Histórico de Reputação
-
Puchalski recebeu reputação de taniafa em Artigo: Hipertrofia Em Mulheres[b]Artigo: Hipertrofia em mulheres[/b]
Vou postar um artigo que achei interessante sobre Hipertorfia em mulheres, espero que as mulheres do forum que busca isso, dê uma lida para exclarecer algumas dúvidas que provavelmente todas tem sobre isso! Vejam a Seguir:
Sempre que uma mulher começa a treinar com pesos, seu maior medo é "ficar forte". Todas as outras inseguranças e medos existentes na vida somem e dão lugar a esse pensamento fixo "Se eu fizer musculação com muito peso, vou ficar forte. Grande demais." Bem que eu queria que fosse tão fácil assim ficar forte e grande. Infelizmente muitas delas nunca se convencem dos benefícios trazidos por um treino de musculação bem feito, com uma intensidade mais alta. A maioria está fadada a continuar por meses fazendo aquelas repetições molengas e com pesos tão leves que dificilmente fariam alguém suar. É triste andar pelas academias se ver as meninas passando intermináveis horas se acabando na esteira ou bicicleta e treinando com uma intensidade e volume limitados na sala de musculação. Toda mulher deveria treinar com pesos para evitar problemas de saúde futuros e conseguir manter um bom físico e consequentemente uma boa saúde física e mental.
A desinformação é grande, as mulheres ainda acham que ficarão muito fortes e ou grandes se treinarem com pesos. Por isso muitas preferem fazer caminhadas, correr ou mesmo basear toda sua rotina de treinamento em aulas de sala. Para acabar com todas as dúvidas e informações desencontradas, vamos conhecer um pouco melhor a fisiologia da mulher e os fatores determinantes envolvidos no crescimento muscular.
Treinar de forma intensa e com carga adequada é a única maneira de se conseguir resultados satisfatórios na academia. É preciso usar uma carga que permita atingir a falha muscular dentro da zona alvo escolhida. Além disso é preciso realizar os exercícios com uma boa forma execução. Todas as alterações estruturais e hormonais advindas do treino com pesos só são atingidas se o treinamento for realizado com uma intensidade alta.
Mesmo para os homens é difícil atingir um bom nível de hipertorfia muscular. Para que um homem fique forte e grande, é preciso que ele treine de forma muito intensa, coma quantidades absurdas de comida e durma muito bem durante anos a fio. As moças que estiverem lendo este artigo podem ficar tranqüilas, pois o processo de hipertrofia muscular, ou seja, de aumento da musculatura, não ocorre da noite para o dia. Não é possível começar a semana com 50 kgs e 23 cm de braço e terminar a semana com 65 kgs e 40 de braço. Os ganhos musculares visíveis demoram um pouco a aparecer. Dessa forma, vá se analisando no espelho, por fotos ou medidas. Perceba as mudanças ocorrendo em seu corpo. Geralmente as mudanças mais aparentes nas mulheres que levam o treino e dieta a sério são a diminuição de gordura e enrijecimento da musculatura. Portanto, com menos gordura e com um tônus muscular maior, as mudanças e melhorias no físico da mulher ficarão evidentes para qualquer pessoa que a veja.
A balança não vai dizer muita coisa pois geralmente as mulheres que começam a treinar sofrem uma redução na gordura corporal e aumento na massa muscular. Para exemplificar, vamos pegar uma modelo hipotética. Ela pesa 50 kgs, sendo 35 kgs de massa magra (músculos, água, ossos, pele etc) e 15 kgs de massa gorda (gordura mesmo.) Após seis semanas de treinamento ela descobre que continua pesando 50 kgs. É incrível, pois as roupas entram com mais facilidade no corpo, a cintura e o quadril estão aparentemente menores, aquelas dobrinhas no abdomem diminuíram muito e suas pernas e braços estão mais firmes. Como que essa mulher mudou tanto, mas ainda continua pesando os mesmos 50 kgs de quando começou a treinar? Ela se desespera, diz a si mesma que vai cortar a janta, que não vai mais comer besteiras no final de semana. Ela está indignada com o peso que não diminuiu um bendito grama!
Vocês conhecem alguém assim ou já passaram por isso? Claro que sim. Felizmente nossa modelo hipotética marcou uma avaliação física e descobriu que sua composição corporal estava mudada. Agora ela tinha 50 kgs, porém 38 kgs eram massa magra e apenas 12 kgs eram massa gorda. Reparem que nessas seis semanas, ela ganhou 3 kgs de músculos e perdeu 3 kgs de gordura. Isso fez com que a configuração de seu físico mudasse totalmente. Agora ela estava bem melhor, se sentia bem melhor, mas simplesmente a guerra cega contra a balança não a deixava ver tudo isso. Por isso, não devemos nos fiar cegamente na balança. É claro que é importante medir as variações de peso, mas muitas vezes somos iludidos por esses dados. Tenham em mente que estes resultados não são típicos e só foram usados como exemplo para ilustrar a situação.
Voltando aos homens, precisamos entender porque eles são mais fortes e maiores que as mulheres para podermos ter uma visão mais ampla do assunto. A diferença mais gritante fisiologicamente falando entre homens e mulheres é a produção hormonal. Os homens produzem quantidades significativamente maiores de testosterona do que as mulheres. As mulheres também produzem uma pequena quantidade de testosterona em suas glândulas adrenais (pequenas glândulas situadas na região superior dos rins). É este hormônio um dos principais fatores contribuintes para a hipertrofia muscular e aumento da força. Depois de um treino bem intenso de musculação a produção de testosterona aumenta significativamente. Esta é a hora onde que dizemos que existe um pico de testosterona circulando em nosso sistema. Acontece que durante esse pico, a concentração de testosterona é entre 30 e 50 vezes maior nos homens do que nas mulheres. Considerando que os homens já têm problemas em aumentar sua massa muscular, mesmo tendo 50 vezes mais hormônios anabólicos(neste caso a testosterona) do que as mulheres, imaginem que a dificuldade de nossas amigas que treinam é muitíssimo maior.Tendo tudo isso em mente, as meninas que pensam em treinar musculação para deixar a perna e o bumbum mais "durinhos" podem ir despreocupadas. No inicio, o máximo que vão conseguir é ter músculos mais tonificados e reduzir a gordura corporal. Para aquelas nossas leitoras que querem levar o seu físico um nível mais alto, hipertrofiando a musculatura das pernas e tronco, mas ainda mantendo a feminilidade, a jornada será mais desafiadora mas ainda é possível.
Certamente um corpo feminino com a musculatura desenvolvida na medida certa, com pernas um pouco mais grossas, panturrilhas proporcionais, glúteos redondos e firme, um abdomem bem reto, sem gordura e braços torneados chama muito mais a atenção dos homens e por que não das outras mulheres. Para se alcançar um físico assim é preciso muito treino, muito esforço e muita dedicação. Não temam treinar pesado, fazer muita força e suar durante seus treinos com pesos. Essa é a única forma de conseguir a maior recompensa de todas . O Corpo de seus Sonhos!!
-
Puchalski recebeu reputação de Eduardozntt em Queda De CabeloFISICULTURISMO E A QUEDA DE CABELO
O QUE CAUSA A QUEDA ?
Um grande numero de tópicos existente nos fóruns sobre fisiculturismo é referente aos medicamentos comumente usados pelos atletas e sua relação com a queda de cabelo.
Um primeiro ponto a se ressaltar, é que as drogas utilizadas podem causar queda de cabelos por diferentes meios e, GENETICAMENTE, um individuo pode estar propenso a sentir maiores efeitos com um ou outro deles. Por isso, a impossibilidade de se definir quais os medicamentos que atuam “mais forte†neste sentido.
Os principais agentes causadores de queda são:
a ) Androgênicos: -> São os principais causadores da calvície, num processo conhecido como AAG (alopecia androgenética). Neste grupo se enquadram todos esteróides anabolizantes e outros esteróides (ex: mesterolona).
b ) Hipervitaminoses -> A deficiência de biotina causada por hipervitaminose, principalmente A, é fator determinante em vários casos de alopecia areata. Neste grupo se enquadram o ADE (e similares) e o ROACUTAM.
c ) Hipertireoidismo -> Induzido ao utilizarmos medicamentos estimulantes da tireóide, ou hormônios da tireóide exógenos. Neste grupo se enquadram o T3, o T4 e o tiratricol (redulip, triac, trimag, etc).
d ) Deficiência mineral – Alguns dietas rigorosas, tidas por fisiculturistas, podem causar deficiências de minerais como o zinco e ferro, que são essenciais para a saúde dos folículos.
e ) Colaterais de medicamentos diversos. Neste grupo se enquadram estrógenos sintéticos e agonistas (pílulas anticoncepcionais e o tamoxífeno), bem como as anfetaminas / sibutramina (moderadores de apetite, etc).
Segue abaixo relação das principais drogas utilizadas por fisiculturistas que podem causar queda de cabelos e MINHA avaliação pessoal sobre o risco de cada uma delas (5 = maior risco, 1= menor risco)
ESTEROIDES ANABOLIZANTES E OUTROS ANDROGENICOS:
Testosteronas (todas) – 5
Finaplix – 5
Dianabol – 5
Hemogenin - 5
Stanozolol – 4
Nandrolona – 3
Boldenona – 2
Oxandrolona – 2
Primobolan - 2
GH – 2
Mesterolona – 4
PROTEÇÕES CONTRA GINECOMASTIA:
Tamoxifeno – 1
PROTEÇÕES CONTRA ACNE:
Roacutam – 3 (em altas doses)
EMAGRECEDORES
T3 (triiodotironina) – 2
T4 – 2
Tiratricol – 1
Anfetaminas – 2
OUTROS ANABOLIZANTES:
IGF-1 – 2
Précursores da testosterona (pré hormonais)– 2
Pré hormonais de GH – 1
RECOMPOSITORES DA PRODUÇÃO HORMONAL
Clomifeno, HCG – 1
OUTRAS DROGAS
ADE - 1
Pílulas anticoncepcionais - 1
VERDADES E MITOS:
Minoxidil não deve ser utilizado durante o ciclo - MITO
Por se tratar de um vasodilatador, muitos alegavam que o uso de minoxidil durante o ciclo acabaria por expor os folículos a uma maior ação dos androgênicos. Entretanto recentes pesquisas demonstraram que o minoxidil não aumenta a irrigação de sangue no couro cabeludo. Apesar de não servir como “proteção†durante o ciclo, quem faz tratamento com minoxidil não precisa interrompê-lo.
Para evitar a queda de cabelos durante o ciclo basta usar finasterida. – MITO
A Finasterida, bem como outros inibidores da 5 alfa reductase, agem nas enzimas de 5AR inibindo a conversão de testosterona em DHT. Ela não tem ação nenhuma sobre a influencia de outros androgênicos ! Alem disso, a finasterida não age nas enzimas do tipo 1, que são as encontradas na pele e no couro cabeludo, mas somente nas enzimas do tipo 2, encontradas na próstata. Não há prova que nenhum medicamento comercializado no Brasil realmente atue nas enzimas do tipo 1.
Manipular finasterida é mais barato e a eficiência é a mesma - MITO
Com certeza a finasterida manipulada é muito mais barata. Porem, a experiência de muitos usuários tem demonstrado que não é a mesma coisa. A finasterida é extremamente sensível a luz, alem de que a pequena quantidade utilizada (1mg), é de difícil manipulação. Todos os testes realizados foram feitos com o Propécia. Alem deste, eu recomendo os genéricos, tais como EUROPHARMA ou MERCK. Não há como garantir que similares (Finalop) ou manipulados tenham a mesma eficiência.
Finasterida atrapalha os resultados do ciclo – MITO
O DHT tem uma grande afinidade ao SHBG, sendo muito pouco encontrado livre no corpo. Como a finasterida reduz a conversão testo-DHT, há um processo de feedback aonde o corpo passa a produzir mais testosterona. Ou seja, mesmo em níveis baixos, o nível de testosterona livre aumentam, aumentando o anabolismo.
Finasterida não deve ser utilizada junto com nandrolona (DECA) – VERDADE
As enzimas de 5AR atuam na nandrolona convertendo-a em dihidronandrolona. Entretanto, inversamente a testosterona-dht, o dhn se liga mais fracamente ao receptor andrógeno que a própria nandrolona. Por isso, não é interessante o uso de inibidores de 5AR, tendo em vista que os mesmos teriam efeito maléfico.
Os cabelos perdidos pelo uso de medicamentos nunca mais retornam – MITO
Uma alopecia areata provocada pelo uso de medicamentos é facilmente revertida se o individuo não tiver tendência a Alopecia Andro-Genética. Caso tenha, normalmente a AAG se antecipa e a calvície não pode mais ser revertida.
Entretanto, enquanto não houver atrofia dos folículos, pode haver reversão e o cabelo voltar a crescer. Nenhum dos medicamentos vendidos no Brasil promete a recapilação, porém, capriche no tratamento pós ciclo, preferencialmente com 1 anti androgênico, 1 inibidor de 5AR, um suplemento vitamínico e o vasodilatador Minoxidil, e aguarde bons resultados !
Musculação causa queda de cabelo - MITO
Nenhuma atividade física causa queda de cabelo. Mesmo pequenas variações no níveis de testosterona não são suficientes para provocar este colateral. Esteróides anabolizantes provocam queda de cabelo. Outro cuidado a ser tomado é com o excesso de oleosidade no couro cabeludo causado pelo suor após as atividades físicas.
Alguns medicamentos contra calvície:
Alguns medicamentos contra calvície, e MINHA avaliação pessoal (5 = maior valor, 1 = menor valor)
Finasterida (5)– Continua sendo a base dos melhores tratamentos para calvície. A dosagem recomendada é a de 1mg/dia, porem costumo recomendar doses maiores quando usar junto com testosterona exógena.
Saw Palmetto (3) – É apontado como sendo eficaz na inibição da 5AR tipo 1 e tipo 2. A qualidade do Saw Palmetto é diretamente proporcional a quantidade de ácidos glaxos que ele possui em sua composição, por isso aonselho que só seja usadas marcas que possuam no mínimo 80% de ácidos glaxos, sendo o Permixon o melhor, na minha opinião. Não é comprovada a eficiência deste medicamento no combate a AAG. Há relatos de bons resultados em loções tópicas.
Zinco (4) – A deficiência de zinco é apontada como uma das causas da queda de cabelo. Além disso, zinco peritiona é muito usado em shampoos contra seborréia (em concentrações de 1 e 2%), e o sulfeto de zinco em loções tópicas (em concentração de 0,1 a 0,2 %)no combate a calvície. Tem boa ação anti androgênica e funciona como inibidor da 5AR.
Progesterona (1) – Apesar de bastante usada e recomendada por dermatologista em loções tópicas, não há provas que realmente a progesterona funcione no combate a queda. As altas concentrações usualmente recomendadas (acima de 5%), já foram apontadas como causa de ginecomastia causadas por absorção sistêmica.
Avicis (3) – O Avicis é um medicamento comprovadamente eficaz no controle da AAG. Ao contrário do que muitos pensam (inclusive vários médicos), o Avicis não é um inibidor da 5AR. Ele é 17 alfa estradiol, que induz a aromatização da testosterona no couro cabeludo e 17 beta estradiol., e desta forma diminui a incidência dos androgênicos nos folículos. O Avicis é patenteado, e não pode ser manipulado. Como possui absorção sistêmica, podem ocorrer casos de ginecomastia, por isso não aconselho seu uso junto com Aes que aromatizem. Devido a seu mecanismo de funcionamento, ele não possui ação contra outros androgênicos.
Dutasteride (3): Alguns importadores já estão trazendo para o Brasil este que foi considerado revolucionário no tratamento da calvície. Lembro que o produto foi inicialmente lançado em cápsulas de 0,5 mg, ideal para o tratamento de câncer na próstata. Mas, segundo o site da Glaxo, nesta concentração o dutasteride possui eficácia semelhante a finasterida. Possivelmente a versão para combate a calvície terá 2,5mg, o que tornaria o medicamento bastante caro. Os testes para lançamento desta versão estão suspensos.
Chá Verde (2): Apesar de ser encontrado também em versões para uso tópico, seu uso mais difundido é em comprimidos, até mesmo pela alta dosagem necessária para que tenha o efeito desejado. Normalmente usa-se dosagem próxima a 1g /dia.
Espironolactona (5) - A espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo, com elevadas propriedades anti-androgênicas. Aconselho que seja manipulada na proporção de 2%, usando para diluição no mínimo 20% propilenoglicol ou glicerina. Esta sendo muito utilizado no combate a calvície e tem trazido excelentes resultados. Como possui MV curta, deve ser usdo varias vezes ao dia. Especula-se que tenha ação anti-5AR.
Flutamida (2) – A flutamida é mais usada que a espirolactona por ser muito mais barata. Entretanto, a sua eficiência em uso tópico é bastante discutida. Outro problema seria sua fácil absorção pela pele, atingindo facilmente altos níveis sistêmicos, o que não é desejado por praticantes de musculação..Normalmente é utilizada na proporção de 2 ou 3%.
Minoxidil (4): Primeiro tratamento contra calvície aprovado pela FPA, e de ação comprovada através de inúmeras pesquisas, o vasodilatador minoxidil, ao contrário do que se pensava, parece não funcionar pela maior irrigação sanguínea no couro cabeludo. Isso explica porque vários médicos se opunham ao uso, alegando que o couro cabeludo já era uma área bastante irrigada, e porque outros vasodilatadores não funcionam de igual maneira. Alguns componentes do minoxidil induzem a formação de novos cabelos, que alguns dermatologistas consideram como pêlos, mas realmente são capazes de recobrir áreas afetadas. O tratamento com minoxidil deve ser continuo, pois a paralisação constantemente causa perda dos cabelos “salvos†pelo tratamento. Homens devem utilizar na concentração de 5%, bem mais eficiente que a de 2%.
Acido Retinóico (3) – Potente anti-androgênico, especula-se que tenha ação anti 5AR. Deve ser usado em concentrações menores, preferencialmente com acompanhamento médico, por quem faz seu uso pela primeira vez. É usado topicamente em concentrações de até 0,025%.
Complexos vitamínicos (3) – Não irei avaliar isoladamente cada uma das inúmeras marcas existentes no mercado. A pillfood tem sido a mais utilizada dos existentes, porem o urinozinc, o centrum e o viviscal também tem tido bastante aceitação. Tem melhores efeitos em quem sofre de insuficiência de alguma das vitaminas que os compõem.
Shampoo de cetaconazol (5) – O shampoo de cetaconazol tem boa ação anti-androgênica tópica, além de ser um bom fungicida/ antibactericida. Recomendo que seja usado diariamente durante ciclos, deixando agir por até 10 minutos no couro cabeludo. É muito usado em concentrações de 2%, como os comerciais Cetonil, Cetomax e Nizoral. Quem tem problemas de ressecamento dos cabelos, pode usar em concentração de 1%, como o comercial Triatop.
Shampoo de Zinco Peritiona (3) – Varias marcas famosas como Seda, Revlon e até a Dimension tem usado zinco peritiona em seus shampoos anti caspas, porém não revelam a concentração do componente. Por isso, recomendo a utilização do xampu ZN.
Outros Shampoos - O Sulfeto de Selênio (2), o Coaltar (4) e o Jaborandi (3) também são comprovadamente eficientes no controle a queda de cabelos. Além disso, outros shampoos que usam Colágeno, D-pantenol, Ceramidas e outros componentes têm sido bastante utilizados.
Existem inúmeras outras opções de tratamento, mas não é nossa intenção discutir todas. Acredito que tenha feito um breve resumo das mais utilizadas e recomendadas pelos dermatologistas.
-
Puchalski recebeu reputação de eduhsa96 em Dianabol (metandrostenolona) - experiências pessoaishttps://pt.thinksteroids.com/perfis-esteroides/dianabol/
DBOL eh linda! Mas acho q o povo precisa entender q ela eh mais coadjuvante("de luxo") do q a "atriz principal" no "ciclo".
Obs.: Experimenta DBOL Injetavel
-
Puchalski recebeu reputação de SeuMadrugão em Queda De CabeloFISICULTURISMO E A QUEDA DE CABELO
O QUE CAUSA A QUEDA ?
Um grande numero de tópicos existente nos fóruns sobre fisiculturismo é referente aos medicamentos comumente usados pelos atletas e sua relação com a queda de cabelo.
Um primeiro ponto a se ressaltar, é que as drogas utilizadas podem causar queda de cabelos por diferentes meios e, GENETICAMENTE, um individuo pode estar propenso a sentir maiores efeitos com um ou outro deles. Por isso, a impossibilidade de se definir quais os medicamentos que atuam “mais forte†neste sentido.
Os principais agentes causadores de queda são:
a ) Androgênicos: -> São os principais causadores da calvície, num processo conhecido como AAG (alopecia androgenética). Neste grupo se enquadram todos esteróides anabolizantes e outros esteróides (ex: mesterolona).
b ) Hipervitaminoses -> A deficiência de biotina causada por hipervitaminose, principalmente A, é fator determinante em vários casos de alopecia areata. Neste grupo se enquadram o ADE (e similares) e o ROACUTAM.
c ) Hipertireoidismo -> Induzido ao utilizarmos medicamentos estimulantes da tireóide, ou hormônios da tireóide exógenos. Neste grupo se enquadram o T3, o T4 e o tiratricol (redulip, triac, trimag, etc).
d ) Deficiência mineral – Alguns dietas rigorosas, tidas por fisiculturistas, podem causar deficiências de minerais como o zinco e ferro, que são essenciais para a saúde dos folículos.
e ) Colaterais de medicamentos diversos. Neste grupo se enquadram estrógenos sintéticos e agonistas (pílulas anticoncepcionais e o tamoxífeno), bem como as anfetaminas / sibutramina (moderadores de apetite, etc).
Segue abaixo relação das principais drogas utilizadas por fisiculturistas que podem causar queda de cabelos e MINHA avaliação pessoal sobre o risco de cada uma delas (5 = maior risco, 1= menor risco)
ESTEROIDES ANABOLIZANTES E OUTROS ANDROGENICOS:
Testosteronas (todas) – 5
Finaplix – 5
Dianabol – 5
Hemogenin - 5
Stanozolol – 4
Nandrolona – 3
Boldenona – 2
Oxandrolona – 2
Primobolan - 2
GH – 2
Mesterolona – 4
PROTEÇÕES CONTRA GINECOMASTIA:
Tamoxifeno – 1
PROTEÇÕES CONTRA ACNE:
Roacutam – 3 (em altas doses)
EMAGRECEDORES
T3 (triiodotironina) – 2
T4 – 2
Tiratricol – 1
Anfetaminas – 2
OUTROS ANABOLIZANTES:
IGF-1 – 2
Précursores da testosterona (pré hormonais)– 2
Pré hormonais de GH – 1
RECOMPOSITORES DA PRODUÇÃO HORMONAL
Clomifeno, HCG – 1
OUTRAS DROGAS
ADE - 1
Pílulas anticoncepcionais - 1
VERDADES E MITOS:
Minoxidil não deve ser utilizado durante o ciclo - MITO
Por se tratar de um vasodilatador, muitos alegavam que o uso de minoxidil durante o ciclo acabaria por expor os folículos a uma maior ação dos androgênicos. Entretanto recentes pesquisas demonstraram que o minoxidil não aumenta a irrigação de sangue no couro cabeludo. Apesar de não servir como “proteção†durante o ciclo, quem faz tratamento com minoxidil não precisa interrompê-lo.
Para evitar a queda de cabelos durante o ciclo basta usar finasterida. – MITO
A Finasterida, bem como outros inibidores da 5 alfa reductase, agem nas enzimas de 5AR inibindo a conversão de testosterona em DHT. Ela não tem ação nenhuma sobre a influencia de outros androgênicos ! Alem disso, a finasterida não age nas enzimas do tipo 1, que são as encontradas na pele e no couro cabeludo, mas somente nas enzimas do tipo 2, encontradas na próstata. Não há prova que nenhum medicamento comercializado no Brasil realmente atue nas enzimas do tipo 1.
Manipular finasterida é mais barato e a eficiência é a mesma - MITO
Com certeza a finasterida manipulada é muito mais barata. Porem, a experiência de muitos usuários tem demonstrado que não é a mesma coisa. A finasterida é extremamente sensível a luz, alem de que a pequena quantidade utilizada (1mg), é de difícil manipulação. Todos os testes realizados foram feitos com o Propécia. Alem deste, eu recomendo os genéricos, tais como EUROPHARMA ou MERCK. Não há como garantir que similares (Finalop) ou manipulados tenham a mesma eficiência.
Finasterida atrapalha os resultados do ciclo – MITO
O DHT tem uma grande afinidade ao SHBG, sendo muito pouco encontrado livre no corpo. Como a finasterida reduz a conversão testo-DHT, há um processo de feedback aonde o corpo passa a produzir mais testosterona. Ou seja, mesmo em níveis baixos, o nível de testosterona livre aumentam, aumentando o anabolismo.
Finasterida não deve ser utilizada junto com nandrolona (DECA) – VERDADE
As enzimas de 5AR atuam na nandrolona convertendo-a em dihidronandrolona. Entretanto, inversamente a testosterona-dht, o dhn se liga mais fracamente ao receptor andrógeno que a própria nandrolona. Por isso, não é interessante o uso de inibidores de 5AR, tendo em vista que os mesmos teriam efeito maléfico.
Os cabelos perdidos pelo uso de medicamentos nunca mais retornam – MITO
Uma alopecia areata provocada pelo uso de medicamentos é facilmente revertida se o individuo não tiver tendência a Alopecia Andro-Genética. Caso tenha, normalmente a AAG se antecipa e a calvície não pode mais ser revertida.
Entretanto, enquanto não houver atrofia dos folículos, pode haver reversão e o cabelo voltar a crescer. Nenhum dos medicamentos vendidos no Brasil promete a recapilação, porém, capriche no tratamento pós ciclo, preferencialmente com 1 anti androgênico, 1 inibidor de 5AR, um suplemento vitamínico e o vasodilatador Minoxidil, e aguarde bons resultados !
Musculação causa queda de cabelo - MITO
Nenhuma atividade física causa queda de cabelo. Mesmo pequenas variações no níveis de testosterona não são suficientes para provocar este colateral. Esteróides anabolizantes provocam queda de cabelo. Outro cuidado a ser tomado é com o excesso de oleosidade no couro cabeludo causado pelo suor após as atividades físicas.
Alguns medicamentos contra calvície:
Alguns medicamentos contra calvície, e MINHA avaliação pessoal (5 = maior valor, 1 = menor valor)
Finasterida (5)– Continua sendo a base dos melhores tratamentos para calvície. A dosagem recomendada é a de 1mg/dia, porem costumo recomendar doses maiores quando usar junto com testosterona exógena.
Saw Palmetto (3) – É apontado como sendo eficaz na inibição da 5AR tipo 1 e tipo 2. A qualidade do Saw Palmetto é diretamente proporcional a quantidade de ácidos glaxos que ele possui em sua composição, por isso aonselho que só seja usadas marcas que possuam no mínimo 80% de ácidos glaxos, sendo o Permixon o melhor, na minha opinião. Não é comprovada a eficiência deste medicamento no combate a AAG. Há relatos de bons resultados em loções tópicas.
Zinco (4) – A deficiência de zinco é apontada como uma das causas da queda de cabelo. Além disso, zinco peritiona é muito usado em shampoos contra seborréia (em concentrações de 1 e 2%), e o sulfeto de zinco em loções tópicas (em concentração de 0,1 a 0,2 %)no combate a calvície. Tem boa ação anti androgênica e funciona como inibidor da 5AR.
Progesterona (1) – Apesar de bastante usada e recomendada por dermatologista em loções tópicas, não há provas que realmente a progesterona funcione no combate a queda. As altas concentrações usualmente recomendadas (acima de 5%), já foram apontadas como causa de ginecomastia causadas por absorção sistêmica.
Avicis (3) – O Avicis é um medicamento comprovadamente eficaz no controle da AAG. Ao contrário do que muitos pensam (inclusive vários médicos), o Avicis não é um inibidor da 5AR. Ele é 17 alfa estradiol, que induz a aromatização da testosterona no couro cabeludo e 17 beta estradiol., e desta forma diminui a incidência dos androgênicos nos folículos. O Avicis é patenteado, e não pode ser manipulado. Como possui absorção sistêmica, podem ocorrer casos de ginecomastia, por isso não aconselho seu uso junto com Aes que aromatizem. Devido a seu mecanismo de funcionamento, ele não possui ação contra outros androgênicos.
Dutasteride (3): Alguns importadores já estão trazendo para o Brasil este que foi considerado revolucionário no tratamento da calvície. Lembro que o produto foi inicialmente lançado em cápsulas de 0,5 mg, ideal para o tratamento de câncer na próstata. Mas, segundo o site da Glaxo, nesta concentração o dutasteride possui eficácia semelhante a finasterida. Possivelmente a versão para combate a calvície terá 2,5mg, o que tornaria o medicamento bastante caro. Os testes para lançamento desta versão estão suspensos.
Chá Verde (2): Apesar de ser encontrado também em versões para uso tópico, seu uso mais difundido é em comprimidos, até mesmo pela alta dosagem necessária para que tenha o efeito desejado. Normalmente usa-se dosagem próxima a 1g /dia.
Espironolactona (5) - A espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo, com elevadas propriedades anti-androgênicas. Aconselho que seja manipulada na proporção de 2%, usando para diluição no mínimo 20% propilenoglicol ou glicerina. Esta sendo muito utilizado no combate a calvície e tem trazido excelentes resultados. Como possui MV curta, deve ser usdo varias vezes ao dia. Especula-se que tenha ação anti-5AR.
Flutamida (2) – A flutamida é mais usada que a espirolactona por ser muito mais barata. Entretanto, a sua eficiência em uso tópico é bastante discutida. Outro problema seria sua fácil absorção pela pele, atingindo facilmente altos níveis sistêmicos, o que não é desejado por praticantes de musculação..Normalmente é utilizada na proporção de 2 ou 3%.
Minoxidil (4): Primeiro tratamento contra calvície aprovado pela FPA, e de ação comprovada através de inúmeras pesquisas, o vasodilatador minoxidil, ao contrário do que se pensava, parece não funcionar pela maior irrigação sanguínea no couro cabeludo. Isso explica porque vários médicos se opunham ao uso, alegando que o couro cabeludo já era uma área bastante irrigada, e porque outros vasodilatadores não funcionam de igual maneira. Alguns componentes do minoxidil induzem a formação de novos cabelos, que alguns dermatologistas consideram como pêlos, mas realmente são capazes de recobrir áreas afetadas. O tratamento com minoxidil deve ser continuo, pois a paralisação constantemente causa perda dos cabelos “salvos†pelo tratamento. Homens devem utilizar na concentração de 5%, bem mais eficiente que a de 2%.
Acido Retinóico (3) – Potente anti-androgênico, especula-se que tenha ação anti 5AR. Deve ser usado em concentrações menores, preferencialmente com acompanhamento médico, por quem faz seu uso pela primeira vez. É usado topicamente em concentrações de até 0,025%.
Complexos vitamínicos (3) – Não irei avaliar isoladamente cada uma das inúmeras marcas existentes no mercado. A pillfood tem sido a mais utilizada dos existentes, porem o urinozinc, o centrum e o viviscal também tem tido bastante aceitação. Tem melhores efeitos em quem sofre de insuficiência de alguma das vitaminas que os compõem.
Shampoo de cetaconazol (5) – O shampoo de cetaconazol tem boa ação anti-androgênica tópica, além de ser um bom fungicida/ antibactericida. Recomendo que seja usado diariamente durante ciclos, deixando agir por até 10 minutos no couro cabeludo. É muito usado em concentrações de 2%, como os comerciais Cetonil, Cetomax e Nizoral. Quem tem problemas de ressecamento dos cabelos, pode usar em concentração de 1%, como o comercial Triatop.
Shampoo de Zinco Peritiona (3) – Varias marcas famosas como Seda, Revlon e até a Dimension tem usado zinco peritiona em seus shampoos anti caspas, porém não revelam a concentração do componente. Por isso, recomendo a utilização do xampu ZN.
Outros Shampoos - O Sulfeto de Selênio (2), o Coaltar (4) e o Jaborandi (3) também são comprovadamente eficientes no controle a queda de cabelos. Além disso, outros shampoos que usam Colágeno, D-pantenol, Ceramidas e outros componentes têm sido bastante utilizados.
Existem inúmeras outras opções de tratamento, mas não é nossa intenção discutir todas. Acredito que tenha feito um breve resumo das mais utilizadas e recomendadas pelos dermatologistas.
-
Puchalski recebeu reputação de Samuel Fagundes em Queda De Cabelo Sinistra Pos Ciclo StanoStano eh um tiro! Alem de ser um lixo, ainda cai o capim todo. rs. Nunca usei, nem usaria mto menos aconselharia a ngm.
-
Puchalski recebeu reputação de jonata.torres em Queda De CabeloFISICULTURISMO E A QUEDA DE CABELO
O QUE CAUSA A QUEDA ?
Um grande numero de tópicos existente nos fóruns sobre fisiculturismo é referente aos medicamentos comumente usados pelos atletas e sua relação com a queda de cabelo.
Um primeiro ponto a se ressaltar, é que as drogas utilizadas podem causar queda de cabelos por diferentes meios e, GENETICAMENTE, um individuo pode estar propenso a sentir maiores efeitos com um ou outro deles. Por isso, a impossibilidade de se definir quais os medicamentos que atuam “mais forte†neste sentido.
Os principais agentes causadores de queda são:
a ) Androgênicos: -> São os principais causadores da calvície, num processo conhecido como AAG (alopecia androgenética). Neste grupo se enquadram todos esteróides anabolizantes e outros esteróides (ex: mesterolona).
b ) Hipervitaminoses -> A deficiência de biotina causada por hipervitaminose, principalmente A, é fator determinante em vários casos de alopecia areata. Neste grupo se enquadram o ADE (e similares) e o ROACUTAM.
c ) Hipertireoidismo -> Induzido ao utilizarmos medicamentos estimulantes da tireóide, ou hormônios da tireóide exógenos. Neste grupo se enquadram o T3, o T4 e o tiratricol (redulip, triac, trimag, etc).
d ) Deficiência mineral – Alguns dietas rigorosas, tidas por fisiculturistas, podem causar deficiências de minerais como o zinco e ferro, que são essenciais para a saúde dos folículos.
e ) Colaterais de medicamentos diversos. Neste grupo se enquadram estrógenos sintéticos e agonistas (pílulas anticoncepcionais e o tamoxífeno), bem como as anfetaminas / sibutramina (moderadores de apetite, etc).
Segue abaixo relação das principais drogas utilizadas por fisiculturistas que podem causar queda de cabelos e MINHA avaliação pessoal sobre o risco de cada uma delas (5 = maior risco, 1= menor risco)
ESTEROIDES ANABOLIZANTES E OUTROS ANDROGENICOS:
Testosteronas (todas) – 5
Finaplix – 5
Dianabol – 5
Hemogenin - 5
Stanozolol – 4
Nandrolona – 3
Boldenona – 2
Oxandrolona – 2
Primobolan - 2
GH – 2
Mesterolona – 4
PROTEÇÕES CONTRA GINECOMASTIA:
Tamoxifeno – 1
PROTEÇÕES CONTRA ACNE:
Roacutam – 3 (em altas doses)
EMAGRECEDORES
T3 (triiodotironina) – 2
T4 – 2
Tiratricol – 1
Anfetaminas – 2
OUTROS ANABOLIZANTES:
IGF-1 – 2
Précursores da testosterona (pré hormonais)– 2
Pré hormonais de GH – 1
RECOMPOSITORES DA PRODUÇÃO HORMONAL
Clomifeno, HCG – 1
OUTRAS DROGAS
ADE - 1
Pílulas anticoncepcionais - 1
VERDADES E MITOS:
Minoxidil não deve ser utilizado durante o ciclo - MITO
Por se tratar de um vasodilatador, muitos alegavam que o uso de minoxidil durante o ciclo acabaria por expor os folículos a uma maior ação dos androgênicos. Entretanto recentes pesquisas demonstraram que o minoxidil não aumenta a irrigação de sangue no couro cabeludo. Apesar de não servir como “proteção†durante o ciclo, quem faz tratamento com minoxidil não precisa interrompê-lo.
Para evitar a queda de cabelos durante o ciclo basta usar finasterida. – MITO
A Finasterida, bem como outros inibidores da 5 alfa reductase, agem nas enzimas de 5AR inibindo a conversão de testosterona em DHT. Ela não tem ação nenhuma sobre a influencia de outros androgênicos ! Alem disso, a finasterida não age nas enzimas do tipo 1, que são as encontradas na pele e no couro cabeludo, mas somente nas enzimas do tipo 2, encontradas na próstata. Não há prova que nenhum medicamento comercializado no Brasil realmente atue nas enzimas do tipo 1.
Manipular finasterida é mais barato e a eficiência é a mesma - MITO
Com certeza a finasterida manipulada é muito mais barata. Porem, a experiência de muitos usuários tem demonstrado que não é a mesma coisa. A finasterida é extremamente sensível a luz, alem de que a pequena quantidade utilizada (1mg), é de difícil manipulação. Todos os testes realizados foram feitos com o Propécia. Alem deste, eu recomendo os genéricos, tais como EUROPHARMA ou MERCK. Não há como garantir que similares (Finalop) ou manipulados tenham a mesma eficiência.
Finasterida atrapalha os resultados do ciclo – MITO
O DHT tem uma grande afinidade ao SHBG, sendo muito pouco encontrado livre no corpo. Como a finasterida reduz a conversão testo-DHT, há um processo de feedback aonde o corpo passa a produzir mais testosterona. Ou seja, mesmo em níveis baixos, o nível de testosterona livre aumentam, aumentando o anabolismo.
Finasterida não deve ser utilizada junto com nandrolona (DECA) – VERDADE
As enzimas de 5AR atuam na nandrolona convertendo-a em dihidronandrolona. Entretanto, inversamente a testosterona-dht, o dhn se liga mais fracamente ao receptor andrógeno que a própria nandrolona. Por isso, não é interessante o uso de inibidores de 5AR, tendo em vista que os mesmos teriam efeito maléfico.
Os cabelos perdidos pelo uso de medicamentos nunca mais retornam – MITO
Uma alopecia areata provocada pelo uso de medicamentos é facilmente revertida se o individuo não tiver tendência a Alopecia Andro-Genética. Caso tenha, normalmente a AAG se antecipa e a calvície não pode mais ser revertida.
Entretanto, enquanto não houver atrofia dos folículos, pode haver reversão e o cabelo voltar a crescer. Nenhum dos medicamentos vendidos no Brasil promete a recapilação, porém, capriche no tratamento pós ciclo, preferencialmente com 1 anti androgênico, 1 inibidor de 5AR, um suplemento vitamínico e o vasodilatador Minoxidil, e aguarde bons resultados !
Musculação causa queda de cabelo - MITO
Nenhuma atividade física causa queda de cabelo. Mesmo pequenas variações no níveis de testosterona não são suficientes para provocar este colateral. Esteróides anabolizantes provocam queda de cabelo. Outro cuidado a ser tomado é com o excesso de oleosidade no couro cabeludo causado pelo suor após as atividades físicas.
Alguns medicamentos contra calvície:
Alguns medicamentos contra calvície, e MINHA avaliação pessoal (5 = maior valor, 1 = menor valor)
Finasterida (5)– Continua sendo a base dos melhores tratamentos para calvície. A dosagem recomendada é a de 1mg/dia, porem costumo recomendar doses maiores quando usar junto com testosterona exógena.
Saw Palmetto (3) – É apontado como sendo eficaz na inibição da 5AR tipo 1 e tipo 2. A qualidade do Saw Palmetto é diretamente proporcional a quantidade de ácidos glaxos que ele possui em sua composição, por isso aonselho que só seja usadas marcas que possuam no mínimo 80% de ácidos glaxos, sendo o Permixon o melhor, na minha opinião. Não é comprovada a eficiência deste medicamento no combate a AAG. Há relatos de bons resultados em loções tópicas.
Zinco (4) – A deficiência de zinco é apontada como uma das causas da queda de cabelo. Além disso, zinco peritiona é muito usado em shampoos contra seborréia (em concentrações de 1 e 2%), e o sulfeto de zinco em loções tópicas (em concentração de 0,1 a 0,2 %)no combate a calvície. Tem boa ação anti androgênica e funciona como inibidor da 5AR.
Progesterona (1) – Apesar de bastante usada e recomendada por dermatologista em loções tópicas, não há provas que realmente a progesterona funcione no combate a queda. As altas concentrações usualmente recomendadas (acima de 5%), já foram apontadas como causa de ginecomastia causadas por absorção sistêmica.
Avicis (3) – O Avicis é um medicamento comprovadamente eficaz no controle da AAG. Ao contrário do que muitos pensam (inclusive vários médicos), o Avicis não é um inibidor da 5AR. Ele é 17 alfa estradiol, que induz a aromatização da testosterona no couro cabeludo e 17 beta estradiol., e desta forma diminui a incidência dos androgênicos nos folículos. O Avicis é patenteado, e não pode ser manipulado. Como possui absorção sistêmica, podem ocorrer casos de ginecomastia, por isso não aconselho seu uso junto com Aes que aromatizem. Devido a seu mecanismo de funcionamento, ele não possui ação contra outros androgênicos.
Dutasteride (3): Alguns importadores já estão trazendo para o Brasil este que foi considerado revolucionário no tratamento da calvície. Lembro que o produto foi inicialmente lançado em cápsulas de 0,5 mg, ideal para o tratamento de câncer na próstata. Mas, segundo o site da Glaxo, nesta concentração o dutasteride possui eficácia semelhante a finasterida. Possivelmente a versão para combate a calvície terá 2,5mg, o que tornaria o medicamento bastante caro. Os testes para lançamento desta versão estão suspensos.
Chá Verde (2): Apesar de ser encontrado também em versões para uso tópico, seu uso mais difundido é em comprimidos, até mesmo pela alta dosagem necessária para que tenha o efeito desejado. Normalmente usa-se dosagem próxima a 1g /dia.
Espironolactona (5) - A espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo, com elevadas propriedades anti-androgênicas. Aconselho que seja manipulada na proporção de 2%, usando para diluição no mínimo 20% propilenoglicol ou glicerina. Esta sendo muito utilizado no combate a calvície e tem trazido excelentes resultados. Como possui MV curta, deve ser usdo varias vezes ao dia. Especula-se que tenha ação anti-5AR.
Flutamida (2) – A flutamida é mais usada que a espirolactona por ser muito mais barata. Entretanto, a sua eficiência em uso tópico é bastante discutida. Outro problema seria sua fácil absorção pela pele, atingindo facilmente altos níveis sistêmicos, o que não é desejado por praticantes de musculação..Normalmente é utilizada na proporção de 2 ou 3%.
Minoxidil (4): Primeiro tratamento contra calvície aprovado pela FPA, e de ação comprovada através de inúmeras pesquisas, o vasodilatador minoxidil, ao contrário do que se pensava, parece não funcionar pela maior irrigação sanguínea no couro cabeludo. Isso explica porque vários médicos se opunham ao uso, alegando que o couro cabeludo já era uma área bastante irrigada, e porque outros vasodilatadores não funcionam de igual maneira. Alguns componentes do minoxidil induzem a formação de novos cabelos, que alguns dermatologistas consideram como pêlos, mas realmente são capazes de recobrir áreas afetadas. O tratamento com minoxidil deve ser continuo, pois a paralisação constantemente causa perda dos cabelos “salvos†pelo tratamento. Homens devem utilizar na concentração de 5%, bem mais eficiente que a de 2%.
Acido Retinóico (3) – Potente anti-androgênico, especula-se que tenha ação anti 5AR. Deve ser usado em concentrações menores, preferencialmente com acompanhamento médico, por quem faz seu uso pela primeira vez. É usado topicamente em concentrações de até 0,025%.
Complexos vitamínicos (3) – Não irei avaliar isoladamente cada uma das inúmeras marcas existentes no mercado. A pillfood tem sido a mais utilizada dos existentes, porem o urinozinc, o centrum e o viviscal também tem tido bastante aceitação. Tem melhores efeitos em quem sofre de insuficiência de alguma das vitaminas que os compõem.
Shampoo de cetaconazol (5) – O shampoo de cetaconazol tem boa ação anti-androgênica tópica, além de ser um bom fungicida/ antibactericida. Recomendo que seja usado diariamente durante ciclos, deixando agir por até 10 minutos no couro cabeludo. É muito usado em concentrações de 2%, como os comerciais Cetonil, Cetomax e Nizoral. Quem tem problemas de ressecamento dos cabelos, pode usar em concentração de 1%, como o comercial Triatop.
Shampoo de Zinco Peritiona (3) – Varias marcas famosas como Seda, Revlon e até a Dimension tem usado zinco peritiona em seus shampoos anti caspas, porém não revelam a concentração do componente. Por isso, recomendo a utilização do xampu ZN.
Outros Shampoos - O Sulfeto de Selênio (2), o Coaltar (4) e o Jaborandi (3) também são comprovadamente eficientes no controle a queda de cabelos. Além disso, outros shampoos que usam Colágeno, D-pantenol, Ceramidas e outros componentes têm sido bastante utilizados.
Existem inúmeras outras opções de tratamento, mas não é nossa intenção discutir todas. Acredito que tenha feito um breve resumo das mais utilizadas e recomendadas pelos dermatologistas.
-
Puchalski recebeu reputação de FilipeML em Anastrozol: para que serve, como tomar e efeitos colateraisDosagem
Dose efetiva: 0.5-1mg/dia
Apresentações: Arimidex 1mg 28 comprimidos.
Para que serve anastrozol
Anastrozol é o chamado inibidor da aromatase (AI). Seu uso clínico é para diminuir a progressão do câncer de mama. Ele age bloqueando competitivamente a enzima aromatase que é a responsável pela produção de estrogenios. Para atletas e bodybuilders ele é usado durante ciclos para evitar a aromatização e a ação dos estrógenos.
Porque usar
Muitos esteróides aromatizam e isso leva ao aparecimento de alguns efeitos indesejáveis (acne, ginecomastia, retenção líquida...). Em um estudo ambas as doses (0.5g e 1mg) de anastrozol foi capaz de reduzir os níveis de estrógeno em 50%. A dose de 1mg/dia ainda elevou os níveis de testosterona em 58%(1). Nesse mesmo estudo, nos dois grupos, LH e FSH também aumentaram.
Alterações nas concentrações de testosterona e estradiol em homens normais jovens (15-22 anos) antes (barras pretas) e depois (barras cinzas) de 10 dias de administração de anastrozol oral em 0.5m e 1mg/dia. Isso sugere que durante um ciclo uma dose de 0.5mg/dia parece ser suficiente para combater os efeitos colaterais relacionados aos estrógenos. É bom lembrar que algum estrógeno é necessário para se obter o crescimento muscular ótimo. Níveis mais baixos de estrogênios parece produzir uma forma mais densa em atletas que experimentaram anastrozol durante um ciclo de cutting ou ganho de massa.
A elevação de testosterona promovida pelo anastrozol é tão grande que ele pode ser usado como uma "forma" de terapia de reposição de testosterona em homens com hipogonadismo(2). Claramente isso sugere seu uso em uma terapia pós-ciclo para reestabelecer os níveis naturais de testosterona e a funcionalidade do eixo HPT.
A literatura mostra que doses constantes de anastrozol no plasma sanguíneo são atingidas após setes dias consecutivos de uso na dose de 1mg/dia. Sua eficácia é de 80%(3).
Porém podemos usá-lo durante todo o ciclo? Reduzir os níveis de estrógeno é muito bom do ponto de vista estético já que isso reduz a chance de retenção líquida e o potencial para ginecomastia (se não houver estrógeno não há ginecomastia, desconsiderando os níveis de progesterona)(5). Ele também não afeta os lipídeos sanguíneos (colesterol), os marcadores inflamatórios para doença cardíaca e não causa resistência à insulina(2) nos estudos mostrados. Níveis mais baixos de estrógeno podem afetar de forma negativa o colesterol e possivelmente o sistema imunitário. O uso longo de anastrozol pode ser recomendado sem maiores problemas. Ele deve ser um aliado nos ciclos muito longos e pesados especialmente por ele não diminuir os níveis de IGF-1 que é um outro grande aliado no anabolismo muscular(4).
O grande ponto negativo desse composto é o preço, que ainda é muito elevado e o rebote de estrogênio provocado com o descontínuo de seu uso. Por ele ser um inibidor competitivo (reversível) da aromatase, durante seu uso o organismo aumenta a produção de enzimas a fim de conseguir manter a conversão de estrógeno em nível normal. Com o descontínuo do uso do anastrozol, as enzimas que estavam inibidas se somam com as que foram produzidas a mais e isso causa um efeito rebote, aumentando a aromatização.
Outras Apresentações
-Liquidex Vetamerica
Bibliografia
1. J Clin Endocrinol Metab 2000 Jul;85(7):2370-7, "Estrogen Suppression in Males"
2. Clin Endocrinol (Oxf). 2005 Feb;62(2):228-35.
3. Arimidex Package insert
4. J Steroid Biochem Mol Biol. 2002 Apr;80(4-5):411-8.
5. Progesterone is not essential to the differentiative potential of mammary epithelium in the male mouse. Freeman, Topper. Endocrinology. 1978 Jul;103(1):186-92
-
Puchalski recebeu reputação de viniciusml em Queda De CabeloFISICULTURISMO E A QUEDA DE CABELO
O QUE CAUSA A QUEDA ?
Um grande numero de tópicos existente nos fóruns sobre fisiculturismo é referente aos medicamentos comumente usados pelos atletas e sua relação com a queda de cabelo.
Um primeiro ponto a se ressaltar, é que as drogas utilizadas podem causar queda de cabelos por diferentes meios e, GENETICAMENTE, um individuo pode estar propenso a sentir maiores efeitos com um ou outro deles. Por isso, a impossibilidade de se definir quais os medicamentos que atuam “mais forte†neste sentido.
Os principais agentes causadores de queda são:
a ) Androgênicos: -> São os principais causadores da calvície, num processo conhecido como AAG (alopecia androgenética). Neste grupo se enquadram todos esteróides anabolizantes e outros esteróides (ex: mesterolona).
b ) Hipervitaminoses -> A deficiência de biotina causada por hipervitaminose, principalmente A, é fator determinante em vários casos de alopecia areata. Neste grupo se enquadram o ADE (e similares) e o ROACUTAM.
c ) Hipertireoidismo -> Induzido ao utilizarmos medicamentos estimulantes da tireóide, ou hormônios da tireóide exógenos. Neste grupo se enquadram o T3, o T4 e o tiratricol (redulip, triac, trimag, etc).
d ) Deficiência mineral – Alguns dietas rigorosas, tidas por fisiculturistas, podem causar deficiências de minerais como o zinco e ferro, que são essenciais para a saúde dos folículos.
e ) Colaterais de medicamentos diversos. Neste grupo se enquadram estrógenos sintéticos e agonistas (pílulas anticoncepcionais e o tamoxífeno), bem como as anfetaminas / sibutramina (moderadores de apetite, etc).
Segue abaixo relação das principais drogas utilizadas por fisiculturistas que podem causar queda de cabelos e MINHA avaliação pessoal sobre o risco de cada uma delas (5 = maior risco, 1= menor risco)
ESTEROIDES ANABOLIZANTES E OUTROS ANDROGENICOS:
Testosteronas (todas) – 5
Finaplix – 5
Dianabol – 5
Hemogenin - 5
Stanozolol – 4
Nandrolona – 3
Boldenona – 2
Oxandrolona – 2
Primobolan - 2
GH – 2
Mesterolona – 4
PROTEÇÕES CONTRA GINECOMASTIA:
Tamoxifeno – 1
PROTEÇÕES CONTRA ACNE:
Roacutam – 3 (em altas doses)
EMAGRECEDORES
T3 (triiodotironina) – 2
T4 – 2
Tiratricol – 1
Anfetaminas – 2
OUTROS ANABOLIZANTES:
IGF-1 – 2
Précursores da testosterona (pré hormonais)– 2
Pré hormonais de GH – 1
RECOMPOSITORES DA PRODUÇÃO HORMONAL
Clomifeno, HCG – 1
OUTRAS DROGAS
ADE - 1
Pílulas anticoncepcionais - 1
VERDADES E MITOS:
Minoxidil não deve ser utilizado durante o ciclo - MITO
Por se tratar de um vasodilatador, muitos alegavam que o uso de minoxidil durante o ciclo acabaria por expor os folículos a uma maior ação dos androgênicos. Entretanto recentes pesquisas demonstraram que o minoxidil não aumenta a irrigação de sangue no couro cabeludo. Apesar de não servir como “proteção†durante o ciclo, quem faz tratamento com minoxidil não precisa interrompê-lo.
Para evitar a queda de cabelos durante o ciclo basta usar finasterida. – MITO
A Finasterida, bem como outros inibidores da 5 alfa reductase, agem nas enzimas de 5AR inibindo a conversão de testosterona em DHT. Ela não tem ação nenhuma sobre a influencia de outros androgênicos ! Alem disso, a finasterida não age nas enzimas do tipo 1, que são as encontradas na pele e no couro cabeludo, mas somente nas enzimas do tipo 2, encontradas na próstata. Não há prova que nenhum medicamento comercializado no Brasil realmente atue nas enzimas do tipo 1.
Manipular finasterida é mais barato e a eficiência é a mesma - MITO
Com certeza a finasterida manipulada é muito mais barata. Porem, a experiência de muitos usuários tem demonstrado que não é a mesma coisa. A finasterida é extremamente sensível a luz, alem de que a pequena quantidade utilizada (1mg), é de difícil manipulação. Todos os testes realizados foram feitos com o Propécia. Alem deste, eu recomendo os genéricos, tais como EUROPHARMA ou MERCK. Não há como garantir que similares (Finalop) ou manipulados tenham a mesma eficiência.
Finasterida atrapalha os resultados do ciclo – MITO
O DHT tem uma grande afinidade ao SHBG, sendo muito pouco encontrado livre no corpo. Como a finasterida reduz a conversão testo-DHT, há um processo de feedback aonde o corpo passa a produzir mais testosterona. Ou seja, mesmo em níveis baixos, o nível de testosterona livre aumentam, aumentando o anabolismo.
Finasterida não deve ser utilizada junto com nandrolona (DECA) – VERDADE
As enzimas de 5AR atuam na nandrolona convertendo-a em dihidronandrolona. Entretanto, inversamente a testosterona-dht, o dhn se liga mais fracamente ao receptor andrógeno que a própria nandrolona. Por isso, não é interessante o uso de inibidores de 5AR, tendo em vista que os mesmos teriam efeito maléfico.
Os cabelos perdidos pelo uso de medicamentos nunca mais retornam – MITO
Uma alopecia areata provocada pelo uso de medicamentos é facilmente revertida se o individuo não tiver tendência a Alopecia Andro-Genética. Caso tenha, normalmente a AAG se antecipa e a calvície não pode mais ser revertida.
Entretanto, enquanto não houver atrofia dos folículos, pode haver reversão e o cabelo voltar a crescer. Nenhum dos medicamentos vendidos no Brasil promete a recapilação, porém, capriche no tratamento pós ciclo, preferencialmente com 1 anti androgênico, 1 inibidor de 5AR, um suplemento vitamínico e o vasodilatador Minoxidil, e aguarde bons resultados !
Musculação causa queda de cabelo - MITO
Nenhuma atividade física causa queda de cabelo. Mesmo pequenas variações no níveis de testosterona não são suficientes para provocar este colateral. Esteróides anabolizantes provocam queda de cabelo. Outro cuidado a ser tomado é com o excesso de oleosidade no couro cabeludo causado pelo suor após as atividades físicas.
Alguns medicamentos contra calvície:
Alguns medicamentos contra calvície, e MINHA avaliação pessoal (5 = maior valor, 1 = menor valor)
Finasterida (5)– Continua sendo a base dos melhores tratamentos para calvície. A dosagem recomendada é a de 1mg/dia, porem costumo recomendar doses maiores quando usar junto com testosterona exógena.
Saw Palmetto (3) – É apontado como sendo eficaz na inibição da 5AR tipo 1 e tipo 2. A qualidade do Saw Palmetto é diretamente proporcional a quantidade de ácidos glaxos que ele possui em sua composição, por isso aonselho que só seja usadas marcas que possuam no mínimo 80% de ácidos glaxos, sendo o Permixon o melhor, na minha opinião. Não é comprovada a eficiência deste medicamento no combate a AAG. Há relatos de bons resultados em loções tópicas.
Zinco (4) – A deficiência de zinco é apontada como uma das causas da queda de cabelo. Além disso, zinco peritiona é muito usado em shampoos contra seborréia (em concentrações de 1 e 2%), e o sulfeto de zinco em loções tópicas (em concentração de 0,1 a 0,2 %)no combate a calvície. Tem boa ação anti androgênica e funciona como inibidor da 5AR.
Progesterona (1) – Apesar de bastante usada e recomendada por dermatologista em loções tópicas, não há provas que realmente a progesterona funcione no combate a queda. As altas concentrações usualmente recomendadas (acima de 5%), já foram apontadas como causa de ginecomastia causadas por absorção sistêmica.
Avicis (3) – O Avicis é um medicamento comprovadamente eficaz no controle da AAG. Ao contrário do que muitos pensam (inclusive vários médicos), o Avicis não é um inibidor da 5AR. Ele é 17 alfa estradiol, que induz a aromatização da testosterona no couro cabeludo e 17 beta estradiol., e desta forma diminui a incidência dos androgênicos nos folículos. O Avicis é patenteado, e não pode ser manipulado. Como possui absorção sistêmica, podem ocorrer casos de ginecomastia, por isso não aconselho seu uso junto com Aes que aromatizem. Devido a seu mecanismo de funcionamento, ele não possui ação contra outros androgênicos.
Dutasteride (3): Alguns importadores já estão trazendo para o Brasil este que foi considerado revolucionário no tratamento da calvície. Lembro que o produto foi inicialmente lançado em cápsulas de 0,5 mg, ideal para o tratamento de câncer na próstata. Mas, segundo o site da Glaxo, nesta concentração o dutasteride possui eficácia semelhante a finasterida. Possivelmente a versão para combate a calvície terá 2,5mg, o que tornaria o medicamento bastante caro. Os testes para lançamento desta versão estão suspensos.
Chá Verde (2): Apesar de ser encontrado também em versões para uso tópico, seu uso mais difundido é em comprimidos, até mesmo pela alta dosagem necessária para que tenha o efeito desejado. Normalmente usa-se dosagem próxima a 1g /dia.
Espironolactona (5) - A espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo, com elevadas propriedades anti-androgênicas. Aconselho que seja manipulada na proporção de 2%, usando para diluição no mínimo 20% propilenoglicol ou glicerina. Esta sendo muito utilizado no combate a calvície e tem trazido excelentes resultados. Como possui MV curta, deve ser usdo varias vezes ao dia. Especula-se que tenha ação anti-5AR.
Flutamida (2) – A flutamida é mais usada que a espirolactona por ser muito mais barata. Entretanto, a sua eficiência em uso tópico é bastante discutida. Outro problema seria sua fácil absorção pela pele, atingindo facilmente altos níveis sistêmicos, o que não é desejado por praticantes de musculação..Normalmente é utilizada na proporção de 2 ou 3%.
Minoxidil (4): Primeiro tratamento contra calvície aprovado pela FPA, e de ação comprovada através de inúmeras pesquisas, o vasodilatador minoxidil, ao contrário do que se pensava, parece não funcionar pela maior irrigação sanguínea no couro cabeludo. Isso explica porque vários médicos se opunham ao uso, alegando que o couro cabeludo já era uma área bastante irrigada, e porque outros vasodilatadores não funcionam de igual maneira. Alguns componentes do minoxidil induzem a formação de novos cabelos, que alguns dermatologistas consideram como pêlos, mas realmente são capazes de recobrir áreas afetadas. O tratamento com minoxidil deve ser continuo, pois a paralisação constantemente causa perda dos cabelos “salvos†pelo tratamento. Homens devem utilizar na concentração de 5%, bem mais eficiente que a de 2%.
Acido Retinóico (3) – Potente anti-androgênico, especula-se que tenha ação anti 5AR. Deve ser usado em concentrações menores, preferencialmente com acompanhamento médico, por quem faz seu uso pela primeira vez. É usado topicamente em concentrações de até 0,025%.
Complexos vitamínicos (3) – Não irei avaliar isoladamente cada uma das inúmeras marcas existentes no mercado. A pillfood tem sido a mais utilizada dos existentes, porem o urinozinc, o centrum e o viviscal também tem tido bastante aceitação. Tem melhores efeitos em quem sofre de insuficiência de alguma das vitaminas que os compõem.
Shampoo de cetaconazol (5) – O shampoo de cetaconazol tem boa ação anti-androgênica tópica, além de ser um bom fungicida/ antibactericida. Recomendo que seja usado diariamente durante ciclos, deixando agir por até 10 minutos no couro cabeludo. É muito usado em concentrações de 2%, como os comerciais Cetonil, Cetomax e Nizoral. Quem tem problemas de ressecamento dos cabelos, pode usar em concentração de 1%, como o comercial Triatop.
Shampoo de Zinco Peritiona (3) – Varias marcas famosas como Seda, Revlon e até a Dimension tem usado zinco peritiona em seus shampoos anti caspas, porém não revelam a concentração do componente. Por isso, recomendo a utilização do xampu ZN.
Outros Shampoos - O Sulfeto de Selênio (2), o Coaltar (4) e o Jaborandi (3) também são comprovadamente eficientes no controle a queda de cabelos. Além disso, outros shampoos que usam Colágeno, D-pantenol, Ceramidas e outros componentes têm sido bastante utilizados.
Existem inúmeras outras opções de tratamento, mas não é nossa intenção discutir todas. Acredito que tenha feito um breve resumo das mais utilizadas e recomendadas pelos dermatologistas.
-
Puchalski recebeu reputação de PsychodeliC em Finasterina em B&C [Raciocínio Lógico]Andei pensando. Kem eh q nao perde fios e fios de cabelos(mesmo q tenham mtos) durante o uso de AEs...
Fina segurava, E MUITO, as quedas MESMO intra ciclo(quando eu ainda utilizava Fina a anos atras)!!!
Okay, todos sabem q Finasterida eh uma bomba e bagunça a porraa toda!
Mas a pergunta q vem esta embasada em um raciocínio lógico:
Porra, to sempre em uso de testo seja em Blast ou em Cruise, que jah eh um qtidade consideravel e expressiva que ira se converter em DHT, nao seria produtivo (prostaticamente e capilar) utilizar doses digamos suaves de FIna com intuito de baixar essa DHT extrapolada?
* Sabemos das consequencias da Fina para pessoas "naturais", e o qto arriscado eh baixar o DHT a niveis mto baixos para a saude do homem. Mas porraa! E nos adeptos de B&C, utilizo testo direto, DHT vai no ceu!!
Obs.: nao estamos falando de pessoas q fazem ciclo/tpc, estou falando da galera do B&C!!!!! DHT vive no ceu!!!
Vms chegar a um consenso teorico pq eh o q nos resta! rs
-
Puchalski recebeu reputação de **Kitana** em Artigo: Hipertrofia Em Mulheres[b]Artigo: Hipertrofia em mulheres[/b]
Vou postar um artigo que achei interessante sobre Hipertorfia em mulheres, espero que as mulheres do forum que busca isso, dê uma lida para exclarecer algumas dúvidas que provavelmente todas tem sobre isso! Vejam a Seguir:
Sempre que uma mulher começa a treinar com pesos, seu maior medo é "ficar forte". Todas as outras inseguranças e medos existentes na vida somem e dão lugar a esse pensamento fixo "Se eu fizer musculação com muito peso, vou ficar forte. Grande demais." Bem que eu queria que fosse tão fácil assim ficar forte e grande. Infelizmente muitas delas nunca se convencem dos benefícios trazidos por um treino de musculação bem feito, com uma intensidade mais alta. A maioria está fadada a continuar por meses fazendo aquelas repetições molengas e com pesos tão leves que dificilmente fariam alguém suar. É triste andar pelas academias se ver as meninas passando intermináveis horas se acabando na esteira ou bicicleta e treinando com uma intensidade e volume limitados na sala de musculação. Toda mulher deveria treinar com pesos para evitar problemas de saúde futuros e conseguir manter um bom físico e consequentemente uma boa saúde física e mental.
A desinformação é grande, as mulheres ainda acham que ficarão muito fortes e ou grandes se treinarem com pesos. Por isso muitas preferem fazer caminhadas, correr ou mesmo basear toda sua rotina de treinamento em aulas de sala. Para acabar com todas as dúvidas e informações desencontradas, vamos conhecer um pouco melhor a fisiologia da mulher e os fatores determinantes envolvidos no crescimento muscular.
Treinar de forma intensa e com carga adequada é a única maneira de se conseguir resultados satisfatórios na academia. É preciso usar uma carga que permita atingir a falha muscular dentro da zona alvo escolhida. Além disso é preciso realizar os exercícios com uma boa forma execução. Todas as alterações estruturais e hormonais advindas do treino com pesos só são atingidas se o treinamento for realizado com uma intensidade alta.
Mesmo para os homens é difícil atingir um bom nível de hipertorfia muscular. Para que um homem fique forte e grande, é preciso que ele treine de forma muito intensa, coma quantidades absurdas de comida e durma muito bem durante anos a fio. As moças que estiverem lendo este artigo podem ficar tranqüilas, pois o processo de hipertrofia muscular, ou seja, de aumento da musculatura, não ocorre da noite para o dia. Não é possível começar a semana com 50 kgs e 23 cm de braço e terminar a semana com 65 kgs e 40 de braço. Os ganhos musculares visíveis demoram um pouco a aparecer. Dessa forma, vá se analisando no espelho, por fotos ou medidas. Perceba as mudanças ocorrendo em seu corpo. Geralmente as mudanças mais aparentes nas mulheres que levam o treino e dieta a sério são a diminuição de gordura e enrijecimento da musculatura. Portanto, com menos gordura e com um tônus muscular maior, as mudanças e melhorias no físico da mulher ficarão evidentes para qualquer pessoa que a veja.
A balança não vai dizer muita coisa pois geralmente as mulheres que começam a treinar sofrem uma redução na gordura corporal e aumento na massa muscular. Para exemplificar, vamos pegar uma modelo hipotética. Ela pesa 50 kgs, sendo 35 kgs de massa magra (músculos, água, ossos, pele etc) e 15 kgs de massa gorda (gordura mesmo.) Após seis semanas de treinamento ela descobre que continua pesando 50 kgs. É incrível, pois as roupas entram com mais facilidade no corpo, a cintura e o quadril estão aparentemente menores, aquelas dobrinhas no abdomem diminuíram muito e suas pernas e braços estão mais firmes. Como que essa mulher mudou tanto, mas ainda continua pesando os mesmos 50 kgs de quando começou a treinar? Ela se desespera, diz a si mesma que vai cortar a janta, que não vai mais comer besteiras no final de semana. Ela está indignada com o peso que não diminuiu um bendito grama!
Vocês conhecem alguém assim ou já passaram por isso? Claro que sim. Felizmente nossa modelo hipotética marcou uma avaliação física e descobriu que sua composição corporal estava mudada. Agora ela tinha 50 kgs, porém 38 kgs eram massa magra e apenas 12 kgs eram massa gorda. Reparem que nessas seis semanas, ela ganhou 3 kgs de músculos e perdeu 3 kgs de gordura. Isso fez com que a configuração de seu físico mudasse totalmente. Agora ela estava bem melhor, se sentia bem melhor, mas simplesmente a guerra cega contra a balança não a deixava ver tudo isso. Por isso, não devemos nos fiar cegamente na balança. É claro que é importante medir as variações de peso, mas muitas vezes somos iludidos por esses dados. Tenham em mente que estes resultados não são típicos e só foram usados como exemplo para ilustrar a situação.
Voltando aos homens, precisamos entender porque eles são mais fortes e maiores que as mulheres para podermos ter uma visão mais ampla do assunto. A diferença mais gritante fisiologicamente falando entre homens e mulheres é a produção hormonal. Os homens produzem quantidades significativamente maiores de testosterona do que as mulheres. As mulheres também produzem uma pequena quantidade de testosterona em suas glândulas adrenais (pequenas glândulas situadas na região superior dos rins). É este hormônio um dos principais fatores contribuintes para a hipertrofia muscular e aumento da força. Depois de um treino bem intenso de musculação a produção de testosterona aumenta significativamente. Esta é a hora onde que dizemos que existe um pico de testosterona circulando em nosso sistema. Acontece que durante esse pico, a concentração de testosterona é entre 30 e 50 vezes maior nos homens do que nas mulheres. Considerando que os homens já têm problemas em aumentar sua massa muscular, mesmo tendo 50 vezes mais hormônios anabólicos(neste caso a testosterona) do que as mulheres, imaginem que a dificuldade de nossas amigas que treinam é muitíssimo maior.Tendo tudo isso em mente, as meninas que pensam em treinar musculação para deixar a perna e o bumbum mais "durinhos" podem ir despreocupadas. No inicio, o máximo que vão conseguir é ter músculos mais tonificados e reduzir a gordura corporal. Para aquelas nossas leitoras que querem levar o seu físico um nível mais alto, hipertrofiando a musculatura das pernas e tronco, mas ainda mantendo a feminilidade, a jornada será mais desafiadora mas ainda é possível.
Certamente um corpo feminino com a musculatura desenvolvida na medida certa, com pernas um pouco mais grossas, panturrilhas proporcionais, glúteos redondos e firme, um abdomem bem reto, sem gordura e braços torneados chama muito mais a atenção dos homens e por que não das outras mulheres. Para se alcançar um físico assim é preciso muito treino, muito esforço e muita dedicação. Não temam treinar pesado, fazer muita força e suar durante seus treinos com pesos. Essa é a única forma de conseguir a maior recompensa de todas . O Corpo de seus Sonhos!!
-
Puchalski recebeu reputação de »Neo em Queda De CabeloFISICULTURISMO E A QUEDA DE CABELO
O QUE CAUSA A QUEDA ?
Um grande numero de tópicos existente nos fóruns sobre fisiculturismo é referente aos medicamentos comumente usados pelos atletas e sua relação com a queda de cabelo.
Um primeiro ponto a se ressaltar, é que as drogas utilizadas podem causar queda de cabelos por diferentes meios e, GENETICAMENTE, um individuo pode estar propenso a sentir maiores efeitos com um ou outro deles. Por isso, a impossibilidade de se definir quais os medicamentos que atuam “mais forte†neste sentido.
Os principais agentes causadores de queda são:
a ) Androgênicos: -> São os principais causadores da calvície, num processo conhecido como AAG (alopecia androgenética). Neste grupo se enquadram todos esteróides anabolizantes e outros esteróides (ex: mesterolona).
b ) Hipervitaminoses -> A deficiência de biotina causada por hipervitaminose, principalmente A, é fator determinante em vários casos de alopecia areata. Neste grupo se enquadram o ADE (e similares) e o ROACUTAM.
c ) Hipertireoidismo -> Induzido ao utilizarmos medicamentos estimulantes da tireóide, ou hormônios da tireóide exógenos. Neste grupo se enquadram o T3, o T4 e o tiratricol (redulip, triac, trimag, etc).
d ) Deficiência mineral – Alguns dietas rigorosas, tidas por fisiculturistas, podem causar deficiências de minerais como o zinco e ferro, que são essenciais para a saúde dos folículos.
e ) Colaterais de medicamentos diversos. Neste grupo se enquadram estrógenos sintéticos e agonistas (pílulas anticoncepcionais e o tamoxífeno), bem como as anfetaminas / sibutramina (moderadores de apetite, etc).
Segue abaixo relação das principais drogas utilizadas por fisiculturistas que podem causar queda de cabelos e MINHA avaliação pessoal sobre o risco de cada uma delas (5 = maior risco, 1= menor risco)
ESTEROIDES ANABOLIZANTES E OUTROS ANDROGENICOS:
Testosteronas (todas) – 5
Finaplix – 5
Dianabol – 5
Hemogenin - 5
Stanozolol – 4
Nandrolona – 3
Boldenona – 2
Oxandrolona – 2
Primobolan - 2
GH – 2
Mesterolona – 4
PROTEÇÕES CONTRA GINECOMASTIA:
Tamoxifeno – 1
PROTEÇÕES CONTRA ACNE:
Roacutam – 3 (em altas doses)
EMAGRECEDORES
T3 (triiodotironina) – 2
T4 – 2
Tiratricol – 1
Anfetaminas – 2
OUTROS ANABOLIZANTES:
IGF-1 – 2
Précursores da testosterona (pré hormonais)– 2
Pré hormonais de GH – 1
RECOMPOSITORES DA PRODUÇÃO HORMONAL
Clomifeno, HCG – 1
OUTRAS DROGAS
ADE - 1
Pílulas anticoncepcionais - 1
VERDADES E MITOS:
Minoxidil não deve ser utilizado durante o ciclo - MITO
Por se tratar de um vasodilatador, muitos alegavam que o uso de minoxidil durante o ciclo acabaria por expor os folículos a uma maior ação dos androgênicos. Entretanto recentes pesquisas demonstraram que o minoxidil não aumenta a irrigação de sangue no couro cabeludo. Apesar de não servir como “proteção†durante o ciclo, quem faz tratamento com minoxidil não precisa interrompê-lo.
Para evitar a queda de cabelos durante o ciclo basta usar finasterida. – MITO
A Finasterida, bem como outros inibidores da 5 alfa reductase, agem nas enzimas de 5AR inibindo a conversão de testosterona em DHT. Ela não tem ação nenhuma sobre a influencia de outros androgênicos ! Alem disso, a finasterida não age nas enzimas do tipo 1, que são as encontradas na pele e no couro cabeludo, mas somente nas enzimas do tipo 2, encontradas na próstata. Não há prova que nenhum medicamento comercializado no Brasil realmente atue nas enzimas do tipo 1.
Manipular finasterida é mais barato e a eficiência é a mesma - MITO
Com certeza a finasterida manipulada é muito mais barata. Porem, a experiência de muitos usuários tem demonstrado que não é a mesma coisa. A finasterida é extremamente sensível a luz, alem de que a pequena quantidade utilizada (1mg), é de difícil manipulação. Todos os testes realizados foram feitos com o Propécia. Alem deste, eu recomendo os genéricos, tais como EUROPHARMA ou MERCK. Não há como garantir que similares (Finalop) ou manipulados tenham a mesma eficiência.
Finasterida atrapalha os resultados do ciclo – MITO
O DHT tem uma grande afinidade ao SHBG, sendo muito pouco encontrado livre no corpo. Como a finasterida reduz a conversão testo-DHT, há um processo de feedback aonde o corpo passa a produzir mais testosterona. Ou seja, mesmo em níveis baixos, o nível de testosterona livre aumentam, aumentando o anabolismo.
Finasterida não deve ser utilizada junto com nandrolona (DECA) – VERDADE
As enzimas de 5AR atuam na nandrolona convertendo-a em dihidronandrolona. Entretanto, inversamente a testosterona-dht, o dhn se liga mais fracamente ao receptor andrógeno que a própria nandrolona. Por isso, não é interessante o uso de inibidores de 5AR, tendo em vista que os mesmos teriam efeito maléfico.
Os cabelos perdidos pelo uso de medicamentos nunca mais retornam – MITO
Uma alopecia areata provocada pelo uso de medicamentos é facilmente revertida se o individuo não tiver tendência a Alopecia Andro-Genética. Caso tenha, normalmente a AAG se antecipa e a calvície não pode mais ser revertida.
Entretanto, enquanto não houver atrofia dos folículos, pode haver reversão e o cabelo voltar a crescer. Nenhum dos medicamentos vendidos no Brasil promete a recapilação, porém, capriche no tratamento pós ciclo, preferencialmente com 1 anti androgênico, 1 inibidor de 5AR, um suplemento vitamínico e o vasodilatador Minoxidil, e aguarde bons resultados !
Musculação causa queda de cabelo - MITO
Nenhuma atividade física causa queda de cabelo. Mesmo pequenas variações no níveis de testosterona não são suficientes para provocar este colateral. Esteróides anabolizantes provocam queda de cabelo. Outro cuidado a ser tomado é com o excesso de oleosidade no couro cabeludo causado pelo suor após as atividades físicas.
Alguns medicamentos contra calvície:
Alguns medicamentos contra calvície, e MINHA avaliação pessoal (5 = maior valor, 1 = menor valor)
Finasterida (5)– Continua sendo a base dos melhores tratamentos para calvície. A dosagem recomendada é a de 1mg/dia, porem costumo recomendar doses maiores quando usar junto com testosterona exógena.
Saw Palmetto (3) – É apontado como sendo eficaz na inibição da 5AR tipo 1 e tipo 2. A qualidade do Saw Palmetto é diretamente proporcional a quantidade de ácidos glaxos que ele possui em sua composição, por isso aonselho que só seja usadas marcas que possuam no mínimo 80% de ácidos glaxos, sendo o Permixon o melhor, na minha opinião. Não é comprovada a eficiência deste medicamento no combate a AAG. Há relatos de bons resultados em loções tópicas.
Zinco (4) – A deficiência de zinco é apontada como uma das causas da queda de cabelo. Além disso, zinco peritiona é muito usado em shampoos contra seborréia (em concentrações de 1 e 2%), e o sulfeto de zinco em loções tópicas (em concentração de 0,1 a 0,2 %)no combate a calvície. Tem boa ação anti androgênica e funciona como inibidor da 5AR.
Progesterona (1) – Apesar de bastante usada e recomendada por dermatologista em loções tópicas, não há provas que realmente a progesterona funcione no combate a queda. As altas concentrações usualmente recomendadas (acima de 5%), já foram apontadas como causa de ginecomastia causadas por absorção sistêmica.
Avicis (3) – O Avicis é um medicamento comprovadamente eficaz no controle da AAG. Ao contrário do que muitos pensam (inclusive vários médicos), o Avicis não é um inibidor da 5AR. Ele é 17 alfa estradiol, que induz a aromatização da testosterona no couro cabeludo e 17 beta estradiol., e desta forma diminui a incidência dos androgênicos nos folículos. O Avicis é patenteado, e não pode ser manipulado. Como possui absorção sistêmica, podem ocorrer casos de ginecomastia, por isso não aconselho seu uso junto com Aes que aromatizem. Devido a seu mecanismo de funcionamento, ele não possui ação contra outros androgênicos.
Dutasteride (3): Alguns importadores já estão trazendo para o Brasil este que foi considerado revolucionário no tratamento da calvície. Lembro que o produto foi inicialmente lançado em cápsulas de 0,5 mg, ideal para o tratamento de câncer na próstata. Mas, segundo o site da Glaxo, nesta concentração o dutasteride possui eficácia semelhante a finasterida. Possivelmente a versão para combate a calvície terá 2,5mg, o que tornaria o medicamento bastante caro. Os testes para lançamento desta versão estão suspensos.
Chá Verde (2): Apesar de ser encontrado também em versões para uso tópico, seu uso mais difundido é em comprimidos, até mesmo pela alta dosagem necessária para que tenha o efeito desejado. Normalmente usa-se dosagem próxima a 1g /dia.
Espironolactona (5) - A espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo, com elevadas propriedades anti-androgênicas. Aconselho que seja manipulada na proporção de 2%, usando para diluição no mínimo 20% propilenoglicol ou glicerina. Esta sendo muito utilizado no combate a calvície e tem trazido excelentes resultados. Como possui MV curta, deve ser usdo varias vezes ao dia. Especula-se que tenha ação anti-5AR.
Flutamida (2) – A flutamida é mais usada que a espirolactona por ser muito mais barata. Entretanto, a sua eficiência em uso tópico é bastante discutida. Outro problema seria sua fácil absorção pela pele, atingindo facilmente altos níveis sistêmicos, o que não é desejado por praticantes de musculação..Normalmente é utilizada na proporção de 2 ou 3%.
Minoxidil (4): Primeiro tratamento contra calvície aprovado pela FPA, e de ação comprovada através de inúmeras pesquisas, o vasodilatador minoxidil, ao contrário do que se pensava, parece não funcionar pela maior irrigação sanguínea no couro cabeludo. Isso explica porque vários médicos se opunham ao uso, alegando que o couro cabeludo já era uma área bastante irrigada, e porque outros vasodilatadores não funcionam de igual maneira. Alguns componentes do minoxidil induzem a formação de novos cabelos, que alguns dermatologistas consideram como pêlos, mas realmente são capazes de recobrir áreas afetadas. O tratamento com minoxidil deve ser continuo, pois a paralisação constantemente causa perda dos cabelos “salvos†pelo tratamento. Homens devem utilizar na concentração de 5%, bem mais eficiente que a de 2%.
Acido Retinóico (3) – Potente anti-androgênico, especula-se que tenha ação anti 5AR. Deve ser usado em concentrações menores, preferencialmente com acompanhamento médico, por quem faz seu uso pela primeira vez. É usado topicamente em concentrações de até 0,025%.
Complexos vitamínicos (3) – Não irei avaliar isoladamente cada uma das inúmeras marcas existentes no mercado. A pillfood tem sido a mais utilizada dos existentes, porem o urinozinc, o centrum e o viviscal também tem tido bastante aceitação. Tem melhores efeitos em quem sofre de insuficiência de alguma das vitaminas que os compõem.
Shampoo de cetaconazol (5) – O shampoo de cetaconazol tem boa ação anti-androgênica tópica, além de ser um bom fungicida/ antibactericida. Recomendo que seja usado diariamente durante ciclos, deixando agir por até 10 minutos no couro cabeludo. É muito usado em concentrações de 2%, como os comerciais Cetonil, Cetomax e Nizoral. Quem tem problemas de ressecamento dos cabelos, pode usar em concentração de 1%, como o comercial Triatop.
Shampoo de Zinco Peritiona (3) – Varias marcas famosas como Seda, Revlon e até a Dimension tem usado zinco peritiona em seus shampoos anti caspas, porém não revelam a concentração do componente. Por isso, recomendo a utilização do xampu ZN.
Outros Shampoos - O Sulfeto de Selênio (2), o Coaltar (4) e o Jaborandi (3) também são comprovadamente eficientes no controle a queda de cabelos. Além disso, outros shampoos que usam Colágeno, D-pantenol, Ceramidas e outros componentes têm sido bastante utilizados.
Existem inúmeras outras opções de tratamento, mas não é nossa intenção discutir todas. Acredito que tenha feito um breve resumo das mais utilizadas e recomendadas pelos dermatologistas.
-
Puchalski recebeu reputação de T. Wall em Anastrozol: para que serve, como tomar e efeitos colateraisDosagem
Dose efetiva: 0.5-1mg/dia
Apresentações: Arimidex 1mg 28 comprimidos.
Para que serve anastrozol
Anastrozol é o chamado inibidor da aromatase (AI). Seu uso clínico é para diminuir a progressão do câncer de mama. Ele age bloqueando competitivamente a enzima aromatase que é a responsável pela produção de estrogenios. Para atletas e bodybuilders ele é usado durante ciclos para evitar a aromatização e a ação dos estrógenos.
Porque usar
Muitos esteróides aromatizam e isso leva ao aparecimento de alguns efeitos indesejáveis (acne, ginecomastia, retenção líquida...). Em um estudo ambas as doses (0.5g e 1mg) de anastrozol foi capaz de reduzir os níveis de estrógeno em 50%. A dose de 1mg/dia ainda elevou os níveis de testosterona em 58%(1). Nesse mesmo estudo, nos dois grupos, LH e FSH também aumentaram.
Alterações nas concentrações de testosterona e estradiol em homens normais jovens (15-22 anos) antes (barras pretas) e depois (barras cinzas) de 10 dias de administração de anastrozol oral em 0.5m e 1mg/dia. Isso sugere que durante um ciclo uma dose de 0.5mg/dia parece ser suficiente para combater os efeitos colaterais relacionados aos estrógenos. É bom lembrar que algum estrógeno é necessário para se obter o crescimento muscular ótimo. Níveis mais baixos de estrogênios parece produzir uma forma mais densa em atletas que experimentaram anastrozol durante um ciclo de cutting ou ganho de massa.
A elevação de testosterona promovida pelo anastrozol é tão grande que ele pode ser usado como uma "forma" de terapia de reposição de testosterona em homens com hipogonadismo(2). Claramente isso sugere seu uso em uma terapia pós-ciclo para reestabelecer os níveis naturais de testosterona e a funcionalidade do eixo HPT.
A literatura mostra que doses constantes de anastrozol no plasma sanguíneo são atingidas após setes dias consecutivos de uso na dose de 1mg/dia. Sua eficácia é de 80%(3).
Porém podemos usá-lo durante todo o ciclo? Reduzir os níveis de estrógeno é muito bom do ponto de vista estético já que isso reduz a chance de retenção líquida e o potencial para ginecomastia (se não houver estrógeno não há ginecomastia, desconsiderando os níveis de progesterona)(5). Ele também não afeta os lipídeos sanguíneos (colesterol), os marcadores inflamatórios para doença cardíaca e não causa resistência à insulina(2) nos estudos mostrados. Níveis mais baixos de estrógeno podem afetar de forma negativa o colesterol e possivelmente o sistema imunitário. O uso longo de anastrozol pode ser recomendado sem maiores problemas. Ele deve ser um aliado nos ciclos muito longos e pesados especialmente por ele não diminuir os níveis de IGF-1 que é um outro grande aliado no anabolismo muscular(4).
O grande ponto negativo desse composto é o preço, que ainda é muito elevado e o rebote de estrogênio provocado com o descontínuo de seu uso. Por ele ser um inibidor competitivo (reversível) da aromatase, durante seu uso o organismo aumenta a produção de enzimas a fim de conseguir manter a conversão de estrógeno em nível normal. Com o descontínuo do uso do anastrozol, as enzimas que estavam inibidas se somam com as que foram produzidas a mais e isso causa um efeito rebote, aumentando a aromatização.
Outras Apresentações
-Liquidex Vetamerica
Bibliografia
1. J Clin Endocrinol Metab 2000 Jul;85(7):2370-7, "Estrogen Suppression in Males"
2. Clin Endocrinol (Oxf). 2005 Feb;62(2):228-35.
3. Arimidex Package insert
4. J Steroid Biochem Mol Biol. 2002 Apr;80(4-5):411-8.
5. Progesterone is not essential to the differentiative potential of mammary epithelium in the male mouse. Freeman, Topper. Endocrinology. 1978 Jul;103(1):186-92
-
Puchalski recebeu reputação de Conan2015 em Relato Depressão Grave No Pós-CicloMilianos atras, no periodo jurassico, inicio do milenio, eu fazia parte de um forum chamado MundoAnabolico... Mto tempo atras msm... A maioria aki estava na frauda ainda. rs.
Nessa epoca(axo q 2003 ou 2004) um amigo forista chamado Krisbisten, se matou. Momentos e dias antes dele tirar a propria vida, ele postava... Começou com postagens sem sentido ou com sentido abstrato demais para entendermos...
Ele estava usando umas coisinhas q nos sabemos.
Depressao, nesse meio, eh perigo!
-
Puchalski deu reputação a Fabininja em Tentando Dar Uma Volta Na Minha Vida.Primeiro de tudo é que você tem que se amar cara..Não adianta mudar seu corpo, se você não mudar teu pensamento.
Outra coisa, ninguém entra na academia com um corpo perfeito,eu mesmo entrei porque estava insatisfeita, e apesar da vergonha que é até normal,se não sair da inércia nada vai acontecer. Você precisa sair da comodidade, buscar uma faculdade,emprego,nossas amiazades..(sai desse computador,e vai viver,porque o tempo passa).
Não adianta depois no futuro você querer colher algo que não plantou cara.. Se quer algo,vá em frente. Não deixe que a vergonha tire de você seus sonhos.
-
Puchalski deu reputação a Saintgraal em Tradução De Posts Do Gh1510 fatos a respeito de hormonios. (excluindo gh/slin)
1. hormonios NÃO SÃO MÁGICOS
2. hormonios funcionam em QUALQUER UM
3. hormonios funcionam em qualquer bodybuilder que treina bem enquanto o usa
4.estar usando hormonios NÃO significa que voce pode ir subindo os pesos loucamente
5. hormonios em geral AJUDAM voce a recuperar mais, ajuda a usar melhor as calorias que voce necessita para o crescimento mantendo sua fome, e usa as calorias em lugares “certos”: anabolizantes nao criam musculos por si! VOCE cria seus musculos com treinamento e os utilizando vai fazer o processo duas vezes mais rapido devido a recuperaçao rapida e recuperar 100% e o crescimento entre o treino
6. hormonios precisam ser legitimos! para funcionar
7. estar usando hormonios NÃO SIGNIFICA que voce deva treinar 7 dias por semana e treinar 2 horas por dia
8. o maior progresso usando hormonios irá ser feito pelo bodybuilder que mantém a mesma rotina que ele fazia quando era natural,, apenas irá aumentar seu peso o máximo o mais possível a longo que ESTEJA TUDO CERTO!
9.qualquer bodybuilder pode crescer com qualquer tipo de hormonio. voce nao precisa usar testosterona em adiçao a deca e voce nao precisa usar algo junto com dianabol para “crescer”. esse é o erro comum de muitos ratos de academia que nunca aprendme
10. a sua missão é escolher o hormonio que voce quer,, usa-lo,, e concentrar com uma dose efetiva e utilizar e treinar agressivamente ao inves de utilizar combos estupidos disso e disso e esperar por milagres. o mais avançado que voce se mantem melhor serão os resultados. testosterona não é OBRIGAÇÃO! é bom para agressividade e o sexo mas MUITOS CARAS ciclam entre baixos e altos dependendo dos tempos e dos objetivos de quão seco estão!
** se eu pudesse começar denovo eu usaria trenbolona ace com testosterona proprionato… eu não começaria com dianabol testosterona e nandrolona e esses combos idiotas dados por ratos de academia,, Eu iria manter sempre esteres curtos para ter bons beneficios e realmente colocar qualidade no fisico enquanto o esculpe e mantem a qualidade desde que o bodybuilder espera manter enquanto usa esteroides,,
voce pode começar com um hormonio mas eu recomendaria um combo de dois hormonios de esteres curtos onde voce pode ajustar a dose em uma base diária e parar a hora que quiser,, esses 2 hormonios irão te colocar em um novo bodybuilding e irão te dar a habilidade de estar melhor em uma dieta desde que trenbolona foi feito como um queimador de gordura como alguns retardados insistem em dizer que não,, e a VERDADE É QUE ele é um queimador de gordura e é um dos melhores queimadores de gordura de todos os esteroides
** a partir do momento que voce entra em fda gh… insulina… e especialmente pharma igf… o jogo muda… isso é porque voce ve muitos bodybuilders e dizem que sua forma é um lixo.. isso é porque voce as vezes não pode se relacionar… e é porque esses 3 hormonios que eu mencionei são o game changer do bodybuilding e esporte em geral,, e é importante que voce entenda isso,, isso separa em dois diferentes grupos… os grupos “iniciantes” do bodybuilding…
e o GRUPO AVANÇADO que faz dinheiro do bodybuilding ou se não fazem dinheiro parece que eles podem fazer dinheiro se eles quisessem do bodybuilding, mas não significa apenas o visual disso mas sim a PERFOMANCE desde que esportes em geral envolvem perfomance na competição e não apenas o visual, de fato o visual está apenas relacionado ao bodybuilding… mas muitos esportes envolvem perfomance e é por isso que usamos HORMONIOS como esteroides e claro os grandes hormonios como fda gh insulina e nosso amado igf aka increlex que apenas sortudos ou conectados com atletas olimpicos podem conseguir… e eu digo muito bem conectados em todos os aspectos não apenas os tops, mas os que estão no topo
gh15 approved
-
Puchalski deu reputação a Saintgraal em Porque O Blast & Cruise Se Faz Melhor Que A Tpc?Vamos esclarecer resumidamente, esse post foi retirado de um grupo que sigo.
enjoy
Escravos da agulha?
Muitas pessoas são contra o BC por dizerem que os pacientes que utilizam este método se tornarão eternos escravos da agulha. Vamos analisar este cenário bem de perto.
Em primeiro lugar, aqueles que defendem o sistema tradicional de ciclo e TPC não sabem que após o primeiro ciclo existe a possibilidade do eixo HPTA nunca mais ser o mesmo, principalmente se este for realizado muito cedo... Além disso, este método é mais agressivo, pois como o tempo onfire é curto, a tendência é querer maximizar os ganhos neste período e utilizar protocolos mais agressivos.
Além disso, boa parte dos ganhos serão perdidos após a TPC e logo mais o bodinho sentirá a necessidade de iniciar outro ciclo... Já no BC, após o blast o paciente irá garantir que seu corpo tem níveis normais de andrógenos para promoção de saúde muscular, óssea, sexual, imune e psicológica. O paciente durante o Cruise irá normalizar seus marcadores bioquímicos e manter seus exames perfeitamente em ordem.
“Ah, mas eu não quero depender disso pro resto da vida...”. Tem certeza? Hoje em dia os homens são cada vez menos homens, estamos consumindo hormônios femininos na água que bebemos (proveniente dos anticoncepcionais), nas carnes que comemos e nos nossos sagrados ovos.
Atualmente 33% dos adolescentes americanos possui o desenvolvimento de mamas, conhecido como ginecomastia, e metade dos homens acima de 35 anos no Reino Unido se candidatam para a reposição de testosterona. Parece que o uso de andrógenos para o resto da vida não é uma maldição separada para os “escravos da agulha”, e sim uma escolha consciente pensando em longevidade e qualidade de vida.
Att- Top Coach Gabriel Kaminski.
-
Puchalski recebeu reputação de MBD em Ciclar Aes, Realmente Vale A Pena ?Qdo comecei eu era um big frango, milianos atras!
Soh fiz 1 ciclo em minha vida e ja tem mais de 10 anos..
Moral da Historia, qdo ciclei tinha uns 3 anos de treino "in natura"(hehe), e olha mto do q adquiri no ciclo continuou! Tenho HOJE EM DIA, por exemplo, BF 12% e 45cm de biceps(contraído), e digo, nao perco as medidas q estou se continuar SOMENTE treinando e suplementando(sem AEs). Se eu nao tivesse feito o q fiz a mais de 10 anos atras NAO ESTARIA MESMO como as medidas de hj!
E para ser franco, nao sei do q seria de mim hj se nao fosse o ciclo q fiz a mais de 10 anos atras!
Para mim, em alguns casos, vale apena sim um ciclo bem estruturado, pois mto dele ficarah!
Obs.: Claro q nao estamos falando de manter uma estrutura de kem passou anos fazendo BxC. Nao tem como, mto vai se perder.
-
Puchalski deu reputação a carloslr em Fracionar Ampolas?Man, quando faço cruise, puxo 3ml na seringa e vou apenas trocando a agulha para injetar .2 ml em cada aplicação. Dura algumas semanas e nunca tive problema algum.
Se manter a seringa sempre com uma agulha rosqueada não tem contato com nada externo.
-
Puchalski deu reputação a Stein em Fracionar Ampolas?maioria do pessoal que está indo para blast and cruise está usando enantato..
seria basicamente o que vc vai fazer pelo que entendi..
eu tambem cogitei de usar dura para este fim mais conversando com amigos mais experientes em B/C, e pesquisando um pouco ví que não é a melhor opção nen de longe..
fale com o cassio (modera) ele pode te ajudar..
abraço.
-
Puchalski deu reputação a ritchien em Efeito De Esteróides Na Estrutura FacialPuchalski ..
lembro dum tópico teu falando sobre "mega pump pós treino"
Tinha vinagre, creatina, glicerol e uma caralhada de coisa
HEAUHEAU
-
Puchalski deu reputação a gaspar em Efeito De Esteróides Na Estrutura FacialOlha quem apareceu!
-
Puchalski recebeu reputação de Johnn em [Falta de Pesquisa]Eai Na Opinião De Vocês? Quais Suplementos Me Indicam?Aih Brother, a principio vc q esta começando agora nao precisa nada... vc ja terah um pump maneiro logo nos primeiros 2 meses se vc se dedicar aos treinos e pegar pesado... Depois de uns meses comece a pensar em Whey+malto no pos-treino e Albumina+iogurte antes de durmir.
Um abraço e nao de ideia para criticas! Segue seu caminho!
Pro resto da galera q um dia tbm teve inicio(seja no verao ou nao) =>> https://www.hipertrofia.org/forum/topic/16499-2010-a-profecia-se-repete/?hl=%2Bfrangos#entry178700
-
Puchalski recebeu reputação de johnzeraa em Queda De CabeloFISICULTURISMO E A QUEDA DE CABELO
O QUE CAUSA A QUEDA ?
Um grande numero de tópicos existente nos fóruns sobre fisiculturismo é referente aos medicamentos comumente usados pelos atletas e sua relação com a queda de cabelo.
Um primeiro ponto a se ressaltar, é que as drogas utilizadas podem causar queda de cabelos por diferentes meios e, GENETICAMENTE, um individuo pode estar propenso a sentir maiores efeitos com um ou outro deles. Por isso, a impossibilidade de se definir quais os medicamentos que atuam “mais forte†neste sentido.
Os principais agentes causadores de queda são:
a ) Androgênicos: -> São os principais causadores da calvície, num processo conhecido como AAG (alopecia androgenética). Neste grupo se enquadram todos esteróides anabolizantes e outros esteróides (ex: mesterolona).
b ) Hipervitaminoses -> A deficiência de biotina causada por hipervitaminose, principalmente A, é fator determinante em vários casos de alopecia areata. Neste grupo se enquadram o ADE (e similares) e o ROACUTAM.
c ) Hipertireoidismo -> Induzido ao utilizarmos medicamentos estimulantes da tireóide, ou hormônios da tireóide exógenos. Neste grupo se enquadram o T3, o T4 e o tiratricol (redulip, triac, trimag, etc).
d ) Deficiência mineral – Alguns dietas rigorosas, tidas por fisiculturistas, podem causar deficiências de minerais como o zinco e ferro, que são essenciais para a saúde dos folículos.
e ) Colaterais de medicamentos diversos. Neste grupo se enquadram estrógenos sintéticos e agonistas (pílulas anticoncepcionais e o tamoxífeno), bem como as anfetaminas / sibutramina (moderadores de apetite, etc).
Segue abaixo relação das principais drogas utilizadas por fisiculturistas que podem causar queda de cabelos e MINHA avaliação pessoal sobre o risco de cada uma delas (5 = maior risco, 1= menor risco)
ESTEROIDES ANABOLIZANTES E OUTROS ANDROGENICOS:
Testosteronas (todas) – 5
Finaplix – 5
Dianabol – 5
Hemogenin - 5
Stanozolol – 4
Nandrolona – 3
Boldenona – 2
Oxandrolona – 2
Primobolan - 2
GH – 2
Mesterolona – 4
PROTEÇÕES CONTRA GINECOMASTIA:
Tamoxifeno – 1
PROTEÇÕES CONTRA ACNE:
Roacutam – 3 (em altas doses)
EMAGRECEDORES
T3 (triiodotironina) – 2
T4 – 2
Tiratricol – 1
Anfetaminas – 2
OUTROS ANABOLIZANTES:
IGF-1 – 2
Précursores da testosterona (pré hormonais)– 2
Pré hormonais de GH – 1
RECOMPOSITORES DA PRODUÇÃO HORMONAL
Clomifeno, HCG – 1
OUTRAS DROGAS
ADE - 1
Pílulas anticoncepcionais - 1
VERDADES E MITOS:
Minoxidil não deve ser utilizado durante o ciclo - MITO
Por se tratar de um vasodilatador, muitos alegavam que o uso de minoxidil durante o ciclo acabaria por expor os folículos a uma maior ação dos androgênicos. Entretanto recentes pesquisas demonstraram que o minoxidil não aumenta a irrigação de sangue no couro cabeludo. Apesar de não servir como “proteção†durante o ciclo, quem faz tratamento com minoxidil não precisa interrompê-lo.
Para evitar a queda de cabelos durante o ciclo basta usar finasterida. – MITO
A Finasterida, bem como outros inibidores da 5 alfa reductase, agem nas enzimas de 5AR inibindo a conversão de testosterona em DHT. Ela não tem ação nenhuma sobre a influencia de outros androgênicos ! Alem disso, a finasterida não age nas enzimas do tipo 1, que são as encontradas na pele e no couro cabeludo, mas somente nas enzimas do tipo 2, encontradas na próstata. Não há prova que nenhum medicamento comercializado no Brasil realmente atue nas enzimas do tipo 1.
Manipular finasterida é mais barato e a eficiência é a mesma - MITO
Com certeza a finasterida manipulada é muito mais barata. Porem, a experiência de muitos usuários tem demonstrado que não é a mesma coisa. A finasterida é extremamente sensível a luz, alem de que a pequena quantidade utilizada (1mg), é de difícil manipulação. Todos os testes realizados foram feitos com o Propécia. Alem deste, eu recomendo os genéricos, tais como EUROPHARMA ou MERCK. Não há como garantir que similares (Finalop) ou manipulados tenham a mesma eficiência.
Finasterida atrapalha os resultados do ciclo – MITO
O DHT tem uma grande afinidade ao SHBG, sendo muito pouco encontrado livre no corpo. Como a finasterida reduz a conversão testo-DHT, há um processo de feedback aonde o corpo passa a produzir mais testosterona. Ou seja, mesmo em níveis baixos, o nível de testosterona livre aumentam, aumentando o anabolismo.
Finasterida não deve ser utilizada junto com nandrolona (DECA) – VERDADE
As enzimas de 5AR atuam na nandrolona convertendo-a em dihidronandrolona. Entretanto, inversamente a testosterona-dht, o dhn se liga mais fracamente ao receptor andrógeno que a própria nandrolona. Por isso, não é interessante o uso de inibidores de 5AR, tendo em vista que os mesmos teriam efeito maléfico.
Os cabelos perdidos pelo uso de medicamentos nunca mais retornam – MITO
Uma alopecia areata provocada pelo uso de medicamentos é facilmente revertida se o individuo não tiver tendência a Alopecia Andro-Genética. Caso tenha, normalmente a AAG se antecipa e a calvície não pode mais ser revertida.
Entretanto, enquanto não houver atrofia dos folículos, pode haver reversão e o cabelo voltar a crescer. Nenhum dos medicamentos vendidos no Brasil promete a recapilação, porém, capriche no tratamento pós ciclo, preferencialmente com 1 anti androgênico, 1 inibidor de 5AR, um suplemento vitamínico e o vasodilatador Minoxidil, e aguarde bons resultados !
Musculação causa queda de cabelo - MITO
Nenhuma atividade física causa queda de cabelo. Mesmo pequenas variações no níveis de testosterona não são suficientes para provocar este colateral. Esteróides anabolizantes provocam queda de cabelo. Outro cuidado a ser tomado é com o excesso de oleosidade no couro cabeludo causado pelo suor após as atividades físicas.
Alguns medicamentos contra calvície:
Alguns medicamentos contra calvície, e MINHA avaliação pessoal (5 = maior valor, 1 = menor valor)
Finasterida (5)– Continua sendo a base dos melhores tratamentos para calvície. A dosagem recomendada é a de 1mg/dia, porem costumo recomendar doses maiores quando usar junto com testosterona exógena.
Saw Palmetto (3) – É apontado como sendo eficaz na inibição da 5AR tipo 1 e tipo 2. A qualidade do Saw Palmetto é diretamente proporcional a quantidade de ácidos glaxos que ele possui em sua composição, por isso aonselho que só seja usadas marcas que possuam no mínimo 80% de ácidos glaxos, sendo o Permixon o melhor, na minha opinião. Não é comprovada a eficiência deste medicamento no combate a AAG. Há relatos de bons resultados em loções tópicas.
Zinco (4) – A deficiência de zinco é apontada como uma das causas da queda de cabelo. Além disso, zinco peritiona é muito usado em shampoos contra seborréia (em concentrações de 1 e 2%), e o sulfeto de zinco em loções tópicas (em concentração de 0,1 a 0,2 %)no combate a calvície. Tem boa ação anti androgênica e funciona como inibidor da 5AR.
Progesterona (1) – Apesar de bastante usada e recomendada por dermatologista em loções tópicas, não há provas que realmente a progesterona funcione no combate a queda. As altas concentrações usualmente recomendadas (acima de 5%), já foram apontadas como causa de ginecomastia causadas por absorção sistêmica.
Avicis (3) – O Avicis é um medicamento comprovadamente eficaz no controle da AAG. Ao contrário do que muitos pensam (inclusive vários médicos), o Avicis não é um inibidor da 5AR. Ele é 17 alfa estradiol, que induz a aromatização da testosterona no couro cabeludo e 17 beta estradiol., e desta forma diminui a incidência dos androgênicos nos folículos. O Avicis é patenteado, e não pode ser manipulado. Como possui absorção sistêmica, podem ocorrer casos de ginecomastia, por isso não aconselho seu uso junto com Aes que aromatizem. Devido a seu mecanismo de funcionamento, ele não possui ação contra outros androgênicos.
Dutasteride (3): Alguns importadores já estão trazendo para o Brasil este que foi considerado revolucionário no tratamento da calvície. Lembro que o produto foi inicialmente lançado em cápsulas de 0,5 mg, ideal para o tratamento de câncer na próstata. Mas, segundo o site da Glaxo, nesta concentração o dutasteride possui eficácia semelhante a finasterida. Possivelmente a versão para combate a calvície terá 2,5mg, o que tornaria o medicamento bastante caro. Os testes para lançamento desta versão estão suspensos.
Chá Verde (2): Apesar de ser encontrado também em versões para uso tópico, seu uso mais difundido é em comprimidos, até mesmo pela alta dosagem necessária para que tenha o efeito desejado. Normalmente usa-se dosagem próxima a 1g /dia.
Espironolactona (5) - A espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo, com elevadas propriedades anti-androgênicas. Aconselho que seja manipulada na proporção de 2%, usando para diluição no mínimo 20% propilenoglicol ou glicerina. Esta sendo muito utilizado no combate a calvície e tem trazido excelentes resultados. Como possui MV curta, deve ser usdo varias vezes ao dia. Especula-se que tenha ação anti-5AR.
Flutamida (2) – A flutamida é mais usada que a espirolactona por ser muito mais barata. Entretanto, a sua eficiência em uso tópico é bastante discutida. Outro problema seria sua fácil absorção pela pele, atingindo facilmente altos níveis sistêmicos, o que não é desejado por praticantes de musculação..Normalmente é utilizada na proporção de 2 ou 3%.
Minoxidil (4): Primeiro tratamento contra calvície aprovado pela FPA, e de ação comprovada através de inúmeras pesquisas, o vasodilatador minoxidil, ao contrário do que se pensava, parece não funcionar pela maior irrigação sanguínea no couro cabeludo. Isso explica porque vários médicos se opunham ao uso, alegando que o couro cabeludo já era uma área bastante irrigada, e porque outros vasodilatadores não funcionam de igual maneira. Alguns componentes do minoxidil induzem a formação de novos cabelos, que alguns dermatologistas consideram como pêlos, mas realmente são capazes de recobrir áreas afetadas. O tratamento com minoxidil deve ser continuo, pois a paralisação constantemente causa perda dos cabelos “salvos†pelo tratamento. Homens devem utilizar na concentração de 5%, bem mais eficiente que a de 2%.
Acido Retinóico (3) – Potente anti-androgênico, especula-se que tenha ação anti 5AR. Deve ser usado em concentrações menores, preferencialmente com acompanhamento médico, por quem faz seu uso pela primeira vez. É usado topicamente em concentrações de até 0,025%.
Complexos vitamínicos (3) – Não irei avaliar isoladamente cada uma das inúmeras marcas existentes no mercado. A pillfood tem sido a mais utilizada dos existentes, porem o urinozinc, o centrum e o viviscal também tem tido bastante aceitação. Tem melhores efeitos em quem sofre de insuficiência de alguma das vitaminas que os compõem.
Shampoo de cetaconazol (5) – O shampoo de cetaconazol tem boa ação anti-androgênica tópica, além de ser um bom fungicida/ antibactericida. Recomendo que seja usado diariamente durante ciclos, deixando agir por até 10 minutos no couro cabeludo. É muito usado em concentrações de 2%, como os comerciais Cetonil, Cetomax e Nizoral. Quem tem problemas de ressecamento dos cabelos, pode usar em concentração de 1%, como o comercial Triatop.
Shampoo de Zinco Peritiona (3) – Varias marcas famosas como Seda, Revlon e até a Dimension tem usado zinco peritiona em seus shampoos anti caspas, porém não revelam a concentração do componente. Por isso, recomendo a utilização do xampu ZN.
Outros Shampoos - O Sulfeto de Selênio (2), o Coaltar (4) e o Jaborandi (3) também são comprovadamente eficientes no controle a queda de cabelos. Além disso, outros shampoos que usam Colágeno, D-pantenol, Ceramidas e outros componentes têm sido bastante utilizados.
Existem inúmeras outras opções de tratamento, mas não é nossa intenção discutir todas. Acredito que tenha feito um breve resumo das mais utilizadas e recomendadas pelos dermatologistas.
-
Puchalski recebeu reputação de andreescocard em Vitamina C - Onde ComprarKer Vitamina C barata e de melhor qualidade no mercado Brazuca??? te dou 2 opções:
https://www.vetnil.com.br/index.php/produtos/vita-vet-c-2/?linha=linha-tradicional
ou
https://www.agroline.com.br/produto/ver/1259/vita-vet-c--super-c-po-500-gr/
Antes q xegue akela galerinha perguntando sobre bufernização abaixo jah vao as respostas:
*BUFERNIZADA - a vitamina C bufernizada eh melhor do q as comuns ai no mercado brazuca. Essa bufernizada jah tem nos EUA, é muito melhor, como o prohprio site fabricante diz, para proteger a mucosa estomacal.
**(TRADUZIDO) - Os níveis elevados de acidez em suplementos de vitamina C podem causar problemas digestivos para as pessoas que estão doentes, tem um estômago fraco, ou que consumem grandes doses de vitamina. Dor de estômago e diarréia podem ocorrer nesses casos. Estudos sugeriram que os minerais adicionados em "tampão"(BUFERNIZADA) à vitamina C podem neutralizar o ácido e fazer com que o suplemento se quebre lentamente. Este efeito muitas vezes impede que os problemas de digestão indesejados. FONTE: https://www.wisegeek.com/what-is-buffered-vitamin-c.htm
-
Puchalski recebeu reputação de Nilsiane Almeida em Artigo: Hipertrofia Em MulheresUltimamente tem me dado mais prazer postar aki, pq o q tem de nego(homens) sem noção. Quer um exemplo? Vai na sessao anabolizantes que eh de dar pena!
Vcs(Mulheres) tem mais juizo e pena do corpo de vcs. E procuram antes de perguntar pesquisar sobre o assunto, sao cautelosas.
Entao, por esses motivos fica mais prazeiroso trocar informação com vcs.
Sem contar q amo mulheres! rsrs. bjss Tati.