Ir para conteúdo

Notícias Interessantes[Tópico Oficial]


Johnn

Posts Recomendados

Postado

Kim Kataguiri: o governo Dilma acaba em 45 diasEm palestra no Recife, um dos organizadores do Movimento Brasil Livre avaliou cenário político brasileiro, criticou as manifestações em defesa do governo e sentenciou o fim da gestão petista https://www.diariodepernambuco.com.br/app/outros/ultimas-noticias/46,37,46,14/2016/03/19/interna_politica,633784/kim-kataguiri-o-governo-dilma-acaba-em-45-dias.shtml

Postado

O país onde os soldados assustam mais que os crocodilos

tnyt.gif
 
"Aqui há cobras e víboras, crocodilos famintos e hipopótamos agressivos. Mas milhares de sudaneses do sul estão escondidos nestes pântanos porque têm ainda mais medo de seu próprio governo, que os EUA ajudaram a instalar.
 
Mais de 2 milhões de sudaneses do sul foram obrigados a fugir de suas casas, muitos deles para os pântanos perigosos, e as autoridades da ONU estimam que pelo menos 50 mil podem ter morrido nos últimos dois anos.
 
Mas o Sudão do Sul não recebeu a atenção diplomática ou da mídia que a crise merece. Houve zero de cobertura da guerra civil no Sudão do Sul nos noticiários noturnos na televisão americana nos dias de semana em 2015, segundo o Relatório Tyndall, que monitora a mídia.
 
Os EUA ajudaram o Sudão do Sul a conquistar a independência do Sudão em 2011 e foram seu principal apoiador. Espero que o presidente Barack Obama, que no passado demonstrou grande interesse pelo Sudão e o Sudão do Sul, aplique todas as alavancas diplomáticas e financeiras possíveis para conseguir que o acordo de paz assinado seja respeitado."
 
Spoiler

Aqui há cobras e víboras, crocodilos famintos e hipopótamos agressivos. Mas milhares de sudaneses do sul estão escondidos nestes pântanos porque têm ainda mais medo de seu próprio governo, que os EUA ajudaram a instalar.

"Quando os soldados vêm, entramos na água até o pescoço para nos esconder, só com os narizes para fora", disse-me uma aldeã desalojada, Nyakier Gatluak, depois que entrei pelos pântanos e rios para alcançar a ilha onde ela se abriga. Nyakier e outros pais reúnem as crianças e as mandam ficar caladas, na esperança de que se tornem invisíveis na água entre os juncos

Perguntei sobre os crocodilos, e Nyakier foi fatalista: "Mesmo que você morra na água, é melhor ser morto por cobras ou crocodilos do que pelos soldados".

Uma brutal guerra civil aqui no país mais novo do mundo levou as forças do governo a queimar aldeias, matar agricultores desarmados, castrar meninos, estuprar mulheres e meninas e saquear hospitais. Os rebeldes praticam comportamento semelhante. Trabalhadores de ajuda e jornalistas sofrem ataques. Homens armados invadiram um centro católico e estupraram uma freira americana de 67 anos.

 

Mais de 2 milhões de sudaneses do sul foram obrigados a fugir de suas casas, muitos deles para os pântanos perigosos, e as autoridades da ONU estimam que pelo menos 50 mil podem ter morrido nos últimos dois anos.

Todos os números são duvidosos, mas pode ser que haja o mesmo número de civis mortos na guerra do Sudão do Sul que na Síria (eu discuto os números em meu blog), e o aumento da fome poderá agravar a situação.

Mas o Sudão do Sul não recebeu a atenção diplomática ou da mídia que a crise merece. Houve zero de cobertura da guerra civil no Sudão do Sul nos noticiários noturnos na televisão americana nos dias de semana em 2015, segundo o Relatório Tyndall, que monitora a mídia.

Quando cheguei à ilha, Nyakier foi a primeira pessoa que vi. Ela me disse que fugiu de sua aldeia em maio passado, depois que soldados uniformizados do governo a atacaram, mataram a tiros algumas mulheres e crianças e estupraram sua irmã. Nyakier encontrou um lugar para se esconder nesta ilha, cujo nome e local não revelo por motivos óbvios.

Seu filho de 3 anos, Banyieny, adoeceu por esconder-se na água e morreu. Agora seu filho de 8 meses sofre de desnutrição aguda e também corre perigo. Ela o amamenta, mas não tem muito leite porque também está faminta; era o meio da tarde quando nos encontramos, e ela não tinha comido nada naquele dia.

Multiplique a tragédia desta família por milhões e você terá uma visão da catástrofe que abala o Sudão do Sul, que já é um dos países mais pobres do mundo. Mesmo antes que a guerra civil começasse, há dois anos, uma menina tinha maior probabilidade de crescer e morrer dando à luz do que de terminar o colégio.

Os EUA ajudaram o Sudão do Sul a conquistar a independência do Sudão em 2011 e foram seu principal apoiador. Espero que o presidente Barack Obama, que no passado demonstrou grande interesse pelo Sudão e o Sudão do Sul, aplique todas as alavancas diplomáticas e financeiras possíveis para conseguir que o acordo de paz assinado seja respeitado.

 

Jason Patinkin/AP
19jan2016---crianca-deslocada-mostra-bri
Criança deslocada mostra brinquedo de argila de soldado da ONU e arma em campo das Nações Unidas em Juba, no Sudão do Sul

 

Todos os lados nesta guerra civil se envolveram em atrocidades, e infelizmente ela assumiu uma dimensão étnica. Em uma pequena cidade- mercado, encontrei um menino de 6 anos da tribo nuer, Gaiy, brincando com armas incrivelmente realistas que ele tinha feito de barro, inclusive uma metralhadora em um tripé, com cinturão de munição.

Sua criatividade e habilidade me fizeram pensar que ele daria um ótimo engenheiro, mas Gaiy tinha outras ambições. "Quero ser soldado", explicou. "Quero matar dinkas", acrescentou, referindo-se aos membros de uma tribo rival que domina o governo.

Eu perguntei por que, e ele foi direto: "Porque eles vêm nos matar".

O que acontece é uma limpeza étnica que às vezes parece caminhar lentamente para o genocídio, e os que correm maior risco não são os combatentes, mas mulheres e crianças que já sofrem fome e doenças.

Em uma região remota, encontrei uma mãe chamada Yapuot Ninrew, que antes da guerra possuía 60 cabeças de gado e tinha uma vida decente. Alguns meses atrás os soldados do governo atacaram. Capturaram Yapuot e, embora ela estivesse grávida de cinco mese,s amarraram suas mãos atrás das costas e a penduraram pelo pescoço de uma viga na cabana.

Depois de um minuto, os soldados, rindo, a soltaram, mas queimaram sua casa e roubaram suas roupas, seu gado e tudo o que ela possuía. Também raptaram duas de suas irmãs como escravas sexuais; elas escaparam mais tarde.

Yapuot fugiu para os pântanos com seus cinco filhos. Passam o dia todo dentro da água até o pescoço e à noite se arrastam para as ilhas, para dormir. Dois de seus filhos, de 4 e 8 anos, se afogaram no pântano ao fugir de soldados, disse ela (outros aldeões confirmaram seu relato).

Tudo isto se desenrola em áreas remotas, sem testemunhas externas, sem uma reação global. As vítimas estão entre as que têm menos voz no planeta, um dos motivos pelos quais a matança continua.

Um novo relatório da ONU sugere que soldados afiliados ao governo puderam estuprar mulheres em vez de receber salários, e acrescenta que os abusos podem constituir crimes contra a humanidade.

"Esta é uma das mais horrendas situações de direitos humanos no mundo, com o uso maciço do estupro como instrumento de terror e arma de guerra, mas tem estado quase fora do radar internacional", disse Zeid Ra'ad al-Hussein, alto comissário para Direitos Humanos da ONU.

Grupos de ajuda estão trabalhando com heroísmo para ajudar, mas em um ambiente extremamente difícil e por um enorme preço: um trabalhador humanitário é morto aqui a cada duas semanas. A ONU disse que seu apelo humanitário para o Sudão do Sul só tem 3% das verbas necessárias, e alguns grupos de ajuda deverão sair do país este ano, conforme as necessidades aumentam.

Não há políticas ideais, mas seria bom ter um embargo de armas e sanções contra os ativos dos indivíduos dos dois lados da guerra civil: fazer os líderes pagarem pela intransigência, em vez de beneficiar-se dela.

"Tomem seus bens", aconselha John Pendergast, do Projeto Enough, um grupo antigenocídio. "A pressão financeira dolorosa contra os principais líderes dos dois lados terá impacto nos cálculos, mais que qualquer outra coisa."

A pressão internacional de alto nível contra o governo e os rebeldes para implementar seu acordo de paz seria útil. E também ajudaria se o público americano pedisse que as autoridades eleitas fizessem mais: o falecido senador Paul Simon disse certa vez que se cada membro do Congresso recebesse cartas de cem pessoas protestando contra o genocídio em Ruanda seria bastante para fazer Washington agir.

Obama foi franco sobre o genocídio de Darfur quando senador, pedindo que o presidente George W. Bush fizesse muito mais, e ele tem uma clara preocupação sobre as atrocidades em massa (fez um bom trabalho para tentar reduzir o risco de uma chacina em Burundi, e fez o mesmo na escalada para a independência do Sudão do Sul). Mas hoje seu governo pode e deve fazer mais.

Não podemos deter todas as atrocidades, e não tenho certeza sequer se poderemos conter esta, mas quando as pessoas são discriminadas por sua etnia e mortas, estupradas, mutiladas e mortas de fome, quando um governo que ajudamos a implantar é considerado pelos cidadãos como mais perigoso que crocodilos famintos, certamente podemos nos esforçar mais.

https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2016/03/20/o-pais-onde-os-soldados-assustam-mais-que-os-crocodilos.htm

 

 

Postado

Descobertas galáxias gigantescas

 

https://www.astropt.org/2016/03/18/descobertas-galaxias-gigantescas/

 

Foram descobertas 53 gigantescas galáxias espirais: super-galáxias.

Na imagem vemos 3 exemplos:

pia20064-3.jpg


– na esquerda vemos a 2MASX J08542169+0449308, que contém dois núcleos galácticos;
– no meio vemos a 2MASX J16014061+2718161, que também contém dois núcleos galácticos;
– na direita, vemos a SDSS J094700.08+254045.7 que é uma das maiores e mais luminosas super-galáxias espirais, com um diâmetro de cerca de 320.000 anos-luz, ou seja, mais de 3 vezes o tamanho da nossa Via Láctea. (a maior super-galáxia tem um diâmetro de cerca de 440.000 anos-luz)

Dois núcleos galácticos quer dizer que recentemente duas galáxias colidiram e estão na fase final da fusão. 4 das 53 super-galáxias têm dois núcleos.
Provavelmente é devido a isto que temos super-galáxias: consequência da colisão de duas grandes galáxias espirais.

As super-galáxias espirais brilham 8 a 14 vezes mais que a Via Láctea, têm 10 vezes mais massa que a Via Láctea, são entre 2 e 4 vezes maiores que a nossa Galáxia, e têm uma formação estelar 30 vezes superior à nossa Galáxia.

Elas encontram-se longe: mais de 1,2 mil milhões de anos-luz de distância de nós.

Previamente a este estudo, este tipo de galáxias – super-galáxias espirais – eram desconhecidas.
Daí que o astrofísico e principal investigador deste estudo, Patrick Ogle, tenha dito: “É como se tivéssemos descoberto um novo animal na superfície terrestre, do tamanho de um elefante, e surpreendentemente ele nunca tivesse sido visto por zoólogos.”

Fontes: NASA, NASA, artigo científico.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que são estrelas de nêutrons?

https://www.misteriosdouniverso.net/2016/02/o-que-sao-estrelas-de-neutrons.html

 

Estrelas de nêutrons são objetos estelares do tamanho de uma cidade com uma massa de cerca de 1,44 vezes a do sol. Nascidas a partir da morte explosiva de outras estrelas maiores, esses pequenos objetos embalam uma força gigantesca. Vamos dar uma olhada no que elas são, o que elas se formam, e como eles podem variar.

neutron-star-creation-illustration-2.jpg

Estrelas de nêutrons são criadas quando estrelas gigantes morrer em supernovas e seus núcleos colapsam, os elétrons caem para dentro do núcleo do átomo e, essencialmente, fundindo-se com prótons para formar nêutrons

 

A Fênix estelar
 
Quando estrelas de quatro a oito vezes a massa do sol explodem em uma supernova violenta, as suas camadas exteriores podem explodir em uma exibição muitas vezes espetacular, deixando para trás um pequeno núcleo, denso, que continua a entrar em colapso. A gravidade comprime o material com tanta força que prótons e elétrons se combinam para tornar-se nêutrons, daí o nome "estrela de nêutrons".

As estrelas de nêutrons concentram sua massa dentro de um diâmetro de 20 km. Elas são tão densa que uma única colher de chá pesaria de um bilhão de toneladas - supondo que você de alguma forma conseguisse roubar uma amostra sem ser capturado pela forte atração gravitacional do corpo. Em média, a gravidade em uma estrela de nêutrons é 2 bilhões de vezes mais forte do que a gravidade na Terra. Na verdade, ela é forte o suficiente para dobrar significativamente a radiação da estrela, em um processo conhecido como lente gravitacional, permitindo aos astrônomos verem alguns dos lado de trás da estrela.

A energia da supernova que deu origem dá a estrela uma rotação extremamente rápida, fazendo-a girar várias vezes em um segundo. Estrelas de nêutrons pode girar tão rápido como 43.000 vezes por minuto , gradualmente diminuindo ao longo do tempo.

Se uma estrela de nêutrons é parte de um sistema binário que sobreviveu a explosão mortal de sua supernova (ou se ela capturou uma companheira de passagem), as coisas podem ficar ainda mais interessantes. Se a segunda estrela for menos maciça do que o Sol, ela puxa a massa de sua companheira em um Lóbulo de Roche, uma nuvem em forma de balão de material que orbita a estrela de nêutrons. Estrelas com até 10 vezes a massa do Sol criam transferências de massa semelhantes que são mais instáveis e não duram tanto tempo.

Estrelas com mais de 10 vezes a massa do sol transferem material na forma de vento estelar. O material flui ao longo dos pólos magnéticos da estrela de nêutrons, criando pulsações de raios X, uma vez que é aquecida, dando origem ao que chamamos de Pulsar.

Até 2010, cerca de 1.800 pulsares foram identificados através da detecção de rádio, com outros 70 encontrados por raios gama. Alguns pulsares ainda têm planetas que orbitam-los - e alguns se transformam em planetas.

Tipos de estrelas de nêutrons

Algumas estrelas de nêutrons têm jatos de materiais que fluem fora delas quase à velocidade da luz. A medida que sua luz chega à Terra, elas piscam como a lâmpada de um farol. Esta aparência pulsante a levou a serem chamadas de pulsares.

Quando os pulsares de raios-X captam o material que flui das companheiras mais massivas, o material interage com o campo magnético para produzir feixes de alta potência que podem ser vistos no espectro de rádio, raios-X, óptica de raios gama. Como a sua principal fonte de energia vem do material de sua companheira, elas são freqüentemente chamadas de "pulsares movidos a acreção." "Pulsares alimentados por rotação" são movidos pela rotação da estrela, a medida que elétrons de alta energia interagem com o campo magnético do pulsar acima de seus pólos. Estrelas de nêutrons jovens antes de esfriarem também podem produzir pulsos de raios-X, uma vez que algumas partes são mais quentes do que outros.

A medida que o material dentro de um pulsar acelera dentro da magnetosfera de um pulsar, a estrela de nêutrons produz emissão de raios gama. A transferência de energia nesses pulsares de raios gama diminui a rotação da estrela.

Magnetares têm campos magnéticos mil vezes mais forte do que a estrela média de nêutrons. O arrasto resultante faz com que a estrela leve mais tempo para rodar.
Postado

O delegado da Polícia Federal Igor de Paula, coordenador da Operação Lava Jato, disse que os investigadores já não têm dúvidas quanto à propriedade do sítio de Atibaia e do tríplex do Guarujá. Afirmou que, embora estejam registrados em nome de outras pessoas, “a equipe de investigação tem 100% de certeza de que os dois imóveis pertencem à família do ex-presidente” Lula.

 

https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/03/20/sitio-e-triplex-pertencem-a-familia-lula-diz-pf/?cmpid=fb-uolnot

Postado (editado)

DELCÍDIO EXCLUSIVO EM VEJA – Lula era o chefe; Dilma tentou interferir no STF e no STJ para melar Lava Jato; é caso de cadeia!

 

BANCADA NO STF
“Dilma costumava repetir que tinha cinco ministros no STF. Era clara a estratégia do governo de fazer lobby nos tribunais superiores e usar ministros simpáticos à causa para deter a Lava Jato.”

 

https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/delcidio-exclusivo-em-veja-lula-era-o-chefe-dilma-tentou-interferir-no-stf-e-no-stj-para-melar-lava-jato-e-caso-de-cadeia/

 

Após gravações, governo busca novo nome para assumir comando da PF

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1752183-apos-gravacoes-governo-busca-novo-nome-para-assumir-comando-da-pf.shtml

 

Editado por Norton
Postado (editado)

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/aeroporto-de-bruxela-na-belgica-registra-explosoes.html

 

Mais um atentado terrorista..

 

Edit: E o trump esses tempos atras criticou, mas como ele não é dos democratas, então é um lixo e está errado em tudo: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/01/1734579-trump-chama-bruxelas-de-buraco-do-inferno-e-irrita-belgas.shtml

Editado por BUSY
Postado
3 horas atrás, Faabs disse:

Anvisa autoriza prescrição de remédios a base de canabidiol e THC

Agência já tinha retirado canabidiol de lista de substâncias de uso proibido.
Nova resolução permite importar produto com maior concentração de THC.

 

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/03/anvisa-autoriza-prescricao-de-remedios-base-de-canabidiol-e-thc.html

E o cultivo continua criminalizado... por que $erá?
Antes a desculpa era ''o CBD é medicinal, THC é psicotrópico'', agora é ''THC e CBD são medicinais, porém temos que ganhar algo com isso, então vamos cobrar 900 pau a cada 30ml de extrato''.

 

O duro que com 3 plantinhas tu extrai CBD e THC pra meses, gastando apenas com adubo, água e luz elétrica.

Isso é um descaso com a própria raça, enquanto isso tem gente em estado terminal de câncer, outros com epilepsia, esquizofrenia etc., que não tem acesso ao medicamento, por falta de dinheiro e quando recorrem a justiça levam-se meses ou anos pra conseguirem sua migalha mensal.

Postado
2 horas atrás, liondelic disse:

E o cultivo continua criminalizado... por que $erá?
Antes a desculpa era ''o CBD é medicinal, THC é psicotrópico'', agora é ''THC e CBD são medicinais, porém temos que ganhar algo com isso, então vamos cobrar 900 pau a cada 30ml de extrato''.

 

O duro que com 3 plantinhas tu extrai CBD e THC pra meses, gastando apenas com adubo, água e luz elétrica.

Isso é um descaso com a própria raça, enquanto isso tem gente em estado terminal de câncer, outros com epilepsia, esquizofrenia etc., que não tem acesso ao medicamento, por falta de dinheiro e quando recorrem a justiça levam-se meses ou anos pra conseguirem sua migalha mensal.

Brasil infelizmente tem um povo muito ignorante e atrasado :/

  • Supermoderador
Postado

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,analise-prendam-o-juiz--pressionem-o-supremo--atirem-no-mensageiro-e-controlem-a-pf,10000022629

 

É amigo, não vai ter golpe. Já está tendo

 

Leia Mais:https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,analise-prendam-o-juiz--pressionem-o-supremo--atirem-no-mensageiro-e-controlem-a-pf,100000226
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter Prendam o juiz, pressionem o Supremo, atirem no mensageiro e controlem a PF

Pacote governista inclui pressionar Judiciário, colocar o juiz Sérgio Moro sob suspeição e dizer que 'estabilidade democrática' corre riscos

 

O governo deu nesta terça-feira, 22, a pincelada final no seu mais duro pacote anticrise e anti-impeachment, que inclui basicamente seis pontos: ameaçar a Polícia Federal, colocar o juiz Sérgio Moro sob suspeição ao atacar a divulgação dos áudios, constranger o Supremo, transformar o Palácio do Planalto e a Advogacia-Geral da União em bunker petista, atirar (como sempre) nos mensageiros e dizer que "estabilidade democrática" corre riscos

  • Supermoderador
Postado (editado)
15 minutos atrás, Born4Run disse:

Acho que estão dando os últimos suspiros. 

E cuspindo na nossa cara

 

https://noticias.r7.com/brasil/oposicao-vai-fazer-representacao-a-pgr-por-nome-de-lula-como-ministro-no-diario-oficial-da-uniao-22032016

 

x5f92kdutis_86tvnfsuww_file,qdimensions=

 

Oposição vai fazer representação à PGR por nome de Lula como ministro no Diário Oficial da União

Advogado Geral da União justifica que cargo ainda está provido por Lula

 

 

O Democratas, partido de oposição ao governo Dilma, afirmou nesta terça-feira (22) que vai fazer uma representação à PGR (Procuradoria Geral da República) em função da publicação do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil no Diário Oficial da União. De acordo com lideranças do partido, a representação já está sendo finalizada. 

O partido vai ainda, na esfera administrativa, protocolar um requerimento de informação na Câmara questionando o Palácio do Planalto se Lula pode atuar como um articulador informal, uma vez que não ocupa cargo. Assim que receber o requerimento, o Planalto tem prazo de um mês para responder. 

Apesar da suspensão da posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil, por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, desde a quinta-feira passada, o expediente do DOU (Diário Oficial da União) identifica o ex-presidente como ministro de Estado chefe da Casa Civil. A Imprensa Nacional, responsável pela edição do DOU, é subordinada à Casa Civil.

 

— O desrespeito é tão grande, mostra que é um governo fora da lei, se vocês pegarem o Diário Oficial de hoje está publicado que o ministro é o Lula. Em total desrespeito à Justiça. Que governo é esse que não cumpre nem uma ordem judicial? Isso sim é um golpe.

Editado por Aless
Postado

cada dia pior, se não tiver impeachment assumimos que estamos numa ditadura comunista dos dias atuais e só sairemos com guerra civil(e olhe lá)...

  • Supermoderador
Postado

Pelo menos o judiciário ainda está funcionando:

 

https://painel.blogfolha.uol.com.br/2016/03/22/cnj-nega-dois-pedidos-liminares-contra-sergio-moro-e-frusta-planos-do-governo-de-minar-poder-do-juiz/?cmpid=compfb

 

CNJ nega dois pedidos liminares contra Sergio Moro e frusta planos do governo de minar poder do juiz

POR PAINEL

Sem correria A corregedora do CNJ, ministra Nancy Andrighi, negou nesta segunda dois pedidos liminares contra Sergio Moro. Um queria seu afastamento da função de juiz e, outro, a proibição das divulgações de delações e escutas feitas pela Lava jato. Trata-se de um banho de água fria no desejo do PT e do governo de tirar o quanto antes das mãos de Moro o poder de pedir a prisão de Lula. O CNJ ainda julgará, porém, os seis pedidos para apurar possíveis faltas disciplinares do magistrado.

  • Supermoderador
Postado (editado)

Continuando o que o Danilo disse:

 

Marcel van Hattem compartilhou a foto de Cris Nicolau.
49 min · 

Atenção pessoal! Li a decisão do ministro Teori Zavascki e o melhor resumo está neste post de Cris Nicolau - que não conheço mas que congratulo pela clareza - que agora estou compartilhando. Em síntese: a decisão afeta apenas as partes de processo em que Dilma está envolvida, por ter como presidente foro privilegiado; a AGU defendeu a presidente, não o ex-presidente; todo o resto que diz respeito ao Lula (triplex, sítio em Atibaia, etc) segue nas mãos de Moro porque Lula NÃO TEM foro privilegiado e segue com a nomeação de ministro suspensa. Logo, ele pode ser preso a qualquer instante. E a decisão de Teori é em caráter liminar.

Por isso, aqui minha mensagem pessoal a todos: o mais importante é, na semana que vem, estarmos muito atentos ao julgamento do pleno do STF. Ali é onde se julgará se Lula segue ou não ministro. E é então que considero que o STF decidirá se tem maioria a favor do Estado de Direito ou se virou um tribunal bolivariano. Todos pra rua. Eu quero estar na frente do Supremo naquele dia, que deve ser o dia 30, quarta da semana que vem.

Vem pra rua, Brasil!

 

Na íntegra:

 

 
 
Seguir · 12 h próximo a São Paulo, SP · 
 
 
 
TEORI MANDA MORO DEVOLVER PROCESSO AO STF?

1) Qual é a ação?
Reclamação número 23457.

2) Quem entrou com a ação?
Advocacia Geral da União (AGU), representando a presidente Dilma Roussef.

3) Por que entraram com a ação?
Segundo consta dos autos, o motivo cinge-se aos grampos divulgados com autorização do juiz Sérgio Moro. A AGU alega que "entre os diálogos interceptados estavam conversas da presidenta da República, no pleno exercício do seu mandato, o que implicaria, por força de norma constitucional, que a interceptação e sua respectiva divulgação fossem autorizadas somente pelo Supremo Tribunal Federal", de tal forma que " a decisão de divulgar as conversas da Presidenta - ainda que encontradas fortuitamente na interceptação - não poderia ter sido prolatada em primeiro grau de jurisdição". Além disso, segundo a AGU, "deveria o magistrado [Sérgio Moro] ter encaminhado o material colhido para o exame detido do tribunal competente (juízo natural), e não divulgá-lo, possibilitando a exposição na mídia". Enfim, resumindo: a AGU acredita que o Juiz Sérgio Moro "atropelou" o STF ao decidir sobre o que fazer com uma gravação envolvendo uma pessoa com foro privilegiado.

4) Por que essa ação estava com o Ministro Teori Zavascki?
Porque o referido Ministro está presidindo os inquéritos da Operação Lavajato em relação àquelas autoridades com foro privilegiado. É o que se chama em Direito de "juízo prevento", aquele que analisou primeiro a causa. Como Dilma, por ser presidente, tem foro privilegiado e apareceu na tentativa de obstruir o andamento das investigações da Lavajato, Zavascki seria prevento.

5) A AGU está representando o Lula nos autos?
NÃO, a AGU não pode representar Lula, pois ele não é agente público e também não faz parte desse processo, e, de qualquer forma, está representado pelo advogado Roberto Teixeira Martins nas ações onde figura como parte. A AGU entrou apenas e tão somente com a reclamação em nome de Dilma, porque ela é presidente da República.

6) Qual o pedido da AGU - ou melhor, de Dilma?
O que se pede ao ministro Teori Zavascki é, na verdade, a suspensão imediata da divulgação dos grampos das conversas que manteve e mantém com Lula. Também pedem ao ministro que a decisão que levantou o sigilo sobre os áudios seja anulada para que o STF decida se eles devem ser divulgados ou não.

7) QUAL FOI A DECISÃO DO MINISTRO TEORI ZAVASCKI?
O ministro desautorizou a continuidade da divulgação das interceptações telefônicas. Ainda, fixou competência do STF para julgar autoridades com foro privilegiado - até aqui, o óbvio ululante. 

8) Então o processo fica com Moro?
Positivo. O processo continua com moro dependendo de quem for réu: cidadão comum, é com ele. Autoridade com foro privilegiado, é com Zavascki.

9) O Lula voltou a ser ministro?
NÃO. De forma alguma. A decisão sequer menciona isso. Permanecem os efeitos da decisão do Ministro Gilmar Mendes, que sustou sua posse. Lula continua sendo cidadão comum! Por isso, Lula ainda pode ser preso por Moro. O que muda em relação à decisão do referido Ministro é se o STF julga ou não as pessoas com foro privilegiado. Ministro Gilmar mandou devolver tudo para Curitiba, o ministro Teori mandou reter as investigações a respeito de autoridades com foro privilegiado no STF. É isso.

10) A reportagem está correta?
A meu ver, a chamada está bem sensacionalista, pois não é a investigação sobre "Lula" e sim a investigação NO TOCANTE ÀS AUTORIDADES COM FORO PRIVILEGIADO. Especificamente, no tocante à Presidente da República.

11) o assunto está encerrado? 
Não! A decisão do ministro Teori Zavascki é liminar, ou seja, provisória para evitar um problema maior. A seguir, a questão levantada pela AGU será debatida em plenário.

O que me assusta são algumas fontes para embasar os pedidos da AGU: notícias de portais sabidamente e assumidamente de esquerda, como Vermelho e Pragmatismo Político. As imagens foram extraídas da petição e atesto a autenticidade delas. Fica muito feio para alguém que reprensenta o Estado utilizar um fonte com viés ideológico e parcialidade escancarados.

De resto, você pode acessar a íntegra da decisão neste link: https://drive.google.com/file/d/0B0Gn1x8uZzkjV3FHLVZ0blZPcE0/view?usp=sharing

Link da notícia: (https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/03/teori-determina-que-moro-envie-investigacao-sobre-lula-para-o-stf.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1)

Por fim, agradeço ao amigo Pedro Aurelio Pires Maringolo por me ajudar a localizar a íntegra da decisão. Caro professor, muito obrigada!

Editado por Aless
Postado (editado)

O que a ciência nos ensina a respeito da moralidade?

https://www.universoracionalista.org/o-que-a-ciencia-nos-ensina-a-respeito-da-moralidade/

 

Pale-Blue-Dot-696x488.jpg

 

O entendimento de uma moral plena, ou ao menos de fundamentos que nos auxiliem a compô-la do nosso modo, pode ser alcançado através de concepções científicas que temos acerca da realidade. Muitos críticos se opõem a este tipo de conclusão, acreditando que para formularmos uma moralidade precisamos de atributos celestiais eternos e supernaturais. Não que sejam as duas únicas possibilidades de fonte moral, porém, a intenção é tornar claro aqui que a perspectiva supernatural não será suficiente para sobrepor-se em relação à perspectiva natural. O insucesso está nessa tentativa. Mas se torna muito simples se analisarmos que o conhecimento que temos sobre a natureza, e como este tem se tornado tão íntimo e próximo do nosso alcance, supera até mesmo fronteiras geográficas ou de idioma, divisões políticas arbitrárias e dogmas religiosos soterrados no passado da menoridade humana.

E como algumas das mais atuais ciências podem nos permitir tamanha compreensão?

A biologia evolutiva nos ensina pequenas lições, mas que podem ser organizadas num complexo e imbricado panorama moral baseado na simplicidade. Aprendemos que todos somos originados de ancestrais compartilhados, levando a um ponto em comum com todos os seres vivos. Nossos microscópicos ancestrais, que foram se tornando mais diversificados ao longo do tempo, requerendo mais e mais energia para continuarem se perpetuando. Compartilhamos de linhas ancestrais que nos apontam para uma fragilidade singular, comum a tantos outros que vivem neste mundo. Predadores e presas, caças e caçadores. Estamos hoje, como estamos, graças a passos que foram dados ao longo de gerações inteiras, ininterruptamente. A simplicidade fez parte da nossa história evolutiva, por que deveríamos abandoná-la como princípio?

O compartilhamento ancestral nos leva a enxergar que o fundamento da simplicidade rege a vida neste planeta. Do mais simples ao dito complexo, estamos todos conectados.

O compartilhamento ancestral nos leva a enxergar que o fundamento da simplicidade rege a vida neste planeta. Do mais simples ao dito complexo, estamos todos conectados. Há um tipo de consciência ecológica que pode nos servir de pano de fundo para decisões orientadas em busca de uma moral completa.

 

Nossos cérebros foram conquistados com muito esforço metabólico, muito custo nutricional. Das savanas à metrópole, aprendemos que caminhar sobre duas pernas pode ser extremamente arriscado, ao mesmo tempo que um risco valoroso. Temos mentes capazes de produzir cálculos matemáticos com precisão de muitas casas decimais, sinfonias de gênios imortais, esculturas tão realistas quanto a própria vida! Uma vida que mesmo sem propósito, continua sendo o nosso maior tesouro. As neurociências caminham conosco, na tentativa de sanar perguntas deste mesmo cérebro que as produz.

E não é só isso…

Diante da vastidão do universo, podemos apreender muito através de ramos mais internos do saber físico, como a cosmologia e da astronomia. Vivemos em um planeta pequeníssimo e timidamente localizado entre gigantes, se comparado com a dimensão que possuem outros corpos, como planetas gasosos, satélites naturais e estrelas centenas de vezes maiores que a nossa Lua ou o nosso Sol. Estamos confortavelmente situados numa região que nos permitiu habitar este planeta sem virarmos pó ou sermos esmagados com uma pressão absurdamente imensa para que nossos corpos suportassem um segundo sequer. E isso nos ensina que podemos aprender a olhar menos para nós mesmos como gigantes, e mais como grãos de poeira invisíveis nesse ponto azul tão apagado quando visto de longe.

Tanto quanto a simplicidade de nossos ancestrais evolutivos, que nos ensina que fomos precedidos por pequenos organismos (que consideraríamos insignificantes perante nosso olhar macroscópico), a maestria de um universo finito e sem motor se coloca imensurável diante da nossa pequenez. Somos insignificantes? Podemos olhar por outra perspectiva, nos vendo mesmo como integrantes. Parte componente desse todo cósmico que nos surpreende a cada novo ano-luz percorrido por nossos persistentes satélites e sondas ainda mais precisas.

A ciência pode nos prover um suporte muito mais refinado que qualquer sistema moral que já tenha sido concebido. Para isto, basta que continuemos avançando rumo a novas descobertas, cada vez mais surpreendentes sobre a natureza que nos abraça tão gentilmente. Uma concepção ecológica também pode ser obtida a partir da ciência, pois o que somos senão parte desse mundo, desse cosmos inteiro que está em nós mesmos. Reflexividade sobre o mundo que não podemos obter de nenhuma outra forma, de modo tão preciso e avassalador.

Ao descobrirmos o quanto o universo pode ser imenso diante da nossa pequenez, podemos repensar questões morais. A grandeza que enxergamos em nós é completamente desmontada quando olhamos o que há lá fora.

Ao descobrirmos o quanto o universo pode ser imenso diante da nossa pequenez, podemos repensar questões morais. A grandeza que enxergamos em nós é completamente desmontada quando olhamos o que há lá fora. Há lugar para tanta arrogância, tanta pretensão para acharmos que somos “exclusivos”, “escolhidos” para habitar este enorme espaço? De longe, sequer somos vistos como parte deste mínimo ponto azul que chamamos de lar.

Requer apenas um pouco de imaginação e um olhar puro ao contemplarmos um céu noturno iluminado por estrelas tão distantes das nossas mãos, mas tão próximas quando somos capazes de apenas admirar isto que faz parte do cenário que se coloca tão imponente, mas ao mesmo tempo tão delicado e necessitado de cuidados, que muitas vezes negligenciamos tão insistentemente.

Ainda há tempo de tomar consciência sobre o quão bela e facilitadora pode ser a ciência acerca da moral, ao nos colocar face a face com aquilo que nos compõe em átomos, moléculas, células. Podemos, apesar da impressão de tempo perdido diante de tantas guerras, tantos colapsos geopolíticos, compreender o quanto é necessário não levar conflitos tão a sério se queremos chegar ao ápice do que poderíamos ter levado menos séculos para conseguir ver o que estamos prestes a conseguir.

Estamos chegando próximos ao topo do pico mais alto, que vai nos permitir olhar de cima e ver que da ameba só vista pelo microscópio ao pequeno inseto que pousa na mais fina folha, do roedor mais singelo ao mais esplendoroso pássaro, do grão de areia ao mais longínquo planeta do nosso sistema solar, ou ainda além, somos componentes de tudo isso que chamamos de universo.

Alguns pensamentos que inspiraram ou podem auxiliar no entendimento deste texto:

Pálido Ponto Azul, Carl Sagan
A ciência pode responder questões morais, Sam Harris
A Poesia da Ciência, Neil deGrasse Tyson e Richard Dawkins

 

Editado por Faabs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...