Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testo alta, SHBG alto, testo livre alta - libido baixa


Posts Recomendados

Em 10/06/2021 em 13:30, matheuskr disse:

O café não é muito bem aceito por todas as pessoas,mas tem gente que insiste nisso por obstinação, achando que é invulnerável aos efeitos deletérios da cafeína...principalmente em quem tem alterações no citocromo P450. Essas mudanças determinam o quão rapidamente ou lentamente a pessoa metaboliza certas substâncias, inclusive a cafeína. Ignorar isso e continuar tomando é um erro, é apenas para ingerir algo que vai fazer o cara se sentir mal 20-30 minutos depois, ficar agitado, suando, tremendo, indo no banheiro achando que vai morrer...Se for pra isso, não vale a pena nem tentar, corta a cafeína e toma água com gás. Se tu precisa tanto assim de cafeína pra não te sentir mal, é porque tu já não está bem. Tem que ver se essa dependência que tu sente é psicogênica ou não.

 

O café em excesso causa maior mobilização do conteúdo do trato intestinal, isso daí não é segredo... o que explica porque tu sente vontade de ir no banheiro. O problema é que se tu tomar cada vez mais , vai te causar diarréia, nauseas, acatisia, pânico...só desgraça, por isso não é legal abusar. Substitui esse exagero por água ou se precisa tanto assim de algum liquido, toma um pouco de coca zero, que tem menos cafeina, não vai te fazer ganhar gordura e, na minha opinião, tem sabor muito mais agradável do que o café, em função dos adoçantes artificiais.     

É faz sentido realmente. Ando com batimento acelerado e princípio de ansiedade quase pânico. Tava achando de início q era um colateral da testo por isso fiz exames. Além de uma sudorese maldita pior q de obeso sem eu estar ofegante ou cansado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 09/06/2021 em 22:23, cassioramos.cr disse:

Agradeço pela lembrança, @matheuskr

 

O SHBG, assim como as proteínas que carreiam hormônios, ajudam a manter seus níveis plasmáticos mais estáveis. Dessa forma, não é preciso que o organismo fique sintetizando, nesse caso, testosterona todo o tempo, sem parar.

Outra coisa que é importante ressaltar é que, teoricamente, quanto mais testosterona, assim como estradiol (hormônios sexuais), maior será o SHBG. Por isso que já é até esperado ver o SBHG um pouco aumentado nesses casos.

A questão, então, é: será que o que se tem de testosterona se ligando nos receptores é suficiente para ter a resposta biológica esperada? Isso não depende apenas do quanto se tem de testo total, livre e/ou shbg, mas depende, principalmente, da densidade de receptores em determinados tecidos. Inclusive, ainda é dito que, se você tem níveis mais elevados de testo naturalmente seria justamente pra tentar compensar aquilo que faltaria de receptores e o contrário é válido (se você tem menores níveis de testosterona, também pode ser porque uma boa parte do que poderia estar circulando no plasma está ligado nos receptores). Mas, nesse caso, também não se pode extrapolar e achar que uma testo de 100ng/dL é porque o cara tá cheio de receptor androgênico rs.

Senti falta de alguns outros exames que também podem falar sobre libido, como é o caso de estradiol, DHT, cortisol e os tireoidianos. Se for pra falar apenas por estes exames que estão, eu, sinceramente, acho que o problema não está aí.

 

Um adendo fora do foco do tópico, mas que acho interessante compartilhar... HDL de 93mg/dL pode parecer excelente, mas existe uma curva que mostra que valores acima de 60ng/dL são tão ruins quanto aqueles valores abaixo de 40ng/dL. Valores que fogem desse range foram associados com aumento do risco de mortalidade.

Na imagem desse estudo, podemos ver os limites de corte do HDL-C para prever acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doença cardíaca isquêmica. O KHANES foi um estudo feito com população coreana, enquanto que o NHANES foi feito com americanos.

Nesse caso, o que poderia ter é um aumento do que chamam de HDL disfuncional (pra quem não sabe, temos 10 subtipos de HDL que são classificados de acordo com o tamanho da sua partícula, 1 a 10, do maior para o menor, respectivamente).

 

 

 

Da última vez q fiz exame, meu HDL estava em 40.

Como posso aumentar um pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Em 16/06/2021 em 16:21, axegood disse:

 

Da última vez q fiz exame, meu HDL estava em 40.

Como posso aumentar um pouco?

Se estava em 40, então tá ótimo. Não precisa te preocupar, pelo contrário. Se você olhar a imagem que eu coloquei ali, verá que o melhor valor pro HDL fica justamente próximo dos 40mg/dL.

 

Importante ressaltar que não é o aumento do HDL em si que causa aumento de mortalidade. Isso é apenas uma correlação com outros fatores associados que levam ao aumento da mortalidade. Isso ainda é discutido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...