Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mecanismo De Hipertrofia Na Célula Muscular.


Visitante usuario_excluido22

Posts Recomendados

.

Você está dizendo então que é diferente para cada um, certo? Mas diferente como, e por quê?

genética... porque cada um pode ter uma facilidade de hipertrofiar certa célula muscular?

ja ouvi na sala de aula o seguinte:

ectomorfos ou longilíneos > facilidade em desenvolver fibras vermelhas (resistencia = porem pouca força)

endomorfos ou brevilíneos > facilidade em desenvolver fibras brancas (força = porem pouca resistencia)

mesomorfos ou normolíneos (é isso?) > aqui onde a maioria de nós se encaixa.. facilidade em desenvolver os 2 tipos de fibras...

mais ai é que entra o tipo de treinamento do individuo, se ele gostar de um shape freak por exemplo, e tiver facilidade, vai desenvolver fácil, o ectomorfo se dá melhor com corridas, vide maratonistas...

sei lá, é minha ideia sobre, oque você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu acho que vc não entendeu a minha pergunta, isso sim. Quer dizer, eu concordo contigo no que diz respeito a que diferentes pessoas possuem uma maior ou menor facilidade em desenvolver mais fibras de um tipo ou do outro, indiscutivelmente.

O que eu estava colocando em questão, seria:

Independente de qual tipo de fibra vai hipertrofiar, ou em QUEM vai acontecer isso, aquela fibra vai hipertrofiar X% sarcoplamaticamente e Y% miofibrilarmente.

E esses valores de X e Y seriam iguais para cada um de nós, e não haveria como mudar esses valores simplesmente mudando o tipo de treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Independente de qual tipo de fibra vai hipertrofiar, ou em QUEM vai acontecer isso, aquela fibra vai hipertrofiar X% sarcoplamaticamente e Y% miofibrilarmente.

E esses valores de X e Y seriam iguais para cada um de nós, e não haveria como mudar esses valores simplesmente mudando o tipo de treino.

Veja, a miofibrila fica no sarcoplasma. Quanto maior o sarcoplasma, mais espaço vc tem para preenche-lo com miofibrila. Quanto maior sua hiper sarcoplasmática, maior pode ser sua hiper miofibrilar. Se há diferença estética sobre elas, sinceramente eu não sei. Tenho para mim que ambas caminham juntas, e uma se torna dependente da outra. Elas se completam. E por isso digo que é errado classificarem bodybuilders como donos da hiper sarco, e powerlifters/strongsmans donos da hiper mio. São todos donos da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, por isso mesmo eu disse que é igual pra todos. Ela acontece interdependente uma da outra e não há como aumentar uma ou a outra sem diretamente influenciar na outra também. Talvez pelo fato de haver fibras de diferentes tipos, talvez um tipo ocorra mais hipertrofia sarcoplasmática em um certo músculo ou tipo de fibra do que miofibrilar, daí se originaria os aspectos diferentes nos ectos, endos e mesos, mas aí é pura especulação minha também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, dei alguma lida em alguns posts e realmente achei muito bom.É difícil encontar boas informações como estas e tão detalhadas com fontes, imagens, detalhes e etc.Só agora percebi a abertura da sessão "assuntos acadêmicos".Boa sorte a ela, espero que continue rendendo tópicos excelentes como este e que se torne um ótimo banco de informações.

Eu gostaria de discutir, mas não tenho nada a comentar, o melhor que posso fazer é apenas ler tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, posso estar falando merda...

mas o aumento da musculatura esquelética lisa, via natural, aumenta também o número de organelas no citoplasma da célula = mais mitocôndrias que é = mais oxigenação que é = mais energia gasta?

como é possivel se a célula muscular não realiza mitose, apenas realiza a reconstrução, hiperplasia e hipertrofia?

agora se as organelas aumentam dentro das células musculares já existentes eu entendi o raciocínio :P ,

e com o uso de sintéticos, em especial o GH, que aumenta junto a musculatura lisa involuntária ( visceral, orgãos) ali sim ocorre uma mitose, correto?

visto que são células diferentes e que tem capacidade de se multiplicar

Amigo musculo liso, não usamos na musculação além de ter ainda uma taxa hiperplásica, essa que já não é vista no musculo estriado esquelético ou cardíaco.

Vejo que o pessoal pode ta confundindo os conceitos:

Hipertrofia: Aumento da célula em volume (obs: no caso da sarcoplasmatica, seria em volume do proprio sarcoplasma, com água, reservas energéticas ou organelas, no caso da miofibrilar, seria com as miofibrilas, fibras de unidade contrátil que compôe os sarcomeroes, unidades efetivamente contratil da célula, por isso a relação direta de mais miofibrilas, mais força muscular, enquanto que maior o sarcoplasma, maior o volume da celula, maior o volume do músculo.)

Hiperplasia: È A PROLIFERAÇÃO CELULAR, logo se teve mitose, um tecido que apresentou hiperplasia, teve aumento EM NÚMERO de células, logo o mecanismo para esse aumento foi a mitose.

Particularmente no caso do tecido muscular esquelético, não se tem mitose, consequentemente não tem hiperplasia, logo temos a hipertrofia, LEMBRO A VOCÊS hipertrofia é um mecanismo de adaptação a um stress metabólico, ou mecânico, logo o nosso objetivo na academia é esse mesmo de lesionar e causar stresses fisiológicos as nossas células musculares, para que essas se adaptem e hipertrofiem, assim aumentando o músculo de volume, porém não somente a célula vai se adaptando e hipertrofiando, como também ocorrem microlesões nesse tecido, ai entra o papél da célula satélite, uma célula que se fundirá a essa microlesão, assim reparando o tecido, contribuindo para o aumento do músuclo também, mas não se esqueça que grande parte da hipertrofia é aquela adaptação celular, onde a célula aumenta de volume.

As células satélites sim fazem mitose e circundam o tecido muscular para reparos, essas sofrem ação direta do IGF-1 e boas doses em pico de leucina, onde aumentam seu número para fazerem reparos.

Vale lembrar que a relação do Gh com as visceras se dá muito mais pelo efeito sistêmico desse hormônio, o gh é chamado de somatostatina ( soma= corpo) e não é a toa, ele age em diversos receptores do corpo, especialmente os das células do fígado, produzindo vários fatores de crescimento, o IGF-1 é apenas um desses, esses fatores comandam uma hiperplasia generalizada de tecidos e eu diria muitos mais de tecidos ósseos e de visceras, do que os tecidos musculares, já que a mitose muscular é rara, o aumento da fibra muscular se dá pelo aumento das células satélites que proliferam, mas o efeito do gh mesmo não é quando ao crescimento muscular, é quanto a qualidade, pelo aumento da sintese proteíca do miócito, e o efeito fisiológico lipolítico do GH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que aula Gustave! Boa.

Mas fiquei com umas dúvidas: Se não ocorre mitose, então de onde vêm as miofibrilas "a mais"?

São apenas continuações das existentes? Como o braço aumenta de diâmetro, só com volumização? Então tipo um cara com 28cm de braço possui o mesmo número de células de músculo esquelético que um cara com 40cm de braço? é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, a miofibrila é composta por proteínas. Você aumenta a quantidade dessas proteínas, você aumenta a miofibrila.

Dones, esse "você aumenta a quantidade dessas proteínas" seria a partir do aumento da síntese proteíca correto? "micro-lesiona o musculo - aumenta a síntese porteíca - aumenta as proteínas da miofibrila - hipertrofia a miofibrila" assim? desculpa se defequei pelos dedos, sou leigo nesses assuntos haha

Alguém pode me dar uma explicação mais simples e direta/compreensivel do que a Wikipedia sobre o que é mitose?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, a miofibrila é composta por proteínas. Você aumenta a quantidade dessas proteínas, você aumenta a miofibrila.

Então, entendo, mas se considerarmos que o sarcômero é uma célula, então mais fibrilas precisariam de mais sarcômeros, certo? e portanto mais células. A menos que a quantidade de sarcômeros ficasse a mesma, e só aumentasse o diâmetro com a inserção de proteínas dentro deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...