Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biology 101


Posts Recomendados

E vai operar? Eu tbm tive, mas tirei antes de morrer. Serve pra nada essa joça, não da nem um post pra esse tópico de tão inútil que esse órgão é... Melhoras

Nhá, já passou, deu pra conter com antibiótico antes de chegar ao ponto de ter que operar

serve pra nada msm......

e foi foda pq eu fui no hospital morrendo de dor (no primeiro dia), fiz um monte de exames, levei radiação a toa, fiquei chapada pq me deram soro na veia, e ME MANDARAM PRA CASA!

aí fiquei o dia seguinte em casa pensando que tava tudo bem, e no dia seguinte fui pra escola e minha mãe teve que ir me buscar pq eu tava morrendo de dor/enjoo, fomos num médico que meu tio pagou pra mim (pq o convenio só tem médico de *$%#@! e não tem como pagar 300 pila numa consulta) e ele sim foi um médico bom, receitou um monte de remédio e graças a D'us deu pra parar a infecção sem operar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 2 semanas depois...

29.04.2013 + 06.05.2013 + 08.05.2013

Bom pessoal, o colégio deu um tablet pra cada aluno pra gente usar e tals, então eu to usando ele como caderno, assim eu junto tudo e quando for fazer vestibular já tenho a matéria dos 3 anos toda junta. Eu vou disponibilizar o caderno virtual, assim vcs baixam as imagens e estudam também, se quiserem. Vou juntar todos os cadernos das aulas no primeiro post, mas vou postando também como imagem no próprio post da aula. :)
Ah, e já vou avisando, essa aula é ENORME.

PROTEIN

Parte 1


9protenas011.jpg250px-AminoAcidball.svg.png

As proteínas têm 3 funções, e, de acordo com essa função, é definido o 'tipo' da proteína, sendo que cada proteína diferente só pode ser de um dos 3 tipos, ou seja, só desempenha uma das 3 funções.
A primeira função é estrutural ou de construção. Essas proteínas formam os tecidos, dando rigidez, consistência e elasticidade a eles. Exemplos: colágeno (cartilagens), queratina (cabelo, unhas), miosina (músculos), etc.
A segunda função são as enzimas, que já estudamos. Elas são catalisadoras, ou seja, aceleram reações químicas. Todas as enzimas são catalisadoras, mas existem catalisadores que não são enzimas. Exemplos de enzimas: lactase, bromelina, amilase, protease....
A terceira função é de defesa, os anticorpos. Eles agem contra substâncias estranhas ao corpo, como vírus, bactérias e tudo mais, os chamados antígenos.

As proteínas são formadas por aminoácidos, moléculas especiais. A estrutura deles é como mostra a segunda imagem logo acima: um átomo de carbono ligado a um COOH (grupo carboxila), a um átomo de H, um radical (que varia de acordo com o aminoácido e determina seu tipo) e um grupo amina (HNH, acho que é assim que se fala). Bom, eles são 20, sendo separados entre essenciais e naturais. Os naturais (12) são aminoácidos que o próprio corpo produz, ou seja, não precisamos obtê-los por meio da alimentação; Já os essenciais (8: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina) são AA's que o corpo não produz, e precisam ser obtidos pela alimentação. Para as crianças, são 9 os essenciais, pois um deles (histidina, mas vou evitar citar os nomes deles aqui porque ainda não precisa decorar) não é produzido pelo corpo, sendo essencial ao crescimento.

Ligação peptídica. Bom, aminoácidos são só as partes da proteína isoladas, ou seja, a proteína é como se fosse um colar de bolinhas e cada aminoácido é uma bolinha. A ligação peptídica é o que junta as bolinhas, ou seja, o fio do colar. Esse fio, ou seja, a ligação, chamada de peptídica, ocorre quando o grupo carboxila (COOH) de um AA junta-se ao grupo amina (HNH) de outro, e há saída de uma molécula de água (H2O), ou seja, fica assim: CONH. Quando o colar tem 2 bolinhas, ou seja, 2 AAs estão juntos, eles formam um dipeptídeo; 3 AAs, tripeptídeo; 4 ou +, polipeptídeo. Esse colar (aminoácidos juntos) só é classificado como proteína quando houverem 50 ou mais AAs. Bastante, né??



Parte 2


9protenas021.jpg

Os fatores que fazem variar o tipo da proteína podem ser: número de aminoácidos (há colares com 50 bolinhas, outros com 70, outros com 90; eles são tipos diferentes de colares, ou seja, proteínas diferentes); tipo de aminoácidos (se um dos colares tem 55 bolinhas e o outro também, mas um deles tem bolinhas azuis e vermelhas e o outro, amarelas e verdes, eles são de tipos diferentes); e sequência dos aminoácidos (colares com mesmo número e tipo de bolinhas são diferentes se a sequência das bolinhas for diferente. Um deles pode ter bolinhas amarelas e verdes intercaladas, e o outro, amarelas de um lado e verdes do outro, por exemplo).

A estrutura das proteínas que o corpo produz é determinada pelo DNA. Seja ela feita por aminoácidos essenciais ou naturais, o DNA manda uma mensagem por meio do RNA (o mensageiro), determinando o tipo, quantidade e sequência dos aminoácidos dessa proteína. O ribossomo recebe a mensagem por meio do RNA e produz a proteína.

Uma coisa que não tem no caderno mas eu preciso falar é que quando vc come por exemplo, gelatina, ingerindo colágeno, o corpo quebra esse colágeno por meio da hidrólise (enzimas aceleram a reação), assim a proteína que vc ingere é quebrada sempre em aminoácidos pra só então serem juntados novamente, formando novas proteínas que são determinadas pelo DNA e produzidas pelo ribossomo. Assim, não importa se a proteína é animal ou vegetal, o que importa são aminoácidos; o que acontece é que as vegetais (menos a soja) não têm todos os AAs essenciais, assim não dá pra comer só feijão por exemplo; mas com uma variedade de proteínas vegetais, você consegue sim todos os AAs essenciais. Outra coisa que não adianta é comer gelatina pra combater a flacidez :P o colágeno realmente ajuda a deixar os tecidos "durinhos", mas quando vc ingere ele, o corpo quebra em aminoácidos, assim esses AAs podem ser usados pra qualquer função, ou seja, é uma proteína como outra qualquer.


As proteínas podem ter 3 estruturas. A primeira, primária ou linear, é como um colar mesmo, vários aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas.
A secundária ou helicoidal (pois parece uma hélice) é quando o colar se enrola. O que faz ele se enrolar são pontes de hidrogênio, ou seja, os hidrogênios das ligações peptídicas (se eu estiver errada, alguém me corrige por favor :P) se ligam, fazendo a proteína enrolar. Dá pra entender bem no desenho, eu acho.
A estrutura terciária ou espacial, é quando o colar, além de se enrolar, se embaralha todo. Tipo fone dentro da mochila, hahaha a proteína se enrola totalmente mesmo. Só quando a proteína está na estrutura terciária é que ela tem forma definida e, assim, função.



Parte 3


9protenas031.jpg

Quando há desnaturação da proteína, ela muda da forma terciária para a primária ou secundária, perdendo sua função. A desnaturação pode ocorrer por calor excessivo, PH inadequado, álcool, salinidade ou sabão, os chamados agentes desnaturadores.

As enzimas, que aceleram as reações químicas, são muito importantes pelo seguinte motivo: se elas não existissem, para acelerar as reações, seria necessária ser aplicada uma grande quantidade de energia. Só que quando é usada energia, é liberado calor, que desnaturaria as proteínas do corpo, que por sua vez perderiam sua função. Ou seja, nada bom. Assim, a enzima serve para substituir essa grande quantidade de energia, fazendo as reações ocorrerem rapidamente sem que haja liberação de calor.



Parte 4


9protenas041.jpg

Há fatores que fazem variar a atividade das enzimas, fazendo elas funcionarem como devem ou não. O primeiro é o calor. No corpo humano, as enzimas funcionam perfeitamente numa temperatura ótima de 36,5°C. Abaixo disso elas não funcionam bem e, acima disso também não, pois começam a ser desnaturadas, como mostra o primeiro gráfico. Cada homeotermo (organismos que regulam sua temperatura, como mamíferos) tem uma temperatura de funcionamento ótimo das enzimas. Se vc colocar um termomêtro no seu cachorro, ele vai estar com aproximadamente 39°C, pois é a temperatura ótima para ele. Nos heterotermos, ou seja, répteis e outros tipos de organismos, a temperatura do corpo não é constante, ou seja, se ele for pro frio, o corpo fica frio e vice-versa com o calor. Assim, se vc coloca um réptil no frio, ele vai ficar quase que parado, pois as enzimas não funcionam bem e as reações químicas (metabolismo) desacelera muito, fazendo ele gastar pouquíssima energia (assim ele fica parado)

O segundo fator que faz variar a atividade das enzimas é o PH (potencial hidrogeniônico), que vai de 0 a 14, sendo 7 neutro (água destilada), 0 muuuuito ácido e 14 muuuuuito básico. Cada enzima tem um PH ótimo para seu funcionamento. Na tabela, temos 3. Acho que dá pra entender pela tabela, né? Se não der é só avisar.



Parte 5


9protenas051.jpg

Aqui só fala sobre os anticorpos, que eu já falei um pouco. Eles são específicos, ou seja, cada anticorpo age só contra um antígeno, e são produzidos pelo sistema imunológico.



Foi isso pessoal. acho que a aula ficou bem melhor com os gráficos e tudo mais, né?? Quem gostou dá um joinha ahhahah
Bjs pra vcs :) vou colocar os cadernos de todas as aulas até agora no primeiro post, mas só vou colocar nos posts das aulas a partir dessa aula, porque senão eu teria que mudar tudo tudo.
Boa semana e respondam viu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...