Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ion Exchange Vs. Filtração: Você Sabe A Diferença?


Insight

Posts Recomendados

Bom, postei isso num outro fórum, algumas informações interessantes. Parece que muita gente nunca leu nada sobre isso, então vou postar aqui também. Quando falamos de whey sempre vem a história de concentrado Vs. isolado mas dificilmente falamos do processo de extração.

O texto é grande.

O texto não é muito novo, mas segue a tradução que fiz:

Whey Protein – O básico

Basicamente, são dois os componentes protéicos do leite: 1. Caseína e 2. Whey protein (proteína do soro do leite). A maioria da whey protein é obtida como resultado do processo de fabricação do queijo. Quando o pH do leite é alterado, a caseína coalha e se separa do soro, que fica sobre a caseína. O soro é coletado e passa por vários processos, que vão posteriormente determinar a qualidade da whey protein extraída.

Durante estes processos, a gordura e a lactose são filtradas para que o produto final seja “low fat”, “low carb” e altamente concentrado. A quantidade de proteína pode variar de 35% a 95%. Obviamente, quanto maior a concentração de proteínas, mais vezes tem que ser filtrado, aumentando os custos. Normalmente, quando se tem mais de 88% de proteína, chamamos de isolado (WPI), menos que isso, passam a ser concentrados (WPC).

Durante a filtração, os compostos com baixo peso molecular como a lactose, minerais, vitaminas, são removidos e a proteína fica concentrada. Depois da filtração a proteína é pasteurizada, evaporada e seca. A secagem é feita em temperaturas baixas para evitar que a proteína desnature.

Simples até aqui, né? Ok.

Microfiltração, Ultrafiltração, e Ion exchange Whey Protein

Os dois métodos básicos para processor a whey protein são 1. Filtração (micro/ultra) e 2. Troca iônica (íon Exchange).

Vamos começar pela troca iônica.

Ion Exchange Whey Protein

Este processo funciona separando a proteína baseado na carga elétrica. Dois reagentes são usados para conseguir isso: ácido clorídrico (hydrochloric acid) e hidróxido de sódio (sodium hydroxide). A carga das proteínas se junta à carga dos reagentes.

Esse processo custa cerca de 1/5 (80% mais barato) do que a filtração. No entanto, devido aos reagentes usados, algumas frações delicadas da proteína são destruídas com a variação do pH, assim como alguns aminoácidos são desnaturados. Alguns componentes que são desnaturados:

- glicomacropeptídeos (GMPs) – proteína biologicamente ativa, tem efeito positivo no sistema digestivo, atividade antiviral, aumenta a absorção de cálcio e melhora o sistema imunológico;

- imunoglobulinas: melhoram o sistema imunológico;

- lactoferrina: a lactoferrina é cerca e 0,5%-1% ou menos da whey protein vinda do leite de vaca (leite humano contém até 15% de lactoferrina): atividade anti viral, anti microbial, anti câncer e ajuste/melhora do sistema imunológico.

- alpha lactalbumina – contém grande quantidade aminoácidos essenciais.

Como você pode ver, muita coisa boa é prejudicada pela troca iônica. Essa perda de vários componentes resulta numa maior concentração de outras frações como a beta-lactoglobulina, que é mais estável.

Um benefício da troca iônica é que o produto final tem menos gordura e lactose se comparado a ultrafiltração, e esse fato é fortemente divulgado pelas empresas para fazerem pessoas como você e eu comprarem o produto, apesar das desvantagens do processo. Pelo menos agora você sabe! ;-)

Microfiltration vs. Ultrafiltration

Já vimos como funciona a troca ionica, agora vamos ver a microfiltração e ultrafiltração. São similares. A principal diferenção é o tamanho dos “buracos” (poros) no “filtro” (membrana).

A membrane da microfiltração tem cerca de um micrometro, o que é bem pequeno. Na ultrafiltração, a membrana tem 4 vezes menos esse tamanho, cerca de 250 nanometros ou 0.25 micrometro.

Cross Flow Microfiltration Whey Protein

O processo de extração chamado Cross Flow Microfiltration (CFM), é muito superior à troca iônica. Como já foi falado, os reagentes da troca iônica desnaturam algumas proteínas e aminoácidos. No entanto, com a CFM, temos um pouco menos concentração de proteína pois utiliza filtros de cerâmica para separar a proteína da solução. Componentes inesejáveis como gorduras e lactose são retirados. As partículas são separadas de acordo com a forma molecular e tamanho.

A grande vantagem desse processo inclui:

- mínimo de proteína desnaturada;

- microfrações da proteína são preservadas;

- melhor perfil de aminoácidos;

- obtenção da proteína sem usar química;

- essa proteína contém mais cálcio e menos sódio;

- não danifica os componentes que ajudam o sistema imunológico (alpha lactalbumina, imunoglobulinas, GMPs);

- tem o maior nível de proteínas não desnaturadas.

A grande desvantagem da CFM é que custa quase duas vezes mais que a whey protein concentrada comum. Se você é rico, isso não importa, mas pro resto de nós, faz uma grande diferença.

Hydrolyzed Whey Protein

Whey hidrolisado normalmente é um whey isolado que teve algunas das ligações peptídicas entre os aminoácidos quebradas por enzimas (cadeia longa de aminos para uma cadeia menor). Isso ajuda a absorção no estômago. Apesar disso, esta forma não é popular por causa do gosto horrível. O processo de hidrolise faz o gosto ficar amargo. O nível de hidrólise determina o quão amargo o produto final vai ficar: quando mais hidrolisado, mais amargo. Geralmente, as whey protein encontradas no mercado não tem mais de 20% de whey hidrolisado, já que isso custaria ao fabricante mais dinheiro e prejudicaria o sabor. Infelizmente, você nunca saberá a porcentagem de hidrólise da proteína, já que isso nunca estará nos rótulos.

Vantagens do whey hidrolisado:

-Mais digestível (most digestible) para o consume humano;

-Parcialmente pré digerido para consumo humano;

-As moléculas de proteína são quebradas em grupos menores chamados de peptídeos.

Apesar de o whey hidrolisado ter muitas qualidades úteis, dificilmente vamos encontrar qualquer produto no mercado que informe a porcentagem da hidrólise do whey – isso porque muitos fabricantes se preocupam mais com o sabor do que com os resultados do produto. Tenho certeza que muitos consumidores finais também são assim. Alguns wheys como o Optimum 100%, contém um pouco de whey hidrolisado, porém eles não dizem quanto.

(o autor ainda fala que usa o Optimum e essa é a opção dele)

Fonte: http://www.bodybuildingforyou.com/protein/...-processing.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pois eh... eu queria tanto um "100% whey hidrolisado"

HSOUHASUahs mas o gosto pelo q foi dito deve ser muito foda...

o preço entao.. um pote de 900g deveria custar uns 300 reais =O

mas tbm.. tem q tomar dextrose separado desse whey.. se nao corre risco do corpo absorver primeiro o whey do q a dext =O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso muda alguns conceitos do whey hilmar vendido aqui no fórum.

Como por exemplo? :blink:

Na verdade, na época que li me esclareceu algumas coisas sobre comparação de produtos finais....

Quanto ao Hilmar, acho embassado tomar matéria prima assim pura, sei lá. Vindo da mão de outra pessoa então... se fosse comprar os sacos fechados tudo bem, até poderia considerar. Outra coisa que pensei é que o negócio tá tão fácil pros americanos tomarem e não vejo comentários de gente tomando... e os suplementos comuns continuam sendo vendidos... ou eles não descobriram a Hilmar ou essa não é a melhor das opções. Ou o preço dos outros produtos é tão barato que não vale a pena comprar Hilmar, tendo outros produtos pelo preço próximo. Eu sei lá.

Odyny,

Um hidrolisado é o VP2, custa 238 reais pra 900g :lol: . Mas na minha opinião, não vale mesmo esse preço!

http://www.corpoperfeito.com.br/produto/VP..._Sports_Science

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eles podem comprar um pote selado da Optimum por exemplo, à um preço atrativo, com certeza que não vão investir o dinheiro em Hilmar.

Verdade, 900g de Optimum tão 22 dolares... o Hilmar deve sair 12 dolares o kilo... é até uma economia, mas acho que eles não arriscam não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...