Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre Treinar Todo Dia/ 2 Vezes Por Dia/alto Volume/alta Intensidade E Afins


Frango_13

Posts Recomendados

Olá, gostaria de iniciar uma discussão por aqui:

Ando lendo alguns artigos e discussões na gringa sobre esses métodos de treino de levantadores olimpicos e powerlifters, nos quais os caras treinam todos os dias pesado, ou treinam duas vezes por dia, ou ainda com muito volume e muita intensidade todos os dias.

alguns exemplos por ai são:

average broz gym

Chaos and pain

westside barbell

dentre os russos e bulgaros, mas com certeza tem muito mais.

A questão é a seguinte: (não vou me basear em ciencia e em estudos, apenas na aplicação e resultado do treinos supracitados). A maioria desses treinadores (se não todos) defendem que o corpo vai se adaptar a qualquer esforço que voce colocar sobre ele. (E que fique bem claro que eu (e acredito que nem eles) não estamos falando em treinar até a falha 5x por semana ou mais).

Bom um exemplo clássico dessa ideologia, é quando voce começa um trabalho pesado, por exemplo oreia seca(vulgo ajudante de pedreiro), no qual no início voce não aguenta fazer nada, mas em poucos dias/meses ja consegue fazer tudo e mais um pouco, e só melhora. Por que? porque o corpo se adapta e fica mais forte fim. Ou seja não existe overtraining.

Ta mais ai nego vai vim falar:

bla bla bla mas eles usam drogas.

ai eu viro e falo:

foda-**

Me baseando no seguinte: que treina no westside barbell usa drogas não? pois temos exemplos de users aqui do forum que seguem o mesmo estilo de treino deles e tem bom resultados. Iai a questão das drogas ja fica eliminada e ponto.

Temos mais exemplos de users por aqui que treinam todos os dias, ou 4x por semana pesado, e conseguem ter bom resultados(vide luiz treinando todo dia e todo dia tem PR, julio que tem excelentes cargas, danilorf que segue wsb e tem excelentes cargas também, mestre quisso treinava todo dia as vezes 2x por dia, dentre outros que devem ter e eu não conheço), reforçando que não usam drogas.

Chegamos a conlusão que overtraining não existe, desde que saibamos manipular as variaveis de treino e ponto.

Questão dois:

até que ponto é benéfico treinar todo dia ou 2x por dia? pra ficar mais forte eu tenho certeza que é um bom caminho. Mas e pra ficar mais bonito pro verão? Aquele papo de que no descanso que o musculo se forma e bla bla bla, se eu tiver batendo nele ( no musculo) todo dia, mesmo que com intensidade e volumes diferentes, ele cresce e fica bonito? ou eu tenho que deixar ele imóvel la pra ele crescer?

Eu acredito que podemos (claro que dentro de um contexto) treinar todo dia ou 2x por dia e ter ótimos ganhos de força e hipertrofia. Mas e voces?

Sei que tem pouca gente com capacidade suficiente aqui pra debater sobre esse assunto, (não desmerecendo ninguém) só que é totalmente diferente voce treinar dessa forma (muito peso, muitas series, poucas repetições, pouco descanso, muito frequentemente) do que fazer um stronglift, starting strength ou qualquer outro treino que se diz básico para força ou hipertrofia. E agente não ve muito disso por aqui (treinos diferentes).

Resumão pra quem tiver com preguiça de ler:

Overtraing existe?

é possivel ganhar força e hipertrofia treinando com alto volume e/ou alta intensidade frequentemente? (4x por semana ou mais)

pontos negativos e positivos desse tipo de treino?

justifique suas respostas.

ps.: estamos falando de individuos naturais aqui, ou seja que nunca utilizaram nenhum tipo de AES.

ps2.: nada contra que faz uso dos mesmos.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Overtraing existe? sim, o corpo precisa de tempo para se adaptar.

é possivel ganhar força e hipertrofia treinando com alto volume e/ou alta intensidade frequentemente? (4x por semana ou mais) Sem duvidas é possível! alguns ganham mais, outros menos com esse treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Frango, também não é assim.

Uma coisa é seguir WSB 4 vezes na semana. Outra é agachar pesado 2 vezes ao dia todos os dias como no caso do Broz. Fazer isso sem drogas.... acho difícil.

O Quisso é um ponto fora da curva...hehe e até onde me lembro, ele não fazia dois treinos com pesos intensos a cada dia, era um de condicionamento/GWOD e outro com pesos, não?

Eu também acho que o corpo se adapta, mas é questão de anos aumentando o volume e a frequência aos poucos. Sair de 4x na semana para 12 ou 14x não me parece uma boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim tudo depende da genética. Como é muito discutido por aqui e mundo afora.

Tem pessoas que se sairão bem treinando menos, outras mais, outras muito mais e etc..

Acho que só testando, variando, ajustando é possível se chegar ao método correto pra você mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overtraing já está mais que provado que existe amigo. Porém não é regra para todos, você pode sim treinar até as 24 horas do seu dia, vai ter resultados? Claro que vai, como também poderia ter com treinos menos frequentes. Tudo depende da adaptação do seu corpo, alguns reagem melhor mais mais estímulo, outros com menos.

Pra mim, Overtraing pode ser muito bem driblado com uma boa alimentação e um sono de pedra. Se você conhecer seu corpo, ao nível que as pessoas que você citou conhecem o deles, sabendo quais estímulos gerar e quais alimentos ingerir exatamente pra você, acredito que sim, treinar mais e intenso possa gerar bons resultados.

Editado por vcromeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frango, também não é assim.

Uma coisa é seguir WSB 4 vezes na semana. Outra é agachar pesado 2 vezes ao dia todos os dias como no caso do Broz. Fazer isso sem drogas.... acho difícil.

O Quisso é um ponto fora da curva...hehe e até onde me lembro, ele não fazia dois treinos com pesos intensos a cada dia, era um de condicionamento/GWOD e outro com pesos, não?

Eu também acho que o corpo se adapta, mas é questão de anos aumentando o volume e a frequência aos poucos. Sair de 4x na semana para 12 ou 14x não me parece uma boa ideia.

Então eu acho que aumento o volume e intensidade gradativamente é possivel sim agachar 2x por dia pesado, o problema é tempo e disposição pra isso né.

E outra agachar pesado ou treinar pesado, na minha opnião não é treinar até a falha e ou por exemplo pegar 3RM e fazer 10x3 com 45s de descanso. Mesmo porque acredito que isso não seja possível.

pesado que eu digo São cargas entre 85% e 95%. Exemplo:

85% eu faco 5rm, então eu pego e faço 10x4ou 3 com 40s de descanso. Pronto tenho um treino pesado e volumoso. posso fazer isso duas vezes no dia? Acredito que sim. Posso alternar tipo: de manha 10x3 , a noite 12x2 com a mesma carga? sim, e na minha opnião ambos vão ser treinos pesados. Agora os prós e contras eu ja não sei, mesmo porque eu não concordo muito com essa filosofia.

Agora e se fosse por exemplo:

5 dias por semana de treino:

manha= pistol squat

noite = agacho 85%+ da RM

no outro dia:

manha= goblet squat

noite = agacho 85%+ da RM.

ai acho que começa a ficar interessante, e voce?

Os treinos do quisso pelo que vi, eram sempre um mwood ou exercicios body weght, e outro com pesos, mas no começo do diario ele fazia isso todos os dias. O fila da mãe pelo que eu entendi no começo do diario treina push/pull/squat pesado todo dia+ esses mwdos ou bw.

Quando voce diz ponto fora da curva voce quer dizer genetica privilegiada? Pode até ser, mas ele tinha/tem é muito conhecimento pra fazer esse tipo de coisa.

Eu concordo que sair de 4x pra 12x treinos semanais não é uma boa também.

É que aonde eu quero chegar é que o que vemos por ai, é as pessoas reduzindo carga e volume, por achar que estão entrando em overtraining, mas na verdade pode ser simplesmente o corpo enganando a pessoa, e se depois/durante esse "dark time" voce não reduzir nada, e tentar aumentar o volume/intensidade do treino, voce passa pra um nivel superior.

Abraço

po achei que todo mundo ia vir com pedra e pau pra falar que isso era treino de doido, etc. Mas o pessoal acha que é possivel mesmo.

Editado por Frango_13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que treinar mais pesado e com mais volume e frequência pode levar ao overtraining sim. E que os profissionais mesmo sem anabolizantes conseguem isso porque estão já adaptados de longa data. Se vc botar lá uma ajudante de pedreiro pra trablhar como um camelo, nos primeiros dias ele vai sofrer pra caramba, mas logo estára acostumado.

Quanto à hipertrofia, o cara que não dá descanso pro músculo, ou seja, que trabalha todos os dias o mesmo músculo , vai ter ganhos sim, mas não tão bons como o cara que descansa o músculo.

Porém, isto se tratando de pessoas normail que vão na academia pra ficar com um shape, pois acho que quadno o cara é gigante, ele PRECISA dar muito mais estímulo pra síntese protéica, caso contrário, a qualquer hora onde haja um momento catabólico no seu dia-a-dia, o corpo irá tentar perder massa magra. Então se o cara acaba malhando muito mais do que o normal pra não perder a massa. Porém não tem ganhos expressivos. Não sei se isso é diferente ou a mesma coisa do que o que as pessoas chamam de platô, mas o efeito é o mesmo.

Se pegarmos um frango que começou a malhar e botar pra fazer exercício todo dia, ele não vai crescer tanto, pois como se sabe, o músculo cresce apos a recuperação. Mas um cara que tem fibras musculares sobrando, provavelmente pode treinar 2x  o mesmo músculo ao dia, sem exagerar, que em cada vez estará usando fibras diferentes para sutentar o peso, e portanto terá o dobro de fibras a serem recuperadas do que o cara que só malhou 1x no dia, o que levará a um cansaço muito maior e  uma necessidade calórica muito elevada pra manter a recuperação acontecendo.

Resumindo a ópera: Iniciantes não devem treinar dessa forma intensa e frequente. Já no caso de atletas bem treinados ou bodybuilders competidores, podem fazê-lo sem problemas. Talvez não haja dados concretos sobre as reais alterações em termos de ganhos ou perdas de quem faz isso com relação a quem não faz, mas pra mim está claro que nem um nem o outro sofre com overtraining, sendo esse último, mais frequente no caso dos iniciantes que pegam pesado demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que pode colega, eu vou 5x e não fico com overtraining e sou iniciante.

Só que não treino o mesmo músculo várias vezes na semana, apenas 1x. mesmo quando estava fazendo 2x na semana o mesmo músculo, dava um descanso de pelo menos 48 ou 72 horas, o que já é suficiente. O ideal é alternar os treinos pra poder estimular mais forte e menos vezes na semana. mas sem exagerar, e isso APÓS a fase de adaptação, obviamente, caso contrário vc pode sofrer lesões aí hein...cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe overtraining, apenas undereating e undersleeping...

Mas calma lá frango, essa questão de aumento de volume é uma coisa gradual também. Você treinar com um volume x, e de repente passar a treinar com um volume 2x, não necessariamente vai resultar em aumento de performance. Acredito que a melhor forma de você fazer isso é controlar a intensidade durante a semana, alternando dias de intensidade alta com dias de intensidade baixa, e também trabalhos específicos com de condicionamento físico geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...