Postado Setembro 29, 2012 às 15:00Set 29, 2012 Boa tarde, tenho 15 anos, sou mesomorfo, mas atualmente peso 45kg e tenho 1,68m de altura devido má alimentação e muito exercício (surf, skate), comecei na acedemia há 1 mês, e tenho uma dúvida, por ser mesomorfo e estar bem abaixo do peso, o que é melhor, um bulk sujo ou limpo? Segundo o site BemEstar da Globo, minha TMB (repouso) é de 1851,31 kcal, e nas opções de exercício, coloquei atleta, pois me exercito de 1h30min até 4h por dia, e deu 2962,02 kcal, e quando tinha 47kg, 2 meses atrás, tinha 5,7% de gordura corporal, hoje devo ter um pouco menos. Não sei se é a área certa, se algum moderador puder mover em caso de erro eu agradeço. Editado Setembro 29, 2012 às 15:04Set 29, 2012 por SFG2012
Postado Setembro 29, 2012 às 15:03Set 29, 2012 Faz um bulk com umas 3.500 kals. e vai almentando se stagnar no peso
Postado Setembro 29, 2012 às 17:23Set 29, 2012 Autor Mas primeiro devo ganhar gordura ou tento desde já ganhar só massa magra?Quer dizer, devo comer essas tranqueiras, tipo bolacha Maria, Amantegada, e alguns doces japoneses para ter o excedente? Ou devo pegar o excedente em alimentos ricos em proteina? Obrigado
Postado Outubro 1, 2012 às 14:50Out 1, 2012 Saia disso de bulk sujo. Leia a matéria no site do fórum, hipertrofia.org, onde falam sobre bulk sujo.
Postado Outubro 1, 2012 às 19:31Out 1, 2012 Bulk limpo sempre. Camelar depois para perder a gordura, é tenso demais.
Postado Outubro 1, 2012 às 21:11Out 1, 2012 Amigo, o corpo humano tem um limite de ganhos de massa magra, então o que vier após esse limite é gordura e retenção líquida. Aproveite que você tem a vantagem de não ter que se matar pra secar depois, e se fizer tudo certo pode crescer seco, comece com uma dieta de 3000kcal e veja os resultados em 1 mês, se você ganhar mais que 1 ou 1,5kg é sinal que a gordura está subindo também. Editado Outubro 1, 2012 às 21:11Out 1, 2012 por Rafael_nl
Postado Outubro 1, 2012 às 21:34Out 1, 2012 Sempre opte por bulk limpo. Quem nunca ouviu alguém falar que para crescer é necessário comer tudo o que se vê pela frente, sem frescura, do contrário treinar para hipertrofia é perda de tempo ? Isto se chama bulking sujo. Realmente é necessário comer bem para promover o ganho de massa muscular, mas não é necessário virar uma bola para isso. Bulking é a fase onde focamos a nossa dieta exclusivamente para o ganho de massa muscular, evitando ao máximo o ganho de gordura durante o processo. Um bulking sujo é quando você foca a sua dieta para o ganho de massa muscular, sem ligar para o eventual ganho de gordura. Muitas pessoas seguem esse protocolo com o intuito de ganhar o máximo de massa muscular possível, sem se preocupar com o ganho de gordura, para depois – na fase de cutting – definir e mandar o excesso de banha embora. Mas as coisas não são tão simples assim, principalmente para quem treina naturalmente. Veja 4 razões para você nunca realizar um bulking sujo e ainda acelerar os seus resultados: Razão 1: Excesso de nutrientes é inútil Ingerir uma quantidade superior(e desnecessária) de nutrientes é inútil, primeiro porque o corpo não vai conseguir aproveitar tudo o que você está ingerindo, segundo que o excesso de macronutrientes como os carboidratos, podem se transformar facilmente em gordura. Razão 2: Resistência à Insulina Excesso de comida, principalmente com alimentos de fontes ruins(exemplo: carboidratos simples), pode acarretar em um aumento na resistência à insulina o que dificulta o ganho de massa muscular a longo prazo, já que a insulina é um hormônio anabólico que possue a habilidade de levar nutrientes para as células dos músculos. Razão 3: É mais difícil voltar ao “normal” Não é tão fácil reverter a resistência que o corpo criou pela insulina. Ficará cada vez mais difícil voltar ao “normal” ou perder a gordura extra que você ganhou durante o bulking sujo. E quanto mais gordura você ganhar, mais difícil será voltar ao normal. Razão 4: Alterações em hormônios da tireoide Ganhar um excesso em gordura pode alterar a produção de hormônios da tireóide – o que não é uma boa idéia, pois uma produção saudável nos hormônios da tireóide é essencial para perda de gordura. Conclusão Evitando um bulking sujo e dando preferência a um bulking normal, onde você aumenta gradativamente a quantidade de calorias que você consome e observa como o corpo responde, você evita ganhos indesejáveis de gordura, evita problemas de saúde e ainda acelera os seus resultados ao longo prazo. Leia mais: https://www.muscledevelopment.com Abraços
Crie uma conta ou entre para comentar