Postado Agosto 10, 2025 às 12:43Ago 10, 2025 Bom, primeiramente olá para quem ler este tópico, minha primeira vez usando o fórum e vim aqui pois gostaria de receber algumas dicas/avaliação sobre o meu treino atual. Começando: Idade: 17 anos. 1 ano total de treinamento, porém eu considero apenas os últimos 5 meses como treino sério, que foi onde eu decidi focar mesmo e sair das "4x15" e estudar mais sobre. Peso: 89kg, comecei com 71kg, não fiz nenhuma avaliação sobre a quantidade de gordura, mas no "olhômetro" continuei com a mesma quantidade ou perdi um pouco de gordura desde o inicio, digo isso pois antes eu não conseguia ver nem os gominhos de cima. E olhando fotos sobre na internet, acho que estou entre 20-25%. Altura: 1,85 Medidas: Nunca medi nada. Suplementos: Whey, creatina, D3 e B12(deficiência nessas 2) Agora sobre meu treino atual: Como eu disse antes, treino sério a apenas 5 meses, e foi onde vi o meu maior progresso físico se comparar com os outros 7 meses que eu desperdiçei seguindo os "4x15", sai de um ABC 2x pra PPLPP. Detalhe: sempre indo até a falha. Segunda - Push 1: Supino reto + 2x5-8 Paralelas 3x6-9 Crossover polia baixa 2x8-10 Crossover polia média/Voador 1x6 Triceps frances 2x6-10 Triceps pulley 2x5-8 Elevação lateral 2x8-12 Terça - Pull 1: Barra fixa 3x8-9 Remada máquina pronada 2x7-9 Puxada com triângulo 2x5-9 Remada baixa 2x6-7 Posterior de ombro 2x7-8 Rosca Bayesian 3x7 Scott unilateral 2x8 Martelo unilateral no scott 2x7 Quarta - Pernas completo: Leg press 3x6-7 Stiff 2x6-7 Extensora 3x5-6 Flexora 2x7-9 Adutor/Abdutor 1x5-8 Panturrilhas 4x6-8 || 2 sentado 2 em pé Elevação lateral 2x8-12 Quinta - Push 2: Supino inclinado hálteres 2x5-7 Supino reto 1x5-7 Paralelas 3x6-8 Voador 2x6-7 Triceps pulley 2x7-9 Triceps frânces 2x8-10 Sexta - Pull 2: Barra fixa 3x8-9 Remada neutra máquina 2x7-9 Puxada com triângulo 2x8-10 Serrote 2x6-8 Rosca Bayesian 2x7-8 Scott unilateral 2x8-10 Posterior de ombro 1x6-9 Não mencionei: Aquecimento, pois é óbvio que deve ser feito. Abs, cardio, antebraço e trápezios: varia muito, semana eu faço ou não, depende do meu tempo livre no resto do dia. Dieta: superávit, não alto mas existente. Não como muito doce, não bebo refrigerante, acredito que a única coisa com muito açúcar no meu dia a dia é o café. Sai de um falso magro pra parecer um iniciante de fato. Consigo ver veias que antes "nem sabia que tinha" e consigo ver os gomos superiores do abs sem flexionar. Desculpe se ficou longo, mas aceito opiniões e desde já agradeço.
Postado Agosto 10, 2025 às 19:54Ago 10, 2025 Cara vou contribuir, como costumo dizer, com meus dois centavos de ignorância. Para mim, está com o volume um pouco alto, eu daria uma diminuída, mas se vc consegue se recuperar bem e progredir carga, então tá tudo certo, segue. Acho que vc não precisa de superávit, procure manter uma alimentação saudável (incluindo o consumo de frutas, verduras e legumes) que te permita uma manutenção calórica do que vc precisa, para que seu corpo possa ir se ajustando e aí com o passar do tempo, ir revendo a necessidade de um sutil aumento ou declínio nas calorias, vc pode verificar isso usando a calculadora TDEE, online e grátis. E como saber com mais precisão se preciso aumentar ou diminuir calorias, se estou indo bem...? Espelho e metrificação, é bom tomar medidas. Se não está medindo, esse é o momento de começar. É algo que vc não faz todo dia, é algo bimestral, trimestral, semestral... Não vai te tomar muito tempo e te ajuda a ter uma melhor noção de como está sua evolução. Não é preciso sempre falhar, em casos em que o volume não é baixo(exemplo, são 18 séries apenas de costas que vc faz na semana, isso sem contar todos os outros grupos, falhar em todas é, ao meu ver, desnecessário e desgastante), se conseguir guardar duas repetições antes da falha, não vai fazer uma grande diferença no seu resultado final, mas na soma total ajuda a administrar um pouco mais da fadiga que se acumula. Mas é aquilo, se vc se sente bem, mesmo falhando em todas as séries, quem sou eu pra dizer que não é pra vc fazer. Antebraço e trapézio não precisam serem treinados isoladamente, pelo menos não agora. No seu caso por vc ainda estar iniciando, ou seja, ainda tem muito a desenvolver. E pq são músculos acessórios que já vão trabalhar muito nos exercícios de costas que vc já faz em uma quantidade que não é baixinha. Isso é coisa pra se observar mais pra frente, mas se vc progredir bem, é provável que estes acompanhem naturalmente seu desenvolvimento como um todo. Por fim, não entendi o fato de vc colocar o treino de pernas apenas uma vez na semana. Músculos devem ser estimulados por volta de duas vezes na semana. Então ao meu ver, um treino PPLPP, não é uma boa. Como vc parece querer treinar 5x na semana, indicaria um: P-L-P (ou P-P-L, se assim quiser)-Descanso-Superiores-Inferiores ou Superiores-Inferiores-Descanso-P-L-P (ou P-P-L, se assim quiser). Mas se você tem pernas dignas de não precisarem ser muito estimuladas mais de uma vez na semana, ok, isso é uma questão de avaliação pessoal e então pode manter o seu PPLPP. Cárdio sempre que possível. Não ignore. Enfim, é isso.
Postado Agosto 10, 2025 às 20:36Ago 10, 2025 Tarde man blz? Como Alberto citou aí também achei um volume alto e eu particularmente não sou fã de treinamento 5 dias seguidos. Eu optaria por uma divisão PPL off Upper Lower de segunda a sábado. Ou se tiver só de segunda a sexta para treinar faria Upper,Lower 2x com descanso na quarta, ou quarta para abdominais e cárdio. Qual for mais fácil de vc fazer por mais tempo. Abraços
Postado Agosto 10, 2025 às 21:27Ago 10, 2025 Belo treino, coloca um descanso após o dia de perna, e sobe o range de repetições dos exercícios isolados,totalmente desnecessário fazer 6-8 neles, principalmente braços.
Postado Agosto 10, 2025 às 22:42Ago 10, 2025 Autor Solução Em 10/08/2025 em 17:36, Corpsegrinder disse: Tarde man blz? Como Alberto citou aí também achei um volume alto e eu particularmente não sou fã de treinamento 5 dias seguidos. Eu optaria por uma divisão PPL off Upper Lower de segunda a sábado. Ou se tiver só de segunda a sexta para treinar faria Upper,Lower 2x com descanso na quarta, ou quarta para abdominais e cárdio. Qual for mais fácil de vc fazer por mais tempo. Abraços Em 10/08/2025 em 18:27, frankx disse: Belo treino, coloca um descanso após o dia de perna, e sobe o range de repetições dos exercícios isolados,totalmente desnecessário fazer 6-8 neles, principalmente braços. Em 10/08/2025 em 17:38, lorenzo_EP disse: Sugiro ler todos os textos aqui: Valeu ai pessoal que respondeu, vou ver de dividir o descanso melhor ao invés de 5 dias, e também continuar lendo esse "vozes da minha cabeça", achei interessante sobre colocar esses 7 exercicios como base, vou ver um jeito de encaixar certinho 😃. Editado Agosto 10, 2025 às 23:01Ago 10, 2025 por Loyd
Postado Agosto 10, 2025 às 23:05Ago 10, 2025 Autor Em 10/08/2025 em 16:54, Alberto Roberto disse: Cara vou contribuir, como costumo dizer, com meus dois centavos de ignorância. Para mim, está com o volume um pouco alto, eu daria uma diminuída, mas se vc consegue se recuperar bem e progredir carga, então tá tudo certo, segue. Acho que vc não precisa de superávit, procure manter uma alimentação saudável (incluindo o consumo de frutas, verduras e legumes) que te permita uma manutenção calórica do que vc precisa, para que seu corpo possa ir se ajustando e aí com o passar do tempo, ir revendo a necessidade de um sutil aumento ou declínio nas calorias, vc pode verificar isso usando a calculadora TDEE, online e grátis. E como saber com mais precisão se preciso aumentar ou diminuir calorias, se estou indo bem...? Espelho e metrificação, é bom tomar medidas. Se não está medindo, esse é o momento de começar. É algo que vc não faz todo dia, é algo bimestral, trimestral, semestral... Não vai te tomar muito tempo e te ajuda a ter uma melhor noção de como está sua evolução. Não é preciso sempre falhar, em casos em que o volume não é baixo(exemplo, são 18 séries apenas de costas que vc faz na semana, isso sem contar todos os outros grupos, falhar em todas é, ao meu ver, desnecessário e desgastante), se conseguir guardar duas repetições antes da falha, não vai fazer uma grande diferença no seu resultado final, mas na soma total ajuda a administrar um pouco mais da fadiga que se acumula. Mas é aquilo, se vc se sente bem, mesmo falhando em todas as séries, quem sou eu pra dizer que não é pra vc fazer. Antebraço e trapézio não precisam serem treinados isoladamente, pelo menos não agora. No seu caso por vc ainda estar iniciando, ou seja, ainda tem muito a desenvolver. E pq são músculos acessórios que já vão trabalhar muito nos exercícios de costas que vc já faz em uma quantidade que não é baixinha. Isso é coisa pra se observar mais pra frente, mas se vc progredir bem, é provável que estes acompanhem naturalmente seu desenvolvimento como um todo. Por fim, não entendi o fato de vc colocar o treino de pernas apenas uma vez na semana. Músculos devem ser estimulados por volta de duas vezes na semana. Então ao meu ver, um treino PPLPP, não é uma boa. Como vc parece querer treinar 5x na semana, indicaria um: P-L-P (ou P-P-L, se assim quiser)-Descanso-Superiores-Inferiores ou Superiores-Inferiores-Descanso-P-L-P (ou P-P-L, se assim quiser). Mas se você tem pernas dignas de não precisarem ser muito estimuladas mais de uma vez na semana, ok, isso é uma questão de avaliação pessoal e então pode manter o seu PPLPP. Cárdio sempre que possível. Não ignore. Enfim, é isso. Sobre as pernas, não sei oq é, ou o que acontece, mas até mesmo diminuindo os volumes de cada exercício para 2 ou até 1, os próximos dias são infernais, fica doendo praticamente até domingo-segunda. Por isso treino uma vez só.
Postado Agosto 11, 2025 às 12:21Ago 11, 2025 Esse treino de perna poderia melhorar com um agachamento livre seguido de um leg press. Eu particularmente recomendaria free squat 3x8 + leg press 4x15, como base de pirâmidade do teu exercício de inferiores. O resto tu complementa conforme necessário. Por quê tu fica dolorido treinando pernas? Intensidade alta? forma incorreta? O volume não é o problema.
Postado Agosto 14, 2025 às 22:35Ago 14, 2025 Autor Em 11/08/2025 em 09:21, Dácio Nunes disse:Esse treino de perna poderia melhorar com um agachamento livre seguido de um leg press.Eu particularmente recomendaria free squat 3x8 + leg press 4x15, como base de pirâmidade do teu exercício de inferiores.O resto tu complementa conforme necessário.Por quê tu fica dolorido treinando pernas? Intensidade alta? forma incorreta? O volume não é o problema. Acredito ser a intensidade, porque o que mais me atento é manter a forma com a amplitude que seja difícil porém confortável pra bater as reps, sempre falhando entre 5,6,7,8 no máximo do máximo 10-12.
Crie uma conta ou entre para comentar