Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Heittor Hemétrio Castilhos

Membro
  • Total de itens

    439
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a T. Wall em Uma Abordagem Racional – Parte 3: Novatos   
    Índice

    Salve parças,

    ‘Cá estou – após um vácuo de tempo imenso – para trazer a terceira parte da minha série “uma abordagem racional sobre o uso de esteróides anabolizantes”. Se você perdeu a parte 1 (clica aqui!) ou a parte 2 (clica aqui), já te dei uma ajuda para recapitular o raciocínio aplicado nesta série.


    Como o fórum tem o péssimo hábito de transformar os títulos para as primeiras letras maiúsculas eu tomei a liberdade de migrar da contagem romana para a numeral. Bom, passado esses pormenores introdutórios, sigamos para a essência desse artigo que é direcionado principalmente para novatos e pessoas que não tiveram contato algum com esteróides anabolizantes.

    » Sermão básico

    Se você tem menos de 18 anos e se interessa por esse assunto, peço que leia ele apenas como forma de conhecimento. Eu desaconselho, totalmente, o uso de esteróides anabolizantes por adolescentes. Inclusive, reforço que a intenção dessa série não é fazer apologia, muito menos dizer o que cada um deve ou não fazer.

    Por quê? Esse texto retirado do Dudu Haluch simplifica:

    Simplificando: esteróides anabolizantes só devem entrar no jogo (ou nos seus planos) quando você já tem algumas coisas. Por exemplo: maturidade hormonal (por isso a questão dos 18 anos), tempo de treinamento, consciência mental, disciplina.

    A questão é que quase todo formador de opinião da internet (e fora dela) fala isso, mas parece que as pessoas têm uma espécie de ‘ouvido seletivo’. Ou seja, só escutam aquilo que lhe é conveniente. Se você diz “não faça” ou “não use” é a mesma coisa de dizer, para eles, “use indiscriminadamente” ou “abuse”. Já fui como a maioria dos novatos, já superestimei os hormônios, depositei neles grandes esperanças de mudança.

    Sabe o que percebi após meus primeiros ciclos? Sim, tive resultados. Sim, mesmo me protegendo, tive colaterais. E sim, os ganhos nunca foram exatamente como eu imaginei. A ilusão de “dormir lagartixa e acordar crocodilo” é verídica. É uma ilusão! Grandes físicos, como a própria citação acima diz, foram construídos muito antes de contatos com EA’s. Então, porque diabos, nossa mente nos sabota e nos faz crer nessa merda de ilusão? R: Está na parte 2 dessa série, pois somos da geração do esforço mínimo.

    Pegue, por exemplo, o Lucas Nasco (vulgo Blauzen). Pegue a foto da evolução dele. Pegue relatos dele. E você vai ver. Ele treinou, comeu e dormiu por 5 (CINCO) anos até começar a ter contatos com hormônios. Por quê você, novato (a), em seu primeiro ciclo se tornaria um big fucking monster? Percebe?! Essa é a ilusão!

    A ‘abordagem racional’ busca justamente observar o que esteve (e está!) o tempo todo em nossa frente, mas pelo ‘seletismo auditivo’ não somos capazes de notar. Hormônios mudam as regras do jogo? Mudam! Mas para isso, para aproveitar o melhor que eles podem lhe oferecer, é preciso todo um planejamento e maturidade. E isso, definitivamente, não é conversa para boi dormir!

    Se eu pudesse dar um conselho para alguém que deseja começar no mundo dos EAs eu diria três coisas:



    Bom, galera, eu não queria fazer algo muito grande, já que essa é a intenção da série. Espero que tenham gostado das ideias. Sei que muita gente não gosta de fontes não-teóricas (como o Dudu Haluch), entretanto eu acho que ele dialoga bem. Tem uma linguagem acessível. E acho que isso é o mais importante para a propagação do conhecimento. Aguardo vocês nos comentários!

  2. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a T. Wall em Uma Abordagem Racional – Parte 2: Efeito Borboleta   
    Índice

    Saudações,

    Demorou um pouco, confesso, mas ‘cá estou com a segunda parte do ‘Uma abordagem racional sobre o uso de Esteroides anabólicos androgênicos’ (se você perdeu a primeira parte, clica aqui!). Os motivos para a demora foram muitos, final de semestre, férias, exames, reflexões. Tudo isto serviu para muitas coisas e, diante de novos textos, artigos e estudos estou para dar continuidade a este punhado de opiniões argumentativas.

    Na primeira parte eu apresentei o conceito de uma ‘abordagem racional’ que é um método de traçar de forma clara quais são os objetivos e as possibilidades pretendidas por cada um de vocês. É a fase de planejamento, muito negligenciada por muitos. A geração do ‘esforço mínimo’ convencionou-se a ler coisas na web à ditadura dos ‘gurus dos teclados’ e suas consultorias milagrosas. Esquecem-se de princípios básicos, já apresentados, como o da ‘individualidade biológica’.

    Deste ponto em diante, pretendo trazer uma abordagem mais específica a partir de leituras que tenho feito. Aguardo a leitura de vocês e, sobretudo, os comentários que a parte mais interessante de se usar o Hipertrofia.org, o diálogo e as críticas de vocês.

    Efeito borboleta

    Ué, não estamos falando de hormônios? O que um filme tem a ver com isso, T. Wall?

    Calma, jovem, não estou me referindo ao filme, mas a teoria do Efeito borboleta, cita-se a wikipedia (haha!):


    Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

    De acordo com esta teoria tudo, absolutamente tudo, está interligado. Como a parte grifada, pequenas ações causam grandes impactos futuros. Esta abordagem se aplica ao mundo dos esteroides anabolizantes. Quando você lê posts do Gh15 ou de quem quer que seja dizendo que 90% de um shape são hormônios ele não quer só que você aprenda a verdade por trás dessa frase, mas a importância dos outros 10%. Os detalhes, meus amigos, são nos detalhes que residem as grandes mudanças.

    Por que será que a maioria do público frequentador de academias tem uma total obsessão pelos corpos d’outras pessoas e concentram seus esforços em copiar dietas, treinos e ciclos destas?

    Ora, porque é muito mais fácil copiar do que criar. Criar exige tempo, exige raciocínio, exige paciência. Por isso convencionamos em dizer para as pessoas: “aprendam a treinar, comer e descansar direito antes de pensar em hormonizar”. E isso, claro, entra em conflito com o que colocamos ali em cima. Se 90% do shape são hormônios, porque me privar deles, atrasando meu crescimento?

    Simples, porque sem saber os detalhes, sem conhecer a si mesmo, não há como se obter sucesso. Vamos lá, quantos caras na academia você vê e você sabe que são hormonizados e, no entanto, não possuem um shape de respeito? Pessoas que começaram a ciclar para ir numa balada, numa micareta, por influencia de um instrutor qualquer e tem resultados pífios?

    Nesse momento, muitos de vocês devem estar abaixando a cabeça e identificando-se com este perfil. Uma pena.

    Crescimento ou ilusão?

    Compreender o pilar fundamental (comer, treinar e descansar) é preciso para se evoluir. Em situações normais (leia-se naturais), com base em estudos Lyle Mcdonald, é possível ganhar 18 a 22 quilos de músculo nos primeiros 4 a 5 anos de treino, e os ganhos são desprezíveis a partir disso, na casa dos 1 a 2 kgs por ano. Fatores como idade e condições iniciais poderão afetar os ganhos potenciais. Caras mais velhos poderão ganhar menos que caras mais novos, e caras magros poderão ganhar mais que a média. E outras pessoas simplesmente ganharão mais, ou menos devido a fatores como hormônios, genética em geral, e estilo de vida.

    Após este primeiro período, encontramos a chamada fase de estagnação ou, para alguns, o “limite natural”. Particularmente eu odeio este termo. Odeio de verdade. Mas não vem ao caso. Os ganhos de massa magra, em um dado ponto, entram numa faixa menor e é, teoricamente, neste ponto que entram os hormônios. No passado, nas décadas de 50 e 60, é o que acontecia com os fisiculturistas. Todos os caras já possuíam físicos privilegiados que não foram moldados pelos hormônios e sim por treino, dieta e descanso.

    Não sejamos hipócritas (e esta definitivamente não é minha intenção) de dizer que eles não utilizaram estes recursos. Na realidade, eles usaram sim e usaram pra caralho! Na realidade, se não fossem pelos esteroides anabolizantes não seria possível ser manter em alto nível e competir por tanto tempo. Não seria possível manter o corpo condicionado e treinado boa parte do ano, por mais que na gênese existiam grandes períodos de “off season” e curtos de “on season”. O fato que é aqueles caras, dessas décadas, já eram grandes e fortes quando começaram a usar EAAs.

    Os hormônios, hoje, são utilizados para moldar corpos e não pra aprimorá-los. Há uma espécie de desvio de função, que não me cabe julgar. Cada um faz o que deseja com seu corpo, cada um é livre para isso. O que passa despercebido, entretanto, é que quão menos preparado nos outros pontos já supracitados (nos 10%) piores serão os resultados pós-ciclo.

    Quanto mais leio, menos adepto estou ficando da TPC, vou aprofundar isto na próxima parte. A sensação do uso de hormônios e a posterior retirada súbita cria o chamado “crash hormonal” que é simplesmente uma queda súbita dos hormônios sintéticos. Como eles também inibem o eixo HPTA você fica por semanas (ou meses) num estado extremamente catabólico. Não importa o quão boa seja a sua TPC, não importa a abordagem (se é SERMS, HCG, alternativa, o caralho a quatro), você vai perder boa parte do que conquistou com EAAs. É o preço que se paga.

    Quanto mais eu leio percebo que os hormônios não constroem um corpo, eles te alugam um corpo que, no fundo, não é seu. Você pode tê-lo por muito tempo, o quanto você for capaz de mantê-lo, mas uma hora há de decair. A questão nisso é: o quanto você está disposto a viver assim?

    Pensem nisso!


    Bibliografia

    Autor: Lyle Mcdonald
    Fonte: http://www.bodyrecomposition.com/muscle-gain/general-philosophies-of-muscle-mass-gain.html
    Fonte: http://www.hipertrofia.org/blog/2014/04/23/ganhar-massa-muscular-naturalmente-qual-e-o-limite/


  3. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a T. Wall em Uma Abordagem Racional – Parte 1: Introdução   
    Índice


    Saudações,

    Novamente eu, T. Wall, trazendo um novo artigo para a área de Esteróides Anabolizantes do Hipertrofia.org. Dessa vez, pretendo fazer um texto mais sintético, corrido e argumentativo sobre algumas informações e opiniões que venho formando e que pretendo aplicar em breve na minha vida.

    Por isso, não vou me ater a explicar com muita minúcia determinados termos (por exemplo, o que são EAAs, TPC, BC, IA), pois acredito que se você [leitor] veio até aqui você deve estar interessado pelo assunto e, no mínimo, já conhece o significado dessas siglas.

    Os meus recentes estudos sobre esteróides e, sobretudo, Blast and Cruise abriram minha mente a cerca da realidade do uso destes recursos. E discussões pelo fórum também provocaram minha reflexão crítica na busca do que chamo de “abordagem racional”.

    Uma abordagem racional

    O advento da internet trouxe acesso a informações a milhares de pessoas ao redor do globo. A popularização da musculação (que aconteceu em outros países na década de 70~80 e, no Brasil, vem crescendo nos últimos 20 anos) também trouxe acesso a conteúdos antes restritos a boa parcela da população.

    Não me refiro a treinamentos, dieta e suplementação, embora estes perpassem também essa escala de acesso. Refiro-me ao uso de recursos ergogênicos. Esteróides anabolizantes. Os vídeos de Marc Lobliner (que apesar de polêmico e controverso) trouxeram uma reflexão à minha cabeça.

    A elevação de um “padrão de beleza” como “natural” das panicats e de determinadas subcelebridades (ex-BBBs, jogadores de futebol, modelos, atores e atrizes) trouxe para grande parcela da população a falsa ilusão de que é possível alcançar corpos daqueles de forma absolutamente pura num curto espaço de tempo. Na contramão, quem passa a ter acesso à ponta do iceberg, passa a crer que todo e qualquer corpo que esteja “fora do padrão” foi construído única e exclusivamente por conta de esteróides anabolizantes.

    Extremo, não?

    Brincadeiras como “stano bem que mal trem” ou “whey, malto gluta e outras paradas” ou “vem monstro” popularizaram-se e banalizaram o esforço. Vivemos numa época do “esforço mínimo” e incluo o esforço de buscar informação como principal ponto. Garotos de 15~18 anos tendo acesso às traduções do Gh15 (que trouxe importantes contribuições para compreensão do que estava sendo feito a partir da “Era Freak”) fora de contexto e passando ao reducionismo de que “é tudo droga” (“it’s all about drugs”).

    Observando o fórum, eu vejo que poucas pessoas (mesmo aquelas que freqüentam a área de esteróides anabolizantes) demonstram o desejo de competir profissionalmente. Por quê será? Muitos (eu estou incluso) possuem o objetivo meramente estético e usam a musculação como um hobby. Destarte, lanço a pergunta: por que estas pessoas se interessam tanto pelo uso de recursos ergogênicos?

    A resposta será variada, mas existe um fundamento básico há explicado. O “esforço mínimo” nos move, historicamente, a buscarmos atalhos. Se vamos alcançar o nosso potencial genético somente daqui uns anos, qual o problema em “adiantar algumas etapas” e chegarmos antes? Parece lógico, não é?

    Particularmente, não vejo problemas nisto. O problema está, contudo, na desinformação. A desinformação, por exemplo, de compreender que um corpo na puberdade ainda não está apto a lidar com variações hormonais. A desinformação de saber que dieta e treino são fatores fundamentais que potencializarão seus ganhos e gerarão uma resposta anabólica melhor e colaterais menores. A desinformação de saber da importância de possuir os protetores em mãos para controlar taxas. A desinformação de não compreender a função e a sinergia dos EAAs. A desinformação, pasmem, de não saber sequer qual seu objetivo.

    1. Existe a necessidade de usar testosterona em todos os ciclos? É algo indispensável?
    2. Mais, existe algo realmente indispensável no uso de EAAs?
    3. Qual a importância dos protetores? E de exames pré, intra e pós-ciclo?
    4. Realizar uma TPC serms vai, magicamente, regular todas minhas taxas?
    5. Qual o meu real objetivo? Eu preciso crescer, secar, corrigir deficiências? Eu pretendo competir? Eu posso atingir este objetivo de uma forma menos danosa? Eu tenho pressa? Quais minhas escolhas?

    A abordagem racional, que proponho, é analisar esses pontos antes de tomar uma decisão. É saber avaliar onde se está e para onde se deseja ir. É ser sincero e racional. É não se levar por achismos e coisas que foram lidas em qualquer lugar. É conhecer a si próprio. Eu tenho uma frase muito sintética: “nada relacionado à musculação é receita de bolo”. Nem treino, nem dieta, nem EAAs. Existe um princípio basilar nisto tudo: individualidade biológica.

    Então, não adianta você ir ao seu instrutor sarado da academia e falar: “pô véi, me passa um <treino ou dieta ou ciclo> para eu ficar igual a você!”. Ele certamente vai te passar o que ele usou. E, se você fizer, ficará frustrado. Pois o que deu certo nele, muito provavelmente não dará certo (não da mesma forma) em você. Por isto, toda e qualquer escolha deve ser levada em consideração pensando nestes fatores.

    Por hora é isto, não quero me estender. Na próxima parte tratarei de uma parte mais prática do tema. Sugestões, críticas? Sou todo ouvidos olhos!

    Bibliografia & vídeografia
    https://www.youtube.com/watch?v=c4DVE4kvqQY https://www.youtube.com/watch?v=A0X9JsAxgtg
  4. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a FabianaF em Tradução: Explicando treinos para maximizar o crescimento muscular   
    Por sugestão do grande @Shrödinger:
    Fonte: http://bretcontreras.com/training-for-maximum-muscle-growth-explained
     
    Explicando treinos para maximizar o crescimento muscular
     
    Todos queremos músculos maiores e para construí-los, precisamos nos tornar mais fortes - muito mais fortes. O ganho de força pela progressão de cargas garante que continuamos a colocar mais tensão nos músculos ao longo do tempo, forçando-os a se adaptar por meio do seu crescimento. Cargas mais pesadas equivalem a maior tensão, que equivale a músculos maiores. Entendido? Ótimo!
     

     
    No entanto, cargas maiores sozinhas não vão construir os maiores músculos. Powerlifters levantam cargas maiores do que bodybuilders e assim, colocam mais tensão em suas musculaturas se comparados aos bodybuilders. Apesar desta tensão mais alta, bodybuilders ainda são maiores. Se tensão fosse a verdade suprema, os músculos dos powerlifters superariam os dos bodybuilders. Não podemos dizer que são só as drogas. Pense nisso - ambos os tipos de atleta tomam esteroides anabolizantes, bodybuilders naturais ainda são maiores que powerlifters naturais e quando powerlifters desejam construir mais músculo, eles emprestam dos bodybuilders a metodologia de utilizar exercícios acessórios com repetições mais altas e com tempo menor de descanso entre as séries.
     
    Há alguns anos, meu colega Brad Schoenfeld e eu escrevemos um artigo abrangente, descrevendo os mecanismos na qual bodybuilders são mais musculosos que powerlifters. O artigo recebeu o título "Porque Bodybuilders são maiores que Powerlifters", e se você ainda não o leu, recomendo que o faça. No presente artigo, gostaria de desenvolver este tema.
     

     
    No lendário artigo de Brad "Os Mecanismos da Hipertrofia Muscular", ele nos ensina que existem três tipos principais de hipertrofia:
     
    1. Tensão mecânica
    2. Estresse metabólico
    3. Dano muscular
     
    Para muitos atletas, estes mecanismos fazem sentido à medida que correspondem à sua experiência pessoal. Porém, para muitos outros atletas, esta lista é meio abstrata e nebulosa. Permita-se explicar estes mecanismos de forma simples e direta.
     

    Tensão mecânica
     
    Às vezes você pode sentir que um músculo está prestes a rasgar do osso ao trabalhar com cargas pesadas. Isso, meu amigo, é tensão mecânica. Se você coloca tensão em um músculo por esticá-lo passivamente (sem deixar que ele contraia), a origem desta tensão é chamada de tensão elástica passiva. Se você coloca tensão em um músculo por flexioná-lo o máximo possível via contração isométrica, a origem desta tensão é chamada de tensão ativa. Quando você move pesos usando amplitude máxima, os músculos são expostos a uma combinação de tensão passiva e ativa, já que eles são esticados enquanto estão sendo ativados. Pesquisas mostram que movimentos dinâmicos são superiores a tanto esticar quanto usar isometria para ganhos de hipertrofia, então a tensão sozinha não trará o maior crescimento muscular. Tensão por meio de amplitude máxima de movimento é o que constrói os maiores músculos.
     

     
    Além disso, o tempo sob tensão (TUT - time under tension) é um outro fator importante a se considerar. Executar uma contração máxima 1 vez a cada 2 semanas não produzirá ganhos máximos de hipertrofia - não será estímulo suficiente para otimizar os processos anabólicos. Os músculos precisam de ampla sinalização para crescer.
     

    Estresse metabólico
     
    Pense na sensação que você tem ao saber que está realmente focando em um músculo - a sensação de queimação que você obtém e o pump que você atinge. Esses são dois mecanismos que caem no guarda-chuva do estresse metabólico. O estresse metabólico é causado por vários fatores, incluindo:
     
    1. A oclusão de veias por meio de contrações musculares contínuas, o que previne o sangue de escapar;
    2. A hipóxia ou falta de aporte de oxigênio nos músculos devido ao aprisionamento do sangue;
    3. O desenvolvimento de subprodutos metabólicos, como lactato e aumento da atividade hormonal;
    4. O inchaço das células ou pump dos músculos, também devido ao sangue aprisionado.
     
    Esses fatores ajudam a construir músculo e são sinérgicos com tensão e progressão de carga. Esses fatores também ajudam a explicar porque treinos Kaatsu (oclusão vascular) é altamente efetivo para produzir hipertrofia, embora com níveis mais baixos de tensão muscular se comparados a treinos de resistência tradicionais.
     

    Dano muscular
     
    Aproximadamente dois dias após um treino extenuante, sua dor muscular provavelmente atingirá o auge, e essa dor até é um certo indicativo de lesão muscular. O dano é criado ou por fazer algo que não está acostumado, por acentuar o componente excêntrico de um exercício ou por estender um músculo enquanto ele está sendo ativado, causando assim altos graus de desgaste. Desta maneira, a variedade é um componente importante no dano muscular, já que ela garante focar em diferentes subdivisões e unidades motoras dos músculos.
     
     
    A inter-relação entre Tensão, Estresse metabólico e Dano muscular
     
    Esse trecho será um pouco técnico, mas fique comigo. Tensão mecânica, estresse metabólico e dano muscular são inter-relacionados e geram respostas hipertróficas por caminhos diversos e redundantes. Por exemplo, um grau elevado de tensão ativa em músculos mais longos cria o maior dano muscular. Em outras palavras, a tensão é muito efetiva para danificar fibras contanto que o músculo seja estendido enquanto esta sendo ativado. Um outro exemplo: alta tensão através de ROM completo é muito efetiva para produzir estresse metabólico devido às contrações musculares prolongadas, causando oclusão das veias e deixando o sangue sem tempo de escapar dos músculos. Em outras palavras, tensão constante e TUT maior são muito efetivos para causar estresse metabólico, presumindo que a ativação muscular é alta o suficiente para ocluir as veias. Continuando com os exemplos, o pump realmente coloca os miócitos sob tensão devido ao efeito de inchaço exercido nas membranas das células musculares, o que teoricamente leva a um maior crescimento muscular dada a uma ameaça detectada às ultraestruturas das células. Em outras palavras, o estresse metabólico é eficiente para criar tensão de dentro para fora nas células musculares individuais. Na realidade, dano às fibras pode provocar inchaço das células da mesma maneira que o pump, e este inchaço pode durar por vários dias. Todos os três mecanismos podem aumentar a ativação de células satélite (células-tronco musculares) assim como a ativação do importante caminho mTOR. Como você pode ver, os três mecanismos estão altamente inter-relacionados.
     
     
    Aplicações práticas
     
    Muitos treinadores argumentam que a progressão de cargas com treinos de baixas repetições nos exercícios básicos com barra é suficiente para construir a hipertrofia máxima. O motivo pelo qual esta afirmação é tão eficaz está em muitas pessoas não compreenderem totalmente a importância de ganhar força em relação ao crescimento muscular. Porém, isso sozinho não é suficiente para ganhos máximos. Como Brad e eu detalhamos em nosso artigo anterior, há muitos mecanismos neurais (não-hipertróficos) no qual um músculo pode se fortalecer sem crescer. Esse é um lado chave no powerlifting, onde atletas aprendem a maximizar a força pelos ganhos de eficiência do sistema nervoso e coordenação. Se seu objetivo é construir o máximo de músculos, você simplesmente não vai querer depender somente em melhorias neurais para ganho de força; você quer que seus ganhos de hipertrofia imitem seus ganhos de força. Portanto, tenha certeza de alternar exercícios, incorporar variedade e se tornar forte em faixas de repetição baixas, médias e altas.
     
     
    Escolhendo as ferramentas certas
     
    Alguns exercícios são melhores que outros para produzir pump, alguns exercícios são melhores que outros para criar tensão em um músculo ou subdivisão de um músculo, e alguns exercícios são melhores que outros para danificar fibras.
     
    Em geral, fazer agachamento, levantamento terra, elevação pélvica (hip thrusts), supino, desenvolvimento militar, chin-up e remada vai garantir que você está maximizando a tensão mecânica em todos os grupos musculares. Porém, somente um exercício não vai maximizar a tensão na gama completa de fibras dentro de um músculo. Exercícios como supino inclinado, paralelas, roscas, encolhimento, crucifixo invertido (delt raises), leg press e glute ham raises podem e devem também ser utilizados para o máximo crescimento muscular, já que eles focam em fibras específicas se comparados com os exercícios compostos. Além disso, variações dos exercícios compostos como agachamento frontal, levantamento terra sumô, supino fechado e pull-up também podem e devem ser feitos.
     

     
    Movimentos que colocam tensão constante ou colocam tensão máxima em um músculo mais curto (em posição contraída) são os melhores para construir pump. Por isso, exercícios como pec deck, pullover na máquina, extensão de pernas, flexão de pernas, extensão de lombar, ponte com barra (barbell glute bridge), elevação lateral, rosca concentrada e extensão de tríceps com corda são úteis. Quando feitos com faixas de repetição média ~ alta, períodos curtos de descanso e séries múltiplas, eles podem produzir um pump cabuloso. Elásticos e correntes também podem ser usados para manter a carga no músculo mais constante durante uma repetição, dependendo da curva de força do exercício.
     
    Exercícios que colocam a maior tensão em músculos longos (em posição estendida) são os melhores para criar dano muscular. Por essa razão, exercícios como fly para peito, pullover, avanço (lunge), RDL, bom-dia, rosca com halteres inclinado e extensão de tríceps sobre a cabeça com cabo (by Fabi: PQP, essa tradução ficou horrível) são úteis. Halteres podem ser usados em exercícios de empurrar ou puxar para maior extensão dos músculos, e agachamentos completos ou levantamentos terra em déficit podem ser feitos para aumentar a amplitude do movimento (ROM). Por último, movimentos excêntricos ou acentuadamente excêntricos podem ser feitos para focar em dano muscular. Porém, há uma linha tênue entre dano otimizado e dano excessivo. Dano muscular é superestimado e pode trazer mais prejuízo do que ganho se interferir nos ganhos de força e frequência de treino. Sentir-se um pouco dolorido 1 ou 2 dias depois tudo bem, mas mal conseguir se sentar ou sentir que o músculo vai arriar em uma atividade simples é demais. Estimule, não destrua.
     


    Resumindo
     
    Ronnie Coleman disse tudo: todos querem ser bodybuilders, mas ninguém quer levantar cargas pesadas. Ter pump e sentir o músculo queimar é fácil, mas tornar-se mais forte a cada ano é trabalho duro. Muito duro! Obter PRs requer foco, determinação e consistência. (by Fabi: tá aí, @Mklek)
     
    Por esse motivo, reserve a maior parte de sua energia mental para se tornar mais forte. Depois de aquecer, comece seu treino com os exercícios compostos pesados e tente obter PRs. Descanse completamente entre as séries e prepare-se mentalmente de forma apropriada.
     
    Depois do trabalho pesado é hora de se divertir um pouco. Escolha alguns exercícios de foco e busque pump e queima de músculo. Não trabalhe tanto na força mental, simplesmente vá para algumas séries de repetição média a alta com períodos curtos de descanso. Não se preocupe demais em obter PRs durante o trabalho para pump. Foque em sentir o músculo visado sofrer com o trabalho e em fadigar as fibras completamente.

    A maior parte da sua energia mental deveria estar dirigida para ganhar força com os exercícios compostos (big basics) como agachamento, levantamento terra, elevação pélvica (hip thrusts), supino e barra fixa (chin-up). No entanto, um pouco de sua energia mental deveria estar focada na ativação muscular e em causar estresse metabólico. Tornar-se insanamente forte nos exercícios compostos com uma variedade de faixas de repetição pode ser a origem de 80% de seus ganhos de hipertrofia ao longo do tempo. Mas se força for a sua única empreitada, você provavelmente deixará 20% de fora para a hipertrofia máxima. Fusão de células satélite, hipóxia, oclusão e inchaço de células maiores que acompanham os treinos voltados para pump e queima do músculo são a cereja do bolo e agregam valor ao longo do tempo. Prender-se somente a treinos pesados ou treinos com alta repetição não vão construir o melhor físico - você precisa do melhor dos dois estilos de treinamento se quiser atingir seu potencial muscular máximo.
     

     
    Os músculos não respondem somente à tensão. Eles respondem à tensão, estresse metabólico e dano muscular. Um ponto ideal destes fatores que produz a hipertrofia máxima provavelmente existe e a combinação ideal pode diferir entre pessoas. Até que pesquisas futuras tragam luz à fórmula exata, vá com tudo nos exercícios compostos pesados primeiro e então escolha exercícios mais leves e específicos para produzir estresse metabólico. Se você ignorou estes fatores até agora, aposto que notará adaptações hipertróficas favoráveis dentro de alguns meses ao adicionar metodologias de pump e queima de músculo. Bodybuilders fazem isso por uma razão, e você também deveria! Não procure dor muscular excessiva - é contraproducente para ganhos de força e vai aparecer naturalmente com um bom treino, no final das contas.
  5. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a luiseduardo21 em [Artigo] Manual Da Terapia Pós-Ciclo   
    Terapia Pós-Ciclo (TPC)
     
     
    Luís Eduardo Brasil
     
     
    Introdução
    Durante um ciclo com esteróides anabolizantes, sua produção natural de testosterona fica bastante reduzida. Isso acontece, porque seu organismo percebe que a quantidade desse hormônio no sangue está elevado fazendo assim com que diminua sua produção natural. Normalmente, após um ciclo com drogas derivadas da testosterona, sua produção hormonal volta ao normal, porém, essa recuperação pode levar muito tempo, em alguns casos, mais de um ano. Isso é perigoso já que a baixa concentração de testosterona pode ter como conseqüências: diminuição da libido, diminuição da massa muscular, depressão, aumento da massa gordurosa, disfunção erétil e infertilidade pela baixa ou ausência da produção de espermatozóides. É importante lembrar que os níveis de estrogênio e progesterona devem ser controlados durante o ciclo a fim de evitar possíveis efeitos colaterais. Dessa forma, o ideal é recorrer à terapia pós-ciclo (TPC) para estimular a produção natural de testosterona e evitar os problemas citados. Por meio da TPC, podemos reduzir o tempo de recuperação hormonal além de minimizar as perdas de massa magra e força. Após ciclos com drogas hepatotóxicas, a TPC também pode ser utilizada com o objetivo de recuperar os danos causados ao fígado.
    Como funciona
    Para compreender melhor a inibição da produção endógena de testosterona, é preciso entender como ela é produzida. Inicialmente, uma região do encéfalo dos mamíferos localizado sob o tálamo, hipotálamo, é responsável por receber uma variedade de informações do organismo, por exemplo, níveis de diversos hormônios. A partir dessas informações, o hipotálamo pode liberar o GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina) que é um hormônio que atua numa glândula muito importante em nosso corpo chamada de pituitária ou também conhecida como hipófise. Esta inicia a produção de duas outras substâncias, o LH e o FSH, os quais irão atuar estimulando as gônadas.
    O FSH (hormônio folículo-estimulante) estimula a produção de espermatozóides, e o LH (hormônio luteinizante) é responsável por informar as células de Leydig (nos testículos) da necessidade de produzir testosterona. Dessa forma, quando se usa esteróides anabolizantes por via externa, nosso hipotálamo diminui a produção do GnRH, diminuindo o FSH e o LH, e, tendo como conseqüência, a redução na produção de testosterona e espermatozóides. Então, os medicamentos usados na TPC devem se ligar a receptores no hipotálamo, permitindo com que a produção do GnRH volte ao estado normal, entretanto isso só é possível se a pessoa não estiver mais com doses elevadas de esteróides anabolizantes em seu corpo.
    Agora, fica a dúvida, quando começar a TPC? Primeiramente, não existe momento exato para iniciar, mas podemos ter boas aproximações. Existem artigos defendendo que a TPC deve ser iniciada assim que o ciclo é finalizado, porém, isso nem sempre é apropriado, pois os níveis de testosterona no corpo ainda são elevados, ou seja, ainda causam a inibição do eixo HPT (hipotálamo-pituitária-testicular). Logo, a recuperação não será eficiente. Outro problema é começar a TPC muito tarde, pois, além de perder os ganhos do ciclo, poderíamos ter os efeitos colaterais citados anteriormente.
    Existem vários protocolos para quando iniciar a TPC, o que abordaremos mais adiante. Algumas pessoas começam a terapia após uma meia-vida da droga. Entretanto, diversos artigos defendem que a espera de uma meia-vida não é eficaz em diversas situações, em especial, os que usam drogas de meia-vida longa como é o caso do enantato de testosterona, cipionato de testosterona, decanoato de nandrolona, dentre outros. O motivo disso já foi explicado no parágrafo anterior. Apesar disso, esse período de espera tem se mostrado eficiente em ciclos com drogas de meia-vida curta como propionato de testosterona e stanozolol. Isso ocorre, porque a concentração dessas drogas no corpo diminui rapidamente.
    Outro protocolo bem conhecido é o de esperar 3 vezes uma meia-vida da droga que tem maior meia-vida. Esse protocolo foi criado por um médico sul-africano apelidado de “Doctari” que participou ativamente de um fórum sul-africano postando diversos artigos de suas pesquisas com usuários de esteróides anabolizantes que recuperaram o eixo HPT após o protocolo sugerido por ele. Esse protocolo é interessante quando se usa drogas com meia-vida longa já que traços de um esteróide podem permanecer ativos em seu corpo em até 7 vezes (ou mais) a sua meia-vida.
    Já o fisiculturista brasileiro Dudu Haluch defende que a TPC deve ser iniciada com 4 semanas para drogas de meia-vida longa e entre 1 e 2 semanas para drogas injetáveis de meia-vida curta. De acordo com ele, num ciclo apenas com drogas orais (oxandrolona, dianabol, hemogenin, stanozolol, turinabol), a TPC pode ser iniciada no dia seguinte ao fim do ciclo em razão de sua meia-vida curta.
    Além desses, ainda existem outros protocolos utilizados, como iniciar a TPC após 2 vezes a meia-vida da droga em questão. Apesar de todos esses protocolos serem utilizados, e, em muitos casos, com sucesso, a melhor maneira de saber o momento correto de iniciar (e terminar) a TPC é por meio de exames. Estes devem ser feitos, de preferência, após uma meia-vida da droga utilizada. Vale lembrar, que o início da TPC depende de diversos fatores tais como: tipo de droga, dose utilizada, experiência do usuário, dentre outros.
    Medicamentos
    Antes de começar a falar sobre os protocolos de TPC, é importante fazer um breve resumo dos principais medicamentos utilizados durante esse período de recuperação hormonal:
    1. Tamoxifeno (Nolvadex): Este medicamento é um dos mais conhecidos e usados numa TPC. É utilizado, normalmente, para o tratamento de câncer de mama e tratamento de infertilidade anovulatória (não ocorre a ruptura folicular com liberação de ovócito). Sua principal função na TPC é evitar a ginecomastia. Vale lembrar que o tamoxifeno não impede a aromatização, ele é, na verdade, um modulador seletivo do receptor de estrógeno (SERM), ou seja, apresenta atividades estrogênicas seletivas em alguns tecidos, e não, um inibidor de aromatase. Desse modo, ele pode produzir ações estrogênicas nos tecidos onde isso é benéfico (ossos, fígado e cérebro) e não ter qualquer atividade ou produzir ação antagônica em tecidos como a mama onde as ações estrogênicas poderiam ser prejudiciais. No endométrio, esse medicamento tem função agonista. Como efeito adicional, ele possui a capacidade de estimular a produção de FSH e LH. O aumento na produção do LH pode estimular as células de Leydig nos testículos, resultando em maior síntese de testosterona. Sua capacidade de competir com o estrogênio ligando-se aos sítios ativos dos tecidos (como a mama) é o que faz com que o tamoxifeno seja eficiente contra a ginecomastia. Quando interrompido muito cedo seu uso, pode favorecer um possível “efeito rebote”, ou seja, os receptores de estrogênio agora “livres” são capazes de absorver o estrogênio presente no sangue. Por esse motivo, em alguns casos, é recomendado o uso de tamoxifeno junto com Proviron, por exemplo.
    2. Clomifeno (Clomid): Este é outro medicamento muito comum na TPC. É utilizado, normalmente, para tratamento da infertilidade feminina. De forma similar ao tamoxifeno, compete com o estrogênio nos receptores do hipotálamo, aumentando a secreção de GnRH e dos níveis de LH e FSH. Isso resulta em um aumento da produção de testosterona endógena. O clomid é um estrogênio sintético que também funciona como anti-estrogênio, por isso é muito útil na TPC. Tal como o tamoxifeno, a droga irá reduzir a atividade dos estrógenos, prevenindo a ginecomastia, retenção hídrica e acúmulo de gordura corporal. Apesar disso, ele é bem mais fraco que o tamoxifeno em comparação mg por mg. Vale ressaltar que mesmo sendo um anti-estrógeno, o clomid apresenta uma atividade estrogênica fraca na glândula pituitária, o que não é o ideal quando se tem em mente usá-lo na TPC. Apesar disso, muitos ainda defendem seu uso. Os efeitos colaterais mais relatados por usuários de esteróides anabolizantes a respeito dessa droga são problemas de visão e problemas emocionais. Dessa forma, não é indicado seu uso por pessoas que já sofrem de problemas similares aos efeitos colaterais desse medicamento.
    3. hCG (gonadotrofina coriônica humana): É uma glicoproteína hormonal que promove a fertilidade (ovulação) em mulheres com problemas para engravidar. Para usuários de esteróides anabolizantes, o hCG tem, basicamente, a função de agir de forma similar ao LH em seu organismo, ou seja, ele se liga aos receptores nas celulas de Leydig estimulando a síntese e secreção natural de testosterona. Ele pode ser bastante útil durante ciclos longos e de doses elevadas dos esteróides, pois pode evitar a atrofia testicular. Apesar disso, o hCG tem alguns efeitos colaterais bem desagradáveis numa TPC como o aumento da taxa de aromatização provocando possível ginecomastia e retenção hídrica. É importante ressaltar que quando usamos esse medicamento, o hipotálamo pode deixar de produzir GnRH, então, não haverá a produção de LH natural. Isso é suficiente para explicar o motivo que o hCG não deve ser utilizado sozinho numa TPC. Além disso, o hCG, geralmente em doses elevadas, pode causar a dessensibilização das células de Leydig. O ideal é usá-lo com tamoxifeno.
    4. Mesterolona (Proviron): É um esteróide anabolizante derivado do DHT (dihidrotestosterona) com propriedade anabólica muito baixa (praticamente inexistente), com propriedade anti-estrogênica e com boa afinidade ao SHBG (globulina ligadora de hormônios sexuais). Além de ser um esteróide com poder anabólico fraco, seus efeitos colaterais são mais suaves em relação aos demais esteróides anabolizantes. Sua toxicidade ao fígado também é fraca. Não é recomendado seu uso para mulheres, pois pode causar virilização. Na TPC, ele é usado para melhorar a libido, evitar a conversão de testosterona em estrogênio, aumentar a testosterona livre e contribuir para rigidez erétil. Apesar disso, pode favorecer a hipertrofia da próstata e a queda de cabelo. Atletas, geralmente, usam esse medicamento em razão de sua capacidade de impedir a aromatização (inibidor de aromatase) e não causar efeito rebote.
    5. Testolactona (Teslac): É um agente antineoplásico (medicamento utilizado para destruir células malignas) derivado da progesterona e tem por função o tratamento de câncer de mama em estágio avançado. Teslac é muito utilizado como inibidor de aromatase por usuários de esteróides anabolizantes. Ele também estimula a produção natural de testosterona no organismo de forma similar ao hCG, além disso aumenta os níveis de LH e FSH. Ele não dessensibiliza as células de Leydig tão significantemente como o hCG. Outra vantagem em relação a gonadotrofina coriônica humana é que o Teslac não aumenta o nível de estrogênio. Já foi provado que a testolactona também é eficiente no tratamento de ginecomastia. Alguns usuários utilizam essa droga em conjunto com o proviron. Um dos maiores problemas do Teslac é seu alto preço.
    6. Anastrozol (Arimidex), Letrozol e Exemestano (Aromasin): Todos são inibidores de aromatase bem conhecidos. Alguns artigos afirmam que a eficiência dessas drogas na inibição de aromatase é de 80%, 98% e 85%, respectivamente. À primeira vista, esses valores podem ser bastante satisfatórios, entretanto, não se deve levar em consideração apenas isso no momento de escolher algum medicamento a fim de evitar a ação da enzima aromatase, pois se houver pouco estrógeno no organismo masculino (em relação à quantidade normal) pode ser prejudicial à saúde. Além disso, os dois primeiros têm efeito rebote, o exemestano não demonstrou essa característica. Os três medicamentos aumentam o nível de testosterona no organismo.
    7. Tadalafila (Cialis): É um inibidor da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5) vendido em forma de pílulas com a função de tratar a disfunção erétil e os sintomas da hiperplasia prostática benigna. Na TPC, essa droga pode ser usada para melhorar a função erétil, aumentar os níveis de testosterona e aumentar a libido.
    8. Cabergolina (Dostinex): Antes de falar sobre esse medicamento, devemos explicar o que é prolactina. Esta é um hormônio protéico, diferentemente da testosterona e estrógeno que têm origem lipídica, produzido pela adeno-hipófise que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas. No homem, o excesso de prolactina pode causar impotência sexual, ginecomastia e problemas relacionados com a produção natural de testosterona. Apesar de bem diferentes, a prolactina tem efeito regulador nos níveis de progesterona no corpo. Já se sabe que durante a gravidez, as altas concentrações de estrogênio aumentam os níveis de prolactina no corpo. Entrentanto, ao mesmo tempo, estrogênio e progesterona inibem a produção de leite (efeito da prolactina), então, uma queda abrupta de estrogênio e progesterona acontece para que a prolactina possa induzir a lactação. Desta forma, os níveis altos de prolactina suprimem a progesterona, e os baixos níveis de progesterona podem, por sua vez, estimular a síntese de prolactina. Hipotireoidismo, anticoncepcionais, determinados antipsicóticos, antidepressivos, tranquilizantes e bloqueadores de histamina, exercícios físicos intensos, câncer na tireóide e até mesmo o stress podem aumentar os níveis de prolactina. Agora, voltando aos esteróides anabolizantes, o uso do dostinex pode ser bastante útil já que algumas drogas são progestinas naturalmente, como é o caso da trembolona, oximetolona (hemogenin) e nandrolona. Esses esteróides agem de forma seletiva nos receptores da progesterona, mas, neste caso, funcionam como antagonistas dos receptores de progesterona do corpo. Com isso, os níveis de progesterona diminuem e os níveis de prolactina aumentam. Essa é uma possível explicação para ginecomastia nos casos em que não ocorre aromatização. Assim, o dostinex é um agonista da dopamina a qual é responsável por inibir a secreção da prolactina pela adeno-hipófise. Dessa forma, esse medicamento irá evitar o aumento da prolactina no corpo e seus efeitos colaterais. Também é possível o uso do dostinex (após o ciclo) para combater os efeitos colaterais que aconteceram durante o ciclo.
    9. Finasterida (Proscar/Propecia/Fincar): É um medicamento utilizado para o tratamento da calvície e hiperplasia prostática benigna. É um inibidor tipo 2 da 5-alfa-redutase. A enzima 5-alfa-redutase é responsável em converter testosterona em dihidrotestosterona (DHT) a qual pode trazer problemas como a calvície. Existem relatos de ganhos reduzidos após o uso de finasterida durante um ciclo e problemas relacionados com a função reprodutiva. Apesar de ainda ser comercializado, a finasterida é uma droga perigosa que, de acordo com alguns usuários, possui efeitos colaterais bem persistentes. Algumas reações que esse medicamento pode acarretar: diminuição ou completa perda de libido, disfunção erétil, perda de sensibilidade genital, baixa qualidade do sêmen, curvatura do pênis (doença de Peyronie), ginecomastia, atrofia muscular, problemas de memória, depressão, insônia, dentre outros. Não é difícil encontrar páginas na internet que mostram relatos de ex-usuários que tiveram graves problemas durante o uso desse medicamento (alguns irreversíveis). Então, antes de usar esse medicamento, tenha o devido acompanhamento médico e veja se é realmente necessário seu uso.
    10. Silimarina: É extraída do vegetal Carduus marianus e usada como hepatoprotetor antes e após um ciclo com esteróides anabolizantes. Seu uso durante o ciclo não é recomendado já que não irá proteger o fígado convenientemente contra os efeitos das drogas hepatotóxicas. Existem relatos que a silimarina, quando usada durante o ciclo, pode mascarar o resultado das principais enzimas hepáticas (TGO e TGP) no exame de sangue. Isso ocorre, pois a silimarina cria uma espécie de “barreira” em volta dos hepatócitos, impedindo que eles liberem na corrente sanguínea suas enzimas, TGO e TGP, mas isso não indica que seu fígado está saudável. Por esse motivo, alguns médicos evitam dar exclusiva atenção aos exames nos casos em que o paciente apresenta diversos sintomas relacionados com problemas hepáticos e está aparentemente saudável de acordo com o exame de sangue. Durante o ciclo, é recomendado que usuários de tais drogas tomem bastante água e controlem o consumo de alimentos gordurosos. A silimarina, após o ciclo, pode ser utilizada para ajudar na recuperação do fígado. Ela apresenta grande capacidade regeneradora dos hepatócitos e alguns estudos comprovaram seu poder na redução dos níveis de bilirrubinas, redução da esteatose hepática e dos níveis de transaminases. Além disso, ela também possui ação detoxificante.
    11. N-acetilcisteína (NAC): É usado como agente mucolítico e no controle da overdose de paracetamol/acetaminofeno. É considerado um medicamento poderoso para prevenir diversos tipos de danos ao fígado causados tanto por abuso de álcool e esteróides anabolizantes. NAC é um precursor para a glutationa, um dos melhores antioxidantes disponíveis no organismo e é muito estável. Alguns estudos indicaram que o NAC é mais eficiente na proteção do fígado em relação à silimarina. Apesar disso, ambos são muito utilizados para ajudar na recuperação do fígado após um ciclo com esteróides anabolizantes. O interessante que o NAC também é utilizado como agente quelante de metais pesados, ou seja, ele se liga a metais pesados tóxicos, como mercúrio e chumbo, e os remove do organismo.
    12. Ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA): É um ácido biliar hidrofílico o qual é a forma conjugada taurina (ácido 2-aminoetanossulfônico) do ácido ursodesoxicólico (UDCA). Seu benefício mais conhecido é a capacidade de auxiliar na produção e fluxo da bílis no fígado. Isso também pode ajudar no metabolismo do colesterol saudável. TUDCA é considerado um dos melhores para prevenção de colestase (redução do fluxo biliar) e tratamento da toxicidade no fígado causada pelo uso de esteróides anabolizantes, de forma mais específica, derivados 17-alfa-alquilados. Ela também é usada no tratamento de cálculos biliares (pedra no rim), ajuda na quebra da gordura, pode haver efeitos positivos em doenças como Huntington, Parkinson e cirrose.
    13. Liv-52: É um produto natural a base das plantas Achillea millefolium, Capparis spinosa, Cassia occidentalis, Cichorium intybus, Ferrum bhasma, Solanum nigrum, Tamarix gallica e Terminalia arjuna. As principais indicações terapêuticas são para melhorar o apetite, ajudar na digestão, melhorar o metabolismo e regenerar o fígado. Diversos estudos já mostraram que ele tem a capacidade de reduzir os efeitos nocivos ao fígado após o uso de esteróides anabolizantes e álcool. Alguns estudos também mostram que o Liv-52 tem efeito regulador na ação do colesterol e promove a regeneração hepatocelular. Ele ajuda na desintoxicação do fígado.
    14. Tribulus terrestris: É uma erva daninha que há muito tempo é utilizada para melhorar a libido, o apetite e o desempenho sexual. Várias pessoas usam o tribulus terrestris achando que vai estimular o aumento nos níveis de testosterona, aumentar a queima de gordura, aumentar a força, massa muscular e a resistência física Vale lembrar, que esse suplemento pode ser utilizado pela maioria das pessoas, entretanto, não é recomendado seu uso por adolescentes e pessoas hipertensas. Apesar disso, os efeitos do Tribulus terrestris ainda são contraditórios, já que existem diversos estudos mostrando pouco ou nenhum efeito sobre a produção de testosterona. Ainda assim, é um produto muito utilizado por usuários de esteróides anabolizantes.
    Protocolos
    Antes de comentar a respeito dos principais protocolos de TPC, é importante lembrar que este artigo é meramente informativo. Não incentivamos, não indicamos e não fazemos apologia ao uso de qualquer substância. Todos os atos executados por leitores são de exclusiva responsabilidade dos mesmos.
    · TPC – SERMS
    É provavelmente o protocolo mais conhecido, utilizado e criticado por usuários de esteróides anabolizantes. Consiste no uso de moduladores seletivos do receptor de estrógeno os quais mais utilizados são clomifeno e tamoxifeno. Como foi comentado anteriormente, o melhor tempo para começar a TPC depende de diversos fatores: tipo de droga, dose utilizada, experiência do usuário, dentre outros. Alguns acreditam que a TPC deve ser iniciada assim que acaba a meia-vida da droga utilizada, mas, na verdade, seu início deve ser próximo ao fim da concentração da droga no corpo. Esse tempo é regulado (em média) de acordo com o tipo de droga usada durante o ciclo. A divisão da terapia é:

    Existe ainda a possibilidade de adicionar vitamina E durante a TPC.
    Em média, esperar um período entre 2 e 3 semanas para drogas injetáveis de meia-vida longa (durateston, enantato de testosterona, cipionato de testosterona, deca-durabolin, cipionato e undecilinato de boldenona). Para drogas injetáveis de meia-vida curta aproximadamente entre 3 e 7 dias (propionato, fenilpropionato, acetato). Em caso de drogas orais a TPC pode ser iniciada no dia seguinte (oxandrolona, dianabol, hemogenin, stanozolol, turinabol). É importante repetir que isso é apenas uma aproximação e cada caso é uma situação diferente a se analisar. A concentração da droga utilizada no ciclo também é importante para ajustar melhor o período de início da TPC.
    As principais críticas a respeito da TPC SERMS são: não há provas relevantes que haja sinergia entre clomid e tamoxifeno; é necessário aproximadamente 150 mg de clomid para produzir a mesma eficiência que 20 mg de tamoxifeno com objetivo de apresentar certo aumento hormonal; clomid exibe uma fraca atividade estrogênia na glândula pituitária; tamoxifeno é “mais poderoso” que o clomid e alguns artigos defendem que não há necessidade de se usar tamoxifeno junto com clomid numa TPC já que tem funções bem parecidas.
    · TPC – Doctari
    Esse é o protocolo criado por um médico sul-africano que diz ter utilizado essa terapia com sucesso em muitos pacientes. Não é o protocolo mais indicado para iniciantes que usaram doses baixas durante o ciclo. De acordo com esse protocolo, é necessário iniciar a TPC após três vezes uma meia-vida. A tabela abaixo mostra o período de espera recomendado pelo Doctari:

    OBS: A meia-vida da tabela acima pode estar desatualizada em relação às tabelas mais recentes. No final do artigo, mostraremos tabelas com valores mais atualizados.
    Agora, já sabemos quando iniciar a TPC, então, basta aprender como o protocolo Doctari será dividido.
    Caso 1:
    Este caso é adequado para ciclos de iniciantes contendo apenas um ou dois compostos usados por períodos curtos e baixas dosagens. Um exemplo de um ciclo desse tipo é:
    Semana 1-4: Dianabol, 30 mg por dia.
    Semana 1-8: Cipionato de testosterona, 250 – 350 mg por semana.
    A TPC começará 36 dias após a última injeção de cipionato de testosterona. Ela é dividida:
    Dia 1-7: Clomid, 50 mg duas vezes ao dia durante 7 dias.
    Dia 8-37: Tamoxifeno, 20mg por dia durante 30 dias.
    Caso 2:
    Este caso é para ciclos um pouco mais pesados em relação ao caso 1. Exemplo:
    Semana 1-3: Hemogenin, 100mg por dia.
    Semana 1-10: Sustanon, 500mg por semana.
    Semana 6-12: Oxandrolona, 60mg por dia.
    A TPC irá iniciar 54 dias depois da última injeção de Sustanon e sua divisão será:
    Dia 1-7: Clomid, 50 mg duas vezes ao dia durante 7 dias.
    Dia 8-37: Tamoxifeno, 20 mg por dia durante 30 dias e hCG 500ui dia sim, dia não (hCG deve ser usado nos dias 8,10,12,14,...,26, após o dia 26 suspende o uso do hCG)
    Caso 3:
    Este caso é para ciclos, em geral, altamente supressivos, como nandrolona e trembolona. A TPC é dividida da seguinte maneira:
    Dia 1-7: Clomid, 50 mg duas vezes ao dia durante 7 dias.
    Dia 8-37: Tamoxifeno, 20 mg por dia durante 30 dias; exemestano (Aromasin) 20mg por dia durante 30 dias e Ovidrel (é usado invés do hCG para estimular o FSH, LH e TSH simultaneamente) é usado do dia 8 até 30 (duas vezes ao dia) com a concentração de 10 mcg (que equivale a 0,01 mg) usado dia sim, dia não. Após o dia 30, o dia 32 é a última dose de Ovidrel, mas, agora, devemos usá-lo apenas uma vez no dia na concentração de 10mcg.
    O protocolo deixa claro que não se pode trocar as drogas solicitadas. Sendo assim, não podemos usar outro inibidor de aromatase já que o protocolo deixou fixo o exemestano (Aromasin), da mesma forma, se o protocolo solicitar Ovidrel não podemos substituí-lo por hCG.
    O artigo sobre o protocolo Doctari pode ser encontrado no site:
    http://www.anabolicsteroids.co.za/articles/information/9-post-cycle-therapy
    · TPC – Anthony Roberts
    De forma simplificada, este protocolo é indicado para iniciantes/intermediários com drogas injetáveis. Diferentemente das duas anteriores, neste caso é recomendado o início da TPC um dia após o uso do esteróide anabolizante em questão. Dessa forma, geralmente, este protocolo de TPC é mais extenso que os demais. Note que a TPC SERMS tem 28 dias, a TPC Doctari tem 37 dias e neste caso irão ser 42 dias (6 semanas). A divisão do ciclo é:

    As principais críticas a esta TPC são: 3500 ui de hCG por semana é considerado um valor alto, após as 6 semanas de uso de tamoxifeno pode ocorrer efeito rebote, o uso de tamoxifeno e aromasin juntos e a credibilidade do Anthony Roberts é bem questionável.
    · TPC – Dudu Haluch
    Em seu site, existe uma sugestão de protocolo que é dividido em duas categorias:
    TPC para ciclos com ésteres curtos:
    1-3 HCG 1000UI 2x na semana
    1-6 tamoxifeno 40mg dia
    1-6 vitamina E 1000UI dia
    TPC para ciclos com ésteres meia-vida longa:
    1-4 HCG 1000UI 2-3x na semana
    1-4 aromasin 25mg dia ou anastrozol 1mg dia
    1-8 tamoxifeno 40mg dia
    1-8 vitamina E 1000UI dia
    · TPC – Swifto
    Essas são as recomendações de TPC por um usuário experiente do fórum forums.steroid.com:
    Caso 1:
    Pró-Hormonais:
    1 – 4 semanas - Tamoxifeno 20mg/dia
    ou
    1 – 4 semanas Clomid 25mg/dia (50mg/dia na semana 1)
    Caso 2:
    Enantato de testosterona/Propionato de testosterona (ciclo que dura 6-14 semanas)
    1 – 6 semanas Tamoxifeno 20mg/dia
    1 – 6 semanas Tore 60mg/dia (120mg/dia primeiros 14 dias) ou Clomid 25mg/dia (50-100mg/dia primeiros 7-14 dias)
    *HCG 250ui 2 ou 3 vezes por semana (durante o ciclo)
    *Aromasin 10mg/dia sim, dia não (durante o ciclo)
    Caso 3:
    TPC agressiva (ciclos que em média duram entre 16 e 52+ semanas)
    1 – 8 semanas Tamoxifeno 20mg/dia (40mg/dia primeiros 7 dias)
    1 – 8 semanas Tore 60mg/dia (120mg/dia primeiros 14 dias, 100mg/dia próximos 7 dias)
    *HCG 250ui 2 ou 3 vezes por semana (durante o ciclo, a cada 8-10 semanas dá uma pausa por 2-3 semanas)
    *HCG deve ser aumentado para 500 ui, 14-21 dias antes da TPC.
    *Aromasin 10mg/dia sim,dia não (durante o ciclo)
    · TPC – PoWeR (Dr. Michael Scally)
    Esse protocolo foi desenvolvido pelos médicos do Program for Wellness Restoration (PoWer), que dentre seus pesquisadores estava o renomado médico Michael Scally. Este protocolo foi publicado como parte de um estudo clínico recente, que envolveu 19 homens saudáveis que usavam doses suprafisiológicas (altamente supressiva) de cipionato de testosterona e decanoato de nandrolona por 12 semanas. Seus estudos indicaram que a recuperação do eixo HPT foi bem-sucedido com o uso combinado de hCG, tamoxifeno e clomid, e é provavelmente o único programa documentado de terapia pós-ciclo a ser encontrado na literatura médica.
    Este programa de TPC começa com uma dose substancial de hCG (2000 ui dia sim, dia não durante 20 dias). Anti-estrógenos também são usados durante este período. Isso é potencialmente importante, pois o hCG pode favorecer a aromatização.
    Assim, o uso de tamoxifeno e clomid pode minimizar os efeitos colaterais estrogênicos e reduzir a inibição do feedback negativo. As doses dos anti-estrogênicos são citrato de tamoxifeno (20 mg duas vezes ao dia) e citrato de clomifeno (50 mg duas vezes ao dia). Enquanto nas primeiras semanas, os anti-estrogênicos podem não ser muito eficazes, eles devem ser mais importantes do meio para o final do programa.
    A divisão da terapia é feita da seguinte maneira:

    Dia 1 – 20: hCG 2000 ui/dia sim, dia não (ou seja, 10 aplicações no total do período).
    Dia 1 – 30: Clomid 50 mg/dia duas vezes ao dia.
    Dia 1 – 45: Tamoxifeno 20 mg/dia duas vezes ao dia.
    O momento para começar a TPC também é muito importante, o período de 20 dias em que o hCG é usado é o mais crítico. Em particular, queremos ter certeza de que hCG está sendo aplicado no período em que a concentração dos esteróides exógenos estão caindo abaixo do limiar de estimulação androgênica fisiológica. No caso da testosterona (a droga mais fácil de entender e explicar), isso será aproximadamente após os níveis sanguíneos desse hormônio sejam inferiores ao nível normal (350 ng/dL). Deve haver uma pequena sobreposição com o período do ciclo, de modo que o hCG tenha um pequeno período para trabalhar antes que os níveis dos esteróides anabolizantes sejam mínimos.
    O momento exato para que programa de TPC seja iniciado, depende da meia-vida da droga utilizada. Usando testosterona cipionato/enantato ,como exemplo, sabemos que cada injeção tem uma meia-vida de aproximadamente 8 dias. Uma dose de 200 mg/semana, devem produzir níveis no sangue de cerca de 2000-2400 ng/dL após várias semanas de uso. Levaria cerca de 3 meias-vidas (24 dias) para os níveis de testosterona cair para cerca de 250-300 ng/dL. Assim, o programa seria iniciado alguns dias antes de uma semana após a última injeção da testosterona.
    O programa deve ser adiado com doses mais elevadas. Por exemplo, 500mg/semana de CT/ET deve demorar cerca de 4 meias-vidas (32 dias) para testosterona cair abaixo da faixa normal. Neste caso, a TPC seria iniciada cerca de duas semanas após a última injeção de testosterona. Em ciclos apenas com drogas orais, a TPC é iniciada 7-10 dias antes dos últimos comprimidos do esteróide usado. Para mais informações veja a tabela abaixo:

    Tabelas
    1) Tabela de meia-vida:

    Fonte: http://www.duduhaluch.com.br/meia-vida-das-drogas-a-verdade/
    2) Tabela de meia-vida:

    Fonte (Editado): http://www.muscletalk.co.uk/articles/article-steroid-half-life.aspx
    3) Início da TPC (média):
    Anadrol/ Hemogenin: 24 horas após a última administração
    Deca: 21 dias após a última injeção
    Dianabol: 24 horas após a última administração
    Equipoise: 21 dias após a última injeção
    Fina: 3 dias após a última injeção
    Primobolan (depot): 14 dias após a última injeção
    Durateston: 18 dias após a última injeção
    Cipionato de testosterona: 18 dias após a última injeção
    Enantato de Testosterona: 14 dias após a última injeção
    Propionato de testosterona: 3 dias após a última injeção
    Testosterona Suspensão: 24 horas após a última administração
    Winstrol: 24 horas após a última administração
    Fonte: http://forums.steroid.com/pct-post-cycle-therapy/94822-pct-start-times.html
    4) Período de detecção:

    Fonte: http://www.steroid.com/steroid_detection_times.php
    Referências
    Anabolic Steroids: A Question of Muscle - Michael Scally
    Anabolics 10th - William Llewellyn's
    http://bodybuilding.elitefitness.com/proviron
    http://drauziovarella.com.br/homem-2/deficiencia-de-testosterona/
    http://drauziovarella.com.br/homem-2/doenca-de-peyronie/
    http://en.wikipedia.org/wiki/Prolactin
    http://en.wikipedia.org/wiki/Tauroursodeoxycholic_acid
    http://fisiculturismo.com.br/forum/topic/96497-tpc-terapia-pós-ciclo-como-funciona-e-importância/
    http://fisiculturismo.com.br/forum/topic/98772-ginecomastia-por-prolactina/
    http://forums.blackstonelabs.co/showthread.php?879-How-to-implement-AI-s-amp-Serms-into-your-PCT-effectively
    http://forums.steroid.com/hormone-replacement-therapy-low-testosterone-treatment-anti-aging/507889-nac-aka-n-acetyl-cysteine.html
    http://forums.steroidal.com/educational-forum/54-liver-aas-induced-hepatotoxicity-liver-protectants.html
    http://linhasexologia.blogs.sapo.pt/22105.html
    http://prohormone.webs.com/postcycletherapy.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Síndrome_pós_Finasterida
    http://riscosdofinasterida.blogspot.com.br/2013/09/pagina-home-atualizada-09092013-termos.html#more
    http://thinksteroids.com/forum/mens-health-forum/does-tribulus-actually-increase-134288240.html
    http://thinksteroids.com/forum/steroid-forum/how-serms-aromatize-inhibitors-134335334.html
    http://thinksteroids.com/steroid-profiles/dostinex/
    http://thinksteroids.com/steroid-profiles/teslac/
    http://tnation.t-nation.com/free_online_forum/diet_performance_nutrition_supplements/is_tribulus_dangerous
    http://tnation.t-nation.com/free_online_forum/sports_training_performance_bodybuilding_trt/hcg_aromitization_and_leydig_cell_desensitization
    http://www.anabolicsteroidsguide.com/steroid-profiles/nolvadex.html
    http://www.culturismo-online.es/products/liv-52/
    http://www.doutolokura.org/tpc/terapia-pos-ciclo/
    http://www.duduhaluch.com.br/proviron-perfil-dudu/
    http://www.duduhaluch.com.br/recuperacao-do-eixo-hpt-e-da-fertilidade-apos-uso-prolongado-de-esteroides-e-tpc-com-hcg-dudu/
    http://www.duduhaluch.com.br/terapia-pos-ciclo-protocolos/
    http://www.eronilupatini.com/?p=382
    http://www.forumanabolizantes.com/t16582-tudca-o-melhor-protetor-hepatico-atual
    http://www.forumanabolizantes.com/t43-protecao-do-figado-durante-os-ciclos
    http://www.gbnstore.com/articles-liver-protection-while-on-steroid-cycle-2787.html
    http://www.hipertrofia.org/blog/2007/06/17/clomid-evitando-efeitos-colaterais-e-perdas-durante-ciclos-com-anabolizantes/
    http://www.hipertrofia.org/forum/topic/7627-tudo-que-voce-quer-saber-sobre-o-tribulus/
    http://www.mdsaude.com/2009/12/ast-alt-tgo-tgp.html
    http://www.medicinanet.com.br/bula/2071/dostinex.htm
    http://www.mundoanabolico.net/arquivo-20/inibi%E7%E3o-e-recupera%E7%E3o-da-produ%E7%E3o-natural-da-testosterona-7845/
    http://www.mundoanabolico.net/arquivo-20/queda-de-cabelo-343/
    http://www.musculacaoecia.com.br/clomid-induxcitrato-de-clomifeno/
    http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0063615
    http://www.steroid.com/milkthistle.php
    http://www.steroid.com/post-cycle-therapy.php
    http://www.steroid.com/Proviron.php#
    http://www.steroid.com/Teslac.php
    http://www.uk-muscle.co.uk/steroid-testosterone-information/102444-famous-power-pct-program-dr-michael-scally.html
    http://www.uk-muscle.co.uk/steroid-testosterone-information/102444-famous-power-pct-program-dr-michael-scally.html
    https://www.facebook.com/note.php?note_id=446532975445529
    Para quem preferir, disponibilizei o artigo em PDF:
    Terapia Pós Ciclo.pdf
  6. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos recebeu reputação de Ron Swanson em Shapes De Famosos   
    Vcs esquecem que o thor e alto, pro braco dele parecer grande na altura dele e porque emaior ainda rz. Tem muito cara sem nocao

  7. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a Man Of Steel em tópico do desafio   
    Dia 19

    Opa! Parece que o nível das discussões progrediu bem nos últimos posts. Ainda assim, como bom agnóstico, não vou me meter a falar em religião tão cedo. Apenas percebo que existem pessoas que se alienam com religião, e há religiões que alienam as pessoas. Mas acredito que nada possa conter a força de vontade individual e que cada um tem o poder de seguir seu próprio caminho, com ou sem crenças. Dito isso, relato do fds:

    Nos meus tempos de PUA, assisti muitos vídeos do BadBoy. Lembro claramente que ele recomendava uma dieta rica em carne vermelha, para liberarmos nosso "instinto animal". Sinceramente, como bom puteto, nunca senti tanta diferença. Apenas agora, em NoFap, entendo o que ele queria dizer. Segunda passada, após um churrascão de domingo, passei o dia batendo cabeça pensando em putaria. Ontem à noite, após um almoço com carne vermelha, a mesma coisa. Posso dizer que estou na flatline (ou perto), pois Valentino já não responde a estímulos visuais com tanta voracidade como na primeira semana. Mas a mente se poluindo com cenas de sexo... isso vem me aborrecendo.

    Cada vez mais, observo como nossa sociedade é excessivamente sexualizada. Rádio, TV, Internet, piadas, tudo envolve sexo. Acho que, no fim, as pessoas da vida real que percebem que o sexo não é assim tão banal, tão "fácil", são as que mais tendem a se revoltar e se entristecer. Me encaixo nesse grupo. A energia sexual é algo muito forte e primordial para os seres humanos. Mas o sexo, ao contrário do que é propagado, está longe de ser uma necessidade tão essencial quanto comer, urinar, defecar. Imaginem nossos ancestrais... se um homem das cavernas fosse tirar um descanso pra fappar no meio da floresta, quanto tempo duraria até ele ser devorado por algum predador. Não, esse luxo ele não podia ter, precisava estar 100% sempre, para enfrentar os desafios da vida. E é justamente isso que aqueles que estão lá em cima não querem: pessoas 100%. Eles vêm com essa historinha de que masturbação é normal, faz bem, pois querem um mundo formado por pessoas sem ímpeto, à deriva, sem propósitos definidos, pois são muito mais fáceis de serem controladas e manipuladas. Imaginem um mundo de pessoas com total controle sobre suas energias vitais, sempre aptas a decisões maduras, ambiciosas (no bom sentido do termo). Não, eles não querem isso.... Bom, é melhor não me alongar muito, ou então vou ficar ainda mais incompreensível.... rs

    Hoje mais cedo, cheguei à conclusão de que deveria achar alguma forma de usar toda minha energia retida; ou melhor, doar o excesso. Doar, mas não no sentido sexual... posso ajudar uma velhinha a atravessar a rua, ensinar uma criança a andar de bicicleta. Enfim, acordei com esse ímpeto de sair de casa e fazer algo de útil. Liguei para meu pai e combinamos uma caminhada no parque. Foi bom demais... Meus coroas se separaram há poucos meses, e meu pai está morando sozinho num pico meio deprê. Sempre sinto a impressão de que ele está, de alguma forma, abalado, precisando de ajuda. Hoje, como há muito tempo não acontecia, conversamos bastante, rimos, trocamos experiências e tomamos uma refrescante água de coco. No fim, não tínhamos mais assunto, mas eu não queria me despedir dele, e ele idem. Foi uma ótima manhã de domingo.

    FrangoEctomorfo - apareça mais por aqui; o tópico precisa de ideias construtivas como as suas.

    GaabrielM - crítica: não me leve a mal, meu broder..... mas tire menos onda, relate! Ao invés de ficar nessa de "sou rei", seria mais interessante se vc dissesse algo sobre suas experiências. Afinal, em 38 dias, sua vida não deve ser nenhum marasmo.

    A galera deveria se ligar que o desafio é muito mais interno (vc consigo mesmo) do que contra os outros. Ver ou fazer os outros caírem não altera em nada a sua luta pessoal. Ultrapassar seus limites, estimular o autocontrole, isso sim é válido!

    Reflexões do dia: evitar carne vermelha; "doar" o excesso de energia.

    Forte abraço
  8. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação em Diário Gourmet Do Aless   
    Bem, vou tentar explicar as diferenças do Squat pelos meus conhecimentos até o dia de hoje, espero ao menos dar um Norte a vocês e que possam se situar melhor no que andam fazendo e o que querem.

    1 - A menor distância entre 2 pontos é uma linha reta, então a barra só vai subir e descer, PONTO. Dependendo de como seu corpo está posicionado, que vai determinar qual espécie de Squat que você está trabalhando, ok?



    2 - Todo mundo fazia agachamento joelho e quadril dominantes até conhecerem WSB e o box squat, neh? O que aconteceu? Começaram a fazer quadril dominante e dai surgiram 2 espécies de agachamentos. POWER SQUAT e AGACHAMENTO HÍBRIDO.

    Antes de mais nada, qdo você inicia o movimento com o quadril, você se lembra do vaso do banheiro, na qual você SENTA, qdo você senta, passa a ser um movimento quadril dominante e SUAS CANELAS estão na vertical com os pés engessados em baldes de concreto. Você se lembra que a barra vai seguir a linha de seus pés? Uma linha reta? Pois é, qdo seu QUADRIL se afasta da barra porque suas canelas estão na vertical, seu tórax tem que compensar esse afastamento se declinclinando mais. E nasceu assim o AGACHAMENTO HÍBRIDO, tornando o movimento metade agachamento e metade good morning.



    No caso do Aless e provavelmente de qse todo o fórum que faz agachamento "sentando", está IGUALZINHO ao da Naomi Kutin. Não se preocupem, eu tbm já agachei assim e demorei para encontrar o problema. Reparem na verticalidade de suas canelas e como seu tórax tem que se declinar para compensar a distância que seu quadril ficou da barra. A barra obrigatoriamente vai seguir a linha reta sobre seus pés.




    QDo ocorre o hip drive da figura acima, é um sinla de que seu core [abs+lombar+oblíquos] são fracos e quem faz o trabalho primeiro de subir é o quadril, deixando para o tórax fazer um good morning. Uma fraqueza muito comum no terra também, qdo o quadril sobe primeiro que o tronco.

    http://www.youtube.com/watch?v=U-IVOjLXsNc



    Notem que o Candito joga os joelhos um pouco para frente, e esse pouco, por menor que seja, já não deixa o tórax tão horizontal [declinado], ALÉM de abrir mais os pés. Vejam que seu posicionamento é mais aberto que o da Naomi, E ISSO faz seu quadril ficar mais perto da linha da barra e deixa seu tórax mais inclinado.



    http://www.youtube.com/watch?v=JfuhMRGRa4M


    O Ben Rice


    as canelas do Ben Rice são mais verticais que a do Candito e sua posição é um pouco mais estreita, ISSO faz com que seu quadril fique mais para atrás, forçando seu tórax a compensar essa distância, deixando-o qse em um good morning, mas não chega a ser tão agudo como o da Naomi.



    http://www.youtube.com/watch?v=Z9bJUj-6bX8

    E o POWER SQUAT?

    O Power Squat é uma variação WSB, você senta usando o quadril para usar os grupos posteriores que são mais fortes que os anteriores, para fazer um agachamento cada vez mais pesado, finalidade totalmente interessante para powerlifters. Por isso que se usa a posição dos pés LARGA E ULTRA LARGA. Qto mais você abrir seus pés, menor será a distância que a barra deverá percorrer, e menor será a distância que SEU QUADRIL ficará para trás longe da linha da barra. Eis o verdadeiro motivo para todos estarem fazendo agachamentos/Good Mornings. Vejam Stan Efferding, numa posição larga, canelas na vertical e como seu tronco não irá cair para frente como um good morning.



    http://www.youtube.com/watch?v=DHrEOYyL7AE

    E o Agachamento joelho/quadril, onde você NÃO senta, mas agacha?


    O Matt Ogus é um agachamento olímpico a 90 graus, ele agacha com joelhos e quadril ao mesmo tempo. Observem como seus joelhos ultrapassam a ponta dos pés, isso faz seu quadril ficar bem próximo da linha da barra, inclinando ainda mais o tórax.



    http://www.youtube.com/watch?v=zZxfMm1HLe8


    Por favor, entendam que ainda há outros fatores, como tamanho do fêmur, proporção tronco vs pernas, flexibilidade, etc. Mas de forma geral, acho que a maioria que ler esse post irá entender no que estão errando e ainda saber que tipo de agachamento estão trabalhando.

    Então você pode jogar seu joelhos mais para frente, deixando suas canelas menos verticais. Abrir mais os pés. Ou deixar de sentar para agachar joelho e quadril até 90 graus. Todas são formas de atenuar seu problema de tronco muito declinado na horizontal [agachamento híbrido].

    Por favor, diga se esse post ajudou você.

    Abraço.
  9. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a danielc em As Maiores Asneiras Que Ja Ouviram/viram   
    kkkk n vi nada de absurdo, nao do conta de treinar pesado só uma hora depois de comer pra caralho nao kkk
  10. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a planeta em tópico do desafio   
    coloquem sugestões.... .... e digam se gostam ou muda... cada um que fizer uma sequencia maior que 30 dias vai colocando medalhas tipo de honra ao mérito, cruz de prata, etc ... uma sequencia maior que 90 tb ganha uma honraria especial ++ sem mentir hein kkkkkkkkkkkkkkkkkk Soldado: http://s24.postimg.o...l/1_Soldado.png 0-4 Sargento: http://s28.postimg.o.../2_Sargento.png 5-6 Subtenente: http://s29.postimg.o..._Subtenente.png 7-8 Tenente: http://s27.postimg.o...7/4_Tenente.png 9-15 Capitão: http://s27.postimg.o...n/5_Capit_o.png 16-30 Major: http://s29.postimg.o...osn/6_Major.png 31-50 Coronel: http://s18.postimg.o...9/7_Coronel.png 51-90 General de Batalhão: http://s27.postimg.o...de_Batalh_o.png 91-130 Alto General: http://s12.postimg.o...lto_General.png 131-180 Marechal: http://s29.postimg.o...10_Marechal.png 181+
  11. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a Pa Prut em Como Ser Alpha?   
    As vezes eu agradeço muito por ter um companheiro foda na minha vida, com quem eu divido minhas alegrias, tristezas e intimidades e que me conhece do jeito que eu realmente sou.

    Eu não sei como é viver uma vida de putaria... Deve ser legal (afinal, são níveis de tesão diferentes), mas ao mesmo tempo triste. Se bem que eu não sou a melhor pessoa para opinar sobre isso e talvez só diga isso porque sou acostumada a namorar. Enfim, acho que se eu ficasse solteira, provavelmente aproveitaria a fase por um tempo, mas logo enjoaria e procuraria algo sério.

    Fico meio com pena de pessoas frustradas que não acreditam no amor e que só vivem relações curtas baseadas em interesse. O amor existe e é uma coisa maravilhosa e incapaz de ser substituída por outras relações, por mais fortes que sejam, afinal, são coisas diferentes: amizade é uma coisa, amor de casal é outra, amor de filho é outra, etc.

    E minha última mensagem depois desta melação amorosa: que ruim, só tem vadia no mundo, se fodam ae haduahda. Quem sabe no dia em que vocês pararem de exaltar a putaria e a promiscuidade existam menos "vadias" no mundo. Agora podem voltar pra página do só gatas repleta de mulheres vadias fazendo poses de vadias e vestidas (ou n) como vadias. Também voltem a trovar as "novinhas" que não tem nem 15 anos ainda mas já "aguentam", como vocês mesmo dizem.
  12. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a planeta em tópico do desafio   
    vc é homem? quero ver se tem bolas grandes

    dias - tamanho das bolas
    1 - amendoins
    2 - bolas de gude
    3-6 - bolas de tenis de mesa
    7-8 - bolas de tênis
    9-12 - bolas de baseball
    13-18 - bolas de futsal
    19-24 - bola de volley
    25-30 - bola de futebol
    31-45 - bola de basquete
    46 - 89 - bola boliche
    90+ - bolas do Arnold


    kkkkkkkkkkkk

    se não der curtir vou deletar minha conta heuaheuauehae
  13. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a Jackson Dexter em tópico do desafio   
    Podiam passar os likes que deram pro pequeno gafanhoto pra mim né, já que eu que estou atualizando LOL (prevejo muitas descurtidas em meus post's da pequena criança)

    NoFap December:

    planeta FELLIPE ASSIS Kaio Amaral Day 02 enebt Davihpx123 hjr_10 Gabriel De Souza Menezes gustthavo_ Rodrigo_Oliveira Johhanss Psycox HeatRanker Gabriel.O More waltergorila nightly squat Day 03 PSO Day 01 Joao Souza Day 03 Deckin Shapudo (DESISTÊNCIA) (Não Foi DESISTÊNCIA, o Puteto Fapou 3x em 30min Day 03) Heittor Hemétrio Castilhos heitor5452 Day 02 Amin luanferri Pedro zica renato897 Day 03 Matt N. Man of Steel Gabriel138 AlexBe radec2033 Matheus_ Boorges mydra EctomorfoRicardo Likewrong Day 02 ColdCube andersonpm
  14. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a FrangoEctomorfo em Como Ser Alpha?   
    cuidar dos meus filhos, lavar minha louça, lavar minha roupa, limpar a minha casa, coçar as minhas costas, ir comprar pão, esquentar a janta, fazer bolos, preparar shake de proteína, acender meu cigarro, esquentar minha cama, ad infinitum.
  15. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a gaspar em Maior Razão Para Ganhos Inúteis?   
    Esteroides também melhoram seu balanço nitrogenado e sua capacidade de reter glicogênio intramuscular, então falando vulgarmente é como se você conseguisse manter parte do pump do treino.

    Por isso os treinos de pump dão mais certo para hormonizados e eles não murcham com a frequência menor.

    Treino de BB não se baseia em criar músculos, mas em criar volume, seja isso água, glicogênio, pump, inflamação ou qualquer coisa que de volume.

    Atletas de performance precisam de músculos de verdade que movam cargas, que tenham ação explosiva e velocidade de reação, além da adaptação neural, e isso é bem melhor treinado com alta frequência. Uma alta frequência bem controlada é melhor para gerar adaptações musculares e neurais, além de condicionamento. Você fica mais inteiro após o treino, não tem DOMS.

    Um natural não tem esses benefícios das drogas, então precisa se apoiar em músculos de verdade e não em pump, por isso o treino e mais próximo de um atleta e não de um BB.
  16. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a gaspar em Maior Razão Para Ganhos Inúteis?   
    Tem frango que nem sabe a sua necessidade calórica diária e está ciclando, as vezes já está no segundo ou terceiro ciclo e não nunca nem fez esse calculo. Não conta os macros da dieta, não sabe quantas gramas de proteína está comendo. É o cumulo da ignorância.

    Cara não tem nem 40 de braço e está fazendo 5 exercícios de bíceps, coisa que tem BB Pro que não faz.


    E se a carapuça servir em alguém, ótimo! Quem sabe toma vergonha na cara.
  17. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos recebeu reputação de Psycox em tópico do desafio   
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, falou a zyzzete, ahhahahahaah
  18. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos recebeu reputação de nightly squat em tópico do desafio   
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, falou a zyzzete, ahhahahahaah
  19. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a nightly squat em tópico do desafio   
    relato no fap 8 dia

    bom vamos resumir a historia

    Bom, de manha cedo veiu a novinha linda e maravilhosa e fofinha, eu todo me achando ne , quanto tempo nao pegava algo de qualidade, hauahauhauha deixei tudo preparado tudo que ela gostava comprei ai blz que comece o besteirol kkkkk

    bom vou resmumir kkkkkkkkk se nao vai parecer conto erotico kkk

    vamos la de manha ela chegou hahahaha tinha dado a chave pra ela veiu me acordando me beijando e tals subiu em cima de mim ,tirando a roupa e tirando a minha , e ficou quase 20 minutos segurando no meu boneco e passando a lingua no cabeçote kkkk aquilo ja estava me enchendo o saku eu queria socar logo e boa kkkk beleza ela sentou em cima do menino devagar e começou o sobe e desce bem devagar , meu deus no começo tava bom, mas so ficava naquilo ai eu levantei joguei ela na cama e falei agora sim, ai comecei , ela para amor devagar kkkkkkk pohaa meu eu morrendo de vontade de dar aquela sapeca e a mulher cheia de nao me tok, beleza fui la metendo = lesma do jeito que ela queria kkkkk de repente ela começou a gritar = uma louca na boa liguei o som alto kkkk fiquei com medo dos vizinhos me xingarem, kkkkkkkkkkkkkkkk eu = uma lesma metendo ela ahhh amoree goza comigo kkkkkk na boa minha vontade era falar, vai se ferrar gozar como ?? ai beleza senti que ela ficou meio mole, joguei ela com a bunda pra cima e pensei hahahahahahah agora eu que mando nessa pohaa , logico pensando ne , na hora tava so assim ahhhhhh amore , ai meu bem , linda meu coraçao kkkkkk mas meu lado puteto dentro de mim querendo dizer toma cachorra kkkkkkkkk comecei a bombar naquilo . cara eu nao obedeci ela kkkkkkkkkk soquei com vontade ela ate me beliscou dizendo para amor kkkkkkkk eu soltei meu lado putetooooo e comecei toma sua cachorrona deliciaaa kkkkkkkkkkkkk
    ai sim gozei hauahauhauhauah e muito pelos dias no fap kkkkkkkkkkkkkkkk ela disse aée amorzinho é assim é , eu suado com aquela cara de puteto disse ééééé isso ai vem ka , sentei na cadeira e meu amigo ela se soltou meu deus , pai amaddo que sentadas pohaaaaa me senti em um filme porno com a dani daniels kkkk me lembrei de uma cena e soquei sem do hahhhahahha foi otimo kkkkkkkkkk , depois fuui no banheiro com ela segurei uma das pernas dela em pé, e meu amigo sokei sem do kkkkkk sem piedade kkkkkkkkkkk ela me abraçando e me mordendo eu tomaaa sua putia , cachorra, deliciaaa kkkkkkk ai beleza, fui almoçar com ela, na mesa 1 olhando pra cara do outro com aquela cara safada kkkkkkkk ai oque rolaaa uma parada toma banho , a bost@ de uma vizinha minha liga pra mae dela e diz que ela esta aqui em casa kkkkkkkkkkkkkk eu fiquei sabendo disso por que depois a cretina me contou.
    a mae dela rapidinho voltou kkkkkkkkkkkk e veiu aqui em casa quebrou u pallll, me xingou de pilantra kkkk de safado kkkkkkk eu disse calma nao aconteceu nada kkkk ela falava quero nem saber , filha minha nao fica na casa de homem, eu fiquei calado ne tava errado a menina se foi, me chamando de amor kkkkkkkkkkkkk, agora pouco , a mae dela me ligou querendo falar comigo kkkkkkkkkkk eu que nao sou bobo nem nada ja tenho uma tatica vou pedir ela em namoro logico kkkkkkkk largar uma dessa nem ferrando nao é todo dia que consegue uma fodaa dessa fim.
  20. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação em tópico do desafio   
    Quem quiser entrar dá like.
    Fica mais fácil de atualiza-la. (Assim eu não preciso ler 10 páginas procurando quem pediu para entrar no campeonato...)

    NoFap December:

    planeta FELLIPE ASSIS Kaio Amaral Day 02 enebt Davihpx123 hjr_10 Gabriel De Souza Menezes gustthavo_ Rodrigo_Oliveira Johhanss Psycox HeatRanker Gabriel.O More waltergorila nightly squat Day 03 PSO Day 01 Joao Souza Day 03 Deckin Shapudo (DESISTÊNCIA) (Não Foi DESISTÊNCIA, o Puteto Fapou 3x em 30min Day 03) Heittor Hemétrio Castilhos heitor5452 Day 02 Amin luanferri Pedro zica renato897 Day 03 Matt N. Man of Steel Gabriel138 AlexBe radec2033 Matheus_ Boorges mydra EctomorfoRicardo Likewrong Day 02 ColdCube andersonpm
  21. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a gaspar em Atenção Leiam   
    Devido ao aumento do numero de tópicos sem pesquisa e fora do modelo nessa época do ano, estarei fechando todas as ocorrências sem prévio aviso.

    Então aos users peço que não percam tempo respondendo tópicos nessas condições, ao invés disso avisem a pessoa sobre a irregularidade ou simplesmente se abstenham.


    A partir das 00:00 de hoje começa o projeto Verão Tolerância Zero hehe
  22. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a Peter8624 em tópico do desafio   
    14 dias

    Libido sinto que tá aumentando..

    Acho que vou começar a dieta da sopa




  23. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a cclm em Integrando Treinamento Com Peso Corporal E Barras   
    Integrando Treinamento com Peso Corporal e Barras



    por Steven Low


    Essa questão vem sendo perguntada à mim diversas vezes porque há muitas pessoas interessadas em utilizar tanto pesos livres quanto o próprio peso para treinar. E, em geral, eu acho que é a escolha certa pois excluir ferramentas de seu arsenal não soa muito racional. Há hora e lugar para quase todos tipos de exercício, exceto para aqueles os quais podem aumentar o risco de lesão.

    Algumas pessoas focadas em treinamento com barras torcem o nariz para exercícios com peso corporal criticando-os por serem muito fáceis ou com muitas repetições, sem saber a profundidade do que é possível fazer. E também há fanáticos por peso corporal que dizem que pesos livres são inferiores por vários motivos.

    Bem, ambos estão errados pois os dois estilos de treino na verdade se complementam muito bem na maioria das circunstâncias.

    E muitos atletas de alto nível de vários esportes utilizam ambos em seus treinos.

    Eu irei assumir que a maioria de vocês está interessada em integrar principalmente exercícios para parte superior do corpo de ginástica olímpica em sua rotina com pesos. No entanto, eu irei tentar discutir todos aspectos para que não falte nada.
    Se você é um usuário primário de de pesos mas está procurando por uma fonte baseada em ginástica, eu escrevi este artigo sobre o aspecto de programar seu treino: Fundamentals of Bodyweight Strength Training (em breve) e este livro Overcoming Gravity.




    Estruturando o treino




    Diferentes estruturas da rotina dependem em que tipo de nível você está no treino.

    Para iniciantes e intermediários, geralmente algum tipo de divisão full body 3x na semana ou puxar/empurrar funcionam melhor. Para a maior parte, eu não encorajo uma divisão no estilo bodybuilder (peito/triceps, costas/biceps etc), porque não estará utilizando seu tempo de forma sábia para ganhar tanto força quanto hipertrofia. Basicamente, isso subestima o novice effect.

    Então, essa é minha preferência, e a base na qual muitas das recomendações vao girar em torno.

    A típica “prescrição de exercício” que eu uso é constituída de: 2 exercícios de empurrar, 2 de puxar, 1-2 de perna, para manter o corpo balanceado e permitir um aumento de massa e força. Eu geralmente divido os dois exercícios de puxar e empurrar em ambos planos horizontal e vertical.

    Isso ajuda a manter um balanço estrutural. Além do mais, como você estará fazendo exercícios compostos, isso irá “pegar” cada músculo no corpo efetivamente, o que trás bons ganhos para força e hipertrofia geral.

    Então, uma rotina típica específica de pesos deve ficar como:






    Uma rotina puramente focada em peso corporal será semelhante:



    Essas rotinas seriam executadas com exercícios mais difíceis, tipicamente na faixa de 5-8 repetições se sua meta é ganhar força e hipertrofia. Ao progredir com Barras você pode adicionar peso. Ao progredir com peso do corpo, você aumenta as repetições até conseguir avançar para a próxima progressão. Para grande parte isso é como funciona tradicionalmente.

    Mas nós queremos combiná-las...

    A maneira mais fácil é substituir um exercício com Pesos livres ou corporal pelo outro, então se quiséssemos acrescentar handstand pushups à nossa rotina com pesos livres, trocaríamos pelo outro movimento vertical de empurrar, que seria o
    Desenvolvimento ou Paralelas.

    Da mesma forma, se quiséssemos trabalhar no Planche, podemos substituir o supino e adicionar à rotina.

    Essa é uma maneira muito simples de substituir exercícios dependendo do seu tipo.



    Estabelecendo Metas e exercícios suplementares/complementares




    Se suas metas são mais focadas, há uma alternativa para estruturar a rotina.


    Por exemplo, muitas pessoas querem trabalhar no supino e no planche ao mesmo tempo. Isso é bom eles podem suplementar ou complementar um ao outro bem. O supino é ótimo para adicionar força bruta e hipertrofia, enquanto o planche é ótimo para aumentar o controle do corpo e força.

    É verdade que muitas pessoas vão dizer “treine só supino” ou “treine só planche”. De fato, há benefícios em treinar apenas um se sua meta final é adquirir proficiência em um (como especificidade é imprescindível para progredir as metas).

    Porém, e se você quiser ser bom em ambos? Eu conheço vários atletas e entusiastas que querem fazer ambos. Não há nada de errado nisso.

    Então, numa rotina clássica de iniciante, você eliminaria o movimento de empurrar vertical da rotina.


    Enquanto ser específico é bom, você deve ficar atento ao balanço estrutural enquanto está focado dessa forma.

    Um exemplo de um jeito de como isso pode tornar-se problemático é se você está focando todo seu trabalho em puxadas verticais. Puxadas horizontais são únicas no fato de que focam muita da força e hipertrofia ganhas nos retratores das escápulas e deltóide posterior mais do que exercícios de puxada vertical.

    Então, não possuindo um desse tipo de exercício você arrisca desbalancear os ombros ao longo do tempo, pois a maior parte dos exercícios de puxada vertical pegam o peito e dorsais fortemente, que são rotadores internos dos ombros. Maioria dos exercícios de empurrar também. Isso encoraja o corpo a ficar numa postura mais encolhida para frente, o que é ruim para a integridade estrutural do corpo.

    Tipicamente isso pode ser balanceado com puxadas horizontais. Se você quer melhorar tanto seus exercícios de empurrar horizontais que você decidiu esquecer outros tipos de exercícios de empurrar, saiba que você deve tentar balanceá-los com puxadas horizontais suficientes para ajudar a anular esses potenciais desbalanços.

    Em conclusão, seja consciente das taxas de risco/benefício. Se você notar algum desbalanço se desenvolvendo, volte para uma melhor estruturada rotina geral. Isso não precisa continuar para sempre, só até que os desbalanços sejam corrigidos.




    Programando exercícios suplementares




    Muitas rotinas conhecidas como Jim Wendler’s 5/3/1 utilizam exercícios suplementares para ajudar a melhorar os pontos fracos ou promover condicionamento ou melhorar outros atributos.




    Em particular com 5/3/1, você tipicamente trabalha um exercício principal como agachamento, levantamento terra, supino ou desenvolvimento.




    Então você acrescenta trabalho “suplementar” ou “de assistência” para esses levantamentos. Para o levantamento terra, poderia ser focado em seja lá qual for seu ponto fraco. Por exemplo, se você tem glúteos fracos você pode trabalhar em algum tipo de extensão de quadris. Se tem femurais fracos, pode ser Stiff ou Glute-Ham raises ou outro exercício similar. Da mesma forma, para supino pode ser outra forma de empurrar focando nas fraquezas ou mais gerais, como paralelas.




    Os exercícios suplementares podem ser programados especificamente de acordo com suas fraquezas se sua meta é ganhar força e hipertrofia utilizando repetições entre 3-8 para força e 5-12 para hipertrofia, ou eles podem ser programados em função de um condicionamento geral ou em relação a lesões utilizando uma faixa de repetições bem maior.




    Para força com peso corporal, seria similar. Você teria apenas um exercício como seu levantamento principal, e então você pode suplementar com alguns pesos focando em fraquezas ou hipertrofia ou outros atributos que deseja desenvolver.



    De qualquer forma, dependendo de suas metas e fraquezas individuais esse pode ser um método efetivo para progredir se você está mais avançado em seu treino.




    Utilizando pesos para suplementar exercícios de peso corporal


    Essa é de algum modo uma extensão da sessão anterior.

    Você pode na verdade utilizar pesos, na maioria dos casos, para ajudar a suplementar exercícios de peso corporal a trabalhar tanto na parte neural relacionada a execucão (até certo ponto) e também para desenvolver hipertrofia e força. De certa forma, se você está com algumas lesões, alguns exercícios com pesos podem substituir os de peso corporal sem agravar a lesão e deixá-la curar melhor.

    Vamos ver o planche como exemplo. Com o planche, há varios caminhos para utilizar exercícios com peso para suplementar seu desenvolvimento.

    Se você está trabalhando em força bruta de empurrar e hipertrofia em potencial, o smith é na verdade uma ferramenta útil a se usar. Simplesmente use uma pegada supinada e coloque-se de forma que seus quadris estejam embaixo da barra ao invés do seu peito. Isso coloca a barra numa posição parecida com o planche. Agora você pode carregar a barra com pesos e fazer

    Planche Pushups (flexões) modificadas.
    Isso é útil por múltiplas razões. Como seu corpo está reto ao longo do banco, você não precisa com reforço de técnica ruim, como muitas pessoas vão compensar durante as flexões arqueando as costas, ou não atingindo os angulos corretos de ombro. Da mesma forma, agora você tem um modo de mapear sua força com progressão de cargas – você pode ver quanto de força está sendo desenvolvida ao ver quanto de peso está levantando. Além do mais, pesos geralmente podem ser um estímulo melhor para hipertrofia que o peso corporal após certo ponto, então hipertrofia adicional no peito e ombros pode ser beneficial para muitos atletas.

    Halteres também podem ser usados efetivamente para vários exercícios avançados de peso corporal.

    Se voltarmos ao nosso exemplo do planche, você pode trabalhar em planche pushups com halteres, mantendo as mãos sobre os quadris enquanto executa a flexão. Também pode-se treinar exercícios mais avançados como maltesa ou cruz invertida com halteres.

    É claro, treinar em argolas com uma máquina dos sonhos é preferível (sistema de polias que reduz o peso relativo, geralmente 50%), mas nem todos tem acesso à isso. Outro benefício de usar pesos é que você pode trocar os pesos de forma a ser o suficiente para fortalecer os ligamentos sem ser doloroso. Isso é especialmente verdade para exercícios de braços extendidos que são bem duros nos cotovelos incluindo back lever aos já mencionados planche, maltese e inverted cross.

    Movimentos como o elevator training(muscle-up reverso) também podem ser executados com halteres.


    Então, há várias maneiras de interagir pesos como exercícios suplementares ou de assistência para os de peso corporal.




    Disponibilidade de Academia


    Essa é a mais comum ocorrência que eu já vi, onde pessoas tem problema em treinar juntamente com pesos livres e corporal.

    Elas tem acesso à algum tipo de academia, que não os permite executar exercícios de peso corporal nelas. No entanto, eles também não tem equipamento em casa de forma que não podem executar esses exercícios. De outra forma, algumas pessoas podem usar a academia durante seus dias de trabalho mas possuem pouco tempo para isso, e quando vão para casa nos finais de semana elas podem treinar consistentemente.

    Se esse for o caso, modificar as rotinas no início pode ser efetivo.

    Dependendo das suas metas, ter duas rotinas separadas é tipicamente a melhor forma de trabalhar com isso. Então, como eu disse antes, você pode alternar entre essas duas rotinas específicas:

    Essa seria a rotina da academia

    Essa seria a rotina “em casa”


    Obviamente, você vai querer modificá-las em função de suas metas.

    É possível treinar exercícios de chão como o planche nas academias comuns, de forma que você terá planche em ambos os treinos no lugar de supino no dia da academia. Em alternativa, você pode utilizar o equipamento para trabalhar em metas específicas como a Planche Pushup no smith ou com halteres.

    Nós temos um artigo prévio em Skill Guidelines for Building Strong, Useful, Adaptable Athletes o que pode ser útil se você está procurando por inter-relações entre alguns dos exercícios, ou procurando movimentos diferentes para treinar.




    Exercícios




    Eu vou falar principalmente de exercícios compostos, como eles devem compreender o centro do seu treino. Se você precisa adicionar exercícios específicos para trabalhar em pontos fracos como biceps, triceps, pulsos, ombros etc, você pode acrescentá-los à sua própria rotina.


    Exercícios de Empurrar com barra
    Superior: Supino reto, inclinado ou declinado; desenvolvimento militar ou por trás da nuca; jerks; push press;
    Inferior: Agachamentos (goblet, frontal, back -high/low bar, overhead), avanços

    Exercícios de Puxar com barra
    Superior: Serrote, remada sentado, remada curvada, etc
    Inferior: Levantamento Terra, Snatch, Clean/Power Clean, qualquer variação olímpica do chão ou pegada até os ombros.
    Nota: eu não gosto de remada alta pelo fator de risco de lesão nos ombros.

    Exercícios de Empurrar com peso corporal
    Superior: Flexões em handstand, planche, flexões, flexões pliométricas, mergulhos, maltese, cruz invertida.
    Inferior: Agachamentos com peso do corpo, Pistols, Shrimps

    Exercícios de Puxar com peso corporal
    Superior: Barra Fixa (1-2 mãos, pliométricas etc), remada invertida, barra fixa invertida, back lever, front lever, iron cross
    Inferior: King Deadlifts, Glute-Ham Raises

    Combinados Puxar/Empurrar
    Superior: muscle-ups, muscle-ups invertidos, qualquer movimento de transição de baixo pra cima ou de cima pra baixo numa barra ou argolas.
    Inferior: Tiros (corrida), escadas, salto em altura, salto em distância etc




    Conclusão




    Espero tenha dado a vocês alguma idéia de como integrar exercícios de pesos livres com peso corporal. Uma vez que você experimenta isso, é um processo simples e natural.


    A parte mais importante da integração é descobrir primeiro quais são suas metas.

    Uma vez que possui suas metas, você pode selecionar exercícios para trabalhá-las, não importa se são baseados em pesos ou no seu corpo.


    Artigo original do site Eat, Move Improve, Integrating Bodyweight and Barbell Training, por Steven Low.

    Nota do tradutor
    Dois bons livros que podem ser facilmente encontrados e possuem uma grande quantidade de exercícios com peso corporal são Building the Gymnastic Body – Christopher Sommers, e Never Gymless – Ross Enamait.
  24. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a Aless em Progressão Contínua De Tensão: Normas E Diretrizes   
    Progressão Contínua de tensão: Normas e Diretrizes

    Progressão contínua está entre os princípios básicos do treinamento com pesos, e infelizmente está entre as coisas menos entendidas por iniciantes e treinadores/instrutores.

    Com o aumento da popularidade do CrossFit, mais pessoas estão se envolvendo com treinamento de condicionamento. Portanto, um entendimento desse princípio básico é essencial para otimizar o treinamento e desenvolvimento do atleta. Bret Contreras volta a nos explicar o que é progressão contínua através de 10 regras simples. Mas vamos começar pelo começo: O que é progressão contínua?

    Definição de Progressão Contínua
    Progressão contínua simplesmente quer dizer fazer mais ao longo do tempo. Por exemplo, você pode adicionar mais peso à barra, fazer mais repetições, ou ter um número maior de treinos. Você não vai achar muita informação através de artigos nesse tema porque é muito difícil explicar todos os itens pertinentes sobre progressão contínua. Devido à alta quantidade de habilidades físicas que as pessoas possuem, é muito complicado dizer apenas “adicione 5Kg à barra toda semana” ou “faça 2 repetições extras com o mesmo peso toda semana”.

    10 “Regras” para Progressão Contínua
    Não existe uma regra ou fórmula de como aplicar progressão contínua; cada atleta é diferente dependendo do seu ponto de partida, experiências anteriores, mobilidade e assim por diante. Atletas e treinadores trabalham próximos aos atletas para garantir que iniciantes e veteranos consigam progredir.

    1. Progressão Contínua inicia com o que quer que você consiga fazer com forma perfeita


    Vamos dizer que você nunca fez um determinado exercício. Você viu vários vídeos no YouTube de atletas extremamente fortes levantando muito peso. Você acha que manja dos paranaê, você coloca o peso na barra e então descobre que o exercício não parece certo. Ele parece estranho, desconfortável, você não sente os músculos certos, e até acha que vai se lesionar. Esse exercício não é o certo para você, certo? Errado! O exercício provavelmente é o certo para você, mas você iniciou de forma errada.
    Não se preocupe com o peso que os outros levantam. Quando você começa um exercício, comece leve e gradualmente aumente as cargas...
    Você vai descobrir que devido ao seu tipo único de estrutura corporal, você vai ter uma facilidade maior com alguns exercícios e uma desvantagem com outros. Fêmur longo? Você provavelmente não vai bater os recordes de agachamento, mas será muito bom para back extension. Braços compridos? Dê tchau para os recordes de supino, mas você tem muito potencial com levantamento terra.
    Ache o seu ponto de regressão-progressão (isso é basicamente uma lista de variações dos exercícios do mais fácil para a versão mais desafiadora) e comece a ficar mais forte.

    2. Progressão Contínua envolve alguns princípios
    A metodologia de progressão continua é diferente para iniciantes e avançados. Também é diferente entre homens e mulheres e para aqueles que carregam mais músculos e menos músculos. Por exemplo, eu não posso dizer para uma mulher que acabou de começar a treinar para colocar 5Kg na barra para o agachamento e levantamento terra toda semana. Primeiro de tudo, provavelmente será necessário um trabalho para garantir que ela consiga praticar o agachamento e levantamento terra com forma correta, antes mesmo de se preocupar com a carga. Algumas pessoas devem iniciar o movimento de forma parcial ou com peso do corpo, como agachamento na caixa e levantamento terra do suporte, e então trabalhar para “progredir distância”, onde o curso da barra é aumentado a cada semana. Você continua agachamento com o peso do corpo com 3 séries de 10 repetições, mas a cada semana você vai agachar 5cm, e isso é progressão contínua. Eventualmente você vai conseguir o curso completo do movimento e então pode se preocupar com o peso na barra. Para os exercícios que utilizam uma porção bem grande do corpo, como agachamento, elevação pélvica, backs extensions e afundos, você deve primeiro conseguir dominar o peso corporal antes de adicionar carga. Eu prefiro que os meus clientes consigam completar 3 séries de 20 repetições com curso completo antes de adicionar peso.
    Então, assim como vários princípios do fitness, uma fundação forte deve ser estabelecida antes de se aventurar no próximo estágio das coisas, mecânica correta é mais importante do que intensidade ou volume!

    3. Progressão continua pode ser alcançada de várias formas (12 formas básicas pelo menos)


    Lembre-se, progressão contínua quer dizer “fazer mais ao longo do tempo”. Há várias formas de conseguir isso. Nesse artigo, eu já comentei sobre progressão de curso, repetições e carga. No começo, você vai querer progredir curso e forma. Sim, você vai fazer o mesmo treino que você fez na semana anterior, mas com uma técnica melhor, e isso é progressão. Você “fez mais” para o sistema neuromuscular em termos de padrão de movimento e até geração de forção usando uma forma melhor e trabalhando os músculos corretos.
    Depois que técnica e curso estão estabelecidos e impregnados, é hora de se preocupar com progressão de repetições e carga. Mas essas não são as únicas formas de progredir. Aqui segue uma lista de todas as formas práticas que eu consigo pensar:

    · Levantar a mesma carga por um curso maior (curso do movimento)
    · Levantar a mesma carga e volume com técnica melhor, mais controle e menos esforço (eficiência)
    · Levantar a mesma carga para mais repetições (volume)
    · Levantar cargas mais pesadas (intensidade de carga)
    · Levantar a mesma carga e volume com menor descanso entre séries (densidade)
    · Levantar a carga com mais velocidade e aceleração (densidade)
    · Fazer o mesmo treino em menos tempo (densidade)
    · Fazer mais séries com a mesma carga e repetições (volume)
    · Levantar a mesma carga e volume mais frequentemente ao longo da semana (frequência)
    · Fazer o mesmo treino enquanto perde peso corporal (aumento de volume relativo)
    · Levantar a mesma carga e volume e então passar a falha com repetições forçadas, negativas, drop sets, carga estática, rest pause, repetições parciais ou exaustão (intensidade de esforço)
    Lembre-se, melhoramentos no curso vem primeiro, aumento em repetições e carga vêm depois.

    4. Progressão Contínua nunca vai ser linear


    Nenhum ganho com treinamento de peso, seja de mobilidade, hipertrofia, força, potência, resistência ou perda de gordura será de natureza linear. O corpo não funciona dessa forma. Adaptações acontecem em ondas. Às vezes você vai conseguir grandes progressões em uma semana boa, enquanto às vezes você vai levar 3 meses para progredir com qualidade. No longo prazo, a curva aponta para cima, mas é um caminho difícil. Há razões fisiológicas para esse fenômeno, que estão fora do objetivo desse artigo. No entanto, vamos fazer de conta que você consiga progredir linearmente em um determinado exercício. Um salto de 4,5Kg por semana significa 234Kg em um ano. Até mesmo um salto de 2,25Kg por semana ao total do ano significa 117Kg. Até mesmo a progressão de 1 repetição por semana significa 52 repetições no ano, enquanto 1 repetição por semana significa 12 repetições no ano. Você não vai conseguir adicionar 117-234Kg em um levantamento em um ano. Isso não vai acontecer. Em alguns treinos você vai se surpreender o quão forte você está, algumas seções você vai conseguir apenas igualar, e outras você vai estar mais fraco e regredir em alguns levantamentos. Mas você provavelmente vai estar mais forte a cada 6 meses.

    A boa notícia é que iniciantes conseguem progredir mais rápido. Infelizmente, os veteranos sabem muito bem como progredir e ter ganhos ao longo do tempo. Pode ser muito frustrante, mas ter uma estratégia e aplicar uma boa variação pode ser tudo que você precisa.

    5. Progressão Contínua não vai ser tão divertida quanto nos 3 primeiros


    Se você é iniciantes, aproveite enquanto pode. A sua taxa de ganhos durante os 3 primeiros meses de treinamento adequado trarão os maiores ganhos de toda a sua vida. Você vai bater recordes a cada semana. Vai conseguir 15 repetições com algo que você conseguia apenas 10 no último treino. Isso se deve principalmente aos ganhos de coordenação intermusculares. Apenas não desanime, a sua taxa de ganhos vai ficar bem mais lenta e você vai progredir lentamente assim como todos nós – lutando com todas as forças por um novo recorde.
    6. Progressão Contínua para veteranos necessita de estratégia e planejamento
    Como um iniciante, você pode fazer qualquer coisa e ganhar força, desde que você seja consistente. Depois de 2 anos de treinamento sólido, no entanto, você precisa ser esperto quanto a programação para conseguir ganhos contínuos e chegar a um novo nível. Você vai precisar rotacionar exercícios, planejar o programa de forma inteligente, flutuar o estresse de treinamento e fazer modificações. Uma hora vai ficar muito difícil adicionar poucos quilos na barra e até mesmo progredir repetições.
    7. Progressão Contínua é muito mais difícil quando você está perdendo peso
    A não ser que você seja um iniciante, é muito desafiador aumentar força enquanto você está perdendo peso. Na verdade, até mesmo manter a força enquanto se perde peso é uma forma de progressão de tensão já que você está aumentando a sua força relativa (força dividida pelo peso corporal) e portanto “fazer mas ao longo do tempo”.
    Alguns exercícios são mais afetados pela perda de peso do que outros. Agachamento e supino normalmente têm o maior impacto, enquanto o levantamento terra às vezes permanece igual. A sua força de resistência nos exercícios com peso corporal para a parte de cima do corpo melhoram bastante, então aproveite a melhora nas repetições em exercícios como barra fixa, apoio, mergulho e remada invertida.
    9. Progressão Contínua nunca deve ser priorizada acima da técnica


    Em qualquer ponto, se você quer realmente um recorde, você pode relaxar na técnica e poderá conseguir um novo recorde. Por exemplo, você pode arredondar a lombar demais durante o levantamento terra, quicar a barra no peito para o supino, ou usar um pouco do corpo para as roscas. No entanto, essa é uma manobra que deveria ser evitada. Progressão contínua apenas funciona se você conseguir desafiar os músculos mais do que da última vez, e os seus músculos não vão ser mais exigidos do que antes se a sua técnica for ruim. Além disso, você não vai conseguir bater recordes pessoais se estiver lesionado ou com dores.
    10. Progressão Contínua requer técnica padronizada
    A única forma que você vai conseguir saber se ganhou força ou não é através de uma forma padrão todas as vezes que praticar o exercício. Em outras palavras, força de verdade requer profundidade, velocidade e execução. Muitos levantadores mentem para eles mesmos fazendo de conta que estão mais fortes, mas o curso do movimento diminuiu ou a força ficou um lixo. Esses atletas não ficaram mais fortes, ficaram mais relaxados. Federações de Powerlifting, Levantamento Olímpico e Strongman tem regras para cada exercício. Talvez seja melhor aprender essas regras e então seguir a forma correta no treinamento e quando você testar as cargas máximas. Assumindo que você consegue praticar o exercício de forma correta, sempre agache até paralelo ou mais baixo, sempre faça o bloqueio do quadril nas elevações entre outros, e tente sempre controlar a carga ao longo do curso.
    Com uma visão mais clara do que é progressão contínua você sabe que a jornada é longa, mas pode ser muito gratificante se você segui-la. Além disso, esse artigo deve ajudar a clarear a forma de organizar o seu programa, seja para você ou para um cliente. Siga ficamento mais forte ao longo do tipo.

    Tradução: Aless
    Fonte: http://www.tabatatimes.com/progressive-overload-understanding-strength-adaptations/

    Notas: Sim, o texto não tem ítem 8. O original era assim e eu não modifiquei. Progressão Contínua ou Progressão Contínua de Tensão foram traduções de progression overload.
  25. Gostei
    Heittor Hemétrio Castilhos deu reputação a gaspar em Validade Dos Ea's   
    Leia as regras do fórum.
×
×
  • Criar Novo...