Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Frituras E Molho Todo Dia


Taffarello

Posts Recomendados

cara, acho que uma bisnaguinha de mostarda ou de cath não vai fazer essas diferenças.. aquilo tem 1g de carboidrato.. e um fiozinho de azeite na panela ante aderente ou uma colherzinha de chá de manteiga não acho que vá ser o fim do mundo... acho que rola muito exagero com relação a isso..

Um cara disse q é como comer MC todo dia.. po.. exagero.

Moderação, essa é a palavra..

depois de fritar, usa papel filme.. diminui um pouco a fritura

acho q o problema é fritura tipo qndo vc mergulha a comida em oleo pra fritar.. um fiozinho não mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Dias Populares

Mais Ativos no Tópico

Então, Tafarello, algumas opiniões minhas:

- IG dos alimentos não importa muito para a maioria das pessoas, creio que para você também não;

- pode fritar seus alimentos perfeitamente, apenas adeque as calorias da gordura utilizada à sua dieta, ajustando de acordo com seus objetivos;

- fritar com óleo vegetal é terrível, pois é uma gordura que se torna hidrogenada ainda no processo de produção; aliás, óleos vegetais (que já são péssimos), quando aquecidos, tornam-se ainda piores; evite isso a qualquer custo;

- agora a dúvida, com o que fritar? Use gordura altamente saturada, de preferência de origem animal (manteiga, banha...); óleo de coco é boa opção, tal como óleo de palma (um bem confiável e verdadeiro); azeite seria até aceitável, porém para preparações bem rápidas, então prefira gorduras animais sempre!

A respeito de gorduras trans. Na verdade os óleos vegetais brandamente utilizados hoje em dia encontram-se altamente oxidados mesmo antes de utilizarmos (devido ao processo de produção, lamentável...); quando aquecidos, por serem muito instáveis, oxidam-se ainda mais e, ISSO SIM, tem o potencial de causar problemas cardíacos. Essa instabilidade é devido à grande quantidade de gorduras poli-insaturadas ômega 6 em sua composição, as quais jamais foram tão consumidas em tão alarmante quantidade e, em graves desequilíbrios com ômega 3, traz prejuízos severos à saúde.

As gorduras saturadas são bem estáveis, portanto adequadas ao cozimento. As mono-insaturadas também são boas, mas com óleos (como o azeite) é sempre interessante estar atento, certo?

Victal

Editado por Victal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Tafarello, algumas opiniões minhas:

- IG dos alimentos não importa muito para a maioria das pessoas, creio que para você também não;

- pode fritar seus alimentos perfeitamente, apenas adeque as calorias da gordura utilizada à sua dieta, ajustando de acordo com seus objetivos;

- fritar com óleo vegetal é terrível, pois é uma gordura que se torna hidrogenada ainda no processo de produção; aliás, óleos vegetais (que já são péssimos), quando aquecidos, tornam-se ainda piores; evite isso a qualquer custo;

- agora a dúvida, com o que fritar? Use gordura altamente saturada, de preferência de origem animal (manteiga, banha...); óleo de coco é boa opção, tal como óleo de palma (um bem confiável e verdadeiro); azeite seria até aceitável, porém para preparações bem rápidas, então prefira gorduras animais sempre!

A respeito de gorduras trans. Na verdade os óleos vegetais brandamente utilizados hoje em dia encontram-se altamente oxidados mesmo antes de utilizarmos (devido ao processo de produção, lamentável...); quando aquecidos, por serem muito instáveis, oxidam-se ainda mais e, ISSO SIM, tem o potencial de causar problemas cardíacos. Essa instabilidade é devido à grande quantidade de gorduras poli-insaturadas ômega 6 em sua composição, as quais jamais foram tão consumidas em tão alarmante quantidade e, em graves desequilíbrios com ômega 3, traz prejuízos severos à saúde.

As gorduras saturadas são bem estáveis, portanto adequadas ao cozimento. As mono-insaturadas também são boas, mas com óleos (como o azeite) é sempre interessante estar atento, certo?

Victal

gosatria q vc apresentasse artigos q contenham tais afirmações !

agora fiquei interessado sobre o assunto .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Tafarello, algumas opiniões minhas:

- IG dos alimentos não importa muito para a maioria das pessoas, creio que para você também não;

- pode fritar seus alimentos perfeitamente, apenas adeque as calorias da gordura utilizada à sua dieta, ajustando de acordo com seus objetivos;

- fritar com óleo vegetal é terrível, pois é uma gordura que se torna hidrogenada ainda no processo de produção; aliás, óleos vegetais (que já são péssimos), quando aquecidos, tornam-se ainda piores; evite isso a qualquer custo;

- agora a dúvida, com o que fritar? Use gordura altamente saturada, de preferência de origem animal (manteiga, banha...); óleo de coco é boa opção, tal como óleo de palma (um bem confiável e verdadeiro); azeite seria até aceitável, porém para preparações bem rápidas, então prefira gorduras animais sempre!

A respeito de gorduras trans. Na verdade os óleos vegetais brandamente utilizados hoje em dia encontram-se altamente oxidados mesmo antes de utilizarmos (devido ao processo de produção, lamentável...); quando aquecidos, por serem muito instáveis, oxidam-se ainda mais e, ISSO SIM, tem o potencial de causar problemas cardíacos. Essa instabilidade é devido à grande quantidade de gorduras poli-insaturadas ômega 6 em sua composição, as quais jamais foram tão consumidas em tão alarmante quantidade e, em graves desequilíbrios com ômega 3, traz prejuízos severos à saúde.

As gorduras saturadas são bem estáveis, portanto adequadas ao cozimento. As mono-insaturadas também são boas, mas com óleos (como o azeite) é sempre interessante estar atento, certo?

Victal

Se for isso mesmo, se só tiver óleo vegetal em casa é preferível fritar sem nada... eu já sabia que a gordura saturada era boa pra frituras porque ela não altera a composição, mas não sabia que o óleo vegetal é tão venenoso assim. Pensava que ele só saturava, mas sempre suspeitei da trans...

Eu já decidi não usar mais só pelo fato do gosto do tempero ficar bem melhor sem óleo, e como aqui em casa não tem manteiga, vai sem nada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quem disse que o óleo satura, quando aquecido? Ele sofre várias transformações, mas jamais se tornará uma gordura saturada... rsrs

Victal

É o que eu mais ouvia dizer aqui no Hipertrofia.org, que os óleos vegetais e inclusive o azeite satura em altas temperaturas.

Ou estou confundindo tudo? Ao menos o Azeite eu tenho certeza que o pessoal falava que saturava nessas condições e perdia todo seu valor nutricional benéfico (ou seja, as gorduras boas dele).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje fritei o frango e fiz o omelete agora pouco sem usar óleo nenhum, foi sussa, só deu um pouco mais de trabalho pra lavar a frigideira depois, mas de boa. a partir de hoje só vou fazer assim, um problema a menos de fritura, pelo menos em relação aos óleos

mostarda é bom sim, mas evita por muita devido ao sodio!

eu pensei a mesma coisa, 0,5 de carb mas em compensação tem uma considerável quantidade de sódio...vou dar uma maneirada por causa disso, nem todo dia vou comer

e agora o achocolatado? eu até pensei que colocar outra coisa pra tirar aquele gosto da albumina, mas o que? foda é que eu n uso o liquidificador, uso um mixer de mão mesmo, se não mandava umas bananas pra ver como que fica...

valeu @victal e a galera ai pela contribuição!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra esclarecer a questão de usar o Azeite para cozinhar:

Primeiramente, deve-se entender que existem diferentes tipos e processamentos de azeite.

O mais comum entre os utilizados em casa costuma ser o virgem e o extra-virgem, mas existem também o óleo refinado e o puro que é uma mistura do refinado com o virgem.

Tá, mas o que é um azeite extra virgem?

É o azeite que é extraído das azeitonas mecanicamente, através de prensas, e na primeiríssima extração. Portanto é o azeite mais nutritivo, mais saboroso, geralmente menos acído, e que possui sua estabilidade mais delicada. Também é o mais caro, obviamente.

O Azeite Virgem é similar ao extra-virgem, só que não é obtido na primeira extração, mas na segunda ou terceira prensagem. Por isso ele, é um azeite mais estável, mas menos saboros e nutritivo que o extra virgem. Muitas pessoas nem conseguem notar a diferença no paladar entre um virgem e um extra-virgem, no entanto. São bem parecidos.

O óleo refinado é, ocmo o nome diz, refinado. Isso quer dizer que é adicionado agentes químicos para extrair mais óleo das azeitonas, após a extração do extra-virgem e do virgem. Esse é provavelmente o pior dos azeites em termos nutricionais, mas é mais estável e barato.

E por fim existe o azeite "puro óleo" que não é tão puro, já que na verdade é uma mistura de azeite virgem com azeite refinado.

Ok, agora que está claro que há diferentes tipos de azeite, vamos ao por quê de não ser interessante cozinhar usando o azeite, ainda que o azeite seja um dos alimentos mais interessantes em uma dieta saudável:

Tudo tem a ver com a temperatura de degradação do azeite/óleo. O azeite, por ser natural e não processado, possui uma temperatura de degradação baixa, em relação à outros óleos como o de soja, por exemplo. Isto quer dizer que, ao usá-lo para fritar por exemplo, mesmo que seja um fiozinho de nada, você irá aquecê-lo à temperaturas que o farão se degradar.

O que acontece quando isso ocorre?

O primeiro sinal que permite que você facilmente identifique que o azeite ou óleo está entrando em decomposição é a liberação de vapores, normalmente de cor branca. Quando esse processo começa, o azeite/óleo passa por uma série de reações químicas que alteram a estrutura, o sabor, e o valor nutricional do mesmo, além de criar novas substâncias que deixam de possuir suas características originais e o pior: São CANCERÍGENAS. Além de vários outros malefícios à saúde.

No entanto, existe uma variação bem grande até nas temperaturas de degradação dos azeites, dependendo do tipo e do fabricante. Isso é devido Aos diferentes processos e químicos utilizados em cada processo de fabricação dos azeites/óleos.

Sendo assim, alguns tipos de azeite podem até ser usados para cozinhar/fritar, mas no geral, o virgem e o extra virgem ,que são os azeites mais utilizados em casa, possuem temperaturas de degradação bem inferiores às temperaturas de degradação dos óleos de soja por exemlo. Então o azeite jamais deve ser usado para cozinhar, mesmo em pequena quantidade.

Se você ler a embalagem do azeite, muito provavelmente estará escrito nela que você deve abrigar o azeite da luz e do calor. E isso não é a toa. Como foi dito antes, eles são relativamente instáveis, e se abrigados ao sol por exemplo, rapidamente perderão seu valor nutritivo e irá aos poucos se degradando. mesmo não atingindo a temperatura de degradação, o processo vai ocorrendo aos poucos.

Os óleos de soja que normalmente são utilizados para fritar, esses sim possuem altíssimas temperaturas de degradação, devido ao processamento que passam durante sua fabricação. Portanto podem ser utilizados para fritar. No entanto, esse mesmo processo que permite que o usemos para fritar, também acaba aumentando o teor de gorduras trans no óleo, tornando-o um alimento não tão saudável, que a maioria de nós deveria evitar.

Outro motivo para evitar o consumo excessivo de óleo de soja é porque ele possui muitas gorduras poli-insaturadas do tipo ômega-6, que apesar de ser saudável, em quantidades grande contribui para doenças cardíacas e problemas cardiovasculares em geral, além de outros problemas relacionados à inflamações.

A dieta moderna é rica em ômega-6, e pobre em ômega-3. Essa relação de muito ômega-6 e pouco ômega-3 é especialmente prejudicial À saúde. Portanto, maneirar no consumo de ômega-6 e aumentar o consumo de ômega-3, pode beneficiar em muito sua saúde.

Fique esperto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...