Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor Estrutura De Treino Para Ectomorfo ?


Davi Alexandre

Posts Recomendados

Maior frequência está mais relacionada ao nº de vezes em que o músculo é exercitado do que ao nº de vezes em que vc vai à academia.

Quando me refiro a maior frequência, estou dizendo que o músculo deve ser treinado mais do que uma vez na semana.

Mas isto não significa que o cara tem que ir todo dia à academia e muito menos que deve treinar o mesmo grupo todo dia.

O 5x5, por exemplo, se encaixa nisso que eu disse, pois é um treino de baixo volume com altas cargas e maior frequência, pois os grupos musculares são treinados mais do que uma vez na semana.

Apesar disso tudo, vc vai à academia apenas 3x na semana.

Ectomorfos, em geral, não suportam treinos excessivamente desgastantes que exigiriam que o músculo ficasse se recuperando por vários dias seguidos antes de ser treinado novamente (aliás, nenhum natural tem bons resultados com isto, essas rotinas que apregoam apenas um treino semanal por grupo muscular só é válida para quem usa esteróides, mas não vamos desviar o foco do tópico).

Por outro lado, também não suportam treinos diários, pois sua capacidade de recuperação é menor do que de outros biotipos.

Então o pulo do gato é treinar menos, mas ao mesmo tempo treinar mais.

Para isso ele deve adotar rotinas abreviadas, com poucos exercícios, poucas repetições e muita carga e repeti-la por alguns dias da semana apenas.

Então, nesse contexto, para um treino voltado para hipertrofia, uma boa alternativa seria fazer um AB2x, dividindo A(Peito/Ombros/Tríceps) e B(Pernas/Costas/Bíceps), focando nos exercícios básicos e na progressão de cargas?Uma outra dúvida minha, as séries poderiam ficar em torno de 3x5~8 e deve-se procurar não falhar nas séries, por exemplo eu deveria usar uma carga que me levasse a falha concêntrica na nona repetição, só que eu iria parar na oitava repetição, evitando assim um desgaste no SNC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Parabéns pelo conhecimento e resposta grandiosos, você é mais um dos exemplos do fórum! Realmente então estou no caminho certo.

@EDITADO:

Iceman, você pode passar no meu tópico de treino que não foi comentado? Estou no final de 12 semanas de SL e estou fazendo essa semana com 50% das cargas em todos os exercícios e a próxima vai ser de descanso total pra iniciar o novo treino, se puder eu agradeço muito http://www.hipertrof...brido-opinioes/

Editado por pedro999
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ABc1x , ABCD , AB2x ? Eaew, oque os ECTOMORFOS de plantão recomendam ? Descobri que sou hoje, to desesperado, kk ;(

ABc1x , ABCD , AB2x ? Eaew, oque os ECTOMORFOS de plantão recomendam ? Descobri que sou hoje, to desesperado, kk ;(

Sou hectomorfo e posso te ajudar, aliás, espero te ajudar. Eu tava com o mesmo problema e testei vários treinos, os melhores foram:

- ABCD:

A - Bíceps, Tríceps e Gêmeos

B - Coxa e Abdomem (Supra e Oblíquo)

C - Peito, Ombro, Trapézio e Gêmeos

D - Costas e Abdomem (Infra)

- ABC 1X

A - Peitoral, Costas e Abdomem (Infra e Oblíquos)

B - Ombro e Braço

C - Coxa, Gêmeos e Abdomem (Supra)

Agora eu to com esse abc 1x pra ver qual que eh a dele e tá dando resultado. Qualquer coisa eu volto pro abcd que foi o que eu mais curti. Flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 anos depois...

Para ectomorfos, o que funciona melhor, geralmente é treino de força.

Aliás, é o teste que sempre proponho, se tu acha que é ectomorfo, faça um ciclo de 6~8 semanas de treino de força, se nesse período seus resultados forem melhores do que na ápoca em que treinou para hipertrofia, então já tem um indício sólido de que seu biotipo predominante é ectomorfismo mesmo.

Os treinos mais eficientes são focados apenas em básicos e séries de poucas repetições, algo em torno de 5~8 séries com 3~6 reps para cada grupo muscular e treinamento dos maiores grupos em conjunto a cada dia.

Mas ao invés de divisões aleatórias, prefiro optar por um treino já estruturado e consagrado, pois o acompanhamento de tonelagem, evolução etc é mais controlado num sistema já estruturado do que criando um método de treino por conta.

Por isso que sempre indico o 5x5, devido à simplicidade do sistema.

Os exercícios devem ser aqueles que recrutam o maior número de grupos musculares possível.

Quanto à falha, não deve ser uma preocupação, mais importante do que buscar a falha é adaptar o corpo à progressão contínua de cargas, em todo treino e sempre que possível, a carga deve ser elevada, nem que seja em 100g.

Pq 100g de cada lado da barra a cada treino em 3 treinos por semana, individualmente considerado, parece pouco, mas representa um total de 30kg ao cabo de um ano. Para quem já pega pesado, 30kg por ano é um tremendo resultado.

Se sua média for maior e com quase toda certeza será, pois iniciantes e intermediários conseguem uma média de progressão bem maior, seus totais sobem vertiginosamente.

Por exemplo, 1kg por treino e 3 treinos por semana, totalizará 150kg ao final de um ano.

1kg por semana, totalizará 50kg ao final do ano.

Então fica fácil constatar que mais importante do que aumentar um monte de peso de cada vez, é aumentar pouco, porém de forma contínua e sempre que possível.

Pq supondo que vc faça um supino, por exemplo, com 80kg (escolhi essa carga pq é algo que qualquer um consegue com pouca dedicação) e imagine que dentro de um ano vc consegue fazer essa carga saltar para 130kg. É um tremendo resultado.

Imagine que está agachando com 150kg e dentro de um ano conseguirá alcançar a marca de 200kg.

Por isso que eu falo, dentre todos os princípios, o mais importante deles na minha opinião é a progressão de cargas.

E como os treinos serão infrequentes (treinará menos dias na semana), apesar de haver uma maior frequência de treinamentos para cada grupo (treinará mais vezes o mesmo grupo), não há risco de sobrecarga do SNC, pelo menos não no início.

Qdo for um atleta avançado, a sobrecarga do SNC pode até se tornar uma preocupação, afinal de contas estará levantando cargas extremas, coisa de 200kg ou mais a depender do exercício.

Mas enquanto for iniciante/intermediário e suas cargas ainda estiverem na faixa dos 100kg a 200kg, sobrecarga do SNC não deve nem passar pela sua cabeça, os intervalos durante a semana e aos finais de semana são mais do que suficientes para a recuperação.

Qual seria a melhor estrutura do treino 5x5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...