder gordura, precisa cortar calorias. Tanto faz reduzir carboidratos ou gorduras, faça o que você se sentir melhor (desde que mantenha proteína em um valor decente - eu diria pelo menos 1.5 g/kg para o seu caso - e gorduras acima de um valor mínimo, pode ser aqueles 0.7 g/kg).

Então, minha dieta está em 3g/kg de proteína (Estou incluindo aqui valores de Glutamina e Leucina também, pois apesar de aminoácidos sabemos que juntos formam a proteína).

Pensei em fazer como então, diminuir para 0,7g a quantidade de gordura e o resto de carbo, mandar TUDO no pré, durante e pós treino ... vai dar uns 90g de carbo, 30g para cada ocasião.

Agora sim acho que consigo diminuir o bf legal, né?

• Supermoderador
Postado

Então, minha dieta está em 3g/kg de proteína (Estou incluindo aqui valores de Glutamina e Leucina também, pois apesar de aminoácidos sabemos que juntos formam a proteína).

Pensei em fazer como então, diminuir para 0,7g a quantidade de gordura e o resto de carbo, mandar TUDO no pré, durante e pós treino ... vai dar uns 90g de carbo, 30g para cada ocasião.

Agora sim acho que consigo diminuir o bf legal, né?

Hmm, imagino que você não precisa de tudo isso de proteína (e sem dúvida alguma não precisa suplementar leucina (a não ser que treine em jejum) e glutamina (a não ser que seja para melhorar a imunidade)).

Não precisa usar o carboidrato no pré, durante e pós, use um pouco no pré, um pouco no pós e o restante em outro horário (à noite, por exemplo), tanto faz.

Se você utilizar um déficit decente (sem exagerar; 500 kcal está de bom tamanho) você consegue diminuir o BF e talvez até aumentar um pouco a massa magra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...