Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Paleozóica


EdChabal

Posts Recomendados

Bem galera, como todo mundo sabe sou praticante de Crosfit a seis meses e resolvi experimentar uma das dietas propostas pelo metodo, e aproveitar e compartilhar minha pesquisa e experiências com vocês,

Resolvi segui-lá porque é quase tradição todos os crossfiters se imporem essa dieta um ou dois meses por ano, o famoso paleo chalenge, além do mais quero perder um pouco de graxa, tentei ser o mais imparcial possível na minha explicação, até porque eu sou uma cobaia, achei a dieta legal porque junto com um argumento antropológico ela coloca argumentos científicos bem válidos, nunca pensei em segui uma dieta com restrição de alimentos mas essa me convenceu espero que gostem também:

A dieta se baseia em um principio básico da biologia evolutiva, a raça humana vem de um processo evolutivo baseado na escasses alimentar e no predação há 2 milhões de ano. A 10 mil anos ocorreu a revolução neolítica, que universalizou a cultura a fartura de alimentos acabando com a seleção natural pelo menos nos quesitos físicos e de saúde, se antes você tinha que ser forte para caçar e proteger sua familia agora você tem uma casa e comida a rodo, então como a evolução parou nosso corpo não se adaptou aos novos alimentos e ainda continua mais receptivo ao que comíamos no período paleolítico. Em linhas gerais, dieta paleozóica é comer que nem um homem das cavernas.

E o que eles comiam?

Carne, ovos, vegetais, frutas e nozes.

E o que eles não comiam?

Todo o resto! simples assim, grãos, massas, tubérculos, açúcar, sal, álcool e qualquer outra porcaria moderna que você inventar.

Seguindo essas regras e tendo um pouco de noção da pirâmide q tem em baixo carnes, depois vegetais e frutas e por último nozes você pode comer o quanto quiser.

Sim como já deu pra reparar é uma dieta que se baseia principalmente na ingestão de uma quantia muito reduzida de carboidratos (principalmente porque as frutas tem q ser ingeridas com parcimônia, em um ótimo equilíbrio entre a quantidade de de omega 3 e omega 6 e em muita proteína.

Os benefícios anunciados são:

-Redução da ACNE

-Melhora da performance atlética

-Diminuição da velocidade do avanço de doenças auto-imunes

-Vida mais longa, saudavel e ativa

-Perda de gordura acentuada

-Diminuição do risco de diabetes, câncer,infartos e muitas outras

agora um FAQ para esclarecer a maioria das duvidas:

Não vou ter problemas de saúde ingerindo tanta gordura?

Seu corpo produz mais da metade do colesterol dele, uma dieta rica em gordura não é perigosa, o problema mora nas gorduras ruins que desequilibram a taxa de HDL e LDL

Sem laticínios como obterei cálcio:

Há uma infinidade de verduras e e nozes com cálcio, além do que como a dieta paleo é muito mais básica do que as dietas pós agricultura, o que faz como que a eliminação de cálcio pelo corpo seja muito menor evitando a necessidade de um alto consumo desse mineral.

Porque não comer grãos e tubérculos, se muitos deles tem IG menor do que as frutas?

Primeiro, apesar de um IG maior eles apresentam uma concentração de carbos muito grande, o que desequilibra a resposta endócrina do corpo de uma maneira muito pior, segundo são carboidratos vazios, compare a quantidade de vitaminas, minerais e anti-oxidantes em uma laranja e uma porção de arroz e tire suas próprias conclusões, terceiro são ácidos, o que nos retorna ao problema do cálcio e por fim contem substâncias inflamatórias que prejudicam o funcionamento do nosso corpo

Porque não beber leite e comer laticínios?

O corpo humano não foi feito para consumir leite em idade adulta, a grande maioria da população em maior ou menor grau apresenta uma certa intolerância a lactose

E o sal?

Primeiro porque ele é ácido, nas dietas contemporâneas o desequilíbrio entre Na e K é grande o que leva uma deficiência muscular devido a problemas na bomba de sódio-potássio, como potassio não é lá muito abundante reduzir o sódio é muito sensato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ja segui Paleo Diet e funciona MUITA bem (pra mim pelo menos), tanto qualidade de vida quanto resultados. Pra off pesado nao tem como, mas quem nao gosta dessas teorias (fazer um off pesadao e depois cutting) tipo eu, da pra levar de boa ganhos com qualidade.

No quesito qualidade de vida eu acho que perde para Intermittent Fasting; mas para quem quer manter-se no esquema alimentando 3 em 3 horas, na MINHA opiniao é a melhor escolha para cutting/manutencao/esportes/ganhos com qualidade. Até hoje sigo alguns principios e nao me arrependo, se tem uma dieta que eu acho que vale a pena seguir é a Paleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou favorável a que todos sigam por uma temporada, um plano alimentar que limpa o corpo. O difícil é criarem essa consciência e seguí-la.

Boa, EdChabal! Manda ver...

No quesito qualidade de vida eu acho que perde para Intermittent Fasting;

Acho que para ganhos secos é uma ótima também. Eu particularmente não gosto do esquema off pesado e depois um cutting extremo. E o jejum intermitente surge como uma ótima alternativa. Na verdade esse plano alimentar tem base também nos tempos paleolíticos ... Esse esquema, e o esquema do plano alimentar que o EdChabal está trazendo, têm relações diretas entre si, pelo menos sob certos pontos de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade esse plano alimentar tem base também nos tempos paleolíticos ... Esse esquema, e o esquema do plano alimentar que o EdChabal está trazendo, têm relações diretas entre si, pelo menos sob certos pontos de vista.

Sim sim :) E só esclarecendo, quando digo "qualidade de vida" estou me referindo a qualidade de sono; cansaço ao longo do dia; "limpar" o corpo... tudo isso ambas dietas ajudam; tanto Paleo Diet quanto IF melhoram o sono, dao mais disposicao ao longo do dia, eliminam toxinas do corpo... enfim tudo isso que citei a Paleo Diet ajuda muito, mas pra mim fica atrás do IF (sei que nao é funcao do topico comparar/discutir inclusive peco que nao levem pra esse lado a discussao, citei apenas como fonte de comparacao). Quem gosta de equilibrar um pouco as coisas e nao ve o treino apenas como algo 100% estético e busca tambem funcionalidade (leia-se adquirir um corpo forte, flexivel, saudavel etc) e saude, ao meu ver só tem a ganhar com Paleo Diet e semelhantes.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou pensando seriamente em experimentar uma dieta nesse estilo... toda vez que eu invento de fazer um off com uma quantidade razoavel de carbo ( no max. 4 a 5g. por kg )ganho uma quantidade absurda de gordura... quantos menos carbo e mais prot. / gord eu uso mais seco e mais disposto eu fico.. nessa dieta qeu to fazendo so uso carbo no café que é meu pré pre e no pos-treino e ja notei uma melhora gigante na qualidade de vida.. to me sentindo mais seco e ate maior... imagina com uma dieta dessas.. alguem que ja testou podia postar um esboço.. ia ser de grande valia pro forum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não duvido da dieta, muito pelo contrário. Mas acho q a explicação de o pq ela é boa (em especial a parte sobre os grãos) uma grande falácia. Isso inclui o nome.

O motivo do nome eu compreendo e realmente rola debate. Mas a questao do graos, explique por favor bem por cima os motivos pelo quais nao acredita na explicacao sobre o tema :)

@galera que está pedindo rascunho da dieta

É muito simples, mais do que voces estao imaginando. Simplesmente pegue carnes, frutas/verduras, nozes, peixes e vá montando refeicoes combinando esses alimentos. A unica sugestao é que em toda refeicao voce ingira um pouco de fruta/verdura devido ao acido (tanto digestao de proteina [carnes] como de nozes [gordura] sao acidas, se voce mandar simplesmente proteina+gordura em varias refeicoes ao dia, pode vir a se tornar prejudicial até para absorcao de nutrientes), como esses alimentos sao alcalinos eles balanceiam essa questao. De resto é só aplicar na pratica estes alimentos... mas se mesmo assim ficar duvida, ai converso com Ed e nós colocamos um rascunhozinho aqui ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...