Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desenvolvimento Militar: 90º Ou Até O Peito?


Potopee

Posts Recomendados

Por que a maioria dos praticantes de musculação ficam vendo vídeos desses fisiculturistas e copiam os movimentos nas suas academias. Por que é assim que as pessoas costumam argumentar quando alguém demonstra a execução correta de um exercício. Dizem, por exemplo, que o Branch Warren venceu o Arnold Classica 2011 "treinando errado"...

Da forma que eu vejo, a galera nao copia a EXECUCAO em si, mas sim o estilo de treino. O que nao falta por ai é video motivacional, comentario de como é legal os caras treinando até vomitar, dando o sangue etc... mas eu nao me lembro de ter visto comentarios "nossa, olha como o Warren faz parcial, vou treinar assim porque está correto" ou "olha como o Coleman rouba no Cavalinho, vou fazer igual porque deve dar certo".

A sua intencao, caaete, eu entendi e apoio. A mensagem por trás dos seus posts é muito valida, porem tambem acho que foram passadas informacoes erroneas ou, no minimo, questionaveis (tais como "nao faca militar até o peito" ou "militar até o peito recruta menos deltoide do que a partir de 90°").

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Para ser sincero, eu acho porca as execucoes de parte dos fisiculturistas (nao me venham com mimimi). Como tudo no nosso esporte e INDIVIDUAL, acho que vai de cada um descobrir o que funciona melhor para si, claro, tendo como "bussola" as teorias que abrangem a biomecanica dos moviementos.

Ate aprender a fazer o agachamento, eu me fudi muito, ja tive muita dor na lombar, etc. Hoje posso dizer que meu movimento esta muito proximo do perfeito (com cargas altas, sempre).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22ss

Da forma que eu vejo, a galera nao copia a EXECUCAO em si, mas sim o estilo de treino. O que nao falta por ai é video motivacional, comentario de como é legal os caras treinando até vomitar, dando o sangue etc... mas eu nao me lembro de ter visto comentarios "nossa, olha como o Warren faz parcial, vou treinar assim porque está correto" ou "olha como o Coleman rouba no Cavalinho, vou fazer igual porque deve dar certo".

A sua intencao, caaete, eu entendi e apoio. A mensagem por trás dos seus posts é muito valida, porem tambem acho que foram passadas informacoes erroneas ou, no minimo, questionaveis (tais como "nao faca militar até o peito" ou "militar até o peito recruta menos deltoide do que a partir de 90°").

Abracos

Quanto ao seu primeiro parágrafo, isso pode ocorrer aí onde você treina, mas de TODAS as academias que já frequentei (umas 8 em todos os meus 11 anos de musculação), eu só vejo o povo imitando o modo que alguns fisiculturistas treinam, os movimentos mesmo, com balanceios exagerados e altíssimas cargas. Afinal, com cargas tão altas, tem que fazer balanceios mesmo, ou então não completa o movimento. Quando um professor corrige, muitos dizem: "mas aí pra fazer movimento CORRETO (contradição!) tem que diminuir a carga e a intensidade fica MENOR". Nem preciso dizer que intensidade não está diretamente ligada à carga...

Quanto ao seu segundo parágrafo, concordo e apoio, pois o questionamento é a base do conhecimento. Cabe a cada um analisar o que é melhor para si, mas é inegável que desenvolvimento até o peito força demais manguito rotador. É desnecessário. No máximo deveria ser até a altura do queixo.

Dessa forma você mantém uma excelente contração do deltóide. Se descer demais, ele relaxa um pouco (e outras fibras musculares são ativadas de outros músculos). Faça o seguinte: Coloque os dedos da mão esquerda no deltóide anterior direito. Coloque o braço direito em posição de fazer um desenvolvimento. Eleve o braço até em cima e vá descendo lentamente. Note que quando chega na posição do queixo, o deltóide está bem contraído ainda. Agora abaixe mais o braço, até que a mão fique na altura do peito. Perceba como o deltóide anterior ficou "mole"...

Fazendo uma analogia da rosca direta, sabemos que não devemos levantar o peso e formar um arco muito fechado, pois isso diminui a contração do bíceps nessa fase terminal.

Quem quiser arriscar, que arrisque. Mas recomendo que cada um teste cada movimento. Descendo até no máximo na altura do queixo, vai usar menos carga, mas vai sentir mais a região dos deltóides. É assim comigo e vários outros. Nunca vi meus conhecidos de treino dizerem que sentiram mais o ombro descendo até o peito. Se com alguns colegas sentem mais descendo no peito, então blz, vai de cada um. Cada corpo responde de maneira diferente a cada estímulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao seu primeiro parágrafo, isso pode ocorrer aí onde você treina, mas de TODAS as academias que já frequentei (umas 8 em todos os meus 11 anos de musculação), eu só vejo o povo imitando o modo que alguns fisiculturistas treinam, os movimentos mesmo, com balanceios exagerados e altíssimas cargas. Afinal, com cargas tão altas, tem que fazer balanceios mesmo, ou então não completa o movimento. Quando um professor corrige, muitos dizem: "mas aí pra fazer movimento CORRETO (contradição!) tem que diminuir a carga e a intensidade fica MENOR". Nem preciso dizer que intensidade não está diretamente ligada à carga...

[...]

Quanto a execucao dos fisiculturistas, realmente eu respondi com base nos comentarios da galera do forum e dos que conheco pessoalmente. Nao sei qual a realidade em outras academias que nao sejam a minha, entao talvez pra eles se aplique muito melhor seu aviso :)

Fiz o teste e juro que sinto mais o deltoide abaixo de 90°. De qualquer forma, é um teste nao-resistido, entao nao acho que seja convencivel. Entra tambem a questao da execucao: de 90 pra baixo a execucao muda, nao dá pra manter a trajetoria/estrutura utilizada do queixo pra cima; MUITO provavelmente isso explique como algumas pessoas nao sentem tanto deltoide no final, já que tentam manter a mesma execucao e travam em limitacoes estruturais que voce mesmo disse.

E concordo plenamente com as citacoes que foram feitas referente a estrutura da pessoa e seu conhecimento; sem sombra de duvidas isso é um fator quase determinante. Nao adianta um cara travado, que sequer sabe fazer retracao + depressao escapular ou entao ajustar os cotovelos, cheio de trigger points... querer fazer isso. Nao estou recomendando militar até o peito sem mais nem menos, estou apenas indo contra essa atitude de afirmar que militar até o peito é desnecessario, mais lesivo e menos eficiente.

Levantadores Olimpicos tiram as barras dos ombros/peitoral superior com cargas monstruosas e tem um indice baixissimo de lesao de manguito, MUUUUITO menor que a de qualquer BodyBuilder, mesmo estes treinando com menos frequencia, menos volume e menos carga. Por isso volto a afirmar: nao dá pra dizer que tal movimento é perigoso em si ou nao deva ser feito, é preciso sempre analisar todo o contexto da pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22ss

Quanto a execucao dos fisiculturistas, realmente eu respondi com base nos comentarios da galera do forum e dos que conheco pessoalmente. Nao sei qual a realidade em outras academias que nao sejam a minha, entao talvez pra eles se aplique muito melhor seu aviso :)

Fiz o teste e juro que sinto mais o deltoide abaixo de 90°. De qualquer forma, é um teste nao-resistido, entao nao acho que seja convencivel. Entra tambem a questao da execucao: de 90 pra baixo a execucao muda, nao dá pra manter a trajetoria/estrutura utilizada do queixo pra cima; MUITO provavelmente isso explique como algumas pessoas nao sentem tanto deltoide no final, já que tentam manter a mesma execucao e travam em limitacoes estruturais que voce mesmo disse.

E concordo plenamente com as citacoes que foram feitas referente a estrutura da pessoa e seu conhecimento; sem sombra de duvidas isso é um fator quase determinante. Nao adianta um cara travado, que sequer sabe fazer retracao + depressao escapular ou entao ajustar os cotovelos, cheio de trigger points... querer fazer isso. Nao estou recomendando militar até o peito sem mais nem menos, estou apenas indo contra essa atitude de afirmar que militar até o peito é desnecessario, mais lesivo e menos eficiente.

Levantadores Olimpicos tiram as barras dos ombros/peitoral superior com cargas monstruosas e tem um indice baixissimo de lesao de manguito, MUUUUITO menor que a de qualquer BodyBuilder, mesmo estes treinando com menos frequencia, menos volume e menos carga. Por isso volto a afirmar: nao dá pra dizer que tal movimento é perigoso em si ou nao deva ser feito, é preciso sempre analisar todo o contexto da pessoa.

Craw, como você identifica fatores de aumento de risco de lesão em um exercício? Gostaria de saber como você raciocina para identificar tais fatores, por gentileza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, como você identifica fatores de aumento de risco de lesão em um exercício? Gostaria de saber como você raciocina para identificar tais fatores, por gentileza.

Em resumo, analiso a eficiencia neuromuscular da pessoa referente ao exercicio (e isso involve tudo relacionado ao potencial da pessoa executar corretamente o exercicio) e a estrutura da mesma (se ela nao tem algum tipo de problema ou limitacao estrutural genetica, como, por ex, uma frouxidao ligamentar, um "pulso aberto", uma rotacao interna de humero etc). Nao generalizo o exercicio como perigoso e portanto nao deve ser feito; prefiro especificar, ver cada caso concreto.

Se a pessoa nao tem uma limitacao estrutural e se ela tem potencial para executar o exercicio, nao vejo porque nao aplicar o mesmo aliado do bom senso.

PS: da forma que estou falando parece que sou instrutor/coach, nao é o caso, apenas estou repetindo o que meu conhecimento - até o momento - permite :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante deletado____

Olá,

Tem que descer até 90º ou um POUQUINHO além, nunca até o peito. Isso força demais o manguito rotador e o recrutamento do ombro diminui se descer demais. Se recruta menos fibras, há menor intensidade de treino e menos hipertrofia.

Como a primeira resposta do tópico disse, se não desce até o peito não é Militar. É qualquer outra coisa, menos Militar. Militar é um exercício com a forma estrita e perfeitamente definida, não tem o que debater em cima dele.

Mas... e como fica a questão do alto risco de lesão no acetábulo, devido ao movimento do agachamento a fundo? Explico: sabe o seu fêmur? O colo dele vai entrar em conflito com o acetábulo, especificamente na fossa acetabular, em suas partes moles, se você baixar mais de 90º no agachamento. Isso pode e provavelmente vai te gerar uma lesão de dificílimo tratamento no acetábulo. Além disso, o sistema muscular requerido para estabilização do movimento do agachamento até 90º é bem solicitado, o que não acontece no agachamento a fundo. A pressão na lombar também pode ser maior no agachamento a fundo.

Craw, a diferença pro desenvolvimento e pro supino reto é que biomecanicamente é possível descer os cotovelos até mais de 90º e isso não gera nenhum conflito. Mas no caso do desenvolvimento não, a movimentação do ombro, nesse caso, é limitada.

Isso é coisa nova, desse tempinho curto que a espécie pegou a mania de sentar, tirando as forças proximais do fêmur. Mas, felizmente, a gente tem mecanismos pra previnir o fêmur de "descolar" ou de "raspar" no acetábulo, que é, no caso de quem tem extensores do quadril encurtados (a grande maioria), a hiperextensão da coluna, ou a anteversão do fêmur. Daí a isso ser lesivo ou não, a discussão é outra.

Humm, acho que o pessoal não pegou direito minha mensagem, tentarei ser mais claro. [...]

Como o craw gosta de dizer, você tá conceitualizando, e não contextualizando. O que confunde quem lê. Se você não contextualizar, afirmar que "Não pode descer abaixo de 90º" num agachamento é como afirmar "gordura engorda". O mesmo contexto você ignorou ao "analisar" os treinos do Coleman e do Branch.

Seu argumento com relação a "Bomba" me fez não querer responder esse tópico. Ainda mais vindo depois de um "não pode fazer cifose no terra".

E sobre o desenvolvimento militar na barra ´´H´´. O que diferencia este com o desenvolvimento militar com barra reta?

Velame

Além da posição neutra do punho, é mais fácil manter o úmero no lugar com ele e não precisar forçar a rotação externa, já que é mais natural nessa posição, fazendo o movimento de flexão sair mais "puro".

Vou deixar um [2] nos posts do craw aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Aqui eu não vejo muito disso não, agora, se vc quiser falar sobre o pessoal que copia rotinas de atletas profissionais, ai eu concordo com você, agora sobre a execução dos exercícios, até que eu vejo o pessoal discordando bastante.

só ver que tinha gente querendo ''ensinar'' o jay a treinar nos videos dele :laughingsmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22ss

Olá,

Como a primeira resposta do tópico disse, se não desce até o peito não é Militar. É qualquer outra coisa, menos Militar. Militar é um exercício com a forma estrita e perfeitamente definida, não tem o que debater em cima dele.

Isso é coisa nova, desse tempinho curto que a espécie pegou a mania de sentar, tirando as forças proximais do fêmur. Mas, felizmente, a gente tem mecanismos pra previnir o fêmur de "descolar" ou de "raspar" no acetábulo, que é, no caso de quem tem extensores do quadril encurtados (a grande maioria), a hiperextensão da coluna, ou a anteversão do fêmur. Daí a isso ser lesivo ou não, a discussão é outra.

Como o craw gosta de dizer, você tá conceitualizando, e não contextualizando. O que confunde quem lê. Se você não contextualizar, afirmar que "Não pode descer abaixo de 90º" num agachamento é como afirmar "gordura engorda". O mesmo contexto você ignorou ao "analisar" os treinos do Coleman e do Branch.

Seu argumento com relação a "Bomba" me fez não querer responder esse tópico. Ainda mais vindo depois de um "não pode fazer cifose no terra"..

1º Parágrafo: que eu saiba, desenvolvimento militar é em pé, somente. Não tem esse conceito que tem que descer até o peito para ser militar. É possível, até, fazer militar por trás.

2º Parágrafo: a diferença entre os mecanismos que você citou de evitar o conflito do fêmur com o acetábulo se aplica no movimento natural SEM SOBRECARGAS. Quando se coloca uma carga nos ombros para se fazer agachamento a fundo, esse conflito fêmur/acetábulo é altamente lesivo. Isso é uma contratese do argumento difundido (no Brasil) por Paulo Gentil, a favor do agachamento a fundo. O mesmo só analisou a questão da forças tensionais no JOELHO e não falou nada do acetábulo!

3º Parágrafo: Estou falando de desenvolvimento, não de agachamento fundo. Desenvolvimento levando os cotovelos lá pra baixo aumenta e muito o risco de lesão, e para que? Para ter resultados melhores? Mais hipertrofia? Baseado em que? É fato pacífico que se usar mais fibras no músculo, este está sendo treinado de maneira mais intensa. Não confundam exercícios básicos com isoladores.

Coleman e Branch treinam "pedindo" para acontecer uma zica, o que realmente acontece com os mesmos! Ou você acha que aqueles caram treinam de maneira correta? Ou não existe maneira correta? Balancear o corpo em uma rosca direta é questão individual, de individualidade biológica... é isso?

4º Parágrafo: você não apresentou o raciocínio para justificar o que escreveu, então você não quis dizer nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...